O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos mais avançados do Super Nintendo [+Remake incrível do SUPER MARIO LAND][+Sonic no SNes]

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
4.608
Pontos
453
O driver de som do Tales of Phantasia é um dos mais avançados do SNes (se não o mais avançado), ele permitia uma enormidade de vozes durante as batalhas, diálogos e músicas inteiramente cantadas, onde os samples eram trocados em tempo real dentro da memória de áudio (64KB), seria inviável colocar vários samples de voz ao mesmo tempo na memória, visto que a música já estava ocupando parte dessa memória, tirando que tudo tem uma qualidade enorme, devido a alta qualidade os samples que são maiores ocupariam toda essa memória, então o jeito era carregar algumas vozes e ir trocando dinamicamente enquanto a música estava sendo executada.

Como o proprio nome do driver já diz: Flexible Voice Driver (driver de voz flexível).

O jogo possui 1.284 samples (incluindo os intrumentos, vozes e efeitos), além de ocuparem 9.6 Mega bits dentro da ROM de 48 Mega bits, somente as músicas (instrumentos) ocupam pouco mais de 2 Mega bits, ou seja, 1/5 da memória está dedicada para o áudio.

179448

Alguns samples possuem alta taxa de amostragem (Rate), sendo de 22Khz, 16Khz e outros menores (para efeitos não muito importantes) e tbm usam o barremento direto de áudio, o SNes possui um barramento externo de áudio (E) e tanto o Satellaview como o MSU-1 fazem uso dele, onde o cartucho tem 2 pinos que estão conectados diretamente ao Post-Amplifier (A e B) e logo em seguida mixados pelo Analog Mixer para serem enviados ao AV Multi-Out em seguida, fazendo assim streaming de amostras sem compressão sonora (ignorem quando a taxa ultrapassa os 44Khz, pois neste caso mais de 1 amostra está sendo contabilizada). A saída de áudio do SNes é de 32Khz (o que todos sabemos), mas você pode trafegar 2 sinais de 22Khz por esse barramento e depois mixá-los para formar um sinal de 44Khz por exemplo (a mixagem do áudio acontece depois de qualquer processo digital).




Pra mim esta é a música mais impressinante do SNes na época (antes de documentarem o MSU-1 e criarem outras demos recentemente), apesar de achar David Wise e Chris Huelsbeck os melhores compositores do console (ou da geração). Manfred Trenz (Factor 5), Tim Stamper e Chris Stamper (Rare) junto a esses Japas (Tri-Ace, Square e Enix) eram verdadeiros ET's (até as próximas gerações de consoles). Eles estraiam o potencial dos consoles mesmo, ingnorando tudo e qualquer coisa (problemas na arquitetura e falta de documentação).

Yume Wa Owaranai (The Dream Will Never Die).

 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
o SNes possui um barramento externo de áudio (E) e tanto o Satellaview como o MSU-1 fazem uso dele, onde o cartucho tem 2 pinos (pino 31 e pino 62) que estão conectados diretamente ao Post-Amplifier (A e B) e logo em seguida mixados pelo Analog Mixer para serem enviados ao AV Multi-Out em seguida, fazendo assim streaming de amostras sem compressão sonora
Acho que o super gameboy também reproduz o áudio de forma semelhante.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
4.608
Pontos
453
Acho que o super gameboy também reproduz o áudio de forma semelhante.
Bem lembrado, o Super Game Boy tbm usava esse barramento externo de áudio, ou seja, os 2 pinos do cartucho (pino 31 e pino 62), enquanto o Satellaview usava os 2 pinos do Expansion Port (pino 27 e pino 28). Todos são barramentos diretos com mixagem de áudio.

179502
 
Ultima Edição:

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.140
Pontos
703
Outros jogos fizeram isso também, mas achei interessante esse jogo que escolheu pois a animação da trave é bastante bem feita em todos os ângulos. Quase parece 3D de tão bem feita.
Jogos de futebol que usaram Mode 7 se limitavam à apenas um ângulo de câmera, possivelmente por não saber como fazer a trave.

