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Estava conversando com um amigo sobre a era de ouro dos jogos de luta, que ocorreu durante os anos 90. Houve consenso sobre o início em 1991, com o lançamento de SF2, onde se deu início ao extraordinário período de jogos de luta, com lançamento de muitos jogos e a deliciosa época dos fliperamas.
Mas em relação ao fim houve discordância, para o meu amigo o fim se deu com o lançamento de Capcom vs SNK 2 em 2001. Mas para mim a era de ouro terminou com o lançamento de KOF 2000, o último jogo da antiga e lendária SNK.
Estava conversando com um amigo sobre a era de ouro dos jogos de luta, que ocorreu durante os anos 90. Houve consenso sobre o início em 1991, com o lançamento de SF2, onde se deu início ao extraordinário período de jogos de luta, com lançamento de muitos jogos e a deliciosa época dos fliperamas.
Mas em relação ao fim houve discordância, para o meu amigo o fim se deu com o lançamento de Capcom vs SNK 2 em 2001. Mas para mim a era de ouro terminou com o lançamento de KOF 2000, o último jogo da antiga e lendária SNK.
Tenho uma opinião diferente. Esses últimos anos foram ótimos, talvez melhor que qualquer ano anterior pra jogos de luta.
Temos SFV, Tekken 7, MKXI, Guilty Gear, Dragon Ball, Samurai, e muitos outros.
Se deixar a nostalgia de lado, verá que muitos desses jogos são tecnicamente superiores aos antigos, e só pecam por conta da máfia do DLC, que antigamente ou lançavam outro jogo mais completo ou os personagens eram desbloqueáveis jogando - o que sinto falta.
A era de ouro com certeza é entre Street Fighter 2 e Kof 2002 porque até essa época eu via muitos jovens comigo incluso nos fliperamas jogando isso aí em peso.
Agora lá fora com certeza acabou mais cedo com o lançamento de Street Fighter 3 e Garou.
A era de ouro com certeza é entre Street Fighter 2 e Kof 2002 porque até essa época eu via muitos jovens comigo incluso nos fliperamas jogando isso aí em peso.
Agora lá fora com certeza acabou mais cedo com o lançamento de Street Fighter 3 e Garou.
Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Tenho uma opinião diferente. Esses últimos anos foram ótimos, talvez melhor que qualquer ano anterior pra jogos de luta.
Temos SFV, Tekken 7, MKXI, Guilty Gear, Dragon Ball, Samurai, e muitos outros.
Se deixar a nostalgia de lado, verá que muitos desses jogos são tecnicamente superiores aos antigos, e só pecam por conta da máfia do DLC, que antigamente ou lançavam outro jogo mais completo ou os personagens eram desbloqueáveis jogando - o que sinto falta.
A era de ouro com certeza é entre Street Fighter 2 e Kof 2002 porque até essa época eu via muitos jovens comigo incluso nos fliperamas jogando isso aí em peso.
Agora lá fora com certeza acabou mais cedo com o lançamento de Street Fighter 3 e Garou.
Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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Mas falando sério, talvez dependa da
região , em Recife que era onde eu morava por exemplo durou até Kof 2002 mesmo com bastante gente comentando sobre ele e jogando.
