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Ford anuncia o fim da produção de carros no Brasil

The Kong

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A saída da Ford do Brasil e o que, mais uma vez, a “mídia do ódio” omite
Foto ilustrativa

NÃO É NO BRASIL. Muito menos é culpa do governo.
A decisão de encerrar a produção de veículos de passeio É GLOBAL e já foi tomada há DOIS ANOS.
É um raciocínio simples.

O Importante é culpar o "bozo"... coerência é desnecessário
 

NEOMATRIX

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independente se a Ford está mal gerida ou não .eu duvido muito que se essa joça de país não fosse este inferno burocrático e tributário ,esta várzea sem nenhuma segurança jurídica eles iriam dar no pé assim

Iriam nada. Com certeza. Brasil é continental. Se brincar , vende mais carros que na Europa, isso se imaginar que se o brasileiro fica 2 anos com um carro, acha que precisa pegar um zero, até pelo fator ostentação


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The Kong

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Ford raiz era isso aqui:
Visualizar anexo 164119

Dessa Ford nova não sinto saudades, já da antiga...

DYb9MtDXkAAdL9x.jpg:large
 


Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
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por aqui vejo mais estas bombas francesas sobre rodas da Peugeot e Renault novos do que carros ford na ruas... e o consumidor tem força de decisão, mesmo que nem tão boa as vezes...
Renault tá mais nacional que a Ford.

Peugeout e Citroen melhoraram MUITO os seus carros e hoje têm produtos top.

Mudou muito ns últimos anos.
 

The Kong

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Pimenta_

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ADG é só mais um hipócrita, vendia um monte de tranqueira inútil que ele importava dos USA(como pino colorido pra pneu) como se fosse maravilhoso no início da carreira no youtube.

Depois apagou os vídeos e passou a falar mal de todo mundo como se ele fosse o único mecânico honesto do país.

Sem falar que vivia falando mal de carro francês e acabou fazendo propaganda pra Renault. O cara é ridículo.
 

DeuteroScóleX

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Agora, independente da questão econômica, como vão ficar os donos de Ecosport e NewFiesta? Vão precisar de uma impressora 3D pra fabricarem as próprias peças?
Imagino que o valor dos seminivos e usados vão lá pra baixo agora


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Amigo, que viagem maluca é essa de impressora 3D? Montadora, na maioria do processo construtivo do veículo, apenas monta peças fabricadas por outras empresas especializadas. Dessa forma, peças cruciais de reposição vão continuar existindo mesmo que a Ford seja varrida do planeta.


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NEOMATRIX

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Amigo, que viagem maluca é essa de impressora 3D. Montadora monta peças fabricadas por outras empresas especializadas. Dessa forma, peças cruciais de reposição vão continuar existindo mesmo que a Ford seja varrida do planeta.


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Vc diz peças genéricas né?


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PhylteR

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Agora, independente da questão econômica, como vão ficar os donos de Ecosport e NewFiesta? Vão precisar de uma impressora 3D pra fabricarem as próprias peças?
Imagino que o valor dos seminivos e usados vão lá pra baixo agora


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Por lei, a montadora deve dar suporte e ofertar peças por pelo menos 10 anos após o lançamento do veículo.

Sem falar que a Ford ainda venderá carros aqui no Brasil, mas não fabricará mais aqui.

E como o colega já disse, a maioria das peças é fabricada por empresas terceiras, salvo algo muito específico.
Não é a Ford que fabrica a roda, os filtros, as velas, etc...

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PhylteR

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A saída da Ford do Brasil e o que, mais uma vez, a “mídia do ódio” omite
Foto ilustrativa

NÃO É NO BRASIL. Muito menos é culpa do governo.
A decisão de encerrar a produção de veículos de passeio É GLOBAL e já foi tomada há DOIS ANOS.
É um raciocínio simples.
Não vão seguir produzindo na Argentina então?

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Stranger_Eddie

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Tragam mais água pro feijão....


