O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É só impressão minha ou a partir da geração PS4/One houve uma diminuição na criação de novas IP's por parte das grandes desenvolvedoras?

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Não colocaria nem a metade desses games

Acho que tem que colocar. Ring Fit Adventures por exemplo vendeu muito bem, game importante, embora modesto. Animal Crossing e qualquer Pokémon são também muito modestos, a maioria da Line Up da Nintendo é modesta, tanto em arte, quanto em orçamento, quanto em gameplay, e pode ser da mesma forma importante. São Novas IPs de sua propriedade, é o justo. Se eu tirar os projetos pequenos, ficam 4 games

Muitos desses games nem são da Nintendo. Tem dois aí da Platinum por exemplo

Não. Nenhum game citado é third party, todos são IPs da Nintendo. Platinum só desenvolveu, mas o game é da Big N.

Recore é desse jeito também, mesma coisa de Astral Chain e The Wonderful 101, não foi um estúdio interno da Microsoft que desenvolveu, e sim thirds: Amarture e Comcept. Ori a mesma coisa, quem tocou foi o Moon Studios

Um game first party pode ser desenvolvido por um third.

Se eu retirar os games que “não foram feitos pela Nintendo” dessa e de qualquer lista, vai sobrar muito pouco, a maior parte é feita por thirds, 70, 80%, a Nintendo terceiriza muito.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
O N64 foi mil vezes melhor né! Nem se somarmos todos esses consoles consegue chegar no N64.


Para Novas IPs, deve ter sido mais ou menos igual a WiiU ou Gamecube. Teve as derivadas Mario Party e Golf (um clone de Everybody’s Golf, mas é mesma dev, nem dá pra rotular - isso me lembra que esqueci de Mario Strikers na lista do Gamecube, fui lembrando de cabeça, deve ter uma ou outra coisa faltando nas outras) e Pokémon SNAP! + Diddy Kong Racing (lembrando que Banjo e Perfect Dark são IPs da Rare), os games de esporte hardcore, sem ser cartoon (Kobe Bryant e Ken Griffey), o AC, que começou como projeto do 64tão, 1080º Snowboarding, Paper Mario.

Tá mais ou menos na média dos outros consoles, talvez prejudicado pela baixa produtividade da Nintendo na geração 5, foram poucos jogos que ela lançou.

O maior corpo de Novas Ips da Nintendo está em pequeninos games para seus portáteis, o que é natural, portáteis são o verdadeiro negócio de frente da Nintendo desde 1994, de lá pra cá qualquer outra coisa que ela tentou fora do form factor flopou, com raras exceções
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Aproveito o tópico para um exercício: imagina o quão bom seria uma NOVA IP completamente inédita da Nintendo In House com alto nível de investimento, o quão nos engajaria novos mundos, personagens e arte, tipo SPLATOON.

A Nintendo foge de qualquer análise porque ela faz muito bem o que basicamente não consegue: ela reinventa suas IPs.

É preciso acabar com eufemismos, empresa só cria IP nova porque tem a ambição que ela seja duradoura, quando ela acerta, ela cria novas porque sabe que um dia sua IP de sucesso vai deixar de vender e ela não pode esperar isso acontecer para buscar uma solução.

A Nintendo consegue fazer isso dentro de sua IP, Mario, Zelda e outros estão sempre se reinventando e mantendo relevância geração após geração e por isso sempre conseguem atender sua demanda, que é a única coisa que importa, a Nintendo não se preocupa muito com aqueles que não são consumidores alvo dela querem ou deixam de querer.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
ela reinventa suas IPs.

Não. Joguei esses games quase todos. Só há transgressão quando deriva-se em sub-IPs, ou se constitui Nova Propriedade, a Nintendo é igual as demais.

Só não ocorre com Mario 3D (um game a cada 5-7 anos), e parcialmente com Zelda 3D (os Zeldas 2D são formulaicos). O aspecto geral dos TLOZ 3D é o de OoT, agora mudou em BOTW, mas BOTW 2 já vai ter a mesma fórmula do primeiro

Metroid 2D, Metroid Prime, Kirby 2D, Pokémon Mainline, Smash Bros, Mario Kart, FZero, Xenoblade, Luigi’s Mansion, Mario Party, Mario Maker, Pokémon Snap, Art Academy, Mario de esporte, todos são um pacote de novos desafios sob a mesma estrutura de game design. Sem nenhum tipo de revolução a mais que sequências de outras devs. Lembre de cada game desses, pense com carinho


Assassin's Creed Brotherhood é comumente tratado como uma DLC de Assassin's Creed 2, mas ele trouxe mais novidades em relação a seu antecessor (BAM System, Tower Defence, Summon de NPCs, Recrutamento de Aprendizes, Heavy Weapons, Multiplayer) que Luigi’s Mansion 3 trouxe em relação ao 2 (basicamente a mecânica do Gooigi)

Os jogos da Nintendo são formulaicos

O que ocorre é que, para uma pequena parte dessas IPs dela, talvez 10%, a fórmula é muito boa, novos Levels, pelo design criativo + o intervalo longo entre as sequências mitigam um pouco a sensação de mesmice, mas são pacotes de novos desafios em cima de uma coisa muito parecida, da mesma forma de um Dark Souls 3 para o 2, um Assassin’s Creed, um Ori ou um Watch Dogs, um Mario WiiU para um Mario Wii, um Metroid Dread para um Metroid Samus Returns, um Animal Crossing New Horrizons para um Animal Crossing New Leaf, jogos bem parecidos, um pack de “novas fases”.

Ela é esperta em espaçar os lançamentos, caso contrário haveria fadiga do público da mesma magnitude que houve de Assassin’s Creed, porque a diferença entre as sequências é pequena, a gente só dá conta do game da Ubisoft porque sai um quase todo ano

mantendo relevância

Uma coisa que ela faz é criar um conceito, e depois adaptar personagens conhecidos ao elemento, mas só há reinvenção se derivar ou virar nova IP.


Exemplo, em Pokémon Snap, a Nintendo (na verdade, a HAL Laboratory) esboçou uma mecânica ultracasual, com extinção de punição, de Shooter on Rails. Ao invés de criar mundo, personagens, estética, UI, contexto e motor completamente novos, exemplo, um Shooter On Rails da Sony (Omega Boost) ou da Sega (Panzer Dragoon), ela enfia Pokémon no meio. Economiza uma grande sova do game design, que é a fase de conceito e testing, e retroalimenta o mindshare da franquia.

Esse Pokémon SNAP! é diferente do Pokémon Mainline, mas porque ela derivou em “nova IP”, e não porque se reinventou. O Pokémon Mainline continua formulaico pra caralho lá no canto dele. Já Pokémon SNAP! 2 que saiu em 2021 pra Switch é a mesma fórmula do 1, com poucos acréscimos, não há distância ou diferença apreciável em comparação a Assassin’s Creed Syndicate vs Unity, mesmo escopo de renovação, talvez menor, mesmo sendo jogos separados por 2 décadas.
 

Skinner Sweet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.399
Reações
5.579
Pontos
703
Não é impressão, geração ps3/xbox360 teve de franquia nova :

dragon age
dead space
mass effect
uncharted
gears of war
batman arkham
assassin's creed
bioshock
red dead redemption
last of us
borderlands
dark souls
dishonored
infamous
darksiders

e outros menores que estou esquecendo ,é uma diferença brutal pra geração do xone/ps4 ,e essa nova ps5/sx ainda não mostrou a que veio.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Não. Joguei esses games quase todos. Só há transgressão quando deriva-se em sub-IPs, ou se constitui Nova Propriedade, a Nintendo é igual as demais.

Só não ocorre com Mario 3D (um game a cada 5-7 anos), e parcialmente com Zelda 3D (os Zeldas 2D são formulaicos). O aspecto geral dos TLOZ 3D é o de OoT, agora mudou em BOTW, mas BOTW 2 já vai ter a mesma fórmula do primeiro

Claro que não ocorre, você não reformula de um título para o seguinte, você reformula ao longo das DÉCADAS e aí não importa percepção, importa resultado: você não mantém viva uma franquia da década de 80 sem que você acompanhe as percepções do mercado (que pode inclusive, acenar para o passado),.

O próprio AC que mencionou, AC 2 até Syndicate possui refinamentos de uma mesma fórmula, já AC Origins apresenta uma reformulação, que foi refinada em Odyssey e Valhalla e promete uma niva reformulação com Infinite. E é este o ponto, esta reformulação não tem a ver com decisão criativa ou vontade de fazer algo diferente, mas para reaquecer as vendas e reverter a decadência que tomava conta da IP.

É para isso que a softhouse cria IPs novas, para vender quando a IP velha parar de dar frutos. A Nintendo não precisa tanto disso porque ela consegue realizar algo único: um monte de reformulações de sucesso consecutivas.
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Claro que não ocorre, você não reformula de um título para o seguinte, você reformula ao longo das DÉCADAS e aí não importa percepção, importa resultado: você não mantém viva uma franquia da década de 80 sem que você acompanhe as percepções do mercado (que pode inclusive, acenar para o passado),.

O próprio AC que mencionou, AC 2 até Syndicate possui refinamentos de uma mesma fórmula, já AC Origins apresenta uma reformulação, que foi refinada em Odyssey e Valhalla e promete uma niva reformulação com Infinite. E é este o ponto, esta reformulação não tem a ver com decisão criativa ou vontade de fazer algo diferente, mas para reaquecer as vendas e reverter a decadência que tomava conta da IP.

É para isso que a softhouse cria IPs novas, para vender quando a IP velha parar de dar frutos. A Nintendo não precisa tanto disso porque ela consegue realizar algo único: um monte de reformulações de sucesso consecutivas.

Acho que você não tratou diretamente do meu post, provável que tenha visto não haver diferença maior entre Metroid SR a Dread que entre AC Unity e Syndicate. É mudança do mesmo escopo, correto? Responda em 1 palavra. Talvez até menor

Fácil de ver

Ou Donkey Kong Country Returns para o Tropical Freeze. Ou Yoshi’s Wooly World para Crafted World (pra citar outras franquias que não citei no post anterior, onde fiz referência a dezenas de games parecidos entre si). Para justifiça, algumas dessas IPs permitem pouca modificação

Considero isso irrefutável, os jogos dela são packs de novos desafios sob mesma estrutura, com a exceção descrita.

Sobre a transgressão de Assassin’s Creed Syndicate ao Origins, nem isso em geral a Nintendo faz: ela mantém a mesma estrutura por múltiplas sequências, incrementos de fórmula para 99% de seus jogos são da mesma magnitude/menores que o refinamento que você descreveu entre AC 2 e Brotherhood. Não há para quase nenhum caso uma virada de cabeça pra baixo, como a de AC Syndicate/Origins. Me cite por favor, fora a exceção descrita. Se você me citar, eu direi que você não jogou, heim, não tem. Oracle of Seasons é um DLC de A Link to the Past

A diferença é de cunho estratégico: ela espaça as sequências, como é uma softhouse pequena, solta um game de cada franquia por geração, e não há reforço de tempo e da re-exposição frequente para fadigar o consumidor. Ajudado pela qualidade de algumas dessas franquias. Se Luigi’s Mansion 2 e 3 e 4 (que vai ter a mesma fórmula) saíssem com intervalo de 1 ano cada, imprensa e público se cansariam, da mesma magnitude da fadiga que AC provoca. Nêgo chamaria de DLC. O escambau

Você consegue ver isso facilmente em Pokémon Mainline, que é anual. Está todo mundo cansado

Após décadas de sequências, ela pode operar a transgressão AC Syndicate/Unity, como fez com Legends, mas são poucos casos, até porque os lançamentos são bem espaçados


PS: eu expliquei o mecanismo de ela derivar Pokémon SNAP, mas isso não é exclusividade dela, fora que ela mesmo nesse mecanismo cria menos franquias novas que as demais. A Sony e a Sega também “esboçam uma nova mecânica” de Shooter On Rail, como a Hal fez para SNAP, só que, além de o fazerem com mais frequência, criam também novos mundos como plus. Ela vai fazer um DK 3D agora, mas é derivado, o 2D vai continuar formulaico, a Sony também deriva Little Big Planet a Sackboy, revolucionando completamente a estrutura, mas de quebra, ao invés de fazer um derivado de Puppeteer, cria algo do zero em Astrobot. A Nintendo se comporta mal com franqueamento pelos dois lados.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Acho que você não tratou diretamente do meu post, provável que tenha visto não haver diferença maior entre Metroid SR a Dread que entre AC Unity e Syndicate. É mudança do mesmo escopo, correto? Responda em 1 palavra. Talvez até menor

Fácil de ver

Ou Donkey Kong Country Returns para o Tropical Freeze. Ou Yoshi’s Wooly World para Crafted World (pra citar outras franquias que não citei no post anterior, onde fiz referência a dezenas de games parecidos entre si). Para justifiça, algumas dessas IPs permitem pouca modificação

Considero isso irrefutável, os jogos dela são packs de novos desafios sob mesma estrutura, com a exceção descrita.

Sobre a transgressão de Assassin’s Creed Syndicate ao Origins, nem isso em geral a Nintendo faz: ela mantém a mesma estrutura por múltiplas sequências, incrementos de fórmula para 99% de seus jogos são da mesma magnitude/menores que o refinamento que você descreveu entre AC 2 e Brotherhood. Não há para quase nenhum caso uma virada de cabeça pra baixo, como a de AC Syndicate/Origins. Me cite por favor, fora a exceção descrita. Se você me citar, eu direi que você não jogou, heim, não tem. Oracle of Seasons é um DLC de A Link to the Past

A diferença é de cunho estratégico: ela espaça as sequências, como é uma softhouse pequena, solta um game de cada franquia por geração, e não há reforço de tempo e da re-exposição frequente para fadigar o consumidor. Ajudado pela qualidade de algumas dessas franquias. Se Luigi’s Mansion 2 e 3 e 4 (que vai ter a mesma fórmula) saíssem com intervalo de 1 ano cada, imprensa e público se cansariam, da mesma magnitude da fadiga que AC provoca. Nêgo chamaria de DLC. O escambau

Você consegue ver isso facilmente em Pokémon Mainline, que é anual. Está todo mundo cansado

Após décadas de sequências, ela pode operar a transgressão AC Syndicate/Unity, como fez com Legends, mas são poucos casos, até porque os lançamentos são bem espaçados


PS: eu expliquei o mecanismo de ela derivar Pokémon SNAP, mas isso não é exclusividade dela, fora que ela mesmo nesse mecanismo cria menos franquias novas que as demais. A Sony e a Sega também “esboçam uma nova mecânica” de Shooter On Rail, como a Hal fez para SNAP, só que, além de o fazerem com mais frequência, criam também novos mundos como plus. Ela vai fazer um DK 3D agora, mas é derivado, o 2D vai continuar formulaico, a Sony também deriva Little Big Planet a Sackboy, revolucionando completamente a estrutura, mas de quebra, ao invés de fazer um derivado de Puppeteer, cria algo do zero em Astrobot. A Nintendo se comporta mal com franqueamento pelos dois lados.

