O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Não é tão simples.
Valorização do imóvel é uma variável entre várias outras.
Acho que no mínimo uma valorização acima da inflação e que te recupere o que foi gasto com juros é o mínimo esperado.
Difícil é saber se o imóvel que vc visa comprar vai valorizar essa quantia ou não. Aí só com bola de cristal.

Também tem que considerar o seguinte:
"Alugar casa é melhor do que comprar" é algo que só vale se estivermos falando de FINANCIAMENTO.
Se tiver bala na agulha pra pagar à vista, é claro que comprar é melhor.
Seu cunhado e seu pai compraram à vista ou financiaram? E se financiaram, essas datas que vc postou foi quando começaram a pagar ou quando terminaram?
O financiamento foi de quantos porcento? Quanto pagaram de juros?
Tem também o fato de que a caixa fornece ótimos juros pra financiamentos de imóveis de baixo custo, como é o caso do imóvel do seu cunhado. Nesse caso não há duvidas de que é melhor financiar mesmo.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Não é tão simples.
Valorização do imóvel é uma variável entre várias outras.
Acho que no mínimo uma valorização acima da inflação e que te recupere o que foi gasto com juros é o mínimo esperado.
Difícil é saber se o imóvel que vc visa comprar vai valorizar essa quantia ou não. Aí só com bola de cristal.

Também tem que considerar o seguinte:
"Alugar casa é melhor do que comprar" é algo que só vale se estivermos falando de FINANCIAMENTO.
Se tiver bala na agulha pra pagar à vista, é claro que comprar é melhor.
Seu cunhado e seu pai compraram à vista ou financiaram? E se financiaram, essas datas que vc postou foi quando começaram a pagar ou quando terminaram?
O financiamento foi de quantos porcento? Quanto pagaram de juros?
Tem também o fato de que a caixa fornece ótimos juros pra financiamentos de imóveis de baixo custo, como é o caso do imóvel do seu cunhado. Nesse caso não há duvidas de que é melhor financiar mesmo.
ambos compraram a vista, não financiaram.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
não tem nada de "valorização" , isso se chama inflação, antes com 100k o sujeito comprava uma casa boa, hoje em dia nem com 250k dá mais , por que a moeda e fraca , logo precisa de mais papel colorido pra poder fazer as mesmas coisas que se faziam antes !!

fora que o sujeito pedir um valor é uma coisa, agora alguém vir e dar esse valor , aí já eu outros quinhentos, eu conheço uma porrada de gente que vive fazendo isso, tenho um tio que disse que o "prédio" dele ( uma cabeça de porco com 6 apartamentos ) vale "quase 1 milhão", mas não acha ninguém pra dar nem a metade desse valor , e eu tenho um outro tio que comprou duas casas em um mini condomínio, cada uma a 230k, aí quando foi registrar , o estado foi lá e registrou com o vir de 285k, só pra poder cobrar mais imposto em cima, e o trouxa do meu tio foi lá e pagou, achando que a casa dela agora vale isso, milagrosamente o valor subiu com com uma canetada estatal, as leis do mercado de oferta X demanda ?? Ha essas aí esquece, o que vale mesmo e o carimbo do estado dizendo que tudo que reluz é ouro :facepalm

Dois motivos, um por que não vale mesmo e outra por que a economia está uma m**** , o shitcoin nacional está pior do que nunca , a cada dia valendo menos ,logo as pessoas pedem mais e mais pra obter o mesmo poder de compra de antes, aí vemos a tal "valorização" das coisas, o preço tende a subir artificialmente devido a interferência do estado em tudo, forçando uma moeda lixo e deixando a economia na lona.
 
Ultima Edição:

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Vou simplificar

Comprar imóvel financiado - melhor pagar aluguel

Comprar imóvel a vista - profit


Financiar habitação em 20/30 anos é loucura. O valor do financiamento de 300mil passa de 1 milhão fácil. Tente comprar algo do seu tamanho e vá escalonando ao longo da sua vida. Tente evitar dar o passo maior que a perna

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 


Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Vou simplificar

Comprar imóvel financiado - melhor pagar aluguel

Comprar imóvel a vista - profit


Financiar habitação em 20/30 anos é loucura. O valor do financiamento de 300mil passa de 1 milhão fácil. Tente comprar algo do seu tamanho e vá escalonando ao longo da sua vida. Tente evitar dar o passo maior que a perna

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Eu estou nessa batalha, morando de aluguel e investindo pra juntar e comprar um imóvel simples
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Acham mesmo que financiar é ruim?