Aliás, pelo que eu saiba, esse foi o único jogo lançado pela Playtronic com modificações na ROM.
Foi renomeado pra Super Copa, colocaram patrocinadores de fundo (PEPSI, PizzaHut e Ruffles) e adicionaram opção pra português e espanhol.
Só fizeram esse esforço pois lançou em um bundle do SNES perto da copa de 1994.


Super Copa foi o único jogo lançado pela Playtronic traduzido... A versão US/MX é bem cobiçada por colecionadores.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
No tópico do Mega Drive, eu postei alguns tweets do CRT Pixels com comparações entre os visuais de games em emuladores e TVs antigas, comentando sobre o foco dos desenvolvedores nelas e quanto elas complementam o spritework dos jogos retrô. Hoje, eu vi essas fotos do primeiro Breath of Fire e fiquei boba com a diferença:



E é por isso que emulador não é uma base muito boa para se julgar o visual de games antigos...:keehk
 


Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.062
Reações
7.605
Pontos
453
Realmente os devs faziam uso da tecnologia da tv de tubo para alcançar a visão da arte final do jogo , não era regra geral mas era muito comum se aproveitar da TV para alcançar um efeito visual

180297

não só a tv em si mas também o cabo RF e de video composto fazia esse borradinho que alcança um efeito diferente

180299

180302

isso até gera uns memes na internet XD

180304

eu prefiro o sinal RGB com scanlines , voce perde alguns efeitos mas ganha na separação das cores e mantem uma boa definição

j76iVWF.jpg


eu sou suspeito em falar, tubão é tudo de bão !
 

Anexos

  • lQFPG14.png
    lQFPG14.png
    642,4 KB · Visualizações: 17

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
saiu versao nova do New Super Mario Land

1.5

tem no archive org
Changelog:

v1.5:
-Fixed sprite glitches on certain SNES models (thanks to information from Near)

v1.4:
-Improved performance overall: less slowdown, less single frame drops

v1.3:
-Added new/improved music by Nikku4211, KungFuFurby, _aitchFactor, reflex
-Improved music player: added echo, 6-channel music, less clicks & pops
-Completely rewrote player handling, now more similar to Mario World including jump regrab
-Completely rewrote collision detection
-Added/improved player animations (Superball mode, super jump)
-Various bugfixes

v1.2:
-Improved player controls
-Various bugfixes

v1.1:
-Toned down player jump sound effects
-Various bugfixes

v1.0:
-Initial release

Fonte:
Código:
https://archive.org/details/snes-new-super-mario-land
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Já faz um bom tempo que o jogo recebeu uma atualização extremamente importante, a v1.3.
Músicas refeitas, hitbox corrigido, movimento de câmera mais suave quando se muda de direção, o jogo não dá loading quando se pega a estrela, a flor deixa uma pena na cabeça do Mario pra reconhecer que ele tá com o poder, correção de bugs e talvez mais algumas coisas que não notei.
Quem já jogou o jogo antes, precisa rejogar a ultima versão.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Dumparam uma demo oficial da Nintendo do SA-1!
Nele tem 2 testes, um em que dá pra colocar um monte de sprites colidindo nas paredes e entre si, podendo ver a performance entre a S-CPU (CPU do SNES) e C-CPU (SA-1). Também com uma sombra preta, quanto maior ela estiver, mais pesado está.
O outro teste é um fundo Mode 7 com dois sprites rotacionando e dando zoom.
 

Number6

Larva
Mensagens
5
Reações
1
Pontos
3
Que belo tópico, ja cansei de jogar snes mas parece que os jogos dele são infinitos, sempre acabo trombando com coisa que não conhecia

E essa discussão sobre scanlines me coça para arrumar uma tv crt
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
quanto mais coisa se vê de Super Metroid, mais eu me convenço de que é um jogo impossível
O som comprimido do cartucho é muito muito fiel ao instrumento original

 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
É a treta mais idiota que eu já vi. lol
Canais seguistas ficaram literalmente loucos com esse trecho do vídeo. Já faz quase uma semana que o vídeo foi postado, e até hoje VCDecide, Eremita etc continuaram a fazer postagens e lives direcionados ao Snestalgia. Um literal ataque mesmo.
Uma pena, pois ele É amigo do Pyron.