Só um complemento: os jogos dela me parecem fadigar no mesmo número de sequências que os da Ubisoft, o tempo é maior porque ela só lança um game de cada IP por gen, em geral. Três sequências de Mario Kart levam 3 gerações, ao invés de 3 anos. É claro que um dia ela vai modificar mais Donkey Kong 2D, pode não revolucionar, mas vai mudar a fórmula, talvez depois de 3 ou 4 games parecidos a DK Returns (mesmo número que a Ubi modifica um AC), e quiçá, quando ela modificar, você possa vir me demonstrar isso em algum lugar do tópico.

Eu vou responder que ela “continua fazendo como qualquer outra softhouse”, talvez com a desvantagem de produzir menos. Que foi meu ponto
 

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
266
Reações
957
Pontos
538
Choro de quem joga no Pc e fica aguardando as marmitas da Sony
Tudo que saiu da Sony para PC acabou saindo no PS4 antes. Como eu disse antes, não tem nada de muita relevância que tenha ficado somente no PS5 até agora. É sério que você não consegue enxergar isso?

Pelo nível dos "argumentos" que você tenta trazer é nítido que você é adolescente. Faz o seguinte, começa a focar em redação pra ver se você entra numa boa universidade e tenta parar de ser esse peso que tua família tem que ficar carregando.

Além disso, não interaja mais comigo no fórum. Além de cansativo, me gera um misto de desconforto e pena ter que ficar respondendo você aqui. Passar bem.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Não. Joguei esses games quase todos. Só há transgressão quando deriva-se em sub-IPs, ou se constitui Nova Propriedade, a Nintendo é igual as demais.

Só não ocorre com Mario 3D (um game a cada 5-7 anos), e parcialmente com Zelda 3D (os Zeldas 2D são formulaicos). O aspecto geral dos TLOZ 3D é o de OoT, agora mudou em BOTW, mas BOTW 2 já vai ter a mesma fórmula do primeiro

Metroid 2D, Metroid Prime, Kirby 2D, Pokémon Mainline, Smash Bros, Mario Kart, FZero, Xenoblade, Luigi’s Mansion, Mario Party, Mario Maker, Pokémon Snap, Art Academy, Mario de esporte, todos são um pacote de novos desafios sob a mesma estrutura de game design. Sem nenhum tipo de revolução a mais que sequências de outras devs. Lembre de cada game desses, pense com carinho


Assassin's Creed Brotherhood é comumente tratado como uma DLC de Assassin's Creed 2, mas ele trouxe mais novidades em relação a seu antecessor (BAM System, Tower Defence, Summon de NPCs, Recrutamento de Aprendizes, Heavy Weapons, Multiplayer) que Luigi’s Mansion 3 trouxe em relação ao 2 (basicamente a mecânica do Gooigi)

Os jogos da Nintendo são formulaicos

O que ocorre é que, para uma pequena parte dessas IPs dela, talvez 10%, a fórmula é muito boa, novos Levels, pelo design criativo + o intervalo longo entre as sequências mitigam um pouco a sensação de mesmice, mas são pacotes de novos desafios em cima de uma coisa muito parecida, da mesma forma de um Dark Souls 3 para o 2, um Assassin’s Creed, um Ori ou um Watch Dogs, um Mario WiiU para um Mario Wii, um Metroid Dread para um Metroid Samus Returns, um Animal Crossing New Horrizons para um Animal Crossing New Leaf, jogos bem parecidos, um pack de “novas fases”.

Ela é esperta em espaçar os lançamentos, caso contrário haveria fadiga do público da mesma magnitude que houve de Assassin’s Creed, porque a diferença entre as sequências é pequena, a gente só dá conta do game da Ubisoft porque sai um quase todo ano



Uma coisa que ela faz é criar um conceito, e depois adaptar personagens conhecidos ao elemento, mas só há reinvenção se derivar ou virar nova IP.


Exemplo, em Pokémon Snap, a Nintendo (na verdade, a HAL Laboratory) esboçou uma mecânica ultracasual, com extinção de punição, de Shooter on Rails. Ao invés de criar mundo, personagens, estética, UI, contexto e motor completamente novos, exemplo, um Shooter On Rails da Sony (Omega Boost) ou da Sega (Panzer Dragoon), ela enfia Pokémon no meio. Economiza uma grande sova do game design, que é a fase de conceito e testing, e retroalimenta o mindshare da franquia.

Esse Pokémon SNAP! é diferente do Pokémon Mainline, mas porque ela derivou em “nova IP”, e não porque se reinventou. O Pokémon Mainline continua formulaico pra caralho lá no canto dele. Já Pokémon SNAP! 2 que saiu em 2021 pra Switch é a mesma fórmula do 1, com poucos acréscimos, não há distância ou diferença apreciável em comparação a Assassin’s Creed Syndicate vs Unity, mesmo escopo de renovação, talvez menor, mesmo sendo jogos separados por 2 décadas.

Nintendo é uma piada. A diferença de um Ori 2 para o Ori 1, AC 1 para o AC 2, esse para o Brotherhood, do Unity para o Syndicate e etc... é beeem maior que a diferença entre os games dela. Esse Luig Mansion se fosse lançado um por ano iam chamar de DLC. Hehe!!

O pessoal costuma chamar os Forza Horizon de DLC. Aí já viu né! E esses Pokemon, Metroid e companhia limitada todos são a mesma porcaria, melga, budega de sempre. Não tem nada de novidade.

A Nintendo é muito lerda, lenta e preguiçosa. Lança só um Mario por geração. E o que falar dos Mario Kart! Nem tem um game novo/inédito para o seu portátil chamado Switch. Pegou o game lançado(antigo e velho)de WiiU e requentou(marmita que se fala né!)para o seu portátil Switch. Afff!!!

Na época do N64(para mim o melhor console que a Nintendo já lançou)se não fosse a Rare(que carregou o aparelho nas costas)nem de perto o N64 teria sido o que foi. O sucesso não teria sido o mesmo nem de perto.

E vc citou o Didi Kong Racer como sendo da Nintendo. Mas na verdade que produziu esse jogo foi o pessoal da Rare. Assim como os Goldeney, Perfert Dark, um de Kart do Mickey, Get Force, Killer, Banjo, Conker e etc... E os games de Kart feitos pela Rare humilham o Mario Kart 64 feito pela Nintendo. Não tem nem comparação. A diferença é muuito grande a favor dos games feitos pela Rare.

No SNES a mesma coisa. A trilogia dos Donkey Kong lançados pela Rare(ela lançou um game por ano)humilhava os games da Nintendo. Lançou esses três belos games em apenas 3 anos.

DETALHE: A única vez que a Nintendo conseguiu laçar dois Marios 3D para um mesmo console foi no Wii com os dois Mario Galaxy. Talvez ela lance um Mario Odyssey 2 para o Switch. Já que o primeiro saiu em 2017. Já tem 5 anos de vida.

OBS: Se não fossem os portáteis a Nintendo já teria falido faz tempo. Igual aconteceu com a Sega. Ainda mais com o enorme fracasso que foi o WiiU. Se o Switch fosse um console(nada de portátil ou híbrido)seria um WiiU 2.0.

Não é impressão, geração ps3/xbox360 teve de franquia nova :

dragon age
dead space
mass effect
uncharted
gears of war
batman arkham
assassin's creed
bioshock
red dead redemption
last of us
borderlands
dark souls
dishonored
infamous
darksiders

e outros menores que estou esquecendo ,é uma diferença brutal pra geração do xone/ps4 ,e essa nova ps5/sx ainda não mostrou a que veio.

Faltaram vários games aí.

Para Xbox 360:
Tivemos os Lost Odyssey, Blue Dragon, Eternal Sonata, The Last Remnant, Infinite Undiscovery, Jade Empire, Kameo, Viva Pinata, Gears of Wars, Forza Horizon, os dois Narutos da Ubisoft, Ninja Blade, Vanquish, Crackdown, Halo Wars e etc......

Para PS3:
Uncharted, The Last of US, Heavy Rain, Beyond Two Souls e por aí vai indo.

E de Multi os Cod MW, Black OPS, BF Bad Company, Assassinos Creeds, Titanfall, Limbo, Life Strange, Resident Evil Revelations, The Evil Within, Batman Arkham, Singularity, Portal, MG Rising, Bayonetta, Dantes Inferno, Castlevania Lord of Shadow, Asura Wrath, Darksiders, Bulletstorm, Prototype, Child of Light e etc...

Se for pegar todas as novas Franquias que surgiram nos Xbox 360 + PS3 deve dar pelo menos umas 100.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Acho que você não tratou diretamente do meu post, provável que tenha visto não haver diferença maior entre Metroid SR a Dread que entre AC Unity e Syndicate. É mudança do mesmo escopo, correto? Responda em 1 palavra. Talvez até menor

Você não vai enxergar pegando um retrato tão pequeno. IP você mantém duas ou três gerações, complicado é depois que passa tanto tempo. Renovação de franquia você enxerga pegando Mario da década de 80 e Mario Odyssey hoje continuando como referência de vendas.

Quantas IPs você enxerga com tal feito? Qual o motivo, falta de competência? Falta de qualidade? A realidade deve ser avaliada como ela é e não alterada para adequar a uma opinição. Franquias renovam ou morrem, quanto mais DECADAS mais renovações são necessárias, ninguém faz isso com a mesma frequencia da Nintendo (até mesmo a Square que mantém FF e DQ até hoje com renovações, tem uma tonelada de IPs perdidas), consequentemente é preciso criar novas IPs para subsituir os Contras, Breath of Fire, Wild Arms e outros que ficaram pelo caminho.

Você consegue ver isso facilmente em Pokémon Mainline, que é anual. Está todo mundo cansado

Todo mundo quem? Fórum de internet? Pokemon S&S vendeu 24 milhões de unidades, considerando títulos individuais é um dos melhores resultados da franquia, isso não mostra cansaço que é o grande indicativo que uma franquia precisa de uma nova roupagem urgente.

É o que estou falando, discussões sobre mercado não devem ser baseadas em meras percepções, são baseadas em números. Com eles podemos buscar explicações que gerem tal resultado, no caso do Pokemon talvez seja útil usar a mesma explicação do por que Magic existir até hoje quando enormes franquias de card games de peso como Spellfire (D&D), Vampire e L5R terem morrido com o tempo, a ideia de que as pessoas não jogam Pokemon pela mecanica, eles jogam pelo fator de coleção, então renovar a franquia para manter interesse pode ter mais a ver com renovar as cartas/pokemons que mexer muito no sistema onde eles se inserem
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Nintendo é uma piada. A diferença de um Ori 2 para o Ori 1, AC 1 para o AC 2, esse para o Brotherhood, do Unity para o Syndicate e etc... é beeem maior que a diferença entre os games dela. Esse Luig Mansion se fosse lançado um por ano iam chamar de DLC. Hehe!!

O pessoal costuma chamar os Forza Horizon de DLC. Aí já viu né! E esses Pokemon, Metroid e companhia limitada todos são a mesma porcaria, melga, budega de sempre. Não tem nada de novidade.

Eu não usaria o termo "porcaria" para Metroid e Luigi's Mansion, Bátima, são jogos muito bons. Mas é verdade que quase tudo da Nintendo oferece o mesmo nível de incremento na sequência que Assassin's Creed Brotherhood oferta em cima do 2, Mario 2D, Yoshi, Kirby, Mario Esporte, Metroid 2D, Metroid Prime, Pokémon Mainline, SNAP!, Zelda 2D, Mario Kart, DK 2D, Luigi's Mansion, FZERO, mesmo se separados por décadas, tempo em que outras softs modificam tudo completamente umas 3 vezes. o próprio Assassin's Creed por exemplo.

E vc citou o Didi Kong Racer como sendo da Nintendo. Mas na verdade que produziu esse jogo foi o pessoal da Rare. Assim como os Goldeney, Perfert Dark, um de Kart do Mickey, Get Force, Killer, Banjo, Conker e etc..

Você está confundindo propriedade de IP com dev, Bátima.


Diddy Kong: propriedade da Nintendo, feito pela Rare
Kirby: propriedade dividida entre Nintendo e HAL, feito pela HAL
Ori: propriedade da Microsoft, feito pelo Moon Studios
Conker: propriedade da Rare, feito pela Rare
The Wonderful 101: propriedade da Nintendo, feito pela Platinum
Bloodborne: propriedade da Sony, feito pela From
Sekiro: propriedade da From, feito pela From
Dark Souls: propriedade da Bamco, feito pela FROM
Nier: propriedade da Square, feito pela Platinum


Quem tem a propriedade é quem é dono do jogo, Diddy Kong Racing é um game da Nintendo, não importa quem tenha feito (Metroid Dread foi feito pela MercurySteam, mas é da Nintendo também), já Conker's Bad Furday é um game da Rare, ele entra na conta de Nova IP da Rare, e não da Nintendo, que é nosso tema.


Spyro the Dragon foi feito em parceria com a Sony no PS1, mas ele não entra na conta de Nova IP criada pela Sony, nem da Insomniac, que "somente" desenvolveu, era um game da Universal. E a gente estava contando "que soft criou mais novas IPs", correto? Você botou Recore na conta da Micro, e está certo, embora não tenha sido feito por ela , e sim Armature/ASOBO/Comcept, troque por Diddy Kong Racing que você entende.


Poderíamos entretanto passar a fazer "Novas IPs" por Dev, mas aí o Nintendo 64 ficaria sem nada, Paper Mario foi feito pela Intelligent Systems, Pokémon SNAP! foi feito pela HAL, Mario Golf foi feito pela Camelot, Mario Party foi feito pela HUDSON, os games de esporte foram feitos pela LEFT FIELD, nenhum deles foi desenvolvido por um time da própria Nintendo, isso daria uma única nova IP feita por ela na geração inteira, 1080 DEGREES Snowboarding, uma lástima.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Você não vai enxergar pegando um retrato tão pequeno. IP você mantém duas ou três gerações, complicado é depois que passa tanto tempo. Renovação de franquia você enxerga pegando Mario da década de 80 e Mario Odyssey hoje continuando como referência de vendas.

Quantas IPs você enxerga com tal feito?


Você está espanando o tema, Mario é a exceção que citei, os demais jogos da Nintendo são tão formulaicos quanto os de outras devs, talvez mais.

Vou rememorar o fluxo do diálogo, você me quotou pra dizer que a Nintendo "reinventa suas franquias, coisa que ninguém mais consegue", sendo que é evidente, pra quem joga seus jogos, e pra quem não joga mas se importa em verificá-los, seja através de videos de gameplay, que ela usa da mesma fórmula por décadas em quase todos os seus produtos, sequência atrás de sequência, em incrementos e refinamentos menos intensos que os que ocorrem entre AC Unity/Syndicate.

Isso não é uma opinião, podemos enumerar as novidades de cada iteração. Ela não reinventa mais que ninguém, e sim menos


A sensação privada de fadiga é dirimida, conforme expliquei, porque:

a) ela lança um game de cada IP por geração, vs games anuais das demais
b) alguns (poucos) de seus produtos envolvem soluções criativas dentro de uma fórmula extremamente repetitiva, ao ponto de engodar nosso cérebro
c) só revoluciona quando deriva ou cria NOVA IP, e quanto a isso o faz menos que outras Devs.


