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A era de ouro dos jogos de luta

Kaiketsu_Zubat

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Não é. A grande maioria nem jogou. De todos meus amigos que jogavam jogos de lutas só foram conhecer DS na minha casa e mesmo assim logo pediam pra por outro.

E assim vai. Podiam até conhecer os personagens, mas jogar mesmo era outra coisa. E comprar então, bem menos.
Nossa essa foi fod@ hein :kkk:kkk:kkk
 

krueger01

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Porra, nego comparando numero de vendas de jogos de luta da década de 90 com vendas de hoje, ai é foda.
A maioria dos jogos de luta de 90 era arcade, as versões de console PS1 por exemplo era tudo capada, nem se compara.
quem tinha dinheiro para comprar um neo geo naquela epoca?
o saturno até tinha ports fieis mas......... olha o numero de consoles vendidos.
ai o cara quer que Darkstalkers venda mais na decada de 90 do que um jogo recente para PS3/x360/PS4/Xone, olha o numero de consoles vendidos.
SF 2 é um ponto fora da curva, nem KOF vendeu bem nos consoles da década de 90, mas era sucesso nos arcades que viviam lotados.


O resumo das vendas de Darkstalkers é esse aí de cima.

Sem contar que a coletânea com os jogos da série de PS2 só foi lançada no Japão.
No PSOne lançaram o Darkstalkers 1 e o 3 (que era um compilado de um monte de jogos).
A cronologia ficou bem confusa depois que inseriram o Jedah (um monte de jogos que parece o mesmo, só mudando o nome).

Vários problemas mas NA ÉPOCA não afetou a popularidade da série.

Se o cara é "jornalista" de jogos e não conhece a série, nem percam tempo lendo suas matérias porque não entende nada da história dos jogos de luta!

Aliás, uma bela aula é o anime High Score Girl! Coisa linda de se ver!
 

Kaiketsu_Zubat

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O jogo de luta é bom quando o menu só está escrito: INSERT COIN
Logo após escolhe o personagem e mete a porrada!!!!

Hoje o menu nos jogos tem um monte de coisas, escolhe skins, training mode...pause pra ver os golpes!!!!!
Pausar pra ver os golpes, tinha um amigo que ele fazia isso aí, dava até raiva jogar com ele.
 

LuxEtUmbra0

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Antigamente era jogar com a revista do lado os jogos que não se jogava tanto. Killer Instinct e MK me impressiono até hoje como eu decorava coisas hehe. Tekken 3 tinha personagens que também.

Training mode existe desde sempre. KI de Gameboy tinha lá na metade da década de 1990. Golpes no menu é bom, só não para jogar com alguém que fica pausando para ver golpes, sp é ótimo recurso.
maxresdefault.jpg
 

Leonis Semog

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A era de ouro dos jogos de luta realmente foi a década de 90.

Não posso reclamar da inovação do modo online que veio depois, mas na década de 90 nem mesmo era algo necessário por conta das filas nos Arcades.
 


krueger01

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LuxEtUmbra0

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Na época de Snes tinhamos muitas conversões de arcade, afinal nada como ter a versão home dos jogos arcade, eram os principais jogos, especialmente no Snes e consoles desta geração, rpg e outros gêneros populares não eram difundido como hoje. Hoje vemos muito o inverso, jogos como Tekken que nasceram dos Arcade sendo pensados primeiro para dispositivos caseiros. Embora acho que tiveram alguns como Persona 4 Arena que tiveram primeiro a versão arcade, depois a PS3 (tem de confirmar, não olhei as datas). E com pandemia, arcades encolherão ainda mais. No Japão ainda tinha um certo público, embora menor que há 2 décadas.
 

Azeon

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Vocês confundem a era mais importante na vida de vocês com o momento mais importante na indústria.

Quem ganha a dinheiro jogando? Hoje pessoas como Daigo podem viver dos jogos, o mercado está bem aquecido com vários jogos querendo uma fatia.

Falar que a era de ouro foi nos anos 90 é nostalgia apenas, hoje temos um cenário muito mais competitivo e globalizado, na época do fliperama você só tinha as "lendas de bairro".

Não dá pra comparar o sucesso e a ascenção de jogos como MK11 e SF5 com os jogos antigos, só ver o quanto a EVO evoluiu (hu3) e quantos campeonatos surgiram ao longo dos anos.

Outro adendo é que hoje com internet e patches os jogos ficam mais equilibrados e o metagame vai mudando com o tempo, antigamente o Rugal quebrado ficava quebrado para sempre.

Sério mesmo que acham que a geração "Street fighter de rodoviária" a melhor época dos jogos de luta ?
 
Ultima Edição:

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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Sério mesmo que acham que a geração "Street fighter de rodoviária" a melhor época dos jogos de luta ?

Sim acho, hoje só tem internet e o mercado de VGs q cresceu, como raios alguém poderia viver de campeonatos de games de luta nos anos 90?

Na verdade é até constrangedor ter q discutir isso com quem pensa q é hoje a era de ouro lol
 

Azeon

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Sim acho, hoje só tem internet e o mercado de VGs q cresceu, como raios alguém poderia viver de campeonatos de games de luta nos anos 90?

Na verdade é até constrangedor ter q discutir isso com quem pensa q é hoje a era de ouro lol

Então estamos dizendo o seguinte :
Os jogos de hoje são mais técnicos, mais justos (podem corrigir bugs e erros), melhores desenvolvidos, temos um circuito profissional bem extenso e ao invés de você só jogar com a galerinha do fliperama você consegue jogar com um país inteiro para testar suas habilidades.

Mas o Street Fighter 2 que era bom ?
Tá certo, não tem nenhuma nostalgia aí não hein.

Engraçado que essas coisas costumam ser movidas pela comunidade, se a comunidade adota um jogo ele se torna competitivo (vide Smash Bros), se os jogos dos anos 90 eram tão melhores, porque não temos nenhum campeonato desses jogos aí em destaque ?
 

Azeon

Lenda da internet
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Todo evento grande de games de luta tem espaço para eles e são muito bem competitivos





Isso peguei numa busca rápida no Youtube.

Só ignorou a parte do destaque, ter campeonato é diferente de ser de destaque, tem campeonato mundial de Tetris do NES, porém tem pouquíssimo destaque.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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Só ignorou a parte do destaque, ter campeonato é diferente de ser de destaque, tem campeonato mundial de Tetris do NES, porém tem pouquíssimo destaque.

Me prove que não tem destaque.....se não tivesse não teria publico e seriam tirados dos eventos vide Killer Instinct q não ficou muito tempo na EVO e em diversos campeonatos, na verdade todo evento grande tem os maiores e mais icônicos games de luta que são os da década de 90, se SF5 tem esse destaque é pq lá atrás nos anos 90 SF2 marcou não apenas uma geração mas marcou o próprio genero em si, anos vão passar e SF5 vai ser apenas mais um SF mas SF2 vai ser eterno, o mesmo para os KoFs dos anos 90 e esses atuais, o mesmo para SS2 e esse novo Samurai Shodown.
 

LuxEtUmbra0

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É um dos pontos do porque considero hoje melhor também, podemos jogar tanto os clássicos como novos jogos (excelentes) que saem. Temos mais opções.
 

EvilMonkey

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MSF2 marcou não apenas uma geração mas marcou o próprio genero em si, anos vão passar e SF5 vai ser apenas mais um SF mas SF2 vai ser eterno, o mesmo para os KoFs dos anos 90 e esses atuais, o mesmo para SS2 e esse novo Samurai Shodown.

SF2 marcou uma geração e segue de referência. É o jogo mais vendido do gênero e nenhuma continuação mesmo com mercado gamal tão grande como o hoje bateu o recorde. Aliás além de jogo é sim ícone da cultura pop e até agora nenhum jogo de luta teve esse mérito.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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SF2 marcou uma geração e segue de referência. É o jogo mais vendido do gênero e nenhuma continuação mesmo com mercado gamal tão grande como o hoje bateu o recorde. Aliás além de jogo é sim ícone da cultura pop e até agora nenhum jogo de luta teve esse mérito.

Acho q Smash vendeu mais q SF2 mas em termos de referência e legado Smash não é nada perto de SF2, aliás, nenhuma série de luta ou jogo de luta é.....
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Hoje, porque dá pra jogar todos os jogos de luta já lançados, das primeiras gerações até os atuais. Só emular.
 

Rodders

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É um dos pontos do porque considero hoje melhor também, podemos jogar tanto os clássicos como novos jogos (excelentes) que saem. Temos mais opções.

Hoje, porque dá pra jogar todos os jogos de luta já lançados, das primeiras gerações até os atuais. Só emular.

Cara, isso é muita vergonha alheia... pessoal nem sabe o significado de "Era de Ouro".
Ou não quer ser contrariado de jeito nenhum...
 

Springshot

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tivemos ótimos jogos de luta nos ultimos anos cada qual com seu estilo (destaco pelas diferenças, Injustice 2, SF4, Dragon Ball Fighterz, Tekken 7), mas não importa por mais que o jogo seja bom, bem feito e divertido, nunca senti aquele felling de quando joguei MK3 e SF2 no SNES ou Tekken no PS1, não sei se é a nostalgia mas era uma coisa diferente.
 

Tacrovy

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Acho que foi os anos 90 mesmo, além de ter nascido o maior ícone do gênero, muitas franquias nasceram naquele período e cada um com a sua característica única. Baita período de criatividade pro gênero tbm.
 

LuxEtUmbra0

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Tinha mais quantidade antigamente, mas hoje temos maior variedade (jogos com mecânicas mais diferenciadas), é outro dos pontos. Tu pega um Matrimelee ou Melty Blood (ambos pós 1990s) e tem mecânicas hoje comuns (como vistas em Arcana Heart, outra boa série), mas que tu não encontra em jogos da Capcom (ao menos do que joguei na época). Minha opinião, conforme coloquei já, hoje combina o melhor de tudo, clássicos como Matrimelee (que não é dos anos 90, a série com jogos no máximo bons era, mas Matrimelee elevou a série a outro patamar), clássicos como MK 2, jogos da SNK, Soul Calibur e Tekken dos anos 1990, ao passo que vários destes evoluíram bastante com o passar das gerações (o que não impede de jogar as vezes SC1, afinal era bom e continua bom). Eu nunca curti muito os de luta da Capcom para ser sincero (apesar de ser fã de outras franquias dela), eram bons jogos, mas tirando SF2 pareciam sempre mais do mesmo, sempre bem populares, mas não caíram no meu gosto muito. SNK era e é fodástica. Temos casos de séries lá de trás que tinham jogos mais marcantes na época (Killer Instinct é um exemplo), mas tem casos como Soul Calibur que não tem como considerar, por mais fã que seja do original (meu caso), SC3 ou SC6 são jogos superiores. Tekken 7 mecanicamente também que o T3 (embora desbloquear tudo pelos próprios méritos era mais divertido, mas hoje a jogabilidade está anos luz a frente, por melhor que fosse o T3 lá quando lançou). E temos de novos aí Blazblue, Guilty Gear que evoluiu de um bom jogo comum para algo bem superior nos dias atuais.
Como retrogamer, óbvio que me pego as vezes na nostalgia de jogar bons jogos antigos, mas hoje temos a disposição o melhor dos 2 mundos. O maior número de jogos de antigamente discordo que reflita em maior número de jogos diferenciados, hoje temos um mercado mais diferenciado, jogos com mecânicas mais diferenciadas, antigamente o mercado de jogos de luta era muito mais homogêneo, sem variações significativas mecanicamente, tirando alguns outsiders como Buchido Blade, por exemplo, que eram bem interessantes, mas infelizmente não caíram tanto no gosto do público.

lol, saiu um textão. :kkk
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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antigamente o mercado de jogos de luta era muito mais homogêneo, sem variações significativas mecanicamente

Poxa, Fatal Fury tinha mutiplos planos de luta e em Real Bout até Ring Out, Savage Reign vc podia usar o cenário de cada estágio como estratégia na luta, Combos foram criados nos anos 90, Super Combos/Especiais tb, 3 vs 3 ou 2 vs 2 nos KoFs e nos Crossovers da Capcom sendo q KoF era luta até morrer os personagens e nos Crossovers da Capcom vs podia trocar personagem durante as lutas, Parry surgiu em SF3, KoFs tinham esquivas de golpes depois tiraram, Art of Fighting barra de Life e barra de ''espirito''/''magias'', Samurai Shodown quebrar as armas com especiais ou perder as armas com disputa de força....
 

japonespreto

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teve épocas que a gente viciava em um jogo seguido do outro, world heroes, fatal fury, art of fighting, killer instinct, tekken, depois vieram os kofs, era só coisa boa, não dava nem pra respirar, sempre a procura da perfeição para ser o rei dos fliperamas
 

ELTORO

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Anos 90 (até 2000) da Capcom : Street Fighter 2, Street Fighter 3rd Strike, Street Fighter Alpha, Marvel vs Capcom e derivados, Darkstalkers, Rival Schools, Cyerbots.
Anos 90 (até 2000) da SNK : King of Fighters 98, Garou Mark of the Wolves, Samurai Shodown 2, The Last Blade 2.
Anos 90 (até 2000) da Namco : Tekken e Soul Calibur.

Vários desses jogos foram os que definiram a base para jogos de luta e inclusive campeonatos que vemos hoje, a exemplo de Street Fighter 3rd Strike que teve esse evento histórico na EVO 2004:


Não interessa se os jogos hoje são tecnicamente melhores (muitos deles são mesmo), eles não chegam perto de ter aquele impacto na indústria como foi na era de ouro dos jogos de luta.
 

Rodders

Supra-sumo
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Não interessa se os jogos hoje são tecnicamente melhores (muitos deles são mesmo), eles não chegam perto de ter aquele impacto na indústria como foi na era de ouro dos jogos de luta.

Todos os gêneros evoluíram.
Doom é de 1993, a era de ouro dos FPS foi nos últimos 10 anos, talvez?
Talvez ainda estejamos na era de ouro dos FPS.
 

sniper 3d

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Vocês confundem a era mais importante na vida de vocês com o momento mais importante na indústria.

Quem ganha a dinheiro jogando? Hoje pessoas como Daigo podem viver dos jogos, o mercado está bem aquecido com vários jogos querendo uma fatia.

Falar que a era de ouro foi nos anos 90 é nostalgia apenas, hoje temos um cenário muito mais competitivo e globalizado, na época do fliperama você só tinha as "lendas de bairro".

Não dá pra comparar o sucesso e a ascenção de jogos como MK11 e SF5 com os jogos antigos, só ver o quanto a EVO evoluiu (hu3) e quantos campeonatos surgiram ao longo dos anos.

Outro adendo é que hoje com internet e patches os jogos ficam mais equilibrados e o metagame vai mudando com o tempo, antigamente o Rugal quebrado ficava quebrado para sempre.

Sério mesmo que acham que a geração "Street fighter de rodoviária" a melhor época dos jogos de luta ?
"Era de ouro" não tem a ver com "era mais rentável", se você for comparar por valor...... a atual sempre será a era de ouro para qualquer tipo de jogo não só de luta, mas de corrida, de tiro e etc, toda geração sempre tem um aumento nos números de vendas, basta ver as noticias recentes que apontam recordes de faturamento da sony com vendas do PS5, Nintendo a mesma coisa.

As principais franquias de jogos de luta surgiram em quais anos................ 2019, 2020 ou 2021?
"Ah, mas SF5 e MK11 são tecnicamente superiores a SF2 e MK2"...................... óbvio né, só faltava ser pior que um jogo de 30 anos atrás.

Jogadores de futebol também ganham muito mais dinheiro hoje do que os jogadores nos anos 80 e 90, mas vai ver é nostalgia também, afinal....... Lucas Lima joga muito mais que o Zico.
 

rm.cabelera

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Agora é a hora de ouro só se for pros produtores com suas skins, que enfiam personagens como DLC, ver aqueles menus com os jogadores com um carrinho de compras na foto é o fim da picada!

Se me colocar em frente a uma máquina com KOF97 ainda lembro como se destrava todos os demoníacos!

Pessoal mais novo que tá acostumado com DLC não deve entender que antes se fechava o jogo pra destravar coisas ou personagens ou tinha códigos que fazia isso.
 

Devilsamus DF

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Foi na década de 90 que todas as principais franquias foram criadas e estabelecidas, foi lá que o conceito de como deveria ser um jogo de luta foi criado. Tudo que temos hoje é uma evolução do que foi criado na década de 90.

E esse é um dos motivos que me leva a considerar que a década de 90 foi a era de ouro dos jogos de luta. Tudo que temos hoje é consequência do que foi criado lá.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

Azeon

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"Era de ouro" não tem a ver com "era mais rentável", se você for comparar por valor...... a atual sempre será a era de ouro para qualquer tipo de jogo não só de luta, mas de corrida, de tiro e etc, toda geração sempre tem um aumento nos números de vendas, basta ver as noticias recentes que apontam recordes de faturamento da sony com vendas do PS5, Nintendo a mesma coisa.

As principais franquias de jogos de luta surgiram em quais anos................ 2019, 2020 ou 2021?
"Ah, mas SF5 e MK11 são tecnicamente superiores a SF2 e MK2"...................... óbvio né, só faltava ser pior que um jogo de 30 anos atrás.

Jogadores de futebol também ganham muito mais dinheiro hoje do que os jogadores nos anos 80 e 90, mas vai ver é nostalgia também, afinal....... Lucas Lima joga muito mais que o Zico.

E quem disse de rentabilidade ? A única coisa financeira que eu mencionei é que agora temos jogadores profissionais, só isso já aumenta e muito a competitividade, não tem nada a ver com o que eu falei...

Os jogos são superiores, existem meios de se corrigir os erros e sempre estão mudando o metagame para que os jogos continuem dinâmicos.

Não da para comparar os jogos de luta atuais com os antigos, são muito mas muito melhores mesmo em todos os aspectos, como eu falei acima: Antigamente o "circuito competitivo" era a galerinha de bairro, você tinha o melhor de cada fliperama, as vezes nem campeonato tinha, era só colocar a ficha e jogar, sem falar que era basicamente o jogador vs CPU enquanto hoje é tudo PvP o que é muito superior.

Ah sim, vamos colocar um esporte para comparar com jogos, porque é exatamente a mesma coisa né ?


Vamos fazer uma comparação :

Poder enfrentar os melhores jogadores : Jogos atuais
Ter erros e bugs corrigidos : Jogos atuais
Metagame sempre sendo alterado e adaptado para manter o jogo dinâmico : Jogos atuais
Visibilidade mundial e possibilidade de ser jogador profissional : Jogos atuais e TALVEZ alguns poucos jogos antigos.
Circuito extenso e competitivo onde você consegue provar suas habilidades : Jogos atuais

Cheiro de cigarro e cerveja : Jogos antigos
Se achar o melhor porque ganhou de 2 moleques no fliper local : Jogos antigos

Mas continua aí achando que aquele SF2 de rodoviária ou o KoF98 com o Rugal quebrado foi o suprassumo dos jogos.
 

Azeon

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Foi na década de 90 que todas as principais franquias foram criadas e estabelecidas, foi lá que o conceito de como deveria ser um jogo de luta foi criado. Tudo que temos hoje é uma evolução do que foi criado na década de 90.

E esse é um dos motivos que me leva a considerar que a década de 90 foi a era de ouro dos jogos de luta. Tudo que temos hoje é consequência do que foi criado lá.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk

Você está assumindo que a era atual é superior a era anterior mas ainda sim chama os anos 90 de era de ouro ? Ok, então estamos na era do diamante dos jogos de luta ?

A roda foi inventada sei lá quantos milênios atrás, então a era de ouro da roda foi lá na época da pedra lascada? Do fogo também?

Saudades dos carros de 1910, aquilo sim era carro, foi a era de ouro dos carros automotivos, hoje o que temos é apenas a evolução então os carros de lá que são os da era de "ouro" a melhor era, quem é Tesla Model X perto de um Ford Model A de 1903.

Seguindo seu raciocínio o conceito de carro foi definido naquela época, tudo o que veio depois foi uma evolução, logo a era de ouro dos carros foi lá nos anos de 1910
 

Snorlax Junior

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tópico bom demais
os relatos lembrando os anos 90 uns melhores que os outros, eta tempo bom
quanto aos jogos de luta em si eu nunca fui muito fã mas cheguei a jogar nos fliperamas, era um jogador bem básico, nunca tentei me aprofundar mas de fato que marcaram uma época e estavam na preferência da galera
 
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