O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É só impressão minha ou a partir da geração PS4/One houve uma diminuição na criação de novas IP's por parte das grandes desenvolvedoras?

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Até teve menos ips mas as vezes é melhor uma ip antiga com jogos de qualidade do que uma ip nova e um jogo mediano, essa geração já começou com algumas novas ips, alguns indies, teve o deathloop, ghostwire tokyo, the medium, sifu, kena, returnal.

Tem jogo aí que saiu para o PS4. Aí nem conta/entra nessa lista. OK!

Na verdade espera-se que seja melhor, não só porque muitas softhouse expandiram (a M$ tem muito mais estúdios que franquias hoje), mas as engines estão se tornando mais eficientes e, consequentemente, com produções mais rápidas. Alem disso ha desgaste natural de franquias, a Warner dificilmente conseguirá lançar um novo game do Batman da serie Arkhan, está sendo obrigada a criar novas franquias e está trabalhando em duas da DC.

Agora uma coisa é importante, atrelar nova IP com qualidade é absurdo, quem quer novas IPs são as empresas que precisam gerar novas fontes de receita, já o gamer? É só medir, olhe no fórum e veja se tem mais hype/interesse em RE 4 remake, SF 6, Dragons Dogma 2 ou Pragmata, ninguém quer saber deste último, azar se é IP nova.

Esses dois novos games do pessoal dos Batman Arkham só mudaram de nome. Mas a pegada parece ser a mesma. Para mim é até bom. Já que gosto deles. Principalmente o Asylum que é mais linear que os outros.

E logicamente que o pessoal vai preferir continuação de franquias consagradas. Eu mesmo preferia mil vezes mais um The Evil Within 3 do que esses outros games que a empresa está lançando. Pois adorei os dois primeiros. Assim como também prefiro bem mais um Ninja Gaiden 4, MG Rising 2, Bayonetta 3, Nier Automata 2, DMC 6, Ninja Blade 2 e etc...

E também preferia um Titanfall 3 nos mesmos moldes e pegada do Titanfall 2. Mas a empresa está fazendo um game novo. Dizem que também é focado no Single Player. Vamos ver se vai ter a mesma qualidade do Titanfall 2 né!

Também gostaria de um Portal 3 no mesmo esquema do Portal 2.

Wolfeistein parece que vem mais um por aí. A empresa do Doom também parece estar fazendo um novo game.

E o pessoal dos Limbo e Inside também já anunciaram o seu novo game. Nada de mais do mesmo. É jogo novo e original igual aos seus outros dois já lançados.

E ainda tem vários outros games de franquias novas como os Child of Light, Ori 1 e 2, Bloodstained, Dust, Guacamelee, Horizon, Gears, Uncharted, God of War, Forza Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Days Gone, Assassinos Creed, Portal, The Last of US, Heavy Rain, Until Dawn, Detroit, Life Strange, Beyond Two Souls e por aí vai indo.

E para finalizar, se não lançam novas franquias não tem como a gente sair do lugar comum. Da mesmice. Imagina se todos esses games que eu citei não tivessem dado o ar da graça! Olha o tanto de novas franquias que a gente ia ter deixado de jogar! Nem iam ter existido. Afff!!

Pessoal tem que dar o primeiro passo. Não podem ficar com medo. Quem não arrisca não petisca. Hehe!!!

Até a Capcom(mesmo lançando Remakes dos jogos antigos)arriscou com os RE 7 e 8 em Primeira Pessoa. E mesmo lá no PS2 ela arriscou beeem mais com os Devil May Cry e Onimusha. Isso só para citar dois exemplos. A Ubisoft e EA também já arriscaram bastante.
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.331
Reações
1.834
Pontos
253
Na minha visão isso é algo natural, principalmente numa indústria onde o meio é o mesmo a 30 anos. As formulas de jogos e mecânicas 2D e 3D já foram testadas e retestadas ao longo de diversos anos. Coisas que funcionam e não funcionam no game design já foram estabelecidas. É mais fácil redesenhar uma franquia para ela atender os requisitos do seu tempo do que criar uma nova. Sony por exemplo é uma empresa que criou e matou franquias em todas gerações, e isso não necessariamente isso é bom ou ruim.

Hoje é possível achar quase todos os tipos de jogos, mas eles nem sempre são bons por isso, as vezes o arroz com feijão bem feito é melhor que reinventar a roda. Além disso temos grandes riscos envolvidos no processo de desenvolvimento, que acabam minando tentativas de lançar qualquer porcaria.

A Capcom mesmo apresentou duas novas IPs para esta gen, uma delas parece ser uma aberração de ruim e a outro lombra de alucinógeno. Shinji Mikami largou o RE/SH pra fazer um Far Cry versão brisa, e a pergunta é: será que isso realmente é melhor que fazer The Evil Within 3?
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Shinji Mikami largou o RE/SH pra fazer um Far Cry versão brisa, e a pergunta é: será que isso realmente é melhor que fazer The Evil Within 3?

Para mim aquele game de primeira pessoa lá no Japão que me lembrou o The Darkness nem de longe chega perto de um The Evil Within. Mas para quem quer um jogo diferente/novidade e nem gosta de The Evil Within deve ser um prato cheio.

Eu preferia mil vezes mais um The Evil Within 3. Mas parece que o camarada já esgotou tudo que tinha na cabeça nos dois games que eles fizeram. Aí está certo ele(até entendo)ele querer fazer jogos diferentes.

Eu queria mesmo era um Remake do Silent Hill 5 Homecoming com os gráficos e controle do The Evil Within 2. Seria um sonho realizado. Depois de zerar esse Remake eu poderia morrer que morreria feliz. Hehe!!!
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.313
Reações
14.376
Pontos
1.053
Estou bem preocupado com o futuro.....

Principalmente com essa geração....Quantos novos clássicos vão surgir?

Continuo achando que os serviços vão detonar com os grandes clássicos..e ainda por cima surgir cada vez mais jogos no estilo serviço.

Acho que está na hora de começar a pensar em me aposentar....Aquele brilho empolgante se foi.

É uma pena ....Mas quem passou por muitas gerações fica com essa sensação....O entusiasmo está indo aos poucos ...

