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Mascotes: Parece que atualmente, Sonic faz mais sucesso com a gurizada mais nova do que o Mario

Asha

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O ponto final sobre gameplay acredito ser mais problema da fã base que ainda engole isso ao invés de pedir um pouco de cada.
Ao meu ver, o problema é que uma parte da fanbase erroneamente confunde ter história com desprezar o gameplay e transformar o jogo em um filme ou uma novela brega. Já vi muitos fãs pedindo algo parecido com a backstory da Rosalina em Mario Galaxy (uma pequena história opcional simples, porém bonita e que não atrapalha o game em absolutamente nada), mas eles geralmente entram em atrito com aqueles que veem qualquer tipo de narrativa como distração desnecessária.

Véi, pra quê jogo de plataforma com história, não dá certo isso rs.
Só ver os jogos do Sonic mesmo, tentam colocar historinha "serious business" e "descolada", acaba que não dá certo, o plot dos jogos são horríveis.
O próprio Mario Galaxy que tem mais historinha já fica enjoado, tem que ficar apertando aquele tanto de texto inútil e a historinha não chega a ser ruim mas é bobinha demais.

Jogo de plataforma só combina com história, geralmente, quando é mais cinemático, aos moldes de Flashback, Out of This World, Prince of Persia,Heart of Darkness, e mais recentemente com indies de sucesso tipo o Thomas was Alone e Limbo.
Porém a maioria desses jogos evitam bastante exposição da história, o texto é mínimo, e ao invés disso trabalham mais com elementos audiovisuais para contarem suas histórias.
Portanto a gente tem pouca interrupção em si no gameplay, você vai jogando e ao mesmo tempo já seguindo a história, semelhante ao que bons filmes de ação fazem no cinema.

Então não tem essa de ideia retrógrada, na verdade é muito mais seguro e retrógrado ficar enchendo de texto que não agrega em nada para o conteúdo do que fazer uma narrativa funcionar apenas utilizando uma direção de arte, sons e level design de qualidade.

Discordo completamente. Enquanto um enredo raso não faz nenhum platformer ser ruim, possuir um bem feito pode deixar uma impressão forte nos jogadores, despertando interesse e discussões. Mario vem reciclando o sequestro de princesa desde sempre e trocar o disco não faria mal a série, principalmente por ela já ter mostrado que pode contar uma história carismática e de forma não-intrusiva.

Independente de opiniões em relação a qualidade delas, um dos motivos de Sonic ter uma fanbase gigantesca e incrivelmente ativa são as histórias dentro e fora dos games. Muitas pessoas são apegadas aos personagens e gostam de conversar sobre eles e montar teorias. Vários fansites, canais no youtube, grupos e entre outros focados no ouriço foram criados graças a forte impressão que esses enredos deixaram nelas.

Sobre narrativa e gameplay...Uma das minhas séries de platformers 3D favoritas de todos os tempos é Sly Cooper. Em Sly Cooper as cutscenes e diálogos estão praticamente de mãos dadas com o gameplay, sem atrapalhá-lo em absolutamente nada e sabe por quê? Pois além de super bem escritos e carismáticos, eles se encaixam como uma luva na proposta do jogo: Sly e seus amigos de infância são ladrões que roubam de outros ladrões e cada missão e interação faz parte dos planos realizados pela gangue. Além da jogabilidade, a história interessantíssima e os personagens bem bolados sempre me encorajaram a jogar mais para ver o que aconteceria no futuro.

Meu primeiro contato com a série foi no PS2 durante a minha adolescência e tirando Sly 3 e suas missões desnecessariamente longas, ainda vejo esses games e personagens com bastante carinho graças a experiência que eles me proporcionaram e ainda proporcionam. Até hoje, espero o retorno da franquia em um console da Sony.

Enfim, ao meu ver, é totalmente possível ter interações que mostrem o melhor dos personagens e uma boa história num platformer sem prejudicar o gameplay, assim como Sly Cooper fez. Respeito sua opinião, mas esse argumento de história funcionar apenas com um tipo de platformer e um tipo de execução não me convence.
 

ELTORO

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Ao meu ver, o problema é que uma parte da fanbase erroneamente confunde ter história com desprezar o gameplay e transformar o jogo em um filme ou uma novela brega. Já vi muitos fãs pedindo algo parecido com a backstory da Rosalina em Mario Galaxy (uma pequena história opcional simples, porém bonita e que não atrapalha o game em absolutamente nada), mas eles geralmente entram em atrito com aqueles que veem qualquer tipo de narrativa como distração desnecessária.



Discordo completamente. Enquanto um enredo raso não faz nenhum platformer ser ruim, possuir um bem feito pode deixar uma impressão forte nos jogadores, despertando interesse e discussões. Mario vem reciclando o sequestro de princesa desde sempre e trocar o disco não faria mal a série, principalmente por ela já ter mostrado que pode contar uma história carismática e de forma não-intrusiva.

Independente de opiniões em relação a qualidade delas, um dos motivos de Sonic ter uma fanbase gigantesca e incrivelmente ativa são as histórias dentro e fora dos games. Muitas pessoas são apegadas aos personagens e gostam de conversar sobre eles e montar teorias. Vários fansites, canais no youtube, grupos e entre outros focados no ouriço foram criados graças a forte impressão que esses enredos deixaram nelas.

Sobre narrativa e gameplay...Uma das minhas séries de platformers 3D favoritas de todos os tempos é Sly Cooper. Em Sly Cooper as cutscenes e diálogos estão praticamente de mãos dadas com o gameplay, sem atrapalhá-lo em absolutamente nada e sabe por quê? Pois além de super bem escritos e carismáticos, eles se encaixam como uma luva na proposta do jogo: Sly e seus amigos de infância são ladrões que roubam de outros ladrões e cada missão e interação faz parte dos planos realizados pela gangue. Além da jogabilidade, a história interessantíssima e os personagens bem bolados sempre me encorajaram a jogar mais para ver o que aconteceria no futuro.

Meu primeiro contato com a série foi no PS2 durante a minha adolescência e tirando Sly 3 e suas missões desnecessariamente longas, ainda vejo esses games e personagens com bastante carinho graças a experiência que eles me proporcionaram e ainda proporcionam. Até hoje, espero o retorno da franquia em um console da Sony.

Enfim, ao meu ver, é totalmente possível ter interações que mostrem o melhor dos personagens e uma boa história num platformer sem prejudicar o gameplay, assim como Sly Cooper fez. Respeito sua opinião, mas esse argumento de história funcionar apenas com um tipo de platformer e um tipo de execução não me convence.
Sonic ter uma fanbase gigante significa que tem sucesso com a garotada e até adolescentes, porém isso não é sinônimo de qualidade, ou de que a franquia gerou uma fanbase frutífera.
Falando nisso essa fanbase praticamente abraçou todas as tosqueiras introduzidas nos Sonics 3D, muitas delas sendo o motivo da decadência da série : personagens edgy, "descolados", histórias "mirabolantes" e coisas que tem pouco a ver com as origens do ouriço.
É basicamente disso que é composta essa fama do Sonic.

Eu sou muito mais lançar um jogo sólido e que atrai pessoas de todas as idades, com o único detalhe de não possuir história ou ter história fraca (praticamente ninguém liga), do que ficar focando em fazer historinha "complexa" e acabar esquecendo do resto.

