O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aborto, até onde é religião, até onde isso pode entrar no caminho da ciência e da medicina?

Status
Não está aberto para novas respostas.

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Fico pensando (e viajando com conceitos relativos) que em diversas discussões como a religião foi extremamente importante para chegarmos aonde chegamos como sociedade. Há muitos fatores históricos importantes de como a religião unificou povos e organizou sociedades, mas no dias de hoje em que as sociedades já estão estabelecidas eu vejo preconceito religioso e medo ficando a frente de interesses lógicos? E falo lógicos pensando de uma forma extremamente fria.

Podemos falar de aborto, como uma afronta ao direito da mulher e seu corpo, mas eu também vejo os motivos contrários como uma afronta a nossas definições cientificas, hoje podemos fazer um corpo viver após a chamada morte cerebral, bastando estar conectados a uma maquina, graças a isso, conseguimos ter acesso a doação de órgãos que salva muitas vidas. Para isso no entanto precisamos como sociedade definir que um corpo sem atividade consciente e sem capacidade de sustentar a vida sem as maquinas é considerado morto...

Ora o feto só tem atividade cerebral compatível a que consideramos vivo a partir da 20a semana e 24a semana para formar suas pulmões por completo...

Se a gente ficar brigando por valores religiosos e medo, podemos afetar em muito o que poderia ser a ciência do futuro, não faz muito tempo li uma matéria que estamos próximos de ter maquinas capazes de sustentar um feto a se desenvolver, sem o corpo da mulher, e eu nem vou entrar na questão de tirar tal feto e deixar na maquina para quem não quer ser mãe, que é pró-vida seria a favor disso?

Mas há também a questão da geração de fetos como clones, nos temos tecnologia bem próxima disso, não me espantaria pensar que existe a possibilidade de se criar clones, para servir como fonte de tecidos, uma pessoa com doença nos rins, poderia ter um clone seu e pegar os rins, talvez esse clone não tenha consciência ou não tenha pulmão... mas qual seria a diferença na pratica para tal clone e um feto? A discussão religiosa entraria no meio? Vidas seriam perdidas pois tal avanço não poderia ser alacançado?

Digamos que ao menos podemos usar clones até a 3a semana, que o embrião ainda não pode se dividir, a partir da sua divisão e criação do zigoto, temos uma fonte enorme de células-tronco, porque não criar clones até esse momento e usar essas células para tratar cancer, tratar doenças genéticas, usara CRISPR em cima das células tronco e conseguir curar algo que hoje em dia não teria cura.

Sei lá, acho que a medicina e tecnologia estão flertando com coisas que religião e conceitos relativos, como controlar a vida dos outros, pode afetar e muito até onde a gente poderia chegar, mas eu não consigo pensar qual seria a diferença de um feto gerado por sexo ou por laboratório, eles são a mesma coisa e as leis ao redor disso teoricamente deveriam ser iguais.

Sei que isso também gera bug na chamada esquerda-liberal que diria, esses caros tratamentos só seriam para os mais ricos, e eles são contra pois aumentaria mais a diferença social e ao mesmo tempo seriam a favor do aborto (pelo direito da mulher).... mas para mim, essa discussão é mais em relação que o medo e o preconceito religioso coloca freios no que poderíamos fazer na nossa medicina e isso é um exemplo apenas com uma das coisa que nossa tecnologia esta prestes a alcançar

Poderia entrar aqui discussão de e se pais pudessem manipular geneticamente os filhos, iria apenas tirar doenças, ou iriam deixar eles fortes, altos, inteligentes, criando uma "raça melhor"... mas esse temo "raça melhor" flerta com eugenise, aumento de diferença social, bla, bla, bla e ai o medo entra na frente novamente, religião em modificar o que "Deus criou" e vamos manter doenças genéticas no mundo, porque... temos medo?

É só um pensamento louco meu sobre um assunto complexo, que vejo muita gente pensando de forma muito simples e linear, e com tudo nada nesse mundo é preto no branco, tudo é meio cinza e deveria chegar uma hora que tinamos que pensar um pouco diferente sobre tudo...
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
D5XMOiSXkAAL2fm.jpg

D5XMPN2WsAAsI9V.jpg
D5XMP5gWwAAxc-h.jpg
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Sim, não passou disso.
Mas é muito preocupante viver em um mundo que pensar fora da caixa esta cada vez mais desmerecido, hoje todos precisa ficar dentro de seus quadradinhos certinhos como mandam e muitos adoram tacar um monte de pedra em que fica fora de seu quadradinho...
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Mas é muito preocupante viver em um mundo que pensar fora da caixa esta cada vez mais desmerecido, hoje todos precisa ficar dentro de seus quadradinhos certinhos como mandam e muitos adoram tacar um monte de pedra em que fica fora de seu quadradinho...