Ela franqueia mal pelos dois lados, cria menos, repete mais fórmulas na sequência, produz menos, e deriva mais, para um total menor (vide o exemplo Panzer Dragoon vs Omega Boost vs Poké SNAP para shooters on rail)


A sua frase "a Nintendo reinventa suas sequências, coisa que ninguém mais consegue" está factualmente errada, e eu ainda tive o cuidado de descrever o mecanismo de derivação, com o exemplo de SNAP!, e de equilibrar quanto a questão da frequência de lançamentos e número de sequências até ela decidir mudar a fórmula, equilibrando com Assassin's Creed, em internet ninguém revê o que disse em nenhuma circunstância, não espero que você o faça, mas isso aí que você disse está errado.

Todo mundo quem?

Estamos tratando de enumerações objetivas, que pedem um exercício de extrapolação. Nesse sentido, Assassin's Creed também não se desgasta, porque segue vendendo bem, existe algo no público do Domingão do Faustão que não só não fadiga, como deseja mais do mesmo no próximo álbum do Henrique & Juliano, a nós cabe detectar, através da estética, se há ou não repetitividade.

Em Pokémon há.

Pokémon SNAP! de 2021 se parece mais com o de 1999, que Assassin's Creed Brotherhood se parece com o 2, separados por 22 anos, pense em como seria se essa subsérie fosse anual
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Você está espanando o tema, Mario é a exceção que citei, os demais jogos da Nintendo são tão formulaicos quanto os de outras devs, talvez mais.

É exceção se considerar produtoras de forma geral, mas para a Nintendo é padrão, Mario, Zelda, Metroid todas franquias são originais da entrada da empresa no mundo dos games, tiveram a capacidade, inclusive, de expandir estas IPs em novos gêneros.

É por isso que ela não tem que lançar novas IPs, porque as que ela tem não estão desgastadas (e aqui nem entra no mérito de analisar formula de gameplay, eu discordo completamente, mas nem chega a isso, estamos falando de produto e marca, você só tem que analisar uma coisa: número de unidades vendidas). Quando a Sony viu a franquia Killzone entrar em desgaste o que ela fez foi alocar a Guerrilla para fazer Horizon, é uma estratégia claramente funcional, mas do qual a Nintendo não precisa fazer uso porque suas franquias de quase 40 anos vendem o mesmo que a nova IP super quente da Sony.

Estamos tratando de enumerações objetivas, que pedem um exercício de extrapolação. Nesse sentido, Assassin's Creed também não se desgasta, porque segue vendendo bem, existe algo no público do Domingão do Faustão que não só não fadiga, como deseja mais do mesmo no próximo álbum do Henrique & Juliano, a nós cabe detectar, através da estética, se há ou não repetitividade.

Não, as quedas de vendas de Black Flag para Syndicate são assombrosas, o mesmo vale para o metascore, mesmo considerando que Syndicate era largamente mais refinado que os games anteriores sua média já girava na casa dos 70, isso vindo de uma franquia que já teve 90. Nesta toada não tenha a menor dúvida que, se não tivessem feito uma DRÁSTICA reformulação a franquia não teria chegado a esta geração.

Digo mais, os sinais são claros que a Ubi está correta em reformular novamente, continuar refinando a nova trilogia invariavelmente levaria aos mesmos resultados ruins. Por mais que torçam o nariz, AC Infinite é uma necessidade, que pode ou não dar certo (isso já são outros quinhentos, precisar de uma reformulação não quer dizer que tem 100% de chance de dar certo, mas que simplesmente não fazer coisa alguma vai dar errado).
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Poderíamos entretanto passar a fazer "Novas IPs" por Dev, mas aí o Nintendo 64 ficaria sem nada, Paper Mario foi feito pela Intelligent Systems, Pokémon SNAP! foi feito pela HAL, Mario Golf foi feito pela Camelot, Mario Party foi feito pela HUDSON, os games de esporte foram feitos pela LEFT FIELD, nenhum deles foi desenvolvido por um time da própria Nintendo, isso daria uma única nova IP feita por ela na geração inteira, 1080 DEGREES Snowboarding, uma lástima.

Caraca! Só um game é muito pouco. O Wave Race 64 nem é feito por eles? E aquele Pilot Wings?

DETALHE: Eu já tive o cartucho desse game de Snowboarding original na época. Lembro até hoje que fiquei mega ansioso na época esperando chegar do viajante que ia para o PY. Paguei 70 reais nele na época. Era em lançamento no início de 1998. Bem salgado esse valor né! Pois estamos falando de uma época que a cotação do dólar não valia nem 1.50. E ainda era trago do PY que era mais barato que se comprado em loja.

OBS: Acabei de olhar aqui na net e no início de 1998 o dólar valia 1.12.

Esses games de N64 custavam quanto na época? Vc lembra! Uns 40/50 dólares?

Era até bom esse game. As músicas eram da hora. Joguei bastante na época. Batia todos os Records.

Mas o Wave Race 64 ainda é insuperável/imbatível nos games de esporte do N64.

Já no Dreamcast o game de esporte insuperável era o primeiro Virtua Tennis. Jogamos esse game de mais na época do Dream.

Aliás, em falar no Dream, ele foi muito bom em novas franquias. Fora algumas antigas renovadas. Tenho um grande/enorme carinho com o Dreamcast. O console a receber mais exclusivos em um curto período de tempo. Foram dois anos muito intensos. Inclusive com vários games recebendo duas versões nesse período.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
É exceção se considerar produtoras de forma geral, mas para a Nintendo é padrão, Mario, Zelda, Metroid todas franquias são originais da entrada da empresa no mundo dos games, tiveram a capacidade, inclusive, de expandir estas IPs em novos gêneros.

É por isso que ela não tem que lançar novas IPs, porque as que ela tem não estão desgastadas (e aqui nem entra no mérito de analisar formula de gameplay, eu discordo completamente, mas nem chega a isso, estamos falando de produto e marca, você só tem que analisar uma coisa: número de unidades vendidas). Quando a Sony viu a franquia Killzone entrar em desgaste o que ela fez foi alocar a Guerrilla para fazer Horizon, é uma estratégia claramente funcional, mas do qual a Nintendo não precisa fazer uso porque suas franquias de quase 40 anos vendem o mesmo que a nova IP super quente da Sony.



Não, as quedas de vendas de Black Flag para Syndicate são assombrosas, o mesmo vale para o metascore, mesmo considerando que Syndicate era largamente mais refinado que os games anteriores sua média já girava na casa dos 70, isso vindo de uma franquia que já teve 90. Nesta toada não tenha a menor dúvida que, se não tivessem feito uma DRÁSTICA reformulação a franquia não teria chegado a esta geração.

Digo mais, os sinais são claros que a Ubi está correta em reformular novamente, continuar refinando a nova trilogia invariavelmente levaria aos mesmos resultados ruins. Por mais que torçam o nariz, AC Infinite é uma necessidade, que pode ou não dar certo (isso já são outros quinhentos, precisar de uma reformulação não quer dizer que tem 100% de chance de dar certo, mas que simplesmente não fazer coisa alguma vai dar errado).


Bem, com algumas de suas digressões eu até concordo, embora não tome parte, porque eu te requotei especificamente para corrigir a informação de que a Nintendo reinventa suas sequências - não acontece, fora em Mario 3D, um game a cada 5 a 7 anos. Nem se compara a Final Fantasy, por exemplo, que você quis trazer para o mesmo patamar. Os motivos de as publishers desejarem novas IPs, espelhamento de ideário de marcas, chalanas e etiquetas, necessidades criativas e comerciárias, isso você estava discutindo com outros users. A minha participação aqui foi respondendo a você que ela não reinventa nada acima de nenhuma outra dev importante, seus games são como os da Ubisoft nesse ínterim


Acho que somos formalmente educados o bastante para abstrairmos performance comercial, padrão de compra popular e desempenho crítico de ordenamentos de natureza objetiva, exemplo, Pokémon tem o mesmo Game Design do primeiro jogo para Game Boy, com acréscimos esporádicos, mesmo após dezenas de iterações, de escopo menor que as mudanças que a Ubi aplicou em Brotherhood após Assassin’s Creed 2. Você jogou?

Isso vale para as dezenas de outras Ips que te citei reiteradamente

Isso incluiu grandes oportunidades para remodelamento, uma transição de portátil para Home, e de 2D para 3D, por exemplo


O Wave Race 64 nem é feito por eles? E aquele Pilot Wings?

Esses dois foram desenvolvidos inhouse, mas não são Novas IPs nascidas no Nintendo 64. Pilotwings surgiu no SNES, foi um game de lançamento, e Wave Race nasceu no Game Boy

Caraca! Só um game é muito pouco.

Talvez haja algum outro, depois tento lembrar, estava só pincelando a plataforma.

Oficialmente, a subfranquia (mais um derivado, bocejei aqui) Yoshi nasceu no Nintendo 64, com Story, porque a Nintendo trata Yoshi’s Island do SNES como Super Mario Bros 2. Objetivamente falando, porque notações oficiais falham, o game do SNES já é uma “nova” franquia derivada do Mundo do Cogumelo, com seus tropes, regras, mecânicas e estilística, que incluem:

- Atirar Ovos
- Flores
- Frutas
- Transformação veicular
- Tematismo visual: lápis de cor, novelo de lã, caixa de papelão, CGI
- Música conduzida por xilofone
- Etc

Que, como qualquer outro game da Nintendo, é profundamente formulaico, e mesmo após décadas incrementa muito poucas novas lições

1080 Snowboarding

Esse game foi uma resposta ao sucesso comercial de um first party da Sony, um dos muitos Genre Definings de sua autoria, Cool Boarders. Grande jogo o 1080, uma masterpiece



Precisaríamos colocar na ponta do lápis, grande console, para Novas IPs pode contudo passar impressões enganosas, porque parte da produção First Party da Sega para a plataforma, que parecia inédita, na verdade nascera nos Arcades. Crazy Taxi e Samba de Amigo, por exemplo. Se destaca por Skies of Arcadia, Jet Set Radio e Shenmue, dando aqui 5 segundos de pensamento sobre o caso nessa sexta-feira à noite em que estou trabalhando, que lixo
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.653
Reações
57.204
Pontos
1.003
É muita arrogância falar este tipo de coisa E o engraçado é que sempre vem de um sonystinha que gosta de pagar de rico esnobe.
Sonysta vive em uma bolha e não aceita que há pessoas no mundo que não querem gastar seu dinheiro com um PlayStation.

Aí a gente fala que eles se acham os milionários, e vem gente dizer que isso é "fanfic". Já vi um monte de users diferentes aqui esnobando quem não quer comprar um PS5, sempre com esse argumento que a pessoa é "pobre" ou "tem inveja". Isso pra não falar do Negan el Matador, o mais famoso deles, né?

Eu tenho PS5, Series X e reconheço que nenhum dos dois tem uma biblioteca next-gen interessante, e não só entendo, como até concordo com quem diz que ainda dá pra ficar tranquilamente no PS4 e no One por algum tempo. Provavelmente eu estou com inveja do PS5 que tá parado aqui na minha estante, também.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Precisaríamos colocar na ponta do lápis, grande console, para Novas IPs pode contudo passar impressões enganosas, porque parte da produção First Party da Sega para a plataforma, que parecia inédita, na verdade nascera nos Arcades. Crazy Taxi e Samba de Amigo, por exemplo. Se destaca por Skies of Arcadia, Jet Set Radio e Shenmue, dando aqui 5 segundos de pensamento sobre o caso nessa sexta-feira à noite em que estou trabalhando, que lixo

Estava vendo aqui e na época do N64 a Rare criou beeem mais novas franquias que a Nintendo. Até o Didi Kong que é da Nintendo foi feito por eles. Hehe!!!

Fora os Banjo, Conker, Blast Corps, Get Force e etc.. E mesmo os Goldeneye e Perfect Dark não sendo nomes novos, foram belos games. E eles também fizeram o Killer.

A Rare carregou o N64 nas costas. Pessoal era bastante competente. O que era bom no SNES ficou ainda melhor com o N64.

OBS: Nem sabia que Wave Race e Pilot Wings já tinham sido lançados.

O Yoshi eu nem conto. Pois como vc mesmo já disse, tinha um game lançado para o SNES.

Sobre o Dream. Eu falo em geral. Não só a Sega. Embora considere esses games de Arcade(Virtua Tennis, Samba de Amigo, Crazy Taxi)como novas franquias.

A Capcom mesmo lançou os Power Stone e Capcom VS SNK que eram novas franquias.

Eu lembro de cabeça de vários games do Dream que joguei na época como os Rayman 2, MDK 2, Rumble Boxing 1 e 2, Capcom VS SNK 1 e 2, Power Stone 1 e 2, Samba de Amigo 1 e 2, Crazy Taxi 1 e 2, Soul Calibur, Dead or Alive 2, TKOF Dream Match, Street 3, Shenmue 1 e 2, Soul Reaver, Quake 3 Arena, Unreal Tournament, Speed Devils, Sega Rally 2, Virtua Tennis 1 e 2, Marvel VS Capcom 2, Resident Code Veronica, Skies of Arcadia, Grandia 2, Jet Grin Radio, Sonic Adventure 1 e 2, Tony Hawks 1 e 2 e etc...
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Estava vendo aqui e na época do N64 a Rare criou beeem mais novas franquias que a Nintendo. Até o Didi Kong que é da Nintendo foi feito por eles. Hehe!!!

Fora os Banjo, Conker, Blast Corps, Get Force e etc.. E mesmo os Goldeneye e Perfect Dark não sendo nomes novos, foram belos games. E eles também fizeram o Killer.

A Rare carregou o N64 nas costas. Pessoal era bastante competente. O que era bom no SNES ficou ainda melhor com o N64.

OBS: Nem sabia que Wave Race e Pilot Wings já tinham sido lançados.

O Yoshi eu nem conto. Pois como vc mesmo já disse, tinha um game lançado para o SNES.

Sobre o Dream. Eu falo em geral. Não só a Sega. Embora considere esses games de Arcade(Virtua Tennis, Samba de Amigo, Crazy Taxi)como novas franquias.

A Capcom mesmo lançou os Power Stone e Capcom VS SNK que eram novas franquias.

Eu lembro de cabeça de vários games do Dream que joguei na época como os Rayman 2, MDK 2, Rumble Boxing 1 e 2, Capcom VS SNK 1 e 2, Power Stone 1 e 2, Samba de Amigo 1 e 2, Crazy Taxi 1 e 2, Soul Calibur, Dead or Alive 2, TKOF Dream Match, Street 3, Shenmue 1 e 2, Soul Reaver, Quake 3 Arena, Unreal Tournament, Speed Devils, Sega Rally 2, Virtua Tennis 1 e 2, Marvel VS Capcom 2, Resident Code Veronica, Skies of Arcadia, Grandia 2, Jet Grin Radio, Sonic Adventure 1 e 2, Tony Hawks 1 e 2 e etc...