"ah mas dá pra fazer gameplay e história boa"
Em jogo de plataforma é contra-intuitivo você fazer isso de forma mais intrusiva ; em poucas palavras, introduzindo textos e cutscenes.
Digamos que vamos colocar uma cutscene grande (não como as de Metal Gear, mas grande comparado a outros jogos de plataforma) para o jogador assistir 2 vezes a cada mundo, de forma que a história seja melhor apresentada.

Beleza, então eu te pergunto : o que isso vai agregar para o jogo?
A jogatina vai ser beneficiada por isso?
O jogador que não quiser assistir, vai querer interromper?
Se ele vai interromper, então pra que incluir a cutscene?
Vai ser tempo gasto trabalhando em algo que naturalmente não vai agregar em nada.
O tempo para apresentar uma história bacana ainda vai ser relativamente curto e portanto terão pouco tempo para desenvolver os personagens e os mundos.

Você deu o exemplo de Super Mario Galaxy.
Considero que a história nesse jogo atrapalha o andamento.
Isso junto com outros detalhezinhos que poucos comentam.
Nos jogos antigos da série (os 2D), eu podia ir passando rapidamente de mundo a mundo sem ter que me preocupar com muito texto ou cutscene.
Essas geralmente vinham no final ou apenas quando um boss aparecia.

Já no Galaxy toda hora tinha alguém pra conversar, o texto geralmente serviam como handholding ou continha trechos que não tinham peso nenhum.
Em raros momentos eu soltei uma risada, porém mais pelo próprio visual dos personagens e sons que eles emitiam do que o texto em si.
Nos "grandes momentos" a gente tinha uma espécie de cutscene aos moldes dos filmes da Pixar...só que nem de longe chegam a ser tão bons quanto eles.
Por que?
Porque não tem tempo para desenvolver a história direito.
Dando um exemplo da empresa acima, em Toy Story, as partes grandiosas (nisso incluo as partes de comédia também) tem um certo impacto porque os personagens, seus conflitos e interações, e o universo deles é bem desenvolvido.
O mesmo vale para Wall-E, UP Altas Aventuras, Os Incríveis.

Curiosamente, os jogos que mais se assemelham a esses filmes não são um Mario Galaxy ou Sonic da vida, e sim os jogos de plataforma cinemáticos que eu mencionei acima.
A aparência de Mario ou Sonic pode te levar a crer que a história e estrutura narrativa são similares, porém em suas essências elas não tem nada a ver.
Qual o motivo disso?
É porque dá tempo de desenvolver os personagens.
E por que dá tempo?
É porque você joga a história. Você não está ali como mero espectador, é você, o jogador, diretamente ligado com o personagem que está ali, pulando pra lá e pra cá, matando um bicho ou outro, resolvendo um puzzle, e enquanto isso a história também se desenvolve.

Esse é um tipo de abordagem que poderia sim dar certo em Mario, porém existe um pequeno detalhe também : o estilo de gameplay dos platformers cinemáticos é completamente diferente do jogo da Nintendo.
Enquanto Mario é mais focado em passar de fase ou explorar um mundo para achar estrelas, os outros são repletos de puzzles, setpieces (à exemplo de Limbo) e possuem um ritmo mais cadenciado, que dá espaço para a história se desenvolver de forma melhor.
Soa esquisito você estar lá correndo no jogo do Mario e, ao mesmo tempo, ter uma história desenrolando no fundo.

O Sly Cooper nunca joguei então não vou comentar.
Mas sobre o lance de "carisma", se tem uma coisa que Mario não precisa é disso.
Prova disso é que os jogos mais velhos da franquia tem trocentos personagens que não falavam e ainda assim todo mundo conhece e adora.
 

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O melhor jogo do Sonic tem uma história simples e sem linhas de diálogos. São só imagens. Não precisa mais do que aquilo.

Lá no Sonic Adventure começaram a cagar com a franquia na minha opinião. Já tá tudo errado quando você vê o Sonic correndo freneticamente e a câmera mostra o que tá de trás dele e não na frente. Aí é style over substance.
 

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Sonic ter uma fanbase gigante significa que tem sucesso com a garotada e até adolescentes, porém isso não é sinônimo de qualidade, ou de que a franquia gerou uma fanbase frutífera.
Falando nisso essa fanbase praticamente abraçou todas as tosqueiras introduzidas nos Sonics 3D, muitas delas sendo o motivo da decadência da série : personagens edgy, "descolados", histórias "mirabolantes" e coisas que tem pouco a ver com as origens do ouriço.
É basicamente disso que é composta essa fama do Sonic.

Eu sou muito mais lançar um jogo sólido e que atrai pessoas de todas as idades, com o único detalhe de não possuir história ou ter história fraca (praticamente ninguém liga), do que ficar focando em fazer historinha "complexa" e acabar esquecendo do resto.

"ah mas dá pra fazer gameplay e história boa"
Em jogo de plataforma é contra-intuitivo você fazer isso de forma mais intrusiva ; em poucas palavras, introduzindo textos e cutscenes.
Digamos que vamos colocar uma cutscene grande (não como as de Metal Gear, mas grande comparado a outros jogos de plataforma) para o jogador assistir 2 vezes a cada mundo, de forma que a história seja melhor apresentada.

Beleza, então eu te pergunto : o que isso vai agregar para o jogo?
A jogatina vai ser beneficiada por isso?
O jogador que não quiser assistir, vai querer interromper?
Se ele vai interromper, então pra que incluir a cutscene?
Vai ser tempo gasto trabalhando em algo que naturalmente não vai agregar em nada.
O tempo para apresentar uma história bacana ainda vai ser relativamente curto e portanto terão pouco tempo para desenvolver os personagens e os mundos.

Você deu o exemplo de Super Mario Galaxy.
Considero que a história nesse jogo atrapalha o andamento.
Isso junto com outros detalhezinhos que poucos comentam.
Nos jogos antigos da série (os 2D), eu podia ir passando rapidamente de mundo a mundo sem ter que me preocupar com muito texto ou cutscene.
Essas geralmente vinham no final ou apenas quando um boss aparecia.

Já no Galaxy toda hora tinha alguém pra conversar, o texto geralmente serviam como handholding ou continha trechos que não tinham peso nenhum.
Em raros momentos eu soltei uma risada, porém mais pelo próprio visual dos personagens e sons que eles emitiam do que o texto em si.
Nos "grandes momentos" a gente tinha uma espécie de cutscene aos moldes dos filmes da Pixar...só que nem de longe chegam a ser tão bons quanto eles.
Por que?
Porque não tem tempo para desenvolver a história direito.
Dando um exemplo da empresa acima, em Toy Story, as partes grandiosas (nisso incluo as partes de comédia também) tem um certo impacto porque os personagens, seus conflitos e interações, e o universo deles é bem desenvolvido.
O mesmo vale para Wall-E, UP Altas Aventuras, Os Incríveis.

Curiosamente, os jogos que mais se assemelham a esses filmes não são um Mario Galaxy ou Sonic da vida, e sim os jogos de plataforma cinemáticos que eu mencionei acima.
A aparência de Mario ou Sonic pode te levar a crer que a história e estrutura narrativa são similares, porém em suas essências elas não tem nada a ver.
Qual o motivo disso?
É porque dá tempo de desenvolver os personagens.
E por que dá tempo?
É porque você joga a história. Você não está ali como mero espectador, é você, o jogador, diretamente ligado com o personagem que está ali, pulando pra lá e pra cá, matando um bicho ou outro, resolvendo um puzzle, e enquanto isso a história também se desenvolve.

