Lembro que a resolução maxima dos consoles (PS2 e DC) era de 640x480 mas será que algum jogo saiu nessa resolução?
O pessoal critica o SEGA GT, mas acredito que o MSR e o F355 challenge eram o apice de grafico do CONSOLE da SEGA, inclusive se pegar CARROS e PISTAS o MSR bate em algumas coisas o GT4 sim, ate pq no geral as pista do GT4 são bem simples, estranho que até no PSP algumas pistas são mais detalhadas que no PS2 (acredito que por ter só 4 carros), não digo detalhada em reflexo de texturas no asfalto por exemplo, mas tem pistas que no PSP tem muito mais arvores, pedras britas, etc... já em compensação outras são bem simples, parece que o jogo do PSP tava no meio a a sony disse, lança já depois vamos corrigindo.
F355 challenge do DC tinha graficos estupendos, tanto em EFEITOS de luz, quanto de qualidade das pistas que eram MUITO, mas muito mais detalhadas que no GT4, sem falar da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL anos luz a frente de jogo ATUAIS, GT por exemplo sempre teve problema dos carros seguindo uma LINHA, no F355 challenge os pilotos eram muito inteligentes, sendo até hj, creio eu, um dos jogos de corrida mais dificeis que joguei.
Muito bem lembrado, vou comentar o que eu acho sobre a comparação de MSR e F355 com GT4.
1) MSR. Os cenários são muito bonitos, principalmente a noite. A ambientação é muito legal e impressionam. Mas os carros parecem de plástico. Baixa contagem poligonal, que foram sacrificadas em virtude dos cenários muito bem construídos.]
2) F355 . Aquele cenário que tem nuvnes em meio ao por do Sol, com certeza impressionou bastante na época, assim como a A.I, BEM mais avançada do que GT4. Ao meu ver, F355 só perdeu em simulação para FORZA. Mas o único modo de visão do carro matou o jogo. Era bem simplista, poupando processamento, pois não se preocupava com modelagem e reflexo . Acho que esse game tinha tudo pra ser promissor, se tivesse outras opções de visão e tal. Talvez se o DC tivesse indo bem, essa engine ainda faria milagres.
Ao meu ver, o problema maior que o DC teria ao tentar reproduzir Gt4 seria com relação aos efeitos de luz e reflexos( enviroment mapping).. Poucos games do DC tinham carros reflexivos, mesmo que falsos como em Tokyo Extreme Racer 2. Na minha opinião SEGA GT saiu assim pq a SEGA tinha pouco dinheiro, e principalmente pressa pra lançar o game antes dos petardos do PS2, pra estabelecer uma base sólida.
Sega Gt falhou muito nesse sentido, os carros pareciam de plástico. Isso pq tenho a versão do jogo que ainda tem vidros dos carros transparentes, pq a americana fede. Assim como algumas texturas dos paralelepipedos eram horríveis. O som era meia boca, todos os carros tinham o mesmo barulho de motor. Nem vou falar da jogabilidade pois não é o assunto aqui.
Tava no meio da campanha de SEGA GT( jogava em conjunto com meu irmão) qdo comprei GT 3 e vi aquele raio de sol saindo por entre as arvores... e aqueles carros que pareciam reais... PQP. NUNCA mais enconstei em SEGA GT e fiquei muito decepcionado, pois era Seguista na época.
Por isso destaco muito a competencia da Polyphony Digital em MODELAR e dar aos carros, aparencias de reais, mesmo tendo I.A quase nula. . Tanto que SEGA GT 2, lançado pra um HW BEM mais forte, o XBOX, que fazia shaders, não tinha a beleza e o aspecto real de Gt3, quem diria então de GT4.