A Rare foi uma máquina: sem ela, o N64 seria dois pingos de tinta na história, OoT e Mario 64. Com ela, já apresentou uma biblioteca com muito débito, imagine sem. Em número de masterpieces inclusive ela superou a Nintendo Inhouse, foi muito melhor, a Nintendo Nintendo mesmo, seus estúdios próprios, teve uma performance esmirradíssima no N64, não deve ter lançado nem 12 games a geração inteira. A Sony lançava isso em 6 meses, a Sega em 2 anos.


Power Stone e SNK vs Capcom não surgiram no Dreamcast, são Novas IPs (uma delas derivada) nascidas nos Arcades, foi o que eu disse, a plataforma pode enganar nesse tema. Grande console, contudo
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Eu tenho PS5, Series X e reconheço que nenhum dos dois tem uma biblioteca interessante, e não só entendo, como até concordo com quem diz que ainda dá pra ficar tranquilamente no PS4 e no One por algum tempo. Provavelmente eu estou com inveja do PS5 que tá parado aqui na minha estante, também.
mesma situação aqui ,a sensação que eu tenho é como se estivesse trocado por um Pc mais potentes e jogando os mesmos jogos só que com um pouco mais de resolução e frame rate que vai de melhor a só um pouco melhor ,a maior parte da minha biblioteca são de de jogos ainda do ps4 e xone
 
Ultima Edição:

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.250
Reações
2.024
Pontos
353
nao li o topico todo , pode ter menos ip por geração , mas também parece que os gamers estão mais exigentes e mais insatisfeitos

sony , microsoft e outras publishers estão criando novas Ips sim

returnal , The Callisto Protocol , forspoken , deathloop , kena , ghost of tsushima e varios outros

tem que levar em conta que hj pra fazer um jogo leva mais tempo e teve a pandemia que deve ter mudado muita coisa
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Bem, com algumas de suas digressões eu até concordo, embora não tome parte, porque eu te requotei especificamente para corrigir a informação de que a Nintendo reinventa suas sequências - não acontece, fora em Mario 3D, um game a cada 5 a 7 anos. Nem se compara a Final Fantasy, por exemplo, que você quis trazer para o mesmo patamar. Os motivos de as publishers desejarem novas IPs, espelhamento de ideário de marcas,

Sim, existem outras franquias que se reinventam desde esta época, como Final Fantasy, Dragon Quest, Elder Scrolls, até mesmo Doom, o diferencia da Nintendo é consistencia, ela consegue fazer isso com muitas IPs e isso toma o tempo de boa parte de sua forca de produção (o que faz com que tenha menos gente trabalhando em IP nova).


Acho que somos formalmente educados o bastante para abstrairmos performance comercial, padrão de compra popular e desempenho crítico de ordenamentos de natureza objetiva, exemplo, Pokémon tem o mesmo Game Design do primeiro jogo para Game Boy, com acréscimos esporádicos, mesmo após dezenas de iterações, de escopo menor que as mudanças que a Ubi aplicou em Brotherhood após Assassin’s Creed 2. Você jogou?

Sim, concordo plenamente. Mas neste caso é uma análise mercadológica, a esmagadora maioria das produtoras não criam novas IPs devido a necessidade de mostrar uma nova arte ou novo caminho, ela lança para ter mais produtos que vendam bem por mais tempo.

Então é basicamente uma análise de planilhas, uma franquia morre quando ela deixa de ter sucesso, franquias novas surgem quando é necessário gerar novas fontes de vendas. Então as produtoras estão a todo tempo tentando identificar tendências de queda para realizar mudanças, tendências que não vemos na Nintendo a 40 anos, o que obviamente seria impossível se ela não conseguisse renovar interesse de seu público alvo.

Galera do fórum crítica muito o que a Nintendo faz em termos de IP e graficos, mas o fato é que a empresa entende muito mais seu público do que aqueles que a criticam.
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
O Hate com a Nintendo tá comendo solto aqui hein?

Cheio de falácias e redefinições para poder empurrar uma narrativa.
Não. Joguei esses games quase todos. Só há transgressão quando deriva-se em sub-IPs, ou se constitui Nova Propriedade, a Nintendo é igual as demais.

Só não ocorre com Mario 3D (um game a cada 5-7 anos), e parcialmente com Zelda 3D (os Zeldas 2D são formulaicos). O aspecto geral dos TLOZ 3D é o de OoT, agora mudou em BOTW, mas BOTW 2 já vai ter a mesma fórmula do primeiro

Metroid 2D, Metroid Prime, Kirby 2D, Pokémon Mainline, Smash Bros, Mario Kart, FZero, Xenoblade, Luigi’s Mansion, Mario Party, Mario Maker, Pokémon Snap, Art Academy, Mario de esporte, todos são um pacote de novos desafios sob a mesma estrutura de game design. Sem nenhum tipo de revolução a mais que sequências de outras devs. Lembre de cada game desses, pense com carinho


Assassin's Creed Brotherhood é comumente tratado como uma DLC de Assassin's Creed 2, mas ele trouxe mais novidades em relação a seu antecessor (BAM System, Tower Defence, Summon de NPCs, Recrutamento de Aprendizes, Heavy Weapons, Multiplayer) que Luigi’s Mansion 3 trouxe em relação ao 2 (basicamente a mecânica do Gooigi)

Os jogos da Nintendo são formulaicos

O que ocorre é que, para uma pequena parte dessas IPs dela, talvez 10%, a fórmula é muito boa, novos Levels, pelo design criativo + o intervalo longo entre as sequências mitigam um pouco a sensação de mesmice, mas são pacotes de novos desafios em cima de uma coisa muito parecida, da mesma forma de um Dark Souls 3 para o 2, um Assassin’s Creed, um Ori ou um Watch Dogs, um Mario WiiU para um Mario Wii, um Metroid Dread para um Metroid Samus Returns, um Animal Crossing New Horrizons para um Animal Crossing New Leaf, jogos bem parecidos, um pack de “novas fases”.

Ela é esperta em espaçar os lançamentos, caso contrário haveria fadiga do público da mesma magnitude que houve de Assassin’s Creed, porque a diferença entre as sequências é pequena, a gente só dá conta do game da Ubisoft porque sai um quase todo ano



Uma coisa que ela faz é criar um conceito, e depois adaptar personagens conhecidos ao elemento, mas só há reinvenção se derivar ou virar nova IP.


Exemplo, em Pokémon Snap, a Nintendo (na verdade, a HAL Laboratory) esboçou uma mecânica ultracasual, com extinção de punição, de Shooter on Rails. Ao invés de criar mundo, personagens, estética, UI, contexto e motor completamente novos, exemplo, um Shooter On Rails da Sony (Omega Boost) ou da Sega (Panzer Dragoon), ela enfia Pokémon no meio. Economiza uma grande sova do game design, que é a fase de conceito e testing, e retroalimenta o mindshare da franquia.

Esse Pokémon SNAP! é diferente do Pokémon Mainline, mas porque ela derivou em “nova IP”, e não porque se reinventou. O Pokémon Mainline continua formulaico pra caralho lá no canto dele. Já Pokémon SNAP! 2 que saiu em 2021 pra Switch é a mesma fórmula do 1, com poucos acréscimos, não há distância ou diferença apreciável em comparação a Assassin’s Creed Syndicate vs Unity, mesmo escopo de renovação, talvez menor, mesmo sendo jogos separados por 2 décadas.
Rola uma porrada de "cherry picking" nessa tua postagem.

Usa Pokemon como regra pro que a Nintendo faz, pede pra ignorar Mario, Zelda e até Metroid, para poder defender que Assassin's Creed inova mais. O teu argumento é: Vou pegar o jogo carro chefe da Ubisoft, Assassin's Creed, a maior franquia dela, e vou comparar com alguns jogos selecionados aqui, vou ignorar os principais jogos da Nintendo como Mario, Zelda e Metroid, e dizer que a Ubisoft = Nintendo. Essa é uma falácia das brabas.
Exemplo "Não tem muita diferença de Samus Returns pra Metroid Dread". Verdade...verdade...

Mas rola uma diferença imensa de Metroid - Metroid 2 e de Super Metroid - Metroid Prime. Rola uma diferença imensa de Metroid Prime 3 - Metroid Other M e outra diferença imensa de Metroid Other M - Metroid Samus Returns. Mas tu só pega do Samus Returns pro Dread. Isso é uma falácia.

Outra bem importante...o fato de falar que New Leaf e New Horizons é a mesma coisa...caramba...isso mostra o quão tu não conhece os jogos que tu tá falando. E acho que já deixou claro que "joga por YouTube" em uns posts aí.

Outra falácia "Só Mario muda muito de um jogo para outro". Star Fox - Star Fox 64 - Star Fox Adventures - Star Fox Assault - Star Fox Command - Star Fox Zero. Cada jogo imensamente diferente de um para o outro. E outra...é um put* de um exemplo de como fazer um Shooter On-Rails que coloca qualquer outro do gênero no seu lugar.

E complica mais ainda, sobre o que é considerado derivado de nova IP ou sequência. Donkey Kong (GB) é uma nova franquia que criou o Mario vs Donkey Kong ou é a mesma franquia de Donkey Kong (ARC)? E essa tá na mesma franquia de Donkey Kong Country? E continuando no Donkey Kong: Donkey Konga é uma nova franquia? Donkey Kong Barrel Blast é nova ou fica na mesma? Donkey Kong Jungle Beats também? E continuando ainda mais no Donkey Kong. Donkey Kong Country -> Donkey Kong 64 -> Donkey Kong Jungle Beats -> Donkey Kong Country Returns tem uma grande diferença, não é?

Outro exemplo de Cherry Picking - Fala do WiiU e do GameCube...e esquece dos portáteis, como se fossem segunda linha. O que eu entendo, é um argumento. Mas quando um jogo que nasceu em portátil é lançado pra um console de mesa, ele não é estréia? Exemplo, Wario Ware, foi criado para GBA, Lembrando...que você desconsidera portáteis...mas na hora de contar as IPs de outras considera os "jogos menores".

Só o fato de tu ter que diferenciar Mario 2D de Mario 3D e Zelda 2D de Zelda 3D mostra como já derrota a tua própria definição de que a Nintendo "recicla tanto quanto às outras".

No Switch de novas IPs, tem o ARMS, Mario + Rabbids (é nova franquia? Não conheço nenhum jogo do Mario de Estratégia...ainda mais com os coelhos da Ubisoft...mas aí, Marvel vs Capcom é uma franquia ou não?), Fire Emblem Warrios (conta? Ou considera Hyrule Warriors uma nova IP, mas a do Fire Emblem não?) Nintendo LABO (conta ou não?), Sushi Strikers, 1,2 Switch, Buddy Mission BOND (só saiu no Japão), Astral Chain, Kirby and the Forgotten Land (é o primeiro Kirby 3D...é nova IP como o Mario 3D e Zelda 3D?) Pokemon Legends Arceus (É um action RPG, ele é diferente do Pokemon principal pra ser considerado nova IP?) Ring Fit Adventure The Stretchers, Good Job, Snipper Clips, Jump Rope Challenge, Game Builder Garage (são todos de eShop. Conta ou não?)

Agora outra informação, todo ano, desde 1983 com o lançamento do Famicom, a Nintendo cria PELO MENOS uma nova IP. Se são IPs que tu gosta ou não, já fica no teu critério subjetivo.

Tem muitos outros erros nos teus posts, um monte de redefinição, um monte de lapsos propositais, mais uns tantos cherry pickings...que eu perderia a minha vida inteira só pra rebater eles. Mas esses que eu citei, são o suficiente pra deixar claro como tá agindo ou por desconhecimento ou por má fé. Se for por desconhecimento, não tem problema, normal. Agora se for por má fé, só pode ser por hate bobo. Porque fazer uma sugestão que Assassin's Creed inova tanto (ou mais) quanto os jogos da Nintendo é de foder.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.664
Reações
20.660
Pontos
1.344
As empresas cada vez mais tem medo de investir em algo novo. Então preferem manter se em franquias consagradas pq sabe q tem seu público e poderá vender mais. Mas isso tem um preço. Se vc lança todo ano a mesma franquia e não consegue melhor sua qualidade, pode fazer as pessoas cansarem da formula. Eu mesmo era um fâ incondicional da franquia Assassins Creed. A saga do Ezio foi muito top. Mas insistiram demais nessa formula, era um jogo atrás do outro, e a foi cansando.

Jogos onde vc investe muito dinheiro, vc precisa ser muito competente pra entregar algo grandioso.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803

Não há cherry picking, deturpações ou mesmo injustiças, estou demonstrando a coisa, tal qual ela ocorre na vida real. Eu tratei de todas as coisas que você disse em meus posts, se quiser economizar tempo, recomendo relê-los.

é tudo a mesma coisa

Já explicado.

Foi dito que "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft", e não que "é tudo a mesma coisa", a não ser que eu tenha usado como força de expressão.

Ela não faz diferente da Ubisoft, exceto que produz menos sequências por geração, seus jogos são packs de novos desafios sob uma estrutura assemelhada, poderiam igualmente ser rotulados de DLC, num tom pejorativo (que nem concordo, alguns games são muito bons).

Ela estipula mudanças pontuais, de cunho evolutivo, da mesma escala que as que ocorrem entre AC Unity/Syndicate, na minoria das vezes. Na maioria das vezes, as mudanças em suas sequências são até menores, a la AC Brotherhood/2.

Você jogou esses games da Ubi? Não estou tratando se A ou B é melhor ou pior, e sim da escala de diferenças dentro das sequências de A e B, sem ajuizar qualidade

Completei a informação, dizendo que ela só revoluciona quando cria Nova IP, ou quando deriva IP, como qualquer outra soft faz, + o déficit de produzir menos, com a sensação de fadiga dirimida pela baixa frequência de lançamentos, 1 sequência por gen, versus 3 a 6 de outras devs, as sequências em si são formulaicas. Está tudo detalhado acima



Já explicado.

Citei como exceção, com a vírgula de que são 2 games por década, em geral. Isso só vale para o 3D, os 2Ds, que atualmente subsistem via Mario Wii, são packs de novas fases com incrementos menores que qualquer AC, poderiam ser DLCs



Já explicado.


Citei como semi-exceção, mas isso não modifica o fato de a Nintendo ser igual as demais devs, está na mesma categoria de mudança de Assassin's Creed Syndicate/Unity. As outras softs também mudam desse nível.

Quase todas as outras franquias da Nintendo mudam igual/menos que AC Brotherhood para o 2, são transgressões relativamente discretas


Zelda 3D segue o template de Ocarina of Time até o Skyward Sword, o mesmo Game Design

Você jogou Syndicate/Unity?

Novas cidades, novas mecânicas, novos personagens, sob uma estrutura geral assemelhada. É o nível de mudança de Zelda 3d, talvez um pouco menor, porque personagens são revividos, em que pese o Overworld poder ser tocado no céu, na água ou na terra, Dungeons Temáticas, ganchos, bombas, bumerangues, corações, um instrumento musical de interação, OoT, WW, TP e SW têm mudanças de game design do mesmo escopo de AC Syndicate/Unity.

O game design de Zelda é melhor, mas as mudanças entre as sequências são do mesmo nível, jogos semelhantes. Já havia explicado que há engodo de nosso cérebro, por um game design superior, em geral Zelda 3D dá um game melhor que AC, mas as mudanças a cada sequência, excluindo a questão do tempo, são de mesmo escopo.

