O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


“A Aids voltou com tudo, tem tratamento, mas não cura”

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.889
Reações
9.893
Pontos
1.224
http://www.jb.com.br/borbulhantes/n...-voltou-com-tudo-tem-tratamento-mas-nao-cura/

Na data em que se comemora a descoberta do vírus, o alerta


São 35 anos de identificação do vírus da AIDS, descoberta que valeu uma disputa entre França e Estados Unidos, os doutores Lug Montagnier e Robert Gallo, anunciando este feito quase que simultaneamente. Mas foi Montagnier quem primeiro isolou o vírus, em 20 de maio de 1983, o que lhe valeu o Prêmio Nobel. Ao receber a honraria, em seu discurso, ele a dividiu com o colega americano. Happy end numa disputa em que o vencedor foi a Humanidade. Ao longo desses anos, o Brasil tem desempenhado papel importante. Entre as primeiras vítimas identificadas com o vírus no mundo, estava o grande decorador italiano radicado no Brasil, Terry Della Stuffa, que foi se tratar nos Estados Unidos, e teve o corpo doado para estudos científicos. As políticas públicas brasileiras nesse campo da AIDS também foram inovadoras, sem precedentes no mundo, e criaram padrões copiados por outros países, envolvendo até quebra de patentes. Temos médicos, que se especializaram no desafio do atendimento aos pacientes, antes mesmo da detecção do vírus, e mantém seus pacientes vivos, sob tratamento, nessas mais de três décadas. Uma que se destaca é a clínica geral, dra. Loreta Burlamaqui, entrevistada de hoje, por João Francisco Werneck.

loreta-burlamaqui-medica-pioneira-do-tratamento-da-aids-no-brasil-fala-s.jpg

Loreta Burlamaqui, médica pioneira do tratamento da AIDS no Brasil, fala sobre essas mais de três décadas da doença, tendo ao fundo um quadro com o vírus descoberto há 35 anos


AIDS: do pânico à superação do preconceito

A AIDS, nessas três décadas e meia, enfrentou de tudo, do preconceito à inevitabilidade da tragédia humana. Comemoramos o aniversário de sua descoberta e sua história de luta contínua em busca de progresso, entre mártires, como Cazuza, e heroínas, como a médica, dra. Loreta Burlamaqui, uma pioneira no tratamento da doença no Brasil, diretora médica da Sociedade Viva Cazuza. Diariamente, ela trata de crianças e adolescentes portadores do vírus HIV. Graças ao seu esforço e, claro, de outros profissionais, a AIDS deixou de ser tabu no Brasil, ganhou tratamento, remédios, e hoje está superado o lado mais cruel do preconceito, que é o abandono, a absoluta falta de empatia para com o ser humano. A brilhante dra. Loreta Burlamaqui nos recebeu em sua casa e falou à Coluna Hildegard Angel, trazendo todo o seu conhecimento e experiência sobre o tema.


Jornal do Brasil: Em 2018, completaremos 35 anos da descoberta da AIDS. É pouco tempo. A AIDS é uma doença recente. Com relação ao tratamento da doença, o que mudou nesse período?

Loreta Burlamaqui: Mudou muita coisa, demais. A começar que no início de tudo não havia remédio. Segunda coisa importantíssima, preconceito. Naquela época o trabalho era monumental. Em 1987, começou a nossa luta junto aos planos de saúde para conseguir tratamento para os pacientes. Tudo começou na Câmara Técnica de AIDS. A ideia era mostrar que era muito melhor investir em medicação, prevenção e profilaxia. E nesse meio tempo teve muito embate. Por exemplo, no início, as pessoas enganavam os planos de saúde. Perguntavam para nós: “é para dizer para eles que temos AIDS?”. E eu respondia: Não, não diga nada. Hoje em dia eu digo: Diga, pode falar. E os hospitais eram o ó... Às vezes aparecia escrito em vermelho nas papeletas: “paciente com HIV”. E eu ia lá escrevia por cima, em caneta preta, a mesma frase. A luta, no começo, era para mostrar que a AIDS era uma doença como outra qualquer. Então, para fechar essa questão, o que mudou foi que melhorou o preconceito, os planos de saúde passaram a aceitar, governo passou a fornecer universalmente os medicamentos, já com o FHC, e então passamos a treinar médicos...


