O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual foi o ultimo jogo retro que vc terminou???

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.804
Reações
40.840
Pontos
1.053
Lufia_the_Legend_Returns.jpg

Lufia The Legend Returns

Um jogão de 40+ horas num console minúsculo e de tecnologia simples. Eu gosto muito da ideia de fazer muito com pouco e Lufia the Legend Returns é um dos maiores exemplos disso.
Os gráficos me impressionaram, personagens e inimigos são representados muito bem durante lutas e menus, com um estilo de arte chibi/SD pensado pra pequena tela do portátil. Cenários são bem detalhados e alguns deles até impressionam pela quantidade de cores e elementos presentes.
A jogabilidade é um pouco diferente da maioria dos JRPGs de turno da época. Aqui é possível levar até 9 personagens pra dentro de uma batalha (3 na frente, 3 no meio e 3 atrás), e a posição de cada um na formação influencia os seus atributos e daqueles à sua volta. Mas isso não deixa o jogo fácil, pois a força dos inimigos é compatível com esse alto número de personagens no seu grupo de batalha e, sem grinding, eu tava apanhando bastante até decidir tirar alguns minutos pra deixar meus personagens realmente fortes. As lutas não são aleatórias e é possível ver os inimigos no mapa.

A história é simples mas tem um certo foco no desenvolvimento dos personagens, em especial os dois protagonistas Wain e Seena (os que aparecem na capa do jogo), que vão desenvolvendo uma relação muito legal ao decorrer do jogo. Depois deles, os próximos personagens que aparecem e entram na sua party tem uma quantidade decente de desenvolvimento mas nem tanto quanto os personagens principais mencionados. Mas ainda assim a maioria deles são carismáticos o suficiente.
As músicas estão entre algumas das melhores trilhas em chip-tune que já ouvi.

Pra falar sobre alguns defeitos: vários inimigos (até os comuns) tem ataques de insta-kill e matam um personagem da sua party na hora. Isso é uma das formas de equilibrar a dificuldade num jogo em que é possível levar 9 personagrens pra luta, mas não deixa de ser meio irritante as vezes.
Uma outra coisa que me incomodou é que as magias mais avançadas tem animações que podem durar até 1 minuto. Eu usei uma opção do emulador pra acelerar o jogo nessas horas, mas quem jogou no portátil original deve ter sofrido.

Nota: 9


Opera Snapshot_2022-03-23_172530_cdn.discordapp.com.png

Opera Snapshot_2022-03-16_220526_cdn.discordapp.com.png

Opera Snapshot_2022-03-24_184550_cdn.discordapp.com.png
 

Gillian

Supra-sumo
Mensagens
834
Reações
1.299
Pontos
183
81b9686a73bd30bc0b4df588a378305e.jpg


Joguinho facinho e legalzinho...

Enviado de Zenithia
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.327
Reações
20.948
Pontos
1.489
Terminei Secret of Evermore, segue o review,

História: Gostei da história do jogo, senti um clima meio "Back to the Future", uma aventura simples com um enredo simples, os diálogos são divertidos e fogem um pouco do clichê dos JRPGs da época, o protagonista sempre faz referências toscas a filmes de monstros e tals. Achei o vilão meio sem graça, meio que o universo do jogo é o grande vilão da história. O lance do ser parceiro ser um cachorro da um clima bem divertido pra história também.

Jogabilidade: Clonada de Secret of Mana, particularmente nunca gostei daquele ring menu, muito confuso e pouco intuitivo. O combate é simples porém funcional, o sistema de magias é o mais interessante, o sistema de usar ingredientes ao invés de usar MP é uma mudança bem vinda também, no começo do jogo é um trabalho absurdo usar magia porque você nunca tem dinheiro pra comprar ingrediente mas depois da pra comprar a vontade. O hitbox as vezes é meio bugado mas no modo geral não atrapalha muito.

Trilha Sonora: Gostei bastante, ótimos músicas de ambientação, bons efeitos sonoros.

Gráficos: Bonitos e bem animados, os sprites são grandes e detalhados, efeitos das magias também são bem legais.

Exploração: O jogo tem dungeons divertidas e outras completamente insuportáveis, muitas delas são labirintos de corredores confusos. As boss fights nas dungeons compensam, tem vários chefes diferentes ao longo do jogo, cada um com uma mecânica diferente. O jogo tem puzzles legais também, nada muito rebuscados mas funciona legal no universo do jogo.

