Sega&AMD
Ei mãe, 500 pontos!
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Aniversários do Dreamcast nos remete a principalmente os erros da SEGA, e a Sega nutriu sim o que hoje podemos ser chamar de erros, numa guerra subestimar as capacidades de estratégia, força e de ação do adversário são a essência da derrota. A Nintendo também foi submetida ao mesmo tipo de pressão e apesar de ter perdido apoio conseguiu fazer um console na pior das hipóteses respeitável, há motivos relacionados a visão e estratégia que permitiram isso, não é por acaso que uma continuou seu curso e outra ficou para trás.
1- O trato com suas IPs
O youtuber retro Sega Lord-X acredita que a queda da Sega se deu por conta da sua filosofia e trato com as franquias, por exemplo:
a Sega tinha por costume sempre andar para frente sempre criando novas Ips
a Sega usava novos hardware para empurrar novas Ips
A Nintendo agia de modo completamente distinto; ela presava por continuar suas marcas e eram os jogos que empurravam o hardware e só depois que o hardware difundido é que ela colocaria novas Ips para teste. Mario 64 empurrou N64 o jogo era bom demais para ser evitado.
Essa pequena mudança de visão entre as duas por si só já era uma vantagem absurda e levam a situações profundamente distintas, o Playstation 1 era um novato apesar que na prática a Namco era quem fornecia os jogos iniciais a Sony comrpou muita exclusividade third por dois motivos: agregar valor a seu console e minar que jogos promissores chegasse ao concorrente, Mas isso nem de longe poderia impedir a Sega de vender bem caso ela tivesse feito um streets of rage 4 para auxiliar Panzer Dragoon no lançamento. Streets of rage é o jogo mais vendido do Mega Drive após o Sonic, no mínimo 4 milhões de pessoas jogaram e estavam habituadas a marca, seria nos estados unidos um sistem seller muito melhor que virtua fighter, PD e Bug mas eles nunca pensaram nisso, eles queriam que o hardware empurrasse os jogos tal como procediam no arcade. Quando vem o Dreamcast a Sega mostrou que alguns erros foram corrigidos mas novamente errou nesse ponto, Virtua Fighter 3 é a continuação de virtua fighter 2 o best selling do Saturn e VF3 não vendeu nada no Dreamcast mesmo sendo um jogo popular nos arcades, motivo central era justamente esse para que comprar um Dreamcast por VF3 quando o port era um versão crua do arcade sem extras e mais feia etc terceirizado ao invés de ser programado por Yu Suzuki... não era mais inocência nessa altura ser pega de surpresa etc, foram eles que preferiram apostar as fichas na nova IP shenmue imaginado que investimento e novo hardware fariam de um jogo desconhecido um sucesso, ledo engano.
2- Não subsidiar Hardware
Parece bobo mas não é, a moda na época era criar máquinas caras e depois as vender com prejuízo visando recuperar com a venda de jogos, o Dreamcast quebrou o record de então de lançamento em 1999 mas aquilo não era vitória, ca da milhão de consoles vendidos eram milhões de prejuízos nos cofres
A Nintendo apesar de mais rica, sempre evitou subsidio não obstante havia sistemas em que ela já entrava lucrando, veja a diferença. Nintendo vende 1 milhão e lucra 1 milhão a Sega vendia um milhão e ficava 1 milhão mais pobres, assumindo 1 dolar de subsidio ou profit. A diferença é brutal, tão brutal que a nintendo vendeu quase 1 mario 64 para cada consoles nos meses que sucederam o lançamento, já entrou lucrando, a Sega estava limitando a produção de Saturn pois fabricar mais e vende era derrota, veio o Dreamcast ela põe moden, vmu e ainda subsidia, ora é quase consenso nos forum e debates sobre a Sega que ao menos ela deveria ter vendido o console a preço de custo para pelo menos não perder mas debates houveram e Peter Moore convenceu a Sega of Japan a vender com subsidio acreditando que assim faria base mais rápido...a ambição da Sega a derrubou, a ânsia de entrar primeiro e crescer a base a cegou, Essa por sinal é mais uma ideia imbecil a qual ela nutriu desde o genesis, no mundo da teoria faz sentido sair na frente mas no mundo prático apenas permite ao concorrente ver sua tática.
Parabéns Nintendo nesse dia, foi uma empresa mais inteligente por isso está aí até hoje; Satoru Iwata tinha razão as pessoas cresceram jogando Nintendo e o legado histórico da empresa não será apagado enquanto eles fizerem bom uso de suas franquias, a Sega menosprezou suas marcas de maior valor na era genesis Sonic e strrets of rage, depois fez um mal uso de Virtua Fighter e Sega Rally no Dreamcast, sem base lá o console fatalmente sucumbiu.
Brace yourselves つづく
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