Na minha opinião:
Sim, o Snestalgia faltou dar detalhes nesse trecho do vídeo. Obviamente os sprites do Ranma não são maiores que do Art of Fighting 3, apenas na resolução de saída do jogo, que por algum motivo foi de 448i. Nem o desenvolvedor sabe porquê foi escolhido.
Se a intenção fosse de sprites na mesma resolução, há exemplos MUITO melhores no SNES.

Agora os canais seguistas... vish, o assunto chegou até a mudar. Distorceram para dar a ideia que ele disse que Art of Fighting 3 rodaria no SNES.
Pareceu literalmente o Xbox ********.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.687
Reações
15.314
Pontos
1.659
É a treta mais idiota que eu já vi. lol
Canais seguistas ficaram literalmente loucos com esse trecho do vídeo. Já faz quase uma semana que o vídeo foi postado, e até hoje VCDecide, Eremita etc continuaram a fazer postagens e lives direcionados ao Snestalgia. Um literal ataque mesmo.
Uma pena, pois ele É amigo do Pyron.

Na minha opinião:
Sim, o Snestalgia faltou dar detalhes nesse trecho do vídeo. Obviamente os sprites do Ranma não são maiores que do Art of Fighting 3, apenas na resolução de saída do jogo, que por algum motivo foi de 448i. Nem o desenvolvedor sabe porquê foi escolhido.
Se a intenção fosse de sprites na mesma resolução, há exemplos MUITO melhores no SNES.

Agora os canais seguistas... vish, o assunto chegou até a mudar. Distorceram para dar a ideia que ele disse que Art of Fighting 3 rodaria no SNES.
Pareceu literalmente o Xbox ********.

Eu achei também que não passa de ataque de pelanca de alguns seguistas. O cara não falou de AoF3 rodar no SNES apenas comentou dos tamanhos dos sprites ser comparáveis, aí o pessoal ja

Me surpreende ainda aquele canal “VCDECIDE” fazer postagens em inglês para passar para falar mal de canal brasileiro para os gringos. YouTuber BR é foda mesmo, o pessoal fica criando treta ao invés de se unir.
Seria muito mais saudável para a comunidade se esse pessoal ao invés de criar treta, tivesse então se organizado e feito uma live ou vídeo debatendo o assunto, de maneira organizada e séria, para chegar a um consenso sobre o assunto, e sem infantilidade ou birra.



E o Velberan então, pra variar ao invés de ficar quieto, fica instigando a fanbase dele a dar deslike no vídeo do cara, depois os canais desses caras perdem view e eles querem chorar ainda, mas com os outros adoram destilar “ódio do bem”.

 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
É a treta mais idiota que eu já vi. lol
Canais seguistas ficaram literalmente loucos com esse trecho do vídeo. Já faz quase uma semana que o vídeo foi postado, e até hoje VCDecide, Eremita etc continuaram a fazer postagens e lives direcionados ao Snestalgia. Um literal ataque mesmo.
Uma pena, pois ele É amigo do Pyron.

Na minha opinião:
Sim, o Snestalgia faltou dar detalhes nesse trecho do vídeo. Obviamente os sprites do Ranma não são maiores que do Art of Fighting 3, apenas na resolução de saída do jogo, que por algum motivo foi de 448i. Nem o desenvolvedor sabe porquê foi escolhido.
Se a intenção fosse de sprites na mesma resolução, há exemplos MUITO melhores no SNES.

