Não há cherry picking, deturpações ou mesmo injustiças, estou demonstrando a coisa, tal qual ela ocorre na vida real. Eu tratei de todas as coisas que você disse em meus posts, se quiser economizar tempo, recomendo relê-los.
Já explicado.
Foi dito que "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias
mais que qualquer outra soft", e não que "é tudo a mesma coisa", a não ser que eu tenha usado como força de expressão.
Ela não faz diferente da Ubisoft, exceto que produz menos sequências por geração, seus jogos são packs de novos desafios sob uma estrutura assemelhada, poderiam igualmente ser rotulados de DLC, num tom pejorativo (que nem concordo, alguns games são muito bons).
Ela estipula mudanças pontuais, de cunho evolutivo, da mesma escala que as que ocorrem entre AC Unity/Syndicate, na
minoria das vezes. Na
maioria das vezes, as mudanças em suas sequências são até menores, a la AC Brotherhood/2.
Você jogou esses games da Ubi? Não estou tratando se A ou B é melhor ou pior, e sim da escala de diferenças dentro das sequências de A e B, sem ajuizar qualidade
Completei a informação, dizendo que ela só revoluciona quando cria Nova IP, ou quando deriva IP, como qualquer outra soft faz, + o déficit de produzir menos, com a sensação de fadiga dirimida pela baixa frequência de lançamentos, 1 sequência por gen, versus 3 a 6 de outras devs, as sequências em si são formulaicas. Está tudo detalhado acima
Já explicado.
Citei como exceção, com a vírgula de que são 2 games por década, em geral. Isso só vale para o 3D, os 2Ds, que atualmente subsistem via Mario Wii, são packs de novas fases com incrementos menores que qualquer AC, poderiam ser DLCs
Já explicado.
Citei como semi-exceção, mas isso não modifica o fato de a Nintendo ser igual as demais devs, está na mesma categoria de mudança de Assassin's Creed Syndicate/Unity. As outras softs também mudam desse nível.
Quase todas as outras franquias da Nintendo mudam igual/menos que AC Brotherhood para o 2, são transgressões relativamente discretas
Zelda 3D segue o template de Ocarina of Time até o Skyward Sword, o mesmo Game Design
Você jogou Syndicate/Unity?
Novas cidades, novas mecânicas, novos personagens, sob uma estrutura geral assemelhada. É o nível de mudança de Zelda 3d, talvez um pouco menor, porque personagens são revividos, em que pese o Overworld poder ser tocado no céu, na água ou na terra, Dungeons Temáticas, ganchos, bombas, bumerangues, corações, um instrumento musical de interação, OoT, WW, TP e SW têm mudanças de game design do mesmo escopo de AC Syndicate/Unity.
O game design de Zelda é melhor, mas as mudanças entre as sequências são do mesmo nível, jogos semelhantes. Já havia explicado que há engodo de nosso cérebro, por um game design superior, em geral Zelda 3D dá um game melhor que AC, mas as mudanças a cada sequência, excluindo a questão do tempo, são de mesmo escopo.
A revolução em Game Desing de Zelda veio em BOTW. Contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias
mais que qualquer outra soft"? Não. Expliquei que AC faz também, em Origins. A diferença é que na Nintendo demorou quase 3 décadas, na Ubisoft foi dentro de uma mesma gen. Zelda 2D idem, mas mais semelhantes ainda entre si, é um pack de novos desafios na mesma estrutura de ALTTP.
Assassin's Creed Revalations -> Assassin's Creed 3 é um movimento de renovação que traz mais modificações que 90% do portfólio de sequências da Nintendo, embora AC 3 seja um game pior que praticamente qualquer Zelda 3d
"Não tem muita diferença de Samus Returns pra Metroid Dread". Verdade...verdade...
Mas rola uma diferença imensa de Metroid - Metroid 2 e de Super Metroid - Metroid Prime
Já explicado, com exemplo em Pokémon SNAP.
Derivou Nova IP, Prime existe em conjunto, com sequências que não perderam o subtítulo, extremamente formulaicas. Aguarde o Prime 4, vai ser muito parecido, tipo AC Brotherhood/2 (lembrando que se ela revolucionar, não vai significar que ela renova mais que as demais, e sim menos, são 30 anos pra mudar)
Ocorre também com outras devs, não contradiz o "A Nintendo não rejuvenesce suas franquias
mais que qualquer outra soft", esse aqui é Assassin's Creed Chronicles:
Uma IP derivada, que revoluciona o Game Desgin da franquia. Chronicles seguiu sua vida formulaico, como Mario Golf fez em diante, após derivar-se de Mario Platformer.