Pra mim os jogos de luta esfriaram no período 2001-2010, época dos MK ruins, SF no hiato, saturação do Tekken e etc... A partir do SF4. MK9, Injustice e TT2 as coisas só engrenaram. Eu diria que estamos na era mais reluzente de todas, muitos campeonatos, jogos incriveis tecnicamente que duram uma geração inteira, icones como SonicFox, TekkenMaster, KillerXinok, Daigo, Allex de Valle, e muitos outros são extremamente conhecidos ate mesmo por que não curte tanto os jogos de pancadaria
Sem contar na cena dos clássicos, principalmente MK3 e KOF que é muito ativa no youtube
Comunidade mais viva
Personagens convidados em N jogos ( Negan no tekken, Robocop no MK, 2B no SC (SC sempre convidou mas ok) Rash no Killer, Terry no Ex Layer )
Muito FG underground mas que são bons (skullgirls que o diga)
Animefighter
os 90 foram marcantes pelas maquinas arcades, mas num consenso geral, agora acredito ser a cena mais viva
Comunidade mais viva
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os 90 foram marcantes pelas maquinas arcades, mas num consenso geral, agora acredito ser a cena mais viva
Comunidade mais viva
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Muito FG underground mas que são bons (skullgirls que o diga)
Animefighter
os 90 foram marcantes pelas maquinas arcades, mas num consenso geral, agora acredito ser a cena mais viva
Não chega nem perto.Pra começo de conversa antigamente jogo de luta era a primeira opção quando se precisava fazer alguma coisa pra uma IP famosa ou algo do tipo.Existe jogo de luta da Sailor Moon, Ranma 1/2, tartaruga ninja, o c***lho a quatro e o motivo disso é a grande popularidade do gênero na epoca dos arcades, hoje em dia absolutamente ninguém tem jogo de luta como primeira opção pra fazer coisa nenhuma.A seleção de jogos de luta antigos é GIGANTE por esse motivo, hoje em dia apenas os grandes sobreviveram, com alguns poucos pequenos que são mais projetos de paixão do que qualquer outra coisa.
Street Fighter 2 em seu auge foi um fenomeno cultural global, de um nivel jamais antes visto até aquele momento com relação a videogames e que honestamente acho que nunca veremos igual.Não que não tenhamos jogos tão bem sucedidos quanto, ou talvez até mais, mas SF2 foi um fenomeno global em um mundo praticamente sem internet aonde modas e coisas do tipo eram difundindos de forma muito mais dificil.
Qualquer boteco de esquina que você entrava tinha uma maquina de KoF 97 ou 98 e SF 2, era outro nivel, hoje em dia jogo de luta é visto como um gênero de nicho, não chega nem perto em relevancia contra coisas como LoL e Fortnite.Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
Eu simplesmente não sei de onde você tirou que a comunidade de hoje é mais viva do que a da era de ouro dos arcades, simplesmente não faz o menor sentido, a comunidade de jogos de luta nunca vai chegar a ser o que já foi naquela época.
Mas falando sério, talvez dependa da
região , em Recife que era onde eu morava por exemplo durou até Kof 2002 mesmo com bastante gente comentando sobre ele e jogando.
Comunidade mais viva
Personagens convidados em N jogos ( Negan no tekken, Robocop no MK, 2B no SC (SC sempre convidou mas ok) Rash no Killer, Terry no Ex Layer )
Muito FG underground mas que são bons (skullgirls que o diga)
Animefighter
os 90 foram marcantes pelas maquinas arcades, mas num consenso geral, agora acredito ser a cena mais viva
Não chega nem perto.Pra começo de conversa antigamente jogo de luta era a primeira opção quando se precisava fazer alguma coisa pra uma IP famosa ou algo do tipo.Existe jogo de luta da Sailor Moon, Ranma 1/2, tartaruga ninja, o c***lho a quatro e o motivo disso é a grande popularidade do gênero na epoca dos arcades, hoje em dia absolutamente ninguém tem jogo de luta como primeira opção pra fazer coisa nenhuma.A seleção de jogos de luta antigos é GIGANTE por esse motivo, hoje em dia apenas os grandes sobreviveram, com alguns poucos pequenos que são mais projetos de paixão do que qualquer outra coisa.
Street Fighter 2 em seu auge foi um fenomeno cultural global, de um nivel jamais antes visto até aquele momento com relação a videogames e que honestamente acho que nunca veremos igual.Não que não tenhamos jogos tão bem sucedidos quanto, ou talvez até mais, mas SF2 foi um fenomeno global em um mundo praticamente sem internet aonde modas e coisas do tipo eram difundindos de forma muito mais dificil.