Precisamos de um jogo que de esperança para essa geração...Não é qualquer jogo....mas um clássico instantâneo tipo um The Witcher 3 ou Dark Souls ...um clássico com ideias novas e aquele frescor para dar uma agitada no mercado....algo que a gente fique maravilhado .
 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.313
Reações
14.376
Pontos
1.053
A questão não é só criar novas IPs......tem que trazer algo novo para o mercado....Algo que o gamer diga:nunca vi isso!

Tem vários jogos no passados recente que se encaixam nisso:Dark Souls,The Witcher,The Last of Us , Uncharted,O último Zelda...

Uncharted por exemplo: conseguiu unir os jogos ao cinema de forma magistral com as sequencias de ação....foi um BOOM o Uncharted 2 em 2009...Estou dando exemplo de elementos que foram inaugurados e feitos com maestria....isso que faz um clássico!

Uma nova geração também sempre foi sobre novos conceitos e o que fazer com a tecnologia além dos gráficos.....tem que ser algo muito além dos gráficos que só seria possível em determinada geração.
 

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
976
Pontos
538
Acredito que esse seja um dos motivos de eu estar focando mais na Steam do que nos consoles nos últimos tempos. No cenário indie você tem novas IPs saindo o tempo todo. Algumas muito boas e outras nem tanto, mas isso faz parte de tentar inovar, não tem como acertar sempre.

Estou até hoje esperando sair algo imperdível no PS5 pra justificar pra mim mesmo sua compra nesse preço absurdo. Porém, na atual conjuntura está bem mais fácil eu investir o dinheiro num Steam Deck pra jogar todo meu acervo da Steam sentado no vaso enquanto cago para a indústria de AAAs atual.
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Pessoal tem que dar o primeiro passo. Não podem ficar com medo. Quem não arrisca não petisca. Hehe!!!

Até a Capcom(mesmo lançando Remakes dos jogos antigos)arriscou com os RE 7 e 8 em Primeira Pessoa. E mesmo lá no PS2 ela arriscou beeem mais com os Devil May Cry e Onimusha. Isso só para citar dois exemplos. A Ubisoft e EA também já arriscaram bastante.

Mas ela não se arriscou mais, nesta época, para cada nova IP, ela tinha um monte de jogos de franquias como SF e versus. O que ela tinha era mais jogos em geral sendo feitos pelo simples fato de precisarem de menos pessoas e tempo para produzi-los. Hoje ela arrisca MUITO mais com Pragmata que, se flopar, são mais 4 anos até sair a uma outra alternativa.

E este é justamente o ponto, galera cobra IP nova só aqui, porque se for no forum o que bomba são franquias consagradas. Daí é aquele negócio, "faça o que eu digo e não o que faço", pedem IP nova, mas não dá suporte para elas quando são anunciadas e nem tem paciência para ver no que vai dar (olha o hate em cima de Forspoken, por exemplo, um anúncio de zero jogabilidade de KH ou FF remake 2 geram muito mais boa vontade).

E aí que entra o que eu falei e você confirmou: IP nova existe porque a empresa PRECISA, não porque o público demanda vocalmente, não dá para a Capcom fazer SF 6 e 7 ao mesmo tempo e nem pode colocar todos os seus ovos na cesta de RE esperando que ele venda ad eaternum. Uma empresa grande, para se manter grande no mercado, tem que descobrir as demandas escondidas e criar franquias que as atendam para que possam gerar mais renda a longo prazo, em suma, é a iniciativa das empresas que desenvolvem esta demanda e não este papo de que "falta criatividade", galera que reclama aqui é a mesma que viu a apresentação da M$ esperando Gears 732 e cagando para a IP nova dos criadores de Rick e Morty, pura hipocrisia.
 

eder.msm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
507
Reações
455
Pontos
513
Custo alto, pra depois eles virem haters reclamarem que falta um cabelinho no fiofó do personagem? Creio que não serão abusados em fazer novas ips..
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Acredito que esse seja um dos motivos de eu estar focando mais na Steam do que nos consoles nos últimos tempos. No cenário indie você tem novas IPs saindo o tempo todo. Algumas muito boas e outras nem tanto, mas isso faz parte de tentar inovar, não tem como acertar sempre.

Estou até hoje esperando sair algo imperdível no PS5 pra justificar pra mim mesmo sua compra nesse preço absurdo. Porém, na atual conjuntura está bem mais fácil eu investir o dinheiro num Steam Deck pra jogar todo meu acervo da Steam sentado no vaso enquanto cago para a indústria de AAAs atual.

nossa. como voce é rebelde...

a maior falácia que existe neste forum é:

"nao tem nada que eu acho legal no PS5 para comprar ele"

quando na verdade mesmo, é apenas o cara que não tem grana pra ter o PS5 e fica falando isso para mentir pra si mesmo..

é como aquela menina da escola que voce gostava e descobre que ela ta gostando/namorando outro cara... na mesma hora ela perde o brilho neh?
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.164
Reações
8.910
Pontos
1.449
Sinceramente, pessoal coloca a culpa nos custos de produção para diminuição de novas IPs, ai você vê casos como do Brigth Memory que foi feito por 1 pessoa e é um jogo muito bonito considerando que foi feito por 1 pessoa ou o jogo do macaco, o Black Myth que tem se não me engano 10 pessoas no time de desenvolvimento... E se pergunta, o que está errado, tem muita gente trabalhando pouco e ganhando muito pelo jeito...
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Acredito que esse seja um dos motivos de eu estar focando mais na Steam do que nos consoles nos últimos tempos. No cenário indie você tem novas IPs saindo o tempo todo. Algumas muito boas e outras nem tanto, mas isso faz parte de tentar inovar, não tem como acertar sempre.

Estou até hoje esperando sair algo imperdível no PS5 pra justificar pra mim mesmo sua compra nesse preço absurdo. Porém, na atual conjuntura está bem mais fácil eu investir o dinheiro num Steam Deck pra jogar todo meu acervo da Steam sentado no vaso enquanto cago para a indústria de AAAs atual.

