O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Acaba o Salário Mínimo Profissional dos engenheiros! Engenheiro que virou Uber.

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.212
Reações
23.991
Pontos
803

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Leis são só papel afinal uma estrutura maior derrotar a menor, se temos zilhões de formados em engenharia (e os caras estraram nessa foi pelo salário regulamentado achando que era bilhete premiado) era o passo natural. Agora se foi.

pode acabar com a clt também, 40 milhões de desempregados, desalentados e camelô. As chances são mínimas de reveter esse quadro, aquilo é só papel agora, só não acabou oficialmente pois serve de linha imaginária para separar a pobreza da miséria.
 
Ultima Edição:


-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Acho que só as empresas públicas pagavam o piso para recém-formados.

O mais engraçado agora eh que vamos ver vaga procurando Engenheiro registrado no CREA com 6 meses de XP oferecendo menor salário que técnico com 6 meses de XP.



Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Acho que só as empresas públicas pagavam o piso para recém-formados.

O mais engraçado agora eh que vamos ver vaga procurando Engenheiro registrado no CREA com 6 meses de XP oferecendo menor salário que técnico com 6 meses de XP.



Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
Kkkkkk
Tem prefeitura pagando 800 reais de salário para engenheiro.
O governo era o primeiro a não pagar o piso. Só estatais tipo Petrobras/transpetro pagavam para eng Junior.
Engenharia hoje tem o pior custo benefício de todos os cursos existentes. Vale mais a pena fazer pedagogia EAD de 200 reais.
 

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
Eu tava vendo paginas de empregos, a base de salários caiu muito pra qualquer profissão.

Vi vaga pedindo superior completo e cursos na area contabil, querendo pagar 1700 reais.

Tem gente só com o médio ganhado 1300~1400. Diploma de Superior não vale mais nada.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.745
Pontos
1.264
Eu não entendo nada de leis, mas isso não seria uma coisa boa?

É sinal de que o estado está deixando de interferir nas operações privadas. E menos estado é o que se almeja, não é verdade?

E isso pode aumentar a oferta de empregos, como foi prometido com as várias alterações da CLT feitas pelo presidente anterior. Realmente não entendo qual o problema aqui.

Eu fico horas lendo as pasta política para ver se entendo algo do que sereia bom pra o país de um modo geral, mas minha formação em escolas públicas (já sucateadas desde aquela época) me impede de ver a abrangência das coisas. há tanta informação conflitante.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
vão ganhar mais dirigindo Uber! :kclassic

É elementar, mas nem tanto o ube já está sendo solapado. Mas sei lá vamos pensar um conto de fadas aqui, um teoria maluca de que alguém planejou um desenvolvimentismo no brasil e para conseguir construir tanta coisa em pouco tempo, primeiro solaparam a profissão do engenheiro e desempregaram todo mundo, então num futuro breve pagando 3k ou invés de 8 eles poderão ter esse trabalho qualificado a disposição para o projeto, ora se esse conto for real é a hora do engenheiro que entrou nessa pegar a grana e sair do Brasil, porque em alguns anos após isso, volta se a a ser terra arrasada novamente.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Eu não entendo nada de leis, mas isso não seria uma coisa boa?

É sinal de que o estado está deixando de interferir nas operações privadas. E menos estado é o que se almeja, não é verdade?

E isso pode aumentar a oferta de empregos, como foi prometido com as várias alterações da CLT feitas pelo presidente anterior. Realmente não entendo qual o problema aqui.