Por que você escolheu trabalhar com esta doença?

Loreta Burlamaqui: Eu comecei a trabalhar com AIDS de uma forma totalmente inusitada. Eu não sabia nada sobre a doença, assim como ninguém sabia, naquela época. Um amigo meu foi contaminado pelo vírus e me disse: “Loreta, você precisa me tratar”. E eu respondi: “Mas eu não sei nada sobre esta doença”. E ele insistiu: “você vai ser uma das maiores especialistas em AIDS no Rio de Janeiro”. Então comecei a estudar, fui aos Estados Unidos fazer um curso no New York Hospital, onde já estavam sendo feitas pesquisas. O que existia nessa época, nos EUA, era o AZT (remédio). Então comecei a tratar meu amigo com AZT, e no boca à boca, apareceram outros pacientes. Foi quando a Márcia Rachid me chamou para trabalhar no Hospital Gaffrée. E ali começamos a estudar mais, atender mais. Por isso eu me considero jurássica na área. Porque ali começou tudo, em 1986. Eu tenho pacientes vivos desde 1986.


Jornal do Brasil: Com relação ao preconceito. A AIDS enfrentou uma série de preconceitos ao longo dos anos. Já foi doença de homossexuais, invenção do capitalismo, doença da “África”, e ainda teve o episódio de igrejas que não aceitavam a “camisinha”. Houve alguma evolução com relação ao entendimento da população sobre a doença?

Foi uma das principais mudanças ao longo desses 35 anos. O trabalho era monumental, com relação a plano de saúde, atendimento no hospital, enfermagem, famílias, prédios, porque existiam pacientes que eram expulsos de suas casas. Enfim, tudo. Foi uma luta em que combatemos em todas as áreas. Antigamente a AIDS era um tabu. Como dizer para um companheiro que você era HIV? As pessoas se enganavam, e enganavam os outros. Eu perdi pacientes que tinham medo de serem vistos com a medicação, então deixavam de tomar ao longo dia alguns remédios. Essa situação mudou. Quem é esclarecido sabe que a doença deve ser tratada. Há casais que ficam juntos apesar do vírus. O preconceito hoje é outro, é a homofobia, o crime de ódio... O Brasil é um dos países que mais mata gays no mundo.



Hoje, qual a maior difi culdade em tratar a AIDS?

Loreta Burlamaqui: Hoje, a dificuldade é conseguir conscientizar as pessoas. Explicar que a AIDS ainda está aí, e é uma doença sem cura. É uma doença que tem tratamento, sim, que a pessoa fica muito bem, sim, e na maioria das vezes, se o paciente for bem tratado, ele sequer morre disso, morre de outra coisa, velhinho... Mas os remédios têm efeitos colaterais. Tem que fazer o tratamento pela vida inteira... E o que acontece é que as pessoas estão despreocupadas hoje em dia. Elas dizem que têm amigos, conhecidos com a doença e que estão bem, vivem vidas tranquilas, trabalham, casam. É uma falta de medo e uma tranquilidade que não procede. Porque é uma doença sem cura. Outro problema é que a AIDS saiu de moda. Era uma doença de gente rica, artistas, e hoje ela está banalizada. Houve uma época em que ficamos praticamente sem crianças portadoras do HIV. Hoje voltou tudo. Uma série de ganhos que havíamos conseguido foi perdida. A banalização da doença tirou ela do centro das discussões, é como se fosse uma doença do século passado, como a peste bubônica. Só que a peste acabou, a AIDS ainda não. Existem festas hoje em dia onde as pessoas transam sem camisinha sem importar...


Na Alemanha, há registro de um episódio de cura total da doença. Você acredita ser possível erradicar a AIDS?