O mundo está o que está porque nunca se pensou tanto fora da caixa. Já ouviu a expressão "bater palma pra louco"? Pois é...
Não se ofenda, mas seu devaneio sobre o assunto está permeado daquilo que é mais perigoso em um ser humano: ignorância.
 


VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
O mundo está o que está porque nunca se pensou tanto fora da caixa. Já ouviu a expressão "bater palma pra louco"? Pois é...
Não se ofenda, mas seu devaneio sobre o assunto está permeado daquilo que é mais perigoso em um ser humano: ignorância.
Eu acho que ignorar a ciencia a favor de preconceitos é a definição mais básica da ignorância.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Quem defende assassinato de bebês não merece qualquer tratamento digno.
Se voce ler um pouco do que postei, voce não pode considerar assassinato, isso seria. ignorância extrema, então doar órgãos é assassinato?
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Aborto deveria ser a solução para um "acidente".
Não o que tem sido proposto hoje.

Existem campanhas para evitar o suicido, porem existem praticas que apoiam o assassinato de crianças... Na cabeça de alguns a vida de um feto vale menos que a de outra pessoa normal. (Vai lá portar no fórum o apoio para o cara se suicidar...)
Logo acho que essa discussão vai longe...

O único ponto realista viável a discussão seria somente de quando o feto pode ter "vida".
De resto essa discussão é puro bullshit politizado.

Tem muito nego que apoia o aborto só por que a "igreja" e os conservadores são contra o mesmo.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Eu acho que ignorar a ciencia a favor de preconceitos é a definição mais básica da ignorância.
O que a ciência tem a ver com isso?
Quem determina um juízo normativo de certo ou errado é a ética e a filosofia.

A ciência nunca será capaz de dizer quando um indivíduo passa a ser dotado de direitos naturais. Isso está fora do escopo da ciência.

Também não tem a ver com religião. Eu sou ateu-agnóstico e completamente contra o aborto. Usando simplesmente a razão pura.

Assassinar inocentes é crime, do ponto de vista ético. Fere um dos 3 direitos naturais (vida, liberdade, propriedade privada).
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Eu acho que ignorar a ciencia a favor de preconceitos é a definição mais básica da ignorância.
O que a ciência tem a ver com isso?
Quem determina um juízo normativo de certo ou errado é a ética e a filosofia.

A ciência nunca será capaz de dizer quando um indivíduo passa a ser dotado de direitos naturais. Isso está fora do escopo da ciência.

Eu sou ateu-agnóstico e completamente contra o aborto. Usando simplesmente a razão pura.

Assassinar inocentes é crime, do ponto de vista ético. Fere um dos 3 direitos naturais (vida, liberdade, propriedade privada).
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.254
Pontos
2.009
Favorável no caso de estupro e contra em todas as demais possibilidades, mas não por uma questão religiosa - tendo em vista que pra mim não tem a mínima representatividade - e sim por uma questão, digamos, sociológica.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.139
Pontos
703
É só um pensamento louco meu sobre um assunto complexo, que vejo muita gente pensando de forma muito simples e linear, e com tudo nada nesse mundo é preto no branco, tudo é meio cinza e deveria chegar uma hora que tinamos que pensar um pouco diferente sobre tudo...
Tudo que você falou pode ser tornar realidade um dia. Acredito que parte da sua visão veio do filme ''A Ilha'' de 2005, haha.

Antes era assustador pensar em cirurgia de mudança de sexo, hoje é algo ''bem aceito''
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Recomendo a thread a seguir:


Não é sobre a questão ética do aborto, mas sim sobre como a causa se tornou uma bandeira política nos EUA.

Resumo: nunca foi uma bandeira da maioria dos cristãos dos EUA, que são protestantes, nem dos conservadores. Muitos, inclusive, eram pró-liberalização do aborto.

Por exemplo, em 1967, o ícone conservador Ronald Reagan assinou na Califórnia a legislação mais liberal dos EUA em relação ao aborto.