A revolução em Game Desing de Zelda veio em BOTW. Contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft"? Não. Expliquei que AC faz também, em Origins. A diferença é que na Nintendo demorou quase 3 décadas, na Ubisoft foi dentro de uma mesma gen. Zelda 2D idem, mas mais semelhantes ainda entre si, é um pack de novos desafios na mesma estrutura de ALTTP.

Assassin's Creed Revalations -> Assassin's Creed 3 é um movimento de renovação que traz mais modificações que 90% do portfólio de sequências da Nintendo, embora AC 3 seja um game pior que praticamente qualquer Zelda 3d




"Não tem muita diferença de Samus Returns pra Metroid Dread". Verdade...verdade...

Mas rola uma diferença imensa de Metroid - Metroid 2 e de Super Metroid - Metroid Prime


Já explicado, com exemplo em Pokémon SNAP.


Derivou Nova IP, Prime existe em conjunto, com sequências que não perderam o subtítulo, extremamente formulaicas. Aguarde o Prime 4, vai ser muito parecido, tipo AC Brotherhood/2 (lembrando que se ela revolucionar, não vai significar que ela renova mais que as demais, e sim menos, são 30 anos pra mudar)


Ocorre também com outras devs, não contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft", esse aqui é Assassin's Creed Chronicles:

1656339338176.png

Uma IP derivada, que revoluciona o Game Desgin da franquia. Chronicles seguiu sua vida formulaico, como Mario Golf fez em diante, após derivar-se de Mario Platformer.


Esse é Killzone Liberation, não tem nada a ver com Killzone 2 ou 3, seus jogos vizinhos, é derivada:

1656339373217.png


O adendo é que a Nintendo franqueia mal pelos dois lados: produz menos Novas IPs + as outras softs, ao invés de reaproveitarem personagens, criam tudo do zero, já explicado com o exemplo de Omega Boost, Panzer Dragoon e Pokémon SNAP! para Shooters on Rail


Star Fox Guard, Mario vs Donkey Kong Donkey Kong: Donkey Konga é uma nova franquia? Donkey Kong Barrel Blast Donkey Kong Jungle Beats também?

Já explicado, derivados.

Assim como Mario Kart ou Mario Golf não são Mario Mainline, só usam do personagem, não é revivescimento de sequência, para algumas pessoas fica inclusive cansativo tantos jogos no mesmo mundo. Não julgo.

Pode botar Star Fox Adventure no meio.


Esse é Little Big Planet:


1656339737652.png


Esse é Sackboy Prehistoric Moves, IP derivada:

1656339866922.png


Esse é Little Big Planet Karting, IP derivada:

1656339936831.png


Esse é Sackboy A Big Adventure, outra IP derivada

1656339968873.png


Esses jogos não são sequência de Little Big Planet. Quando a Nintendo deriva, a IP que nasce segue sua vida formulaica, como qualquer sequência de outras devs, e a original faz seu fluxo também formulaica.

Ela renova tanto quanto qualquer outra, talvez menos.

No Switch de novas IPs, tem o ARMS, Mario + Rabbids (é nova franquia? Não conheço nenhum jogo do Mario de Estratégia...ainda mais com os coelhos da Ubisoft...mas aí, Marvel vs Capcom é uma franquia ou não?), Fire Emblem Warrios (conta? Ou considera Hyrule Warriors uma nova IP, mas a do Fire Emblem não?)

Já explicado, mas detalho alguns, com a observação de que eu disse em meus posts que estava lembrando de cabeça, e que deveria ter esquecido alguns:

- Mario + Rabids: game third party, a IP é de propriedade da Ubi, com personagens Nintendo licenciados
- M vs C: derivada
- Fire Emblem Warriors: Derivada, citado como "NOVA IP" Derivada
- Hyrule Warriors: idem


É pra colocar todos na conta, inclusive os do eShop, ela vai continuar produzindo poucas Novas IPs, a maioria derivada. O Bátima é que disse que não conta.

Não tenho a resposta pra tudo, exemplo, Pokémon Legends Arceus (ou mesmo Forgotten Land), talvez constitua uma IP Derivada, se sobreviver sob esse formato, talvez seja a sequência de Pokémon

Se for, não vai modificar o raciocínio:

1) Supondo que Legends vire uma sequência: é uma transgressão nível AC Origins em relação ao Syndicate, as outras devs também fazem isso. Como a Nintendo vai proceder, se for a sequência? Permanecer nessa fórmula por décadas, o Scarlet and Violet vem aí na mesma fórmula. Ela está fazendo do mesmo jeito da Ubisoft, exceto que muda menos, e para o caso de Pokémon nem é porque lança menos (como é para Mario Kart ou Metroid), o game sai todo ano, muito cansativo

2) Supondo que seja uma IP derivada: Franqueou mal, poderia ser uma Nova Ip do zero, exemplo, um segundo A-RPG da Ubisoft além de AC, chamado The Division. Se reaproveitou personagens, daria pra colocar aspas em Nova Ip, e significa que ela inventa menos


Outro exemplo de Cherry Picking - Fala do WiiU e do GameCube...e esquece dos portáteis, como se fossem segunda linha.

Já explicado:

O maior corpo de Novas Ips da Nintendo está em pequeninos games para seus portáteis, o que é natural, portáteis são o verdadeiro negócio de frente da Nintendo desde 1994, de lá pra cá qualquer outra coisa que ela tentou fora do form factor flopou, com raras exceções

E dou minha opinião: para a Nintendo, portátil é o negócio de frente, na minha opinião pessoal, é segunda linha, em especial para tratar do dilema que permeia o caso de Nova IP: risco vs orçamento, ambos são baixos em portáteis, se der errado, nem arranhou o caixa
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
A Ubisfot é uma empresa beeeem mais nova que a Nintendo. E desde que ela foi criada vem lançando muito mais games no mesmo intervalo de tempo que a Nintendo.

Também criou novas franquias em um ritmo bem mais veloz. Tem nem comparação. A Nintendo quando tenta criar um novo game usa os mesmos personagens dos antigos. Afff!!!

Nem consegue criar uma nova IP totalmente do zero. 100% Nova. Afff!!!!

Deixa eu ver se lembro de cabeça alguns games que a Ubisoft já lançou.

Só na geração de Xbox 360 + PS3 foram 7 AC. E nos Xbox One + PS4 foram 6 games. Contando com o Black Flag nas duas gerações. O resto foi todos diferentes. E nem contei o AC Liberation de Vita

E também nem estou contando com esses AC em 2D. Se não me engano ela lançou uns 3 games deles.

De Splinter Cell tivemos 6 games lançados. Dois Watch Dogs.

Ainda tivemos dois The Division. Alguns Ghost Recon. Dois Rainbows Six Vegas. E mais outros Rainbow Sixs sem ser os Vegas.

Também teve o excelente Child of Light. Mais outra nova Franquia. O Valiant Hearts também é nova IP.

Teve vários Far Cry, Just Cause, Rayman e por aí vai indo.

Beyond Good Evil também é nova IP. O mesmo do Imortal Fenix, The Crew, Trials Fusion e etc...

Para mim a Ubisoft é uma empresa mais competente que a Nintendo.


Só no Wii que ela conseguiu lançar dois Marios 3D. Os Galaxy 1 e 2. Que tem mudança menor que de um AC 1 para o 2, do 2 para o BrotherHood, do Brotherhood para o Unity, do Unity para o Syndicate. Nem vou colocar os games a partir do Originis que mudaram bastante.

A Nintendo é tão fraca que para mim ela morreu no N64. Quando ainda tinha a Rare no seu Auge. Empresa essa que levou o N64 nas costas. Se não fosse a Rare tenho até dó só de pensar no que teria sido o N64.

O WiiU eu só peguei na época para zerar o Bayonetta 2. Zerei ele e o Mario 3D World e passei o console para frente. Aquele Donkey Kong lançado para ele era ruim de mais. Os Ori 1 e 2 humilham ele.

E no Switch só vou pegar para zerar o Bayonetta 3. O Mario Odyssey já zerei jogando com o meu sobrinho. E nunca gostei dos Zeldinhas.

Nunca na vida que trocaria a Ubisoft pela Nintendo. Nem aqui nem na China. Para mim a diferença é gigantesca a favor da Ubisoft.
 

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.793
Reações
7.232
Pontos
949
A Ubisfot é uma empresa beeeem mais nova que a Nintendo. E desde que ela foi criada vem lançando muito mais games no mesmo intervalo de tempo que a Nintendo.

Também criou novas franquias em um ritmo bem mais veloz. Tem nem comparação. A Nintendo quando tenta criar um novo game usa os mesmos personagens dos antigos. Afff!!!

Nem consegue criar uma nova IP totalmente do zero. 100% Nova. Afff!!!!

Deixa eu ver se lembro de cabeça alguns games que a Ubisoft já lançou.

Só na geração de Xbox 360 + PS3 foram 7 AC. E nos Xbox One + PS4 foram 6 games. Contando com o Black Flag nas duas gerações. O resto foi todos diferentes. E nem contei o AC Liberation de Vita

E também nem estou contando com esses AC em 2D. Se não me engano ela lançou uns 3 games deles.

De Splinter Cell tivemos 6 games lançados. Dois Watch Dogs.

Ainda tivemos dois The Division. Alguns Ghost Recon. Dois Rainbows Six Vegas. E mais outros Rainbow Sixs sem ser os Vegas.

Também teve o excelente Child of Light. Mais outra nova Franquia. O Valiant Hearts também é nova IP.

Teve vários Far Cry, Just Cause, Rayman e por aí vai indo.

Beyond Good Evil também é nova IP. O mesmo do Imortal Fenix, The Crew, Trials Fusion e etc...

Para mim a Ubisoft é uma empresa mais competente que a Nintendo.


Só no Wii que ela conseguiu lançar dois Marios 3D. Os Galaxy 1 e 2. Que tem mudança menor que de um AC 1 para o 2, do 2 para o BrotherHood, do Brotherhood para o Unity, do Unity para o Syndicate. Nem vou colocar os games a partir do Originis que mudaram bastante.

A Nintendo é tão fraca que para mim ela morreu no N64. Quando ainda tinha a Rare no seu Auge. Empresa essa que levou o N64 nas costas. Se não fosse a Rare tenho até dó só de pensar no que teria sido o N64.

O WiiU eu só peguei na época para zerar o Bayonetta 2. Zerei ele e o Mario 3D World e passei o console para frente. Aquele Donkey Kong lançado para ele era ruim de mais. Os Ori 1 e 2 humilham ele.

E no Switch só vou pegar para zerar o Bayonetta 3. O Mario Odyssey já zerei jogando com o meu sobrinho. E nunca gostei dos Zeldinhas.

Nunca na vida que trocaria a Ubisoft pela Nintendo. Nem aqui nem na China. Para mim a diferença é gigantesca a favor da Ubisoft.
Desde o WiiU eu peguei aversão a Nitendo, mas ainda assim prefiro ficar uma geração inteira com um Mario Galaxy, Bayonetta, Donkey Kong e Metroid do que com 22 AC, 15 Farcry e 6 Splinter Cell.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Para mim só salva os Bayonettas. Pois eu adoro os games da Platinum. Vide os Bayonetta 1 e 2(zerei o 1 no Xbox 360 na época), MG Rising, Vanquish, Nier Automata, Transformes Devastation e etc..

Desde a época que eles fazia parte da Clover na Capcom já adorava eles. Devil May Cry, God Hand, Viewtiful Joe, OKAMI.

O Kamiya faz parte deles. Uma pena que cancelaram o Scalebound.

Não troco nem Ubisoft, nem Capcom, nem EA, nem M$ e nem Sony pela Nintendo.

Até o pessoal que fizeram os The Evil Within 1 e 2 me agrada mais que a Nintendo. Pois gostei de mais desses dois games. Para mim são bem melhores que os RE 2 e 3 Remake.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
desde que ela foi criada vem lançando muito mais games no mesmo intervalo de tempo que a Nintendo.

A Ubi é uma dev antiga. Por plataforma, é possível que ela tenha lançado mais que a Nintendo na era Gamecube por exemplo, a produtividade dos japoneses foi baixa. No N64, a Nintendo não deve ter desovado 12 games, mas só dá pra dizer isso através do artifício do “inhouse”, com o qual não concordo. A Nintendo terceirizou todas suas Novas IPs, que já foram pouquíssimas, com exceção de 1080° Snowboarding e a derivada Pokémon Stadium - lembrando de cabeça


Na gen Wii/PS3/360, teria que colocar na ponta do lápis, mas a Nintendo produziu uns 60-70 jogos, passando por alto aqui minha impressão, a única que com certeza produziu mais foi a Sony no PS3 (cerca de 200 games), a Microsoft chegou perto, Ubisoft eu teria que contar um a um, pouco provável que tenha chegado a mais de 50 jogos


Uma coisa é certa: atualmente, a Nintendo lança mais jogos no total que a Ubisoft, só a Sony ultrapassa. Em termos de Nova Ip, como a Nintendo é frágil na questão, teria que contar, mas mesmo a Ubisoft foi melhor, em escopos maiores foi muito mais consistente em criar Novos Mundos, For Honor, The Crew, The Division, Rider’s Republic, Immortals Phoenix Rising, Starlink, Watch Dogs, a Nintendo há anos e anos, talvez décadas, não tem investido em Nova IP nesse escopo, muitíssimo difícil, quase impossível ela fazer um investimento massivo numa propriedade inédita da forma que a Ubisoft fez em The Division ou Watch Dogs.


A Ubisoft também não se esqueceu de Novas IPs de menor escopo, Child of Light, Valiant Hearts, Transference, Grow Home, Unravel, aliás, jogos muito bons, ela dá um pau tão feio em Novas IPs na Nintendo, tanto em escopo, quanto em quantidade, quanto em variedade, quanto em qualidade, que chega dar pena. Novas IPs da Nintendo no
WiiU e no Switch quase sempre foram minigames com gameplay e estética ridículas, mesmo desconsiderando o orçamento


Entretanto, a Nintendo é uma softhouse muito melhor que a Ubisoft, sem contar o problema de os franceses fedorentos terem padronizado uma grossa fatia do Core e World Designs de Assassin’s Creed 2 em muitas de suas Ips Triple A, deixando todos os seus jogos cansativos
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
Para mim só salva os Bayonettas. .

