O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A realidade do Metal Gear Solid 2 [spoilers pesados + reflexão + deep web]

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Vídeo antigo sobre o Metal Gear Solid 2, bem interessante:



O MGS 2 talvez seja o mais criticado da série e é considerado por muito o pior.

Os principais motivos geral são:
- substituição do Snake pelo Raiden na maior parte do jogo;
- história bagunçada, com reviravoltas demais e perto do final vira um salseiro.

Quando joguei, lá pelo início de 2002, tive as mesmas impressões, apesar de ser fã incondicional da série.

Agora, se for parar pra analisar, Kojima criou um jogo com uma história, no mínimo, visionária, quase profética.

Quem jogou sabe que no fim, fala-se nos "Patriots", sem se definir ao claro quem ou o quê são eles. E também no fim, fica aquela dúvida de fato o Solidus era ou não o vilão da história, um terrorista louco ou um libertador (no MGS, as coisas não são preto e branco).

Hoje me inclino a dizer o que ele não era tão vilão assim. Na luta final e nos diálogos anteriores, via CODEC, isso fica claro. Um dos temas abordados era quanto ao uso da informação e seu fluxo para fins de manipulação da sociedade. Basicamente, um pequeno grupo ou ente, ou seja lá o que for (os Patriots) controlavam quais as informações, como eram disponibilizadas, quando e para quem, isso em escala gigantesca.

E por meio desse controle, mentes, corações e a sociedade seria moldada e manipulada conforme interesses de poucos. Tanto é assim que para romper o ciclo maldito, Solidus queria interromper à força o fluxo de informação.

Se for ver, por mais que o Kojima tenha usado premissas fictícias (nanomachines, patriots, etc.), ele tratou de coisas reais e o jogo não foi bem compreendido. Hoje somos dependentes de mecanismos de comunicação em excesso e valores são moldados por meios de distribuição de informação, tal como TV, jornal e principalmente internet.

Por um lado, não se vive mais sem internet, é como o telefone a uns bons anos atrás. Por outro, ela, por ser um meio de transmissão de informações e dados por excelência, pode e é utilizada para moldar a sociedade, criar e destruir conceitos, etc. Quantas modinhas, aparentemente, são lançadas via redes sociais e se espalham que nem praga? E os memes, que são criados, não se sabe a origem e se transmitem com velocidade espantosa?

Definitivamente, uma ferramenta perigosa e algo pra se pensar. Vemos e temos acesso ao que queremos ou aquilo que querem que vejamos?

Lembrei de um texto famoso na deep web, vou colar aqui já traduzido:

"A Matrix é a estrutura social que subordina a humanidade à sua vontade. É a máquina da sociedade que existe unicamente para perpetuar a sua influência e o seu poder independente de qualquer necessidade humana.
Ela nos isola uns dos outros e de nós mesmos através do engano e, essencialmente, nos transforma em máquinas servis de produção econômica e política (poder). As máquinas que vivem fora deste poder são instituições: as grandes corporações, governos, escolas, instituições religiosas, e até mesmo organizações sem fins lucrativos. Cada instituição vai chegar a um ponto em sua existência, onde sua principal função torna-se auto-preservação e perpetuação, em vez de servir as necessidades humanas. Neste ponto, torna-se uma máquina da Matrix. Por exemplo, quando eles se tornam máquinas, os governos deixam de servir as pessoas e, em vez procurar estender seu poder sobre eles, as empresas priorizam aumentar o valor do acionista sobre a produção de produtos de qualidade ou de outra forma de servir o bem público; escolas veem alunos como um meio e não um fim; organizações religiosas equiparam associação com a salvação (e se opõem ativamente outros ensinamentos e práticas, mesmo independente), e organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade gastar mais do orçamento em atividades de angariação de fundos em seu foco original. Inevitavelmente, todas as grandes instituições eventualmente tornam-se máquinas Matrix. Elas tornam-se demasiadamente grandes para a humanidade.

Além das máquinas de auto-perpetuação independentes que escrevem a maioria dos nossos contracheques, a Matrix tem várias grandes cooperativas e os grupos mais ativamente sinistros de máquinas subsistindo fora do seu poder e contribuindo diretamente para a estrutura da própria Matrix. Estes grupos são o Complexo Militar Industrial, o Complexo Industrial político, o Complexo Industrial de Prisão, o Complexo Industrial de Vigilância, o Complexo Industrial de mídia, o Complexo Industrial Acadêmico, o Complexo Industrial Agrícola, o Complexo Industrial de Medicina e as principais organizações religiosas (não ser confundida com as religiões atuais, muitas organizações religiosas abandonaram os princípios fundamentais das religiões que dizem representar). Todas as máquinas nestes grupos querem oprimir ativamente a humanidade, ou permitir que a opressão persista. É através de seus esforços combinados que a Matrix assume algumas de suas qualidades mais desagradáveis".