Bom, quando financiei a minha casa, entrei com 10% somente de entrada.
O valor da parcela mensal, mesmo em 30 anos, era o mesmo que me custaria o preço do aluguel mensal de uma casa semelhante.

A diferença maior é que aluguel é reajustado pelo ipca anualmente, e parcela de pagamento vai reduzindo devagar conforme vai passando.

Pagar financiamento é uma m****. Mas pagar aluguel é uma m**** muito maior. Financiamento se recupera parte do investido depois. Aluguel não se recupera nunca.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.641
Pontos
744
Exatamente.

Pessoal esquece que todos os anos o aluguel é reajustado e sobe. Todos os meses a prestação de sua casa própria é reajustada e diminui. E o preço da casa que você comprou "congela" no momento da compra. Ao terminar o financiamento ela valorizou e valorizou MUITO.

Ao final de 30 anos você paga 3x mais de aluguel. Ao final de 30 anos você paga 3x menos de prestação. Não é incomum depois de 20 anos a prestação ser menor do que o condomínio.

Se o local que você escolheu para morar valoriza, quem alugou só se fode. Quem comprou só ganha dinheiro.

Fora questões psicológicas de morar no que é seu (mesmo financiado e etc).

Imóvel é o melhor investimento para quem não é investidor.

Essa modinha do "alugar é melhor do que comprar" surgiu quando a renda fixa dava 14% ao ano e a bolsa dava ganhos exponenciais. Daí nego vendia o apto, morava com a mãe e ganhava dinheiro investindo. Mas o imóvel valorizou 3x em 10 anos também. Enfim...

Hoje tem nego que vendeu o apto, mora com a mãe e perdeu 40% do que tinha na bolsa. Tem quem ganhou também, então, não é qualquer zé que ganha dinheiro nisso.

Nessa crise a gente viu como é importante ter um patrimônio sólido e tangível. Tem cara mais humilde na periferia que está melhor ganhando 600 reais do Governo e fazendo bicos na rua, tendo um imóvel próprio e só com custos de água, luz e alimentação do que classe média que perdeu metade do patrimônio na bolsa, tem um aluguel fodido atrasado e vai voltar a morar com os pais.

Sou extremamente conservador e sugiro fortemente que o primeiro investimento da vida seja um imóvel, nem que seja um quitinete de 15m2 na periferia.

A atual geração leite com pêra entrou na onda de não ter imóvel já que o plano é morar com os pais até eles morrerem.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Tudo é bem relativo. O mais importante é não se levar pela emoçãum do sonho da casa própria, nem pela modinha do "alugar, não financiar".

O que é melhor pra VOCÊ? Quanto você ganha? Quanto sobra? Quais suas perspectivas e planos para o futuro?

Vai comprar uma casa? Pensou só no valor do financiamento, ou já está levando em conta a MANUTENÇÃO? Vai alugar? Quão vulnerável é sua situação? Ou o aluguel vai ser apenas um fator menor em seu orçamento?
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.522
Pontos
914
Creio que a ideia apresentada esteja incompleta. A ideia seria, se tenho 2.000 reais para investir, é melhor aplicar + aluguel ou financiar um imóvel? E isso é investimento a longo prazo. Uma casa financiada considerando juros de 1% daria 360% de juros ao longo de 30 anos, logo você irá pagar 3,6 vezes mais o valor do imóvel. Então se valia 100 mil, você vai pagar 460 mil no imóvel. Ao longo de 30 anos, o terreno irá valorizar, mas o imóvel irá desvalorizar (sem uma reforma). Agora diferente seria se você pegasse esses 2000 e dividisse entre 1000 para aluguel e mil para aplicação ao longo de 30 anos. Em uma aplicação conservadora, esses mil reais poderiam se transformar em cerca de 2,5-4 milhões ao final de 30 anos (lembro que fiz uma simulação e descontando impostos). Com os mil reais do aluguel, considerando que há muita oferta de imóveis e pouca demanda, os preços tendem a ficar baixos e você pode optar a localização que preferir e ter mudanças se necessário (se por exemplo abrir uma casa de show na frente da sua casa, você pode simplesmente se mudar, agora se comprou, só vendendo). Diferente seria o raciocínio de que se tem só mil reais e ficar entre pagar aluguel e financiar, é óbvio que é melhor financiar, pq ai você não está aplicando nem guardando nada.
 