Esse é um tipo de abordagem que poderia sim dar certo em Mario, porém existe um pequeno detalhe também : o estilo de gameplay dos platformers cinemáticos é completamente diferente do jogo da Nintendo.
Enquanto Mario é mais focado em passar de fase ou explorar um mundo para achar estrelas, os outros são repletos de puzzles, setpieces (à exemplo de Limbo) e possuem um ritmo mais cadenciado, que dá espaço para a história se desenvolver de forma melhor.
Soa esquisito você estar lá correndo no jogo do Mario e, ao mesmo tempo, ter uma história desenrolando no fundo.

O Sly Cooper nunca joguei então não vou comentar.
Mas sobre o lance de "carisma", se tem uma coisa que Mario não precisa é disso.
Prova disso é que os jogos mais velhos da franquia tem trocentos personagens que não falavam e ainda assim todo mundo conhece e adora.
Há muito o que ser discutido sobre o seu post, mas vou apenas resumir alguns pontos para não escrever uma parede de texto muito grande:

- Sonic ter muitos fãs talvez não signifique que a série é infalível, mas prova que é uma franquia muito amada que agrada um grande público. O estilo dela pode não agradar um certo número de pessoas, mas atrai outras;

- A fanbase de Sonic é incrivelmente frutífera. Acompanho de perto o que se passa nela e ela sempre está produzindo coisas novas e se organizando para realizar vários projetos. Exemplos: Summer of Sonic, Sonic Robo Blast 1 e 2/Robo Blast 2 Kart, Sonic Amateur Games Expo (que também abriga jogos indie em geral), Sonic Hacking Contest, Sonic Rebound, Sonic the Comic Online, etc.

Acredite, a fanbase do Sonic produz muita coisa MESMO e continua atraindo mais pessoas;

- Como mencione antes ter história =/= ignorar gameplay. Também mencionei como uma história pode fazer um jogador se apegar a um game;

- Se um jogador não quiser ver uma cutscene, haverão outras pessoas que irão. Dê um skip para pessoa que não quer ver e deixe as que querem continuarem vendo;

- Pessoalmente, nunca me senti atrapalhada pelas cutscenes, diálogos ou pela história da Rosalina em Galaxy e você é realmente a primeira pessoa que conheço com essa reclamação. Na minha opinião, o que foi visto em Galaxy é uma evolução do que foi executado em Super Mario Sunshine;

- Mario 2D =/= 3D. O Mario 3D mais parecido com 2D é 3D Land/World enquanto o resto segue outro tipo de modelo.

- Se Mario não precisa de carisma...

Por que os fãs de Paper Mario e Mario & Luigi (duas séries super carismáticas focadas em enredos) fizeram uma bagunça enorme quando Sticker Star foi lançado, quando detalhes sobre a produção de Origami King foram revelados e a Alpha Dream foi a falência?

Por que as pessoas criticam os jogos da série New Super Mario Bros. a ponto de os chamarem de "sem alma"?

Por que as pessoas se apegaram a Luigi's Mansion 3 que possuí uma história simples porém divertida com diálogos e personagens expressivos?

Por que Mario, o protagonista de sua própria série, é considerado um personagem desinteressante e sem personalidade comparado a outros mascotes?

Há muitos por quês a serem respondidos em relação essa necessidade de carisma eu diria que esse todo mundo que você menciona não é exatamente todo mundo. Eu mesma fui muito fanática por Nintendo e Mario enquanto era jovem, mas agora tenho outra empresa como favorita e me interesso pelos spin-offs do bigodudo por sentir que há coisas mais interessantes neles.
 


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Há muito o que ser discutido sobre o seu post, mas vou apenas resumir alguns pontos para não escrever uma parede de texto muito grande:

- Sonic ter muitos fãs talvez não signifique que a série é infalível, mas prova que é uma franquia muito amada que agrada um grande público. O estilo dela pode não agradar um certo número de pessoas, mas atrai outras;

- A fanbase de Sonic é incrivelmente frutífera. Acompanho de perto o que se passa nela e ela sempre está produzindo coisas novas e se organizando para realizar vários projetos. Exemplos: Summer of Sonic, Sonic Robo Blast 1 e 2/Robo Blast 2 Kart, Sonic Amateur Games Expo (que também abriga jogos indie em geral), Sonic Hacking Contest, Sonic Rebound, Sonic the Comic Online, etc.

Acredite, a fanbase do Sonic produz muita coisa MESMO e continua atraindo mais pessoas;

- Como mencione antes ter história =/= ignorar gameplay. Também mencionei como uma história pode fazer um jogador se apegar a um game;

- Se um jogador não quiser ver uma cutscene, haverão outras pessoas que irão. Dê um skip para pessoa que não quer ver e deixe as que querem continuarem vendo;

- Pessoalmente, nunca me senti atrapalhada pelas cutscenes, diálogos ou pela história da Rosalina em Galaxy e você é realmente a primeira pessoa que conheço com essa reclamação. Na minha opinião, o que foi visto em Galaxy é uma evolução do que foi executado em Super Mario Sunshine;

- Mario 2D =/= 3D. O Mario 3D mais parecido com 2D é 3D Land/World enquanto o resto segue outro tipo de modelo.

- Se Mario não precisa de carisma...

Por que os fãs de Paper Mario e Mario & Luigi (duas séries super carismáticas focadas em enredos) fizeram uma bagunça enorme quando Sticker Star foi lançado, quando detalhes sobre a produção de Origami King foram revelados e a Alpha Dream foi a falência?

Por que as pessoas criticam os jogos da série New Super Mario Bros. a ponto de os chamarem de "sem alma"?

Por que as pessoas se apegaram a Luigi's Mansion 3 que possuí uma história simples porém divertida com diálogos e personagens expressivos?

Por que Mario, o protagonista de sua própria série, é considerado um personagem desinteressante e sem personalidade comparado a outros mascotes?

Há muitos por quês a serem respondidos em relação essa necessidade de carisma eu diria que esse todo mundo que você menciona não é exatamente todo mundo. Eu mesma fui muito fanática por Nintendo e Mario enquanto era jovem, mas agora tenho outra empresa como favorita e me interesso pelos spin-offs do bigodudo por sentir que há coisas mais interessantes neles.
Me desculpe mas nada disso chega a ser relevante.

A única coisa boa que a fanbase colaborou foi em Sonic Mania.
Importante observar que foi um jogo que resgatou as origens da série, teve praticamente zero de história e foi um dos melhores.

Ao colocar história em um jogo você tem que contratar ou utilizar desenvolvedores melhores nesse quesito, e em consequência vai gastar mais dinheiro também.
A Nintendo não tem essa filosofia de enfiar conteúdo onde não precisa, ela costuma colocar elementos apenas de forma contextualizada.
Traduzindo : pra colocar história (ou qualquer coisa) num jogo tem que ter um propósito.

Sinceramente não foi só eu que reclamei, embora a maioria não tenha ligado ou até curtido a história.
Mas a prova de que a própria Nintendo não curtiu tanto essa pegada é que ela tirou esses elementos no Super Mario Galaxy 2 e inclusive deixou a navegação pelo mapa mais intuitiva, tudo para priorizar o gameplay e acabar com qualquer tipo de interrupções desnecessárias.

