O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A complexidade no desenvolvimento de títulos multiplataforma

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.068
Reações
6.944
Pontos
283
Vi essa thread no Twitter, com o Martin Griffiths, o programador de engine da Hello Games, falando sobre a complexidade de dar suporte a várias plataformas hoje em dia. São muito mais plataformas do que se imagina, cada uma com suas peculiaridades.

Aqui está uma lista divertida da combinatória de plataformas que atualmente oferecemos suporte em No Man's Sky. Tudo isso tem que funcionar para cada atualização e cada patch que sai pela porta! É uma lista longa, que espero que transmita a complexidade envolvida no lançamento de um grande jogo multiplataforma como o nosso:

PS4 (base)
PS4 (Pro, x2 - modos 1080p/4k)
PS4 (PSVR base)
PS4 (PSVR pro)
PS4 (PSVR, aprimorado ao rodar no PS5)
Xbox One, Xbox One S
Xbox One X (x4 - modos Qualidade/Perf, modos 1080p/4k)
Xbox Series S (x4 - modos Qualidade/Perf, modos 1080p/4k)
Xbox Series X
Switch (portátil)
Switch (modo TV)
PS5
PS5 (PSVR2)
PC (cerca de 140 combinações de opções gráficas - modos AA, Super Resolução, Qualidade, etc.)
Mac (uma quantidade semelhante de opções, com suporte de desenvolvimento do The-Forge)
PC (Steam Deck, Rog Ally, Intel, laptop/gráficos integrados)
PC (VR, cerca de uma dúzia de headsets compatíveis e a maioria das mesmas opções do modo plano)

Devo acrescentar que esta é uma análise simplificada, centrada no mecanismo gráfico/plataforma, sem contar os principais sistemas como rede, entrada e áudio… Existem também muitos outros caminhos integrados, como HDR e escala de resolução dinâmica (DRS) no console, otimizações específicas do fornecedor de GPU no PC e renderização desejada para PSVR2. Tudo isso criado e mantido em uma única base de código unificada, pela equipe (relativamente pequena) da Hello… é certamente um conjunto de quebra-cabeças super divertido para trabalhar todos os dias!


Xbox e seus nomes bizarros, podem provocar bugs!

Com tantas combinações e opções de plataformas, estabelecer a configuração exata necessária para reproduzir um bug no No Man's Sky é sempre o primeiro passo para o controle de qualidade ou para um programador trabalhando em um problema - dentro de toda essa complexidade, você não acreditaria quantas vezes o Xbox a convenção de nomenclatura causa confusão: One S vs. Series S ou One X vs Series X. Principalmente o primeiro.. mesmo com relatos de amigos ou pessoas da indústria - como se o bug estivesse no "S"... "você sabe... o branco menor." :)

Ah.. poder voltar no tempo nessas escolhas de nomes!



Christer Ericson, VP tecnológico da Activision, comentou em cima, informando que ainda existe o mundo mobile, que é imensamente maior.
Ele mostrou uma parte de um datacenter, onde ele disse que automatizam o processo de desenvolvimento de Call of Duty para diversas plataformas.



Esta é uma fração (alguns de nossos devkits PS4) da infraestrutura que constrói Call of Duty 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Adicione PS5s, XBox geração 8+9, milhares de VMs de trabalho de CI/CD (centenas de hosts da classe Dell R650), GPUs/VGPUs, telefones+hosts Mac e você terá nossa enorme infraestrutura de construção/teste em “escala COD”.


 


Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.974
Reações
57.092
Pontos
2.164
É a vida do desenvolvedor.
Trabalhar com tecnologia é isso.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.920
Reações
230.290
Pontos
2.529
Mais difícil hoje ou na época de SNES e mega? GameCube e PS2?


E eu sempre falei sobre esses nomes horrorosos da Mic, causam uma confusão sinistra.


E ao contrário do pessoal que comentou, eu achei legal a informação. Muito bom saber como é o trabalho de quem faz os jogos que a gente gosta.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.343
Reações
28.430
Pontos
1.103
Só mostra o quanto a Microsoft faz mal para indústria por fazerem as pessoas trabalharem mais para portar as coisas para um videogame sem qualquer tipo de relevância mercadológica. Espero que os trabalhadores recebam adicionais, principalmente de insalubridade por lidarem com material tóxico, que não duvido de nada terem partículas de césio 137 em sua composição.

Programadores merecem o respeito, por terem de aturar um monte de besteira, seja de chefes ou de público que vai massacrar em rede social se o jogo sair todo quebrado e por ai vai... sem contar videogames com arquiteturas malucas como a do Saturn e PS3.

Claro que isso vale para boa parte das profissões tb, cada uma com seus percalços.
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.068
Reações
6.944
Pontos
283
Mais difícil hoje ou na época de SNES e mega? GameCube e PS2?


E eu sempre falei sobre esses nomes horrorosos da Mic, causam uma confusão sinistra.


E ao contrário do pessoal que comentou, eu achei legal a informação. Muito bom saber como é o trabalho de quem faz os jogos que a gente gosta.