Eu que não jogo em PC e detesto portátil(prefiro mil vezes mais jogar sentando no sofá de frente para a TV de 55p)não pretendo fazer migração de geração tão cedo. Só lá para 2024 para compensar pegar console novo. Enquanto isso vou suave na nave(tranquilo e calmo)com a dupla/dobradinha de Xbox One X + PS4 Pro que paguei 4K. Beem melhor assim do que gastar 5K em um único e mísero console. Seja PS5 ou XBox SX. Pois do jeito que estou eu jogo tudo que me interessa de Xbox e Play. E ainda tenho o Gamepass.

Só lá para o final de 2024 para a gente ter pelo menos meia dúzia de gatos pingados exclusivos de nova geração. Ao menos que sejam de meu interesse. Até o momento não existe nenhum. Os que eu vejo sendo lançados até o final de 2024 que me interessam são os Hellblade 2, Game novo dos Criadores do The Last of US2, FF7 Remake Parte 2 e GTA 6. São apenas 4 games. Ainda faltariam dois games para a gente ter meia dúzia de games exclusivos relevantes.

DETALHE: Talvez eu pegue um Switch no ano que vem para zerar o Bayonetta 3. Igual fiz com o WiiU na época do Bayonetta 2. Mas tenho que esperar o jogo ser lançado. Sabe-se lá quando ele vai ser lançado né!
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Sinceramente, pessoal coloca a culpa nos custos de produção para diminuição de novas IPs, ai você vê casos como do Brigth Memory que foi feito por 1 pessoa e é um jogo muito bonito considerando que foi feito por 1 pessoa ou o jogo do macaco, o Black Myth que tem se não me engano 10 pessoas no time de desenvolvimento... E se pergunta, o que está errado, tem muita gente trabalhando pouco e ganhando muito pelo jeito...

Esse Game do Macaco se não me engano está desde 2017 sendo produzido. Parece que vai ser lançado em algum dia de 2023. Mas com apenas 10 pessoas envolvidas no projeto é tenso/complicado de mais.

O primeiro Ori lançado em 2015 também tinha pouquíssimas pessoas envolvidas. Assim como os Limbo e Inside. E a equipe desses dois games já anunciou o seu novo game.

Estou bastante ansioso por esse novo game deles. Pois adorei os Limbo e Inside. Para mim são games nota 10. O Inside está no meu Top 5 dentre os melhores games que eu zerei na geração de Xbox One + PS4.

Espero que esse novo game deles seja lançado para a geração de Xbox One + PS4. E nem vejo motivo por não ser.

No final depende do tipo de game e a quantidade de gente envolvida. Além da competência dos mesmos.

Se vc for pegar o tanto de Forza Horizon que tivemos sendo lançados em um curto período de tempo vai entender bem o que estou falando. E isso que são games bem mais complexos que os Motorsport que nem são de mundo aberto. E todos os Horizon são excelentes games. Desde o primeiro lançado em 2012 para o Xbox 360 até o último lançado ano passado para os Xbox One + Xbox Séries. São 5 games lançados em apenas 9 anos.

Agora os Japas da Sony são bem lerdos, lentos, preguiçosos mesmo. Vide os Gran Turismo, The Last Guardian e afins que demoram bastante temo para ficarem prontos. O mesmo eu digo dos games do Kojima.

Eu gosto da Platinum. Esses são bem competentes. Desde que pertenciam a Clover na Capcom.
 

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
Perfeito , as vezes a gente sô colocar culpa nas empresas, mas consumidores de uma maneira ampla também têm culpa , alguns de vocês já pararam pra pensar quando um jogo novo desconhecido de uma empresa pequena você não comprar por achar que pagar o equivalente a 40 dolar é muito caro , e prefere gastar 60 numa franquia consagrada , consumidores modificam as situações da indústria do mesmo modo que produtores
Isso é verdade. As vezes o povo reclama que não tem jogos novos, mas basta ver a prateleira de cada um aqui do tópico, e ver que 80% deve ser só de franquias consagradas….
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.164
Reações
8.910
Pontos
1.449
Esse Game do Macaco se não me engano está desde 2017 sendo produzido. Parece que vai ser lançado em algum dia de 2023. Mas com apenas 10 pessoas envolvidas no projeto é tenso/complicado de mais.

O primeiro Ori lançado em 2015 também tinha pouquíssimas pessoas envolvidas. Assim como os Limbo e Inside. E a equipe desses dois games já anunciou o seu novo game.

Estou bastante ansioso por esse novo game deles. Pois adorei os Limbo e Inside. Para mim são games nota 10. O Inside está no meu Top 5 dentre os melhores games que eu zerei na geração de Xbox One + PS4.

Espero que esse novo game deles seja lançado para a geração de Xbox One + PS4. E nem vejo motivo por não ser.

No final depende do tipo de game e a quantidade de gente envolvida. Além da competência dos mesmos.

Se vc for pegar o tanto de Forza Horizon que tivemos sendo lançados em um curto período de tempo vai entender bem o que estou falando. E isso que são games bem mais complexos que os Motorsport que nem são de mundo aberto. E todos os Horizon são excelentes games. Desde o primeiro lançado em 2012 para o Xbox 360 até o último lançado ano passado para os Xbox One + Xbox Séries. São 5 games lançados em apenas 9 anos.

Agora os Japas da Sony são bem lerdos, lentos, preguiçosos mesmo. Vide os Gran Turismo, The Last Guardian e afins que demoram bastante temo para ficarem prontos. O mesmo eu digo dos games do Kojima.

Eu gosto da Platinum. Esses são bem competentes. Desde que pertenciam a Clover na Capcom.
Sim, citei os dois jogos, mas fui logo no extremo, claro que precisam ter uma equipe minimamente suficiente e competente para conseguir entregar um bom jogo, game de corridas com vc citou são mais complexos, tem lance de licenças, tem que ter pessoas para escanear os carros, copiar sons e etc... deve dar uma trabalheira desgraçada... Mas pega como exemplo a Rockstar que na geração passada lançou 1 jogo só e tem mais de 1.000 funcionários... será que não dava pra lançar nenhum outro joguinho?...kkk
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Sim, citei os dois jogos, mas fui logo no extremo, claro que precisam ter uma equipe minimamente suficiente e competente para conseguir entregar um bom jogo, game de corridas com vc citou são mais complexos, tem lance de licenças, tem que ter pessoas para escanear os carros, copiar sons e etc... deve dar uma trabalheira desgraçada... Mas pega como exemplo a Rockstar que na geração passada lançou 1 jogo só e tem mais de 1.000 funcionários... será que não dava pra lançar nenhum outro joguinho?...kkk

Essa Rockstar é de doer mesmo. Só não é pior que o Japa do Gran Turismo.