Minha nota pro jogo é 7, o jogo é divertido porém algumas dungeons são chatas demais e a stamina ser muito lenta tira um pouco o brilho do combate.

Secret_of_Evermore.jpg


index.php


secret-of-evermore.png

gfs_40377_2_22.jpg

188982.jpg
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.603
Reações
28.544
Pontos
1.053
The Firemen (Snes, 1994)
|Zerado no tópico da quinzena Retrogamer|
+ Jogo me divertiu demais, terminei em duas "jogadas", simplesmente faz o tempo passar muito rápido
+ A história, personagens, falas, ambientação fez relembrar aqueles filmes ou séries de bombeiros fodões lutando contra fogos inimagináveis
+ Achei o gráfico bonito, sprites grandes e bem feitos, a paleta de cores um pouco escura incomoda mas se entende que é pra realçar o vermelho do fogo
+ Achei a jogabilidade muito boa, as mesmo tempo que ela pode parecer complexa, três tipos de ataque e ataque especifico para cada fogo, ela é de aprendizagem simples, os controles respondem muito bem
+ Efeitos Sonoros muito bem feitos
+ Gostei bastante dos "inimigos" e dos boss, afinal é só fogo mas fizeram de um jeito que ficou muito legal
+- Level design funciona, tem um mapa que faz vc não ficar perdido com auxilio de setas, mas, não é nada fantástico, médio, digamos que não é muito inspirado
+- Eu terminei no fácil o que me fez um desafio interessante, nos níveis mais altos talvez de mais problemas visto a grande quantidade de fogo que te cerca
+- A música do jogo quando aparece combina com a ambientação do jogo mas pouco aparece e é bem esquecível.
- O jogo podia ter um sistema de passwords no final de cada fase, assim ele ficou desenhado pra ser jogo de uma jogada, o que pra mim não é tão interessante

No fim, pra mim, foi muito divertido e uma boa experiência, na época com certeza recomendaria esse jogo não para comprar, mas sim para alugar e jogar um final de semana seria excelente, hj em dia recomendo a todos minimamente testarem pois caso gostem é um jogo rápido de terminar. Nota Final 8/10

medium_2_screenshot.png
 


Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.160
Reações
14.914
Pontos
503
Sou mais um dos que zerou o The Firemen por causa do tópico do Retrojogo da Quinzena.

121d44c8-713d-47d0-8170-26f018ff0070.jpg

Segue o meu review em spoiler:
ANÁLISE DO THE FIREMEN (SNES)

HISTÓRIA:

Bem simples, como é de se esperar pra um jogo desse tipo. Você e seu parceiro são dois bombeiros que estão atendendo uma ocorrência de incêndio num prédio em pleno Natal, e entram nele antes do resto da equipe chegar. Chegando lá, as coisas vão ficando tensas, e pra piorar, o prédio tem uma arquitetura nada boa para incêndios.

Enquanto isso, parte da sua equipe vai ajudando via rádio e outros bombeiros agem em outra parte do edifício.

Tudo é bem emocionante e daria um bom episódio de série ou filme sobre bombeiros.

JOGABILIDADE:

Simples e muito boa. Não são muitos comandos e todos respondem bem. Você tem dois tipos de ataque comum, além de um especial, que você recarrega encontrando um item pelos cenários.

Você também pode se agachar no chão, o que é necessário pra avançar no mapa ou fugir do fogo em certos momentos.

DIFICULDADE:

Como ouvi falar que o jogo é difícil no normal, preferi optar por jogar no beginner, e achei a dificuldade bem equilibrada. Usei dois continues de três.

Não existe item de cura no jogo, então você tem que ser bem cuidadoso. As únicas maneiras de recuperar vida são derrotando um chefe e salvando sobreviventes. Acho que tem um sobrevivente em cada andar.

Tem limite de tempo pra você completar as fases, mas eu nem lembrava disso durante a jogatina. Ou eu joguei muito bem, ou o tempo é grande o suficiente pra você passar da fase tranquilamente.

A curva de dificuldade do jogo é muito bem feita. Ele começa bem tranquilo, só pra você se acostumar com os comandos, e conforme vai avançando pelas fases, mais inimigos diferentes vão aparecendo, que são tipos de chamas e máquinas "possuídas" pelo fogo. Também vão surgindo perigos no cenário, como explosões e chãos se abrindo. Quanto mais você avança, mais o jogo vai ficando frenético e exigindo mais habilidade de você.