Loreta Burlamaqui: É o paciente de Berlim. Causou um oba-oba. Mas foi um caso muito especial, muito específico. O que aconteceu: Ele tinha HIV positivo, e foi tratado com transplante de células tronco, de medulas de células tronco. Fez radioterapia, limpou a medula, e fez o transplante. E ele negativou o HIV, e não negativou como a gente chama com a carga viral não detectada. A carga viral não detectada significa que no sangue, no esperma, não tem vírus. Mas no santuário, cérebro, fígado, o vírus ainda está lá, adormecido. Por isso, se ele parar de tomar o remédio, o vírus volta. O vírus dele ainda está lá. Mas, sim, os testes dele apresentam um resultado inédito. E esse paciente teve a sorte do doador da medula dele ser geneticamente privilegiado, um caso único. Representou um oba-oba, mas longe de ser uma cura.


Como é o seu trabalho de diretora médica da Sociedade Viva Cazuza?

Loreta Burlamaqui: Eu gosto de dizer que sou voluntária, e fundei a casa junto com a Lucinha, a mãe do Cazuza. Ela queria usar a experiência dela, e o dinheiro que tinha para tratar crianças e adolescentes. E então ela me chamou para fazer parte deste projeto. Fizemos tudo juntas com relação ao planejamento da casa. Desde quantas mamadeiras e chupetas precisariam ser compradas, ao engajamento em pesquisas que aconteciam na época, como desenvolvimento de novas mediações. Montamos a casa com os recursos dela, Lucinha, e do Banco Mundial, que nos deu apoio. Eu ia lá de madrugada, pegava veia, fazia o trabalho todo. Fizemos parcerias com instituições privadas. Disponibilizamos especialistas, psiquiatria, fonoaudiologia, enfermagem, babás, enfim, tudo mesmo. E a Lucinha vai lá todos os dias... As festas de Natal são uma farra, vão os artistas que a Lucinha conhece. A Paula Lavigne faz uma roda de samba lá, já foram o Pretinho da Serrinha, Martinália...


AIDS é uma doença muito dolorosa, inclusive para os médicos, porque é um tratamento difícil. Antigamente, os pacientes fi cavam com uma aparência frágil, sentiam muita dor. Nunca houve receio com relação à sua escolha?

Loreta Burlamaqui: Tivemos todos. Eu e a Márcia Rachid tínhamos um dia da semana para conversar sobre nossos pacientes, em jantar fora ou num bar. Às vezes perdíamos um doente por semana. Mas víamos tanta coisa boa, tanto doente que poderia ter uma boa vida, uma boa morte. Aquela coisa de respeitar o indivíduo. Eu digo aos meus pacientes: Eu vou com você até o último limite dessa doença. Então é preciso ser forte. Não é uma questão de sacerdócio, mas é preciso uma vocação, é preciso dividir cada experiência, eu me considero uma mulher forte, se não for forte, o médico não aguenta.
 
Ultima Edição:

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.177
Reações
13.229
Pontos
1.439
Nao me surpreende já que hoje os jovens parecem ratos um encima do outro
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.359
Reações
13.876
Pontos
1.429
Perdi recentemente um amigo com essa doenca, o pior foi que ele escondeu da familia e amigos e quando a coisa apertou ja era tarde.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
caramba, ficar tomando remedios a vida inteira é dose.
 


Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Geração de inconsequentes...
Querem tudo fácil, drogas, bebida curtição. Quando chega a conta, não aceitam.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Geração de inconsequentes...
Querem tudo fácil, drogas, bebida curtição. Quando chega a conta, não aceitam.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
Cara jovens sempre foram assim. Não é geração. Anos 80, ~a década de ouro~*cof* está aí pra provar isso.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
Eu achava que Aids não matava mais. Que já era uma doença controlada e superada.

Até que 2 anos atrás um tio meu deu entrada em coma num hospital. Lá a gente descobriu que ele tinha Aids e um mês depois morreu.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Isso aqui é extremamente polêmico: "envolvendo até quebra de patentes"

Por um lado barateou os medicamentos existentes e foi possível oferecer os medicamentos pelo SUS, o que provavelmente foi essencial no prognóstico de um monte de gente. Mas pelo outro, afetou gravemente a pesquisa no Brasil, porque nenhuma empresa vai arriscar gastar bilhões em pesquisa e desenvolvimento por aqui pra depois ter sua patente quebrada.