Agora os canais seguistas... vish, o assunto chegou até a mudar. Distorceram para dar a ideia que ele disse que Art of Fighting 3 rodaria no SNES.
Pareceu literalmente o Xbox ********.
Que que a Xbox ******** tem com isso mano? Mudou de pau pra cacete. Fala m**** não.
 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
Eu achei também que não passa de ataque de pelanca de alguns seguistas. O cara não falou de AoF3 rodar no SNES apenas comentou dos tamanhos dos sprites ser comparáveis, aí o pessoal ja

Me surpreende ainda aquele canal “VCDECIDE” fazer postagens em inglês para passar para falar mal de canal brasileiro para os gringos. YouTuber BR é foda mesmo, o pessoal fica criando treta ao invés de se unir.
Seria muito mais saudável para a comunidade se esse pessoal ao invés de criar treta, tivesse então se organizado e feito uma live ou vídeo debatendo o assunto, de maneira organizada e séria, para chegar a um consenso sobre o assunto, e sem infantilidade ou birra.



E o Velberan então, pra variar ao invés de ficar quieto, fica instigando a fanbase dele a dar deslike no vídeo do cara, depois os canais desses caras perdem view e eles querem chorar ainda, mas com os outros adoram destilar “ódio do bem”.


Velberan??? Pqp...
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
751
Reações
1.074
Pontos
333
[QUOTE="Travis Touchdown, post: 18948097, member: 120835"


E o Velberan então, pra variar ao invés de ficar quieto, fica instigando a fanbase dele a dar deslike no vídeo do cara, depois os canais desses caras perdem view e eles querem chorar ainda, mas com os outros adoram destilar “ódio do bem”.

[/QUOTE]

Velberam jogou mais Snes que MD nos anos 90, só ler o livro dele.
Claro que não admite, viúva da Sega.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Eu achei também que não passa de ataque de pelanca de alguns seguistas. O cara não falou de AoF3 rodar no SNES apenas comentou dos tamanhos dos sprites ser comparáveis, aí o pessoal ja

Me surpreende ainda aquele canal “VCDECIDE” fazer postagens em inglês para passar para falar mal de canal brasileiro para os gringos. YouTuber BR é foda mesmo, o pessoal fica criando treta ao invés de se unir.
Seria muito mais saudável para a comunidade se esse pessoal ao invés de criar treta, tivesse então se organizado e feito uma live ou vídeo debatendo o assunto, de maneira organizada e séria, para chegar a um consenso sobre o assunto, e sem infantilidade ou birra.



E o Velberan então, pra variar ao invés de ficar quieto, fica instigando a fanbase dele a dar deslike no vídeo do cara, depois os canais desses caras perdem view e eles querem chorar ainda, mas com os outros adoram destilar “ódio do bem”.



 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Que que a Xbox ******** tem com isso mano? Mudou de pau pra cacete. Fala m**** não.
Kkkkk que isso
Eu disse que pareceu Xbox ********, procurando alguma mínima coisa de um jogo da Sony pra zoar durante semanas ou meses. O mesmo vale pro inverso com os Irmãos Piologo.
Não sei se você se sentiu ofendido por gostar muito do XMG ou se odeia tanto eles que qualquer comparação considera absurdo demais.
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
É a treta mais idiota que eu já vi. lol
Canais seguistas ficaram literalmente loucos com esse trecho do vídeo. Já faz quase uma semana que o vídeo foi postado, e até hoje VCDecide, Eremita etc continuaram a fazer postagens e lives direcionados ao Snestalgia. Um literal ataque mesmo.
Uma pena, pois ele É amigo do Pyron.

Na minha opinião:
Sim, o Snestalgia faltou dar detalhes nesse trecho do vídeo. Obviamente os sprites do Ranma não são maiores que do Art of Fighting 3, apenas na resolução de saída do jogo, que por algum motivo foi de 448i. Nem o desenvolvedor sabe porquê foi escolhido.
Se a intenção fosse de sprites na mesma resolução, há exemplos MUITO melhores no SNES.

