O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


10 anos do desastre: Final Fantasy XIII

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
dims


A exatamente 10 anos atrás era lançado Final Fantasy XIII, para muitos o começo do fim da franquia Final Fantasy...

Anunciado com pompa na E3 2006 ao lado de dois outros games da série, Versus XIII e Agito XIII, todos parte de uma subsérie da franquia chamada Fabula Nova Crystallis. A apresentação inicial impressionou aos fãs com a Sqaure-Enix mostrando uma visão ambiciosa para trazer Final Fantasy a uma nova geração.




Novamente na E3, dois anos depois, o mundo dos games entrou em choque com o anúncio no palco da Microsoft feito pelo CEO da Square-Enix de que o game, até então exclusivo do PS3, também daria as caras no Xbox 360 na América do Norte e Europa em uma das quebras de exclusividade mais comentadas em todos os tempos.




Então finalmente no dia 17 de dezembro de 2009 o game era lançado em terras japonesas para o PS3 (No 360 o jogo só apareceu depois na versão International). O título foi muito bem avaliado pela Famitsu com nota quase perfeita (39/40) e teve de longe o maior lançamento de um jogo de PS3 no Japão, com mais de 1.5m de cópias em 4 dias. Ainda assim para o padrão da série esses números foram um pouco baixos, mas a base instalada do PS3 também não ajudava.

Em março de 2010 foi a vez dos ocidentais receberem o game. A imprensa especializada fez uma análise positiva do jogo com média 83, mas nos fórums de internet começaram a chover comentários críticos. Para alguns foi uma verdadeira decepção, embora elogios também tenham ocorrido para ser justo.

O final dessa história todos já sabem, veio FF XIII-2, depois Lightning Returns e a tão promissora Fabula Nova Crystallis encerrou o seu ciclo sem brilho, embora ainda existam fãs que defendam fervorosamente esse capítulo da história da franquia.

Fica o registro do aniversário de um dos games mais controversos não só da franquia como dos games em geral: Final Fantasy XIII
 
Ultima Edição:

John Kabira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.021
Reações
7.767
Pontos
1.229
Esse eu me arrastei pra terminar.
Depois não quis nem encostar nas sequências.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
não achei desastre nenhum. O Lightning Returns sim é zoado. o XIII e o XIII-2 são bem legaizinhos.
o que o povo critica nele, de ser mapa corredor, eu curti. só curto openworld medieval haha
 


Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Comprei o game em japonês na época, nem esperei sair no Ocidente, estava muito ansioso e dai a Square fez essa bomba....e não contente em entregar esse FF horrivel a Square ainda me faz duas sequências dessa bomba :klol

Tirando FFXIV que é MMORPG o ultimo FF que prestou foi o FFXII.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.771
Pontos
603
Não acho que a Franquia Final Fantasy esteja perto do fim ou no processo de acabar mal no quesito qualidade como texto menciona. Não joguei esse XIII justamente pela reação negativa (um dia ainda hei de dar uma chance), mas, além do remake do VII q tá chegando, pra mim, o XV é um passo certo pro futuro, pois apesar de todas as falhas que o jogo possui tem muitos elementos ali com muito potencial pra gerar um próximo game grandioso, que traga de volta todo o prestígio e qualidade da série.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
Comprei o game em japonês na época, nem esperei sair no Ocidente, estava muito ansioso e dai a Square fez essa bomba....e não contente em entregar esse FF horrivel a Square ainda me faz duas sequências dessa bomba :klol

Tirando FFXIV que é MMORPG o ultimo FF que prestou foi o FFXII.

Foi vc que importou o bundle do PS3 com o jogo?

Me lembro que alguém no fórum fez isso.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Comprei há um tempo na Steam mas nunca terminei, embora pretenda. Aliás, curto bastante essa musiquinha do trailer.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.632
Pontos
1.053
Me lembro até hoje as imagens e vídeos do jogo, por essa época comprei o PS3 e já comprei ele pra jogar. Consegui por umas 10 horas e depois não foi mais. Sério que jogo decepcionante. Na época troquei por algo e nunca mais joguei depois.