Isso acabou afastando a pesquisa privada no Brasil, e não só da AIDS, e jogou a responsabilidade toda no governo que, como sabemos, investe forte na pesquisa científica e é extremamente eficiente no que faz.... sqn.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Uma sociedade pode ter leis que abrandam todo tipo de punição contra os irresponsáveis, mas a natureza, essa só respeita sua própria lei.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Camisinha Prudence: 9 reais
Tratamento de AIDS pelo SUS: Grátis
Isso somado ao fato que um bando de idiota não sabe dos efeitos colaterais do tratamento gera um caos... se a bagaça fosse cara todo mundo iria ficar num "c***lho, se pega essa bagaça ou você gasta 500 mangos por mês em remédio, ou morre, ta maluco?"

Tratamento de AIDS gratuito tinha que ser no máximo para quem pega por transfusão ou coisa assim, quem pegou por idiotice tinha que se fuder para dar exemplo.
 

Douglas-as

Bam-bam-bam
Mensagens
2.133
Reações
8.478
Pontos
453
Prevenção é o melhor remédio. Lembro-me do dia em que fui fazer o teste no CTA da minha cidade... Vi um jovem que aparentava ter uns 18/19 anos, ela tinha acabado de sair da sala onde mostrava os resultados e a feição no rosto do rapaz já demonstrava que era soropositivo...
Camisinha consegue de graça no posto. Só não usa quem não quer.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Pra vocês terem uma ideia, está tendo uma pandemia de outras DSTs também, isso ocorre porque esse pessoal fala "ah tem cura", mas os antibióticos estão começando a falhar, e com isso aumenta os casos de pessoas que não conseguem se curar.

No meu tempo de fundamental II, quando aprendíamos sobre reprodução e prevenção, camisinha era regra de ouro, chegou no EM e muita gente falava que detestava camisinha e ia "no pelo", tá ai o resultado, hoje usam métodos anti anticoncepcionais diferentes que não protegem de DSTs, camisinha pra eles é algo visto para não ter filhos e não também evitar doenças.

Isso que acontece com essa galerinha sem noção e "quebradora de padrões", HIV não é gripe, é uma doença pra vida toda, mas como se tratando desde o inicio a expectativa de vida da pessoa é a mesma, eles começam a ligar o f**a-se. Pasmem que na Califórnia agora não era mais crime não avisar que tem HIV pro parceiro e associam a expansão de DSTs a racismo e preconceito.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Eu achava que Aids não matava mais. Que já era uma doença controlada e superada.

Até que 2 anos atrás um tio meu deu entrada em coma num hospital. Lá a gente descobriu que ele tinha Aids e um mês depois morreu.

A AIDS em si não mata, o que mata são as doenças oportunistas que se aproveitam da baixa imunidade causada por ela.

Lembrando que AIDS é o estágio avançado da infecção com HIV.O que mudou de hoje para o passado, é que uma pessoa infectada com HIV e tratada adequadamente pode viver relativamente igual a uma pessoa não infectada,frise-se o adequadamente,pois se evoluir pra AIDS ai complica.Antigamente a mera infecção por HIV já era sinônimo de morte.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Eu sempre uso camisinha. Mas o pessoal acha que estar com camisinha se resolve tudo. Camisinha não te livra de todas as doenças sexualmente transmissíveis!
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
Na OS todo mundo faz sexo 100% seguro, risco zero de pegar essa doença.
:ksafado
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
A AIDS em si não mata, o que mata são as doenças oportunistas que se aproveitam da baixa imunidade causada por ela.

Lembrando que AIDS é o estágio avançado da infecção com HIV.O que mudou de hoje para o passado, é que uma pessoa infectada com HIV e tratada adequadamente pode viver relativamente igual a uma pessoa não infectada,frise-se o adequadamente,pois se evoluir pra AIDS ai complica.Antigamente a mera infecção por HIV já era sinônimo de morte.
Importante também é o estágio da detecção. Tem gente que só descobre quando fica bastante doente e precisa ir no médico ou mesmo ser internada. Aí a carga viral já é muito grande e a pessoa já se encontra debilitada, aí a qualidade do prognóstico pode ser bem ruim.

Eu vi um guri no HC ser desenganado porque quando deu entrada no hospital e confirmaram o HIV ele já estava praticamente entrando em sepsia.

