O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A glamourização do subemprego no Brasil atual.

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Já disse várias vezes no fórum e falo de novo.

Vocês precisam aprender a separar o micro e pequeno empresário do cara que fatura na casa dos milhões.

Meu amigo foi demitido de uma empresa com EBTIDA em 10 milhões. Faturamento chegava a 20. O cara demorou 10 meses pra pagar a rescisão. Enquanto isso meu amigo já tava sabendo que ele tava fazendo o clássico dos empresários - enchendo o jatinho de puta e indo pra mansão em Balneário Camboriú.

Quem é o “fodido” da relação?
o problema é q na hora de criticar nego coloca todo empresario no balaio do cara q fatura milhoes. quando na verdade são poucos que conseguem.

e dentro dos que faturam milhoes também não são todos q fazem sacanagem. isso também não sabem separar
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
o problema é q na hora de criticar nego coloca todo empresario no balaio do cara q fatura milhoes. quando na verdade são poucos que conseguem.

e dentro dos que faturam milhoes também não são todos q fazem sacanagem. isso também não sabem separar

O problema é que quem fatura milhões geralmente tem potencial pra tratar o funcionário da forma que quiser, visto que dificilmente vai ter um concorrente que vai conseguir ter mais efetividade com custos maiores, e isso vai virando um ciclo sem fim, basta ver os serviços como Uber/99 que estão perdendo seus já precarizados funcionários, visto que todo o ônus da operação (que tem que ser barata para funcionar) recai sobre o entregador.

O pequeno-médio empresário não consegue sair do lugar porque:

  1. Não tem o exército de contadores/advogados das grandes empresas, logo, pagam proporcionalmente muito mais impostos.
  2. Não tem caixa/fôlego pra crises, as vezes uma ação trabalhista é o fim do cara.
  3. Por trabalhar com uma arma apontada pra cabeça, ele quer que o funcionário dele seja um "super trunfo" ganhando uma merreca, aí todo mundo fica insastisfeito, porque o funcionário se mata por um tempo e percebe que não vai melhorar de vida, o patrão acha que o funcionário é propriedade dele, geralmente parte pro assédio (por estar puto com o outro), aí todo mundo fica puto, o cara recebe um processo trabalhista e gg, mais um empresário fora do mercado.

O brasileiro não compra nem do comércio do bairro dele, compra tudo da China, como vai ter empresariado? Não há demanda!

Eu vejo por exemplo os bancos que demitiram mais de 9 mil funcionários na Pandemia, e a galera aqui dando risada, como se aquelas pessoas não pudessem ser eles no futuro, como se o bancário fosse "dispensável" e ele não, mas se esse cara que deu risada tem comércio, com certeza sentiu no bolso, visto que a economia é uma cadeia, se o bancário para de consumir, todo mundo sai prejudicado.
E o mais engraçado é que na semana anterior das demissões, os bancos apresentaram lucros recordes... Logo, a mensagem que se tem é: Enquanto eu estou bem, quero que meu próximo se foda. O problema de pensar isso, é que, quando você estiver fudido, ninguém vai se importar com você.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
o problema é q na hora de criticar nego coloca todo empresario no balaio do cara q fatura milhoes. quando na verdade são poucos que conseguem.

e dentro dos que faturam milhoes também não são todos q fazem sacanagem. isso também não sabem separar
Exatamente

E aí defendem leis e restrições que vão premiar os mais ricos. E fazem em nome do trabalhador e do povo.

Aliás, é o que acontece: O empresário rico, que domina o setor, é quem vai falar com o governo em busca de benefícios e a maioria dos benefícios vem em forma de regulação do setor.
Exemplo similar é o Felipe Neto. Ele fez fortuna num setor sem restrição e agora defende regulações no youtube, inclusive NOVAS, que inviabilizaria pessoas pobres, só com uma go pro (tipo o Whinderson) a se destacarem
Ele, que tem equipeS e é milionário, quer fechar a porta para os novos.
Aliás, no momento ele tá tentando faturar no NFT. Eu aposto que se ele se consolidar no setor, vai pedir restrições tbm, em nome da moral e pelo bem do povo.
Lembrando: Só lutará pelas restrições após se consolidar

E a galera prejudicada compra o discurso sem jamais se preocupar com o que vai gerar (domínio dos milionários)
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.691
Reações
25.689
Pontos
1.374
Em qualquer país.
Glamourização do DESemprego ou do SUBemprego, acontece após a glamourização do EMPREGO PÚBLICO.
Sempre.

Com o Brasil não seria, e não vai ser, diferente.

Meu sonho é estudar 5 anos seguidos 10h por dia, todos os dias pra quase entrar na nota de corte de auditor da receita.

Se é loco, nunca faz faço concurso, vida de cão. Estuda estuda e estuda e chega na prova e até pra escrever seu nome na prova vc fica com pé atrás pra não errar.
 


Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.025
Reações
6.891
Pontos
704
até pq pra ser racional e profissional é necessário enfrentar toda a burocracia q o estado cria pro empreendedor.

e essa capacidade não é pra qualquer um, ainda mais aqui q tem q vc praticamente é um socio do governo, por isso amadores começam a dar "jeitinhos" e tomam um tombo bonito
Pô. Mas seja sincero. Qual a proporção de chefia sua direta que você achava o cara fera? Isso, por si só, não muda com mais ou menos estado.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Meu sonho é estudar 5 anos seguidos 10h por dia, todos os dias pra quase entrar na nota de corte de auditor da receita.

Se é loco, nunca faz faço concurso, vida de cão. Estuda estuda e estuda e chega na prova e até pra escrever seu nome na prova vc fica com pé atrás pra não errar.
Concurso público está bem menos vantajoso atualmente, ocorre que o setor privado se tornou horrível.

Inclusive, o setor público era bem menos procurados nos anos 80 e 90, por exemplo, por conta de uma série de fatores.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
ou seja, fudeu de vez. ou ainda tem alguma saída?
Concurso, os principais cargos, ainda paga bem, mas não tem a mesma força de antes e se tornou mais concorrido (o judiciário é o que menos sofrerá os impactos, então seria o caminho mais seguro). Medicina é uma boa alternativa (já está sendo afetada, só que em grau bem menor) e outros cursos visando empreender se tiver alguém bancando a pessoa (por exemplo, a pessoa montar um escritório de contabilidade e o pai dá um suporte financeiro até o local vira autossustentável).

O único problema é que todas essas opções precisam da pessoa ter uma família estruturada financeiramente e não é a realidade de quase nenhum brasileiro. Há exceções, obviamente!
 
Ultima Edição:

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Resumão do tópico:

-Temos uma massa absurda de desempregados;
-Enquanto o desemprego no país for um absurdo enorme, seremos pobres para um caralho (baixa produção de bens e serviços, menor oferta, maiores preços);
-Como o desemprego é alto, maior a possibilidade e margem de empregadores "explorarem" o empregado (no sentido de pagarem pouco) porque se não quiser trabalhar tem mais 10 que querem.

Solução:
Devemos ver o que exatamente está causando esses níveis absurdos de desemprego.
Porque temos tanto poucas pessoas querendo empreender quanto diversos negócios falindo?
Qual a âncora que segura o país e nos mantém na pobreza?

Definitivamente gritar "empresário malvadão" não vai ajudar nada, pelo contrário.
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
912
Reações
3.697
Pontos
333
Tinha um colega meu que trabalhava em uma Fábrica aqui no Rio de Janeiro, ganhava R$ 6,52 a hora, totalizando R$ 1.438,80 mais uma pequena premiação, que variava entre R$ 280,00 à R$ 400,00. Na maioria das vezes pegava até R$ 340,00 com as perdas. Dava um total de
R$ 1780,00 por mês.

Ele tinha uma moto, começou a fazer entrega de moto em dois estabelecimentos, e nesse tempo trabalhava de Uber...

Ganhava muito mais que nessa fábrica, a única coisa que o segurava seria o plano de saúde.

Não estou glamourizando ele, ele viu o calo dele apertar e seguiu aquilo que daria mais dinheiro à ele.

Mas sei lá, às vezes no subemprego está se pagando mais do que no emprego formal, é tudo um caso à parte.

Ouço pessoas que estão no subemprego que queriam trabalhar de carteira assinada, e ouço pessoas de carteira assinada que querem ir fazer entrega...

Queria muito que isso não acontecesse, que todos pudessem trabalhar dignamente, mas sei que aqui isso não vai acontecer tão cedo.

Já vou para a casa dos 40 e estou até hoje esperando o Brasil melhorar, até agora só os vôos de galinha da economia. Nunca decola...
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Sabemprego é a forma como quem é muito rico ou é pobre e acha que tem o direito de trabalhar como milionario se referem a quem precisa/quer trabalhar.

Meu finado pai começou a trabalhar como ajudante de pedreiro aos 9 anos, pois a família chegou mesmo a passar fome.

Aos 14 começou a trabalhar de carteira assinada, como era possível na época e ganhava meio salário mínimo para puxar soro (carroças com material resultante da fabricação de queijo) por uma distância enorme.

Não era sub-emprego, era emprego que ajudava a por comida na mesa. Era melhor ele ganhar meio salário e ajudar a colocar dois sacos de arroz e algumas verduras na mesa (dele e mais uns 8 irmãos) a ele ficar, protegido em casa passando fome.

Só quando ele arrumou emprego na indústria, de servente de terceirizada, que ele passou a ganhar salário mínimo, voltou adulto à escola (enquanto colegas terceirizados riam que estudar não levava a nada) e cresceu na vida.

Se meu pai tivesse um sub-emprego, como Uber em 1965, ele teria capacidade de, sozinho, sustentar a família e permitir aos irmãos estudarem e terem vidas melhores..

Não creio que sub-emprego exista. Existe empregos que as pessoas acham menores, degradantes e que hoje preferem ser adultos de 30 anos morando num quarto com PC enquanto pai e mãe trabalham e pagam todas as duas contas.

Pra esses, qualquer coisa abaixo do nível de estagiário ganhando 8.000 é sub-emprego.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.783
Pontos
1.419
Não creio que sub-emprego exista. Existe empregos que as pessoas acham menores, degradantes e que hoje preferem ser adultos de 30 anos morando num quarto com PC enquanto pai e mãe trabalham e pagam todas as duas contas.

Pra esses, qualquer coisa abaixo do nível de estagiário ganhando 8.000 é sub-emprego.

Só quem nunca precisou passar por dificuldade real na vida tem a "arrogância" de chamar trabalho de "sub" emprego.....
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Sabemprego é a forma como quem é muito rico ou é pobre e acha que tem o direito de trabalhar como milionario se referem a quem precisa/quer trabalhar.

Meu finado pai começou a trabalhar como ajudante de pedreiro aos 9 anos, pois a família chegou mesmo a passar fome.

Aos 14 começou a trabalhar de carteira assinada, como era possível na época e ganhava meio salário mínimo para puxar soro (carroças com material resultante da fabricação de queijo) por uma distância enorme.

Não era sub-emprego, era emprego que ajudava a por comida na mesa. Era melhor ele ganhar meio salário e ajudar a colocar dois sacos de arroz e algumas verduras na mesa (dele e mais uns 8 irmãos) a ele ficar, protegido em casa passando fome.

Só quando ele arrumou emprego na indústria, de servente de terceirizada, que ele passou a ganhar salário mínimo, voltou adulto à escola (enquanto colegas terceirizados riam que estudar não levava a nada) e cresceu na vida.

Se meu pai tivesse um sub-emprego, como Uber em 1965, ele teria capacidade de, sozinho, sustentar a família e permitir aos irmãos estudarem e terem vidas melhores..

Não creio que sub-emprego exista. Existe empregos que as pessoas acham menores, degradantes e que hoje preferem ser adultos de 30 anos morando num quarto com PC enquanto pai e mãe trabalham e pagam todas as duas contas.

Pra esses, qualquer coisa abaixo do nível de estagiário ganhando 8.000 é sub-emprego.
preferem ser adultos de 30 anos morando num quarto com pc na casa dos pais e ainda deixa o pc 24hs ligado minerando criptomoeda sem pagar um centavo de luz
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.524
Reações
16.963
Pontos
1.089
Não tem problema em ser gari, cobrador em ônibus, pessoa do cafézinho... o problema é você ter sido alguém maior, descer na escada e se conformar que não dá pra subir

O liberalismo é bem direto no quesito de ganhar seu dinheiro de forma honesta, e até mesmo com sua estabilidade mental sobre, porém ele bate no quesito dessa estabilidade ser uma questão da sociedade atual/força maior ou se é questão política (direta ou indireta). E advinha só, há muitos que estão com essa base política em mente. Seja por se conformar com os altos preços ou com os políticos em si, isso só faz mal. Pessoas se sacrificam todos os dias para melhorar de vida, sejam as delas mesmas ou de futuras. Então quem tem doutorado, trabalha apenas de Uber e não quer fazer mais nada porque nossa economia tá boa, é um b*sta que tá tomando o lugar de quem precisa de uma alavanca maior

E sobre a crítica de fulana ou ciclano serem Tiktoker, YouTuber ou whatever, também não tem o mínimo problema enquanto for na base honesta dos seus princípios
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.691
Reações
25.689
Pontos
1.374
Só quem nunca precisou passar por dificuldade real na vida tem a "arrogância" de chamar trabalho de "sub" emprego.....

Eu ja trabalhei até de lixeiro na irlanda. Trabalhei limpando prédios e de camareiro de hotel. E digo que são sub empregos SIM, não desmerecendo quem trabalha. Mas o quão são essenciais pra sociedade e são pouco valorizados e mal pagos!!! Sub emprego no meu entendimento são empregos que a maioria dos cidadãos locais não querem fazer, mas alguém precisa fazer. É o emprego que diria que 99% desse fórum jamais trabalharia, mas vem aqui dar uma de que são dignos.

Me fala se é digno e justo um lixeiro trabalhar de madrugada no frio, correndo nas ruas que nem louco, pegando saco de lixo sujo, vendo ele rasgar e sujar toda a rua e ele no processo e não poder parar. Isso pra ganhar um salário mínimo e não ter reconhecimento nenhum da sociedade.

Área de alimentação tb é sub emprego como já falei antes, pois tem essa glamourização ridícula e se for ver de dentro é gente extremamente mal paga, apaixonada pelo oq faz e sendo explorada ainda em horários, tendo que trabalhar 6 dias por semana de fds, não tem natal, ano novo, feriado... a diferença é que eles sofrem lavagem cerebral pra comer arroz feijão e arrotar caviar.
 
Ultima Edição:

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.783
Pontos
1.419
Eu ja trabalhei até de lixeiro na irlanda. Trabalhei limpando prédios e de camareiro de hotel. E digo que são sub empregos SIM, não desmerecendo quem trabalha. Mas o quão são essenciais pra sociedade e são pouco valorizados e mal pagos!!! Sub emprego no meu entendimento são empregos que a maioria dos cidadãos locais não querem fazer, mas alguém precisa fazer. É o emprego que diria que 99% desse fórum jamais trabalharia, mas vem aqui dar uma de que são dignos.

Me fala se é digno e justo um lixeiro trabalhar de madrugada no frio, correndo nas ruas que nem louco, pegando saco de lixo sujo, vendo ele rasgar e sujar toda a rua e ele no processo e não poder parar. Isso pra ganhar um salário mínimo e não ter reconhecimento nenhum da sociedade.

Área de alimentação tb é sub emprego como já falei antes, pois tem essa glamourização ridícula e se for ver de dentro é gente extremamente mal paga, apaixonada pelo oq faz e sendo explorada ainda em horários, tendo que trabalhar 6 dias por semana de fds, não tem natal, ano novo, feriado... a diferença é que eles sofrem lavagem cerebral pra comer arroz feijão e arrotar caviar.

Cara, como citei lá atrás, quando você não tem nada, passa fome e o quando recebe um salário que dá pra dormir de barriga cheia, não importa o que você faz.

Pra mim esse negócio de "ser valorizado pela sociedade" é querer ter uma validação só pra aturar um trabalho difícil. Porque quando o bicho pega pra valer, a sociedade em si está cagando e andando pra sua valorização.

Se VOCÊ está sendo útil pra sua sobrevivência com qualquer tipo de emprego em primeiro lugar, então pronto, resolvido, o que vier dai é bônus.
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Cara, como citei lá atrás, quando você não tem nada, passa fome e o quando recebe um salário que dá pra dormir de barriga cheia, não importa o que você faz.

Pra mim esse negócio de "ser valorizado pela sociedade" é querer ter uma validação só pra aturar um trabalho difícil. Porque quando o bicho pega pra valer, a sociedade em si está cagando e andando pra sua valorização.

Se VOCÊ está sendo útil pra sua sobrevivência com qualquer tipo de emprego em primeiro lugar, então pronto, resolvido, o que vier dai é bônus.
A questão é que não pode colocar no mesmo bolo uma pessoa com qualificações profissionais daquela sem esses requisitos.

Exemplo: há dois caixas de supermercado, um não tem nem o fundamental completo, já o outro possui mestrado, fala três línguas, formado em universidade boa, experiência de estágio e outras qualificações. Para o segundo, o emprego como caixa é abaixo de suas competência, diferente do primeiro que está no trabalho igual e nem passou um tempo se dedicando para ter algo melhor.

Quando mais a pessoa se dedica, estuda, trabalha, ela visa algo mais qualificado. Isso é normal.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
A questão é que não pode colocar no mesmo bolo uma pessoa com qualificações profissionais daquela sem esses requisitos.

Exemplo: há dois caixas de supermercado, um não tem nem o fundamental completo, já o outro possui mestrado, fala três línguas, formado em universidade boa, experiência de estágio e outras qualificações. Para o segundo, o emprego como caixa é abaixo de suas competência, diferente do primeiro que está no trabalho igual e nem passou um tempo se dedicando para ter algo melhor.

Quando mais a pessoa se dedica, estuda, trabalha, ela visa algo mais qualificado. Isso é normal.
depende, as vezes o cara tem mestrado fala linguas e o scambal e não é competente, só acha que é.

aí o que sobra pra ele fazer são serviços condizentes com a capacidade real dele e não com a capacidade que ele acha q tem
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.691
Reações
25.689
Pontos
1.374
A questão é que não pode colocar no mesmo bolo uma pessoa com qualificações profissionais daquela sem esses requisitos.

Exemplo: há dois caixas de supermercado, um não tem nem o fundamental completo, já o outro possui mestrado, fala três línguas, formado em universidade boa, experiência de estágio e outras qualificações. Para o segundo, o emprego como caixa é abaixo de suas competência, diferente do primeiro que está no trabalho igual e nem passou um tempo se dedicando para ter algo melhor.

Quando mais a pessoa se dedica, estuda, trabalha, ela visa algo mais qualificado. Isso é normal.

Falar em caixa de mercado, sempre vou no mesmo e até converso com uma caixa, ela ja deve ter mais de 40 anos e é extremamente gentil... um amor de pessoa. Ela ta se formando agora na faculdade, sempre ta estudando...e tem esperanças de subir lá. E ela trabalha com o maior sorriso e é sempre gentil.

E tem mina la que parece não ter nem o ensino fundamental e fica de cara fechada.

Ai vai da pessoa.

É facil falar dos outros, mas o ego nosso é maior do que a gente pensa. Nosso trabalho define oq a gente é. Ninguém quer ser lixeiro, não só pelo salário, mas pelo status. Se lixeiro pagasse 4000 por mes eu duvido que a maioria iria querer ser, a pessoa prefere ser gerente de um lugar e ter status ganhando 2500 do que ser lixeiro por 4000. Coloco minha mão no fogo por isso.

Vc quer chegar pra sua família ou numa mina e contar que vc tem um emprego de status ou falar que é lixeiro? Por isso que disse que a genialidade de donos de lugares foi colocar hierarquia. Pq até em subemprego tem gente que ja consegue elevar o ego, mesmo o salário sendo uma b*sta.

As pessoas querem se sentir melhor que as outras, ter cargos mais importantes (mesmo se o salário não refletir isso), pq por mais que sejamos desapegados, a gente quer mostrar pros outros que estamos bem.

Pq vcs acham que existe encontros escolares, pra rever sua turma de ensino médio ou faculdade q vc nem conversa mais de 20 anos atrás??? Pro povo mostrar o quanto bem sucedida ela está. Ninguém ta nem ai pra rever os velhos amigos ou refazer amizade, ali é disputa de quem ta melhor.

E outra coisa, a gente vive em bolhas, reparem nos seus amigos e familiares, oq eles trabalham. E vc vai ver que vc não convive com gente mtu rica e nem mtu pobre né. E se vc tentasse fazer amizade com gente assim não conseguiria se adaptar jamais. Até a bolha q vcs estão é status. Começa a andar com favelado pra ver oq sua familia vai achar, seus outros amigos, sua namorada/esposa...mesmo sendo favelado honrado, estudioso e oq for.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.783
Pontos
1.419
A questão é que não pode colocar no mesmo bolo uma pessoa com qualificações profissionais daquela sem esses requisitos.

Exemplo: há dois caixas de supermercado, um não tem nem o fundamental completo, já o outro possui mestrado, fala três línguas, formado em universidade boa, experiência de estágio e outras qualificações. Para o segundo, o emprego como caixa é abaixo de suas competência, diferente do primeiro que está no trabalho igual e nem passou um tempo se dedicando para ter algo melhor.

Quando mais a pessoa se dedica, estuda, trabalha, ela visa algo mais qualificado. Isso é normal.

Claro que pode.

Vamos supor que não há mais mercado pra esta pessoa "ultra qualificada", ela vai ficar parada?

Esperando o mercado "melhorar" pra ele? Esperando surgir do nada? Se não correr atrás ele se fode e ponto final.

Eu sou formado, tenho dois diplomas, inglês fluente, e sabe porque não sigo na minha area? Porque trabalhar de garçom me trouxe mais oportunidades quando precisei e pra fazer o mesmo serviço eu não tenho DIFERENÇA NENHUMA de qualquer outra pessoa sem um pedaço de papel dizendo que ele aprendeu mais sobre uma coisa do que eu.

Eu dei um exemplo extremo até, mas parece que só quem sentiu na pele entendeu.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
depende, as vezes o cara tem mestrado fala linguas e o scambal e não é competente, só acha que é.

aí o que sobra pra ele fazer são serviços condizentes com a capacidade real dele e não com a capacidade que ele acha q tem
Sim, há outros fatores além do ensino e qualificações: comunicação, saber como se comportar em situações diferentes e outras. Não precisa ser o aluno nota 10 para ter sucesso, até porque inteligência no contexto de escola e universidade é diferente de dinheiro.

Só que no Brasil há outros fatores extras nesse ponto: Q.I, condição social onde o cara nasceu e o contexto familiar inserido (há deputados retardados em qualquer aspecto, mas conseguem ser eleitos por ter família com influência) e outros.

Por isso só ser muito competente não é, necessariamente, garantia de um condição boa.
Falar em caixa de mercado, sempre vou no mesmo e até converso com uma caixa, ela ja deve ter mais de 40 anos e é extremamente gentil... um amor de pessoa. Ela ta se formando agora na faculdade, sempre ta estudando...e tem esperanças de subir lá. E ela trabalha com o maior sorriso e é sempre gentil.

E tem mina la que parece não ter nem o ensino fundamental e fica de cara fechada.

Ai vai da pessoa.

É facil falar dos outros, mas o ego nosso é maior do que a gente pensa. Nosso trabalho define oq a gente é. Ninguém quer ser lixeiro, não só pelo salário, mas pelo status. Se lixeiro pagasse 4000 por mes eu duvido que a maioria iria querer ser, a pessoa prefere ser gerente de um lugar e ter status ganhando 2500 do que ser lixeiro por 4000. Coloco minha mão no fogo por isso.

Vc quer chegar pra sua família ou numa mina e contar que vc tem um emprego de status ou falar que é lixeiro? Por isso que disse que a genialidade de donos de lugares foi colocar hierarquia. Pq até em subemprego tem gente que ja consegue elevar o ego, mesmo o salário sendo uma b*sta.

As pessoas querem se sentir melhor que as outras, ter cargos mais importantes (mesmo se o salário não refletir isso), pq por mais que sejamos desapegados, a gente quer mostrar pros outros que estamos bem.

Pq vcs acham que existe encontros escolares, pra rever sua turma de ensino médio ou faculdade q vc nem conversa mais de 20 anos atrás??? Pro povo mostrar o quanto bem sucedida ela está. Ninguém ta nem ai pra rever os velhos amigos ou refazer amizade, ali é disputa de quem ta melhor.
Sem dúvidas, grande parte da população prefere receber menos no emprego 'famoso', tipo advogado, do que receber mais limpando vidro de apartamento por inúmeros fatores. Medicina é muito valorizada aqui por reunir o fator grana com a questão do status.

Encontro de colégio é sem condições. Só serve para um contar vantagem em cima do outro.


Claro que pode.

Vamos supor que não há mais mercado pra esta pessoa "ultra qualificada", ela vai ficar parada?

Esperando o mercado "melhorar" pra ele? Esperando surgir do nada? Se não correr atrás ele se fode e ponto final.

Eu sou formado, tenho dois diplomas, inglês fluente, e sabe porque não sigo na minha area? Porque trabalhar de garçom me trouxe mais oportunidades quando precisei e pra fazer o mesmo serviço eu não tenho DIFERENÇA NENHUMA de qualquer outra pessoa sem um pedaço de papel dizendo que ele aprendeu mais sobre uma coisa do que eu.

Eu dei um exemplo extremo até, mas parece que só quem sentiu na pele entendeu.
Sim, a pessoa precisa buscar alternativas enquanto está numa situação complicada. Todavia, não era para ela se sujeitar a esse tipo de emprego pelas suas qualificações.

Talvez, um ponto seria o país ver o mapa de emprego em cada estado e definir as graduações nesse sentido, além de até juntar algumas (tipo pegar filosofia, sociologia e história e colocar num curso único). Talvez, diminuísse um pouco esse fenômeno que se tornou comum no Brasil.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.783
Pontos
1.419
Sim, a pessoa precisa buscar alternativas enquanto está numa situação complicada. Todavia, não era para ela se sujeitar a esse tipo de emprego pelas suas qualificações.

Talvez, um ponto seria o país ver o mapa de emprego em cada estado e definir as graduações nesse sentido, além de até juntar algumas (tipo pegar filosofia, sociologia e história e colocar num curso único). Talvez, diminuísse um pouco esse fenômeno que se tornou comum no Brasil.

Não "era"???

Quem rege o mundo são probabilidades cara, você pode ter todas as qualificações do universo que pode tudo dar certo ou tudo errado pra você na vida.

A questão é o que você vai fazer ai no meio disso tudo, as escolhas são suas, disso você pode ter um pouco de controle, agora as consequências...... vish

Trabalho antes de tudo é uma questão pessoal bem mais primal do que pensa.

Quem não aprende a sobreviver não sabe como viver...

Como seria lindo se pudéssemos ter controle no "era pra ser" né..... mas ai a vida seria um porre gigantesco, te garanto...
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Eu ja trabalhei até de lixeiro na irlanda. Trabalhei limpando prédios e de camareiro de hotel. E digo que são sub empregos SIM, não desmerecendo quem trabalha.

Mas o quão são essenciais pra sociedade e são pouco valorizados e mal pagos!!!

Sub emprego no meu entendimento são empregos que a maioria dos cidadãos locais não querem fazer, mas alguém precisa fazer. É o emprego que diria que 99% desse fórum jamais trabalharia, mas vem aqui dar uma de que são dignos.

Me fala se é digno e justo um lixeiro trabalhar de madrugada no frio, correndo nas ruas que nem louco, pegando saco de lixo sujo, vendo ele rasgar e sujar toda a rua e ele no processo e não poder parar. Isso pra ganhar um salário mínimo e não ter reconhecimento nenhum da sociedade.

Área de alimentação tb é sub emprego como já falei antes, pois tem essa glamourização ridícula e se for ver de dentro é gente extremamente mal paga, apaixonada pelo oq faz e sendo explorada ainda em horários, tendo que trabalhar 6 dias por semana de fds, não tem natal, ano novo, feriado... a diferença é que eles sofrem lavagem cerebral pra comer arroz feijão e arrotar caviar.
Sub-emprego então, seria ser policial, que a maioria da população não quer? Ser atendente de creche? Tenho um amigo que trabalha de motorista de carro funerário.

Não existe sub-emprego, existem empregos que quem trabalha tem vergonha e tem emprego que quem trabalha tira onda, mas sub-emprego, não.

E dignidade é ter um trabalho, pagar suas contas.

Se alguém me oferecer um emprego de gari na Irlanda, ganhando em euro e dando para sobreviver, não é sub-emprego pra mim.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Sim, há outros fatores além do ensino e qualificações: comunicação, saber como se comportar em situações diferentes e outras. Não precisa ser o aluno nota 10 para ter sucesso, até porque inteligência no contexto de escola e universidade é diferente de dinheiro.

Só que no Brasil há outros fatores extras nesse ponto: Q.I, condição social onde o cara nasceu e o contexto familiar inserido (há deputados retardados em qualquer aspecto, mas conseguem ser eleitos por ter família com influência) e outros.

Por isso só ser muito competente não é, necessariamente, garantia de um condição boa.

Sem dúvidas, grande parte da população prefere receber menos no emprego 'famoso', tipo advogado, do que receber mais limpando vidro de apartamento por inúmeros fatores. Medicina é muito valorizada aqui por reunir o fator grana com a questão do status.

Encontro de colégio é sem condições. Só serve para um contar vantagem em cima do outro.



Sim, a pessoa precisa buscar alternativas enquanto está numa situação complicada. Todavia, não era para ela se sujeitar a esse tipo de emprego pelas suas qualificações.

Talvez, um ponto seria o país ver o mapa de emprego em cada estado e definir as graduações nesse sentido, além de até juntar algumas (tipo pegar filosofia, sociologia e história e colocar num curso único). Talvez, diminuísse um pouco esse fenômeno que se tornou comum no Brasil.
o principal acho que é ter talento/aptidão pra area q escolheu.

não adianta o cara investir os tubos em cursos e estágios numa área q não leva jeito. vai ser eternamente frustrado e vai ficar praguejando o mercado de trabalho.

tenho empresa e vejo muito disso aqui. nego vem cheio de curriculo e tal mas na hora do trabalho é um zero a esquerda, simplesmente não funciona direito na função.

provavelmente muitos sairam daqui chingando q não tiveram oportunidade mas na realidade saíram pq não funcionavam e não levavam jeito, simplesmente não servem pro bom funcionamento da empresa.

ter um sonho de ser alguma coisa blz, mas tem q ver se leva jeito pra coisa.

se não vai fica eternamente frustrado acreditando em papinho de coach.

e acho q o ensino no brasil ta falhando muito nisso. pessoal de uns 15 anos pra cá sai da faculdade muito arrogante sem se colocar no próprio quadrado, achando q vai dominar o mundo com a sabedoria q os papelzinho de certificado dizem q eles tem.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Claro que pode.

Vamos supor que não há mais mercado pra esta pessoa "ultra qualificada", ela vai ficar parada?

Esperando o mercado "melhorar" pra ele? Esperando surgir do nada? Se não correr atrás ele se fode e ponto final.

Eu sou formado, tenho dois diplomas, inglês fluente, e sabe porque não sigo na minha area? Porque trabalhar de garçom me trouxe mais oportunidades quando precisei e pra fazer o mesmo serviço eu não tenho DIFERENÇA NENHUMA de qualquer outra pessoa sem um pedaço de papel dizendo que ele aprendeu mais sobre uma coisa do que eu.

Eu dei um exemplo extremo até, mas parece que só quem sentiu na pele entendeu.
Anos atrás, uma de minhas amigas se separou do marido.

Ele era técnico (cargo médio/médio alto na empresa onde trabalho) e foi demitido na crise de 2008.

Acabou o seguro-desemprego e ele não tinha arrumado nada. Aliás, tinham arrumado, mas eram empregos menores e ele não aceitaria trabalhar ganhando 800 reais se o salário antigo dele era 2500. Era melhor ficar em casa, reclamando da vida a aceitar essa humilhação. Dois anos depois, era minha amiga que sustentava a casa. Ela pensou bem, ele estava insuportável e não ajudava em nada... Melhor separar.

O cara só começou a correr atrás depois dela sair de casa, inclusive aceitando um emprego pior do que ele tinha recebido proposta, mas aí essa amiga já não pretendia voltar mais.

Pra mim, emprego é emprego.

Minha esposa tem insistido muito para eu largar tudo aqui e ir para Curitiba, mas meu emprego paga razoavelmente bem, já estou com 45 e tenho estabilidade.

Mas se eu sair ou amanhã me mandarem embora, o que aparecer eu pego, sem me importar se é sub-emprego ou não. O lance é estar empregado.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
Anos atrás, uma de minhas amigas se separou do marido.

Ele era técnico (cargo médio/médio alto na empresa onde trabalho) e foi demitido na crise de 2008.

Acabou o seguro-desemprego e ele não tinha arrumado nada. Aliás, tinham arrumado, mas eram empregos menores e ele não aceitaria trabalhar ganhando 800 reais se o salário antigo dele era 2500. Era melhor ficar em casa, reclamando da vida a aceitar essa humilhação. Dois anos depois, era minha amiga que sustentava a casa. Ela pensou bem, ele estava insuportável e não ajudava em nada... Melhor separar.

O cara só começou a correr atrás depois dela sair de casa, inclusive aceitando um emprego pior do que ele tinha recebido proposta, mas aí essa amiga já não pretendia voltar mais.

Pra mim, emprego é emprego.

Minha esposa tem insistido muito para eu largar tudo aqui e ir para Curitiba, mas meu emprego paga razoavelmente bem, já estou com 45 e tenho estabilidade.

Mas se eu sair ou amanhã me mandarem embora, o que aparecer eu pego, sem me importar se é sub-emprego ou não. O lance é estar empregado.
bem isso q o povo arrogante q sai da faculdade achando q vai dominar o mundo só pq tem um diploma não entende.

se ta com fome, come o peixe q beliscar a isca, não fica escolhendo a especie e sabor.

comida é comida. assim como emprego é emprego.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.783
Pontos
1.419
Anos atrás, uma de minhas amigas se separou do marido.

Ele era técnico (cargo médio/médio alto na empresa onde trabalho) e foi demitido na crise de 2008.

Acabou o seguro-desemprego e ele não tinha arrumado nada. Aliás, tinham arrumado, mas eram empregos menores e ele não aceitaria trabalhar ganhando 800 reais se o salário antigo dele era 2500. Era melhor ficar em casa, reclamando da vida a aceitar essa humilhação. Dois anos depois, era minha amiga que sustentava a casa. Ela pensou bem, ele estava insuportável e não ajudava em nada... Melhor separar.

O cara só começou a correr atrás depois dela sair de casa, inclusive aceitando um emprego pior do que ele tinha recebido proposta, mas aí essa amiga já não pretendia voltar mais.

Pra mim, emprego é emprego.

Minha esposa tem insistido muito para eu largar tudo aqui e ir para Curitiba, mas meu emprego paga razoavelmente bem, já estou com 45 e tenho estabilidade.

Mas se eu sair ou amanhã me mandarem embora, o que aparecer eu pego, sem me importar se é sub-emprego ou não. O lance é estar empregado.

O ser humano só melhora quando a adversidade bate na orelha, impressionante....

Qualquer coisa sem encarar com esforço é puro ego...
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
bem isso q o povo arrogante q sai da faculdade achando q vai dominar o mundo só pq tem um diploma não entende.

se ta com fome, come o peixe q beliscar a isca, não fica escolhendo a especie e sabor.

comida é comida. assim como emprego é emprego.
Pior é você ver na vida real (e até aqui no fórum) pessoas assim reclamarem:

"Eu me formei na universidade 4 anos atrás e não consegui emprego. Os empresários malvados querem curriculum com experiência, mas como vou ter experiência se eles não me dão emprego?"

Enquanto isso, minha prima se formou, em química, arrumou um emprego noutra área enquanto não surgia nada no ramo, adquiriu experiência (inclusive com computadores) e, agora em maio foi chamada para entrevista e entrou para uma indústria química.

Óbvio que outros fatores contaram, mas ela ter experiência, mesmo que fora do ramo com certeza contou mais que uma pessoa que tinha as mesmas qualificações, mas sem experiência.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.552
Reações
180.544
Pontos
1.003
Falar em caixa de mercado, sempre vou no mesmo e até converso com uma caixa, ela ja deve ter mais de 40 anos e é extremamente gentil... um amor de pessoa. Ela ta se formando agora na faculdade, sempre ta estudando...e tem esperanças de subir lá. E ela trabalha com o maior sorriso e é sempre gentil.

E tem mina la que parece não ter nem o ensino fundamental e fica de cara fechada.

Ai vai da pessoa.

É facil falar dos outros, mas o ego nosso é maior do que a gente pensa. Nosso trabalho define oq a gente é. Ninguém quer ser lixeiro, não só pelo salário, mas pelo status. Se lixeiro pagasse 4000 por mes eu duvido que a maioria iria querer ser, a pessoa prefere ser gerente de um lugar e ter status ganhando 2500 do que ser lixeiro por 4000. Coloco minha mão no fogo por isso.

Vc quer chegar pra sua família ou numa mina e contar que vc tem um emprego de status ou falar que é lixeiro? Por isso que disse que a genialidade de donos de lugares foi colocar hierarquia. Pq até em subemprego tem gente que ja consegue elevar o ego, mesmo o salário sendo uma b*sta.

As pessoas querem se sentir melhor que as outras, ter cargos mais importantes (mesmo se o salário não refletir isso), pq por mais que sejamos desapegados, a gente quer mostrar pros outros que estamos bem.

Pq vcs acham que existe encontros escolares, pra rever sua turma de ensino médio ou faculdade q vc nem conversa mais de 20 anos atrás??? Pro povo mostrar o quanto bem sucedida ela está. Ninguém ta nem ai pra rever os velhos amigos ou refazer amizade, ali é disputa de quem ta melhor.

E outra coisa, a gente vive em bolhas, reparem nos seus amigos e familiares, oq eles trabalham. E vc vai ver que vc não convive com gente mtu rica e nem mtu pobre né. E se vc tentasse fazer amizade com gente assim não conseguiria se adaptar jamais. Até a bolha q vcs estão é status. Começa a andar com favelado pra ver oq sua familia vai achar, seus outros amigos, sua namorada/esposa...mesmo sendo favelado honrado, estudioso e oq for.
O que mais existe por aí é gente qualificada que larga o emprego de escritório no Brasil para virar lixeiro na Irlanda.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.691
Reações
25.689
Pontos
1.374
O que mais existe por aí é gente qualificada que larga o emprego de escritório no Brasil para virar lixeiro na Irlanda.

Sim, mas la tem o status de estar em outro pais, status de ganhar em euro, status de estar na europa... la vc muda sua bolha, vc fica entre brasileiros desesperados pra ganhar qlq dinheiro... la vc passa a ser o cidadão que aqui vc nem faria amizade.

pra vc ter uma ideia quem tem emprego em tempo integral la é fodão entre os brasileiros. Qdo arrumei emprego oq encostou de brasuca querendo amizade pra ter QI. Se é lixeiro, limpador, oq for, ai f**a-se. La via engenheiro, gerente, professor limpando banheiro e com sorrisão na cara.

E sabe oq é mais legal, 99% volta com o rabo entre as pernas. Pois não tem como vc subir la, a pessoa pode tolerar um tempo o sub emprego...até pq sinceramente alguem que trabalha de lixeiro la vai ter mais qualidade de vida de quem ganha 5000 aqui. La tudo é barato de de boa qualidade. Mas a pessoa prefere ficar aqui ganhando menos, mas com status.

Não é todo mundo que nasceu pra trabalho braçal. Oq via de minas la que eram princesinhas no brasil tendo que limpar ranho de criança, pq achavam que ser au pair era facil. Viviam chorando e querendo voltar pro Brasil.

Esse pensamento de "ah mas se eu for garçom nos eua eu ganharia mais que aqui" é verdade, mas quem vai e ve na realidade a pauleira que é trabalhar de garçom não aguenta um mês.

Eu voltei pra ca valorizando mil vezes mais gente que trabalha nesses cargos. Garçom, limpadores, atendentes, camareiras, lixeiros, etc. É uma vida de cão que levam e são vistos como lixo pela sociedade. Oq tem de garçom ai que é maltratado pelos clientes por exemplo.
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.531
Pontos
1.253
Acho que já falei pelo fórum, só sairia do BR pra exercer o que eu estudei.

Não é uma questão de status ou dinheiro, mas se eu me esforcei pra c***lho pra aprender aquilo e acredito que seja uma coisa útil pra sociedade (espero que todo mundo que estude algum assunto a fundo, o ache ao menos produtivo pra alguém), não vou desperdiçar todo o esforço só pra poder morar fora do BR e causar inveja no insta.
 
Topo Fundo