Galera, antes de mais nada, boa noite...
Acabo de fechar Resident Evil HD Remake, que embora seja recente, não deixa de ser aquele clássico do Gamecube, né?
Bom, eu passei a vida inteira ouvindo sobre como esse game era ''o remake dos remakes''. Um exemplo de perfeição, um legado da raça humana.
Pois bem, não é bem assim. Infelizmente o que tenho pra falar vai ferir o coração de algumas pessoas mas eu tenho que dizer, esse jogo é uma completa desgraça. Muito inferior ao original.
Basicamente o problema do game é que ele não funciona em termos de gameplay. Não é por causa dos controles tanque, mas sim por causa dos cenários pré-renderizados e dos ângulos de câmera. Se pegar
RE4, que também usa comandos tanque, mas que te permite ver mais que um palmo a sua frente, vocês entenderão que eu estou certo. Pois
RE4 funciona.
Vejam essa foto...
Visualizar anexo 180723
Reparem que a pobre Jill está numa sinuca. Ela ouve o som dos zumbis, dá pra saber que tem um zumbi naquele longo, umido e estreito corredor por causa da mira automática de sua escopeta. Porém, não dá pra saber se o inimigo está a 5 centimetros ou a 5 metros de distancia dela. O angulo não te permite ver. As vezes o inimigo está do seu ladinho, e por causa do angulo, você não o vê. Pra piorar, quando você dá uns passos pra câmera mudar e você encontrar um angulo mais amplo que te permita atirar de forma segura, sabendo onde está o zumbi, você subitamente é agarrado por ele no momento que a câmera muda de angulo. É um destino inescapável.
Você percebe que tem um(ou sabe-se lá quantos) inimigos em alguma sala, e justamente quando caminha pra frente e a câmera muda, o inimigo tá alí no momento certinho pra te pegar, isso se repete zilhões de vezes o jogo inteirinho. Parece sacanagem da Capcom posicionar os inimigos dessa forma.
O game ainda apresenta outros problemas de desequilibrio. Você não terá espaços no inventário, é dificil se acostumar. No original do PS1 já era assim, mas aqui a situação piora. Neste remake, quando você mata um zumbi, ele não morre definitivamente. Ele cai e fica um tempo em ''repouso''. Quando você retorna na sala que o matou, ele se transforma num Crimson Head, se tornando mais forte, mais veloz e mais resistente. Só existe dois modos de você matar um zumbi de forma definitiva que é dando um tiro de Shotgun na cabeça dele, de modo que ela exploda. Esse movimento requer uma certa precisão e mesmo que você seja bom em fazer isso, haverá momentos onde o game resolve entender que você errou e você se fode. Outro modo é queimando o cadáver do zumbi com um cantil de alcool e o isqueiro. Esses dois elementos vão ocupar um slot cada um no inventário da Jill. Você ainda tem que ficar constantemente recarregando o alcool que carrega. Por esse motivo, a Handgun, especialmente com o Chris, se torna uma arma completamente inutil.
Mesmo que o Chris tenha o isqueiro, se você optar por andar com a Handgun precisará de balas pois um simples zumbi aguenta tomar 20 tiros facinho antes de deitar. A desgraça da handgun só cabe 15 tiros, então se você anda com ela, vai precisar de outro slot pras balas dela. E se você mata um zumbi na handgun, precisará de um terceiro slot pro cantil, enfim.. é uma desgraça. Por isso recomendo o seguinte, use a handgun pra matar os cachorros no terraço no inicio do jogo e depois esqueça ela completamente todo o resto do game, é inutil. Com Chris, ande com a Shotgun e economize slots no inventário. E tenha precisão pra explodir a cabeça dos zumbis. Muita.
Ainda sobre as armas, outra coisa que tenho que ressaltar é o seguinte... tudo, especialmente munição, será desesperadoramente escasso no começo e meio do jogo, e abundante no fim. Você começa o game com quase nada de consumíveis, passa um sufoco desgraçado até a metade e termina com 50 INK RIBBON, 80 FIRST AID SPRAY e 200 balas de SHOTGUN. Não dá pra entender por que não distribuir isso tudo melhor.
Outra coisa, o jogo é lento, é uma game que se arrasta. Acessar o inventário é um parto, examinar um item, com aquelas letrinhas surgindo na tela uma por uma, bem devagar. As pessoas que fizeram esse jogo certamente não conhecem a palavra ''dinamismo''. Acostume-se com extrema lentidão do gameplay, ou desista.
E pra terminar de fuder, ainda tem os loadings. Eu já não aguento mais ver a animação de portas se abrindo. tenho certeza que dava pra remover isso do Remaster, mas a Capcom deve ter achado que ia ser trabalho demais mexer no código do game dessa forma. Esse jogo é 90% portas abrindo.
Então fica assim, não recomendo pra ninguém essa porcaria. Esse jogo é um cu fudido que tinha gráficos insanos em 2002 e enganou muita gente. Hoje em dia nem são mais impressionantes esses gráficos, tudo em baixissima resolução. Uma desgraça. Fica até engraçado a Jill e Chris em modelos bem lisinhos em alta resolução totalmente destoados dos cenários precários em low res
Ao terminar o jogo você habilita vários outros modos ainda mais dificeis, onde os baús não são interligados, inimigos invisíveis entre outras coisas. Se for doente o suficiente pra finalizar isso, receberá como prêmio uma ''carta'' escrita pelo criador do jogo te parabenizando pelo feito. Ele que enfie essa carta no cu arrombado da mãe dele, filho duma quenga do caraio
Um ultimo problema que esqueci de citar, são tantos rsrsrs... antes de começar essa porcaria de jogo, você tem que responder uma pergunta, sobre como gosta de aproveitar seus games. Existem 3 opções, e elas deixam claro que se tratam de EASY, NORMAL e HARD. No entanto são Very Easy, Easy e Normal. Demorei muito pra perceber que estava jogando no Easy achando que era normal. Nem pra ser prático essa b*sta de jogo serve.