Mario é personagem desinteressante?
Acho que você está viajando.
O personagem roubou a cena no fechamento das Olimpíadas de 2016 no Rio e todo mundo adorou isso, em grande parte do mundo o personagem é tão ou mais famoso que o igualmente carismático Mickey e por aí vai.
Falar isso é negar o que acontece na realidade.

O New Super Mario Bros na verdade foi um sucesso, de início.
Vendeu muitos NDS e Wiis, era um jogo muito competente e deu uma renovada na série.
Os jogos posteriores não fizeram sucesso porque o level design é sem inspiração e recicla muito dos outros jogos, fora que a Nintendo lançava um toda hora, então pessoal enjoou disso e acabou largando...ou melhor, nem tanto, pois os outros jogos não venderam mal também.

Não sei sobre o lance de Paper Mario, estou falando sobre os jogos de plataforma.
Mas é jogo de RPG e tal, aí sim tem que ter história boa para os personagens terem um certo carisma, pois é bastante tempo de jogo e tem muito texto.
Tal como o Super Mario RPG foi no Super Nintendo, ou o Paper Mario de GameCube.
 

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Por que as pessoas criticam os jogos da série New Super Mario Bros. a ponto de os chamarem de "sem alma"?

Quem critica isso não jogou o jogo. Tem uma das mais sofisticadas mecânicas de salto em um jogo de plataforma e um level design que pode não ser visualmente bonito, mas é muito funcional, faz o jogo ser muito bom. Mario ainda é um daqueles poucos jogos que são bons tanto para novatos quanto para experientes.

Não é à toa que vendeu bastante, muito mais do que o Sonic Mania que foi lançado para várias plataformas.

E é engraçado porque Sonic Mania é o melhor Sonic, melhor que qualquer outro nos últimos 20 anos. Porque é um jogo com substância, não é só estilo. Então pra mim não importa muito se Sonic tem ganhado relevância pelo seu estilo. Se isso não se transformar em bons jogos, sólidos, nada tem de útil.

Pra mim o que arruinou Sonic foi essa visão americana de querer tentar extrair cada gota, espremer até sair sangue e acabou saindo muito sangue, só para ganhar dinheiro. Ficam encucados com publicidade, com marketing, com a imagem, com o estilo, mas pouco desenvolvem na substância. Não é à toa que toda vez que os americanos tentaram fazer um jogo Sonic fracassaram. Sonic Mania é exceção porque foi feito por fãs e não por marqueteiros.
 

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Me desculpe mas nada disso chega a ser relevante.
A única coisa boa que a fanbase colaborou foi em Sonic Mania.
O crescimento de fanbase de uma franquia vai muito além de jogos oficiais. Enquanto o que mencionei pode não ser relevante para você, isso foi um dos motivos que fez o Sonic ter sucesso com as pessoas e uma comunidade enorme e fiel.

Importante observar que foi um jogo que resgatou as origens da série, teve praticamente zero de história e foi um dos melhores.
De fato, Sonic Mania é um dos melhores jogos do ouriço, mas o sucesso dele não elimina o argumento que fiz sobre platformers não serem atrapalhados por histórias. Como disse antes, história serve para aumentar ainda mais o apelo do jogo.

Ao colocar história em um jogo você tem que contratar ou utilizar desenvolvedores melhores nesse quesito, e em consequência vai gastar mais dinheiro também.
A Nintendo não tem essa filosofia de enfiar conteúdo onde não precisa, ela costuma colocar elementos apenas de forma contextualizada.
Traduzindo : pra colocar história (ou qualquer coisa) num jogo tem que ter um propósito.
Olha, vou ser bem sincera com você: eu gosto de comparar a Nintendo com aquele tio sovina que algumas famílias possuem. Ele odeia gastar dinheiro, por mais básica que a necessidade seja, e depois inventa alguma coisa para justificar o seu comportamento ou tenta fazer todo mundo esquecer a situação...

Sinceramente não foi só eu que reclamei, embora a maioria não tenha ligado ou até curtido a história.
Mas a prova de que a própria Nintendo não curtiu tanto essa pegada é que ela tirou esses elementos no Super Mario Galaxy 2 e inclusive deixou a navegação pelo mapa mais intuitiva, tudo para priorizar o gameplay e acabar com qualquer tipo de interrupções desnecessárias.
O Miyamoto havia dito numa intrevista de 2009 que diminuiu a história do Galaxy pois, na opinião dele, Mario não deve ter enredos profundos e backstories deixam a experiência do game menos alegre. Na minha opinião, isso entra no que eu disse antes: Ele tem uma visão velha e bem distorcida sobre o papel de uma história num jogo.

Não é preciso escrever Shakespeare, criar um milhão de cutscenes ou utilizar uma atmosfera depressiva. O que eles fizeram no Galaxy 1 com o livro da Rosalina estava perfeito e não arruinou a experiência sacarina do game.

Mario é personagem desinteressante?
Acho que você está viajando.
O personagem roubou a cena no fechamento das Olimpíadas de 2016 no Rio e todo mundo adorou isso, em grande parte do mundo o personagem é tão ou mais famoso que o igualmente carismático Mickey e por aí vai.
Falar isso é negar o que acontece na realidade.


Acho que a minha viagem está atrasada pois o meu avião ainda não chegou... :klol

Posso postar mais comentários se ainda estiver desacreditado. Peguei até tweets de fãs de Mario.

Mario é realmente mundialmente famoso entre as pessoas. No entanto, sua personalidade (ou a falta dela) costuma a ser vista como desinteressante se comparada a de outros mascotes e até mesmo outros personagens da sua franquia. Mario, o personagem, não tem muito o que oferecer. Ele é mais um símbolo do que um personagem vivo.

O New Super Mario Bros na verdade foi um sucesso, de início.
Vendeu muitos NDS e Wiis, era um jogo muito competente e deu uma renovada na série.
Os jogos posteriores não fizeram sucesso porque o level design é sem inspiração e recicla muito dos outros jogos, fora que a Nintendo lançava um toda hora, então pessoal enjoou disso e acabou largando...ou melhor, nem tanto, pois os outros jogos não venderam mal também.
Sim, a série em geral vendeu bastante. No entanto, as vendas não abafaram as críticas:



Refusal to change is how we end up with rote, boring, plastic New Super Mario Bros. games.


Pessoalmente, New Super Mario Bros. foi uma das primeiras coisas que me fez ficar triste de verdade com a série Mario. Eu vejo o capricho, a energia e a variedade investidas em Rayman Origins, Legends, DKC Returns, Sonic Mania e Yoshi's Wooly World e me entristeço demais com a série. Sei que há pessoas que gostam dela, mas não sou uma delas.
Não sei sobre o lance de Paper Mario, estou falando sobre os jogos de plataforma.
Mas é jogo de RPG e tal, aí sim tem que ter história boa para os personagens terem um certo carisma, pois é bastante tempo de jogo e tem muito texto.
Tal como o Super Mario RPG foi no Super Nintendo, ou o Paper Mario de GameCube.
O que mencionei sobre RPGs possuí relação com os jogos de plataforma.

O lance do Paper Mario foi que Sticker Star removeu a história elaborada e os personagens originais, deixando os fãs super enfurecidos. Muitos compraram o jogo pensando que era um PM igual aos antigos e deram de cara com uma sequência totalmente esterilizada. As informações do Origami King só colocaram palha na fogueira pois revelaram o motivo do ocorrido: Super Paper Mario (um dos queridinhos dos fãs em termos de história) foi o "extremo" que fez a Nintendo mudar de ideia em relação a série e filtrar tudo até a ultima gota.