Eu fico horas lendo as pasta política para ver se entendo algo do que sereia bom pra o país de um modo geral, mas minha formação em escolas públicas (já sucateadas desde aquela época) me impede de ver a abrangência das coisas. há tanta informação conflitante.
Há sempre a teoria e a prática. Em alguns pontos,pode ser útil, outros não. No meu trabalho,por exemplo, uma secretaria de educação de estado, os engenheiros recebem menos da metade do piso, e fica por isso mesmo. A equipe trabalha pra caramba, viaja com o dinheiro do próprio bolso, recebe diárias com 2 meses de atraso, quando o estado tem plenas condições de pagar o piso. Muita gente então vaza e vai pra iniciativa privada, que paga melhor, e é mais valorizada. O meu estado em si, faz de conta que valoriza o capital intelectual dos funcionários, mas a visão do órgão é do tamanhos de uma ervilha. A maioria das construtoras que não podem pagar o minimo,simplesmente não pagam e fica por isso mesmo. E continuaria assim, duvido que vá aumentar a quantidade de vagas de emprego. Aliás, pode até aumentar, oferecendo 1 salário mínimo, o que não me parece uma solução muito inteligente para a situação.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Eu não entendo nada de leis, mas isso não seria uma coisa boa?

É sinal de que o estado está deixando de interferir nas operações privadas. E menos estado é o que se almeja, não é verdade?

E isso pode aumentar a oferta de empregos, como foi prometido com as várias alterações da CLT feitas pelo presidente anterior. Realmente não entendo qual o problema aqui.

Eu fico horas lendo as pasta política para ver se entendo algo do que sereia bom pra o país de um modo geral, mas minha formação em escolas públicas (já sucateadas desde aquela época) me impede de ver a abrangência das coisas. há tanta informação conflitante.

eu vou da um norte, não será a verdade absoluta mas tu poderá construir seu entendimento a partir de então.

Tudo o que ocorre no país é pensado (isso diz Marcio pochmann) é uma decisão maior, a desindustrialização é um movimento que desemprega e está a todo vapor, ninguém tenta reverter isso (porque não quer é claro) e assim segue, com todos sendo jogado para o setor de serviços.

Em suma não é uma decisão boa mas é uma decisão que está sendo tomada pois o capitalismo editou a realidade novamente com suas transformações, saímos do capitalismo da informação para o capitalismo financeiro, de tal modo que o modelo de engenheiro recebendo salário regulamentado não serve a essa nova realidade. Isso não aumenta o emprego, retirar direito não aumenta emprego, só se aumenta emprego fomentando atividades econômicas que empregue. Exemplifico: metro é melhor que onibus mas metro emprega menos trabalhadores que onibus portanto não se pode nem pensar em fomenta metro no país, mais metro significa mais velocidade e fluxo porém é igual a mais desemprego e assim em sucessivo.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Há sempre a teoria e a prática. Em alguns pontos,pode ser útil, outros não. No meu trabalho,por exemplo, uma secretaria de educação de estado, os engenheiros recebem menos da metade do piso, e fica por isso mesmo. A equipe trabalha pra caramba, viaja com o dinheiro do próprio bolso, recebe diárias com 2 meses de atraso, quando o estado tem plenas condições de pagar o piso. Muita gente então vaza e vai pra iniciativa privada, que paga melhor, e é mais valorizada. O meu estado em si, faz de conta que valoriza o capital intelectual dos funcionários, mas a visão do órgão é do tamanhos de uma ervilha. A maioria das construtoras que não podem pagar o minimo,simplesmente não pagam e fica por isso mesmo. E continuaria assim, duvido que vá aumentar a quantidade de vagas de emprego. Aliás, pode até aumentar, oferecendo 1 salário mínimo, o que não me parece uma solução muito inteligente para a situação.
Não vai mudar absolutamente nada a mudança na lei. A maioria dos eng são contratados como analista e com sorte ganham mais de 2mil. A iniciativa privada paga tão mal quanto a pública, única coisa que vai mudar é que agora vai tá como engenheiro na carteira de trabalho e isso pode ajudar a entrar em alguns concursos que pedem experiência.

Engenheiros estudam tanto mas não estudaram o principal: Lei da oferta e demanda.
Se tem muito engenheiro as empresas não precisam pagar muito. Engenheira em 2017~2018 foi um dos cursos que mais formou gente. O que na teoria não faria sentido nenhum: curso de 5 anos, matemática pesada (em teoria), curso integral (nas públicas), matérias extremamente difíceis.

197538
Engenheira mesmo preço de farmácia. Custa menos que escolinha de bairro.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Eu tava vendo paginas de empregos, a base de salários caiu muito pra qualquer profissão.