Com R$ 335 milhões em empréstimos, BNDES pede explicações à Ford sobre fechamento de fábricas

Banco disse que não foi informado sobre fim da produção de veículos no Brasil e que há dois contratos ativos, que já passaram da metade do prazo total.

Por G1
12/01/2021 21h38

Veículos EcoSport eram montados na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia — Foto: Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo/Arquivo

Veículos EcoSport eram montados na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia — Foto: Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo/Arquivo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cobrou explicações à Ford na segunda-feira (11) sobre a decisão de fechar suas fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) — e encerrar a produção de veículos no Brasil. O banco afirmou que não foi avisado.


Em nota, o BNDES informou que a companhia possui dois contratos de financiamento que somam R$ 335 milhões e foram contratados em 2014 e 2017. Os financiamentos, disse a instituição, já passaram da metade do prazo total e estão com "pagamento em dia".

"Eles [contratos] tiveram como objetivo projetos destinados ao desenvolvimento de novos produtos da companhia no Brasil, para o fortalecimento da engenharia nacional", acrescentou.
Presidente Bolsonaro lamenta fechamento de empregos da Ford, mas diz que empresa queria subsídios


Presidente Bolsonaro lamenta fechamento de empregos da Ford, mas diz que empresa queria subsídios

O BNDES disse também que estão em vigor 30 contratos de financiamento indiretos, por meio de parceiros e agentes financeiros, para a companhia, no valor total contratado de R$ 54,2 milhões.

Com as duas operações de crédito ainda ativas, o banco de desenvolvimento afirma que aguarda as respostas da Ford para avaliar os impactos da decisão sobre os contratos.

 

NEOMATRIX

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Por lei, a montadora deve dar suporte e ofertar peças por pelo menos 10 anos após o lançamento do veículo.

Sem falar que a Ford ainda venderá carros aqui no Brasil, mas não fabricará mais aqui.

E como o colega já disse, a maioria das peças é fabricada por empresas terceiras, salvo algo muito específico.
Não é a Ford que fabrica a roda, os filtros, as velas, etc...

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Ou eu não manjo dos paranaues ou sei la. Meu carro, vou no mercado car e não acho mta coisa, acabo tendo de recorrer a concessionária.
Sobre a lei, qdo a empresa não tá mais aqui, qual a obrigação dela com as leis brasileiras?


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PhylteR

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Ou eu não manjo dos paranaues ou sei la. Meu carro, vou no mercado car e não acho mta coisa, acabo tendo de recorrer a concessionária.
Sobre a lei, qdo a empresa não tá mais aqui, qual a obrigação dela com as leis brasileiras?


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Claro que para a concessionária conseguir peças, é mais fácil, afinal a montadora possui contratos com os fornecedores. Não é como se a montadora estivesse disputando peças com a lojinha online ou a oficina da esquina.

Além disso, não costumam divulgar tão facilmente os fabricantes e modelos das peças. As vezes a montadora até coloca o catálogo em algum canto escondido do site, mas não é fácil achar. Então muita gente não sabe qual é a peça "original" que a montadora usa - por original, entende-se a fabricante terceirizada que fornece a peça para a montadora. A Bosch é uma grande fabricante de peças automotivas, por exemplo.

Sobre a Ford não estar mais aqui, divulgaram no comunicado que ainda terão operações administrativas no Brasil. Sem falar que ainda venderão carros (importados) aqui. Então, precisam manter assistência e fornecimento de peças.

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SamasosukE

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A empresa que pagava o melhor salário na Bahia era a Ford, depois vinha Odebrecht e Braskem.

A galera deve estar desesperada, desemprego em alta puts.
 

NEOMATRIX

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A empresa que pagava o melhor salário na Bahia era a Ford, depois vinha Odebrecht e Braskem.

A galera deve estar desesperada, desemprego em alta puts.

Vish.... tirando a Braskem, só bucha...
Acho que Cargill tá lá tb


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SamasosukE

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Vish.... tirando a Braskem, só bucha...
Acho que Cargill tá lá tb


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Sim, sim.