Para os fãs de M&L, a falência da Alpha Dream significou o fim da única série do Mario que possuí traços de continuidade. Lembro que vi muitos comentários do tipo "Ah, puxa, agora vamos ter que ficar com o velho Mario chato de sempre".

Pela minha experiência interagindo com os fãs, as pessoas gostam de Paper Mario e Mario & Luigi por serem diferentes dos jogos principais. Por contar as histórias carismáticas que eu havia citado antes. Conheci inclusive pessoas que gostam dos RPGs, mas que não querem nada com os games principais por considerarem eles chatos e repetitivos.

O fato de ter pessoas que gostam desses Marios antigos e mais básicos que você citou não anula as criticas em relação a franquia e o que ela pode fazer para melhorar. Número de vendas também não significa muita coisa quando games fortemente odiados (Sticker Star) ou legitimamente horríveis (Aliens: Colonial Marines e Sonic '06) conseguem chegar a casa dos milhões.
 

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O crescimento de fanbase de uma franquia vai muito além de jogos oficiais. Enquanto o que mencionei pode não ser relevante para você, isso foi um dos motivos que fez o Sonic ter sucesso com as pessoas e uma comunidade enorme e fiel.


De fato, Sonic Mania é um dos melhores jogos do ouriço, mas o sucesso dele não elimina o argumento que fiz sobre platformers não serem atrapalhados por histórias. Como disse antes, história serve para aumentar ainda mais o apelo do jogo.


Olha, vou ser bem sincera com você: eu gosto de comparar a Nintendo com aquele tio sovina que algumas famílias possuem. Ele odeia gastar dinheiro, por mais básica que a necessidade seja, e depois inventa alguma coisa para justificar o seu comportamento ou tenta fazer todo mundo esquecer a situação...


O Miyamoto havia dito numa intrevista de 2009 que diminuiu a história do Galaxy pois, na opinião dele, Mario não deve ter enredos profundos e backstories deixam a experiência do game menos alegre. Na minha opinião, isso entra no que eu disse antes: Ele tem uma visão velha e bem distorcida sobre o papel de uma história num jogo.

Não é preciso escrever Shakespeare, criar um milhão de cutscenes ou utilizar uma atmosfera depressiva. O que eles fizeram no Galaxy 1 com o livro da Rosalina estava perfeito e não arruinou a experiência sacarina do game.




Acho que a minha viagem está atrasada pois o meu avião ainda não chegou... :klol

Posso postar mais comentários se ainda estiver desacreditado. Peguei até tweets de fãs de Mario.

Mario é realmente mundialmente famoso entre as pessoas. No entanto, sua personalidade (ou a falta dela) costuma a ser vista como desinteressante se comparada a de outros mascotes e até mesmo outros personagens da sua franquia. Mario, o personagem, não tem muito o que oferecer. Ele é mais um símbolo do que um personagem vivo.


Sim, a série em geral vendeu bastante. No entanto, as vendas não abafaram as críticas:






Pessoalmente, New Super Mario Bros. foi uma das primeiras coisas que me fez ficar triste de verdade com a série Mario. Eu vejo o capricho, a energia e a variedade investidas em Rayman Origins, Legends, DKC Returns, Sonic Mania e Yoshi's Wooly World e me entristeço demais com a série. Sei que há pessoas que gostam dela, mas não sou uma delas.

O que mencionei sobre RPGs possuí relação com os jogos de plataforma.

O lance do Paper Mario foi que Sticker Star removeu a história elaborada e os personagens originais, deixando os fãs super enfurecidos. Muitos compraram o jogo pensando que era um PM igual aos antigos e deram de cara com uma sequência totalmente esterilizada. As informações do Origami King só colocaram palha na fogueira pois revelaram o motivo do ocorrido: Super Paper Mario (um dos queridinhos dos fãs em termos de história) foi o "extremo" que fez a Nintendo mudar de ideia em relação a série e filtrar tudo até a ultima gota.

Para os fãs de M&L, a falência da Alpha Dream significou o fim da única série do Mario que possuí traços de continuidade. Lembro que vi muitos comentários do tipo "Ah, puxa, agora vamos ter que ficar com o velho Mario chato de sempre".

Pela minha experiência interagindo com os fãs, as pessoas gostam de Paper Mario e Mario & Luigi por serem diferentes dos jogos principais. Por contar as histórias carismáticas que eu havia citado antes. Conheci inclusive pessoas que gostam dos RPGs, mas que não querem nada com os games principais por considerarem eles chatos e repetitivos.

O fato de ter pessoas que gostam desses Marios antigos e mais básicos que você citou não anula as criticas em relação a franquia e o que ela pode fazer para melhorar. Número de vendas também não significa muita coisa quando games fortemente odiados (Sticker Star) ou legitimamente horríveis (Aliens: Colonial Marines e Sonic '06) conseguem chegar a casa dos milhões.

A relevância que eu falo é direta, nos jogos em si.
Você pode alegar que a fanbase mantém a série viva, o que é bom para a Sega, mas não para os jogadores num geral, já que os jogos são ruins.
Considero uma fanbase relevante aquela que apoia mas também dá feedback para empresa melhorar os jogos.

Não só elimina como reforça o ponto que apresentei.
Sonic Mania cortou essas baboseiras de historinha e isso rendeu frutos.
O resultado?
O jogo tem muito mais personalidade e é bem melhor que todos esses com história mais "elaborada".
Também é um jogo que diretamente rendeu bastante grana pra Sega:

E já aproveitando, os melhores jogos da série são aqueles que tem pouca ou nenhuma história.
Até agora não vi você dando uma explicação plausível de como isso poderia funcionar.

Não é que a Nintendo odeia gastar dinheiro, isso é uma ideia distorcida que você tem da empresa, ou pelo menos é um lado que você não observa sobre desenvolvimento.
Atualmente os gastos nos jogos estão altíssimos, as produções são caras e muitas vezes isso acaba sendo ruim para os próprios desenvolvedores, que devido ao orçamento, são forçados a trabalharem além da conta para apresentar um resultado de qualidade.
Acaba que muitos desses projetos até fazem sucesso, porém apresentam prejuízos financeiros para as empresas devido aos altos gastos.

Agora a Nintendo gasta muito menos sim, porém isso é um mérito e não um defeito : gasta menos, faz muito com pouco e acaba tendo lucro.
E os jogos que ela faz são sensacionais, muito caprichados e vendem igual água no deserto.
Quando não vendem tanto, ainda assim são traduzidos em lucro no final das contas, pois o gasto é menor do que outros jogos.

Então isso é uma questão de filosofia, não de "ódio para gastar dinheiro".
O que prova o que falei é que quando ela precisou gastar mais para fazer algo mais avançado, ela o fez : gastou cerca de 100 milhões no Zelda Breath of the Wild.

Pelo contrário, se o Mario faz tanto sucesso assim é justamente porque ele tem carisma, personalidade, ele esbanja isso.
O carisma dele não está nas falas, e sim no seu visual e nas suas ações.
É um encanador italiano feliz, excêntrico, que está lá disposto pra salvar a princesa dia após dia, entra em uma jornada e sai explorando os mundos, pulando e matando bichinhos, interagindo e até ajudando outros personagens (quando se trata dos jogos 3D).
As pessoas enxergam isso automaticamente, pois ações muitas vezes valem mais do que palavras.
É aquele tipo de personagem que não precisa de textão para a galera curtir, vide Chrono, Gordon Freeman, Link, entre vários outros.