Acho que tem bastante pertinência com a discussão. E lembrei do tópico em que um usuário foi banido por trazer conteúdo da deep web e até agora não se sabe o que foi exposto lá. É de se refletir até ponto estruturas invisíveis exercem controle sobre a sociedade, filtrando o que pode ou não ser trazido a tona...

Aliás, parece que a própria deep web, por privilegiar o anonimato, surgiu como uma reação contra esse tipo de controle. Mas, infelizmente, tem sido utilizada para todo o tipo de aberração e, pior ainda, por determinados grupos ou entidades que, a todo custo e sem nenhuma ética ou moral, buscam o poder e controle, de modo sutil ou não, manipulando muitos que nem tem noção disso.

Enfim, o tema e discussão propostos por MGS2 parecem bem atuais.

Fica aí a reflexão e uma dica. Só colei o texto acima porque já está na surface e porque não tem nada demais, não tentem trazer coisa diretamente da deep web pra cá, isso dá m****.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
Este jogo é um dos melhores, a galera que chora muito. O raiden caiu muito bem na proposta.

E não é um dos mais odiados, ele é o metal gear mais bem avaliado eu acho.
 

SS_Snake

Lenda da internet
Mensagens
32.107
Reações
19.754
Pontos
1.704
Mais bem avaliado e mais vendido

E pra mim, o melhor
 

-Riku-

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.040
Reações
27.189
Pontos
1.104
Eu só joguei ele ano passado e achei o melhor jogo da série.
achei bom ter jogado somente agora que tenho mais conhecimento da vida e tal :krip
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
Metal gear é aquele jogo que quando voce pensa que a continuação não pode ficar mais foda a coisa fica mais foda ainda
quando terminei o primeiro e parti para o segundo achei fantastico
 


Kahnm

Bam-bam-bam
Mensagens
3.412
Reações
1.568
Pontos
204
Finalmente um tópico com conteudo.
Irei jogar ainda MGS2, só marcando aqui pra nao pegar os spoilers.
Pra semana eu falo.
 

_Caramuru_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.283
Reações
6.308
Pontos
703
Gostei mais de MGS2 que MGS4. Para mim, contando os jogos da saga Solid, fica assim: MGS3>MGS1>MGS2>MGS4.

Além de ser um excelente jogo, o fato de rodar a 60fps e o impacto visual em relação ao MGS1 foram coisas marcantes.
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
Ele e otimo! Foi somente, talvez, o mais fora de seu tempo...
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Eu até comentei sobre isso naquele tópico "Jogos que mudaram sua vida"(ou algo assim). MGS2 realmente mudou minha maneira de pensar.
A primeira vez que joguei ele, logo quando lançou, não entendi muito bem por ter um ingles inferior, na época, então nunca me liguei sobre os fatos. Talvez mesmo que eu soubesse ingles suficiente para entendê-lo, também achasse que não passava de mais uma história viajadona. Mas jogando hoje, entendendo ingles e convivendo no mundo como se encontra, só vi temas fodas sendo discutidos, e que se tornam mais fodas ainda por terem sidos colocado em pauta num jogo que foi lançado em uma época onde ainda estava relativamente longe dessas coisas acontecerem.
MGS2 pra mim não é o melhor no aspecto de gameplay. Não gosto dos cenários e o gameplay definitivamente não é o melhor de toda a série. Mas acho a história dele a melhor de toda a série. Como falei, também, no outro tópico, é um jogo que te faz sentir várias sensações no final, que acabam por virar uma só sensação bizarra. Como um tapa na cara virtual.

Quem curtiu a discussão com os Patriotas no final do jogo, dêem uma lida nas teorias do Richard Dawkings sobre genética e memes. Tem uns vídeos de umas palestras dele também no canal "Oxford Union", no youtube, que são bem interessantes.

Enfim, que nem falei no outro tópico, eu já acho que, em parte, os patriotas tinham razão no que propunham. Hoje em dia, com google, facebooks da vida, o que mais se tem é um excesso de informação inútil sendo espalhada. A teoria dos memes está presente, mas de forma inversa, se for parar pra pensar. As informações que persistem e são mais espalhadas pela sociedade, são as informações inúteis, e não as mais importantes. Talvez pelo fato de que a informação se tornou algo tão banal na sociedade atual, que, pra muitos, não faz diferença se elas são ou não relevantes para a humanidade. Ao passo que informações realmente importantes, são esquecidas, porque não é nisso que o povo se interessa. É como se, no nosso DNA, de repente as características mais fracas se tornassem as mais importantes pra sobrevivencia, e começássemos a presenciar o nascimento de uma geração de seres humanos sub evoluídos.
Mas, em contrapartida, censurar toda essa informação, afim de tentar manter um "controle de qualidade" também atrasaria a humanidade(ou talvez não?).
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Big Shell e um lixo.
E a historia dele tem varias coisas estupidas.

todos os jogos tem essas bizarrices do Kojima.
Mas naquele caso bateram um recorde.
:klolz
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Outra coisa: os que falam que os inimigos da série são bizarros, que a série tem varias coisas viajadas, e etc, provavelmente vão mudar de ideia daqui a uns anos. Assim como aconteceu com MGS2, onde a viagem dele acabou se tornando real.

A DARPA da vida real, atualmente, tem vários projetos até mais viajados do que o que se vê em MGS.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Outra coisa: os que falam que os inimigos da série são bizarros, que a série tem varias coisas viajadas, e etc, provavelmente vão mudar de ideia daqui a uns anos. Assim como aconteceu com MGS2, onde a viagem dele acabou se tornando real.

A DARPA da vida real, atualmente, tem vários projetos até mais viajados do que o que se vê em MGS.

Isso sempre vai ser tosco:
Can Love Bloom on the Battlefield?
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Land cuidado com o negocio do tal user que foi banido e voltou ein, nao vo comentar, mas tu sabe as consequencias
no mais, melhor MGS e melhor protagonista, depois do BB
o choro é livre solidezetes

Mais bem avaliado e mais vendido

E pra mim, o melhor
grande SS, odeia o Kaz, manda eu enfiar no cu o meme dele (claro, inveja do solid nao ter memes) mas ama o Raiden fuderoso, que só perde pro Kaz e pro BB, somos os unicos adoradores do Raiden
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Eu rejoguei esse MGS2 bem recentemente no meu PS2 velho de guerra. O jogo em si é excelente. Apesar de alguns elementos terem envelhecido muito mal, acho justo dizer que sua história seja visionária sim, por abordar alguns temas que na época eram pouco discutidos, como os citados controle da informação e o conceito de "meme" que o jogo apresenta.

Mas isso não é o suficiente para tornar a história realmente boa. A narrativa é sofrível, as reviravoltas chegam a ser risíveis e, como você disse, a história vira um salseiro perto do final. As sucessivas explicações sobre o tal "S3 Plan" no final do jogo quase me fizeram vomitar, na moral.

As reclamações com o personagem Raiden eu concordo que são puramente mimimi, não vejo nenhum problema nele e no fato de não controlarmos o Snake.

***
Sobre a situação do usuário banido por postar deep web, ficou mais do que claro que foi um trollzinho extremamente sem graça com a bênção da moderação com aquela babaquice de Brasão de Brasília.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
e se tao tanto com medo da Matrix, relaxem que em momento de ataque nuclear, ameaça zumbi ou qualquer destruição em massa que extingue boa parte da humanidade, elas serao destruidas e sem proposito ... e claro, humanidade será como era a milhares de anos atras
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Land cuidado com o negocio do tal user que foi banido e voltou ein, nao vo comentar, mas tu sabe as consequencias
no mais, melhor MGS e melhor protagonista, depois do BB
o choro é livre solidezetes


grande SS, odeia o Kaz mas ama o Raiden fuderoso, que só perde pro Kaz e pro BB, somos os unicos adoradores do Raiden

Ahhhh Edgard, para de ficar usando avatars de outros usuários. Isso me dá um mindfuck que você não sabe. Volta logo para o nosso Kaz fuderoso.:kflame
 

cobra liquida

Bam-bam-bam
Mensagens
3.345
Reações
2.227
Pontos
354
De novo... Postam isso duas vezes por ano.
Nao que nao valha a pena, mas eh mais facil reviver um dos topicos antigos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Legal o paralelo entre nanomachines e internet, mas o resto eu acho que você tá exagerando e enxergando coisas onde quer, tipo:

Hoje somos dependentes de mecanismos de comunicação em excesso e valores são moldados por meios de distribuição de informação, tal como TV, jornal e principalmente internet.

Isso tem sido assim há anos. Na verdade hoje é infinitamente mais suave que no passado graças à internet, que é mais democrática.

Quantas modinhas, aparentemente, são lançadas via redes sociais e se espalham que nem praga? E os memes, que são criados, não se sabe a origem e se transmitem com velocidade espantosa?

Isso é apenas mais uma prova de que a internet é democratica.


Enfim, ela é muito mais benéfica do que maléfica.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
E sobre MGS2, teve muitos avanços na jogabilidade em relação ao primeiro, mas a história foi mirabolante demais. Não flui bem e não convence.
Tem também que o Raiden ENCHE O SAAACOOOOO nos codecs. Só conversa chata pqp. Principalmente com a Rose.


Já MGS3 é imbatível em tudo. Metal Gear dos Metal Gears.
Da até vontade de ouvir os codecs com a Para-Medic sobre cinema aqui no you tube.

 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Só sei que Kaz+Big Boss>Ocelot>The Boss>Raiden>Solid Snake. :kbeca

Brincadeiras a parte, eu gosto de todas as séries. Mas admito que MGS 2 me deixou confuso no final. A impressão foi que Kojima terminou as pressas. :kduvida
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Ahhhh Edgard, para de ficar usando avatars de outros usuários. Isso me dá um mindfuck que você não sabe. Volta logo para o nosso Kaz fuderoso.:kflame
calma, depois volto
só por gostar do Kaz ja vou te seguir e ser seu fã
beijos
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Joguei na época esse jogo, e claro varias vezes depois, mas realmente era um jogo muito à frente de seu tempo. Para terem uma ideia, foi um dos primeiros jogos de ps2 a ter som 5.1 por exemplo.

Eu acredito que todo aquele plot twist do mgs2 serviu de base para o que a serie é hoje em dia.
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Bom tópico. Não é o melhor MGS (o melhor é o 3), mas é o segundo melhor. A história é foda e de dificil compreensão.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Tem tópico sobre esse excelente vídeo e não é muito antigo. Mas a discussão sobre o vídeo e o jogo são sempre pertinentes. Parabéns.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Este jogo é um dos melhores, a galera que chora muito. O raiden caiu muito bem na proposta.

E não é um dos mais odiados, ele é o metal gear mais bem avaliado eu acho.


É o jogo mais corajoso, visionário e controverso da série. Logo, é o que tem menos fãs dentre os Kojimanos.
 

-Jag-

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
2.875
Pontos
283
Sobre a situação do usuário banido por postar deep web, ficou mais do que claro que foi um trollzinho extremamente sem graça com a bênção da moderação com aquela babaquice de Brasão de Brasília.
Meu Deus, que absurdo. Fico obrigado a postar pois você continua insistindo em ser leviano com os outros, sou homem para admitir que fiz m**** em expor material da Deep Web no VT, no que tange a assuntos que nem tinham foco no Brasão de Brasília (embora sempre fico com nojo quando me lembro das coisas acerca do assunto que encontrei na DW). Fui banido, pedi desculpas e voltei, página virada pois isso já deu m**** aqui no fórum e em outros também. Lembre-se, o Marco Civíl da Internet está aí:kclassic
 

Justhat

Bam-bam-bam
Mensagens
5.380
Reações
5.091
Pontos
353
Meu Deus, que absurdo. Fico obrigado a postar pois você continua insistindo em ser leviano com os outros, sou homem para admitir que fiz m**** em expor material da Deep Web no VT, no que tange a assuntos que nem tinham foco no Brasão de Brasília (embora sempre fico com nojo quando me lembro das coisas acerca do assunto que encontrei na DW). Fui banido, pedi desculpas e voltei, página virada pois isso já deu m**** aqui no fórum e em outros também. Lembre-se, o Marco Civíl da Internet está aí:kclassic
:kkong
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
19.407
Pontos
1.469
Esse é o pior Metal Gear, mas considero o melhor jogo do PS2 e um dos melhores que joguei.

Se tem uma epoca que não sinto saudade aqui do Forum era quando o pessoal traduzia o jogo com dicionário do CCAA e chegava com as interpretações mais mirabolantes.
 
Topo Fundo