O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A bolha dos indie games está para estourar +Artigo

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Problema é a quantidade. Tem bastante coisa boa saindo, mas chega no ponto que é impossível acompanhar.

E claro, também tem uma montoeira de porcaria.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Jogo muito mais indie que AAA. Mas assim, muito mais mesmo. E quase todo ano, indies são sempre os meus GOTY's.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Não penso da mesma forma, tive uma experiência mais agradável esse ano com Hollow Knight e Dead Cells do que com God of War e Red Dead Redemption 2.

Pra mim ambos os indies que citei estão no top dos melhores jogos da geração.

Hollow Knight então é um masterpiece.
vc citou 2 indies excelentes, mas

agora pega a steam e conta quantos indies tem la...

vc perde as conta de quantos lixos tem...

a quantidade de porcaria sufoca a quantidade de coisa boa
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
vc citou 2 indies excelentes, mas

agora pega a steam e conta quantos indies tem la...

vc perde as conta de quantos lixos tem...

a quantidade de porcaria sufoca a quantidade de coisa boa

Mas a quantidade de lixo é porquê qualquer pessoa pode fazer um jogo indie.

Na minha opinião é preciso demandar um pouco de paciência, pois muitas vezes o indie chamado de cópia é na verdade o primeiro jogo daquele developer, então funcionaria mais como uma forma de ganhar experiência.

Com certeza Hollow Knight não foi o primeiro jogo dos três developers que o fizeram. Sim, esse masterpiece foi feito apenas por três fucking pessoas.

No Steam tem o filtro da avaliação dos usuários e para incentivar a compra no lançamento acho que deveriam oferecer demos, pois como disse antes é complicado comprar algo às cegas sem existir na maioria das vezes um histórico por trás da desenvolvedora indie.

Mas Hollow Knight e Dead Cells são a prova viva que desenvolvedoras indies podem sim entregar masterpieces superando vários e vários jogos AAA.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Infelizmente hoje nem me empolgo tanto com indies. Minha wishlist até tem alguns indies, mas dou preferência aos títulos AAA. A verdade é que só jogo indie se sai na plus. Por acaso, a plus me ensinou como tem indie b*sta por aí...

Mas vou mandar a real para vocês. Para um desenvolvedor, um jogo indie é meio que só para colocar no currículo e assim conseguir coisas melhores, ou trabalho de algum estudante na área. É mais para treinar, sabem? Você cria seu joguinho e bota na Steam, se vender, vendeu. Se não vender, bota no currículo e tenta um emprego na área. Se fizer sucesso, aí sim a pessoa começa a pensar em se dedicar um pouco mais ao jogo e talvez assim virar um verdadeiro "independente".

Pode acontecer o contrário também. Um veterano da área, já estável financeiramente, resolve se juntar com alguns amigos e fazer algo por conta própria. Normalmente aí estão os melhores indies.

Mas achei interessante o fato desse artigo ser de 2014 e nenhuma bolha ter estourado ainda. Por quê? Na verdade, acho que jogos indies no geral tem conquistado mais espaço, justamente pelos jogos AAA estarem, de uma maneira geral, seguindo uma mesma fórmula. Acho que mais e mais jogadores estão buscando um jogo que provoque uma "experiência", que traga algo novo, ou gere reflexão. Difícil encontrar essa experiência jogando battle royale. Além disso, o que seria uma bolha estourando nesse mercado? Como acredito que indies servem como meio de se adquirir currículo (ou crise de meia idade de um veterano), você não vê ninguém falando por aí como seu jogo indie ruim fez você ir à falência. Por isso, essa bolha não vai estourar tão cedo.

Mas no ano se lançarem 5 AAAs de qualidade acima da média é muito, estou falando de nota >9.

No mercado indie é a mesma coisa, tem que saber filtrar.

Jogue Hollow Knight e Dead Cells, ambos são masterpieces. Em nenhum momento querem ser parecidos com um jogo da geração 8 ou 16 bits, eles possuem identidade própria com mecânicas do que mais há de mais atual.