Enviado de meu Mi 9 Lite usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Não acho que a Franquia Final Fantasy esteja perto do fim ou no processo de acabar mal no quesito qualidade como texto menciona. Não joguei esse XIII justamente pela reação negativa (um dia ainda hei de dar uma chance), mas, além do remake do VII q tá chegando, pra mim, o XV é um passo certo pro futuro, pois apesar de todas as falhas que o jogo possui tem muitos elementos ali com muito potencial pra gerar um próximo game grandioso, que traga de volta todo o prestígio e qualidade da série.

Ninguém acha que Final Fantasy vai acabar, a marca é muito forte pelo seu passado e por isso ainda rende muito dinheiro, como o Sonic por exemplo.

Mas é notória que a sua importância no cenário dos RPGs diminuiu exponencialmente.

Atualmente ninguém cita os últimos jogos da série Final Fantasy como expoentes do gênero RPG moderno como era antigamente, cada dia que passa tem ficado mais irrelevante.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.771
Pontos
603
Ninguém acha que Final Fantasy vai acabar, a marca é muito forte pelo seu passado e por isso ainda rende muito dinheiro, como o Sonic por exemplo.

Mas é notória que a sua importância no cenário dos RPGs diminuiu exponencialmente.

Atualmente ninguém cita os últimos jogos da série Final Fantasy como expoentes do gênero RPG moderno como era antigamente, cada dia que passa tem ficado mais irrelevante.
Não foi num sentido literal que eu disse, e sim relevância e qualidade mesmo. Ainda acho que a série tem um futuro promissor e que vai resgatar o "respeito", por assim dizer.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.608
Reações
60.134
Pontos
1.724
Desde FF XIII que não temos um FF (single) digno da série, e sendo o que os fãs esperam.

O mais próximo disso vai ser com FF VII Remake, mas só pq é um Remake que está sendo mais tradicional mesmo.

FF XIII não é um RPG ruim. Mas é um FF ruim.

A Square Enix tem a franquia que muitos estúdios queriam ter, mas não conseguem trazê-la de volta. Como fã de FF é muito triste o rumo que a série tomou do XIII pra frente.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.771
Pontos
603
Não estou vendo isso. Achei Final Fantasy XV outra piada de mau gosto.
Final Fantasy XV é um jogo que passa um sentimento de inacabado, erra muito, mas não é um jogo ruim.

O open world foi utilizado mal com um mundo vazio, cidades muito aquém do que foi apresentado no XII por exemplo, este último que considero bem vivo e vibrante. Mas Final Fantasy possui um universo e uma beleza visual que poucos jogos tem, e se eles aprimorarem essa fórmula, utilizando alguns bons elementos de vários jogos da franquia, com mais interações e atividades, vai cair muito bem. Talvez fosse isso que as pessoas esperavam ao hypar ele.

O sistema de batalha eu achei divertidíssimo, mas eles tem que consertar esse sistema ruim de magias, com aquelas "granadas" e tals. Basta retornarem com um sistema de MP e pronto, além de darem uma balamceada maior nos desafios.

Enredo e estrutura, que foi o maior erro ao meu ver, é fácil se redimir, a square sabe criar uma boa história e com certeza vão ler o feedback e consertar os erros.

Enfim, acho que um Final Fantasy XV feito de forma correta, corrigida, seria incrível.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
nunca joguei, não posso opinar.
depois do FF8 meu interesse na franquia ficou minimo.
vi uns colegas jogando o 9 mas o estrago ja tinha sido feito.
FF8 o last jedi dos final fantasy.
 
Ultima Edição:

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Não estou vendo isso. Achei Final Fantasy XV outra piada de mau gosto.

Então mas eu acho que a Square percebeu que está afastando muito fã antigo de FF com esses games mediocres que ela está fazendo na série principal, acho que FFXVI será uma volta as origens da série, pelo menos é o que eu acredito pq se for aos moldes de FFXV podem enterrar a série e viver só do passado.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.542
Reações
21.698
Pontos
1.484
Rejoguei recentemente. O game tem pontos altos e baixos bem marcantes.

