O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O aumento da geração Nem-Nem (nem estuda, nem trabalha) no Brasil.

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.893
Reações
4.119
Pontos
453
Foi por falta de vontade de estudar. Já havia reprovado duas vezes e achei melhor largar. Talvez eu faça um supletivo para correr atrás do prejuízo, mas tenho expectativa de trabalhar como autônomo, então nem faria muita diferença. Coisas de meu interesse eu aprendo muito fácil e rápido. Já quando é algo que eu não sinto o mínimo tesão, não entra na cabeça.
Faz supletivo irmão, eu fiz supletivo também, minha familia toda é comerciante kkkk sei como é :D
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Foi por falta de vontade de estudar. Já havia reprovado duas vezes e achei melhor largar. Talvez eu faça um supletivo para correr atrás do prejuízo, mas tenho expectativa de trabalhar como autônomo, então nem faria muita diferença. Coisas de meu interesse eu aprendo muito fácil e rápido. Já quando é algo que eu não sinto o mínimo tesão, não entra na cabeça.
Se você aprende fácil e rápido coisas do seu interesse, já pensou em terminar o médio e fazer algo na área de mecânica? Pelos seus posts vejo que é uma coisa que você gosta bastante, e pelo menos aqui na minha região o pessoal que trabalha em fábrica e é qualificado com algum superior nessa área de mecânica, mesmo sendo um tecnólogo, ganha muito bem pra uma profissão "braçal", em torno de uns 6 pra 7 mil.

Isso sem falar que muitos dependendo da empresa ganham adicional de salubridade, periculosidade e ainda aposentam mais cedo por serviço insalubre.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.131
Pontos
903
Se você aprende fácil e rápido coisas do seu interesse, já pensou em terminar o médio e fazer algo na área de mecânica? Pelos seus posts vejo que é uma coisa que você gosta bastante, e pelo menos aqui na minha região o pessoal que trabalha em fábrica e é qualificado com algum superior nessa área de mecânica, mesmo sendo um tecnólogo, ganha muito bem pra uma profissão "braçal", em torno de uns 6 pra 7 mil.

Isso sem falar que muitos dependendo da empresa ganham adicional de salubridade, periculosidade e ainda aposentam mais cedo por serviço insalubre.
Penso sim. Inclusive, tentei fazer um curso de Programador de centro de usinagem CNC antes de começar a me interessar por mecânica e larguei por burrice. Estou entre mecânica industrial, fabricação mecânica ou elétrica. Mas, com os investimentos no terreno que comprei agora, mal me falta dinheiro para pagar um estudo desse porte. Vai ficar para daqui a um ou dois anos.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Penso sim. Inclusive, tentei fazer um curso de Programador de centro de usinagem CNC antes de começar a me interessar por mecânica e larguei por burrice. Estou entre mecânica industrial, fabricação mecânica ou elétrica. Mas, com os investimentos no terreno que comprei agora, mal me falta dinheiro para pagar um estudo desse porte. Vai ficar para daqui a um ou dois anos.
Tá falando do terreno das kitnetes lá ou comprou outro?
 


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Ah, e um ponto, eu não acho que operador e afins de fábrica entra na categoria "subemprego", pelo menos no meu ver, "peão de fábrica" é uma profissão minimamente qualificada. Aqui em Sorocaba quase não se tem emprego praoperador e nem pra pintor industrial sem um mínimo de cursos, nem que seja curso livre.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.400
Reações
33.825
Pontos
1.399
Ah, e um ponto, eu não acho que operador e afins de fábrica entra na categoria "subemprego", pelo menos no meu ver, "peão de fábrica" é uma profissão minimamente qualificada. Aqui em Sorocaba quase não se tem emprego praoperador e nem pra pintor industrial sem um mínimo de cursos, nem que seja curso livre.

O dia que o Brasil parar com a mentalidade de "Universidade para Todos" e entender que o que o país precisa é "Qualificação Técnica para Todos" a coisa vai andar.

É muito mais necessário aquele profissional que executa com perfeição um serviço que demanda alta qualificação do que outro doutor que entrou porque foi reduzido artificialmente o requisito intelectual de sua entrada em uma faculdade.
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.677
Reações
7.688
Pontos
453
Tópico engraçado demais.

Se por um lado tem os vagabundos, no outro, estão os trabalhe e seja escravo.