Qualquer boteco de esquina que você entrava tinha uma maquina de KoF 97 ou 98 e SF 2, era outro nivel, hoje em dia jogo de luta é visto como um gênero de nicho, não chega nem perto em relevancia contra coisas como LoL e Fortnite.Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
Eu simplesmente não sei de onde você tirou que a comunidade de hoje é mais viva do que a da era de ouro dos arcades, simplesmente não faz o menor sentido, a comunidade de jogos de luta nunca vai chegar a ser o que já foi naquela época.
Era o que eu responder ao @Delphinus no máximo o que aconteceu é que com o advento dos E-Sports deu uma reacendida.
Mas nem de longe é o que foi 20 anos atrás...
Não chega nem perto.Pra começo de conversa antigamente jogo de luta era a primeira opção quando se precisava fazer alguma coisa pra uma IP famosa ou algo do tipo.Existe jogo de luta da Sailor Moon, Ranma 1/2, tartaruga ninja, o c***lho a quatro e o motivo disso é a grande popularidade do gênero na epoca dos arcades, hoje em dia absolutamente ninguém tem jogo de luta como primeira opção pra fazer coisa nenhuma.A seleção de jogos de luta antigos é GIGANTE por esse motivo, hoje em dia apenas os grandes sobreviveram, com alguns poucos pequenos que são mais projetos de paixão do que qualquer outra coisa.
Street Fighter 2 em seu auge foi um fenomeno cultural global, de um nivel jamais antes visto até aquele momento com relação a videogames e que honestamente acho que nunca veremos igual.Não que não tenhamos jogos tão bem sucedidos quanto, ou talvez até mais, mas SF2 foi um fenomeno global em um mundo praticamente sem internet aonde modas e coisas do tipo eram difundindos de forma muito mais dificil.
Qualquer boteco de esquina que você entrava tinha uma maquina de KoF 97 ou 98 e SF 2, era outro nivel, hoje em dia jogo de luta é visto como um gênero de nicho, não chega nem perto em relevancia contra coisas como LoL e Fortnite.Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
Eu simplesmente não sei de onde você tirou que a comunidade de hoje é mais viva do que a da era de ouro dos arcades, simplesmente não faz o menor sentido, a comunidade de jogos de luta nunca vai chegar a ser o que já foi naquela época.
Não chega nem perto.Pra começo de conversa antigamente jogo de luta era a primeira opção quando se precisava fazer alguma coisa pra uma IP famosa ou algo do tipo.Existe jogo de luta da Sailor Moon, Ranma 1/2, tartaruga ninja, o c***lho a quatro e o motivo disso é a grande popularidade do gênero na epoca dos arcades, hoje em dia absolutamente ninguém tem jogo de luta como primeira opção pra fazer coisa nenhuma.
Tempos diferentes, antigamente jogo de héroi tinha aos montes, kd hj em dia jogo do pantera negra? aquaman? mulher maravilha? e de que adianta uma quantidade gigantesca de jogo de luta se em boa parte era tudo mal feito e nem fazia sucesso muita das vezes? Hoje em dia rola a mesma coisa, mas os underground tem um publico mais fiel se reunindo, que jogo de luta da sailor moon que eu nunca ouvi falar, beat 'n'up eu ja vi, mas jogo de luta? Ce falou que tinha N jogos de luta e hoje em dia só os grandes sobrevivem, entao por que na época eu só ouvia falar de SF, KOF, TEKKEN, VF? Kd jogo de luta da sailor moon????