Ultima Edição:

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Essa modinha do "alugar é melhor do que comprar" surgiu quando a renda fixa dava 14% ao ano e a bolsa dava ganhos exponenciais.

Essas duas coisas nao ocorrem ao mesmo tempo. Renda fixa estava em 14% e o ibovespa tava batendo nos 35k. Via de regra um é o inverso do outro.

E hoje (2019-20) estamos vivendo uma situação inédita de juros baixos no Brasil. Entao essas "teoria" do topico é de uma realidade que nao se aplica mais.

Apesar de que, analisar somente o valor do imovel é muito simplista. Tem que incluir na conta todos os custos da venda e gastos com manutenção do imóvel, reformas, taxa extra de condominio, etc, que não existem no caso do aluguel.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.641
Pontos
744
Essas duas coisas nao ocorrem ao mesmo tempo. Renda fixa estava em 14% e o ibovespa tava batendo nos 35k. Via de regra um é o inverso do outro.

E hoje (2019-20) estamos vivendo uma situação inédita de juros baixos no Brasil. Entao essas "teoria" do topico é de uma realidade que nao se aplica mais.

Apesar de que, analisar somente o valor do imovel é muito simplista. Tem que incluir na conta todos os custos da venda e gastos com manutenção do imóvel, reformas, taxa extra de condominio, etc, que não existem no caso do aluguel.
Sim sim. É verdade.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Isso depende de muita coisa, capacidade financeira, aonde mora, fonte de renda, as pessoas falam como se fosse receita de bolo e não é bem assim.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
O melhor é esperar seus pais morrerem e ficar com a casa.

130670.jpg
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.829
Reações
8.056
Pontos
1.094
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?
Isso é dito em relação a financiamento.

Casa 100.000
Financia em 35 anos

Vc paga 1 bilhão. (Óbvio que estou exagerando)

É nesse sentido.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.365
Reações
31.515
Pontos
1.319
Eu sempre vi como vantagem alugar sendo melhor do que comprar (financiado).
Mas antes com 100k em qualquer boteco que você colocasse você tinha rendimento de quase 1k por mês. Hoje não existe mais isso.
Além da volatilidade da nossa moeda e a total insegurança jurídica que o país tá desde 2015, deixar dinheiro parado é só pra inflação não comer ele. Como não há mais retorno realmente bom, a solidez do imóvel passou a ser mais vantajosa.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.221
Pontos
2.529
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?
O problema é hoje né. Você hoje compra qualquer barraco por 300 mil, aí vai vender por 600 mil para quem? Quem é que tem 600 mil? E outra, seus tios aí vão vender o lugar, ter lucro, mas depois vão ter que comprar um lugar para morar e vão ter que gastar mais ainda.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Acham mesmo que financiar é ruim?

Bom, quando financiei a minha casa, entrei com 10% somente de entrada.
O valor da parcela mensal, mesmo em 30 anos, era o mesmo que me custaria o preço do aluguel mensal de uma casa semelhante.

A diferença maior é que aluguel é reajustado pelo ipca anualmente, e parcela de pagamento vai reduzindo devagar conforme vai passando.

Pagar financiamento é uma m. Mas pagar aluguel é uma m muito maior. Financiamento se recupera parte do investido depois. Aluguel não se recupera nunca.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
O aluguel é reajustado pelo IGP-M que é MUITO pior que o IPCA.

Já morei de aluguel.

O proprietário do imóvel colocou o mesmo à venda comigo morando dentro. Várias e várias vezes eu estava de boa em casa e tinha que deixar estranhos entrarem p/ olharem a casa. Um inferno! (sim, se o proprietário colocou à venda você é obrigado a permitir a entrada de visitantes, você só tem direito a um prévio agendamento, que, na prática, não funciona).

Me emputeci e fui embora dali. E pra arrumar outra casa na mesma localização por aquele preço?

