O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Eu não entendo essas reações "do mercado".

Quem são os entes se desfazendo dos papéis desesperadamente? São as grandes instituições? São os investidores de varejo? A bolsa despencou em 10 min..

Quem vê a notícia sobre o Lula e pensa: "Tudo está perdido, tenho que me desfazer dos papéis IMEDIATAMENTE!" ? São algoritmos que leem sentimentos em redes sociais? São profissionais sentados em grandes fortunas? Sáo algorítmos alimentados de alguma outra forma?

Essas reações instantâneas não fazem sentido pra mim.
Podem ser investidores estrangeiros se desfazendo de tudo que é ativo Br

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.987
Reações
7.460
Pontos
694
Eu não entendo essas reações "do mercado".

Quem são os entes se desfazendo dos papéis desesperadamente? São as grandes instituições? São os investidores de varejo? A bolsa despencou em 10 min..

Quem vê a notícia sobre o Lula e pensa: "Tudo está perdido, tenho que me desfazer dos papéis IMEDIATAMENTE!" ? São algoritmos que leem sentimentos em redes sociais? São profissionais sentados em grandes fortunas? Sáo algorítmos alimentados de alguma outra forma?

Essas reações instantâneas não fazem sentido pra mim.
Eu também acho bizarro. E engraçado. A especulação e noticias movem o curto prazo...

O @Sic Parvis Magna pode responder melhor
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Ih, cara...tá cheio de analista de mercado financeiro que pensa com o fígado.
Podem ser investidores estrangeiros se desfazendo de tudo que é ativo Br

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
Eu também acho bizarro. E engraçado. A especulação e noticias movem o curto prazo...

O @Sic Parvis Magna pode responder melhor

Tem que ser robôs.

Ou prevendo a queda, os acionistas amortizam o prejuízo se desfazendo rapidamente das ações... No processo jogando os preços no chão?

Deve ser muito interessante analisar essas movimentações..
 


Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.725
Reações
10.886
Pontos
1.479
Eu não entendo essas reações "do mercado".

Quem são os entes se desfazendo dos papéis desesperadamente? São as grandes instituições? São os investidores de varejo? A bolsa despencou em 10 min..

Quem vê a notícia sobre o Lula e pensa: "Tudo está perdido, tenho que me desfazer dos papéis IMEDIATAMENTE!" ? São algoritmos que leem sentimentos em redes sociais? São profissionais sentados em grandes fortunas? Sáo algorítmos alimentados de alguma outra forma?

Essas reações instantâneas não fazem sentido pra mim.

Eu também acho bizarro. E engraçado. A especulação e noticias movem o curto prazo...

O @Sic Parvis Magna pode responder melhor

Diversos fatores. Em parte algoritmos como você citou, que atuam baseado em sentimentos e tendências de big data, em parte setor de compliance/risco de investidores institucionais que precisam seguir critérios objetivos acerca de segurança jurídica por exemplo. Acredito que o segundo caso represente um volume muito maior que o primeiro. Tem agência de rating disso que emite relatório extraordinário rebaixando o rating do Brasil e os gestores desses recursos são OBRIGADOS, por estatuto ou contrato, a diminuir posição no Brasil. Por exemplo. Não tem nada a ver com irracionalidade, é processo pré-estabelecido de política de investimento. Exemplo: tá no estatuto/política de investimento que se o rating de segurança jurídica do país XPTO for menor que AAA a exposição máxima do PL tem que ser menor que 5%. Etc. E se o gestor não seguir ele toma processo dos acionistas, sanção do regulador etc.

É possível também que a elegebilidade do Lula se traduza em um possível segundo turno provável de Lula x Bolsonaro e alguns institucionais podem ter interpretado isso como bad news pra economia a longo prazo, no sentido de que qualquer resultado da eleição é ruim pro país. Não estou usando bad news como termo bonitinho, é um conceito de eficiência de mercado e da forma que os players incorporam as informações disponíveis às suas deciões de investimento.

Etc. Nem tudo é investidor pensando com o estômago, tem coisa que é mecânica mesmo, "se A então B". Quem faz m**** irracional em geral é o investidor minoritário, mas aqui no Brasil ele não tem tanta força pra derrubar índice. O mais provável são os exemplos que dei no início.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Diversos fatores. Em parte algoritmos como você citou, que atuam baseado em sentimentos e tendências de big data, em parte setor de compliance/risco de investidores institucionais que precisam seguir critérios objetivos acerca de segurança jurídica por exemplo. Acredito que o segundo caso represente um volume muito maior que o primeiro. Tem agência de rating disso que emite relatório extraordinário rebaixando o rating do Brasil e os gestores desses recursos são OBRIGADOS, por estatuto ou contrato, a diminuir posição no Brasil. Por exemplo. Não tem nada a ver com irracionalidade, é processo pré-estabelecido de política de investimento. Exemplo: tá no estatuto/política de investimento que se o rating de segurança jurídica do país XPTO for menor que AAA a exposição máxima do PL tem que ser menor que 5%. Etc. E se o gestor não seguir ele toma processo dos acionistas, sanção do regulador etc.

É possível também que a elegebilidade do Lula se traduza em um possível segundo turno provável de Lula x Bolsonaro e alguns institucionais podem ter interpretado isso como bad news pra economia a longo prazo, no sentido de que qualquer resultado da eleição é ruim pro país. Não estou usando bad news como termo bonitinho, é um conceito de eficiência de mercado e da forma que os players incorporam as informações disponíveis às suas deciões de investimento.

Etc. Nem tudo é investidor pensando com o estômago, tem coisa que é mecânica mesmo, "se A então B". Quem faz m**** irracional em geral é o investidor minoritário, mas aqui no Brasil ele não tem tanta força pra derrubar índice. O mais provável são os exemplos que dei no início.
Claro, os institucionais. É a explicação mais razoável.

Hoje de manhã comprei ações pela primeira vez na vida e de tarde sai essa notícia... a lição sobre volatilidade veio rápido.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Claro, os institucionais. É a explicação mais razoável.

Hoje de manhã comprei ações pela primeira vez na vida e de tarde sai essa notícia... a lição sobre volatilidade veio rápido.

Eu entrei agora também, 26/02. Pauninóis

:kkk

Mas é ficar tranquilo, como você disse é lição.
Por enquanto tô achando tudo muito divertido, a grana não me faz falta e tô pensando em longo prazo...Faz parte do percurso.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.725
Reações
10.886
Pontos
1.479
Claro, os institucionais. É a explicação mais razoável.

Hoje de manhã comprei ações pela primeira vez na vida e de tarde sai essa notícia... a lição sobre volatilidade veio rápido.

Quanto antes aprender que renda variável varia melhor. Meu primeiro aporte foi um mês antes da crise do subprime chegar aqui, acho que Agosto de 2008. 40 ou 60% de prejuízo em 30 dias. Melhor aprendizado.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.478
Pontos
1.053
a Bolsa já é descolada da realidade, batendo recorde enquanto a economia afunda e a instabilidade política aumenta.

tem que apertar os cintos que ano que vem vai ser ainda pior.
e ficar de olho para aportar, já dizia o Barão de Rotschild “compre quando houver sangue nas ruas, mesmo que o sangue seja seu”.

em 2023 eles devem voltar, independente de quem ganhar, porque em teoria teremos 3 anos de estabilidade e algum crescimento (entenda-se crescimento como apenas recuperação das quedas, a economia brasileira não cresce de verdade tem muitos anos).
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Claro, os institucionais. É a explicação mais razoável.

Hoje de manhã comprei ações pela primeira vez na vida e de tarde sai essa notícia... a lição sobre volatilidade veio rápido.
Imagina comprar IRB no ano passado quando ela era a queridinha da bolsa e um belo dia acordar lendo que ela foi pega cometendo fraude fiscal.

Um fator ainda não mencionado é que as notícias, principalmente as ruins, são muitas vezes antecipadas por detentores de informaçõe privilegiadas que fazem movimentos suspeitos que podem ser monitorados por ferramentas especializadas, acionando gatilhos para abrir posições de short, ou zerar/reverter posições de opções.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.924
Pontos
2.069
Claro, os institucionais. É a explicação mais razoável.

Hoje de manhã comprei ações pela primeira vez na vida e de tarde sai essa notícia... a lição sobre volatilidade veio rápido.
Eu entrei agora também, 26/02. Pauninóis

:kkk

Mas é ficar tranquilo, como você disse é lição.
Por enquanto tô achando tudo muito divertido, a grana não me faz falta e tô pensando em longo prazo...Faz parte do percurso.
Eu entrei no final de fevereiro do ano passado. Em duas semanas peguei os sei lá quantos circuit breakers, lol.

Nada melhor que começar assim. Já joga o cara pra humildade. Já entra sabendo que é um m****. E aprende mais rápido.

Logo isso passa. Então se caiu e tem mais grana, dá pra seguir comprando, mês a mês... Fazer uma média legal... Sem desespero.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Eu tô a uns 2 anos só baixando PM que nunca abaixa, huehue

Bolsa só começa a fazer sentido no longo prazo, nem esquento mais com queda. Já passei por bastante coisas nesses ultimos 2 anos.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.432
Reações
18.707
Pontos
503
A queda também acontece pela antecipação do custo do capital, o que afeta diretamente o valuation.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.478
Pontos
1.053
comprar na alta e depois baixar preço médio .... é disso que vive o pequeno investidor.

só os grandes mesmo conseguem se antecipar e criar os movimentos (pra cima e pra baixo).

A queda também acontece pela antecipação do custo do capital, o que afeta diretamente o valuation.

perfeitamente colocado.
hoje o dólar está mais próximo de 7 reais do que de 5 reais e isso é antecipado tanto no custo quanto no preço ao consumidor.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.432
Reações
18.707
Pontos
503
comprar na alta e depois baixar preço médio .... é disso que vive o pequeno investidor.

só os grandes mesmo conseguem se antecipar e criar os movimentos (pra cima e pra baixo).



perfeitamente colocado.
hoje o dólar está mais próximo de 7 reais do que de 5 reais e isso é antecipado tanto no custo quanto no preço ao consumidor.


não é só dólar, pq até as dolorizadas caíram. Nos inputs do valuation vai inflação, taxa de juros, dólar, risco do mercado, etc. Uma notícia horrível dessa afeta tudo e nego se desespera e sai vendendo.

E como sempre teve insider, tá explicada a queda de manhã.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Q ação vc comprou q ta tomando ferro ? Rssss

O ferro não faz distinção, tá entrando em todo mundo

:klol

Nah, não tô tomando ferro não, é só pela piada mesmo.
Perdi alguma coisa, claro, mas basicamente todo mundo perdeu nos últimos dias.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Cara, lembra que vc só perde quando vende.

Até lá vc tá ganhando experiência e resiliência.

Ah, claro. Valeu, eu sei.
Como eu disse, tô bem tranquilo mesmo. Tô achando graça de tudo, rindo até de "perdas", talvez por ser tudo novidade.

É um mundo novo.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.725
Reações
10.886
Pontos
1.479
Cara, lembra que vc só perde quando vende.

Até lá vc tá ganhando experiência e resiliência.

O cara tem 1 milhão investido na bolsa, aí as cotações caem e ele passa a ter 1 centavo, mas ele não vende. Ele continua tendo 1 milhão então? Ele consegue sacar 1 milhão?

Você tem o quanto seu patrimônio está cotado a preço justo hoje, e não quanto você pagou por ele. Não precisa vender pra perder.