O negócio só virou um ponto central para evangélicos e conservadores quando o Partido Republicano percebeu que poderia capitalizar politicamente sobre a questão, forçando uma polarização.

A polarização, que perdura até os dias de hoje, nubla qualquer discussão ética sobre o assunto. Ninguém pode mais ter opinião própria sobre o aborto sem ser enquadrado em um dos "lados":

Se você é a favor da liberalização do aborto, está do lado dos degenerados, comunistas, ateus e satanistas que matam criancinhas inocentes.
Se você é contra liberalização do aborto, está necessariamente do lado de Deus e das pessoas de boa índole.

Isso aí é um belo exemplo de como partidos políticos se utilizam do "dividir para conquistar". Se você é de direita e pró-liberalização do aborto, será automaticamente tradado como pária pela maioria da direita. Do mesmo modo, se você for de esquerda e contra a liberalização, pode ter certeza que muitos esquerdistas também vão te rechaçar como inimigo.
 
Ultima Edição:

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.139
Pontos
703
Recomendo a thread a seguir:


Não é sobre a questão ética do aborto, mas sim sobre como a causa se tornou uma bandeira política nos EUA.

Resumo: nunca foi uma bandeira da maioria dos cristãos dos EUA, que são protestantes, nem dos conservadores. Muitos, inclusive, eram pró-liberalização do aborto.

Por exemplo, em 1967, o ícone conservador Ronald Reagan assinou na Califórnia a legislação mais liberal dos EUA em relação ao aborto.

O negócio só virou um ponto central para evangélicos e conservadores quando o Partido Republicano percebeu que poderia capitalizar politicamente sobre a questão, forçando uma polarização.

A polarização, que perdura até os dias de hoje, nubla qualquer discussão ética sobre o assunto. Ninguém pode mais ter opinião própria sobre o aborto sem ser enquadrado em um dos "lados":

Se você é a favor da liberalização do aborto, está do lado dos degenerados, comunistas, ateus e satanistas que matam criancinhas inocentes.
Se você é contra liberalização do aborto, está necessariamente do lado de Deus e das pessoas de boa índole.

Isso aí é um belo exemplo de como partidos políticos se utilizam do "dividir para conquistar". Se você é de direita e pró-liberalização do aborto, será automaticamente tradado como pária pela maioria da direita. Do mesmo modo, se você for de esquerda e contra a liberalização, pode ter certeza que muitos esquerdistas também vão te rechaçar como inimigo.

Na America Latina até mesmo a esquerda sempre foi contra a legalização, hoje as coisas mudaram.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
O que a ciência tem a ver com isso?
Quem determina um juízo normativo de certo ou errado é a ética e a filosofia.

A ciência nunca será capaz de dizer quando um indivíduo passa a ser dotado de direitos naturais. Isso está fora do escopo da ciência.

Eu sou ateu-agnóstico e completamente contra o aborto. Usando simplesmente a razão pura.

Assassinar inocentes é crime, do ponto de vista ético. Fere um dos 3 direitos naturais (vida, liberdade, propriedade privada).
Leia o tópico. Veja a relação do que consideramos vida na hora de doar órgãos e que não existe racionalidade em pensar diferente pro feto.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
A questão da "doação" de órgãos também é bem complexa dependendo do caso. O posicionamento da ala tradicionalista da Igreja e de juristas sérios tem me causado reflexão.
Há alguma atividade cerebral para o corpo manter os órgãos funcionando. Indo atrás de como isso foi conduzido no mundo pela OMS é de, no mínimo, questionar a moralidade do procedimento em muitos casos em que é decidida a morte cerebral. Com a produção artificial de órgãos provavelmente vai mudar essa questão.

Ciência é igual dinheiro, arma ou qualquer outra ferramenta. Pode ser utilizada a serviço do bem ou do mal.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Aborto é desculpa para quem não quer usar anticonceptional, e é assassinato de criancinhas sim e tambem a ciencia sem moral pode levar a caminhos não muito agradaveis, devem existir freios morais, de outra forma a sociedade perde a razão de existir.
Acho que você não sabe com estupro funciona, e os casos que a mulher pode morrer se continuar a gravidez (e o feto junto), e os casos de forte depressão que levam a suicídio e ambos perdem a vida? e os casos de crianças com doenças genéticas que vão viver semanas ou 1, 2 anos? Pra que trazer para vida se voce pode encerrar antes de se ter consciência?