Não há tantas alternativas. O mercado aqui é mão de obra barata, pouquíssimas empresas pagam bem.

Continental, Bosch (encerrou operação aqui tb).

A Cargill fica em Ilhéus, bem distante da capital e só anda demitindo pelas notícias.


E alguns gatos pingados de energia eólica.
 

DeuteroScóleX

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Vc diz peças genéricas né?


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Você acha que a Ford tem uma fábrica de pastilhas, outra de correia dentada, outra de pneus, outra de vidro pára-brisas, outra de volantes, outra de bateria, outra de velas, bobinas, sensores, conectores,e etc? O fato de vir escrito Ford na caixa de velas de ignição não significa que a qualidade é melhor ou pior que uma caixa escrito Bosh para o mesmo produto. Na verdade, a Ford, a exemplo, encomenda essas velas do fabricante Bosch, e põe na caixinha Oficial. Todas as montadoras fazem isso. Uma oi outra peça de engenharia, é que precisa sair da fornalha do fabricante: o capô ou bloco do
motor, por exemplo.


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NEOMATRIX

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Você acha que a Ford tem uma fábrica de pastilhas, outra de correia dentada, outra de pneus, outra de vidro pára-brisas, outra de volantes, outra de bateria, outra de velas, bobinas, sensores, conectores,e etc? O fato de vir escrito Ford na caixa de velas de ignição não significa que a qualidade é melhor ou pior que uma caixa escrito Bosh para o mesmo produto. Na verdade, a Ford, a exemplo, encomenda essas velas do fabricante Bosch, e põe na caixinha Oficial. Todas as montadoras fazem isso. Uma oi outra peça de engenharia, é que precisa sair da fornalha do fabricante: o capô ou bloco do
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Sei que nem todas, mas eu por ex precisei de um cabo da porta automática e só encontrei na Honda.


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DeuteroScóleX

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Por lei, a montadora deve dar suporte e ofertar peças por pelo menos 10 anos após o lançamento do veículo.

Sem falar que a Ford ainda venderá carros aqui no Brasil, mas não fabricará mais aqui.

E como o colega já disse, a maioria das peças é fabricada por empresas terceiras, salvo algo muito específico.
Não é a Ford que fabrica a roda, os filtros, as velas, etc...

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Lenda urbana esse negócio de montadora ser obrigada a manter peças de reposição por 10 anos. Não existe nenhuma lei que obrigue nenhum fabricante de qualquer produto a isso. Geralmente se mantém peças de reposição para o mercado, em intervalos superiores até mais de 15 anos porque é simplesmente financeiramente viável .

Só que isso tem um preço.


Em novembro de 2019 colidi frontalmente um Honda Fit 2010 (ou seja de 10 anos atrás) e deu um belo de um prejuízo para a segurada. Uma batida ridícula de besta chegou num prejuízo de R$ 22.900,00 na época. Teve um farolzinho de neblina ( veja bem, não era o PAR) que custou a bagatela de R$ 2.800,00. Justificativa? Peça ficou 10 anos guardada para o pretenso comprador. 10 anos ocupando estoque, sendo conservada, protegida, capital parado, etc. A custo da ociosidade dela finalmente se mostrou ali....


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PhylteR

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Lenda urbana esse negócio de montadora ser obrigada a manter peças de reposição por 10 anos. Não existe nenhuma lei que obrigue nenhum fabricante de qualquer produto a isso. Geralmente se mantém peças de reposição para o mercado, em intervalos superiores até mais de 15 anos porque é simplesmente financeiramente viável .

Você está correto em parte.

A ideia dos "10 anos" eu tirei da bunda mesmo, não há legislação sobre. Porém, o CDC exige que o fabricante ou importador mantenha peças de reposição disponíveis por, pelo menos, a vida útil estimada do produto - caso tenha havido interrupção na fabricação ou importação do produto.

A tal vida útil não é objetivamente definida na legislação, mas a jurisprudência considera pelo menos 10 anos para veículos.