Tem alguns personagens muito bons, e isso me fez manter o foco nos momentos em que o jogo falhava. O enredo também é bom. A forma como a história vai se construindo tem uma boa cadência, no meu ponto de vista.

Graficamente, ainda hoje, o jogo é bonito. Envelheceu bem neste quesito.

A jogabilidade tem seus momentos. Pra mim, o combate em si é muito bom, mas, embora os lindos efeitos visuais, não gostei do uso dos Eidolons. Gostei dos Paradigmas e árvores de habilidades de cada personagem, possibilitando estratégias interessantes pra montar a composição.

De ruim, os clássicos clichês um tanto infantis de alguns personagens, - Hope tem profundidade e maturidade em alguns pontos, mas é um porre em outros. “Operação Nora” é das coisas mais enfadonhas que já tive que tolerar.

E os corredores, né. Eles existem em muitos jogos. Foda do FFXIII é que nem tentaram dar aquela mascarada. O design literalmente é baseado em corredores na maior parte do jogo.

Um ótimo jogo, mas um Final Fantasy mediano.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Lembro que quando comprei esse jogo pro 360 em 2010 me assustei pq tinha 3 discos. Mas não é um jogo ruim como muitos dizem(mas tbm não é bom), no mais, vou postar esse vídeo clássico aqui:



É ruim sim.

Se fosse publicado por essas outras desenvolvedoras de JRPGs AA com gráficos mais simples ninguém teria dado a mínima e amargaria notas baixas no metacritic.

Muita gente na época teve medo de descer a lenha só por causa do nome Final Fantasy.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.102
Pontos
1.054
É ruim sim.

Se fosse publicado por essas outras desenvolvedoras de JRPGs AA com gráficos mais simples ninguém teria dado a mínima e amargaria notas baixas no metacritic.

Muita gente na época teve medo de descer a lenha só por causa do nome Final Fantasy.

Tão ruim quanto code veronica, né?

FFXIII é um jogo mais ou menos, não chega ser ruim e nem chega a ser bom.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
Então mas eu acho que a Square percebeu que está afastando muito fã antigo de FF com esses games mediocres que ela está fazendo na série principal, acho que FFXVI será uma volta as origens da série, pelo menos é o que eu acredito pq se for aos moldes de FFXV podem enterrar a série e viver só do passado.

Não confio na S-E mais, o VII pode vir a ser bom pq é remake, mas um novo Final Fantasy pra mim será uma grata surpresa ser for bom.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.224
Reações
18.436
Pontos
753
Eu gostei desse jogo.
O desenvolvimento dos personagens é o ponto forte.
Ainda me lembro do impacto daquela CG em que Sazh descobre a verdade sobre Vanille.

Claro que o lance corredor poderia ter sido revisto. Não é à toa que lançaram o ótimo XIII-2.
O problema é que na sequência veio o intragável LR. Aí não tem como defender né...
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
a questão é existe algum FF além do 7 que não seja um desastre ?? Todos eles são praticamente iguais, só muda os nomes , já que as histórias são sempre batidas e manjadas, com o gameplay inovando pouco ou nada e lotado daqueles menus burocráticos que os japoneses adoram , eu sinceramente não sei como essa franquia ainda tem alguma relevância.

pega aí a melhor história de toda a franquia FF que ela não chega nem perto da trilogia Witcher, que tem tudo melhorado, até as side quests do "bruxão" tem mais conteúdo do que muita Quest principal da franquia FF !!!
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
a questão é existe algum FF além do 7 que não seja um desastre ??

Vc acha FFIX desastre? eu até concordo que possam não gostar do FFX, ou até do FXII (acho ambos excelentes principalmente o FFXII), mas FFIX é uma obra prima, um dos melhores da série sem exagero algum.
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
Então finalmente no dia 17 de dezembro de 2019 o game era lançado em terras japonesas para o PS3


Então lançou hoje! E a versão PS4 e XO? Vai sair pra switch também?
 
Topo Fundo