Esse jogo é da Sega, embora a Nintendo tenha dado dinheiro para desenvolvimento de sequências e, parece, tenha estabelecido um copyright específico para o arranjo, tudo que Bayonetta oferece quanto às questões que discutimos vai para conta da Sega: foi uma Nova Ip da Sega, criada na gen 360/PS3

Sua sequência, Bayonetta 2, reinventou muito pouco a franquia, é a mesma natureza de mudança que Assassin’s Creed Brotherhood trouxe em relação ao 2. Bayonetta 3 vai ser formulaico do mesmo jeito, vai poder ser entendido como um pack de novas fases na mesma estrutura, uma DLC, sem jogar já dá pra ver que vai ser o caso

Vai pra conta da Sega também, não da Nintendo

O jogo é contudo bom, que é o que importa. Luigi’s Mansion 3 e Metroid Dread também são, embora tragam pouco rejuvenescimento em relação a seus antecessores, menos que Assassin’s Creed Unity/Syndicate
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
A Ubisoft também não se esqueceu de Novas IPs de menor escopo, Child of Light, Valiant Hearts, Transference, Grow Home, Unravel, aliás, jogos muito bons, ela dá um pau tão feio em Novas IPs na Nintendo, tanto em escopo, quanto em quantidade, quanto em variedade, quanto em qualidade, que chega dar pena. Novas IPs da Nintendo no
WiiU e no Switch quase sempre foram minigames com gameplay e estética ridículas, mesmo desconsiderando o orçamento


Entretanto, a Nintendo é uma softhouse muito melhor que a Ubisoft, sem contar o problema de os franceses fedorentos terem padronizado uma grossa fatia do Core e World Designs de Assassin’s Creed 2 em muitas de suas Ips Triple A, deixando todos os seus jogos cansativos

Os Unreavel 1 e 2 é da EA. Eu sei porque joguei eles pelo Gamepass aqui no Xbox One onde tem os games da EA Access. Aliás a EA também é muito melhor para mim que a Nintendo. Só aquele jogo focado no multi coop que ela lançou já mata a Nintendo. Zerei ele com o meu sobrinho e fazia tempo que não me divertia tanto com um jogo. Também foi pelo Gamepass através do Xbox One X. Se não me engano ele foi eleito o melhor game do ano.

Nintendo para mim morreu no N64. É o famoso Zeldinha+Mario. E como não gosto de Zeldinha só sobra os Mario. Que tirando o Wii com os Galaxy 1 e 2, ela só lança um Mario por cada aparelho. Afff!!

Talvez lancem um Mario Odyssey 2 para o seu portátil Switch.

Child of Light, Rayman 2, 3, Origins, Legends, Beyond Good e Evil e etc... são excelentes e games que saem dos Splinter Cell, Assassinos Creed, Rainbow Six, The Diviison e etc.. da Ubisoft.

Para mim a Ubisoft é muuito melhor que a Nintendo. Tem nem comparação.

A EA a mesma coisa. Além dos Unreavel e desse game de multi coop, ela ainda tem os BF(vários), MH, Titanfall 2(para mim que adoro FPS, esse game já destrói a Nintendo), Dead Space, Need, Burnout, Star Wars e etc...

Até a M$ com os Forza Horizon, Forza Motorsport, Halo, Gears, Recore, Quantum Break, Ori 1 e 2 humilhou a Nintendo nos WiiU e Switch. Fora os Viva Pinata 1 e 2 e Kameo feitos pela Rare.

Não troco a M$, EA, Ubisoft, Platinum, Sony, Capcom e etc... pela Nintendo nem aqui nem na China.

Empresinha de jogos de celulares. De portáteis. Eu nunca gostei de portáteis.

E o jogo que mais me interessa nem delas é. Como vc disse é da Sega. Mas na verdade foi o pessoal da Platinum que fizeram os Bayonettas.

Esse jogo é da Sega, embora a Nintendo tenha dado dinheiro para desenvolvimento de sequências e, parece, tenha estabelecido um copyright específico para o arranjo, tudo que Bayonetta oferece quanto às questões que discutimos vai para conta da Sega: foi uma Nova Ip da Sega, criada na gen 360/PS3

Sua sequência, Bayonetta 2, reinventou muito pouco a franquia, é a mesma natureza de mudança que Assassin’s Creed Brotherhood trouxe em relação ao 2. Bayonetta 3 vai ser formulaico do mesmo jeito, vai poder ser entendido como um pack de novas fases na mesma estrutura, uma DLC, sem jogar já dá pra ver que vai ser o caso

Vai pra conta da Sega também, não da Nintendo

O jogo é contudo bom, que é o que importa.

Eu citei ele porque o outro user citou o Bayonetta 2 do WiiU. A Sega só publica.

Eu sei que o pessoal da Platinum que faz eles. Aliás a Platinum é boa de mais. Uma das empresas que faz os games mais viciantes e divertidos que já joguei. A jogabilidade dos games deles é nota 10. Seja os Bayonetta 1 e 2, MG Rising, Nier Automata, Transformes Devastation e etc...

Sou mil vezes mais a Platinum do que a Nintendo com seus Zeldinhas e Marios.
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
Não há cherry picking, deturpações ou mesmo injustiças, estou demonstrando a coisa, tal qual ela ocorre na vida real. Eu tratei de todas as coisas que você disse em meus posts, se quiser economizar tempo, recomendo relê-los.
Há bastante, vou até relatar aqui.
Já explicado.

Foi dito que "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft", e não que "é tudo a mesma coisa", a não ser que eu tenha usado como força de expressão.
E isso é claramente errado. O que tu precisa fazer para dizer isso, é desconsiderar jogos por causa de subtítulos e falar que tal coisa é "derivação". Metroid Prime por exemplo, seguiu a história da Samus, é canônico, e é a referência principal de muita gente sobre Metroid. Tem gente que prefere Super Metroid, gente que prefere o Dread, e por aí vai. O próprio Metroid Other M deve ter alguém. Isso denota uma grande diferença de preferências. O Zelda tem os fãs do A Link to the Past, de Ocarina of Time e de Breath of the Wild. São vários jogos que estão na mesma franquia, que são exemplos de completas reformulações.
Ela não faz diferente da Ubisoft, exceto que produz menos sequências por geração, seus jogos são packs de novos desafios sob uma estrutura assemelhada, poderiam igualmente ser rotulados de DLC, num tom pejorativo (que nem concordo, alguns games são muito bons).

Ela estipula mudanças pontuais, de cunho evolutivo, da mesma escala que as que ocorrem entre AC Unity/Syndicate, na minoria das vezes. Na maioria das vezes, as mudanças em suas sequências são até menores, a la AC Brotherhood/2.

Você jogou esses games da Ubi? Não estou tratando se A ou B é melhor ou pior, e sim da escala de diferenças dentro das sequências de A e B, sem ajuizar qualidade

Completei a informação, dizendo que ela só revoluciona quando cria Nova IP, ou quando deriva IP, como qualquer outra soft faz, + o déficit de produzir menos, com a sensação de fadiga dirimida pela baixa frequência de lançamentos, 1 sequência por gen, versus 3 a 6 de outras devs, as sequências em si são formulaicas. Está tudo detalhado acima
Esse argumento de "deriva" é o exemplo de deturpação que falei. E para fingir que não é, faz Cherry Picking. O fato de você ignorar Mario, Zelda e Metroid, e até mesmo os exemplos que dei de Donkey Kong e Star Fox.

O fato de fazer sequências constantemente é um demérito. Você está dizendo que "Se a Nintendo fizesse o mesmo número de sequências que a Ubisoft faz com Assassin's Creed, seria tudo igual, logo, ela inova tanto quanto a Ubisoft". Só que ela não faz. Ela não lança um monte de jogo e cobra o mesmo valor por cada jogo, todo ano.

Você jogou uma ótica cronológica, para dar uma passada de pano para uma prática que dá, corretamente, a pecha de empresa recicladora para a Ubisoft. Não dá pra dizer que lançar um jogo por ano, sendo mais do mesmo, é algo louvável. Seria, se tu tivesse pagado uma única vez pelo jogo, e essas adições viessem de graça e etc. Não é o caso.
Já explicado.

Citei como exceção, com a vírgula de que são 2 games por década, em geral. Isso só vale para o 3D, os 2Ds, que atualmente subsistem via Mario Wii, são packs de novas fases com incrementos menores que qualquer AC, poderiam ser DLCs




Já explicado.


Citei como semi-exceção, mas isso não modifica o fato de a Nintendo ser igual as demais devs, está na mesma categoria de mudança de Assassin's Creed Syndicate/Unity. As outras softs também mudam desse nível.

Quase todas as outras franquias da Nintendo mudam igual/menos que AC Brotherhood para o 2, são transgressões relativamente discretas


Zelda 3D segue o template de Ocarina of Time até o Skyward Sword, o mesmo Game Design

Você jogou Syndicate/Unity?

Novas cidades, novas mecânicas, novos personagens, sob uma estrutura geral assemelhada. É o nível de mudança de Zelda 3d, talvez um pouco menor, porque personagens são revividos, em que pese o Overworld poder ser tocado no céu, na água ou na terra, Dungeons Temáticas, ganchos, bombas, bumerangues, corações, um instrumento musical de interação, OoT, WW, TP e SW têm mudanças de game design do mesmo escopo de AC Syndicate/Unity.

O game design de Zelda é melhor, mas as mudanças entre as sequências são do mesmo nível, jogos semelhantes. Já havia explicado que há engodo de nosso cérebro, por um game design superior, em geral Zelda 3D dá um game melhor que AC, mas as mudanças a cada sequência, excluindo a questão do tempo, são de mesmo escopo.

A revolução em Game Desing de Zelda veio em BOTW. Contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft"? Não. Expliquei que AC faz também, em Origins. A diferença é que na Nintendo demorou quase 3 décadas, na Ubisoft foi dentro de uma mesma gen. Zelda 2D idem, mas mais semelhantes ainda entre si, é um pack de novos desafios na mesma estrutura de ALTTP.

Assassin's Creed Revalations -> Assassin's Creed 3 é um movimento de renovação que traz mais modificações que 90% do portfólio de sequências da Nintendo, embora AC 3 seja um game pior que praticamente qualquer Zelda 3d
Ocarina of Time, Majora's Mask, Wind Waker, Twilight Princess e Skyward Sword, tem poucas diferenças entre si? Há inúmeras discussões sobre level design, estrutura de Overworld ou até ausência dele, controle de movimento e mais um monte de coisas. Há mecânicas parecidas? Claro, o detalhe, é que o que há de diferente tem muito mais substância que as "mudanças" do Assassin's Creed. Seria como se eu julgasse as mudanças dos Zeldas pelos minigames pra conseguir Rupees ou algo assim.

Já explicado, com exemplo em Pokémon SNAP.


Derivou Nova IP, Prime existe em conjunto, com sequências que não perderam o subtítulo, extremamente formulaicas. Aguarde o Prime 4, vai ser muito parecido, tipo AC Brotherhood/2 (lembrando que se ela revolucionar, não vai significar que ela renova mais que as demais, e sim menos, são 30 anos pra mudar)
Aqui tem um belo exemplo de deturpação. A Nintendo renova as franquias: Aí ela faz um Metroid Prime completamente 3D e em primeira pessoa. Pra você, não é um exemplo de renovação da franquia...mas sim um exemplo de "derivado". O argumento original do @renbh é justamente esse: que ela renova as franquias. Mas você cria uma análise dizendo que ela "deriva". O fato de ter que falar que ela "deriva" um novo tipo de jogo, já comprova mais o que o @renbh diz, do que tu infere.

Se a Nintendo resolver lançar um Super Mario Bros. 4, que usa as mesmas coisas do Super Mario Bros. 3, vai dizer que na verdade, ele é um exemplo de como ela repete as coisas em 30 anos, e tudo que tu tem que fazer é dizer que New Super Mario ou Super Mario World, e Super Mario World 2 e os Super Mario 64 na verdade não são exemplos de renovação de franquia...mas sim de derivação. Assim como Metroid Samus Returns, Metroid Prime, Metroid Other M e mais um monte de outros exemplos
Ocorre também com outras devs, não contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias mais que qualquer outra soft", esse aqui é Assassin's Creed Chronicles:

Visualizar anexo 265863

Uma IP derivada, que revoluciona o Game Desgin da franquia. Chronicles seguiu sua vida formulaico, como Mario Golf fez em diante, após derivar-se de Mario Platformer.
Pera, tu tá usando esses 3 jogos, que foram lançados em menos de um ano, e não percebe a crítica que as pessoas fazem sobre a Ubisoft. A crítica é justamente ela lançar um monte de jogo parecido, um atrás do outro, sem mudar nada...e cobrar preço cheio. Tinha um termo pra isso: jogo caça-níquel. E a Ubisoft é um exemplo máximo disso. E esses jogos são um belo argumento disso.
Esse é Killzone Liberation, não tem nada a ver com Killzone 2 ou 3, seus jogos vizinhos, é derivada:

Visualizar anexo 265864


O adendo é que a Nintendo franqueia mal pelos dois lados: produz menos Novas IPs + as outras softs, ao invés de reaproveitarem personagens, criam tudo do zero, já explicado com o exemplo de Omega Boost, Panzer Dragoon e Pokémon SNAP! para Shooters on Rail




Já explicado, derivados.

Assim como Mario Kart ou Mario Golf não são Mario Mainline, só usam do personagem, não é revivescimento de sequência, para algumas pessoas fica inclusive cansativo tantos jogos no mesmo mundo. Não julgo.
Mas nem entrei no mérito de Mario Golf e etc. Entrei no mérito das séries principais. Os New Super Mario são um derivado dentro da série principal, que por si só são bem diferentes dos Mario Bros. e World. Mario 3D Land/World são outro derivado? O mesmo vale pra Zelda 2D, que tem o Zelda 2, o Zelda ALLTTP, e os Zelda do DS por exemplo. Não julga...mas usa a crítica de terceiros...para poder usar, e se ensaboa nisso pra dizer que não é a tua crítica. É o famoso uso da Folha do "Diz Leitor:". Realmente, é só sobre "fatos" mesmo.
Pode botar Star Fox Adventure no meio.


Esse é Little Big Planet:


Visualizar anexo 265865


Esse é Sackboy Prehistoric Moves, IP derivada:

Visualizar anexo 265866


Esse é Little Big Planet Karting, IP derivada:

Visualizar anexo 265867


Esse é Sackboy A Big Adventure, outra IP derivada

Visualizar anexo 265868


Esses jogos não são sequência de Little Big Planet. Quando a Nintendo deriva, a IP que nasce segue sua vida formulaica, como qualquer sequência de outras devs, e a original faz seu fluxo também formulaica.

Ela renova tanto quanto qualquer outra, talvez menos.
Pera, você pega esses exemplos de "renovação" e ignora os que eu dei em outro tópico. O que tu precisa falar para dizer que ela renova tanto quanto as outras, (e deixa o "talvez menos" só pra dar aquela alfinetada deixando claro um viés até bobo de hate) é ignorar, Mario, Zelda, Metroid...e todos os outros exemplos que eu citei. Donkey Kong, Star Fox e mais uma porrada de outras séries que posso usar como exemplo.
Já explicado, mas detalho alguns, com a observação de que eu disse em meus posts que estava lembrando de cabeça, e que deveria ter esquecido alguns:

- Mario + Rabids: game third party, a IP é de propriedade da Ubi, com personagens Nintendo licenciados
- M vs C: derivada
- Fire Emblem Warriors: Derivada, citado como "NOVA IP" Derivada
- Hyrule Warriors: idem


É pra colocar todos na conta, inclusive os do eShop, ela vai continuar produzindo poucas Novas IPs, a maioria derivada. O Bátima é que disse que não conta.

