para mim também é um mistério, mas posso ajudar a matar sua curiosidade com o pouco que eu sei, aliado a minha interpretação das specs em relação ao resultado prático.
O wii é uma correção (até onde deu) do GC mas não é somente uma correção é algo mais.. quero dizer as tecnologias de movimento do wii já fazia parte do projeto GC em 1999, a nintendo poderia ter lançado uma espécie de wii um pouco menos poderoso já em 2001 e ter evitado de sofrer mas paciência, a empresa seguiu aquilo que ela acreditava, preço baixo para o consumidor e não subsidio para si.
Em termos de specs memoria, processador e gpu são bem dizer os mesmo entre ambos, as diferenças são:
A troca da mídia, um aumento de 3x nos dados. Dvd comum vs mini dvd
o processador do wii é levemente diferente, mais próximo do power pc 750cl (segundo o hacker do emulador Dolphin) o wii tem 67% mais cpu que o cube apesar do overclock ser de 50% (486mhz para 729mhz) isso mostra que não é só clock.
o chip gráfico: GC flipper e wii hollywood são os mesmo, a diferença aqui é o overclock onde a versão wii recebe over 50% indo de 162mhz a 243mhz.
o processo de fabricação em baixo nanômetro é o que permitiu esses aumentos de clock é claro.
Ambos possuem chip de áudio integrado no gpu, isso mesmo a grosso modo o gpu calcula o som também, xbox possuí chip de áudio separado.
memoria: 43mb GC contra 91mb do Wii, mas os números não são o que são, para nenhum dos dois.
a arquitetura é meio bizonha não há muitos consoles que repliquem uma arquitetura assim. A memoria principal é de 24mb, a memoria de video 3mb para os dois, então a memoria real são 27mb. mas há 16mb de memoria destinada a áudio e carregamento no cube a A-RAM ela possui a velocidade ultra lenta de 81mb/seg (sim lenta pacas bem dizer velocidade de N64) alguns devs até conseguiram usar essa memoria lenta em jogos mas uma minoria pois a máquina não foi projetada para isso.
O pulo do gato do wii frente ao cube é que ele dropou essa memoria ''A-ram'' em favor de um set secundário de memoria a ''Mem2'', o wii substituiu esses 16mb de ''N64'' por 64mb gddr3 memoria rápidas e agora essa memoria podem ser mapeadas na CPU sem ter de usar artifícios dos devs.
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Dentes de coelho do wii.
O Wii apesar do poder maior ainda é refém da memoria de vídeo de 3mb que o impede de superar a resolução 480p, coisa que não é problema no xbox.
O wii tem aquele software ''wii channel'' e todo o OS, reza a lenda que aquilo come muita memoria dos novos 64mb gddr3, os programadores não tiveram preocupação em otimizar esse consumo, o áudio ainda precisa vir de lá e o buffer do dvd também é lá, então não da para saber ao certo o quão além, se pode acrescentar nos 24MB originais... não é impossível que o wii tenha menos memoria ''útil'' que o Xbox devido a isso. Mas ainda há a vantagem do xbox no uso do HD.
Funções fixas da GPU e unidade TEV, a unidade TEV não é como os shaders programáveis do xbox. É apenas um recurso que permite usar embm e gerar bons resultados, porém fixos o GPU do wii e cube não dá para inventar moda, saiu do projetado ele começa a se borrar todo, cortando polígono e tudo mais.
o cpu também tem uns dentes de coelho frente ao xbox mas vou ficar só por aqui