Se for pra trabalhar CLT ganhando um mísero salário mínimo, ou ser vagabundo, até encontrar algo melhor. Não penso duas vezes e vou pra segunda opção.

Trouxa infelizmente é quem se submete a ser explorado em troca de migalhas. A grande maioria jamais sequer vai subir na vida.

Mas é fato que pra maioria nada virá de graça ou pela sorte. Resta o próprio individuo moldar o próprio destino.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.034
Reações
6.916
Pontos
704
O dia que o Brasil parar com a mentalidade de "Universidade para Todos" e entender que o que o país precisa é "Qualificação Técnica para Todos" a coisa vai andar.

É muito mais necessário aquele profissional que executa com perfeição um serviço que demanda alta qualificação do que outro doutor que entrou porque foi reduzido artificialmente o requisito intelectual de sua entrada em uma faculdade.
Mas o próprio mercado de trabalho que tem essa mentalidade. A pessoa arruma emprego mto mais fácil com uma uniesquina do que com um curso técnico fodão.
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Penso sim. Inclusive, tentei fazer um curso de Programador de centro de usinagem CNC antes de começar a me interessar por mecânica e larguei por burrice. Estou entre mecânica industrial, fabricação mecânica ou elétrica. Mas, com os investimentos no terreno que comprei agora, mal me falta dinheiro para pagar um estudo desse porte. Vai ficar para daqui a um ou dois anos.

Em 2010 eu trabalhava de auxiliar de extrusor em uma fábrica de fitas de cadeira, e tinha um colega meu que fez o curso de CNC no Senai, ele tá na profissão até hoje, pelo menos aqui na região sempre tem emprego, maioria que trabalha é tudo velho e estão se aposentando.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Tópico engraçado demais.

Se por um lado tem os vagabundos, no outro, estão os trabalhe e seja escravo.

Se for pra trabalhar CLT ganhando um mísero salário mínimo, ou ser vagabundo, até encontrar algo melhor. Não penso duas vezes e vou pra segunda opção.

Trouxa infelizmente é quem se submete a ser explorado em troca de migalhas. A grande maioria jamais sequer vai subir na vida.

Mas é fato que pra maioria nada virá de graça ou pela sorte. Resta o próprio individuo moldar o próprio destino.
Acho que você foi infeliz na palavra "vagabundo" e dizer que iria pra essa opção, não por minha opinião mas porque quem tá lendo pode achar que você é vagabundo mesmo kkk, mas eu entendo perfeitamente seu ponto, inclusive é o que eu tô tentando dizer desde a página passada.

O brasileiro no geral fica nessa de endeusar subemprego e pobreza e não entende que existem pessoas com diferentes ambições na vida e não há nada de mau nisso. Quem quer levar uma vida pacata, se virando com um salário baixo e um emprego de baixa qualificação é visto como virtuoso, enquanto quem quer empreender, quem quer crescer na carreira e quem quer ganhar mais é visto como ganancioso. Acho que até o @Prava já comentou aqui sobre como o povo glamouriza pobreza, mediocridade e subemprego.

Percebo muito isso nos meus pais, na época que fiquei desempregado minha mãe ficou me enchendo o saco pra eu "arrumar qualquer coisa", falando sobre como ela trabalhou em loja aos 14 anos, como se isso fosse me ajudar em algo. Mas é o que eu disse antes: nada contra lixeiro, faxineiro, coveiro e afins, mas as pessoas querem mais da vida. No meu caso, eu estudei pra ter minha carreira, então seguir o conselho da minha mãe e ir "trabalhar em loja" não faz o menor sentido.

No mais, concordo plenamente com o último parágrafo. Resta a cada de um de nós fazer o hoje para moldar o amanhã.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
O dia que o Brasil parar com a mentalidade de "Universidade para Todos" e entender que o que o país precisa é "Qualificação Técnica para Todos" a coisa vai andar.

É muito mais necessário aquele profissional que executa com perfeição um serviço que demanda alta qualificação do que outro doutor que entrou porque foi reduzido artificialmente o requisito intelectual de sua entrada em uma faculdade.
Mas o próprio mercado de trabalho que tem essa mentalidade. A pessoa arruma emprego mto mais fácil com uma uniesquina do que com um curso técnico fodão.
O Oscar deu a resposta que eu daria. Até porque o curso técnico fodão é baseado em blue collar e também em programação, mas as universidades precisam formar gente de outros segmentos também, se não, não tem advogado, administrador, engenheiro, contador, arquiteto...