Tó uns vídeo pra vc ai assistir e ver que LINDO a GAMA GIGANTESCA UIUIUI DE JOGOS DE LUTA, PRA TUDO QUANTO É GOSTO
Qualquer boteco de esquina que você entrava tinha uma maquina de KoF 97 ou 98 e SF 2, era outro nivel, hoje em dia jogo de luta é visto como um gênero de nicho, não chega nem perto em relevancia contra coisas como LoL e Fortnite.Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
Sim qualquer boteco tinha kof 97/98/sf2/tekken, agora me responde ae, se a galera que ia jogar naquela época, se boa parte deles se dedicaria nos tempos atuais a aprender o jogo? ou vai falar que ficar mashando o arcade é jogar? o pessoal ia pra se divertir muita das vezes, muitos faziam no desespero e saia alguma coisa, e achavam que abalavam, caia contra um cara que sabia do jogo e das mecanicas com frame data e passava sufoco, esses dias mesmo vi na twitch um cara que foi streamar tekken 7, falou que era o rei no tekken 3 e bla bla bla, caiu no online e levou uma coça que foi bonito, '' Mas sao jogos diferentes '' mas um eddy da vida continua com os mesmos golpes do 3, muda poucas coisas, fora os novos, era só dar uma olhada, nao, foi pro online direto.
Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
'' All versions of Street Fighter II have sold more than 200,000 arcade cabinets and over 15 million software units worldwide and they are estimated to have grossed over $10 billion in total revenue ''
Street Fighter II: The World Warrior (Arcade, ZX Spectrum, Commodore 64, Atari ST, Commodore Amiga, DOS)
Street Fighter II (Game Boy - this version combined elements from the first 4 versions of SFII (Street Fighter II: The World Warrior to Super Street Fighter II))
Street Fighter II: The World Warrior (PlayStation - part of Street Fighter Collection Vol. 2(US), Capcom Generation Vol. 5: Fighters(Japan))
Street Fighter II - Special Champion Edition, Street Fighter II Plus (Mega Drive, Genesis)
Street Fighter II Turbo, Street Fighter II - Hyper Fighting (PlayStation - part of Street Fighter Collection Vol. 2(US), Capcom Generation Vol. 5: Fighters(Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Mega Drive, Genesis)
Super Street Fighter II: The New Challengers (PlayStation - part of Street Fighter Collection (US, Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Sega Saturn - part of Street Fighter Collection (US, Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Atari ST, Commodore Amiga, DOS)
Super Street Fighter II: The New Challengers (DOS, US release)
A special version of this game, named Super Street Fighter II: Tournament Battle was created to allow eight players to participate in an elimination tournament.
Super Street Fighter II Turbo, Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge (Xbox - part of Capcom Classics Collection Volume 2)
Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge for Matching Service (Dreamcast - Japan only) - First fighting game with online play (with the exception of console versions of Super Street Fighter II: The New Challengers playable through XBAND)
Super Street Fighter II Turbo Revival, Super Street Fighter II X: Revival (Game Boy Advance)
Você mesmo disse que SF2 mais arrecadou dinheiro, mas porra, 37 versões...
Eu simplesmente não sei de onde você tirou que a comunidade de hoje é mais viva do que a da era de ouro dos arcades, simplesmente não faz o menor sentido, a comunidade de jogos de luta nunca vai chegar a ser o que já foi naquela época.
Eu falei que nos anos 90 foram marcantes num geral, mas hoje em dia a comunidade é bem mais viva por que a galera que joga é interessada e não tá simplesmente matando o tempo igual rolava, voltando ao que falei lá em cima, certa vez eu fui num arcade e tinha um mlk lá que falava que era o rei de SF2 e bla bla bla, chegou um cara e desafiou ele, o mlk ficou a partida inteira no hadouken e o outro só defendia e se aproximava, o outro se desesperava e pulava, recebia um anti-aéreo na boca, e ficou assim até ser pisoteado, um casual que ia lá pra brincar contra um que estudou o jogo.
'' Quando o King pegava, era só aceitar que ia morrer '' Toda sequencia de grab do king é escapavel, você precisa apertar o botão na hora certa, 1 ou 2 ( quadrado sendo 1 e triangulo 2 ), era um 50/50 ali, pessoal nao tentava aprender, se divertia BRINCANDO.
