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Compara com um Xbox ou PS4 TB.Um dos piores videogames mainstream de todos os tempos, só ficando à frente de aparelhos do segundo escalão, como o 3DO, o Jaguar, o Neo Geo e o Stadia. Não teve suporte nem first nem third, uma lástima.
Comparar vendas de portáteis com home é muito inadequado, só tem valor como curiosidade mesmo, é como pôr numa mesma balança vendas de velocípedes e bicicletas, mas fica aí como trivia: o VITA vendeu mais no Japão que o Nintendo 64, o Gamecube e o WiiU, apesar de ser mais caro que esses 3 consoles, ou seja, foi mais bem sucedido em sua terra natal que metade dos consoles de mesa da Nintendo.
Capcom enterrou o vita ao nao lançar monster hunter pra ele
Videogame de mesa japonês da era moderna que foi sucesso é Playstation até o 2 e mais ninguém (são os dois mais vendidos de todos os tempos por lá, falando nisso). É patente o fenômeno de queda desse mercado justamente após o PS2
Você veja que mesmo o Wii vendeu “só” 12 milhões de unidades no Japão.
Esse conjunto de informações leva às seguintes conclusões lógicas:
1) O mercado de mesa no Japão como um todo encolheu, e não só para o Playstation. Os 4 últimos consoles de mesa da Nintendo (N64, Gamecube, Wii e WiiU) floparam hard, seja absolutamente, seja relativamente, em terras orientais, pro nível de potencial que tinham.
2) Japonês não compra console da Nintendo por causa de suas franquias, e sim compra portáteis da Nintendo por causa de suas franquias. A fanbase mais hard da Big N gosta de cutucar as demais hardhouses pela performance delas no Oriente, mas a da Nintendo, em Home, é praticamente igual ou pior.
3) Públicos de portáteis e Home são drasticamente distintos no Japão (na verdade, no mundo todo, fora o que é sobreponível por complementariedade, mas nos atamos ao tema). O consumidor de portáteis japonês tem demografia diferente inclusive, muito mais jovem e feminina.
4) O Switch, embora, inclusive em minha opinião pessoal, não seja bem um portátil, vende bem NO JAPÃO por causa da portabilidade. Vide sua performance por lá. O japonês o interpreta e o compra majoritariamente por ser portátil ou por se comportar como tal (mesmo que haja algum dado estatístico mostrando que o oriental o usa mais à TV - e nem sei se tem), vide sua característica comercial - já superou o Wii por lá em 3 anos - e sua demografia, que, lá, é altamente feminina e juvenil.
Mais um caso em que o melhor hardware não é garantia de sucesso, assim como foi com GameCube e N64.
4) O Switch, embora, inclusive em minha opinião pessoal, não seja bem um portátil, vende bem NO JAPÃO por causa da portabilidade. Vide sua performance por lá. O japonês o interpreta e o compra majoritariamente por ser portátil ou por se comportar como tal (mesmo que haja algum dado estatístico mostrando que o oriental o usa mais à TV - e nem sei se tem), vide sua característica comercial - já superou o Wii por lá em 3 anos - e sua demografia, que, lá, é altamente feminina e juvenil.
Mais força bruta no caso, pois os hardwares concorrentes de Vita, GC e N64 tecnologicamente não ficaram atrás, ofereceram elementos como um leitor de mídia mais apropriado ou até uma forma distinta de interagir com a máquina como no caso do 3DS.Mais um caso em que o melhor hardware não é garantia de sucesso, assim como foi com GameCube e N64.
Capcom enterrou o vita ao nao lançar monster hunter pra ele
A Sony não divulgou as vendas mundiais do Vita. Estimativas colocam em torno de 15 milhões.Tem os números no resto do mundo ai?
Sei que comprei o meu fat, joguei Uncharted e nunca mais joguei haha. Depois desbloqueei e fui feliz. Engraçado que são raros os jogos de Vita que me chamam a atenção, ao contrário do PSP que eu acho foda demais.
então eu acredito que o japonês se desencantou com consoles por eles serem cada vez mais globais, o mundo ta globalizado mercadologicamente mas não está culturalmente, não acredito que seja irreversível se a sony deixasse de fazer trambolhos, talvez o ps5 pudesse ter um desempenho de 18M, mas já começa errado com o console ocupando metade da casa das pessoas.
Compara com um Xbox ou PS4 TB.
Que o componente porátil é importante, com certeza. Mas não é a principal razão para as vendas do Switch no Japão.
O melhor dado é que o Switch OG vende muito mais que o Lite, mesmo depois do lançamento do Lite e com os problemas de estoque que o modelo OG teve neste ano.
Quanto à demografia do Switch, a chave é que se trata de uma demografia muito variada. Tem jovem, velho, homem, mulher, etc.
Existem camadas que se sobrepõem, mas os públicos são mais diferentes que símiles, não sei a proporção dos japoneses antigos que compravam Home e que desistiram completamente de videogames, uma parte pode até ter passado a comprar portáteis, mas é minoria, porque a parada é meio setorizada - portátil e Home.
Pouco provável que o PS5 ultrapasse os 10-12 mi, eu chutaria que vai cair ainda mais, form factor grande, público main de console nipônico reduziu, e as softhouses japonesas que desenvolvem games hardcore, foco dos Playatations, bem sabendo disso, ocidentalizaram suas produções, que passaram a vender mal em casa, Devil May Cry, Final Fantasy, Metal Gear, Nier, Bloodborne, Dark Souls, Sekiro, isso só “sobrevive” por causa do ocidente
me permita a treplica ? a cultura japonesa moderna é a mesma desde de sempre, trabalham muitas horas por dia, têm muita cisma quanto a noção de espaço enfim aprenderam isso cedo pois vivem em uma ilha do tamanho do estado de são paulo, então, para não voltar a época do play 1 vamos isolar o PS2, pois os jogos não alteraram muito sua forma de ser feito desde o ps2 até hoje, enfim não são muito diferentes.
focando só em jogo oriental (ou seja jogos para o gosto japonês) :
o ps2 tem como best selling o gta san andreas de 2004, mas obvio não é um jogo oriental, aí vem Gran Turismo 3 (segundo colocado) Gt4 (3 colocado) FF10 ( quinto colocado) meta gar sons libert (7 colocado com 7 milhões) FF12 (em 8) Tekken 5 (em 9) KH (em 10) o poderoso FF-12 (em 11) Dragon quest 8 (em 12) KH2 (em 13) aí vem god of war em 14 aí da posição 14 em diante começa os games americanizados, entre eles Ratchet na posição 21. OK
Qual o jogo que a Sony ta usando para marketear o PS5 ? Ratchet e Clank, então o japonês ta comprando o PS5 mas por osmose do que por vontade própria (lembrando que algo muito suspeito vigora no japão, a sony tem o monopólio dos consoles home lá e a Big N do portatail, ninguém me tira da cabeça que a Sony puxou o freio dos portateis devido a acordos espúrios entre as familias empresariais, lembre-se do lema: japones primeiro é assim que eles agem nos negócios) com esse monopólio branco da Sony, não há necessidade de se investir no japão, então ela fica fazendo 'jogos B', esse fenômeno de fritura do mercado japones começou na era play 3 em partes devido aos sucessos dos jogos de fps (aquela foi a geração fps) e como não era possível ignorar tamanho lucro, mudaram a cultura de produção e o foco ficou ocidentalizado, em partes isso foi agravado devido a crises nas empresas japonesas que não conseguiram fazer uma boa transição do sd para os gráficos em hd.
Basicamente o ponto central de minha tese é que o publico ta lá só não tem quem os representem já enviei para Sega milhares de emails mostrando isso, que os jogos... a diversão, os gostos não mudaram, o que mudou é que alijaram o publico, já que a fatia europeia somada com a fatia americana, tem potencial para bons negócios, e os jogos ''japoneses'' lá seriam visto como nicho ou teriam de se ocidentalizar seja d eleve ou não, é o capitalismo ferrando com a vida das pessoas, nesse caso aqui, o japonês sendo obrigado a jogar sub jogos (no sentido de investimento) enquanto o foco de tudo fica com o ocidente. o mercado ta uma porcaria e a culpa disso é esse loteamento do mercado entre as empresas, para manter suas dominações arbitrariamente e suprimir concorrentes.
Dá pra melhorar a performance basal, que seriam as vendas obtidas “sem fazer nada” ou “fazendo o que já está fazendo”,
a) impulsionando jogos de gosto japonês atual - mais casuais, gimmicky, visual animé etc,
b) obtendo exclusividade ou contrato comercial com grandes medalhões de outrora, tipo, na semana que sai um grande jogo desse, um Final Fantasy, um Dragon Quest, o console vende 150 mil
O problema pra essas duas estratégias é que:
1) Para o item “a”, o mercado de gosto japonês atual que citei é 90% da Nintendo, mais especificamente de Pokémon, Splatoon, Mario Kart e Animal Crossing.
2) Para o item “b”, esses jogos já são praticamente exclusivos do PS4 no Japão, já que o XBox é um peso morto, e, pra acabar de piorar, eles não vendem mais hoje o quão vendiam antigamente.