Tá maluco. Aluguel nunca mais. Não há taxa de juros que justifique essa falta de paz. Prefiro economizar em outras áreas menos sensíveis que a minha moradia.

TODOS esses gurus das finanças moram em casa própria e encantam as pessoas com esse discurso (que é bem sedutor, admito).

Ahhh, mais um detalhe. O reajuste do IPTU/condomínio nunca bate com o IGP-M, é sempre menor.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
O aluguel é reajustado pelo IGP-M que é MUITO pior que o IPCA.

Já morei de aluguel.

O proprietário do imóvel colocou o mesmo à venda comigo morando dentro. Várias e várias vezes eu estava de boa em casa e tinha que deixar estranhos entrarem p/ olharem a casa. Um inferno! (sim, se o proprietário colocou à venda você é obrigado a permitir a entrada de visitantes, você só tem direito a um prévio agendamento, que, na prática, não funciona).

Me emputeci e fui embora dali. E pra arrumar outra casa na mesma localização por aquele preço?

Tá maluco. Aluguel nunca mais. Não há taxa de juros que justifique essa falta de paz. Prefiro economizar em outras áreas menos sensíveis que a minha moradia.

TODOS esses gurus das finanças moram em casa própria e encantam as pessoas com esse discurso (que é bem sedutor, admito).

Ahhh, mais um detalhe. O reajuste do IPTU/condomínio nunca bate com o IGP-M, é sempre menor.
Interessante esse post.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
O aluguel é reajustado pelo IGP-M que é MUITO pior que o IPCA.

Já morei de aluguel.

O proprietário do imóvel colocou o mesmo à venda comigo morando dentro. Várias e várias vezes eu estava de boa em casa e tinha que deixar estranhos entrarem p/ olharem a casa. Um inferno! (sim, se o proprietário colocou à venda você é obrigado a permitir a entrada de visitantes, você só tem direito a um prévio agendamento, que, na prática, não funciona).

Me emputeci e fui embora dali. E pra arrumar outra casa na mesma localização por aquele preço?

Tá maluco. Aluguel nunca mais. Não há taxa de juros que justifique essa falta de paz. Prefiro economizar em outras áreas menos sensíveis que a minha moradia.

TODOS esses gurus das finanças moram em casa própria e encantam as pessoas com esse discurso (que é bem sedutor, admito).

Ahhh, mais um detalhe. O reajuste do IPTU/condomínio nunca bate com o IGP-M, é sempre menor.
Realidade.

Por isso que falei sobre não ir na onda desses youtubers ricos, tipo Nathalia Arcuri, é absolutamente outra realidade.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Compra uma casa hoje e vai esperando valorizar então :kbeca

Em 2014 diziam pra comprar dólar e tesouro direto, o que quem fez se deu bem.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
¨Meu pai mimimi compro por 200 e vale 800¨, tipo pensamento classe media, aqui mesmo na minha cidade tenho varios exemplos de quem comprou casa popular por 140 e agora vale 160 e passou anos, depende, obviamente, do local, se valorizou, se for pobre normalmente valoriza pouco.
Hoje em dia, se tiver grana pra dar de entrada, nao compensa nem alugar e muito menos comprar. Só compra casa pronta hoje, quem tem preguiça ou tem problema mental. Tem casa a venda por 700 mil, em bairro que o terreno vale 140, com 700k o cara compra 3 terreno e ainda faz uma casa grande.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
¨Meu pai mimimi compro por 200 e vale 800¨, tipo pensamento classe media, aqui mesmo na minha cidade tenho varios exemplos de quem comprou casa popular por 140 e agora vale 160 e passou anos, depende, obviamente, do local, se valorizou, se for pobre normalmente valoriza pouco.
Hoje em dia, se tiver grana pra dar de entrada, nao compensa nem alugar e muito menos comprar. Só compra casa pronta hoje, quem tem preguiça ou tem problema mental. Tem casa a venda por 700 mil, em bairro que o terreno vale 140, com 700k o cara compra 3 terreno e ainda faz uma casa grande.

Fora essa história de que "vale 800" mas só aparece nego oferecendo 500.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Acham mesmo que financiar é ruim?

Bom, quando financiei a minha casa, entrei com 10% somente de entrada.
O valor da parcela mensal, mesmo em 30 anos, era o mesmo que me custaria o preço do aluguel mensal de uma casa semelhante.