Na OS todo mundo faz sexo 100% seguro, risco zero de pegar essa doença.
:ksafado
Celibato involuntário ftw. :ksafado
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.359
Reações
13.876
Pontos
1.429
Esse é o principal problema do pq a doença esta se disseminando.
Tópico muito util.
Parada foi tensa demais, o pior ainda e que ele passou pra esposa.Ele no trabalho pegou uma gripe e nao passava, foi pro hospital e morreu em 15 dias.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Não gosto nem um pouco desses eufemismos em cima da AIDS, tais como " ela não mata mais", " basta tomar os comprimidos e tudo ficará bem".

AIDS é um lixo de doença, é nojenta (vc pegar vírus de outro) e seu tratamento te faz um eterno dependente do Estado. Sem falar como já exposto aqui, dos diversos efeitos colaterais. Enfim lixo de doença e que não podemos vacilar, é se prevenir o máximo que pudermos.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.089
Pontos
2.179
Jovens de hoje que nasceram na calmaria do fim do seculo 20, sem guerra mundial, sem guerra fria, economia razoavelmente estável, medicina forte, abudancia de alimento, etc, perderam uma caracteristica importante de qualquer ser vivo. O medo de morrer. Esqueceram que o universo está o tempo todo tentando de matar e que temos que agradecer muito a medicina por pelo menos descobrir a causa das doenças. Tratamento já é lucro.

"ah, é só um virus tratável".

PQP, é só um virus?! Uma entidade do mal que se instala nas suas células e começa a tocar o terror. As pessoas perderam o medo disso? Parabéns aos envolvidos.
 

Skull_Knight

Supra-sumo
Mensagens
510
Reações
1.371
Pontos
173
Eu uso Baidu, n corro risco.

*Tenho um medo dessa m****. Melhor prevenção é n acasalar.
 
Ultima Edição:

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Só tem AIDS quem faz exame!

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.359
Reações
13.876
Pontos
1.429
nossa... deve ter sido parecido com a historia dessa mulher aqui (o marido fdp ainda "roubou" o filho recem nascido dela):


Saiu do emprego, depressao, o problema e que como ela nao sabia, ja passou anos sem tratamento e o pior que eles tem 2 filhas lindas.Imagina a cabeca dela, situacao fudida
 
D

Deleted member 219486

Nao me surpreende já que hoje os jovens parecem ratos um encima do outro

Os programas em vez de conscientizarem para coisas educativas sobre como evitar aids, gravidez eles preferem questionar se um cachorro deficiente sofre preconceito de outros cães...
 

Nets

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.222
Reações
2.797
Pontos
1.104
Acho que o maior problema foi que as pessoas perderam o medo mesmo.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
A mão do fap chega a tremer pela saúde que pode se vangloriar.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Não gosto nem um pouco desses eufemismos em cima da AIDS, tais como " ela não mata mais", " basta tomar os comprimidos e tudo ficará bem".

AIDS é um lixo de doença, é nojenta (vc pegar vírus de outro) e seu tratamento te faz um eterno dependente do Estado...
"Aaaaaah para de falar m****. Câncer mata mais que Aids ..." Já recebi isso como resposta em umas das Ns discussões que tive. O foda é que se o cara pegar HIV vai ficar dependente, caso não for rico, pra sempre do estado. Além que os efeitos colaterais dos remédios (imagine como o corpo vai trabalhar com tantas drogas pesadas pra sempre) e as doenças oportunistas irão foder o corpo ainda mais... Uma simples gripe pode matar. Já vi em uma entrevista (ou documentário) de um sujeito que disse que preferia ter esse vírus a ter diabetes...
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Os programas em vez de conscientizarem para coisas educativas sobre como evitar aids, gravidez eles preferem questionar se um cachorro deficiente sofre preconceito de outros cães...
Cara hoje eu não perdoou quem não sabe as formas de se proteger. A internet tá muito acessível. Mas aí que tá, usar a internet pra acessar Whats e Facebook ou fazer algo decente com ela. Nos livros da escola também tem. A culpa são das pessoas mesmo. O estado já fez demais. Até capinha eles dão de graça no posto (e em algumas escolas). Só falta botar a capinha...
 
Ultima Edição:
Topo Fundo