Aí, a Sony olha pra tudo isso no Japão, olha pro gosto massificado para portáteis (nem o Wii vendeu tanto lá), para jogos casuais, tanto é que os jogos nipônicos hardcore globalizaram como resposta a esse padrão atual, e ela acha mais vantajoso ficar na dela, i.e., ter as coisas que vêm por osmose, e se manter no filão Hard de grandes medalhões orientais ocidentalizados, já que ela não tem um portátil.
Porque, se fosse a Nintendo só no Home, estaria na mesma, ou até pior, e seus jogos aquecem o gosto japonês atual, um Playstation de mesa já vende semelhante/melhor que um Nintendo de mesa no Japão, já é demais, querer que ele performe como um portátil é impossível, porque japonês não compra mesa, e pode ter Mario Kart, Smash, Splatoon, Metroid, Zelda, o diabo a 4, vide o WiiU ou o Cube
volto a repetir, o mercado japones ta loteado (depois pense nisso com mais calma) os portateis foi dado a nintendo a capacidade de explorar sozinha o setor (um setor lucrativo como já foi citado, maior que o de home) nem mesmo um wonder swuan novo tem, para rachar a base, parece que idealizaram isso para a big N encher os cofres , a sony fica com o home de modo exclusivo no japão, assim mesmos em investir muito, vai vender 10M no suco, o que me enoja e faz até querer largar os games é que isso vai se perpetuar para sempre não há perspectiva de mudança.
bom chega disso kkkkk
me permita a treplica ? a cultura japonesa moderna é a mesma desde de sempre, trabalham muitas horas por dia, têm muita cisma quanto a noção de espaço enfim aprenderam isso cedo pois vivem em uma ilha do tamanho do estado de são paulo, então, para não voltar a época do play 1 vamos isolar o PS2, pois os jogos não alteraram muito sua forma de ser feito desde o ps2 até hoje, enfim não são muito diferentes.
focando só em jogo oriental (ou seja jogos para o gosto japonês) :
o ps2 tem como best selling o gta san andreas de 2004, mas obvio não é um jogo oriental, aí vem Gran Turismo 3 (segundo colocado) Gt4 (3 colocado) FF10 ( quinto colocado) meta gar sons libert (7 colocado com 7 milhões) FF12 (em 8) Tekken 5 (em 9) KH (em 10) o poderoso FF-12 (em 11) Dragon quest 8 (em 12) KH2 (em 13) aí vem god of war em 14 aí da posição 14 em diante começa os games americanizados, entre eles Ratchet na posição 21. OK
Qual o jogo que a Sony ta usando para marketear o PS5 ? Ratchet e Clank, então o japonês ta comprando o PS5 mas por osmose do que por vontade própria (lembrando que algo muito suspeito vigora no japão, a sony tem o monopólio dos consoles home lá e a Big N do portatail, ninguém me tira da cabeça que a Sony puxou o freio dos portateis devido a acordos espúrios entre as familias empresariais, lembre-se do lema: japones primeiro é assim que eles agem nos negócios) com esse monopólio branco da Sony, não há necessidade de se investir no japão, então ela fica fazendo 'jogos B', esse fenômeno de fritura do mercado japones começou na era play 3 em partes devido aos sucessos dos jogos de fps (aquela foi a geração fps) e como não era possível ignorar tamanho lucro, mudaram a cultura de produção e o foco ficou ocidentalizado, em partes isso foi agravado devido a crises nas empresas japonesas que não conseguiram fazer uma boa transição do sd para os gráficos em hd.
Basicamente o ponto central de minha tese é que o publico ta lá só não tem quem os representem já enviei para Sega milhares de emails mostrando isso, que os jogos... a diversão, os gostos não mudaram, o que mudou é que alijaram o publico, já que a fatia europeia somada com a fatia americana, tem potencial para bons negócios, e os jogos ''japoneses'' lá seriam visto como nicho ou teriam de se ocidentalizar seja d eleve ou não, é o capitalismo ferrando com a vida das pessoas, nesse caso aqui, o japonês sendo obrigado a jogar sub jogos (no sentido de investimento) enquanto o foco de tudo fica com o ocidente. o mercado ta uma porcaria e a culpa disso é esse loteamento do mercado entre as empresas, para manter suas dominações arbitrariamente e suprimir concorrentes.
Reforçaria o seu argumente se existisse um Switch que não pode rodar fora da TV, e um que roda fora, independentemente se é híbrido ou não, e o primeiro vendesse mais. O Switch tradicional pode estar sendo quisto por emular a tradição do multi on the go do Mobile, mercado que a Nintendo tentou capturar com esse projeto, + o povão trad que ela sempre teve no portátil.
