O filme realmente deu uma guinada enorme na imagem e fama do ouriço, mas, num geral, sinto que Sonic sempre foi um imã quase infalível de criança e adolescente graças ao que ele oferece:
Essa é uma franquia bem "jovial" e energética que possuí várias coisas que piram a cabeça da galera mais nova:
- Personagens com designs atraentes e estilosos que estão sempre interagindo e mostrando suas personalidades;
- Um protagonista super OP que é praticamente uma versão furry e um pouco menos humilde do Goku de Dragon Ball;
- Enredos detalhados com ligações entre si que não infantilizam o seu público-alvo mesmo sendo focados para todas as idades(pessoalmente, sinto que muitas crianças, adolescentes e até pessoas mais velhas gostam de se sentir "adultos" através do que consomem);
- Jogos e quadrinhos contendo uma direção de arte incrivelmente caprichada, com visuais cheios de espetáculo;
- Várias inspirações vindas de filmes, quadrinhos anime e mangá;
- Trilhas sonoras que costumam a conter estilos musicais bem populares com os jovens;
- Lutas. A molecada adora ver uma boa luta seja num desenho ou jogo.
Fora dos RPGs (e as vezes até dentro deles), Galaxy e alguns Spin-offs como Wario Land/Ware e Luigi's Mansion, o Miyamoto e a Nintendo nunca pareceram ser muito interessados em criar situações interessantes com seus personagens para prender a atenção do público geral. Na verdade, acho que ambos são mais famosos por "esterilizar" a franquia do que qualquer coisa (Vide New Super Mario Bros., o motivo da falta de história em Galaxy 2, as discussões da Alpha Dream com a Nintendo durante a criação de Mario & Luigi: Dream Team e o que aconteceu com Paper Mario quando Sticker Star foi lançado).
Como os RPGs provam, acho que Mario tem um potencial gigantesco para ter um mundo cheio de enredos e personagens interessantes em seus jogos principais. No entanto, enquanto a Nintendo tiver o pensamento retrógrado de que histórias e interações atrapalham o gameplay, isso nunca vai acontecer.