Depende do ponto de vista. Desenvolver era mais difícil, não havia tantas ferramentas como hoje, mas os jogos eram mais simples. Hoje é mais fácil desenvolver, mas é tudo ao mesmo tempo mais complexo, os jogos são grandes e levam mais tempo para ficarem prontos.

Antigamente muitos títulos multiplataformas eram feitas por equipes diferentes, por isso acontecia de até o jogo ser diferente conforme a plataforma. Ou os jogos saíam em datas muito diferentes.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.222
Reações
32.603
Pontos
1.629
Nosso respeito à Nintendo que ainda prioriza exclusividades e dessa forma consegue extrair 100% da capacidade de seus consoles, também oferecendo melhor qualidade de vida para as desenvolvedoras e por tabela tornando a indústria sustentável.

Do que adianta o PS5 ter um SSD tão potente se tem que nerfar os jogos já visando lançamento futuro pra Xbox e PC?
 

El Fuerte

Bam-bam-bam
Mensagens
948
Reações
1.633
Pontos
233
Sempre que esses devs nutella vem com esse choro cabe aquela boa e velha imagem:

sddefault.jpg


Antigamente os caras faziam um jogo diferente pra cada plataforma, agora com tecnologia que faz tudo sozinho querem vir com essa história triste.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.656
Reações
38.997
Pontos
2.069
É real, mas lançar pra várias plataformas é opcional. Se lançou é porque dá lucro. Se deu lucro, tem condições (e obrigação) de dar suporte. Se não deu lucro, tomou uma decisão errada.
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.184
Reações
53.718
Pontos
1.284
Mais difícil hoje ou na época de SNES e mega? GameCube e PS2?


E eu sempre falei sobre esses nomes horrorosos da Mic, causam uma confusão sinistra.


E ao contrário do pessoal que comentou, eu achei legal a informação. Muito bom saber como é o trabalho de quem faz os jogos que a gente gosta.
Post tão real quanto o gênero das minas que vem com apetrecho que vc adora, abs.
 

fox.renan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.290
Reações
1.576
Pontos
894
É até interessante isso vindo da Hello Games, que teoricamente é um estúdio de apenas 1 game de expressão lançado que foi até por um tempo exclusivo da plataforma Playstation, claro, não isenta que quando vai adicionando mais plataformas compatíveis, maior é a complexibilidade de fazer ports e garantir manutenção nelas, mas ao mesmo tempo, se foi feito é porque viram a possibilidade de gerar lucro adicionando mais jogadores ao seu game.

É o famoso "Dá um trabalho nadado, mas dá dinheiro"
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.699
Pontos
1.399
A fórmula é bem simples: PS5 primeiro e restante depois. Termina o jogo certinho onde paga as contas, e depois ganha uma graninha no resto.
 

Electric Boogaloo

Supra-sumo
Mensagens
842
Reações
1.595
Pontos
183
Ganham bem pra isso mesmo, sem mimimi vai...
Cê acha que dev de game ganha bem? Vai sonhando

Os salários bons para programadores está nas big techs, e para a equipe criativa (ilustradores, roteiristas, artistas etc) está em Hollywood

Os games, mesmo as produções AAA, o cara tem que estar lá porque ama, porque trabalha muito, a cobrança é imensa e o salário é bem marromeno
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.068
Reações
6.944
Pontos
283
Sempre que esses devs nutella vem com esse choro cabe aquela boa e velha imagem:

sddefault.jpg


Antigamente os caras faziam um jogo diferente pra cada plataforma, agora com tecnologia que faz tudo sozinho querem vir com essa história triste.

Comparação meio nada ver, esse cada versão foi feita por um estúdio diferente. E foram lançados em datas diferentes.

PC: KnownWonder
PS1: Argonaut
Xbox/GC/PS2: Warthog Games
GBC: Griptonite Games
GBA: Griptonite Games
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.602
Reações
104.617
Pontos
2.419
O que deve dar mais trabalho é o PC pq são muitas specs diferentes, mas por outro lado não há o compromisso de deixar redondinho em cada uma delas.

No fim das contas é parte do trabalho, não há o que reclamar.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Assunto interessante!
Tudo é muito mais complexo do que parece.
E a coisa piorou pros devs com os consoles Pro, o Series S, os modos gráficos em consoles e a Realidade Virtual.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.931
Reações
14.835
Pontos
403
Bacana ver que não é fazer um simples update e por milagre tudo se resolve, realmente cada plataforma tem suas particularidades e essa treta de ter nomes parecidos hahahahaha que mão deve ser.

O cara faz uma thread simplesmente pra falar sobre o trampo e tals, dar uma ideia de como funciona e a galera mediana encara como choro, reclamação e mimimi hahahahahahaha da pra ter uma ideia bem clara de algumas coisas que acontecem aqui no fórum e pelo twitter......
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.673
Reações
10.096
Pontos
503
Trabalheira danada, depois acham que é "só portar pro switch que vai vender pra caramba" Witcher 3 fizeram do 0 pra caber o jogo não foi? Ou algo do tipo, tem que valer o preço e parece que pra muitas não vale.
 
Topo Fundo