E obrigar uma menina de 14 anos que foi estuprada e perder sua adolescência para criar uma criança com a cara do estuprador?

Nem tudo é tão preto no branco, e chamar de assassinato o fato de interromper um processo de gravidez é ignorar todo conhecimento de Biologia em favor de puro preconceito e vontade de se controlar o outro, alias por que tanta gente acha que tem direito moral de controlar o que outra faz ou deixa de fazer?
 

.gandalf the grey.

Bam-bam-bam
Mensagens
2.141
Reações
8.055
Pontos
453
Acho que você não sabe com estupro funciona, e os casos que a mulher pode morrer se continuar a gravidez (e o feto junto), e os casos de forte depressão que levam a suicídio e ambos perdem a vida? e os casos de crianças com doenças genéticas que vão viver semanas ou 1, 2 anos? Pra que trazer para vida se voce pode encerrar antes de se ter consciência?

E obrigar uma menina de 14 anos que foi estuprada e perder sua adolescência para criar uma criança com a cara do estuprador?

Nem tudo é tão preto no branco, e chamar de assassinato o fato de interromper um processo de gravidez é ignorar todo conhecimento de Biologia em favor de puro preconceito e vontade de se controlar o outro, alias por que tanta gente acha que tem direito moral de controlar o que outra faz ou deixa de fazer?
Isso são casos a parte, nesse caso o aborto é aceitavel.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Favorável no caso de estupro

mas aí que tem que ser contra MESMO!

A primeira providência que a vítima de estupro deve tomar é ir no hospital tomar coquetel anti DSTs e também a pílula...

Permitir o aborto em caso de estupro só ocasiona de muitas espertinhas dizerem que foram estupradas para poder abortar a vontade...
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Eu vou alem. Considero ate a pilula do fia seguinte uma especie de aborto. Nao apoio mas e uma pratica comum hoje em dia.

O fato de você considerar não faz diferença, você pode "considerar" que o céu é vermelho mas ele vai continuar sendo azul.

Pílula não é abortiva, ela impede a fecundação.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Na história da humanidade já foi tentado criar uma raça superior e livres de doença...

Não precisa dizer que não deu muito certo.

T+
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Para a mente sã, você existe antes de nascer.

Para a mente revolucionária, você só existe depois de nascer.

Para a mente sã, o seu sexo é atribuído já na fecundação sucessiva, sendo humanamente detectável posteriormente por meio de exame, antes de nascer.

Para a mente revolucionária, você não tem sexo, apenas gênero, fluido e mutável ao sabor das circunstâncias e desejos.

Não há meio termo.

Ou se está de um lado ou de outro.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Para a mente sã, você existe antes de nascer.

Para a mente revolucionária, você só existe depois de nascer.

Para a mente sã, o seu sexo é atribuído já na fecundação sucessiva, sendo humanamente detectável por meio de exame posteriormente, antes de nascer.

Para a mente revolucionária, você não tem sexo, apenas gênero, fluido e mutável ao sabor das circunstâncias e desejos.

Não há meio termo.

Ou se está de um lado ou de outro.

Não existe isso, não existem apenas 2 lados até a questão politica se chamado compasso politica, esse pensamento binário é extremamente limitado e usado para manipular grupos.

Aliás aonde que se tem uma mente sã no momento que se ignora a lógica para favorecer um pensamento simplista e direcionado?
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.001
Reações
27.045
Pontos
1.844
Na história da humanidade já foi tentado criar uma raça superior e livres de doença...

Não precisa dizer que não deu muito certo.

T+
Eu comentei isso, Eugenia foi bem errado, mas ainda acho que o medo e preconceito (seja religioso ou ignorância mesmo) não deveriam ficar no caminho da ciência

Uma pena que tudo esta tão dividido... gostaria de ver uma nação rica e com recursos investindo apenas em ciência sem se preocupar com fatores subjetivos, isso é uma utopia infelizmente pois o mundo ficou dividido entre ser de esquerda lacradora ou direita conservadora... A ciência em si não esta nem ai para opinião politica, no fundo é muita manipulação politica tentando desmerecer a ciência.
 
Ultima Edição:

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Não existe isso, não existem apenas 2 lados até a questão politica se chamado compasso politica, esse pensamento binário é extremamente limitado e usado para manipular grupos.

Aliás aonde que se tem uma mente sã no momento que se ignora a lógica para favorecer um pensamento simplista e direcionado?

Existem apenas dois lados.

Certo e errado.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo