Não é impressão, na 8ª gen restringiu-se quanto ao volume literal e irrevogavelmente à Sony, que criou mais de 40 Novas IPs, sendo exemplos
Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Dreams, Astrobot, Helldivers, Until Dawn, Detroit, Alienation, Bloodborne, Nex Machina, Knack, Driveclub e The Order. O resto foi muito pouco.
A Microsoft obteve relevância, seja comercial, seja de qualidade, com Ori, Quantum Break e Sea of Thieves, e a Nintendo praticamente só trouxe Splatoon e TW 101.
Para os third parties, os games que marcaram a era foram Novas Ips, mas as sequências dominaram as esteiras. Não criaram 5% do volume da Sony. Entretanto, muitas soltaram um ou dois jogos isolados Novas IPs que caracterizaram o período:
- Destiny
- Fortnite
- PUBG
- The Division
- Watch Dogs
- Overwatch
- Sekiro
-
Elden Ring
- Fall Guys
Indies se fizeram com Novas IPs (Cuphead, Dead Cells, Celeste, Into the Breach, Hollow Knight etc), mas aí o sistema é diferente
9ª geração a Nintendo só trouxe de digno de menção ARMS (ela evita Novas IPs por filosofia de trabalho), as demais lançaram seus consoles com 3 anos de New Gen, e as coisas estão no formo: está confirmado que cada um dos estúdios inhouse da Sony tem uma Nova IP (cerca de 20 games, portanto), + os projetos pela XDev de Firewalk e Deviation. Em 2025, é pra metade do investimento em First Party ser em Nova IP:
Se se transplantar “por projeto”, e ela mantiver a produtividade de ~150 games por geração, isso significaria 75 games, mas é provável que fique entre 40-50 Novas IPs até o fim do
PS5
A Microsoft está com um pipeline de muito volume de propriedades inéditas, Penitation, Grounded, Avowed, Starfield, Red Fall, Everwild, e muitos de seus times trabalham na coisa, pra quem gosta de viver novos mundos vai ser uma boa pedida um XBox também