Vi vaga pedindo superior completo e cursos na area contabil, querendo pagar 1700 reais.

Tem gente só com o médio ganhado 1300~1400. Diploma de Superior não vale mais nada.

vale sim, o cara do médio que faz 1300 ainda está 400 abaixo e certamente trabalhando bem mais no sentido precarizado da palavra. também por ele ter o médio está numa sinuca de bico, já que qualquer outro zé toma a vaga dele, aí ele cai de 1300 a zero num estalar de dedos, indo para o exército de força de trabalho de reserva.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.745
Pontos
1.264
Há sempre a teoria e a prática. Em alguns pontos,pode ser útil, outros não. No meu trabalho,por exemplo, uma secretaria de educação de estado, os engenheiros recebem menos da metade do piso, e fica por isso mesmo. A equipe trabalha pra caramba, viaja com o dinheiro do próprio bolso, recebe diárias com 2 meses de atraso, quando o estado tem plenas condições de pagar o piso. Muita gente então vaza e vai pra iniciativa privada, que paga melhor, e é mais valorizada. O meu estado em si, faz de conta que valoriza o capital intelectual dos funcionários, mas a visão do órgão é do tamanhos de uma ervilha. A maioria das construtoras que não podem pagar o minimo,simplesmente não pagam e fica por isso mesmo. E continuaria assim, duvido que vá aumentar a quantidade de vagas de emprego. Aliás, pode até aumentar, oferecendo 1 salário mínimo, o que não me parece uma solução muito inteligente para a situação.

Grato pela resposta rápida, mas a tentativa de me explicar os meandros do funcionamento das leis trabalhista piorou o nó na minha cabeça.
Como que um estado pode pagar menos que o piso previsto em lei? E ninguém reclama?
Aqui na Bahia, até pouco tempo eu tinha contato com servidores que ganhavam menos que um mínimo, MAS nos contracheques deles havia uma vantagem chamada "complemento do salário mínimo" que equilibrava as coisas. Será que não acontecia isso com os engenheiros do seu estado: recebiam o piso a menos, MAS havia uma vantagem extra para complementar?

Pelas suas últimas palavras, consigo entender que a revogação da lei seria, então, prejudicial a curto prazo, pois se nem mesmo o estado segue a própria lei, pagando menos que o piso, sem a lei a iniciativa privada iria seguir o mesmo caminho, reduzindo salários dos trabalhadores da área, quem sabe até equiparando ao salário mínimo.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Grato pela resposta rápida, mas a tentativa de me explicar os meandros do funcionamento das leis trabalhista piorou o nó na minha cabeça.
Como que um estado pode pagar menos que o piso previsto em lei? E ninguém reclama?
Aqui na Bahia, até pouco tempo eu tinha contato com servidores que ganhavam menos que um mínimo, MAS nos contracheques deles havia uma vantagem chamada "complemento do salário mínimo" que equilibrava as coisas. Será que não acontecia isso com os engenheiros do seu estado: recebiam o piso a menos, MAS havia uma vantagem extra para complementar?

Pelas suas últimas palavras, consigo entender que a revogação da lei seria, então, prejudicial a curto prazo, pois se nem mesmo o estado segue a própria lei, pagando menos que o piso, sem a lei a iniciativa privada iria seguir o mesmo caminho, reduzindo salários dos trabalhadores da área, quem sabe até equiparando ao salário mínimo.
Governo é quem cria as leis e é o primeiro a quebra-las.
Antigamente os engenheiros não reclamavam pq a iniciativa privada pagava bem mais, só iam trabalhar em prefeituras quem queria mais tranquilidade ou entrar em esquemas de corrupção. A iniciativa privada usa os famosos analistas para não pagar o piso.

Pagar 500 reais anuais para o sindicato para ganhar 2 mil por mês chega a ser roubo na cara dura.
 

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
hw3YTmZ.png
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Governo é quem cria as leis e é o primeiro a quebra-las.
Antigamente os engenheiros não reclamavam pq a iniciativa privada pagava bem mais, só iam trabalhar em prefeituras quem queria mais tranquilidade ou entrar em esquemas de corrupção. A iniciativa privada usa os famosos analistas para não pagar o piso.

Pagar 500 reais anuais para o sindicato para ganhar 2 mil por mês chega a ser roubo na cara dura.
Pra nós arquitetos é pior, a anuidade é 600 e pouco, e a iniciativa privada paga quase metade do que os engenheiros recebem

Sei que devem fazer o trabalho deles,mas acho ridículo ser obrigado a pagar conselho pra exercer a profissão. Não basta ter que pagar taxas pra prefeitura pra exercer a atividade como autônomo.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Pra nós arquitetos é pior, a anuidade é 600 e pouco, e a iniciativa privada paga quase metade do que os engenheiros recebem

Sei que devem fazer o trabalho deles,mas acho ridículo ser obrigado a pagar conselho pra exercer a profissão. Não basta ter que pagar taxas pra prefeitura pra exercer a atividade como autônomo.
Talvez essa medida até ajude o crea. Analista deixam o crea pausado, assim nao precisando pagar anuidade, em um dia vc consegue ativar de volta se aparecer uma oportunidade. Agora com a carteira assanada como engenheiro vão ter que pagar o crea.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Grato pela resposta rápida, mas a tentativa de me explicar os meandros do funcionamento das leis trabalhista piorou o nó na minha cabeça.
Como que um estado pode pagar menos que o piso previsto em lei? E ninguém reclama?
Aqui na Bahia, até pouco tempo eu tinha contato com servidores que ganhavam menos que um mínimo, MAS nos contracheques deles havia uma vantagem chamada "complemento do salário mínimo" que equilibrava as coisas. Será que não acontecia isso com os engenheiros do seu estado: recebiam o piso a menos, MAS havia uma vantagem extra para complementar?

Pelas suas últimas palavras, consigo entender que a revogação da lei seria, então, prejudicial a curto prazo, pois se nem mesmo o estado segue a própria lei, pagando menos que o piso, sem a lei a iniciativa privada iria seguir o mesmo caminho, reduzindo salários dos trabalhadores da área, quem sabe até equiparando ao salário mínimo.
Desculpa se não consegui tirar todas suas dúvidas
No nosso caso (sou arquiteto e ganho o msm dos engenheiros lá), nosso salário é regido por um decreto estadual de 2013 que fixa os salários desses profissionais, e dizem que supostamente essa lei estadual se sobrepõe a qualquer determinação do crea ou cau.
As vezes dão um complemento salarial em forma de diária, mas sem uma constância definida. As vezes pagam 500 reais,1000 reais, e não entra no cálculo da previdência. É um agrado de vez em quando, um dinheiro que não contamos, podemos receber 1 vez no ano, se duvidar. Desde 2013 não temos aumento, e nem temos previsão de reajuste. Acho muito mais óbvio o estado diminuir os impostos trabalhistas pra facilitar contratação, do que forçar o mercado a baixar salário. É muito mais fácil fazer isso do que resolver o problema na raiz.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Desculpa se não consegui tirar todas suas dúvidas
No nosso caso (sou arquiteto e ganho o msm dos engenheiros lá), nosso salário é regido por um decreto estadual de 2013 que fixa os salários desses profissionais, e dizem que supostamente essa lei estadual se sobrepõe a qualquer determinação do crea ou cau.
As vezes dão um complemento salarial em forma de diária, mas sem uma constância definida. As vezes pagam 500 reais,1000 reais, e não entra no cálculo da previdência. É um agrado de vez em quando, um dinheiro que não contamos, podemos receber 1 vez no ano, se duvidar. Desde 2013 não temos aumento, e nem temos previsão de reajuste. Acho muito mais óbvio o estado diminuir os impostos trabalhistas pra facilitar contratação, do que forçar o mercado a baixar salário. É muito mais fácil fazer isso do que resolver o problema na raiz.
O problema é que o Brasil não tem indústria e não cresce. Junta isso com milhares de pessoas formando em qualquer uniesquina e pronto desemprego em massa e salários baixos.
Não vejo solução para área para os próximos 30 anos. Não vale o esforço, por isso q digo que tem o pior c/b dos cursos.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
O problema é que o Brasil não tem indústria e não cresce. Junta isso com milhares de pessoas formando em qualquer uniesquina e pronto desemprego em massa e salários baixos.
Não vejo solução para área para os próximos 30 anos. Não vale o esforço, por isso q digo que tem o pior c/b dos cursos.
Pior é ver já uma corrente querendo se formar em engenharia para depois focar na área fiscal ou na área policial porque ajuda 'na hora de aprender as matérias'. Não faz nenhum sentido a pessoa perder anos se formando numa engenharia química de alguma federal e depois focar no concurso da receita, por exemplo, é total falta de noção isso.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
Engenheira em 2017~2018 foi um dos cursos que mais formou gente. O que na teoria não faria sentido nenhum: curso de 5 anos, matemática pesada (em teoria), curso integral (nas públicas), materiais extremamente difíceis
Pois é, não é possível que tem tanta gente que seja boa assim nesse tipo de coisa. Com o nível de educação que temos aqui no ensino médio, é muito estranho. Ou então o nível do superior é assim também, não precisar exatamente saber os assuntos pra se formar.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Pior é ver já uma corrente querendo se formar em engenharia para depois focar na área fiscal ou na área policial porque ajuda 'na hora de aprender as matérias'. Não faz nenhum sentido a pessoa perder anos se formando numa engenharia química de alguma federal e depois focar no concurso da receita, por exemplo, é total falta de noção isso.
Já vi MUITO isso, pessoal trabalhando em áreas completamente diferentes de engenharia (muitas vezes áreas que nem formado precisa para atuar) dizendo que valeu a pena fazer engenharia pq melhorou suas técnicas de estudo, raciocino lógico. A maioria das vezes conseguiu o trabalho por indicação de familiares.

Pois é, não é possível que tem tanta gente que seja boa assim nesse tipo de coisa. Com o nível de educação que temos aqui no ensino médio, é muito estranho. Ou então o nível do superior é assim também, não precisar exatamente saber os assuntos pra se formar.
A dificuldade dessas uniesquinas é completamente ridícula. Se colocar uma equação de segundo grau para um aluno que acabou de terminar calculo 1,2,3 eu ti garanto que ele não vai conseguir fazer. As empresas também não se importam pq no Brasil quase não se faz projetos, pegam quase tudo pronto de fora. Um pais que a maioria das pessoas só sabem fazer as 4 operações formam tantos engenheiros tem alguma coisa muita errada.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Já vi MUITO isso, pessoal trabalhando em áreas completamente diferentes de engenharia (muitas vezes áreas que nem formado precisa para atuar) dizendo que valeu a pena fazer engenharia pq melhorou suas técnicas de estudo, raciocino lógico. A maioria das vezes conseguiu o trabalho por indicação de familiares.


A dificuldade dessas uniesquinas é completamente ridícula. Se colocar uma equação de segundo grau para um aluno que acabou de terminar calculo 1,2,3 eu ti garanto que ele não vai conseguir fazer. As empresas também não se importam pq no Brasil quase não se faz projetos, pegam quase tudo pronto de fora. Um pais que a maioria das pessoas só sabem fazer as 4 operações formam tantos engenheiros tem alguma coisa muita errada.

Eu confirmo! Tenho um amigo professor, que contou que um aluno do curso de arquitetura não sabia o que era o teorema de pitágoras.
Tenso...
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Eu confirmo! Tenho um amigo professor, que contou que um aluno do curso de arquitetura não sabia o que era o teorema de pitágoras.
Tenso...
Professor de uniesquina?
Até em pública deve estar assim, hoje basta tirar a nota mínima que se entra em engenharia, tem algumas engenharias que já sobram vagas.

Lá em 2010 quase fui pra engenharia elétrica...
Foi para que área? contabilidade?
 
Topo Fundo