Nunca vi gente com experiência afirmar isso de "só perde quando vende", particularmente eu acho que é um tipo de alento psicológico, uma auto enganação que o investidor iniciante se conta pra tentar se acalmar. Tanto que ninguém fala "so ganha quando vende", quando a cotação sobe tá todo mundo soltando foguete, quando cai aparecem os viéses: "só perco se vender, agora virei holder, vou fazer preço médio" etc.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Ainda tem gente que desse tópico que fala mal de Criptomoedas.
Ficar confiando em honestidade de político da nisso.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Imagina comprar IRB no ano passado quando ela era a queridinha da bolsa e um belo dia acordar lendo que ela foi pega cometendo fraude fiscal.

Um fator ainda não mencionado é que as notícias, principalmente as ruins, são muitas vezes antecipadas por detentores de informaçõe privilegiadas que fazem movimentos suspeitos que podem ser monitorados por ferramentas especializadas, acionando gatilhos para abrir posições de short, ou zerar/reverter posições de opções.

Vc sabe mais alguma coisa sobre essas ferramentas especializadas? Isso soa extremamente replicável.. Qual a barreira? Acesso aos dados?

Ainda tem gente que desse tópico que fala mal de Criptomoedas.

Tem?
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Aproveitando o tópico sobre investimentos.

Alguém aqui já investiu em startups através da plataforma Eqseed?
 

Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.545
Reações
13.025
Pontos
824
Lulinha subiu no palco e IBOV caindo 770 pontos desde então, dólar saiu de 5,71 para 5,75 só nos primeiros 15 minutos. Tudo cagão.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Terminei de re-organizar meus investimentos ontem kkkk
fiquei 60% US e 40% Emerging Markets (Uma parte no BR e o resto no VWO que é China, India, Russia, Brasil, Africa do Sul e etc)
Pensei bastante sobre o assunto e deu uma dor ruim de vender alguns ativos que tinha aqui com um lucro muito menor do que tinha 1 mês atrás.
Estou planejando sair do país quando acabar a faculdade e cheguei à conclusão de que me manter majoritáriamente exposto ao real, (estava 90% no BR antes) pode ser um risco muito grande caso algo aconteça nos próximos anos e seria mais interessante garantir que vou ter um patrimônio em dólar para quando me mudar.

Mas pelo menos o BVSP está tendo uma trégua nesses ultimos dias kkk
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.924
Pontos
2.069
Terminei de re-organizar meus investimentos ontem kkkk
fiquei 60% US e 40% Emerging Markets (Uma parte no BR e o resto no VWO que é China, India, Russia, Brasil, Africa do Sul e etc)
Pensei bastante sobre o assunto e deu uma dor ruim de vender alguns ativos que tinha aqui com um lucro muito menor do que tinha 1 mês atrás.
Estou planejando sair do país quando acabar a faculdade e cheguei à conclusão de que me manter majoritáriamente exposto ao real, (estava 90% no BR antes) pode ser um risco muito grande caso algo aconteça nos próximos anos e seria mais interessante garantir que vou ter um patrimônio em dólar para quando me mudar.

Mas pelo menos o BVSP está tendo uma trégua nesses ultimos dias kkk

Se a ideia é sair do país mesmo, não tem sentido ter muita coisa em real - até porque a moeda é um lixo e não para de cair.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Terminei de re-organizar meus investimentos ontem kkkk
fiquei 60% US e 40% Emerging Markets (Uma parte no BR e o resto no VWO que é China, India, Russia, Brasil, Africa do Sul e etc)
Pensei bastante sobre o assunto e deu uma dor ruim de vender alguns ativos que tinha aqui com um lucro muito menor do que tinha 1 mês atrás.
Estou planejando sair do país quando acabar a faculdade e cheguei à conclusão de que me manter majoritáriamente exposto ao real, (estava 90% no BR antes) pode ser um risco muito grande caso algo aconteça nos próximos anos e seria mais interessante garantir que vou ter um patrimônio em dólar para quando me mudar.

Mas pelo menos o BVSP está tendo uma trégua nesses ultimos dias kkk

Coloca algumacoizinha em Bitcoin tambem.
 
Topo Fundo