Putz, você vai pegar "crítica" de Twitter pra provar seu ponto, é sério isso?
Aí não dá né.
Nem texto tem direito aí nesses links.

A crítica adorou esses jogos btw, e os jogadores também:

Até o de Wii U e o fraco NSMB2 tiveram notas relativamente boas:

O que você falou dos RPGs pode sim ter relação com os jogos de plataforma.
Porém isso ainda não prova que Mario de plataforma precisa de história, nem que daria certo.
 
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Ridge

Bam-bam-bam
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Sim considero o o Sonic um personagem ate mais cool que o Mario, mas na verdade queria que seus jogos fossem tão bons quanto o seu visual, ele é muito "style over substance".

Problema do Sonic é que ele é muito overpower, ele so corre e é muito rápido e os inimigos não oferecem resistência e parecem fazer parte da paisagem, estão ali pq sim, Sonic so corre e essa formula repetitiva não muda, pior que no final o Sonic se transforma é um sayajin pra ficar mais overpower ainda. O Rayman Origins fez a corrida de forma magistral, ele corre pq tem realmente desafios tipo a fase estar desmoronando ou um inimigo gigante esta atras dele.

Ja com o Mario vc sente que nas fases tudo é um desafio, ele depende muito dos itens tbm, o Fire Flower transforma o Mario praticamente em um jogo de Mega Man, vc tbm pode interagir com os inimigos, usar eles como impulso pra alcançar lugares mais altos ou usar o casco das tartarugas como arma. As fases sempre tem desafios diferentes e interessantes, não a toa Mario Maker faz muito sucesso.

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SuperMarioWorld-BulletBills.gif



Mario sempre foi uma série que foi evoluindo, no 3 ele voava, no World tinha o Yoshi, no Land 1 tinha fases shumups, no Land 2 tinha o sistema de moedas, e ate no New Super Mario Bros que é meio sem alma ( Sonic tbm teve jogos chatos, esquecíveis e sem alma como Sonic 4, Sonic Rush do DS e os Sonic Advance do GBA ) adicionaram o ground pound e o wall jump que mudaram um pouco a mecânica do jogo.


O fato de ter pessoas que preferem apenas o Mario tipo RPG é normal, assim como tem gente que so gosta do Mario Kart ou do Mario Party.
 

IuriXtremeSilver

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No brasil deve ser..mas no mundo todo? Não, não tenho duvidas que Super Mario é absurdamente mais popular entre as crianças dos EUA e Japão,e até da Europa
 

Megazordi64

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Sim considero o o Sonic um personagem ate mais cool que o Mario, mas na verdade queria que seus jogos fossem tão bons quanto o seu visual, ele é muito "style over substance".

Problema do Sonic é que ele é muito overpower, ele so corre e é muito rápido e os inimigos não oferecem resistência e parecem fazer parte da paisagem, estão ali pq sim, Sonic so corre e essa formula repetitiva não muda, pior que no final o Sonic se transforma é um sayajin pra ficar mais overpower ainda. O Rayman Origins fez a corrida de forma magistral, ele corre pq tem realmente desafios tipo a fase estar desmoronando ou um inimigo gigante esta atras dele.

Ja com o Mario vc sente que nas fases tudo é um desafio, ele depende muito dos itens tbm, o Fire Flower transforma o Mario praticamente em um jogo de Mega Man, vc tbm pode interagir com os inimigos, usar eles como impulso pra alcançar lugares mais altos ou usar o casco das tartarugas como arma. As fases sempre tem desafios diferentes e interessantes, não a toa Mario Maker faz muito sucesso.

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Mario sempre foi uma série que foi evoluindo, no 3 ele voava, no World tinha o Yoshi, no Land 1 tinha fases shumups, no Land 2 tinha o sistema de moedas, e ate no New Super Mario Bros que é meio sem alma ( Sonic tbm teve jogos chatos, esquecíveis e sem alma como Sonic 4, Sonic Rush do DS e os Sonic Advance do GBA ) adicionaram o ground pound e o wall jump que mudaram um pouco a mecânica do jogo.


O fato de ter pessoas que preferem apenas o Mario tipo RPG é normal, assim como tem gente que so gosta do Mario Kart ou do Mario Party.

Eu prefiro muito mais o Mario por causa da jogabilidade mesmo.

Acho o Sonic desajeitado pra fazer as partes plataforma, nunca gostei.

É incrível como a Nintendo acertou na jogabilidade do personagem ainda no Super Mario Bros 1 do Nintendinho, sempre quando morro sinto que a culpa é minha, nunca reclamei da jogabilidade ou de level design feito nas coxas.

O que eu gosto nos jogos do Sonic é as fases terem múltiplos caminhos, mas nunca consegui apreciar a jogabilidade.
 

Trezoitao38

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Adicionar história não dá certo numa poção de gêneros, especialmente plataforma. Porque quebra o ritmo do jogo. Gera o famoso "quando eu quero jogar tem filminho, quando eu quero ver filminho eu tenho que jogar". A pessoa acaba de jogar uma fase, ela quer imediatamente jogar outra fase, porque ela tá no ritmo. Ninguém vai a um restaurante e come o arroz, vê uma cut scene, aí come o feijão, vê uma cut scene e aí come o bife. Enquanto a pessoa tá com fome ela não para de comer. Com jogo de plataforma a sensação é similar.

Em Sekiro, tem umas cut scenes antes de alguns chefes, no final deles e em algumas vezes, tem cut scene entre uma fase e outra de chefe. Mas quem é que quer ver cut scene bem no meio da luta? tá todo mundo preocupado em querer "passar de fase", acabar com o chefe logo, aprender seus movimentos, aprender a se defender de todos os ataques e pegar todas janelas de oportunidade para atacar. O estado mental nesse momento não tá pra cut scene, vem algumas palavras que serão logo em seguida esquecidas. Quando eu via essas cut scenes no Sekiro eu já esquecia rápido, porque minha atenção não tava para elementos da história.

É uma ilusão achar que história é tão revelante nesses games. Imagina entre uma partida e outra de xadrez ter que ficar prestando atenção a detalhes de uma história medieval, o cérebro tá fritado, não retem mais o mesmo volume de informações.

Quando jogo um Sonic meu cérebro tá ocupado com certas preocupações. Quantas vidas tenho, quantas argolas tenho, como eu posso achar os secretos da fase? como posso pegar mais vidas e power ups? Como eu derroto esse chefe? Como eu faço para alcançar o bônus? E não quero sair desse estado mental. E se eu sair por um breve instante para ver uma cut scene e depois voltar a jogar, ou eu não irei prestar atenção na cut scene, ou então irei sair do estado mental que me é necessário ao jogar. Imagina se jogadores de basquete, futsal, vôlei, futebol americano, esportes que tem substituições infinitas e os jogadores entram e saem de campo constantemente, imagina se eles ficam ali away quando saem de quadra. Eles ficam olhando o jogo, recebendo instruções dos técnicos, continuam pensando nas táticas e estratégias para vencer o jogo.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Só sei que meu moleque ultimamente anda viciadão nos games do ouriço, eu já vi ele zerando o Sonic 2 no celular, coisa que nunca fiz e agora está tentando pegar todas as esmeraldas no Sonic 3 e Knuckles, e porra que jogo ultrafoda, e quem fala que os jogos clássicos do Sonic são ruins está falando uma m**** faraônica e provavelmente é um ista fanático.
 

