Warrior Of Light
Bam-bam-bam
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O driver de som do Tales of Phantasia é um dos mais avançados do SNes (se não o mais avançado), ele permitia uma enormidade de vozes durante as batalhas, diálogos e músicas inteiramente cantadas, onde os samples eram trocados em tempo real dentro da memória de áudio (64KB), seria inviável colocar vários samples de voz ao mesmo tempo na memória, visto que a música já estava ocupando parte dessa memória, tirando que tudo tem uma qualidade enorme, devido a alta qualidade os samples que são maiores ocupariam toda essa memória, então o jeito era carregar algumas vozes e ir trocando dinamicamente enquanto a música estava sendo executada.
Como o proprio nome do driver já diz: Flexible Voice Driver (driver de voz flexível).
O jogo possui 1.284 samples (incluindo os intrumentos, vozes e efeitos), além de ocuparem 9.6 Mega bits dentro da ROM de 48 Mega bits, somente as músicas (instrumentos) ocupam pouco mais de 2 Mega bits, ou seja, 1/5 da memória está dedicada para o áudio.
Alguns samples possuem alta taxa de amostragem (Rate), sendo de 22Khz, 16Khz e outros menores (para efeitos não muito importantes) e tbm usam o barremento direto de áudio, o SNes possui um barramento externo de áudio (E) e tanto o Satellaview como o MSU-1 fazem uso dele, onde o cartucho tem 2 pinos que estão conectados diretamente ao Post-Amplifier (A e B) e logo em seguida mixados pelo Analog Mixer para serem enviados ao AV Multi-Out em seguida, fazendo assim streaming de amostras sem compressão sonora (ignorem quando a taxa ultrapassa os 44Khz, pois neste caso mais de 1 amostra está sendo contabilizada). A saída de áudio do SNes é de 32Khz (o que todos sabemos), mas você pode trafegar 2 sinais de 22Khz por esse barramento e depois mixá-los para formar um sinal de 44Khz por exemplo (a mixagem do áudio acontece depois de qualquer processo digital).
Pra mim esta é a música mais impressinante do SNes na época (antes de documentarem o MSU-1 e criarem outras demos recentemente), apesar de achar David Wise e Chris Huelsbeck os melhores compositores do console (ou da geração). Manfred Trenz (Factor 5), Tim Stamper e Chris Stamper (Rare) junto a esses Japas (Tri-Ace, Square e Enix) eram verdadeiros ET's (até as próximas gerações de consoles). Eles estraiam o potencial dos consoles mesmo, ingnorando tudo e qualquer coisa (problemas na arquitetura e falta de documentação).
Yume Wa Owaranai (The Dream Will Never Die).
Como o proprio nome do driver já diz: Flexible Voice Driver (driver de voz flexível).
O jogo possui 1.284 samples (incluindo os intrumentos, vozes e efeitos), além de ocuparem 9.6 Mega bits dentro da ROM de 48 Mega bits, somente as músicas (instrumentos) ocupam pouco mais de 2 Mega bits, ou seja, 1/5 da memória está dedicada para o áudio.
Alguns samples possuem alta taxa de amostragem (Rate), sendo de 22Khz, 16Khz e outros menores (para efeitos não muito importantes) e tbm usam o barremento direto de áudio, o SNes possui um barramento externo de áudio (E) e tanto o Satellaview como o MSU-1 fazem uso dele, onde o cartucho tem 2 pinos que estão conectados diretamente ao Post-Amplifier (A e B) e logo em seguida mixados pelo Analog Mixer para serem enviados ao AV Multi-Out em seguida, fazendo assim streaming de amostras sem compressão sonora (ignorem quando a taxa ultrapassa os 44Khz, pois neste caso mais de 1 amostra está sendo contabilizada). A saída de áudio do SNes é de 32Khz (o que todos sabemos), mas você pode trafegar 2 sinais de 22Khz por esse barramento e depois mixá-los para formar um sinal de 44Khz por exemplo (a mixagem do áudio acontece depois de qualquer processo digital).
Pra mim esta é a música mais impressinante do SNes na época (antes de documentarem o MSU-1 e criarem outras demos recentemente), apesar de achar David Wise e Chris Huelsbeck os melhores compositores do console (ou da geração). Manfred Trenz (Factor 5), Tim Stamper e Chris Stamper (Rare) junto a esses Japas (Tri-Ace, Square e Enix) eram verdadeiros ET's (até as próximas gerações de consoles). Eles estraiam o potencial dos consoles mesmo, ingnorando tudo e qualquer coisa (problemas na arquitetura e falta de documentação).
Yume Wa Owaranai (The Dream Will Never Die).
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