É incrível por exemplo como Dark Souls, um jogo 3D, tem inspirado tantos indies 2D. Posso dizer que os jogos indies inspirados em Dark Souls tem tido mais sucesso de crítica do que os jogos AAAs inspirados no mesmo jogo.
 

LudwigVonMises

Bam-bam-bam
Mensagens
1.253
Reações
3.231
Pontos
303
Primeiramente, fora Reset Era!!!! Site lixo, cheio de dementes intolerantes!!!!

Sobre o tópico, essa é a dinâmica natural do mercado. Muitas empresas deixarão de existir, as mais competentes sobreviverão.

Com sites como Metacritic reunindo as críticas dos jogos, fica difícil um jogo ruim fazer sucesso, o que é muito bom para os consumidores, pois obriga as empresas a polir bastante seu produto, se quiser uma chance de conquistar o público.
 


Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Entendo pouco de indie e raramente testo algum mas os que joguei, exceto To the Moon, Undertale, Dear Esther e Her Story provavelmente, não tinham desempenho técnico muito diferente de jogos financiados por empresas grandes: games como Journey, Divinity Original Sin, The Walking Dead, Planescape Numeria e Pillars of Eternity (OK, esses dois últimos não tão tão bonitos e têm loading maiores) se não dissessem por ai que são independentes eu não desconfiaria, fizeram bom uso de um orçamento mais robusto.

Alias, meu jogo favorito dessa geração novamente é indie, na passada foi Journey e nessa é Talos Principle. Nenhum deles tem cara de produção de fundo de quintal.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053
a Croteam existe desde 1993, já publicou Serious Sam entre outros.
Journey teve 14 pessoas envolvidas na criação do jogo e foi produzido enquanto o estúdio tinha contrato com a Sony.
são estúdios pequenos sim, mas longe de ser indie.

indie é aquele jogo de 1-3 pessoas e publicado de forma independente, sem grandes publishers por trás.

problema que a galera divide tudo entre Indie e AAA, aí fica díficil levar a sério.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.132
Pontos
1.048
Acho que apesar de tudo, todo mundo tem seu espaço. Via de regra, pouquíssimos venderão muito e muitos venderão pouquíssimo, como já é o usual.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.985
Pontos
1.434
Problema é a quantidade. Tem bastante coisa boa saindo, mas chega no ponto que é impossível acompanhar.

E claro, também tem uma montoeira de porcaria.
O ideal é que não seja você que faça a filtragem, não só isso vai demandar muito tempo, como você ficará frustrado, j,a vez que vai ver muito mais jogos que não quer jogar do que alternativas interessantes, o que ajuda a criar a imagem que só tem lixo.

O que faço é usar o canal Get Indie Gaming, no geral sai pelo menos uns dois ou três games interessantes por mês, usando este canal, mesmo se jogasse apenas games de pequeno porte, teria um enorme backlog.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.985
Pontos
1.434
Entendo pouco de indie e raramente testo algum mas os que joguei, exceto To the Moon, Undertale, Dear Esther e Her Story provavelmente, não tinham desempenho técnico muito diferente de jogos financiados por empresas grandes: games como Journey, Divinity Original Sin, The Walking Dead, Planescape Numeria e Pillars of Eternity (OK, esses dois últimos não tão tão bonitos e têm loading maiores) se não dissessem por ai que são independentes eu não desconfiaria, fizeram bom uso de um orçamento mais robusto.

Na verdade estes jogos que você citou não tem orçamentos mais robustos, perdem até mesmo dentro do mercado indie. O Divinity, por exemplo, teve orçamento de € 4 milhões, um quarto disso via kickstarter, foi publicado pela própria Larian e só pegou publisher para os consoles.