'' Eu sei fazer os grabs infinitos do king '' Pow legal, masho os botão e saiu os grabs, agora vamo aprender de verdade e se dedicar ao personagem?
Mexicam magma drive 2 nem cabe na movelist de tão extenso que é as rotas
Some isso ao 50/50 do jogo ja que precisa fazer wave dash
''O Paul tem o socão da morte indefensável '' Demora pra sair, dá pra reagir, e o death fist ( nao o ''soco da morte'' ) dá pra dar um sidestep
Vai lá ver se um casualzão de boteco que brincava faz os trials do kof 13 e se dedica por que gosta do jogo
Anos 90 foram marcantes sim e considero tbm a era dos ouros, mas hoje em dia a cena é bem forte e dá pra considerar sim, e isso tbm graças a capcom com SFIV que trouxe a tona os jogos de luta novamente, ja que Tekken 6 só dava Bob e Lars nos campeonato da vida e Mortal Kombat tava passando por crise de identidade.
Acho que essa era vai voltar graças ao PS5 e o SSD dele, além da Sony comprando aquele campeonato de jogos de luta, o que deve fomentar ainda mais a volta do gênero.
Não chega nem perto.Pra começo de conversa antigamente jogo de luta era a primeira opção quando se precisava fazer alguma coisa pra uma IP famosa ou algo do tipo.Existe jogo de luta da Sailor Moon, Ranma 1/2, tartaruga ninja, o c***lho a quatro e o motivo disso é a grande popularidade do gênero na epoca dos arcades, hoje em dia absolutamente ninguém tem jogo de luta como primeira opção pra fazer coisa nenhuma.
Tempos diferentes, antigamente jogo de héroi tinha aos montes, kd hj em dia jogo do pantera negra? aquaman? mulher maravilha? e de que adianta uma quantidade gigantesca de jogo de luta se em boa parte era tudo mal feito e nem fazia sucesso muita das vezes? Hoje em dia rola a mesma coisa, mas os underground tem um publico mais fiel se reunindo, que jogo de luta da sailor moon que eu nunca ouvi falar, beat 'n'up eu ja vi, mas jogo de luta? Ce falou que tinha N jogos de luta e hoje em dia só os grandes sobrevivem, entao por que na época eu só ouvia falar de SF, KOF, TEKKEN, VF? Kd jogo de luta da sailor moon????
Tó uns vídeo pra vc ai assistir e ver que LINDO a GAMA GIGANTESCA UIUIUI DE JOGOS DE LUTA, PRA TUDO QUANTO É GOSTO
Qualquer boteco de esquina que você entrava tinha uma maquina de KoF 97 ou 98 e SF 2, era outro nivel, hoje em dia jogo de luta é visto como um gênero de nicho, não chega nem perto em relevancia contra coisas como LoL e Fortnite.Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
Sim qualquer boteco tinha kof 97/98/sf2/tekken, agora me responde ae, se a galera que ia jogar naquela época, se boa parte deles se dedicaria nos tempos atuais a aprender o jogo? ou vai falar que ficar mashando o arcade é jogar? o pessoal ia pra se divertir muita das vezes, muitos faziam no desespero e saia alguma coisa, e achavam que abalavam, caia contra um cara que sabia do jogo e das mecanicas com frame data e passava sufoco, esses dias mesmo vi na twitch um cara que foi streamar tekken 7, falou que era o rei no tekken 3 e bla bla bla, caiu no online e levou uma coça que foi bonito, '' Mas sao jogos diferentes '' mas um eddy da vida continua com os mesmos golpes do 3, muda poucas coisas, fora os novos, era só dar uma olhada, nao, foi pro online direto.
Street Fighter 2 não só é o jogo de luta que mais arrecadou dinheiro da história, como também está no top 10 de jogos que mais arrecadou dinheiro PONTO.
'' All versions of Street Fighter II have sold more than 200,000 arcade cabinets and over 15 million software units worldwide and they are estimated to have grossed over $10 billion in total revenue ''
Street Fighter II: The World Warrior (Arcade, ZX Spectrum, Commodore 64, Atari ST, Commodore Amiga, DOS)
Street Fighter II (Game Boy - this version combined elements from the first 4 versions of SFII (Street Fighter II: The World Warrior to Super Street Fighter II))
Street Fighter II: The World Warrior (PlayStation - part of Street Fighter Collection Vol. 2(US), Capcom Generation Vol. 5: Fighters(Japan))
Street Fighter II - Special Champion Edition, Street Fighter II Plus (Mega Drive, Genesis)
Street Fighter II Turbo, Street Fighter II - Hyper Fighting (PlayStation - part of Street Fighter Collection Vol. 2(US), Capcom Generation Vol. 5: Fighters(Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Mega Drive, Genesis)
Super Street Fighter II: The New Challengers (PlayStation - part of Street Fighter Collection (US, Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Sega Saturn - part of Street Fighter Collection (US, Japan))
Super Street Fighter II: The New Challengers (Atari ST, Commodore Amiga, DOS)
Super Street Fighter II: The New Challengers (DOS, US release)
A special version of this game, named Super Street Fighter II: Tournament Battle was created to allow eight players to participate in an elimination tournament.
Super Street Fighter II Turbo, Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge (Xbox - part of Capcom Classics Collection Volume 2)
Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge for Matching Service (Dreamcast - Japan only) - First fighting game with online play (with the exception of console versions of Super Street Fighter II: The New Challengers playable through XBAND)
Super Street Fighter II Turbo Revival, Super Street Fighter II X: Revival (Game Boy Advance)
Você mesmo disse que SF2 mais arrecadou dinheiro, mas porra, 37 versões...
Eu simplesmente não sei de onde você tirou que a comunidade de hoje é mais viva do que a da era de ouro dos arcades, simplesmente não faz o menor sentido, a comunidade de jogos de luta nunca vai chegar a ser o que já foi naquela época.
Eu falei que nos anos 90 foram marcantes num geral, mas hoje em dia a comunidade é bem mais viva por que a galera que joga é interessada e não tá simplesmente matando o tempo igual rolava, voltando ao que falei lá em cima, certa vez eu fui num arcade e tinha um mlk lá que falava que era o rei de SF2 e bla bla bla, chegou um cara e desafiou ele, o mlk ficou a partida inteira no hadouken e o outro só defendia e se aproximava, o outro se desesperava e pulava, recebia um anti-aéreo na boca, e ficou assim até ser pisoteado, um casual que ia lá pra brincar contra um que estudou o jogo.
'' Quando o King pegava, era só aceitar que ia morrer '' Toda sequencia de grab do king é escapavel, você precisa apertar o botão na hora certa, 1 ou 2 ( quadrado sendo 1 e triangulo 2 ), era um 50/50 ali, pessoal nao tentava aprender, se divertia BRINCANDO.
'' Eu sei fazer os grabs infinitos do king '' Pow legal, masho os botão e saiu os grabs, agora vamo aprender de verdade e se dedicar ao personagem?
Some isso ao 50/50 do jogo ja que precisa fazer wave dash
''O Paul tem o socão da morte indefensável '' Demora pra sair, dá pra reagir, e o death fist ( nao o ''soco da morte'' ) dá pra dar um sidestep
Vai lá ver se um casualzão de boteco que brincava faz os trials do kof 13 e se dedica por que gosta do jogo
Anos 90 foram marcantes sim e considero tbm a era dos ouros, mas hoje em dia a cena é bem forte e dá pra considerar sim, e isso tbm graças a capcom com SFIV que trouxe a tona os jogos de luta novamente, ja que Tekken 6 só dava Bob e Lars nos campeonato da vida e Mortal Kombat tava passando por crise de identidade.