O pessoal reclama da Activison que possui 3 equipes(mais de mil funcionários)envolvidos na franquia Cod. Mas pelo menos todo santo ano eles entregam um game novo né!

Tirando o Black Ops 4, o restante todos possuem um modo Single Player/História/Campanha. Fora que todo santo ano vendem na casa dos 20milhões se contado todas as plataformas.

A Ubisoft com seus Assassinos Creeds a mesma coisa. Conseguem entregar vários jogos dessa franquia.

O problema é quando vc tem vários funcionários(vide os japas do Gran Turismo e a Rockstar)e não entregam jogos. Esse é o pior problema de todos.

Lançar um único e mísero game durante toda a geração é muuito pouco. No PS4 tivemos dois Horizon e vamos ter dois Gods. Além de dois Uncharteds e um The Last of US. E no Xbox One tivemos dois Gears, dois Halos(fora o Remake do 2), quatro Forza Horizon e três Forza Motorsport. Fora dois Oris. E os Recore e Quantum Break.

Tivemos 6 Assassinos Creeds se contarmos com o 4 Black Flag que também foi lançado na geração de XBox 360 + PS3. Os outros 5 AC foram exclusivos da geração de Xbox One + PS4.

E Cod se formos contar a partir do Ghost lançado em 2013, são 9 Cods lançados para a geração de Xbox One + PS4. E nesse final de ano vem o décimo(10º)Cod lançado. Fora os Remaster dos Cod MW 1 e 2. E ainda deve pintar o Remaster do MW 3 para essa mesma geração.

Eu tiro o chapéu para esse pessoal. Pois e curto de mais os modos de História dos Cods. Só falta zerar os dois últimos que foram lançados. O restante já zerei todos. Espero que ano que vem coloquem eles no Gamepass. Acho o single player deles melhores que os BF. Embora tenha gostado dos Bad Company 2 e do BF 1.

Esses dias até deu vontade de zerar o Cod Ghost novamente. É um baita de um jogo. Até hoje tenho a sua mídia física aqui.
 
Ultima Edição:

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
Sinceramente, pessoal coloca a culpa nos custos de produção para diminuição de novas IPs, ai você vê casos como do Brigth Memory que foi feito por 1 pessoa e é um jogo muito bonito considerando que foi feito por 1 pessoa ou o jogo do macaco, o Black Myth que tem se não me engano 10 pessoas no time de desenvolvimento... E se pergunta, o que está errado, tem muita gente trabalhando pouco e ganhando muito pelo jeito...
Mas é um estúdio chinês. A cultura do trabalho lá é bem diferente. Eles possuem uma carga horária muito elevada. Imagine trabalhar em um projeto por 5 anos a fio, com média de 10 horas de trabalho? Aí os 10 valem por uma equipe de 50!!

Eu vejo tbm, outro ponto importante que no tópico inteiro não foi dito. As ferramentas de criação de um game. E como um profissional se atualiza para ser apto em criar um game atual hoje em dia?

Imagine que alguns deste tópico se juntem, e resolvam criar um estúdio focado em jogos com gráficos triplo AAA?

Que fosse uma equipe de uns 20. Trabalhando uma carga horária de 40/44 horas semanais?

Em quanto tempo levaria pra se criar o game, e deixá-lo 100% pronto sem bugs? Uns 5 anos?

Imagine o custo desse tempo todo, sem entrar um centavo no bolso da empresa? Só saindo?

Imagine os gastos pra aprender a usar o Unreal 5?
 

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
976
Pontos
538
nossa. como voce é rebelde...

a maior falácia que existe neste forum é:

"nao tem nada que eu acho legal no PS5 para comprar ele"

quando na verdade mesmo, é apenas o cara que não tem grana pra ter o PS5 e fica falando isso para mentir pra si mesmo..

é como aquela menina da escola que voce gostava e descobre que ela ta gostando/namorando outro cara... na mesma hora ela perde o brilho neh?
Percebe-se que interpretação não é teu forte, né campeão? É óbvio que tem muita coisa legal no PS5, mas o que disse é que eu não vejo nenhuma experiência IMPERDÍVEL (destaquei pra você procurar no dicionário depois o significado da palavra) que tenha exclusivamente no PS5 pra justificar sua compra. Fico no aguardo de alguns exemplos para provar que estou errado...

PS: Em relação ao preço do PS5. Só me passa teu e-mail por dm que te envio a nota fiscal do meu PC e tu compara os valores antes de sair supondo tanta asneira assim.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Sim, citei os dois jogos, mas fui logo no extremo, claro que precisam ter uma equipe minimamente suficiente e competente para conseguir entregar um bom jogo, game de corridas com vc citou são mais complexos, tem lance de licenças, tem que ter pessoas para escanear os carros, copiar sons e etc... deve dar uma trabalheira desgraçada... Mas pega como exemplo a Rockstar que na geração passada lançou 1 jogo só e tem mais de 1.000 funcionários... será que não dava pra lançar nenhum outro joguinho?...kkk

Mas isso é questão de orçamento, nenhum jogo third da epoca chega perto do esmero de detalhes e qualidade gráfica de RDR 2, mesmo que trabalhem 4 anos com centenas de funcionários (típico esquema AAA). Ali não tem ninguém subaproveitado, pelo contrário, as notícias são claras em dizer que o crunch comeu solto.

Daí é uma questão de estratégia, ao invés de fazer 3 games para vender 10 milhões cada, lançam um que venda 30 milhões. Só que para isso você precisa ter A IP, poucas podem se dar ao lixo de trabalhar com tanta certeza de sucesso como a Rockstar.

A grande maioria precisa arriscar novas IPs para renovar portfólio, caso contrário o risco de entrar em uma espiral de problemas é grande.
 
D

Deleted member 101002

nossa. como voce é rebelde...

a maior falácia que existe neste forum é:

"nao tem nada que eu acho legal no PS5 para comprar ele"

quando na verdade mesmo, é apenas o cara que não tem grana pra ter o PS5 e fica falando isso para mentir pra si mesmo..

é como aquela menina da escola que voce gostava e descobre que ela ta gostando/namorando outro cara... na mesma hora ela perde o brilho neh?

É muita arrogância falar este tipo de coisa E o engraçado é que sempre vem de um sonystinha que gosta de pagar de rico esnobe.
Sonysta vive em uma bolha e não aceita que há pessoas no mundo que não querem gastar seu dinheiro com um PlayStation.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
É muita arrogância falar este tipo de coisa E o engraçado é que sempre vem de um sonystinha que gosta de pagar de rico esnobe.
Sonysta vive em uma bolha e não aceita que há pessoas no mundo que não querem gastar seu dinheiro com um PlayStation.
Tenho todos os consoles desta geração e Pc gamer


Chora mais alto que eu não ouvi
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Percebe-se que interpretação não é teu forte, né campeão? É óbvio que tem muita coisa legal no PS5, mas o que disse é que eu não vejo nenhuma experiência IMPERDÍVEL (destaquei pra você procurar no dicionário depois o significado da palavra) que tenha exclusivamente no PS5 pra justificar sua compra. Fico no aguardo de alguns exemplos para provar que estou errado...

PS: Em relação ao preço do PS5. Só me passa teu e-mail por dm que te envio a nota fiscal do meu PC e tu compara os valores antes de sair supondo tanta asneira assim.
Choro de quem joga no Pc e fica aguardando as marmitas da Sony
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.164
Reações
8.910
Pontos
1.449
Mas isso é questão de orçamento, nenhum jogo third da epoca chega perto do esmero de detalhes e qualidade gráfica de RDR 2, mesmo que trabalhem 4 anos com centenas de funcionários (típico esquema AAA). Ali não tem ninguém subaproveitado, pelo contrário, as notícias são claras em dizer que o crunch comeu solto.

Daí é uma questão de estratégia, ao invés de fazer 3 games para vender 10 milhões cada, lançam um que venda 30 milhões. Só que para isso você precisa ter A IP, poucas podem se dar ao lixo de trabalhar com tanta certeza de sucesso como a Rockstar.

A grande maioria precisa arriscar novas IPs para renovar portfólio, caso contrário o risco de entrar em uma espiral de problemas é grande.
Pois é, time que está ganhando não se mexe, mas acho que se ela se esforçasse em lançar um novo GTA, não iria faturar 30, mas 150 milhões ou mais... Ou mesmo trazer de volta IPs antigas... De qualquer forma, estes estúdios menores, esbanjando talento com baixo orçamento, é demonstração que tem espaço para inovar...
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Pois é, time que está ganhando não se mexe, mas acho que se ela se esforçasse em lançar um novo GTA, não iria faturar 30, mas 150 milhões ou mais... Ou mesmo trazer de volta IPs antigas... De qualquer forma, estes estúdios menores, esbanjando talento com baixo orçamento, é demonstração que tem espaço para inovar...

Mas aí que está, o publico vai aceitar? Se for lançar um jogo ao invés de dois, provavelmente será inferior em termos de grandiosidade a RDR 2, não sei o pessoal aceitaria isso só para ter um jogo a mais. Basta ver a Square, ela utiliza a estratégia de mesclar jogos menores se maiores para poder ter mais volume, não vejo muita compreensão quando a empresa entrega algo tecnicamente mais limitado, por exemplo.

No fim das contas acho que tem espaço para todos mundo. Não precisamos que esta geração tenha GTA 6 e 7, basta que a GTA 6 seja tão grandioso quanto um RDR 2. As outras produtoras vão preenchendo esta lacuna criada por esta enorme distancia entre títulos.
 

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
Não é impressão, na 8ª gen restringiu-se quanto ao volume literal e irrevogavelmente à Sony, que criou mais de 40 Novas IPs, sendo exemplos Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Dreams, Astrobot, Helldivers, Until Dawn, Detroit, Alienation, Bloodborne, Nex Machina, Knack, Driveclub e The Order. O resto foi muito pouco.


A Microsoft obteve relevância, seja comercial, seja de qualidade, com Ori, Quantum Break e Sea of Thieves, e a Nintendo praticamente só trouxe Splatoon e TW 101.


Para os third parties, os games que marcaram a era foram Novas Ips, mas as sequências dominaram as esteiras. Não criaram 5% do volume da Sony. Entretanto, muitas soltaram um ou dois jogos isolados Novas IPs que caracterizaram o período:


- Destiny
- Fortnite
- PUBG
- The Division
- Watch Dogs
- Overwatch
- Sekiro
- Elden Ring
- Fall Guys


Indies se fizeram com Novas IPs (Cuphead, Dead Cells, Celeste, Into the Breach, Hollow Knight etc), mas aí o sistema é diferente


9ª geração a Nintendo só trouxe de digno de menção ARMS (ela evita Novas IPs por filosofia de trabalho), as demais lançaram seus consoles com 3 anos de New Gen, e as coisas estão no formo: está confirmado que cada um dos estúdios inhouse da Sony tem uma Nova IP (cerca de 20 games, portanto), + os projetos pela XDev de Firewalk e Deviation. Em 2025, é pra metade do investimento em First Party ser em Nova IP:


Visualizar anexo 264651

Se se transplantar “por projeto”, e ela mantiver a produtividade de ~150 games por geração, isso significaria 75 games, mas é provável que fique entre 40-50 Novas IPs até o fim do PS5


A Microsoft está com um pipeline de muito volume de propriedades inéditas, Penitation, Grounded, Avowed, Starfield, Red Fall, Everwild, e muitos de seus times trabalham na coisa, pra quem gosta de viver novos mundos vai ser uma boa pedida um XBox também

Sou leigo, e enxerido aqui, tá?

Impressionante a sua postagem, parece um relatório profissional, parabéns.

Você trabalha nessa indústria?

Você também joga? Dá tempo?
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Eu tambem percebi isso, a geração PS360 foi uma das melhores na minha opinião, muitas franquias novas otimas como Bioshock, Mass Effect, Dead Space, Assassins Creed, joguei tanto que foi meu primeiro console que tive que trocar o leitor, a geração PS4XONE tambem não deixou a desejar na minha opinião, muitos jogos otimos foram lançados tanto que meu catalogo de jogos que estão na lista aqui para jogar só aumenta, agora essa geração PS5SeriesX ate agora esta fraquissima pelo que da pra perceber, ate agora nenhum jogo me fez querer entrar na nova geração como MGS4 fez la na epoca do PS3 por exemplo, a maioria que sai ta saindo para os consoles antigos, sem contar que pra quem não é daqueles que contam poligonos na frente da tela não tem o menor sentido trocar o vg por um da nova geração, até agora pra mim foi só perfumaria, só vai valer a pena nos proximos anos quando pararem de lançar os jogos para os consoles antigos, aquela diferença que tinhamos quando saimos de um PS1 e iamos para um PS2 ou do PS2 para o PS3 ja não existe mais, obviamente os jogos são mais lindos nos consoles novos mas a diferença é muito pouca pra justificar a troca de geração por enquanto, sem contar o tanto demarmita que sai pra esses novos consoles .

Aonde eu assino? Concordo plenamente com vc.

Eu acho que o Hellblade 2 será o primeiro game relevante de meu interesse. O FF7 Remake Parte 2, GTA 6 e o novo Game dos criadores do The Last of US2 devem vir logo atrás. Mesmo assim não da nem meia dúzia de games. Nem 6 míseros games. Só contei 4 gatos pingados. Não da nem para fechar os cinco dedos de uma mão. Afff!!

É muita pouca coisa. Não acha!

E isso que estou contando com jogos lançados até final de 2024. Depois que esses consoles vão completar 4 anos de vida. E isso se o GTA 6 e o Novo Game da equipe do The Last 2 forem lançado até lá. Vai que só saem em 2025!

O Hellblade 2 deve sair no final de 2023. E a Parte 2 do FF7 Remake em Março de 2024. Pelo menos esses dois games já são garantidos até 2024. Hehe!!

Outro que me interessa é o Forza Horizon 6. Esse deve ser lançado no final de 2024. O Perfect Dark novo também pode me interessar. Também deve dar as caras no final de 2024. Igual ao Gears of Wars 6.

Só compensará fazer a migração de geração em 2024. Até lé é bom que já teremos os consoles Slim custando menos. Pois sempre existe corte de preço nos modelos Slim.

DETALHE: Espero um Xbox SX e um PS5 menores e que dê para serem usados na posição horizontal sem aquele trambolho que são eles. Pois aqui no hack é no máximo um Xbox One Fat para acomodar e ficar com espaço de ventilação. E tem que ser na posição horizontal. Nada de ficar usando console na Vertical igual a gabinete de computador. Afff!!! Pelo Amor de Deus. Ninguém merece né! Pó Larga!!
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 101002

Tenho todos os consoles desta geração e Pc gamer


Chora mais alto que eu não ouvi

Eu sei que o sonystinha tem dinheiro, vc já disse. Mas deveria gastar um pouco com aulas de português pq a sua deficiência em interpretação de texto é severa.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Percebe-se que interpretação não é teu forte, né campeão? É óbvio que tem muita coisa legal no PS5, mas o que disse é que eu não vejo nenhuma experiência IMPERDÍVEL (destaquei pra você procurar no dicionário depois o significado da palavra) que tenha exclusivamente no PS5 pra justificar sua compra. Fico no aguardo de alguns exemplos para provar que estou errado...

PS: Em relação ao preço do PS5. Só me passa teu e-mail por dm que te envio a nota fiscal do meu PC e tu compara os valores antes de sair supondo tanta asneira assim.

Só do Xbox ONe ter tido games como os Ori 1 e 2, Inside, Recore, Forza Horizon já valeu a pena e saiu da mesmice dos Forza Motorsport + Gears + Halo.

Espero que na geração dos Xbox Séries eles criem mais novas franquias com essa mesma qualidade.

A Rare podia criar algo novo da qualidade dos Kameo e Viva Pinata 1 e 2 lançados para o XBox 360.

Não teve nada de interessante lançado por eles para o Xbox ONe. Infelizmente.

Lembrando que nem considero games voltados/com foco em multiplayer. OK!

Portanto nem me venham com aquele game de pirata deles. Hehe!!!

Só o primeiro Viva Pinata de Xbox 360 já tem um modo Single Player mil vezes melhor do que tudo que ela fez no XBox ONe. Na época eu joguei mais de 50hs no Viva Pinata 1 do XBox 360. O 2 nem cheguei a jogar. Depois tenho que jogar aqui pelo Gamepass no Xbox One.

Será que nos Xbox Séries teremos games de novas franquias com a mesma qualidade dos Ori 1 e 2, Recore, Viva Pinata, Forza Horizon, The Evil Within 1 e 2, Ninja Blade, MG Rising, Bayonetta, Nier Automata, Hellblade, Alan Wake, Dead Space, Titanfal 2, Portal 2?

Estou bastante esperançoso com o novo game do pessoal/criadores dos Limbo e Inside. Mas ele também deve ser lançado para a geração de Xbox One + PS4. Aí nem considero como game exclusivo da geração dos Xbox Séries e PS5.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Só do Xbox ONe ter tido games como os Ori 1 e 2, Inside, Recore, Forza Horizon já valeu a pena e saiu da mesmice dos Forza Motorsport + Gears + Halo.

Mas boa parte do que você citou aí é de produção de pequeno ou médio porte, estas toda semana tem um monte de novidades e pode saber que vão aparecer muitos day one no serviços, afinal é muito mais barato pagar royalties de um Trek to Yomi ou Stray que em um RE 4 remake. A questão de onde vem o financiamento é até o menos importante, já que o mercado atual dá tantas oportunidades que não existiam no passado que, basicamente, pode vir de qualquer lugar.

A questão que pega é o retail AAA, Forza Horizon é um spin-off, mas a M$ vai ter que investir em uma série de novas franquias porque comprou vários estúdios que não tem IPs de peso para continuar, vai ter que tirar games como Avowed da cartola.

É o que te falei, NINGUÉM quer novas IPs, é arriscado para quem produz e não gera tópicos oficiais entre usuários de foruns, as softhouses fazem por necessidade e, ao contrário da geração passada, a necessidade das produtoras está em alta. Bethesda precisa de um Starfield, Sony precisa renovar algumas IPs já que tem grandes medalhões que estão fechadinhos e deu uma boa expandida em seus estudios, a Ubi vai ter que voltar para a prancheta com várias de suas IPs, precisndoa de alternativas e por aí vai.

Claro que não é uma regra geral, Bioware arriscou com Anthem e a CD Projekt com Cyberpunk 2077, depois de darem com os burros n´água voltaram para suas minas de ouro e, nesta geração, teremos um Mass Effect, um Dragon Age e um Witcher todos feitos pelas equipes principais. Então não é questão de entregar nova IP, é entregar qualidade para não flopar.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Mas boa parte do que você citou aí é de produção de pequeno ou médio porte, estas toda semana tem um monte de novidades e pode saber que vão aparecer muitos day one no serviços, afinal é muito mais barato pagar royalties de um Trek to Yomi ou Stray que em um RE 4 remake. A questão de onde vem o financiamento é até o menos importante, já que o mercado atual dá tantas oportunidades que não existiam no passado que, basicamente, pode vir de qualquer lugar.

O negócio aqui é qualidade. Não me interessa o tempo e gasto envolvidos. E não temos(nem de perto, nem aqui nem na China) games do calibre e qualidade dos que eu citei saindo toda semana. Isso Non Ecziste como dizia o Padre Quevedo. Hehe!!



DETALHE: Não troco os Ori 1 e 2, Limbo, Inside, Child of Light, Bloodstained, Castlevania Mirror of Fate HD, Recore, MG Rising, Nier Automata, Bayonetta 1 e 2, Titanfall 2, Portal 2, Until Dawn, Life Strange 1 pelos RDR 2, MGS 5, FF 15, Dragon Age, Mass Effect e etc.. nem aqui nem na China. Hehe!!!
 
Ultima Edição:

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Não é impressão, na 8ª gen restringiu-se quanto ao volume literal e irrevogavelmente à Sony, que criou mais de 40 Novas IPs, sendo exemplos Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Dreams, Astrobot, Until Dawn, Detroit, Bloodborne, Knack, Driveclub e The Order. O resto foi muito pouco.

A Microsoft obteve relevância, seja comercial, seja de qualidade, com Ori, Quantum Break e Sea of Thieves, e a Nintendo praticamente só trouxe Splatoon e TW 101.

Para os third parties, os games que marcaram a era foram Novas Ips, mas as sequências dominaram as esteiras. Não criaram 5% do volume da Sony. Entretanto, muitas soltaram um ou dois jogos isolados Novas IPs que caracterizaram o período:

- Destiny
- Fortnite
- PUBG
- The Division
- Watch Dogs
- Overwatch
- Sekiro
- Elden Ring
- Fall Guys

9ª geração a Nintendo só trouxe de digno de menção ARMS (ela evita Novas IPs por filosofia de trabalho), as demais lançaram seus consoles com 3 anos de New Gen, e as coisas estão no formo: está confirmado que cada um dos estúdios inhouse da Sony tem uma Nova IP (cerca de 20 games, portanto), + os projetos pela XDev de Firewalk e Deviation. Em 2025, é pra metade do investimento em First Party ser em Nova IP:

Faltou vc citar o Recore no Xbox ONe.

E aquele game de zumbi de mundo aberto e o The Last Guardian no PS4.

E de novas franquias de terceiros eu citaria também os The Evil Within 1 e 2, Apex, Inside e Titanfall 2.

Embora o Inside seja Indie. É dos mesmos criadores do Limbo. E eles vão lançar um game novo que estou bastante ansioso para jogar. Pois adoro os games deles.


E sobre a Nintendo:

De todas as empresas a Nintendo é disparada e que menos cria novas franquias. É a pior disparada nesse quesito/departamento.

O que ela criou de novo, diferente, inédito nos GC, WiiU e Switch?

Se vc pegar o que tivemos de novas franquias sendo criadas/lançadas para os Xbox 360 + PS3 + Xbox One + PS4 da até dó, pena da Nintendo. Hehe!!!!
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
O negócio aqui é qualidade. Não me interessa o tempo e gasto envolvidos. E não temos games do calibre e qualidade que eu citei saindo toda semana. Isso Non Ecziste como dizia o Padre Quevedo. Hehe!!

Claro que não são todos top de linha, o que temos são IPs novas saindo toda semana, algumas serão boas, outras nem tanto. Só que o que está sendo discutido não é qualidade, mas investimento em novas IPs.

Em games com este tipo orçamento saem várias IPs novas todos os meses, em um volume muito maior que em qualquer momento da história. Isso reflete no número de jogos ruins, mas bons também, é só pegar o TGA, da premiação geral que pega os games AAA dos 12 indicados nos últimos 2 anos, 8 são franquias estabelecidas e 4 novas IPs, dos games menores foram 10 indicados, sendo 9 de IPs estreantes, é algo que não era visto quando tudo era retail.

Então quando se fala de risco e redução de produção, se fala de games AAA, para games menores isso está longe de ser um problema. Galera está misturando tudo neste tópico quando, na verdade, são mercados bem distintos.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.535
Reações
23.184
Pontos
803
Você também joga? Dá tempo?

Sim.

E ainda preparo uma costela no bafo que vou te contar uma coisa, viu meu amigo, sai uma iguaria dionisíaca

Sei também gelar uma cerveja, abri-la com o globo ocular, e sou especialista em coentro no feijão

Atuo também como profissional do sexo, não sei se você se interessa, mas aviso que os cachês são altos.


Faltou vc citar o Recore no Xbox ONe.

E aquele game de zumbi de mundo aberto e o The Last Guardian no PS4.

E de novas franquias de terceiros eu citaria também os The Evil Within 1 e 2, Apex, Inside e Titanfall 2.

Embora o Inside seja Indie. É dos mesmos criadores do Limbo. E eles vão lançar um game novo que estou bastante ansioso para jogar. Pois adoro os games deles.

Como eu disse ao Caminhão de Lixo, "faltou" citar muita coisa de quase todos de propósito, só estava dando uma pincelada nos mais relevantes

TEW e Titanfall são crossgen, embora eu os considere da geração 8 (meu critério é: tudo que foi lançado após o Day One da Nova Gen, mesmo que tenha versão para consoles antigos, é um game de nova geração com port para a velha).

Inside é indie, deixei registrado seus pormenores




São tão poucas, que me dou a trabalho de listar, mas talvez tenha deixado passar alguma coisa, maior parte lembrando de cabeça. Grifo nas mais relevantes


1) GAMECUBE

A) DERIVADAS:
-
Luigi's Mansion
- Mario Superstars Baseball

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Eternal Darkness
- Pikimin
- GIFTPIA
- Battalion Wars
- Chibi Robo
- Odama


2) WiiU

A) DERIVADAS:
- Hyrule Warriors
- Captain Toad
- Pokkén Tournament
- Super Mario Maker

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Nintendo Land
- SiNG Party
- The Wonderfull 101
- Splatoon
- Tokyo Mirage Sessions


3) SWITCH

A) DERIVADAS:
-
xxx


B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- 1-2 Switch
- ARMS
- Nintendo LABO
- Fitness Boxing
- Astral Chain
- Ring Fit Adventure
- Game Builder's Garage


Forçando um pouco nas derivadas (nesse sentido Sackboy seria nova IP, porque não é Little Big Planet, e GEARS TACTICS também seria derivada), mas é mais ou menos isso.

É uma softhouse desigual, que refestela em conteúdo antigo e reaproveitado, e trabalha na alta com minigames para compor calendário, sem por outro lado compensar com produções de tamanho médio e grande. Se eu não citar Everybody's Gone to the Rapture e Recore como NOVAs IPs da Sony e Microsoft, como sugeriu o Tortinha's acima, eu tenho que apagar 80% da lista da Nintendo, que tem novas IPs com investimento menor.

Esse é Everybody's Gone to the Rapture In Game:



1655927386759.png 1655927403361.png


1655927460603.png



1655927789457.png


Pegue Fitness Boxking, GBG, até Pokkén, o próprio Mario Maker por exemplo, um clone decrementado de LBP em asseio, embora masterpiece. São jogos menores


Aproveito o tópico para um exercício: imagina o quão bom seria uma NOVA IP completamente inédita da Nintendo In House com alto nível de investimento, o quão nos engajaria novos mundos, personagens e arte, tipo SPLATOON.

Seria até um pouco emocionante.

Vamos ver na próxima gen, porque nessa já era
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.983
Reações
41.678
Pontos
1.689
Título autoexplicativo. Tava dando uma olhada nos jogos da gen ps3/xbox 360 e fiquei abismado com a quantidade absurda de novas franquias que surgiram na época. Já na gen ps4/one em diante, me parece que houve um grande em foque na produção de sequências, remakes e remasters. Tanto que as maiores novidades em jogos, tem vindo dos indies.

Eu sinto falta de novidades no meio dos AAA.
O problema q vc está procurando exatamente no mundo AAA. Se vc for olhar todos os lançamentos em geral, o q inclui o indie, acho que até aumentou as novas IPs
Sim e o motivo é muito simples, custo.
A cada geração o custo da produção aumenta fazendo que as empresas arrisquem menos.
Exato, principalmente para a indústria AAA, por isso acho importante o mundo indie (ou de orçamento de indie) para que tenhamos mais liberdade criativa, arriscar mais e sem um compromisso 100% do sucesso.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Como eu disse ao Caminhão de Lixo, "faltou" citar muita coisa de quase todos de propósito, só estava dando uma pincelada nos mais relevantes

São tão poucas, que me dou a trabalho de listar, mas talvez tenha deixado passar alguma coisa, maior parte lembrando de cabeça. Grifo nas mais relevantes


1) GAMECUBE

A) DERIVADAS:
-
Luigi's Mansion
- Mario Superstars Baseball

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Eternal Darkness
- Pikimin
- GIFTPIA
- Battalion Wars
- Chibi Robo
- Odama


2) WiiU

A) DERIVADAS:
- Hyrule Warriors
- Captain Toad
- Pokkén Tournament

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Nintendo Land
- SiNG Party
- The Wonderfull 101
- Splatoon
- Tokyo Mirage Sessions


3) SWITCH

A) DERIVADAS:
-
Fire Emblem Warriors
- Super Mario Maker

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- 1-2 Switch
- ARMS
- Nintendo LABO
- Fitness Boxing
- Astral Chain
- Ring Fit Adventure
- Game Builder's Garage


Forçando um pouco nas derivadas (nesse sentido Sackboy seria nova IP, porque não é Little Big Planet, e GEARS TACTICS também seria derivada), mas é mais ou menos isso.

É uma softhouse desigual, que refestela em conteúdo antigo e reaproveitado, e trabalha na alta com minigames para compor calendário, sem por outro lado compensar com produções de tamanho médio e grande. Se eu não citar Everybody's Gone to the Rapture e Recore como NOVAs IPs da Sony e Microsoft, como sugeriu o Tortinha's acima, eu tenho que apagar 80% da lista da Nintendo, que tem novas IPs com investimento menor.

Pegue Fitness Boxking, GBG, até Pokkén, o próprio Mario Maker por exemplo, um clone decrementado de LBP em asseio, embora masterpiece. São jogos menores

Aproveito o tópico para um exercício: imagina o quão bom seria uma NOVA IP completamente inédita da Nintendo In House com alto nível de investimento, o quão nos engajaria novos mundos, personagens e arte, tipo SPLATOON.

Seria até um pouco emocionante.

Vamos ver na próxima gen, porque nessa já era

Não colocaria nem a metade desses games presentes nessas listas. O Recore é mil vezes mais um game de nova franquia que a maioria desses citados da Nintendo.

Eu deixaria da seguinte forma:

1) GAMECUBE

A) DERIVADAS:
-
Luigi's Mansion

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Eternal Darkness
- Pikimin

2) WiiU

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- The Wonderfull 101
- Splatoon

3) SWITCH

B) COMPLETAMENTE NOVAS:
- Astral Chain


Muitos desses games nem são da Nintendo. Tem dois aí da Platinum por exemplo.

O N64 foi mil vezes melhor né! Nem se somarmos todos esses consoles consegue chegar no N64.
 
Topo Fundo