São games que são a prova do conceito que falei, com a democratização das ferramentas de financiamento e possibilidade de reduzir custos na distribuição digital, uma nova porta se abriu para games e transformou um mercado contra cultura em algo bem mais versátil e difícil de definir.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Unlucky Dog

Larva
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
3
Se bem entendi o texto, o que o autor sugere é que o preço médio do indie vai tender a cair devido ao excesso de jogos; dessa forma, para manter a receita igual aos tempos passados, os pequenos desenvolvedores vão ter que aumentar a quantidade de vendas, só que se a demanda por jogos permanecer constante, não vai dar pra expandir muito essa quantidade. O outro ponto que complementa o que ele diz é que devido aos constantes bundles e promoções de jogos já considerados “sólidos”, os jogadores vão se entupindo com estes jogos e isso vai diminuindo a atenção e o interesse que eles supostamente teriam para buscarem e se arriscarem pagando por coisas incertas. Ou seja, não vai existir absorção para a nova quantidade necessária e o “déficit de atenção” do consumidor aumentaria, o que levaria a uma queda brusca no número de desenvolvedores, talvez até desestimulando a entrada de novos desenvolvedores.

Faz sentido a análise, só que isso não é bem uma bolha, muito menos uma crise, é só um ajuste natural de mercado. Fora que não existem muitos motivos pra acreditar que a demanda por jogo vai permanecer constante ou estável, a cada ano mais pessoas vão ganhando acesso ao uso de computadores, isso pode representar um aumento na procura de jogos, não uma estagnação. Outro ponto é que enquanto existir gente apaixonada por joguinho e gente com expectativas de conseguir criar o novo Minecraft pra lucrar horrores, vai existir gente desenvolvendo jogo. O que muda é o aumento no desafio de conseguir ser notado, fora o aumento do crivo de qualidade no produto, mas isso vale pra todos os setores com alta concorrência.

No final do dia, sempre vai ter espaço pra jogo bom, uma hora ou outra alguém jogará seu produto, ainda mais com a simplicidade existente para encontrar novas informações. Caso o jogo tenha uma ótima qualidade, a avaliação naturalmente será positiva, o que vai acabar por atrair novos consumidores e aumentar a possibilidade de fazer dinheiro em cima do jogo. Como um todo, essa dinâmica no mercado não é necessariamente um problema que vai destruir todos os indies.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Na verdade estes jogos que você citou não tem orçamentos mais robustos, perdem até mesmo dentro do mercado indie. O Divinity, por exemplo, teve orçamento de € 4 milhões, um quarto disso via kickstarter, foi publicado pela própria Larian e só pegou publisher para os consoles.

São games que são a prova do conceito que falei, com a democratização das ferramentas de financiamento e possibilidade de reduzir custos na distribuição digital, uma nova porta se abriu para games e transformou um mercado contra cultura em algo bem mais versátil e difícil de definir.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
O caso do Divinity eu ainda acho milagre o que fizeram com "só" 4 milhões. É uma obra-prima, com elementos muito complexos, lindos gráficos, gigantesco, nível de detalhe absurdo em todos sentidos.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.110
Reações
7.207
Pontos
774
Com as ferramentas de desenvolvimento ficando cada vez mais acessíveis a tendência é aumentar e não diminuir. O que é bom, pois quanto mais gente produzindo jogos, maior a chance de sair alguma coisa boa. Além disso, com a popularização cada vez maior da indústria de jogos, cada vez mais as grandes produções serão direcionadas ao público casual, e os indies entram aí como uma alternativa a essa tendência.

Hoje você tem estúdio indie com meia dúzia de pessoas fazendo cRPG hardcore em turnos usando a UE4. Há alguns anos atrás isso seria inimaginável.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Faz anos que eu não jogo um jogo indie, cansei. Firewatch é indie? Acho que foi o ultimo que joguei.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu acho que a "bolha dos AAA" é um perigo bem maior.

Mas lógico, qualquer lugar onde a oferta é maior que a demanda vai ter problema.
Por isso que jogos de nicho fazem sucesso, eles disputam apenas dentro do próprio nicho.

Pra quem acha que o volume de jogos é o problema e a solução é "proibir jogos de serem lançados" (como acontece em algumas discussões sobre o Steam) já aviso que isso é uma bobeira que não condiz com a realidade, para dar um exemplo: Imagina a industria do cinema, quantos filmes sai por ano? E a da música? E a das séries que toda semana tem uma nova com um monte de episódios? E a dos livros? E os restaurantes de uma cidade? Todos eles tem um volume muito maior que a dos games.