Mas eu concordo e muita que a expansão das uniesquinas fodeu tudo.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.851
Reações
9.098
Pontos
753
Quem faz curso técnico no Senai só fica desempregado se quiser ( eu fiz )

Quem faz superior em Uniesquina nem sempre tem oportunidade de emprego ( sei porque também fiz , no caso FMU )


Só irei dar dois exemplos rápidos ( devo ter uns dez de cabeça)

Lembram da empresa Controlar que mais ou menos em 2006 por aí, ganhou do governo de SP licitação para controlar emissão de gases dos carros

Antes de eles anunciarem a público, eles fecharam um auditório no Senai do Bras( eu fazia técnico em mecânica) para contratar todos os alunos , quem quisesse estava contratado

Uns 30 % dos alunos devem ter ido

Eu não fui porque na época trabalhava como operador de usinagem cnc e tirava 1600 reais e o salário deles era de 1200 para trabalhar seis horas por dia de segunda a sábado, isso em 2006

No curso técnico de manutenção do Senai Frederico Jacob no tatuape a do qual eu tambem fiz , a Unilever de Campinas fechou uma turma inteira para irem trabalhar lá

E por aí vai , tenho inúmeras histórias e casos reais, a Scania também cansa de levar os técnicos do Senai de baciada


Já as uniesquina ......


Vocês falam , tiram essas besteiras da onde ?

Baseado em que ?

Pqp
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Quem faz curso técnico no Senai só fica desempregado se quiser ( eu fiz )

Quem faz superior em Uniesquina nem sempre tem oportunidade de emprego ( sei porque também fiz , no caso FMU )


Só irei dar dois exemplos rápidos ( devo ter uns dez de cabeça)

Lembram da empresa Controlar que mais ou menos em 2006 por aí, ganhou do governo de SP licitação para controlar emissão de gases dos carros

Antes de eles anunciarem a público, eles fecharam um auditório no Senai do Bras( eu fazia técnico em mecânica) para contratar todos os alunos , quem quisesse estava contratado

Uns 30 % dos alunos devem ter ido

Eu não fui porque na época trabalhava como operador de usinagem cnc e tirava 1600 reais e o salário deles era de 1200 para trabalhar seis horas por dia de segunda a sábado, isso em 2006

No curso técnico de manutenção do Senai Frederico Jacob no tatuape a do qual eu tambem fiz , a Unilever de Campinas fechou uma turma inteira para irem trabalhar lá

E por aí vai , tenho inúmeras histórias e casos reais, a Scania também cansa de levar os técnicos do Senai de baciada


Já as uniesquina ......


Vocês falam , tiram essas besteiras da onde ?

Baseado em que ?

Pqp
Eu entendo o que você quis dizer, mas existem outras áreas de estudo que não tem no técnico do senai…
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.670
Reações
30.568
Pontos
1.253
Quem quer levar uma vida pacata, se virando com um salário baixo e um emprego de baixa qualificação é visto como virtuoso
Eu queria hein.
Cansei de encheção de saco, Vtnc. Não tem como ganhar uns 5-8k nesse Brasilzão sem ter que aguentar neguinho enchendo a paciente não?
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.851
Reações
9.098
Pontos
753
Eu entendo o que você quis dizer, mas existem outras áreas de estudo que não tem no técnico do senai…
Qual técnico que não tem lá?

Só se for da área do comércio, aí é no Senac , que acredito ser excelente por ser do mesmo grupo , mas não posso opinar pois não conheço a realidade
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Qual técnico que não tem lá?

Só se for da área do comércio, aí é no Senac , que acredito ser excelente por ser do mesmo grupo , mas não posso opinar pois não conheço a realidade
Se eu quiser ser advogado faço técnico no senai?

Quero ser médico, faço técnico no senai?

E quem quer ser engenheiro civil? Faz técnico no senai?
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.851
Reações
9.098
Pontos
753
M
Se eu quiser ser advogado faço técnico no senai?

Quero ser médico, faço técnico no senai?

E quem quer ser engenheiro civil? Faz técnico no senai?
Mas eu estou falando de curso técnico e não de superior

Até porque os cursos que você citou que eu saiba nem existe técnico

A frase dele foi " o curso técnico mais foda é pior do que um superior em uniesquina para arranjar emprego "

Só rebati isso

O curso técnico foda é muito mais fácil arranjar emprego do que um superior em une esquina

E pode pegar advocacia em unisquina contra um técnico em telecomunicações do Senai que o do Senai daí empregado , já o da uniesquina vai fazer Uber
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.851
Reações
9.098
Pontos
753
Sobre esse assunto já até houve esse tipo de discussão há uns três anos atrás em outro tópico

O colega acima está corretíssimo, os jovens no Brasil preferem fazer superior em qualquer uniesquina do que um técnico qualificado, diferente dos pais desenvolvidos

Ao invés de fazer um técnico primeiro e depois fazer um superior subindo degraus , preferem fazer qualquer coisa só porque é superior e aí se lascam...acabam no Uber , quando poderiam ganhar muito mais em um trabalho melhor como técnico
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.085
Reações
4.504
Pontos
1.274
Tenho o meu melhor amigo como exemplo nesse tema...o cara pula de facul pra outra facul mas tem aversão de CLT, já cansei de dizer pra ele arrumar um primeiro trampo pra entender como funciona o mercado de trabalho e ter um norte ou aproveitar o privilégio que tem e estudar pra concurso.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.400
Reações
33.825
Pontos
1.399
Tenho o meu melhor amigo como exemplo nesse tema...o cara pula de facul pra outra facul mas tem aversão de CLT, já cansei de dizer pra ele arrumar um primeiro trampo pra entender como funciona o mercado de trabalho e ter um norte ou aproveitar o privilégio que tem e estudar pra concurso.

Já vi gente que mal conseguiu algum emprego na vida pensando em fazer uma outra faculdade aos 40 anos porque aquela área que ele estudou a vida inteira não deu muito certo... Será que a pessoa não percebeu que talvez o maior problema tenha sido ela ficar estudando até os 35 sem se dedicar de verdade profissionalmente ?
 

Tranvanvan

Veterano
Mensagens
183
Reações
522
Pontos
118
Sobre esse assunto já até houve esse tipo de discussão há uns três anos atrás em outro tópico

O colega acima está corretíssimo, os jovens no Brasil preferem fazer superior em qualquer uniesquina do que um técnico qualificado, diferente dos pais desenvolvidos

Ao invés de fazer um técnico primeiro e depois fazer um superior subindo degraus , preferem fazer qualquer coisa só porque é superior e aí se lascam...acabam no Uber , quando poderiam ganhar muito mais em um trabalho melhor como técnico
Aplausos. È o que estou planejando para meu filho. Ele primeiro vai para qualificação técnica equivalente ao ensino médio. Iniciar-se no trabalho profissional. E lá pelos 20 faz um curso superior a noite ou EaD ( a federal daqui tem ótimos cursos superior na modalidade EaD)
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.221
Reações
94.678
Pontos
1.353
Já vi gente que mal conseguiu algum emprego na vida pensando em fazer uma outra faculdade aos 40 anos porque aquela área que ele estudou a vida inteira não deu muito certo... Será que a pessoa não percebeu que talvez o maior problema tenha sido ela ficar estudando até os 35 sem se dedicar de verdade profissionalmente ?

Povo acha que experiência não vale nada.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Povo acha que experiência não vale nada.
Se não houver qualificação profissional junto, não vale nada mesmo. A experiência é mais importante, concordo, mas a qualificação profissional é necessária.

A menos que você esteja considerando empregos de baixa qualificação.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.818
Reações
11.030
Pontos
453
Se não houver qualificação profissional junto, não vale nada mesmo. A experiência é mais importante, concordo, mas a qualificação profissional é necessária.

A menos que você esteja considerando empregos de baixa qualificação.
Meu tio não sabe escrever direito e nunca fez curso técnico, mas conserta máquinas industriais.
Outro dia ele brigou com um engenheiro porque ele queria consertar a máquina de um jeito e o engenheiro de outro, ele pegou as coisas dele e ficou uns 2 dias sem trabalhar. E não é que aparece o dono da empresa pedindo para ele voltar e falando que iria demitir o engenheiro e que encontrava engenheiro em qualquer lugar só para assinar os papéis.
E em meia hora ele bota as máquinas para funcionar novamente.

Meu tio falou que ia aposentar e o dono da empresa arrumou uma salinha para ele ficar mexendo no celular o dia inteiro, pode entrar e sair mais cedo. Segundo o dono da empresa quanto menos ele trabalhar melhor. O engraçado é que meu tio é meio grosso então nenhum aprendiz fica muito tempo.
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Meu tio não sabe escrever direito e nunca fez curso técnico, mas conserta máquinas industriais.
Outro dia ele brigou com um engenheiro porque ele queria consertar a máquina de um jeito e o engenheiro de outro, ele pegou as coisas dele e ficou uns 2 dias sem trabalhar. E não é que aparece o dono da empresa pedindo para ele voltar e falando que iria demitir o engenheiro e que encontrava engenheiro em qualquer lugar só para assinar os papéis.
E em meia hora ele bota as máquinas para funcionar novamente.

Meu tio falou que ia aposentar e o dono da empresa arrumou uma salinha para ele ficar mexendo no celular o dia inteiro, pode entrar e sair mais cedo. Segundo o dono da empresa quanto menos ele trabalhar melhor. O engraçado é que meu tio é meio grosso então nenhum aprendiz fica muito tempo.
Seu tio é um ponto completamente fora da curva. Não adianta tratar exceção como regra.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
41.580
Pontos
1.444
Só digo uma coisa, universidades de ponta enchem os olhos do RH, mas na hora da entrevista com o gestor técnico o que vai valer é sua competência independente de qual universidade ou curso concluiu.

O que não falta é gente diplomada mas totalmente despreparada pra uma função específica.

Agora, quem conseguiu concluir um curso difícil obviamente é bem visto pelo mercado, afinal, o cara conseguiu um archivement que a minoria conseguem, algum diferencial ele tem.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.131
Pontos
903
Seu tio é um ponto completamente fora da curva. Não adianta tratar exceção como regra.
Não é não. Eu conheço muita gente assim, especialmente na área da mecânica e elétrica. Pessoal que fixou na cabeça essa ideia errada de que só gente com diploma pregado na parede ganha dinheiro. O que não é verdade. Chuta uma árvore e cai uns 10 engenheiros e 10 advogados, mas não cai 3 pessoas com experiência para consertar uma máquina que vale milhões e dá prejuízo a cada minuto parada.
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.052
Reações
17.318
Pontos
1.024
Ah, e um ponto, eu não acho que operador e afins de fábrica entra na categoria "subemprego", pelo menos no meu ver, "peão de fábrica" é uma profissão minimamente qualificada. Aqui em Sorocaba quase não se tem emprego praoperador e nem pra pintor industrial sem um mínimo de cursos, nem que seja curso livre.

As vezes tenho vontade de voltar a ser operador.

Só trabalhar direitinho, fazer sua meta diária, desligar o equipamento no fim do turno e ir pra casa descansar tranquilo.

Tem certas coisas que o dinheiro não paga. E muita gente falha em perceber isso.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.733
Reações
14.852
Pontos
503
Não é não. Eu conheço muita gente assim, especialmente na área da mecânica e elétrica. Pessoal que fixou na cabeça essa ideia errada de que só gente com diploma pregado na parede ganha dinheiro. O que não é verdade. Chuta uma árvore e cai uns 10 engenheiros e 10 advogados, mas não cai 3 pessoas com experiência para consertar uma máquina que vale milhões e dá prejuízo a cada minuto parada.
Cara, eu não sei porque todo esse discurso antiestudo, sério. Eu concordo que não é só gente com superior que ganha dinheiro, mas daí pra falar que faculdade não serve pra nada é outro papo...

E ainda assim: essas pessoas que você citou que ganham dinheiro sem faculdade ainda são exceção. Não são regra.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.131
Pontos
903
Cara, eu não sei porque todo esse discurso antiestudo, sério. Eu concordo que não é só gente com superior que ganha dinheiro, mas daí pra falar que faculdade não serve pra nada é outro papo...

E ainda assim: essas pessoas que você citou que ganham dinheiro sem faculdade ainda são exceção. Não são regra.
Não é discurso anti-estudo, só estamos botando os fatos na mesa. Graduação é uma qualificação imensa, sem dúvidas. Mas não adianta ter estudos e não ter experiência ou conhecimento técnico. Nisso a gente tem esse mar de jovem gente formada que não consegue um emprego, pois não sabe nem apertar um parafuso. As pessoas estão escolhendo fazer faculdade ainda muito cedo, sem nem ao menos saber ao certo se é a área que deseja cursar, e esquecendo do ensino técnico.
 
Topo Fundo