Não tenho a resposta pra tudo, exemplo, Pokémon Legends Arceus (ou mesmo Forgotten Land), talvez constitua uma IP Derivada, se sobreviver sob esse formato, talvez seja a sequência de Pokémon

Se for, não vai modificar o raciocínio:

1) Supondo que Legends vire uma sequência: é uma transgressão nível AC Origins em relação ao Syndicate, as outras devs também fazem isso. Como a Nintendo vai proceder, se for a sequência? Permanecer nessa fórmula por décadas, o Scarlet and Violet vem aí na mesma fórmula. Ela está fazendo do mesmo jeito da Ubisoft, exceto que muda menos, e para o caso de Pokémon nem é porque lança menos (como é para Mario Kart ou Metroid), o game sai todo ano, muito cansativo

2) Supondo que seja uma IP derivada: Franqueou mal, poderia ser uma Nova Ip do zero, exemplo, um segundo A-RPG da Ubisoft além de AC, chamado The Division. Se reaproveitou personagens, daria pra colocar aspas em Nova Ip, e significa que ela inventa menos
Viu como a tua lógica tem um viés? Se for uma sequência, é nível Assassin's Creed, independente do quanto o jogo tenha mudado. Se for uma IP derivada...falhou. Tu tá usando um duplipensar aí. O máximo que tu pode conceder, é que a Nintendo é tão inovadora quanto a Ubisoft nos jogos. O máximo. Pra isso, tem que ignorar que lançar o mesmo jogo todo ano, com poucas diferenças, é a mesma coisa que lançar jogos diferentes em anos diferentes. Pra ti, não tem problema uma empresa aproveitar o mesmo jogo, por anos à fio. Usa o "filtro" "tempo de mudança" e não o filtro "Quantidades de jogos parecidos", porque aí tu ignora que a Ubisoft, cobrou preço cheio, em todos os jogos que são genéricos da mesma franquia até ela mudar. E ainda por cima, tem que ignorar as mudanças, dizendo que "derivado" não é prova de mudança.
Já explicado:



E dou minha opinião: para a Nintendo, portátil é o negócio de frente, na minha opinião pessoal, é segunda linha, em especial para tratar do dilema que permeia o caso de Nova IP: risco vs orçamento, ambos são baixos em portáteis, se der errado, nem arranhou o caixa
Aí fica a tua opinião mesmo. Mario Kart 7, foi lançado pra 3DS, mas influenciou pra caramba o Mario Kart 8, que é talvez o melhor Mario Kart de todos. Se dá frutos, beleza. Não deixa de ser um belo de um exemplo de criar novas IPs, novas temáticas para as mesmas franquias e etc. Se VOCÊ não gosta, beleza. Nem entrei no mérito de gostar. Mas dá a impressão que esses teus lapsos, duplipensar, e cherry picking que já pontuei, é proveniente de uma certa birra. Não é só "fatos", como tu falou. O problema é quando passa pra coisas como, "A Nintendo inova tanto quanto as outras, talvez até menos". Aí, vira uma opinião, e a tua opinião realmente não bate com os fatos. Precisa colocar filtros e mais filtros pra falar isso. Eu posso colocar o filtro de novas mecânicas de gameplay, ou novos personagens, ou novos elementos gráficos, ou novos tipos de controle, ou até o filtro...de mudança de gênero, e muitos outros para poder afirmar o que eu quiser afirmar.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803

A Nintendo cria menos IPs, e não reaviva as ativas mais que nenhuma outra dev, inicio meu post relembrando essa verdade. O TL;DL: ela incrementa na mesma dosagem que a Ubisoft faz entre os ACs ou entre os Watch Dogs. Revoluciona também na mesma medida. A maior parte das novas IPs são derivadas (trivia: as outras também derivam), e têm aspas no adjetivo, se passam em mundos e personagens já existentes. É raro ela trazer algo inédito de cabo a rabo, no grande escopo é improvável demais, quase impossível


Metroid Prime

É derivada, desde que a série 2D continuou fortemente formulaica (sempre novos packs de desafios sob mesma estrutura, com acréscimo de uma ou duas mecânicas no máx por iteração - é menos que qualquer Assassin's Creed), e Prime trilhou seu caminho igualmente formulaica. É uma semi-IP.

Mesmo que não fosse, é um rejuvenescimento que se deu graças à nova perspectiva, oportunidade que poucas franquias tiveram, seria uma única revolução em 40 anos de IP, sendo que Prime 1 -> 2 -> 3 continuou com incrementos a la Watch Dogs 1 -> 2, e o Metroid 2D nem isso.

Watch Dogs é mais rejuvenescido, eu tenho certeza que esse debate te incomodou tanto só porque você sabe que estou certo


O fato de você ignorar Mario, Zelda e Metroid, e até mesmo os exemplos que dei de Donkey Kong e Star Fox.


Não ignorei, vamos lá, atente-se aos nossos textos, tratei de Mario, Zelda, Metroid, DK e SF de forma aprofundada.

Não só tratei, como me antecipei logo no primeiro post ao renbh, já deixando adiantado o que se poderia questionar. Exemplo: mesmo sem ser quotado, eu já tinha largado a explicação de que DK 1 a 3 traz novidades da mesma monta que AC 2 -> Brotherhood. Talvez menores. O que tem a mais? Brotherhood tem BAM System, Tower Defence, Summon de NPCs, Recrutamento de Aprendizes, Heavy Weapons e Multiplayer, que o 2 não possuía.

"Mas o Returns até que trouxe muitas coisas novas", alguém poderia dizer, embora Tropical Freeze tenha feito pouca coisa diferente logo após.

"Sim, trouxe, mas menores que AC Revalations -> 3". Não é diferente de muitas sequências de outros devs. Não é como se Assassin's Creed, Battlefield ou Dragon Quest também não o fizessem.


Seu argumento é frágil, você acha que Star Fox Guard, uma IP claramente derivada no gênero Tower Defence, algo como Gears Tactics é para Gears of War, ou que Donkey Kong Jungle Beat, uma IP derivada no gênero Rythm, são sinais de reanimação, e não de reaproveitamento, você está sendo razoável, irregular e movido a ressentimento

O fato de fazer sequências constantemente é um demérito

Falei sobre isso com o Bátima, utilizando frase parecida, deixou passar também, ou talvez se ateve ao seu centro de crise. Entretanto, como não tenho o rabo preso, eu elenquei pontos positivos também.

Será se não é melhor para o jogador passar uma geração com 6 Assassin's Creeds, com uma "revolução" no meio da trinca, do que passar 10 anos com dois Donkey Kongs com Game Design muito próximos entre si, quase como um pack de novas fases?

São mais jogos, afinal de contas, é uma produtividade melhor.

Afianço a possibilidade da estafa, contudo, mas organizei que se deve ao Game Design inferior de AC. Essa IP muda na mesma monta que 99% das sequências das IPs da Nintendo, mas cansa mais rápido porque tem Design abaixo que algumas da concorrente, e pela questão da frequência, já disse. Você está perdido.


a pecha de empresa recicladora para a Ubisoft.

Vide logo acima, e volte a meus quotes anteriores. Volte também a meu ponto sobre o reaproveitamento de sistemas em IPs diferentes, um problema horripilante dos franceses fedorentos (que a Nintendo nem escapa. O escopo das diferenças de Game Design entre as IPs Yoshi, Mario Wii, Kirby e Donkey Kong não é maior que as diferenças entre Far Cry, Watch Dogs e Assassin's Creed, só porque os games da Ubisoft se passam em OWs com Torres que revelam o mapa + Activities, mas você CLARAMENTE não está pronto para essa conversa)

PS: A Nintendo recicla tão quanto a Ubisoft, Luigi's Mansion 2 -> 3 não traz mais novidades que nenhuma sequência de AC. A diferença é de fato primordialmente de cunho cronológico e produtivo, eu quero ver você ser capaz de contradizer essa verdade com bons argumentos

Ocarina of Time, Majora's Mask, Wind Waker, Twilight Princess e Skyward Sword, tem poucas diferenças entre si? .

São mudanças do escopo das entre Assassin's Creed 3 -> 4, acréscimos de mesma fortitude, me mostre aonde não. Mudanças de setting, novas mecânicas, novos personagens, alguns sistemas extras, mas Game Design parecido. Os dois ACs citados acima se passam em outro mundo, com novos personagens, novas mecânicas, algumas caras familiares, novo setting, mas mantêm familiaridade, mudanças da mesma magnitude de Zelda OoT a SW. Volte aos meus textos sobre o borramento que um Game Design melhor produzem


O rejuvenescimento veio em BOTW justamente porque o estilo OoT (na verdade, ALTTP, esse é o Game Design seminal, mas assunto pra depois) estava cansativo.


Preste atenção daqui em diante: a Nintendo vai usar o template BOTW por DÉCADAS, até revolucionar novamente, enquanto Zelda 2D vai continuar muitíssimo parecido com ALTTP, talvez para sempre. Nesse intervalo, a Ubisoft vai ter mudado AC umas 4 vezes. aliás, já vai revolucionar novamente no próximo.


Se a Nintendo resolver lançar um Super Mario Bros. 4, que usa as mesmas coisas do Super Mario Bros. 3, vai dizer que na verdade, ele é um exemplo de como ela repete as coisas em 30 anos,

Só vou dizer se ela de fato repetir, não estou aqui de picuinhismo. Mario Bros 4 é o título oficial do World no Japão, e trouxe muitas novidades, os Mario Wiis, os Yoshis, os Zeldas 2Ds, Metroids 2Ds, os Metroids 3Ds, os Luigi's Mansions, os Pokémons, os Mario Golfs, os Mario Tennis, os Bayonettas, os Kirbies, os Donkey Kongs etc etc etc etc, não.

Não significa que esses jogos sejam ruins, mas eles mudam tão quanto Assassin's Creed sim senhor, sem dúvida nenhuma, não adianta.

Mario 3D Land/World são outro derivado?

Não. Mario 3D de fato rejuvenesce, tratei dessa franquia, embora seja um game a cada meia década. Mas preste atenção no nosso debate: mesmo que Link's Crossbow Training fosse um rejuvenescimento da IP The Legend of Zelda (Ahahahahahahahahahahahaha), a questão é que, nos concorrentes, existem mudanças do naipe Assassin's Creed Syndicate -> Origins, e também existe Assassin's Creed Chronicles, eu tratei de cada ente de seu post em minhas outras mensagens.

Mario Golf ..... Mario Kart 7,
Disse também em minhas respostas ao Bátima, sempre justas, que algumas IPs da Nintendo, pelo gênero, dão pouca margem a mudanças expressivas.

Eu posso colocar o filtro de novas mecânicas de gameplay, ou novos personagens, ou novos elementos gráficos, ou novos tipos de controle

Isso. Mesma coisa de Assassin's Creed
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803

Opa.

Mas aproveito para relembrar o que eu havia dito anteriormente: a Capcom é fraca em Novas IPs, pela falta de um selo de games menores, a Ubisoft traz muito mais novidades através dos jogos pequeninos


Para mim a Ubisoft é muuito melhor que a Nintendo. Tem nem comparação.

Em termos de Novas IPs, humilha completamente, é quase ET e Rodolfo a distância entre ambas, especialmente no grande escopo.


Eu não tenho dúvida nenhuma que a Nintendo batizaria Watch Dogs de "Luigi's Mansion: Hacking Toy City", The Crew de "Mario Kart Open World Tour", The Division de "Splatoon MMORPG", Rider’s Republic de "Excitebike Summer Fest", Immortals Phoenix Rising de "The Adventures of Link: Gorgon's Eye", Child of Light de "Paper Mario 2D" e Grow Home de "Animal Crossing: Tender, Jump and Care".

Sem contar que ela jamais criaria tantas IPs novas num intervalo de tempo curto, da forma que a Ubisoft faz, a Ninty é a que menos arrisca de todas as softhouses do planeta, só a Rockstar se tornou mais acomodada.

Algo novo do nível de investimento de The Division, Watch Dogs, ou até mesmo The Crew ou Immortals, muito infrequente, quase impossível.


A Nintendo atual sofre de falta de ambição, se tornou uma Indie Game Factory, muitos jogos de gameplay e arte paupérrimos, simples, produções para Mobile possuem game design superior.

Ela também apresenta flagrante problema de produtividade na alta qualidade: Batmam Arkham Knight, um game que pouco marcou a Oitava Gen, é melhor que 99% dos produtos da Nintendo nos últimos 12 anos, pode contar aí, tem pouca coisa superior em gameplay. Uns 5 games talvez, em 10 anos, sendo bondoso? Acho que só os 2 Xenoblades, BOTW, A Link Between Worlds e Mario Odyssey, MK 8, Smash, FE e Animal Crossing não são videogames superiores a Arkham Knight, objetivamente falando.

Entretanto, ela é uma softhouse muito melhor que a Ubisoft através de dois mecanismos: o primeiro é pelo número, ela produz mais, embora a maioria seja shovelware. O segundo, é pela questão do marco, tudo bem que é um game a cada passagem do Cometa Halley, mas é muito difícil a Ubisoft ser capaz de desenvolver um Mario Odyssey, praticamente não se vê,
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
A Nintendo cria menos IPs, e não reaviva as ativas mais que nenhuma outra dev, inicio meu post relembrando essa verdade. O TL;DL: ela incrementa na mesma dosagem que a Ubisoft faz entre os ACs ou entre os Watch Dogs. Revoluciona também na mesma medida. A maior parte das novas IPs são derivadas (trivia: as outras também derivam), e têm aspas no adjetivo, se passam em mundos e personagens já existentes. É raro ela trazer algo inédito de cabo a rabo, no grande escopo é improvável demais, quase impossível
De novo, você precisa reescrever o significado das coisas para fingir que tem um argumento convincente. Você usa Assassin's Creed, a franquia de maior importância da Ubisoft, a cara da empresa, fala que Mario deve ser tratado como exceção, e diz pra usar Pokemon Snap ou outras franquias menores como exemplo de como a Nintendo "recicla" tanto quanto a Ubisoft. O que tu não percebe, é que o que o @renbh falou é que a Nintendo "não precisa de novas Ips" porque ela mantém as delas relevantes, com diferenças, praticamente criando novas IPs.
É derivada, desde que a série 2D continuou fortemente formulaica (sempre novos packs de desafios sob mesma estrutura, com acréscimo de uma ou duas mecânicas no máx por iteração - é menos que qualquer Assassin's Creed), e Prime trilhou seu caminho igualmente formulaica. É uma semi-IP.
Desculpa, mas aqui tem um put* exemplo de como tu tem uma ótica enviesada pra porra. Metroid Prime é uma put* mudanças de paradigma dentro da própria franquia, mais do que qualquer coisa que a Ubisoft tenha feito em qualquer Assassin's Creed...combinados. Quer uma perspectiva? De Super Metroid -> Metroid Prime são 8 anos. Mudança total. Agora, de Assassin's Creed 1 -> Valhalla são 13 anos. Como fica feio avaliar o quanto de inovação teve entre as duas franquias, precisa, claro, dizer que na verdade Metroid Prime é uma nova franquia, mas como não pode falar que a Nintendo faz novas franquias, tem que falar que é uma franquia derivada, e aí fica nesse limbo, que Metroid Prime não pode ser considerado uma mudança, e também que não é nova IP. Viés bem vergonhoso.