Agora os canais seguistas... vish, o assunto chegou até a mudar. Distorceram para dar a ideia que ele disse que Art of Fighting 3 rodaria no SNES.
Pareceu literalmente o Xbox ********.

Aproveitando a "treta", Maxwel, seria interessante fazer um vídeo sobre esses jogos de resolução incomum no SNES no seu canal MaxwelSeven.

Até agora não entendi se os jogos realmente exibem mais pixels na tela ou se é outra coisa.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Aproveitando a "treta", Maxwel, seria interessante fazer um vídeo sobre esses jogos de resolução incomum no SNES no seu canal MaxwelSeven.

Até agora não entendi se os jogos realmente exibem mais pixels na tela ou se é outra coisa.
Isso seria um assunto muito interessante mesmo, tá anotado. hehe
Mas dando um "spoiler" aqui:
Existem várias configurações diferentes pra alta resolução no SNES.
Existe o dobro horizontal (512 pixels) e o dobro vertical (448 pixels). Você pode escolher entre um deles ou também os dois ao mesmo tempo, formando o famoso máximo de 512x448.
O funcionamento deles dependem do modo de background escolhido, apenas o Mode 5 e Mode 6 se utilizam de gráficos maiores, se aproveitando da resolução maior. Como esses exemplos de 512x448:

A.S.P. Air Strike Patrol
189804

RPM Racing
189805

Mas maioria dos jogos usaram apenas a resolução maior horizontal (512x224), geralmente para caber mais texto em tela de RPGs.
Daí surgiu o mito de que esse modo tem cores muito limitadas. Mas não é bem assim.
No Mode 5, você tem 2 camadas, uma de 16 cores por paleta e outra de 4 cores por paleta.
Há quantas paletas disponíveis pra cada uma? Oito!
É bastante.
Na minha ultima hack de SMW baseado em Zelda, usei Mode 5 512x224 pra essas telas de vitória.
Só o Link ali usa 4 paletas diferentes, fazendo essa tela ter 100 cores no total.

189811

Os desenhos foram adaptados para ficar com proporções normais quando exibido pela TV em 4:3.

Mas daí vem a pergunta: E se eu usar alta resolução em outros modos além do Mode 5 e 6?
Não será utilizado gráficos maiores, serão os mesmos, só que esticado. Essa é a chamada "pseudo alta resolução".

Dos jogos que vi até agora, fizeram dois usos diferentes pra isso: Transparência fake e suavização de imagem.
O transparência fake é basicamente se aproveitar que a alta resolução no SNES se utiliza de 2 planos diferentes pra dobrar os pixels, se você desabilitar um, vai ficar só listras dessa camada.
Kirby Dream Land 3 é o exemplo mais famoso, apenas a terceira camada (água) está usando 1 plano.

189820

Eu ainda não faço ideia do porquê usar isso, sendo que o SNES já tem efeitos de transparência e ficam beem melhores até na CRT. :p

Agora, suavização de imagem eu só notei em Doom e Battle Cross.
Essa tela usa Mode 1, mas usa a pseudo alta resolução pra suavizar a imagem com pixels extras "primos".
Não manjo como que se faz isso, só sei que ele usa transparência.
Se eu desativo, dá pra ver a imagem pixelada em 256x224 normal.

189823


Seria isso uma prova que o SNES tem um anti-aliasing? :kbeca

Quando eu for fazer vídeo, tentarei dar mais detalhes visuais disso tudo.
 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
Kkkkk que isso
Eu disse que pareceu Xbox ********, procurando alguma mínima coisa de um jogo da Sony pra zoar durante semanas ou meses. O mesmo vale pro inverso com os Irmãos Piologo.
Não sei se você se sentiu ofendido por gostar muito do XMG ou se odeia tanto eles que qualquer comparação considera absurdo demais.
Gosto dos caras pq mostram a verdade de um bando de otário que não joga porra nenhuma e quer dar opinião em alguma m****.
Mas realmente posso ter entendido sua comparação da forma errada.
Foi males ae...
 
Topo Fundo