Meu deus, você teve um trabalho danado de fazer o seu post ser o mais dificil possivel de ler com essas cores horrorosas né?Vou resumir algumas coisas:
1 - Hoje em dia o aprendizado de jogos de luta é muito mais facil graças a internet, e é fato que a média de habilidade era menor antigamente, mas e dai?"Mashadores" não deixam de ser jogadores, simples assim, ou você acha que todo mundo que joga Fortnite, LoL e etc é fuderoso?A grande maioria da parte de qualquer publico é extremamente casual, não muda o fato de que são jogadores e o genero era muito mais popular do que é hoje.Na verdade eu nem entendo o que você está querendo argumentar aqui dizendo que antigamente as pessoas não sabiam jogar, elas podiam não saber jogar mas elas jogavam, hoje em dia muito menos gente joga jogos de luta, não sei se você está querendo argumentar que jogos de luta são mais acessiveis atualmente ou algo assim, mas ironicamente mesmo jogos de luta sendo muito menos acessiveis antigamente, muito mais gente jogava eles, era um genero muito mais popular.Sem falar que os jogos de luta mais recentes sofrem um backlash fudido quando tentam casualizar demais, os caras que realmente jogam jogo de luta dedicadamente são todos macacos velhos, essa gurizada mais nova não vai aprender a jogar nunca por que no final das contas vão sempre reclamar de algo e desistir, preferem jogar jogos de time aonde podem passar toda a culpa de suas derrotas para seus colegas de time e todo o mérito de suas vitórias para si.Mesmo que você tire toda a execução de jogos de luta e etc os casuais vão continuar não jogando.
2 - Se você não ouvia falar de outros jogos de luta, a culpa é só sua e do seu circulo, e me atrevo a dizer também, falta de interesse seu.Em qualquer arcade mais ou menos que você entrava sempre tinha um ou dois jogos de luta mais diferentes além de SF, Tekken e etc, e já que você curte tanto a comunidade hoje em dia você deveria saber que em qualquer EVO da vida sempre tem um monte de gente jogando jogos velhos e mais alternativo, os caras jogam sailor moon, jogam ranma, jogam hokuto no ken, jogam Karnov's revenge, a porra toda, e você acha que a galera que joga esses jogos velhos são jovens?É claro que não, é tudo nego velho que sempre jogou aquilo, eles sempre estavam lá, era você que não via ou não tinha interesse em ver.Tem vários jogos de luta velhos que tem publico fiel até hoje em dia, você entra no fightcade e tem gente jogando velharias que você nunca deve ter ouvido falar na sua vida.Aliás, arrisco dizer que mais uma vez você mostra a sua falta de interesse, se você fosse realmente ativo na comunidade e frequentasse os fórums, subreddits e etc você conheceria esses jogos menores, todo ano eles tem torneio na EVO e coisas do tipo.
3 - Ao invés de falar pros outros largarem do saudosismo, eu recomendo que você aprenda a ler.Smash Bros VENDEU mais que Street Fighter 2, mas isso são VENDAS, e em vendas não entra o valor ABSURDO de dinheiro arrecadado por SF2 nos arcades, que é a principal fonte de dinheiro do jogo.Se não quiser acreditar em mim não precisa, o próprio Sakurai comenta em um video que mesmo Smash Bros sendo o jogo mais vendido, SF2 sempre vai ser o rei dos jogos de luta.Querem comparar em VENDAS um jogo lançado hoje em dia com um jogo que teve seu auge na epoca dos arcades é de uma desonestidade ímpar, é o equivalente de tentar argumentar que Justin Bieber é mais famoso que Beethoven por que os videos de Youtube dele tem mais views.É FATO que SF 2 arrecadou MUITO mais dinheiro que Smash Ultimate, é um jogo MUITO mais bem sucedido.