Então, por lei, a fabricante/montadora/importadora não pode simplesmente deixar de vender o produto e no dia seguinte deixar de fornecer peças de reposição.

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DeuteroScóleX

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Sei que nem todas, mas eu por ex precisei de um cabo da porta automática e só encontrei na Honda.


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O mercado não vende centenas de milhares de cabo para porta da Honda, por dia, mês, ou ano, porque isso se vende uma vez na vida e outra na morte. Naturalmente só a montadora vai ter, porque é uma peça muito peculiar e ela mantém em estoque. O mercado é movido por demanda. Demanda de altíssimo giro: pastilha, filtros, parafusos, discos, fluidos, amortecedores, etc.


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NEOMATRIX

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O mercado não vende centenas de milhares de cabo para porta da Honda, por dia, mês, ou ano, porque isso se vende uma vez na vida e outra na morte. Naturalmente só a montadora vai ter, porque é uma peça muito peculiar e ela mantém em estoque. O mercado é movido por demanda. Demanda de altíssimo giro: pastilha, filtros, parafusos, discos, fluidos, amortecedores, etc.


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Então. Civic da minha sogra deu ruim no mecanismo dos botões da porta (ali aonde ficam os botões do vidro etc), tinha de trocar o conjunto. colocaram um genérico pq o original só na Honda, durou 3 meses. Na verdade são esses tipos de acessórios que estou falando, entendi que vc mencionou os itens principais pra o bom andamento do carro, mas muita gente se importa com mais do que o carro estar andando. Como a troca de um para choque por ex. Sei que tem gente que vai até no desmanche, compra e manda pintar, mas isso são excessões.


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DeuteroScóleX

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Você está correto em parte.

A ideia dos "10 anos" eu tirei da bunda mesmo, não há legislação sobre. Porém, o CDC exige que o fabricante ou importador mantenha peças de reposição disponíveis por, pelo menos, a vida útil estimada do produto - caso tenha havido interrupção na fabricação ou importação do produto.

A tal vida útil não é objetivamente definida na legislação, mas a jurisprudência considera pelo menos 10 anos para veículos.

Então, por lei, a fabricante/montadora/importadora não pode simplesmente deixar de vender o produto e no dia seguinte deixar de fornecer peças de reposição.

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Acho absurda essa ideia de definir vida útil de um bem composto por peças de montagem com vida útil tão relativas, como é o caso de veículos automotivos. Mas, tratando da lei, ela é clara: bens de consumo duráveis precisam possuir garantia legal de 90 dias de funcionamento e ponto final. Isso, em teoria, se aplica até a veículos, pois uma máquina de lavar e um carro estão basicamente na mesma linha de raciocínio: bens duráveis. Mas porque então que o mercado oferece geralmente 1 ano? 5 anos? 10 anos de garantia? Porque quer passar credibilidade ou possui outras estratégias em cima do contrato adicional de garantia (+ 9 meses ou 5 anos, que seja). O que eu sei, é que fora o vício oculto, não existe lei nenhuma que obrigue qualquer fabricante de qualquer bem durável que seja, a manter qualquer que seja peça de reposição de nada. Ele somente precisa obedecer a garantia legal: 90 dias.


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DeuteroScóleX

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Então. Civic da minha sogra deu ruim no mecanismo dos botões da porta (ali aonde ficam os botões do vidro etc), tinha de trocar o conjunto. colocaram um genérico pq o original só na Honda, durou 3 meses. Na verdade são esses tipos de acessórios que estou falando, entendi que vc mencionou os itens principais pra o bom andamento do carro, mas muita gente se importa com mais do que o carro estar andando. Como a troca de um para choque por ex. Sei que tem gente que vai até no desmanche, compra e manda pintar, mas isso são excessões.


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A garantia do botão “oficial” também é de 90 dias. Pode durar 20 ou 30 anos, ou para sempre, mas a Honda só vai te dar a garantia legal mesmo.


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mfalan

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