Nunca saberemos, ao menos sem performar uma pesquisa com teste do quiquadrado, mas o Switch vende como portáteis da Big N, Nintendo Home sempre foi frio, e parece mais que é o público do 3DS que migrou, obviamente com outro tipo de gente incrementando as vendas - o Wii conseguiu 12 mi, mas produto muito massificado, pode ter nêgo do Wii-Only nesse bolo do Switch -
O copo não está meio cheio disso, como talvez você sugira, e sim, sei lá, uns 80% cheio.
Sobre a demografia, reforçando meu ponto geral, o maior senso universitário japonês encontrou muita semelhança entre Switch e 3DS.
Crianças muito novas predominam de forma brutal, com maior proporção de meninas, principalmente na faixa etária mais baixa.
Esse seria o público de portáteis standardt japonês? Provável. Crianças pequenas, mais meninas.
Cito a demografia PS4, que poderia ser entendida como o padrão Home atual na Nipônia
Pessoas muito mais velhas, e
galera quase completamente masculina, só a catinga de cueca, índice pífio de mulheres.
Vendo o perfil Mobile da ecologia
Dá pra ver que o Switch morde um pedaço bom disso aí, nem que ambos dividam a pizza. Claro, mobile falha na representação de qualquer coisa, os animais contam quem joga em sala de espera de dentista, esse indivíduo pode ter um Suíte, mas não porque a Nintendo “roubou” seu consumo do celular, e sim porque na verdade verdadeira ele não é gamer de celular.
São múltiplos fatores, como você e eu dissemos, tem gente comprando por joysticks descartáveis, por feedback háptico, pelo formfactor pequeno, tem gente comprando até porque dá pra ligar na TV, mas se só existisse o Lite, é provável que as vendas fossem semelhantes às do produto full, por outro lado, um Switch Home Only com os mesmos jogos não sei se ultrapassaria o Wii, galerinha do Pokémon que quis upgradar do 3DS deve ser o grosso, vide a demografia acima, é o mesmo pessoal.
Putz, que viagem.
Vc acha que tem um arranjo onde a Sony entregou o mercado de portáteis pra Nintendo e ficou com o de consoles de mesa, LOL
A Sony foi estuprada mesmo com o Vita e saiu fora pq não viu espaço pra competir no mercado. A Nintendo afundou com o Wii U e resolveu lançar um híbrido que deu muito certo.
Ninguém entregou nada pra ninguém. Não tem competidor especifico em portáteis pq nenhuma empresa vê viabilidade, os smartphones engoliram uma parte e o que sobrou é da Nintendo.
Que viagem...primeiro PS4 vendeu muito lentamente no Japão, tanto que demorou para passar o wiiu, e aí vc já percebe quão ruim está o mercado para a Sony.
Segundo, monopólio??? PS3 perdeu para o Wii, PS4 ganhou do wiiu (demorou) mas logo, em questão de muito pouco tempo, foi violentado pelo Switch (metade dos japoneses usam como console de mesa).
Não adianta tentar desmerecer o sucesso do Switch dizendo que ele é somente portátil. A Sony que está sendo incompetente no Japão.
eu expliquei, mas vc responde após apenas correr o olho no texto sem compreender as palavras, vou tentar fazer um resumo básico do porque os consoles home passarm a vender menos. enfim se for responder a textões complexos é preciso ao menos ler-los.
os consoles home; passaram a ser menos japoneses em seus jogos, por isso vendem menos, ainda tem lá jogos japa, mas são jogos que já não tem o mesmo glamour, os mesmos custo de produções que tinham antes (então o japones foi encabaçado a jogar games cartoons semi indies após o ps2) e já os jogos japoneses de grande produção esses foram des-japonesados para torna-los comerciáveis nos países europeus e americanos, etc etc, tem de ler os textos, antes se não faz com que eu precise aborda aquilo que já abordei e pois pegou o bonde voando, é tipo um x-burguer, se tu só pegar a alface, não entenderá o x-burguer, que precisa ser entendido como o todo, a carne, o pão, o queijo etc etc etc
mimimiimimimiimimimimimi, não falem mal de qualquer coisa da mãe Sony! Senão vou xingar o XBOXQueria fazer um paralelo com as vendas do Xbox One, tanto de consoles quanto de games, pra ver o quão fracassada foi essa geração, mas os lanterninhas verdes não divulgam dados, trágico.
Só se for em números mesmo pq a Biblioteca do Saturn humilha a do Vita.