A diferença maior é que aluguel é reajustado pelo ipca anualmente, e parcela de pagamento vai reduzindo devagar conforme vai passando.

Pagar financiamento é uma m. Mas pagar aluguel é uma m muito maior. Financiamento se recupera parte do investido depois. Aluguel não se recupera nunca.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Eu acabei de entrar nessa mas creio q consigo pagar antes do tempo de acabar o financiamento. Preferi pagar mais na parcela do financiamento e pegar uma casa do que um apartamento que é menor e ainda tem q pagar condominio. Acho q o momento pra financiar uma parte é agora q os juros estão menores.
No meu caso,vou comprar a casa pra morar mesmo e não como "investimento".
Como disseram aí em cima,tem q saber filtrar o que esses "Gurus das finanças" falam,grande parte tem sua casa própria e alguns antes de ficarem famosos e conseguirem monetizar no Youtube seus videos. O lance é não seguir fielmente o q eles falam.
 
Ultima Edição:

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
depende cara.. esse exemplo que usou é casos de cidades menores ou bairros em expansão em cidades maiores
comprar em uma cidade desenvolvida não é a verdade
tenho um ap comprado em cwb a 4 anos... avaliei ele para vender .. ta no mesmo valor, logo se eu tivesse o valor vista investido já estaria ganhando dinheiro (náo fiz pq não tinha é obvio.. ae financiei)

em relação ao investimento, se vc tivesse investido em 2013 85k, rendimento de 1,5% ao mes (um ótimo rendimento) hoje teria 300k
ainda em 2013, se tivesse comprado 85k em ações da magalu, hoje ele teria 4.882.000,00... ou seja

depende se vai comprar a vista, se vai investir, qual investimento, e até onde vai querer arriscar esse dinheiro

agora.. se ao invés de comprar a vista, vai deixar na poupança... aí já sou a favor de investir em imóvel
 

PreSuNtO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
216
Reações
112
Pontos
749
A resposta é o óbvio: DEPENDE.

É arrogante cravar que uma opção é sempre melhor e quem faz a outra é burro.

Exemplos:

- Financiamento a perder de vista pode fazer você no final você pagar o triplo do valor. Mas você tem um emprego estável, quer continuar morando ali, a parcela é equivalente ao aluguel, você quer tranquilidade. Comprar faz todo o sentido para essa pessoa.

- Compra terreno e construir? Nunca quero essa dor de cabeça. Mas tem gente que gosta muito que seja a casa dos sonhos etc.

- Você já é dono do imóvel mas a região começa a se deteriorar, enche de gente fumando crack na pracinha ali perto...pessoal põe os imóveis do bairro a venda e só conseguem vender com uma reduçao absurda no preço. E aí?
Ou acontece uma infiltração, rachadura, mofo....reforma cara e praticamente obrigatória, evitando que o imóvel fique em risco.
O proprietário terá que arcar com todo o prejuízo.




Ainda moro de aluguel. Neste momento, é o que faz mais sentido para mim. Não tenho a grana da entrada para conseguir um financimaneto que caiba no orçamento. O aluguel me permite viver num imóvel com a metragem e confortos que eu quero, mesmo que o valor venal do local seja um absurdo para a minha realidade atual.

No começo de carreira, onde me encontro, faz mais sentido concentrar meus investimentos em ativos geradores de renda, e não num passivo gigante e sem liquidez que é um imóvel (na MINHA opinião e realidade financeira).

Sempre vai existir um custo de moradia, comprando ou alugando. Se amanhã o proprietário quiser que eu saia do local, paciência, faço a mudança e tudo bem. Não vejo tanto problema nisso quanto algumas outras pessoas no tópico.

E quando me aposentar, já tiver todo o patrimônio que gere renda consolidado e não deva precisar mais me mudar, fará todo o sentido comprar um local, de preferência à vista.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é (ou era, sei lá) casada com o beta manchild do Érico Borgo) onde ela discorre sobre o tema - e foi categórica: "Pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel" (já chega na lata chamando o povo de burro, lol).

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento "se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivamente o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma youtuber que deve tirar 60.000+ por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comicon brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: hipocrisia descarada.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo