O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vocês usam?] Cheque ainda movimenta 125 milhões de transações em um ano

Mestre Linguiça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.407
Reações
8.605
Pontos
453
Você ainda usa cheque? Acostumado com cartões e Pix, o brasileiro está abandonando cada vez mais o meio de pagamento de papel. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2023, a emissão de cheques caiu no país pelo 23º ano consecutivo. A redução do uso com relação a 2022 foi de 16,8%. Dados do Banco Central apontam que nem 7% dos correntistas bancários usam o velho talão atualmente.

Mas a modalidade ainda tem adeptos. Conforme a Febraban, foram 125 milhões de cheques transacionados no Brasil em 2023. É mais ou menos o mesmo que dizer que um em cada dois brasileiros assinaram essa “folha de pagamento” no ano passado. As transações superaram em números, por exemplo, o DOC (Documento de Crédito), que somou 18,3 milhões de operações em 2023. Vale lembrar que o DOC foi extinto pelo sistema financeiro neste ano, e que não há nada previsto para a mortalidade do “antiquado” cheque.

No Armazém Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, parte dos fornecedores de queijo e outros produtos mineiros é paga com cheque pelo dono, Glayson Teixeira, de 52 anos. “Minha assinatura é muito bonita, elegante, não posso deixar morrer. Quando eu era novinho, meu pai me deu um talão de cheque do Banco do Brasil. Quando eu ia comer um sanduíche e pagava com cheque, já achavam que eu estava com dinheiro. As meninas ficavam muito apaixonadas”, diz.

Ele não tem Pix, pois diz desconfiar do método de pagamento: “não sou a favor desse Pix. Tenho muito medo. Qualquer um coloca um revólver em você e rouba. O cheque você susta, ninguém aceita depois que roubam”, diz. Ele também ressalta que o cheque implica uma relação de confiança entre quem paga e quem recebe.

Se considerado o volume de recursos movimentado via Pix em 2023, o total transferido alcança R$ 17,2 trilhões. O montante só fica abaixo dos valores transferidos por meio de TED, que totalizaram R$ 40,6 trilhões. A TED se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado para transferências de valores maiores de uma conta bancária para outra. Em 2023, o tíquete médio da TED alcançou R$ 46 mil.

Confira os campeões em volume de transações em 2023

Pix: 42 bilhões
Cartão de crédito: 17,80 bilhões
Cartão de débito: 16,30 bilhões
Boleto: 4,18 bilhões
TED: 892 milhões
Cheques: 125 milhões
DOC e TEC: 70 milhões

Em valores de transações em 2023

TED: R$ 40,62 trilhões
Pix: R$ 17,18 trilhões
Boleto: R$ 5,76 trilhões
Cartão de crédito: R$ 2,40 trilhões
Cartão de débito: R$ 1 trilhão
DOC + TEC + Cheque: R$ 604 bilhões

 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.656
Reações
33.252
Pontos
1.048
A última vez que usei cheque foi em no final de 2022. Tinha pego um empréstimo de 40k com meu tio pra minha obra não parar, aí quando fui devolver esse valor, eu fiz um cheque e ainda tive que ir depositar na boca do caixa, pois o limite de valor aceito pra depósito no caixa eletrônico é baixo. Ainda recebi ligação do banco dois dias depois perguntando se podia pagar o cheque.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.806
Reações
134.178
Pontos
2.139
entre empresas infelizmente ainda existe, mas está morrendo.
os produtos aqui vão de 10.000 a milhões, literalmente. Pequenos sitiantes ainda vem meter um checão aqui, o resto das empresas faz 40% adiantado no pix mesmo.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.776
Reações
10.946
Pontos
453
Até hoje aceito cheque entre empresas.
As vezes dou crédito e aceito cheque, acho chato ficar cobrando idoso.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.945
Reações
28.199
Pontos
1.359
Tenho 33 anos, quando criança, já peguei muito cheque na mão que minha mãe ou pai me dava pra comprar coisas no mercado e tal.
Já recebi alguns cheques nos meus primeiros empregos ao 16~17 anos
Na minha primeira abertura de conta, recebi um talão, usei uma vez só pra ver como era, achei totalmente desnecessário e nunca mais usei, ainda mais que cartão de crédito já era popular nessa época.

Hoje em dia, a única coisa que vejo relacionado a cheques é a placa em alguns estabelecimentos dizendo que não aceita:

1712238431388.png
 

barbitúrico

Supra-sumo
Mensagens
281
Reações
1.402
Pontos
158
Nunca usei na minha vida, uso cartão de crédito já faz uns 20 anos. Meu primeiro foi um master do submarino.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Quando era mlk e trabalhava com o meu pai no comercio e peguei muito cheque, tive que ligar pra pegar as autorizacoes diversas vezes, peguei o comeco do cartao de credito tambem que tinha que passar numa maquina manual, preencher um formulario e ligar na central para liberar um numero de autorizacao do cartao, fora isso, eu mesmo nunca usei cheque.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.943
Reações
16.989
Pontos
1.524
nunca usei cheque.
minha primeira conta bancária foi em 2008.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.894
Reações
16.638
Pontos
803
Acho que pra mim mesmo só usei uma ou duas vezes para receber. Cheque administrativo para pagamentos de valores altos eu até que usava mais. Pior era trabalhar com o setor público e ter que usar cheque, fax.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.278
Reações
9.562
Pontos
1.229
Tem 2 anos que financiei um apartamento com cheque :kcaro:klolwtf
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.782
Reações
4.613
Pontos
453
Achei que seria bem mais
Interiorzão sub 10k habitantes ainda bomba. Pq as pessoas se conhecem e é uma forma de vender parcelado sem pagar taxa de cartão ou embutir algum juro no cliente
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.936
Reações
95.238
Pontos
2.179
Transa ações não é muito meu forte.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
5.988
Pontos
989
Primeira e única vez que tive que usar foi quando comprei meu apartamento em 2019, o pagamento da entrada só podia ser feito via cheque.

Na época eu já achei um absurdo e fiquei muito puto porque eu obviamente não tinha nenhuma folha daquilo, lembro que tive que ligar pro banco pra perguntar em qual agência eu conseguiria encontrar um caixa eletrônico com a opção para imprimir e ir até um outro bairro só pra isso.
 

Zumax

Steam Trader
VIP
Mensagens
3.407
Reações
15.101
Pontos
653
Tai uma coisa q nunca usei na vida , e olha q la em 1999 ano q criei minha primeira conta , cheque ainda era beeemmmm popular.
Vacilar eu n sei nem preencher.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.816
Reações
2.762
Pontos
703
Minha única relação com cheque foi na época em que eu era Office Boy (2007/2008). Eu eventualmente tinha que ir ao banco para pagar alguma coisa e levava um cheque de 10k, cagado de medo porque na época era muito dinheiro, eu ganhava 500 conto, nunca tinha visto tanto dinheiro na vida. Só lembro que eu levava o cheque e fazia algo lá, se me der um cheque hoje vou ficar perdido.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.826
Reações
7.775
Pontos
1.264
Início de 1997.

Essa foi a última vez que usei cheque. Acho que nem sei mais como proceder para fazer um, hoje em dia.

Mas pix eu não uso de jeito nenhum.
 
Topo Fundo