Agora, outra coisa, e isso é bem importante, o problema de Assassin's Creed, é que a estrutura principal do jogo, é ruim. Vai do game design, às mecânicas porcas e com pouca profundidade. E isso é uma constante em todos os jogos. Não adianta colocar novos mini-games, e mecânicas de fundo de quintal, e falar que está "evoluindo". É como pegar um filme ruim, dar um tapa pra ficar HD, e dizer que agora o filme melhorou. É, melhorou, mas o que faz dele ser repetitivo e formulaico, dentro do próprio jogo, (lembrando, Assassin's Creed tem má fama desde o PRIMEIRO jogo) ele não muda.
Mesmo que não fosse, é um rejuvenescimento que se deu graças à nova perspectiva, oportunidade que poucas franquias tiveram, seria uma única revolução em 40 anos de IP, sendo que Prime 1 -> 2 -> 3 continuou com incrementos a la Watch Dogs 1 -> 2, e o Metroid 2D nem isso.
Pera, você esqueceu aí o Metroid Other M. Que é BEM diferente, tanto dos Metroid 2D e dos 3D. Mas claro, é preciso continuar a narrativa. Se tu acha que Metroid Dread é parecido com Super Metroid, caramba, aí já não é viés, é pura má fé.

Watch Dogs é mais rejuvenescido, eu tenho certeza que esse debate te incomodou tanto só porque você sabe que estou certo
Para uma pessoa que só fala "fatos", você confia bastante nos meus sentimentos. Eu acho que você entregou que não tem uma visão tão "objetiva" como acha que tem.
Não ignorei, vamos lá, atente-se aos nossos textos, tratei de Mario, Zelda, Metroid, DK e SF de forma aprofundada.

Não só tratei, como me antecipei logo no primeiro post ao renbh, já deixando adiantado o que se poderia questionar. Exemplo: mesmo sem ser quotado, eu já tinha largado a explicação de que DK 1 a 3 traz novidades da mesma monta que AC 2 -> Brotherhood. Talvez menores. O que tem a mais? Brotherhood tem BAM System, Tower Defence, Summon de NPCs, Recrutamento de Aprendizes, Heavy Weapons e Multiplayer, que o 2 não possuía.
De novo, você está deturpando, e falha miseravelmente. Eu posso citar novas mecânicas em todos os jogos. Metroid Prime 2 teve o esquema de Luz e Sombra, que muda completamente como jogar o jogo, Star Fox Assault tinha missões a pé com tiroteio, mundos abertos e o c***lho a quatro. Só Zelda Triforce Heroes apresenta novas mecânicas que deixam todas essas do Assassin's Creed no chão.
"Mas o Returns até que trouxe muitas coisas novas", alguém poderia dizer, embora Tropical Freeze tenha feito pouca coisa diferente logo após.

"Sim, trouxe, mas menores que AC Revalations -> 3". Não é diferente de muitas sequências de outros devs. Não é como se Assassin's Creed, Battlefield ou Dragon Quest também não o fizessem.
De novo, você precisa ignorar todos os jogos que tiveram entre Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong 3 (Donkey Kong 64, Donkey Kong Jungle Beats). Mas a tua resposta é dizer que são "derivados" logo não contam.
Seu argumento é frágil, você acha que Star Fox Guard, uma IP claramente derivada no gênero Tower Defence, algo como Gears Tactics é para Gears of War, ou que Donkey Kong Jungle Beat, uma IP derivada no gênero Rythm, são sinais de reanimação, e não de reaproveitamento, você está sendo razoável, irregular e movido a ressentimento
Algumas coisas ficam bem notórias aqui: você claramente não sabe do que está falando, que Donkey Kong Jungle Beats é plataforma, inclusive, um put* jogo de plataforma. Pode jogar satisfatoriamente tanto no GameCube quanto no Wii (no Wii geralmente a galera prefere porque é mais "tradicional" e não precisa usar os controles Bongôs). E interessante que resumiu tudo que eu falei do Star Fox em Star Fox Guard. Eu dei exemplo de duas séries que mudaram muito de um jogo pra outro. Outra coisa, resumir Star Fox Guard pelo "gênero" dele e falar que é só isso, é fácil. É que nem eu falar que todo Assassin's Creed é um jogo de ação. "Ah, Assassin's Creed é só uma IP claramente derivada do gênero Ação". Sem falar que ignorou o argumento sobre como toda a série principal do Star Fox (Star Fox -> Star Fox 64 -> Star Fox Adventures -> Star Fox Assault -> Star Fox Command -> Star Fox Zero) os jogos diferem muito entre si, quebrando o teu argumento que é só Mario que realmente muda de um jogou pra outro na Nintendo.

E a última coisa que é notória: quando fala que eu estou agindo por "ressentimento". Já quebra o teu argumento de "só estou falando de fatos". Acho que acertei o nervo em cheio.
Falei sobre isso com o Bátima, utilizando frase parecida, deixou passar também, ou talvez se ateve ao seu centro de crise. Entretanto, como não tenho o rabo preso, eu elenquei pontos positivos também.
Explique melhor o que quer dizer com "centro de crise". É uma tentativa "objetiva" e "factual" de falar alguma coisa?
Será se não é melhor para o jogador passar uma geração com 6 Assassin's Creeds, com uma "revolução" no meio da trinca, do que passar 10 anos com dois Donkey Kongs com Game Design muito próximos entre si, quase como um pack de novas fases?
Pagar 60 dólares por jogos com mecânicas que já não são das melhores, reaproveitadas de outras franquias melhores, ou pior, reaproveitadas das mesmas franquias, lançando jogos anualmente, e ainda cobrar por DLCs nesses jogos...é melhor pra você?
Existe um motivo de muitas pessoas não jogarem esses jogos. Se você curte coisa requentada...e acha que uma nova mecânica mini-game justifica você pagar preço cheio por um jogo que manteve quase tudo das mecânicas do jogo anterior e level design ruim, repetitivo e francamente, pouco desafiador e completamente preguiçoso, não tem problema. Aí fica questão de gosto. Mas você dizer que isso é exemplo de "evolução", e "igual ao que a Nintendo faz" eu vou discordar, e criticar.

Eu nem preciso entrar nessa discussão, a própria Ubisoft achou o modelo de Assassin's Creed anual tava sendo ruim, e decidiu dar um basta nisso. Se quando até o próprio detentor do jogo diz que isso é ruim, acho que não tem muito o que comentar.
São mais jogos, afinal de contas, é uma produtividade melhor.

Afianço a possibilidade da estafa, contudo, mas organizei que se deve ao Game Design inferior de AC. Essa IP muda na mesma monta que 99% das sequências das IPs da Nintendo, mas cansa mais rápido porque tem Design abaixo que algumas da concorrente, e pela questão da frequência, já disse. Você está perdido.
Você está querendo defender que um jogo pior, ter lançamento anual, que reutiliza mecânicas que já não são muito boas para poder "inchar" o jogo, é melhor para o jogador...que PAGA 60 dólares por cada um desses lançamentos porcos. Eu realmente estou perdido. Achei que estava numa conversa lógica, e pelo visto estou no caminho oposto.
Vide logo acima, e volte a meus quotes anteriores. Volte também a meu ponto sobre o reaproveitamento de sistemas em IPs diferentes, um problema horripilante dos franceses fedorentos (que a Nintendo nem escapa. O escopo das diferenças de Game Design entre as IPs Yoshi, Mario Wii, Kirby e Donkey Kong não é maior que as diferenças entre Far Cry, Watch Dogs e Assassin's Creed, só porque os games da Ubisoft se passam em OWs com Torres que revelam o mapa + Activities, mas você CLARAMENTE não está pronto para essa conversa)

PS: A Nintendo recicla tão quanto a Ubisoft, Luigi's Mansion 2 -> 3 não traz mais novidades que nenhuma sequência de AC. A diferença é de fato primordialmente de cunho cronológico e produtivo, eu quero ver você ser capaz de contradizer essa verdade com bons argumentos
Mais uma entrega de que não sabe do que tá falando. Acha Yoshi = Mario = Kirby = Donkey Kong? Caramba, você realmente acha Donkey Kong = Yoshi? Retiro o que eu disse. Se alguém tá perdido é você. Ou vai dizer que porque no Donkey Kong e no Yoshi você pula...é a mesma coisa.

E não pensa que eu não percebi essa tentativa horrível de usar jogos da Ubisoft de 3 gêneros diferentes (FPS, TPS e Action Adventure) e ainda de franquias relativamente menores para dizer que tem pouca diferença.

Se quer fazer uma comparação, compara Mario Odyssey, Zelda Breath of the Wild e Metroid Dread, (Ou eventualmente Metroid Prime 4).

E o fato de querer usar Assassin's Creed, usando Luigi's Mansion é o que já disse. O carro chefe da empresa, "inova tanto" quanto Luigi's Mansion. Você precisa pegar um jogo infinitamente menor que um Mario ou Zelda, para poder fazer essa afirmação. E nem é uma boa comparação, porque Luigi's Mansion 1, 2 e 3 tem mecânicas mais polidas, mais bem feitas, e só o Gooigi do 3 é uma mecânica integral pro avanço do jogo, e não algo perfunctório feito para prolongar um jogo extremamente genérico como "Tower Defense" ou outras tantas mecânicas que tentou empurrar como avanços relevantes. Mas aí fica a tua opinião enviesada, com cherry picking de Luigi's Mansion vs Assassin's Creed...o jogo que é o carro chefe da Ubisoft.
São mudanças do escopo das entre Assassin's Creed 3 -> 4, acréscimos de mesma fortitude, me mostre aonde não. Mudanças de setting, novas mecânicas, novos personagens, alguns sistemas extras, mas Game Design parecido. Os dois ACs citados acima se passam em outro mundo, com novos personagens, novas mecânicas, algumas caras familiares, novo setting, mas mantêm familiaridade, mudanças da mesma magnitude de Zelda OoT a SW. Volte aos meus textos sobre o borramento que um Game Design melhor produzem
Mudanças de setting...uau. Tudo...pra ter o mesmo gameplay. Novos personagens...que você esquece logo. E tu vai realmente dizer que Assassin's Creed 3 - 4 tem mais (ou a mesma) evolução que de Twilight Princess pra Skyward Sword? De OoT pra Majora? De Majora pra Wind Waker? Um tem controle por movimento, outro mudou completamente como um Zelda é percebido, outro lida com tempo de um jeito que nenhum jogo antes ou depois o fez. E isso inclusive, diz muito do que se fala do Assassin's Creed. As novas mecânicas...não influenciam o jogo. Zelda cria as mecânicas das máscaras, e do tempo em Majora's Mask, e isso é o mote principal do jogo. Wind Waker com vento, barco e um mundo bem vasto. E não é só um barco. Cada nova mecânica, se torna a base de todo o design do jogo. Não é só pra encher linguiça por exemplo.
O rejuvenescimento veio em BOTW justamente porque o estilo OoT (na verdade, ALTTP, esse é o Game Design seminal, mas assunto pra depois) estava cansativo.


Preste atenção daqui em diante: a Nintendo vai usar o template BOTW por DÉCADAS, até revolucionar novamente, enquanto Zelda 2D vai continuar muitíssimo parecido com ALTTP, talvez para sempre. Nesse intervalo, a Ubisoft vai ter mudado AC umas 4 vezes. aliás, já vai revolucionar novamente no próximo.
Agora presta atenção, Assassin's Creed NUNCA revolucionou. Aproveita mecânicas de jogos melhores, mas faz de forma pior, com combate sofrível, cheio de bugs e etc. Querer "melhorar" Assassin's Creed é fácil. Difícil é tornar ele um jogo realmente muito bom, ou até mesmo revolucionário.
Só vou dizer se ela de fato repetir, não estou aqui de picuinhismo. Mario Bros 4 é o título oficial do World no Japão, e trouxe muitas novidades, os Mario Wiis, os Yoshis, os Zeldas 2Ds, Metroids 2Ds, os Metroids 3Ds, os Luigi's Mansions, os Pokémons, os Mario Golfs, os Mario Tennis, os Bayonettas, os Kirbies, os Donkey Kongs etc etc etc etc, não.

Não significa que esses jogos sejam ruins, mas eles mudam tão quanto Assassin's Creed sim senhor, sem dúvida nenhuma, não adianta.
Assassin's Creed muda, porque até hoje eles não fizeram um jogo bom. Claro, é a minha opinião, mas como já foi dito antes: A própria Ubisoft teve que mudar o modelo de produção deles pra ver se eles melhoram, outros criadores vivem usando Assassin's Creed como exemplo de jogos rushados e com qualidade sofrível (Tim Schafer). E por pior, e mais preguiçoso que seja o jogo, a Ubisoft ainda cobra preço cheio, coloca DLCs, microtransações e outras práticas questionáveis. Se você acha esse modelo mais interessante pro jogador...aí eu vejo que você é parte de um problema que muitos que tem visão oposta à você apontam. E por isso talvez não veja porque o que a Ubisoft faz com o Assassin's Creed é o melhor exemplo das piores práticas do mercado atualmente.
Não. Mario 3D de fato rejuvenesce, tratei dessa franquia, embora seja um game a cada meia década. Mas preste atenção no nosso debate: mesmo que Link's Crossbow Training fosse um rejuvenescimento da IP The Legend of Zelda (Ahahahahahahahahahahahaha), a questão é que, nos concorrentes, existem mudanças do naipe Assassin's Creed Syndicate -> Origins, e também existe Assassin's Creed Chronicles, eu tratei de cada ente de seu post em minhas outras mensagens.
Se você me falar que o rejuvenescimento de Mario 3D World para Mario Galaxy, ou de Mario Odyssey é equiparável ao rejuvenescimento dos Assassin's Creed, eu só tenho a lamentar. Se você não enxerga, repetir o mesmo jogo, e as mesmas falhas, todos os anos, enquanto a empresa cobra a cada jogo repetido, como um grande argumento da pecha de "mercenária" da Ubisoft...não sei o que mais poderia ser.
Disse também em minhas respostas ao Bátima, sempre justas, que algumas IPs da Nintendo, pelo gênero, dão pouca margem a mudanças expressivas.



Isso. Mesma coisa de Assassin's Creed
Não, não é a mesma coisa de Assassin's Creed. Ter novas mecânicas, é diferente de ter jogos que são completamente influenciados por essas mecânicas. Olha como a mecânica do tempo influenciou o design do Majora's Mask. Ou como os controles por movimento influenciaram o Skyward Sword. Zelda Breath of the Wild tem torres como Assassin's Creed, certo? Mas no Zelda, escalar as torres exige muito mais que segurar um gatilho, colocar pra frente e "escalar". É essa a diferença. Um é um desafio bem pensado, bem implementado. Se torna um elemento até prazeroso, ou que realmente tem a influência ou exige algo do jogador. Nos Assassin's Creed, você escala uma torre, escalou todas. E nem é um desafio. Vira mais um trabalho monótono e repetitivo do que algo que realmente tem influência em como você avança no mundo. Isso, inclusive, mostra a real diferença entre Nintendo e Ubisoft que você parece não querer perceber.
 
Topo Fundo