O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A vida vale a pena? [Ponto de vista SEM religião]

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
Partindo do pressuposto que o Universo é estupidamente grande e o que vivemos pode ser um de muitos universos, que com essa proporção de tamanho e tempo de sua existência somos pífios e insignificantes perante essa existência, qual nossa função ou privilégio aqui, e para quê? Ou é crível que temos uma finalidade aqui, nem que seja a de nós dissolvermos em átomos para, muito tempo depois, nos tornamos outra coisa, em ciclos, infinitamente?

 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.695
Reações
16.240
Pontos
403
A vida é uma dádiva que eventualmente deve ser devolvida. Então não vejo porque não aproveitá-la enquanto não chega o fim inevitável.
Se no fim aparece a opção Continue ou simplesmente há o nada, não parece que fará diferença se preocupar com isso antes da hora. Então regozijai-vos a vida atual.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.289
Reações
9.570
Pontos
1.229
Você pede para não ter religião, que basicamente é a vida "fora da terra" mas de cara já faz o posicionamento da vida no universo, que basicamente é a vida "fora da terra".

Biologicamente, a vida é o aqui e agora, e somente isso. Se quer levar além disso, invariavelmente vai cair na espiritualidade ou na "universalidade", ou seja, existe mais do que vemos.

Sobre se a vida vale a pena, é o tipo de pergunta que somente nós, seres racionais com capacidade de escolha, podemos responder, mas isso é individual, cada um responde sobre sua própria vida.

Então se você pergunta isso, ou se isso é uma pergunta que as pessoas buscam resposta fora de si mesmo, só posso dizer que ou não estão vivos ou não são racionais.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
Você pede para não ter religião, que basicamente é a vida "fora da terra" mas de cara já faz o posicionamento da vida no universo, que basicamente é a vida "fora da terra".
Bom ponto de vista, mas trato aqui o Universo como o mensurável, o que posso como ser vivo consciente ver e tatear.
O ponto de vista sem religião é mais para acharmos um rumo lógico e imediato, não metafísico. Seria muito satisfatório saber a qual propósito servimos, apenas existir é uma situação muito vaga, aproveitar é muito egoísta. Exemplo: uma célula pode "saber" que é uma célula, mas é muito improvável que ela saiba que faz parte de um tecido, um órgão, um sistema, um corpo, um propósito muito maior. Porém também não sabemos se ela sabe de tudo isso e realiza sua "programação" com satisfação e plenitude. Eu ficaria muito feliz de saber que existo por um propósito muito maior, não apenas servir de comida de minhoca num planeta que, pela lógica do Universo, um dia vai deixar de existir. É daí que vem o "vale a pena?"
 


VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.289
Reações
9.570
Pontos
1.229
Bom ponto de vista, mas trato aqui o Universo como o mensurável, o que posso como ser vivo consciente ver e tatear.
O ponto de vista sem religião é mais para acharmos um rumo lógico e imediato, não metafísico. Seria muito satisfatório saber a qual propósito servimos, apenas existir é uma situação muito vaga, aproveitar é muito egoísta. Exemplo: uma célula pode "saber" que é uma célula, mas é muito improvável que ela saiba que faz parte de um tecido, um órgão, um sistema, um corpo, um propósito muito maior. Porém também não sabemos se ela sabe de tudo isso e realiza sua "programação" com satisfação e plenitude. Eu ficaria muito feliz de saber que existo por um propósito muito maior, não apenas servir de comida de minhoca num planeta que, pela lógica do Universo, um dia vai deixar de existir. É daí que vem o "vale a pena?"
Mas é só isso mesmo. Volto a dizer, o "de onde viemos e pra onde iremos" é coisa só da nossa cabeça.

Usando a palavra de outra pessoa, um gato nasce gato e faz coisas que só um gato faria porque é de sua natureza.

O ser humano por ter capacidade de escolha, pode escolher a opção que achar melhor, inclusive mudar sua própria natureza.

Então, se me permite a intromissão, o seu questionamento não é sobre se a vida vale a pena, é sobre se suas escolhas valem a pena, e em cima delas, se sua vida se justifica.

Aqui vale a menção de 2 pontos: ou você justifica a sua vida pra si mesmo, e vive dentro dos seus valores, tomando decisões por meio desses valores, ou justifica sua vida para terceiros, usando os valores desses terceiros e agindo por meio desses valores.

Não há certo ou errado na escolha de qual desses meios você irá seguir, mas você deve ser capaz de se responsabilizar pelas escolhas advindas delas.

E aqui não há metafísica. A decisão representa quem você é, tanto os motivos que levaram a decisão em si quanto como você irá lidar com o resultado da decisão.

Dessa forma, se você será somente comida de minhoca, só depende de você e não da minhoca.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
42.013
Reações
95.582
Pontos
2.179
Para mim a resposta é depende do ponto de vista.

No ponto de vista macro, não. O universo é estupidamente grande e vazio. O planeta Terra e tudo dentro dele é insignificante.

Agora no ponto de vista individual sim. Cada ser vivente deve tentar fazer algo com sua vida, mesmo a vida em si sendo insignificante.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
O que é a vida?
Ainda somos egoístas e limitados o suficiente para acharmos que é só o que somos e o que nos circunda e alcançamos, e pelo nosso nível de evolução, tamanho do Universo e tempo para explorá-lo, nunca saberemos de fato.
O que nos resta é saber o que nos resta é que sentido faz.
 

mecha_damashi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.653
Reações
8.783
Pontos
453
Para que ficar se perguntando isto se você não é um cientista ou físico que vá fazer alguma diferença real no mundo..

Você está preso na Terra, nasceu aqui e morrerá aqui, então, vá viver sua vida! Porque no vasto universo sua vida é basicamente um grão de nada..

Para que possamos realmente evoluir como seres nós temos que largar mão de todas essas baboseiras sentimentais, religiosa e morais que nos cercas e apenas pensar em nos desenvolver, como o ser humano tem só pensamentos individual e gosta de controlar os mais burros isso nunca vai acontecer.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
Para que ficar se perguntando isto se você não é um cientista ou físico que vá fazer alguma diferença real no mundo..
E se eu fosse pouco importaria também, até segunda ordem conhecimento é um mero capricho humano perante a vastidão.
Na média estão me sugerindo que eu apenas viva a vida, ou seja, que ignorância é benção. Pode ser...
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.464
Reações
1.976
Pontos
854
A questão não é se a vida vale a pena ou não, mas que não temos mais nenhuma outra opção, tudo se resume a viver e morrer, simples assim...
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.229
Reações
63.291
Pontos
1.253
A vida vale a pena?


... Sem religião....


9fd3293eeff97a188c90e67b4a821bfb.gif

Sim!


O resto do universo a gente vê depois!
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.604
Reações
21.271
Pontos
1.044
Somos um amontoado de células vivas que insistem em viver por décadas, as quais consomem tudo ao seu redor.
O sentido é dado por nós. Um propósito, um objetivo.
Somos livros em branco que passam por essa vida a fim de preenchê-lo com alguma história e ao fim, torcer para que essa história tenha valido a pena.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
Somos um amontoado de células vivas que insistem em viver por décadas,
Pior que não, células não vivem tanto
No fim das nossas vidas não temos as mesmas células de quando nascemos, elas morrem e se renovam diversas vezes
Podermos dizer que nem somos a mesma pessoa, o que fica mesmo são só as memórias, e nem todas elas
Muito louco isso, né?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.604
Reações
21.271
Pontos
1.044
Pior que não, células não vivem tanto
No fim das nossas vidas não temos as mesmas células de quando nascemos, elas morrem e se renovam diversas vezes
Podermos dizer que nem somos a mesma pessoa, o que fica mesmo são só as memórias, e nem todas elas
Muito louco isso, né?
Sim.
Eu curto muito essa análise não romantizada da vida.
Somos bolos de carne vivos.
Nos julgamos o topo da cadeia alimentar pois desenvolvemos arquitetura, tecnologia, sabemos conversar, nadar, voar, porém somos os únicos seres vivos que criam, poluem e destroem.
 
Ultima Edição:

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
1.004
Reações
2.682
Pontos
293
Sou totalmente anti natalista por ter nascido no Brasil, acho que podemos sim fazer a vida valer a pena apesar das agruras, com religião fica obviamente mais fácil devido ao sentido transcendente, sou agnóstico mas ando lendo sobre doutrinas religiosas, no mais não adianta se lamentar, é focar nos pequenos prazeres e dar continuidade.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.911
Reações
80.757
Pontos
1.839
Para a vida valer a pena, pra mim basta Harley Davidsons, Jack Daniels e champolas para eu deixar o meu bigode cheiroso no meio de seus rins.

Quem procura sentido na vida é porque vive uma vida chata.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.565
Reações
21.796
Pontos
1.484
Ainda que a vida seja a única fagulha da tua existência frente a eternidade da vastidão lá fora, e que tu sejas menos que um grão de areia no deserto, é isso que há. É o agora.

Desconsiderando qualquer crença religiosa, e focando apenas no que nossa limitação humana pode captar, o pós-vida será como o pré-vida. Tu eras feliz, ou sofria, antes do teu nascimento? Sentia algo? Pois então, no pós, seria o mesmo.

Não tem porque se preocupar. Se preocupar, aliás, é coisa de quem está vivo. Assim como ir lá fora e fazer algo que crie estímulos positivos pra tua cognição. Opte pelo segundo. Seja mais estoico.

Respondendo à pergunta. Vale sim. E muito. E não deixe que os outros roubem as tuas razões de fazer valer a pena.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
Quem procura sentido na vida é porque vive uma vida chata.
Tenho minhas dúvidas. Volta e meia alguém aparentemente com tudo OK na vida passa uma cordinha no pescoço, se joga de algum lugar ou se dá uma overdose letal
Como cada mente e cada vida é de um jeito, há até os que tem tudo e não querem nada. Exemplo:

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.911
Reações
80.757
Pontos
1.839
Tenho minhas dúvidas. Volta e meia alguém aparentemente com tudo OK na vida passa uma cordinha no pescoço, se joga de algum lugar ou se dá uma overdose letal
Como cada mente e cada vida é de um jeito, há até os que tem tudo e não querem nada. Exemplo:


A “vida chata” não é sobre ter dinheiro, é sobre estar satisfeito.

Conheço gente que não tem um gato pra puxar pelo rabo, mas vive dando risada e a vida dele faz todo o sentido pra ele.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
A “vida chata” não é sobre ter dinheiro, é sobre estar satisfeito.

Conheço gente que não tem um gato pra puxar pelo rabo, mas vive dando risada e a vida dele faz todo o sentido pra ele.
Errou de novo. Não falo de dinheiro
Pega lá o vocalista do Linkin Park
Num dia tava felizão no parque com filhos
No outro se churrascou
E dar risada e "ser feliz" não é sentido de vida para todos, lembra da piada do Grande Pagliacci?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.911
Reações
80.757
Pontos
1.839
Errou de novo. Não falo de dinheiro
Pega lá o vocalista do Linkin Park
Num dia tava felizão no parque com filhos
No outro se churrascou
E dar risada e "ser feliz" não é sentido de vida para todos, lembra da piada do Grande Pagliacci?

“Errou” no que?

Eu tô satisfeito. E minha vida tem sentido pelas minhas satisfações como citei acima. E pra mim basta esta simplicidade. Não preciso de reflexões existenciais…meus prazeres mundanos me completam.

Volto a falar: quem não tem sentido na vida vive uma vida chata. Não vi ninguém se matar estando satisfeito com a vida ou dizendo “vou meter uma bala na cachola porque a minha vida é super divertida”…aí seria o cúmulo da loucura.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.058
Reações
52.772
Pontos
1.564
“Errou” no que?

Eu tô satisfeito. E minha vida tem sentido pelas minhas satisfações como citei acima. E pra mim basta esta simplicidade. Não preciso de reflexões existenciais…meus prazeres mundanos me completam.

Volto a falar: quem não tem sentido na vida vive uma vida chata. Não vi ninguém se matar estando satisfeito com a vida ou dizendo “vou meter uma bala na cachola porque a minha vida é super divertida”…aí seria o cúmulo da loucura.

Vc é um discípulo de Oscar Maroni, praticamente da filosofia do hedonismo.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
478
Reações
1.494
Pontos
148
“Errou” no que?

Eu tô satisfeito. E minha vida tem sentido pelas minhas satisfações como citei acima. E pra mim basta esta simplicidade. Não preciso de reflexões existenciais…meus prazeres mundanos me completam.

Volto a falar: quem não tem sentido na vida vive uma vida chata. Não vi ninguém se matar estando satisfeito com a vida ou dizendo “vou meter uma bala na cachola porque a minha vida é super divertida”…aí seria o cúmulo da loucura.
Tá.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.911
Reações
80.757
Pontos
1.839
Tá, vá viver a vida. Xô, xô...

O fórum é repleto de gente maneira e de bem com a vida. Esses seus estereótipos estão desatualizados, nem todo mundo é igual a você só porque frequenta o mesmo ambiente.

A beleza está nos olhos de quem vê.
 
Topo Fundo