Poderia dar inúmeros exemplos, tudo tem MUITA OPÇÃO e quem quer jogar TUDO vai se ferrar pq é humanamente impossivel mesmo pra quem trabalha com games, é ai que entra a importância de focar naquilo que é do seu interesse ao invés de jogar tudo que cai no seu colo pq o preço tava barato ou pq te deram na PSN/Live de graça... encontre o seu grupo e apoie ele.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.985
Pontos
1.434
Pra quem acha que o volume de jogos é o problema e a solução é "proibir jogos de serem lançados" (como acontece em algumas discussões sobre o Steam) já aviso que isso é uma bobeira que não condiz com a realidade, para dar um exemplo: Imagina a industria do cinema, quantos filmes sai por ano? E a da música? E a das séries que toda semana tem uma nova com um monte de episódios? E a dos livros? E os restaurantes de uma cidade? Todos eles tem um volume muito maior que a dos games.

Concordo, mesmo porque não estamos falando de bolha, mas concorrência. Está quantidade de lançamentos tem refletido na melhora constante dos games, para se destacar os caras estão tendo que implementar ideias diferentes ou refinar as que já existem.

Não vejo motivo para preocupação como consumidor, problema mesmo tem é que está começando e precisa se posicionar.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Eu acho que a "bolha dos AAA" é um perigo bem maior.

Mas lógico, qualquer lugar onde a oferta é maior que a demanda vai ter problema.
Por isso que jogos de nicho fazem sucesso, eles disputam apenas dentro do próprio nicho.

Pra quem acha que o volume de jogos é o problema e a solução é "proibir jogos de serem lançados" (como acontece em algumas discussões sobre o Steam) já aviso que isso é uma bobeira que não condiz com a realidade, para dar um exemplo: Imagina a industria do cinema, quantos filmes sai por ano? E a da música? E a das séries que toda semana tem uma nova com um monte de episódios? E a dos livros? E os restaurantes de uma cidade? Todos eles tem um volume muito maior que a dos games.

Poderia dar inúmeros exemplos, tudo tem MUITA OPÇÃO e quem quer jogar TUDO vai se ferrar pq é humanamente impossivel mesmo pra quem trabalha com games, é ai que entra a importância de focar naquilo que é do seu interesse ao invés de jogar tudo que cai no seu colo pq o preço tava barato ou pq te deram na PSN/Live de graça... encontre o seu grupo e apoie ele.

Sim, claro que restaurantes tem em toda esquina. Mas isso é porque precisamos comer diariamente.

Filmes são mais curtos que games e são mais baratos. Em termos de renda é possível comportar um volume maior.

O problema dos games entrarem em saturação é que em algum momento o mercado só vai crescer conforme a economia também crescer. Claro que a economia pode crescer justamente por conta do mercado de games, o mercado de entretenimento emprega várias pessoas em setores diferentes da economia. Mas tudo tem um limite.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Sim, claro que restaurantes tem em toda esquina. Mas isso é porque precisamos comer diariamente.

Filmes são mais curtos que games e são mais baratos. Em termos de renda é possível comportar um volume maior.

O problema dos games entrarem em saturação é que em algum momento o mercado só vai crescer conforme a economia também crescer. Claro que a economia pode crescer justamente por conta do mercado de games, o mercado de entretenimento emprega várias pessoas em setores diferentes da economia. Mas tudo tem um limite.
Existem ai as diferenças entre os meios (jogos, filmes, series, livros e obviamente restaurantes) onde alguns são mais necessários que outros.
Restaurante é um caso engraçado pq tem os basicos (self service) e os focados em um tipo de publico, por exemplo restaurante japones, chinês, mexicano, peruano, fast food, especializado em frango ou batata... e esses são fora da "necessidade de sobrevivencia", é mais um prazer especifico. Mesmo que tenha comida basica infinita no mundo (arroz, feijão, legumes e carne) esses lugares vão continuar tendo publico.

Jogo tem uns mais curtos e outros mais longos, mas a programação para assistir é a mesma coisa: Tem filme, seriado que alguns já tem mais de 80 horas se juntar todos episódios, os infinitos (como quem acompanha novela ou futebol) e por ai vai. O diferencial dos games é onde a pessoa participa ao invés de só assistir.