Ixchel

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Cada jogo/universo é bom em sua maneira. E cada têm seu ponto de vista sobre as franquias. O meu ponto de vista é o seguinte:

Mario é excelente nos videogames, pois ele e o universo do Mario se encaixam exclusivamente nisso. Fora dos videogames Mario não é tudo aquilo. Sonic tbm tem jogos ótimos (mas não acho melhor que Mario), mas ele se adapta melhor fora dos jogos devido as habilidades dele e além dele ser um personagem muito divertido.

Mas todos sabemos que o melhor de todos é o Blinx
 

Asha

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A relevância que eu falo é direta, nos jogos em si.
Você pode alegar que a fanbase mantém a série viva, o que é bom para a Sega, mas não para os jogadores num geral, já que os jogos são ruins.
Considero uma fanbase relevante aquela que apoia mas também dá feedback para empresa melhorar os jogos.

Não só elimina como reforça o ponto que apresentei.
Sonic Mania cortou essas baboseiras de historinha e isso rendeu frutos.
O resultado?
O jogo tem muito mais personalidade e é bem melhor que todos esses com história mais "elaborada".
Também é um jogo que diretamente rendeu bastante grana pra Sega:

E já aproveitando, os melhores jogos da série são aqueles que tem pouca ou nenhuma história.
Até agora não vi você dando uma explicação plausível de como isso poderia funcionar.

Não é que a Nintendo odeia gastar dinheiro, isso é uma ideia distorcida que você tem da empresa, ou pelo menos é um lado que você não observa sobre desenvolvimento.
Atualmente os gastos nos jogos estão altíssimos, as produções são caras e muitas vezes isso acaba sendo ruim para os próprios desenvolvedores, que devido ao orçamento, são forçados a trabalharem além da conta para apresentar um resultado de qualidade.
Acaba que muitos desses projetos até fazem sucesso, porém apresentam prejuízos financeiros para as empresas devido aos altos gastos.

Agora a Nintendo gasta muito menos sim, porém isso é um mérito e não um defeito : gasta menos, faz muito com pouco e acaba tendo lucro.
E os jogos que ela faz são sensacionais, muito caprichados e vendem igual água no deserto.
Quando não vendem tanto, ainda assim são traduzidos em lucro no final das contas, pois o gasto é menor do que outros jogos.

Então isso é uma questão de filosofia, não de "ódio para gastar dinheiro".
O que prova o que falei é que quando ela precisou gastar mais para fazer algo mais avançado, ela o fez : gastou cerca de 100 milhões no Zelda Breath of the Wild.

Pelo contrário, se o Mario faz tanto sucesso assim é justamente porque ele tem carisma, personalidade, ele esbanja isso.
O carisma dele não está nas falas, e sim no seu visual e nas suas ações.
É um encanador italiano feliz, excêntrico, que está lá disposto pra salvar a princesa dia após dia, entra em uma jornada e sai explorando os mundos, pulando e matando bichinhos, interagindo e até ajudando outros personagens (quando se trata dos jogos 3D).
As pessoas enxergam isso automaticamente, pois ações muitas vezes valem mais do que palavras.
É aquele tipo de personagem que não precisa de textão para a galera curtir, vide Chrono, Gordon Freeman, Link, entre vários outros.


Putz, você vai pegar "crítica" de Twitter pra provar seu ponto, é sério isso?
Aí não dá né.
Nem texto tem direito aí nesses links.

A crítica adorou esses jogos btw, e os jogadores também:

Até o de Wii U e o fraco NSMB2 tiveram notas relativamente boas:

O que você falou dos RPGs pode sim ter relação com os jogos de plataforma.
Porém isso ainda não prova que Mario de plataforma precisa de história, nem que daria certo.
Olha, confesso que estou bastante cansada de escrever textos grandes, então deixo isso como meu último post:

-Você me passa a sensação de que não conhece Sonic ou sua fanbase muito bem, principalmente com o comentário do feedback. Team Sonic Racing e principalmente Sonic Forces, dois dos últimos lançamentos da franquia, foram duramente criticados pelos fãs durante muito tempo por vários motivos: Level design fraco, história fraca, pouco conteúdo, online defeituoso, falta apoio através de atualizações e entre outras coisas;

- O sucesso de Sonic Mania não se deve ao fato de "cortar a história". Sonic Mania fez sucesso por que é um bom game. Se um jogo moderno com história também for bem feito, ele também fará sucesso;

- Conheço as dificuldades da indústria, só não confio nas afirmações de uma empresa super mercenária que mal consegue entregar serviços decentes para seus fãs. Parei de acreditar nas firulas da Nintendo há muito tempo;

-A critica em relação a falta personalidade do Mario não é pela falta de falas, mas por ser um personagem raso, quase inexpressivo que interage pobremente com o mundo a sua volta. Ser bonzinho e sorrir toda hora não é ter uma personalidade interessante.

A popularidade do Luigi, um personagem que passou por mudanças bem drásticas de comportamento em vários games como Paper Mario e Luigi's Mansion, e do Crash Bandicoot (um personagem super cartunesco e expressivo que só fala "Gibberish") joga o seu argumento por terra;

-Assim como esses New Super Mario Bros., Sticker Star tem uma nota verde no Metacritic. Agora pergunte para a maioria dos fãs de Mario/Paper Mario sobre as opiniões deles sobre o jogo. Te garanto que a maioria não vai ser legal.

Confio mais na opinião dos fãs - seja do Twitter ou qualquer outro lugar - do que em notas e críticos que podem ser comprados com alguns trocados. Se eu fosse na onda de ambos, perderia muitos jogos bons e compraria muita coisa que eu não gosto.

Enfim, vou concordar em discordar de você. See ya.
 
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Trezoitao38

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Só sei que meu moleque ultimamente anda viciadão nos games do ouriço, eu já vi ele zerando o Sonic 2 no celular, coisa que nunca fiz e agora está tentando pegar todas as esmeraldas no Sonic 3 e Knuckles, e porra que jogo ultrafoda, e quem fala que os jogos clássicos do Sonic são ruins está falando uma m**** faraônica e provavelmente é um ista fanático.

Mas o Sonic 2 do celular não é aquele que é widescreen e tem suporte a save?
 

de acordo

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Pessoal só foca num ponto qd a conversa é outro, incrível o cinismo pra defender o lado da Nintendo.
 

ExCaixista

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Isso é verdade. Sonic tem um apelo maior, além de filmes e desenhos.

Aqui em casa meu enteado já terminou Sonic mania, generation, e outros dois que esqueci o nome, enquanto Mario ele só terminou o Odssey.
Ele tmb teve uma fase de ficar correndo dentro de casa feito louco .

Mario é para nós, velhos.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
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Gamisticamente Mario >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> vida >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Sonic, em qualquer geração.