Esse é Killzone Liberation, não tem nada a ver com Killzone 2 ou 3, seus jogos vizinhos, é derivada:
O adendo é que a Nintendo franqueia mal pelos dois lados: produz menos Novas IPs + as outras softs, ao invés de reaproveitarem personagens, criam tudo do zero, já explicado com o exemplo de Omega Boost, Panzer Dragoon e Pokémon SNAP! para Shooters on Rail
Star Fox Guard, Mario vs Donkey Kong Donkey Kong: Donkey Konga é uma nova franquia? Donkey Kong Barrel Blast Donkey Kong Jungle Beats também?
Já explicado, derivados.
Assim como Mario Kart ou Mario Golf não são Mario Mainline, só usam do personagem, não é revivescimento de sequência, para algumas pessoas fica inclusive cansativo tantos jogos no mesmo mundo. Não julgo.
Pode botar Star Fox Adventure no meio.
Esse é Little Big Planet:
Esse é Sackboy Prehistoric Moves, IP derivada:
Esse é Little Big Planet Karting, IP derivada:
Esse é Sackboy A Big Adventure, outra IP derivada
Esses jogos não são sequência de Little Big Planet. Quando a Nintendo deriva, a IP que nasce segue sua vida formulaica, como qualquer sequência de outras devs, e a original faz seu fluxo também formulaica.
Ela renova tanto quanto qualquer outra, talvez menos.
No
Switch de novas IPs, tem o ARMS, Mario + Rabbids (é nova franquia? Não conheço nenhum jogo do Mario de Estratégia...ainda mais com os coelhos da Ubisoft...mas aí, Marvel vs Capcom é uma franquia ou não?), Fire Emblem Warrios (conta? Ou considera Hyrule Warriors uma nova IP, mas a do Fire Emblem não?)
Já explicado, mas detalho alguns, com a observação de que eu disse em meus posts que estava lembrando de cabeça, e que deveria ter esquecido alguns:
- Mario + Rabids: game third party, a IP é de propriedade da Ubi, com personagens Nintendo licenciados
- M vs C: derivada
- Fire Emblem Warriors: Derivada, citado como "NOVA IP" Derivada
- Hyrule Warriors: idem
É pra colocar todos na conta, inclusive os do eShop, ela vai continuar produzindo poucas Novas IPs, a maioria derivada. O Bátima é que disse que não conta.
Não tenho a resposta pra tudo, exemplo, Pokémon Legends Arceus (ou mesmo Forgotten Land), talvez constitua uma IP Derivada, se sobreviver sob esse formato, talvez seja a sequência de Pokémon
Se for, não vai modificar o raciocínio:
1) Supondo que Legends vire uma sequência: é uma transgressão nível AC Origins em relação ao Syndicate, as outras devs também fazem isso. Como a Nintendo vai proceder, se for a sequência? Permanecer nessa fórmula por décadas, o Scarlet and Violet vem aí na mesma fórmula. Ela está fazendo do mesmo jeito da Ubisoft, exceto que muda menos, e para o caso de Pokémon nem é porque lança menos (como é para Mario Kart ou Metroid), o game sai todo ano, muito cansativo
2) Supondo que seja uma IP derivada: Franqueou mal, poderia ser uma Nova Ip do zero, exemplo, um segundo A-RPG da Ubisoft além de AC, chamado The Division. Se reaproveitou personagens, daria pra colocar aspas em Nova Ip, e significa que ela inventa menos
Outro exemplo de Cherry Picking - Fala do WiiU e do GameCube...e esquece dos portáteis, como se fossem segunda linha.
Já explicado:
O maior corpo de Novas Ips da Nintendo está em pequeninos games para seus portáteis, o que é natural, portáteis são o verdadeiro negócio de frente da Nintendo desde 1994, de lá pra cá qualquer outra coisa que ela tentou fora do form factor flopou, com raras exceções
E dou minha opinião: para a Nintendo, portátil é o negócio de frente, na minha opinião pessoal, é segunda linha, em especial para tratar do dilema que permeia o caso de Nova IP: risco vs orçamento, ambos são baixos em portáteis, se der errado, nem arranhou o caixa