Acredito que antigamente compravam um jogo só por ser indie pra "ajudar", então mesmo quem não gostava de Braid ou Limbo acabava comprando pra apoiar. Hoje em dia o pessoal ta mais focado, procura aqueles que estão dentro do seu interesse seja pq é um roguelike, pq lembra dark souls, pq tem personagens de anime pelada, pq da pra namorar com pombo...

No fim acredito que funciona a mesma regra, por isso que Minecraft explodiu mesmo com o mercado lotado de AAAs em todas plataformas.
E ai o Minecraft abriu espaço pra toneladas de jogos do tipo "survival" que vieram depois que foram feitos por equipes pequenas.






Acho que a diferença de hoje é que agora um jogo indie não vende mais por "dó" do desenvolvedor, agora a pessoa precisa pensar muito mais e inclusive ter umas boas aulas de analise de mercado se quiser entrar preparado nesse meio.

Você ve como Undertale meio que ocupou uma lacuna que só existe pq Earthbound/Mother parou de ser feito, como Stardew Valley veio para ocupar o lugar do Harvest Moon e por ai vai... então alem das ideias novas, ainda tem o resgate de ideias do passado que foram esquecidas.
 

Heishiro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.485
Reações
9.973
Pontos
449
Mas a quantidade de lixo é porquê qualquer pessoa pode fazer um jogo indie.

Na minha opinião é preciso demandar um pouco de paciência, pois muitas vezes o indie chamado de cópia é na verdade o primeiro jogo daquele developer, então funcionaria mais como uma forma de ganhar experiência.

Com certeza Hollow Knight não foi o primeiro jogo dos três developers que o fizeram. Sim, esse masterpiece foi feito apenas por três fucking pessoas.

No Steam tem o filtro da avaliação dos usuários e para incentivar a compra no lançamento acho que deveriam oferecer demos, pois como disse antes é complicado comprar algo às cegas sem existir na maioria das vezes um histórico por trás da desenvolvedora indie.

Mas Hollow Knight e Dead Cells são a prova viva que desenvolvedoras indies podem sim entregar masterpieces superando vários e vários jogos AAA.

Só passando aqui pra dizer que concordo em relação ao Hollow Knight, excelente game, top 5 do ano sem dúvidas, e, dentre os indies, melhor que Celeste, que é um bom game, mas tem alguns probleminhas de design.

Dead Cells comprei no ps4 mas ainda não joguei.

Tem algum tópico aqui no fórum onde estejam discutindo esses games?
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.985
Pontos
1.434
Só passando aqui pra dizer que concordo em relação ao Hollow Knight, excelente game, top 5 do ano sem dúvidas, e, dentre os indies, melhor que Celeste, que é um bom game, mas tem alguns probleminhas de design.

Dead Cells comprei no ps4 mas ainda não joguei.

Tem algum tópico aqui no fórum onde estejam discutindo esses games?

Já houve tentativas, mas nenhuma durou muito tempo, acaba que é o mesmo tema discutido no topico: são muitos games, tirando um ou outro título centralizador como Dead Cells é improvável que a galera esteja jogando a mesma coisa.

Acaba que já é difícil fazer tópico oficial de game retail, quando você abre o leque a coisa só complica. Em termos de indicações, olhem o Iconoclasts, me surpreendeu, tenho curtido até mais que Hollow Knight.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Heishiro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.485
Reações
9.973
Pontos
449
Já houve tentativas, mas nenhuma durou muito tempo, acaba que é o mesmo tema discutido no topico: são muitos games, tirando um ou outro título centralizador como Dead Cells é improvável que a galera esteja jogando a mesma coisa.

Acaba que já é difícil fazer tópico oficial de game retail, quando você abre o leque a coisa só complica. Em termos de indicações, olhem o Iconoclasts, me surpreendeu, tenho curtido até mais que Hollow Knight.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Baixei no vita, vou jogar quando estiver viajando. Pena que agora o vita ta morto, eu achava ele uma ótima plataforma para indies.

Sei que o switch substitui, mas no switch os jogos são sempre mais caros.
 
Topo Fundo