Já pra todo o resto Sonic >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> dilatação anal do @doutordoom >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Mario
 

ELTORO

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Olha, confesso que estou bastante cansada de escrever textos grandes, então deixo isso como meu último post:

-Você me passa a sensação de que não conhece Sonic ou sua fanbase muito bem, principalmente com o comentário do feedback. Team Sonic Racing e principalmente Sonic Forces, dois dos últimos lançamentos da franquia, foram duramente criticados pelos fãs durante muito tempo por vários motivos: Level design fraco, história fraca, pouco conteúdo, online defeituoso, falta apoio através de atualizações e entre outras coisas;

- O sucesso de Sonic Mania não se deve ao fato de "cortar a história". Sonic Mania fez sucesso por que é um bom game. Se um jogo moderno com história também bem feito, ele também fará sucesso;

- Conheço as dificuldades da indústria, só não confio nas afirmações de uma empresa super mercenária que mal consegue entregar serviços decentes para seus fãs. Parei de acreditar nas firulas da Nintendo há muito tempo;

-A critica em relação a falta personalidade do Mario não é pela falta de falas, mas por ser um personagem raso, quase inexpressivo que interage pobremente com o mundo a sua volta. Ser bonzinho e sorrir toda hora não é ter uma personalidade interessante.

A popularidade do Luigi, um personagem que passou por mudanças bem drásticas de comportamento em vários games como Paper Mario e Luigi's Mansion, e do Crash Bandicoot (um personagem super cartunesco e expressivo que só fala "Gibberish") joga o seu argumento por terra;

-Assim como esses New Super Mario Bros., Sticker Star tem uma nota verde no Metacritic. Agora pergunte para a maioria dos fãs de Mario/Paper Mario sobre as opiniões deles sobre o jogo. Te garanto que a maioria não vai ser legal.

Confio mais na opinião dos fãs - seja do Twitter ou qualquer outro lugar - do que em notas e críticos que podem ser comprados com alguns trocados. Se eu fosse na onda de ambos, perderia muitos jogos bons e compraria muita coisa que eu não gosto.

Enfim, vou concordar em discordar de você. See ya.
Ali não tem nem como não criticar né.
Ainda assim...
Vendas do Sonic Forces foram boas, o jogo fez sucesso :

Um dos méritos de Sonic Mania é justamente em cortar história para favorecer o gameplay.
É isso que eu quis dizer.

Isso da Nintendo ser "mercenária" não tem muito a ver com o quer falei.
Ela é meio que a Apple nesse sentido, porém mais com hardware do que os jogos em si.
Direto ela toma decisões arriscadas, as vezes paga caro por isso mas muitas vezes também rende frutos.

Aí é sua opinião sobre a personalidade do Mario.
Ele tem sim bastante expressividade nos jogos, só não dialoga mesmo.
Não tem como um personagem ficar tão famoso sem que tenha carisma.

A popularidade do Luigi é menor do que a do Mario, embora ele tenha igualmente bastante personalidade.

Você esqueceu de olhar o user score daqueles jogos.
Tirando o New Super Mario Bros 2, todos os outros da série estão com reviews boas de usuários.
O que significa que o público adorou esses jogos, ao contrário do que você quis dizer.
 

Trezoitao38

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Não faço ideia, só sei que incluíram o Hidden Palace e felizmente o moleque ainda não sabe o que significa save :klol

Você acha que ele não sabe.

Sonic 2 era um game frustrante. Vários chefes que não tem nenhuma argola depois do checkpoint, número de vidas pequeno. As argolas zeravam logo após entrar em um bônus e quando voltava para o jogo voltava com 0. Sem save. Sem contar o número enorme de espinhos intermitentes, buracos, inimigos escondidos atrás de folhagem e outros elementos do cenário, inimigos que jogam projeteis pra cima de você dando pouca chance para desviar (eles jogam os projéteis justamente na trajetória de seus saltos pra tentar atacá-los). E as fases são bem curtas também, o que muitas vezes dificulta a obter mais de 100 argolas. Praticamente não pode cometer um erro sequer para isso. O que deixa o jogo um tanto estúpido, muitas vidas para bons jogadores e escassez de vida para aqueles que realmente precisam delas.

Sabe por que você nunca zerou o jogo? Porque ele é um jogo falho.

Sonic 3 & Knuckles é outra história.
 

Madarame

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A única fase difícil do Sonic 2 era a Metropolis Zone, fase cheias de armadilhas com plataformas e que tinha 3 zonas, inclusive. De resto o jogo era de boa e zerei umas trocentas vezes quando criança.

Acho que o problema não era o jogo e ele nem era falho, mas sim vocês que não sabiam jogar. :klol
 

Trezoitao38

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A única fase difícil do Sonic 2 era a Metropolis Zone, fase cheias de armadilhas com plataformas e que tinha 3 zonas, inclusive. De resto o jogo era de boa e zerei umas trocentas vezes quando criança.

Acho que o problema não era o jogo e ele nem era falho, mas sim vocês que não sabiam jogar. :klol

Acho que você não entende diferença entre jogo difícil e frustrante.

Número limitado de vidas, jogo te dá poucas chances para você conhecer o cenário, inimigos, chefes, tem que recomeçar tudo de novo se falhar. Bota um save ali entre cada zona e fica um jogo fácil, bem mais fácil que os Marios.
 

Madarame

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Acho que você não entende diferença entre jogo difícil e frustrante.

Número limitado de vidas, jogo te dá poucas chances para você conhecer o cenário, inimigos, chefes, tem que recomeçar tudo de novo se falhar. Bota um save ali entre cada zona e fica um jogo fácil, bem mais fácil que os Marios.

Pow brother, nunca tive problema com o jogo e nunca fiquei pedindo save ou vida ilimitada, nunca curti essas nutelices em jogo de plataforma. Até o Sonic 3 eu zerei sem save já que a minha fita era pirata.

Acho que o único jogo que eu não gostava quando dava game over e eu evitava ao extremo de acontecer isso, era o DKC1, mas esse era pq eu tinha medo da tela de game over. :kkk
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Esqueceu de terminar com:

"em minha opinião"

Em outras palavras vc acha que as pessoas são obrigadas a gostar dos games da Nintendo? Santa lavagem cerebral, joguei a maioria desses games e n curti. Nintendo pra mim é uma desenvolvedora de games como tantas outras por aí.

Nego acha que todo mundo é obrigado a adorar a nintendo.. santa osmose ...
Idem. Se eu fizesse um rank de preferência, Nintendo estaria entre as empresas que considero mais dispensáveis quanto ao meu gosto, tanto que nunca tive um console Nintendo. Eu prefiro passar o resto da vida sem Nintendo do que sem EA, Ubisoft ou Activision.

Reconheço a importância da empresa, mas não tenho o menor interesse em suas franquias e tudo que joguei até hoje considero de dispensável pra ruim. Mas adoram cagar um gostinho.
 

Trezoitao38

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Pow brother, nunca tive problema com o jogo e nunca fiquei pedindo save ou vida ilimitada, nunca curti essas nutelices em jogo de plataforma. Até o Sonic 3 eu zerei sem save já que a minha fita era pirata.

Acho que o único jogo que eu não gostava quando dava game over e eu evitava ao extremo de acontecer isso, era o DKC1, mas esse era pq eu tinha medo da tela de game over. :kkk

Sonic 3 é infinitamente mais fácil que o 2.

Só na primeira fase dá para achar mais de 10 vidas. Sem save eu consegui chegar até o final de Sonick 3 & Knuckles, meu primeiro continue só fui usar lá na penúltima fase.

Porque é outro jogo, você entra no bônus e pode pegar até mais anéis, quando volta pro jogo você continua com o você tinha antes de entrar no bônus e mais o que você ganhou no bônus. Não tem como comparar os dois games nesse quesito de dificuldade.

Sonic Mania mesmo eu zerei sem save.
 
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