GRÁFICOS:

Não é um jogo onde os gráficos chamam muito a atenção, mas ele também não deixa a desejar nesse quesito. Acho que o destaque vai pros sprites dos bombeiros, que são grandes e bem detalhados. De resto, nada que se destaque muito.

Também achei legal os rostos dos personagem na hora dos diálogos, porque o estilo da arte me lembrou animes.

TRILHA SONORA:

Simples, nada de grande destaque, mas cumpre bem seu papel.

EFEITOS SONOROS:

Bons. Não lembro de nenhum que tenha me incomodado.

LEVEL DESIGN:

Simplão, mas bem feito. Você tem que ir avançado pelo prédio, subindo de andar pra andar, e pra isso tem o mapa pra ajudar. Ele é simples, mas cumpre bem seu papel de situar o jogador, e os cenários não são muito grandes, além de vez ou outra ter umas setas pra te ajudar a saber onde ir, então fica difícil se perder nas fases.

É importante se atentar às conversas que você terá por rádio com uma mulher da sua equipe, porque ela sempre vai te dizer pra onde ir. Aqui, saber o inglês básico faz a diferença na jogatina.

O jogo te incentiva a dar uma explorada em vez de simplesmente seguir pelo primeiro caminho que encontrar, porque você pode achar sobreviventes e itens que dão carga de ataque especial. Ambos são muito importantes, principalmente os sobreviventes, pois recarregam sua vida quando são resgatados.

CHEFES:

Mais um ponto positivo pro jogo. Achei as batalhas bem legais.


CONCLUSÃO:

The Firemen é um jogo com uma proposta diferente e bem competente no que propõe.

Embora ele seja curto e simples, não é repetitivo e tem uma jogabilidade gostosa, até mesmo viciante.

Esse foi mais um daqueles casos em que fiquei feliz de conhecer o jogo, porque é bem diferente de tudo que já joguei, além de bom, que é o que mais importa.

Acho que a única coisa que me incomodou no jogo foi não poder avançar os diálogos. De resto, nada a reclamar.

Quando comecei minha jogatina, pensei que daria uma nota 7, mas conforme fui avançando, vi que o jogo merecia mais, então minha nota final é 8,0.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.853
Pontos
753
g3Sqche.png

Finalizando a trilogia final dos Mega Man do NES, fechei o quinto jogo. Achei no geral melhor que o quarto, mas ainda gostei mais do sexto jogo. Bosses são bons, venci todos na arma normal, incluindo desta vez o Wily, que em alguns jogos tem de usar armas especiais. As fases no entanto tem mix de bom design com elementos que não curto tanto, como por exemplo inimigos que vem para a frente e tu vence, avança um pequeno frame e lá está ele de novo. Alguns bosses já conhecia do Megaman IV do GB (Crystal, Napalm, Stone e o trenzinho Charge), enquanto todo o resto foi inédito. Um boss que achei bem criativa a batalha foi a do Gravity Man, um dos melhores deste jogo. Destaque para fases que se bifurcam em caminhos alternativos, o que é legal, temos aqui também uma fase como uma espécie de jet-ski, não cheguei a jogar os anteriores do NES, mas foi o primeiro segmento deste tipo acredito, ao menos dos jogos que joguei da série. Enfim, no geral um bom Megaman.

8mjp6rO.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.853
Pontos
753
Terminei Secret of Evermore, segue o review,
Esse é um jogo que só não acompanhei vocês aí porque não roda no 3ds aqui (buga já na abertura algumas coisas) e estava com alguns jogos em aberto, quero rejogar uma hora.
Quanto a stamina, ela melhora bastante a regeneração conforme se avança os levels das armas pelo que lembro. Na época que joguei gostei bastante do esquema das magias também, por ter de se ter ingredientes, além disso acho que evoluiam com o uso também, temos level dos personagens, armas e magias aqui.
E uma curiosidade que talvez passe despercebido para quem está jogando, este é se não me engano o primeiro trabalho do Jeremy Soule com trilhas sonoras em jogos (compositor dos Elder Scrolls).
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.603
Reações
28.544
Pontos
1.053
Esse é um jogo que só não acompanhei vocês aí porque não roda no 3ds aqui (buga já na abertura algumas coisas) e estava com alguns jogos em aberto, quero rejogar uma hora.
Quanto a stamina, ela melhora bastante a regeneração conforme se avança os levels das armas pelo que lembro. Na época que joguei gostei bastante do esquema das magias também, por ter de se ter ingredientes, além disso acho que evoluiam com o uso também, temos level dos personagens, armas e magias aqui.
E uma curiosidade que talvez passe despercebido para quem está jogando, este é se não me engano o primeiro trabalho do Jeremy Soule com trilhas sonoras em jogos (compositor dos Elder Scrolls).
Tem que participar da próxima edição, pelas indicações até agora promete ser muito boa

Enviado de meu Redmi 7A usando o Tapatalk
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.327
Reações
20.948
Pontos
1.489
Esse é um jogo que só não acompanhei vocês aí porque não roda no 3ds aqui (buga já na abertura algumas coisas) e estava com alguns jogos em aberto, quero rejogar uma hora.
Quanto a stamina, ela melhora bastante a regeneração conforme se avança os levels das armas pelo que lembro. Na época que joguei gostei bastante do esquema das magias também, por ter de se ter ingredientes, além disso acho que evoluiam com o uso também, temos level dos personagens, armas e magias aqui.
E uma curiosidade que talvez passe despercebido para quem está jogando, este é se não me engano o primeiro trabalho do Jeremy Soule com trilhas sonoras em jogos (compositor dos Elder Scrolls).

A stamina melhora com algumas spells, o level da arma não influencia (ou eu não percebi), o lvl da arma só destrava skill.

O esquema de magia é bem legal mesmo, quando você tem dinheiro suficiente pra comprar os ingredientes no endgame você virá um deus imortal com barrier, hyper e etc.

Só acho que a arma demora muito pra upar, como você ganha armas novas toda hora tem que ficar ganhando lvl de novo com ela, pra daqui a pouco pegar outra, seria legal um esquema global pra cada tipo.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.853
Pontos
753
A stamina melhora com algumas spells, o level da arma não influencia (ou eu não percebi), o lvl da arma só destrava skill.
Pode ser falha na minha memória, tinha lembrança que melhorava, mas a última vez que joguei ele foi quando tinha um Snes mesmo, tem muitos anos já que não tenho.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.038
Reações
63.538
Pontos
1.253
Últimos jogos que terminei.
Preguiça de fazer review, apenas comentarei de forma breve:

Castlevania_harmony_of_dissonance.jpg


Apesar do level design maçante e uma dificuldade muito quebrada, é um jogo bastante legal e com puzzles bacanas. A ambientação é uma das melhores da série e é o mais visceral da série. Fica bom com a hack de cores + a animação consertada do Juste que o @Vaçago me passou (valeu). Gostei da trilha sonora, as composições são muito boas e o estilo chiptune combina com o título.
Nota 7/10

270px-Metroid_Prime_2_Echoes_capa.png


Um dos melhores jogos da série. Quando joguei da primeira vez não havia curtido tanto, agora que emulei no PC com o PrimeHack, utilizando teclado e mouse + fone de ouvido, a experiência ficou muito melhor. Ao lado de Metroid Dread, tem os melhores bosses da franquia. Gráficos envelheceram tão bem como vinho principalmente se você colocar em 4k. Tem vários aspectos que são melhores que o primeiro, o melhor exemplo sendo a Morph Ball que é utilizada em puzzles e até boss battles.
Nota 9/10

6320titlescreen.png
6320screenshot3.png

Isso aqui é uma hack, que é basicamente um Metroid descompromissado. Entretanto, eu arrisco a dizer que poderia facilmente se passar por um jogo oficial, pois não só o level design e o gameplay como um todo é fantástico, mas o jogo é repleto de assets e músicas customizadas (algumas originais e outras pegas de franquias diferentes como Zelda e Donkey Kong) que deixam ele com cara de profissional (apesar de não ter muito a ver com Metroid em si).
Nota 9/10

Demonscrest_us.jpg

Outro jogo sensacional, dessa vez da Capcom. Jogabilidade, level design, gráficos e trilha sonora se casam para formar uma experiência sombria e ao mesmo tempo divertida. Um dos melhores jogos do Super Nintendo, e antes que eu me esqueça : Dark Demon é o capiroto.
Nota 9/10


300px-Machinarium_Cover.jpg

Pode parecer que não é retrô, só que isso daqui já tem 13 anos que lançou, então vou postar.
Excelente adventure. Um pouco frustrante em uma parte ou outra, mas tem um sistema de dicas pra ajudar (embora eu não tenha utilizado). Passei uma experiência muito boa jogando isso no celular, a arte é fenomenal, músicas muito bonitas, os puzzles são muito inteligentes na maior parte do tempo e utilizam uma série de recursos visuais pra te guiarem.
Nota 9/10

Gun_Hazard_Cover.png

Joguei novamente, dessa vez utilizando a tradução em inglês, pois da primeira finalizei tudo em japonês. Então finalmente pude entender toda a história, que é de altíssima qualidade especialmente se comparar com outros Action RPGs da época e inclusive serviu de inspiração pra Final Fantasy VII. E o jogo em si? É um Cybernator turbinado com elementos de RPG e a característica da série de personalizar robôs.

Uma das melhores trilhas sonoras que já ouvi, com participação de Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda (trabalhou tanto nesse jogo que chegou a defecar sangue), Masashi Hamauzu e Junya Nakano.

Tem uma grande quantidade de segredos que não pude perceber da primeira vez, e fiquei surpreso em saber que um jogo de plataforma e RPG seja tão detalhado assim.
Nota 9/10

 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.603
Reações
28.544
Pontos
1.053
Fds no futiba jogando com o bruxo.

52583_front.jpg
meu primeiro fifa, joguei absurdos no pc esse ai, o esquema de escanteio é bem bizarro, fora que era quase obrigação contratar o recoba da inter de milão pagando barato, transferências da pra contratar qualquer jogador por qualquer time, dava pra montar uns elencos bizarros de tão bom.
A versão de gba joguei muito tmb, bastante divertida
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.853
Pontos
753
Por essa época curtia jogar umas partidas de futebol (PES e Fifa). Depois veio Neymar, aí parei de acompanhar. Só voltei a jogar esse jogo em que ele fez uma participação especial uns anos atrás.
4TjQOlb.png


Quando ele se aposentar talvez eu volte a jogar uns PES.
:coolface
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
7.778
Pontos
694
Psx - Gran Turismo 1 e 2
Mais difícil conseguir as licenças de ouro no GT1, diferente do 2 em diante não tem as demonstrações pra vc ver como fazer melhor o trecho ou alguma curva, cara tem que ir na raça, rsrs. Do 2 em diante com as demonstrações pegar os golds é mais tranquilo.
No GT2 só tive problema no event de nsx na honda, não encontrava os acura nsx nem na loja new nem na used, alguns caras na net diziam que tinha na used, que tinha q passar 10 dias que mudava os carros caso não estivesse lá. Fiz isso e nada de aparecer, aí vi que tem a acura nos carros usa, tava lá os danados dos nsx, cara tem que comprar no usa pra voltar na honda do japão pra correr o evento, esquisito, mas enfim, deu certo, tranquilo.
image-24.jpg4019_front.jpg
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
7.778
Pontos
694
Visualizar anexo 248603

Terminei de zerar agora há pouco.Não lembrava que a última fase era tão difícil, mas no geral até que o jogo é bem equilibrado na dificuldade.A melhor fase na minha opinião foi a penúltima, a da ponte.

Sinceramente, eu acho que nunca mais vai ter um jogo fps singleplayer desse nível.

O singleplayer desse game é muito do krl, foda demais.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.538
Reações
91.557
Pontos
1.503
Psx - Gran Turismo 1 e 2
Mais difícil conseguir as licenças de ouro no GT1, diferente do 2 em diante não tem as demonstrações pra vc ver como fazer melhor o trecho ou alguma curva, cara tem que ir na raça, rsrs. Do 2 em diante com as demonstrações pegar os golds é mais tranquilo.
No GT2 só tive problema no event de nsx na honda, não encontrava os acura nsx nem na loja new nem na used, alguns caras na net diziam que tinha na used, que tinha q passar 10 dias que mudava os carros caso não estivesse lá. Fiz isso e nada de aparecer, aí vi que tem a acura nos carros usa, tava lá os danados dos nsx, cara tem que comprar no usa pra voltar na honda do japão pra correr o evento, esquisito, mas enfim, deu certo, tranquilo.
Visualizar anexo 252722Visualizar anexo 252723

Quantas horas levou para finalizá-los, mais ou menos?
 
Topo Fundo