Não preciso nem dizer, mas se fizer uma conta super basica de 22 milhões x 60 dolares do Smash Ultimate ele não chega ao valor que SF2 tinha arrecadado em 2015, e que hoje deve ter arrecadado mais já.
E vou dizer o obvio: Não vejo por que a quantidade de versões seria motivo para desmerecer o jogo, eu diria até que é um argumento a favor.É um jogo que é vendido e revendido a uns 30 anos e as pessoas ainda compram, não é qualquer jogo que consegue um feito desses, é um verdadeiro atestado de qualidade através dos anos.
4 - Sim, a cena hoje sofreu uma "renascença", mas dizer que hoje é uma época melhor para jogos de luta do que no auge dos arcades é um absurdo.A variedade de jogos é muito menor e sua popularidade é muito menor também, não é uma época tão ruim quanto a "dark ages" para ser fã de jogos de luta, mas simplesmente não chega nem perto da era de ouro dos arcades.Hoje é provavelmente a segunda melhor era, tanto que já vi gente começando a se referir a tal como "Silver Age" ou coisas do tipo, mas "Golden Age" só tem uma, e é inegável.
Joguei até o KOF 2002 no Flipper. Nunca mais joguei desde então. Joguei muito o Garou e o The Last Blade tbm.
Mas a época áurea mesmo eu ainda acredito que foi na época do KOF 98... Esse foi o período que os arcades eram cheios e os desafios eram disputadíssimos, principalmente aqui no Flipper de Osasco e no calçadão de Carapicuíba. Só quem era da época, vai lembrar disso.
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A era de ouro com certeza é entre Street Fighter 2 e Kof 2002 porque até essa época eu via muitos jovens comigo incluso nos fliperamas jogando isso aí em peso.
Agora lá fora com certeza acabou mais cedo com o lançamento de Street Fighter 3 e Garou.
Concordo plenamente!
Eu e um grupo de amigos batíamos ponto diariamente nos fliperamas para jogar contra com os "locais".
Até lembrei da decepção que foi a 2003 e por isso prolongamos a vida útil da 2002.
Seu post ganhou meu like só por esse argumento aqui, vivi pra ver no fórum outerspace Justin Bieber sendo comparado a Beethoven num tópico sobre jogos de luta.
Ah eu amo a internet e eu amo esse fórum.
PS: E concordo em outras coisas desse post também.
Tenho uma opinião diferente. Esses últimos anos foram ótimos, talvez melhor que qualquer ano anterior pra jogos de luta.
Temos SFV, Tekken 7, MKXI, Guilty Gear, Dragon Ball, Samurai, e muitos outros.
Se deixar a nostalgia de lado, verá que muitos desses jogos são tecnicamente superiores aos antigos, e só pecam por conta da máfia do DLC, que antigamente ou lançavam outro jogo mais completo ou os personagens eram desbloqueáveis jogando - o que sinto falta.
Isso não é nem 1/4 da caralhada de jogos que lançavam na década de 90,além do fator que, as pessoas saiam de suas casas para frequentar o fliperama e acabavam criando vínculos através disso, laços e grandes amizades se formaram. Por isso é chamado de era de ouro, não estamos falando só de quantidade e qualidade, e sim de um fator social que só a magia dos fliperamas era capaz de formar, hoje isso não é possível na era das cyper pessoas e cultura tóxica devido a proteção que o anonimato da aos jogadores, sai uma amizade aqui outro rival ali mas n tem o peso e a essência do que era agregar isso dentro de um fliperama.
Do lado da SNK acabou em KOF 2000, até as AST tinham um tom depressivo indicando os tempos ruins que a empresa passava, era como se a SNK estivesse anunciando o fim através da sua obra... Tears em KOF 99 e Goodbye Esaka traduzem brilhantemente esse sentimento.
Agora do lado da capcom CVS 1 ou foi CVS2 que era muito mais jogo e deixou uma marca maior que seu antecessor.