O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Algum espirita aqui pelo forum?

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Essas imagens são pra zoar né? Não é possivel que acredite nessas imagens.

Sua vó pode até ter visto esse negocio, mas essas imagens ae sao muita falta de sacanagem.
 

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.440
Reações
1.857
Pontos
664
Nunca ví nada e as vezes me pergunto se não existe uma espécie de manifestação do nosso cérebro (pessoas com meniunidade) que faz uma espécie
de histeria coletiva que faz todos ao redor ficarem meio que em (transe) e verem coisas sei lá, pensando pelo lado ciêntífico da coisa, a pessoa (medium) ver realmente imagem de pessoas queridas, conversar com elas como se estivesse realmente na frente, mas isso ser somente o cérebro da pessoa fazendo aquelas imagens?

Sei lá só pensando sobre, igual perguntei pro meu primo, sobre os espíritos clássicos que aparecem quando eles incorporam no centro ubanda, estarem sempre falando com linguagem de escavos e pedindo as mesmas oferendas e tal, perguntei se esses espíritos não vão evoluir nunca e seguir seu caminho e tal, e ficar pra sempre vagando por aqui atrás de pontes( pessoas) sei la so pensamentos meus e meu primo meio que não soube explicar.

Minha mana já teve visões de povo morto!!!

uma vez ela estava na casa da sogra dela sozinha no quarto e um cara apareceu na janela e ficou olhando pra ela.. ai ela percebeu e quando viu começou a gritar.. ficou pavorada, o marido dela foi correndo la ver o que era.. ela descreveu quem ela viu, pouco depois ele voltou com uma foto e mostrou "é esse aqui que você viu" e mostrou uma foto do pai dele que faleceu (mais ela naõ conheceu) na hora ela desesperou!!!
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Nunca ví nada e as vezes me pergunto se não existe uma espécie de manifestação do nosso cérebro (pessoas com meniunidade) que faz uma espécie
de histeria coletiva que faz todos ao redor ficarem meio que em (transe) e verem coisas sei lá, pensando pelo lado ciêntífico da coisa, a pessoa (medium) ver realmente imagem de pessoas queridas, conversar com elas como se estivesse realmente na frente, mas isso ser somente o cérebro da pessoa fazendo aquelas imagens?

Sei lá só pensando sobre, igual perguntei pro meu primo, sobre os espíritos clássicos que aparecem quando eles incorporam no centro ubanda, estarem sempre falando com linguagem de escavos e pedindo as mesmas oferendas e tal, perguntei se esses espíritos não vão evoluir nunca e seguir seu caminho e tal, e ficar pra sempre vagando por aqui atrás de pontes( pessoas) sei la so pensamentos meus e meu primo meio que não soube explicar.


Leia o Livro dos Espíritos.

O método cientifico utilizado por Kardec afasta por completo essa possibilidade.

O Espiritismo nos ensina que espíritos com esse apego material ( se apresentar como escravos, fumar, beber cachaça...etc...) não são espíritos evoluídos, por tanto, devemos ter muito cuidado com suas orientações, sempre filtrando pela lógica e pela pureza da mensagem.

Na minha opinião pessoal acho que não necessariamente esses Espíritos sejam pouco evoluídos, entendo que muitas vezes eles se utilizam dessa " roupagem" para atingir certo grupo de pessoas em certo grau de evolução. Vejo mensagens de entidades chamadas de " Preto Velho " por exemplo com um grau de pureza e elevação moral muito grande, mensagens essas mais elevadas do que muitas com linguagem rebuscada ditadas por espíritos tidos como mais evoluídos. Repito, essa é uma opinião pessoal minha.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Não é possível existirem divergências ideológicas porque o Espiritismo não é uma ideologia, mas uma ciência de observação e filosofia.

A sua comparação com o código das leis humanas não é sensato. Essa não é uma ciência de observação, como o Espiritismo, mas sim um sistema definido de acordos que a própria sociedade estabelece. Além disso, a doutrina codificada por Kardec utilizou-se de um método de controle (CUEE) desde a sua base. Sem contar que uma é escrita por homens encarnados, a outra ditada por espíritos superiores, os quais não cometem erros grosseiros como aquelas pessoas que elaboraram nossas leis.



76. Que definição se pode dar dos Espíritos?
“Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes
da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”


80. A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na
origem dos tempos?
“É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.”

81. Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem
uns dos outros?
“Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela
sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é
mistério.”


Quais múltiplas interpretações se podem tirar de uma obra estruturada inteiramente dessa forma? Não existem contradições, ou uma única resposta que contradiga alguma outra, em todas as obras de Kardec.


Osmin,

Eu entendo o seu ponto de vista. Entendo e não estou questionando, entendo perfeitamente sua linha de raciocínio. Somente não me filio totalmente a ela.

Discordo que o Espiritismo seja apenas o método e não o conjunto da obra.

O Método cientifico adotado por Kardec foi fundamental para estruturar a BASE da doutrina, pois, as perguntas e os questionamentos ali feitos iriam guiar tudo.

Essas bases rígidas foram importantes para codificar a doutrina sem duvida, porém, discordo que TODA a comunicação Espirita necessariamente tem que seguir esse modelo rígido, como CUEE, já que isso engessaria e terminaria de vez com a difusão da Doutrina.

Imagina só, cada psicografia sendo validada por vários médiuns em vários pontos do mundo? Psicografias que muitas vezes só trazem mensagens de paz e conforto, qual seria o sentido disso? Acho que comunicações que contradigam a base da doutrina devem ser passadas pelo crivo de métodos científicos apurados, porém, antes disso ela deve passar pelo crivo da lógica dos Espiritas e não ser levada em conta.

Em fim, é uma opinião minha. Você pode dizer, que se eu não concordo com isso não seria Espirita, pois, Espiritismo está dentro do método cientifico de Kardec. Acho válido, é uma opinião. Até mesmo por isso não me classifico como Espirita, e sim Espiritualista, já que gosto de beber em muitas fontes e usar minha lógica pessoal para filtrar. Acho que quem se classifica, se limita.

Não acho que esse Espiritismo à brasileira seja um mal para o Espiritismo, acho que na maioria dos casos é um bem, tendo em vista que o Espiritismo tradicional ( calma não se irrite, e sei que nessa hora você pensa: " para ser Espiritismo Tem que ser o tradicional" rsrsrs) quase acabou na França e no Brasil só cresce.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Imagina só, cada psicografia sendo validada por vários médiuns em vários pontos do mundo? Psicografias que muitas vezes só trazem mensagens de paz e conforto, qual seria o sentido disso? Acho que comunicações que contradigam a base da doutrina devem ser passadas pelo crivo de métodos científicos apurados, porém, antes disso ela deve passar pelo crivo da lógica dos Espiritas e não ser levada em conta.

Em fim, é uma opinião minha. Você pode dizer, que se eu não concordo com isso não seria Espirita, pois, Espiritismo está dentro do método cientifico de Kardec. Acho válido, é uma opinião. Até mesmo por isso não me classifico como Espirita, e sim Espiritualista, já que gosto de beber em muitas fontes e usar minha lógica pessoal para filtrar. Acho que quem se classifica, se limita.

Não acho que esse Espiritismo à brasileira seja um mal para o Espiritismo, acho que na maioria dos casos é um bem, tendo em vista que o Espiritismo tradicional ( calma não se irrite, e sei que nessa hora você pensa: " para ser Espiritismo Tem que ser o tradicional" rsrsrs) quase acabou na França e no Brasil só cresce.

Paz e conforto você pode encontrar no ESE. Essa obra é filosófica e lá existem as explicações pelas quais sofremos as vicissitudes terrenas. Por frases de conforto você quer dizer as mensagens de parentes falecidos? Como garantir que aquele era de fato o parente da pessoa, e não um espírito qualquer valendo-se da boa fé dos ali presentes? Como garantir que não foi fruto da imaginação do médium?

O grande cerne da questão Omaba, que você ainda não entendeu, é que a aplicação do CUEE garante que as informações sejam verdadeiras. Isto é, que não são frutos do imaginário do suposto médium, ou de um espírito mistificador, pseudo-sábio ou zombador. Além disso, evita que pessoas com doenças mentais produzam "comunicações" que na verdade são frutos de sua própria deficiência, por exemplo, os esquizofrênicos.

Sem submetermos as comunicações ao CUEE para caracteriza-las como um conhecimento espírita, estaremos admitindo várias mentiras como verdades. O próprio Allan Kardec é categórico em afirmar que "É melhor rejeitar 99 verdades do que admitir uma única mentira como verdade". Vale lembrar que o Espiritismo é uma ciência de observação, e como tal, não admite informações que não passaram por um sistema próprio de aferição, caso contrário, deixaria de ser ciência.

Aliás, qual é essa enorme necessidade de "novos conhecimentos" acerca da Espiritualidade? As obras de Kardec já possuem os questionamentos fundamentais, através dos quais um indivíduo pode perfeitamente deter um conhecimento abrangente sobre o mundo dos espíritos e a sua relação conosco. No futuro, se houver necessidade de informações acerca de qualquer tema, deverá ser aplicado o CUEE para tentar conseguir tais conhecimentos.

Logo no terceiro parágrafo você diverge com o seu segundo. O Espiritismo que você chamou de "à Brasileira" defronta com o Espiritismo compilado por Kardec em INÚMEROS pontos. Dentre eles posso citar dois, cidades espirituais e animais no plano espiritual. Para o Espiritismo essas duas coisas não existem, e estão muito bem definidas na obra O Livro dos Espíritos.

Quanto ao fato do Espiritismo ter acabado na França:

"O Espiritismo acabou na França porque com o desencarne de Allan Kardec, a Revista Espírita , nas mãos do seu gerente Pierre Gaëtan Leymarie, por seu excessivo espírito de tolerância, desvirtuou a finalidade da Revista, abrindo suas páginas à propaganda de filosofias espiritualistas, inclusive à de Roustaing, que diverge do Espiritismo.

"Além disso, lamentavelmente, o Sr. Leymarie se deixou enganar por um fotógrafo fraudulento, que lhe custou um ano de prisão, com danosas conseqüências para o Espiritismo, na França, tanto que, com esse triste episódio, espírita, na França, passou a ser sinônimo de "escroque" (trapaceiro, vigarista, velhaco, caloteiro...)" E Gélio cita como fonte de consulta o livro "Allan Kardec" de autoria de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, 1ª edição da FEB, vol. III, pág. 225."


Ou seja, isso invalida a comparação do seu último parágrafo. E para finalizar, quantidade não significa qualidade.

Devo ressaltar também a sua honestidade intelectual em considerar-se espiritualista, e não Espírita. É exatamente esse tipo de postura que eu espero das pessoas que possuem divergências com a Doutrina Espírita tal qual concebida por Kardec. Tenho respeito à Umbanda (que é uma dissidência do espiritismo, mas foi honesta e adotou nome próprio), Candomblé e outras do tipo, porque não me tocam e não utilizam-se do nome Espiritismo para espalhar incongruências em relação às obras codificadas por Kardec.

O correto seria que a FEB parasse de utilizar o nome Espiritismo e valer-se de Roustainguismo, Chiquismo, Xavianismo ou o que couber melhor.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Paz e conforto você pode encontrar no ESE. Essa obra é filosófica e lá existem as explicações pelas quais sofremos as vicissitudes terrenas. Por frases de conforto você quer dizer as mensagens de parentes falecidos? Como garantir que aquele era de fato o parente da pessoa, e não um espírito qualquer valendo-se da boa fé dos ali presentes? Como garantir que não foi fruto da imaginação do médium?

O grande cerne da questão Omaba, que você ainda não entendeu, é que a aplicação do CUEE garante que as informações sejam verdadeiras. Isto é, que não são frutos do imaginário do suposto médium, ou de um espírito mistificador, pseudo-sábio ou zombador. Além disso, evita que pessoas com doenças mentais produzam "comunicações" que na verdade são frutos de sua própria deficiência, por exemplo, os esquizofrênicos.

Sem submetermos as comunicações ao CUEE para caracteriza-las como um conhecimento espírita, estaremos admitindo várias mentiras como verdades. O próprio Allan Kardec é categórico em afirmar que "É melhor rejeitar 99 verdades do que admitir uma única mentira como verdade". Vale lembrar que o Espiritismo é uma ciência de observação, e como tal, não admite informações que não passaram por um sistema próprio de aferição, caso contrário, deixaria de ser ciência.

Aliás, qual é essa enorme necessidade de "novos conhecimentos" acerca da Espiritualidade? As obras de Kardec já possuem os questionamentos fundamentais, através dos quais um indivíduo pode perfeitamente deter um conhecimento abrangente sobre o mundo dos espíritos e a sua relação conosco. No futuro, se houver necessidade de informações acerca de qualquer tema, deverá ser aplicado o CUEE para tentar conseguir tais conhecimentos.

Logo no terceiro parágrafo você diverge com o seu segundo. O Espiritismo que você chamou de "à Brasileira" defronta com o Espiritismo compilado por Kardec em INÚMEROS pontos. Dentre eles posso citar dois, cidades espirituais e animais no plano espiritual. Para o Espiritismo essas duas coisas não existem, e estão muito bem definidas na obra O Livro dos Espíritos.

Quanto ao fato do Espiritismo ter acabado na França:

"O Espiritismo acabou na França porque com o desencarne de Allan Kardec, a Revista Espírita , nas mãos do seu gerente Pierre Gaëtan Leymarie, por seu excessivo espírito de tolerância, desvirtuou a finalidade da Revista, abrindo suas páginas à propaganda de filosofias espiritualistas, inclusive à de Roustaing, que diverge do Espiritismo.

"Além disso, lamentavelmente, o Sr. Leymarie se deixou enganar por um fotógrafo fraudulento, que lhe custou um ano de prisão, com danosas conseqüências para o Espiritismo, na França, tanto que, com esse triste episódio, espírita, na França, passou a ser sinônimo de "escroque" (trapaceiro, vigarista, velhaco, caloteiro...)" E Gélio cita como fonte de consulta o livro "Allan Kardec" de autoria de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, 1ª edição da FEB, vol. III, pág. 225."


Ou seja, isso invalida a comparação do seu último parágrafo. E para finalizar, quantidade não significa qualidade.

Devo ressaltar também a sua honestidade intelectual em considerar-se espiritualista, e não Espírita. É exatamente esse tipo de postura que eu espero das pessoas que possuem divergências com a Doutrina Espírita tal qual concebida por Kardec. Tenho respeito à Umbanda (que é uma dissidência do espiritismo, mas foi honesta e adotou nome próprio), Candomblé e outras do tipo, porque não me tocam e não utilizam-se do nome Espiritismo para espalhar incongruências em relação às obras codificadas por Kardec.

O correto seria que a FEB parasse de utilizar o nome Espiritismo e valer-se de Roustainguismo, Chiquismo, Xavianismo ou o que couber melhor.


Não, em nenhum momento me referi a mensagens de conforto como comunicações de parentes desencarnados e sim mensagens de caridade, amor, deixadas pelos espíritos evoluídos, qualquer que seja ele. O próprio Kardec fala no LDE que para uma mensagem ser aceita como verdadeira, pura, vindo de um espirito superior há de se analisar seu conteúdo passando pelo crivo do bom senso e da lógica. Assim sendo feito não vejo mal nenhum.

Entendo seu ponto de vista mas ouso discordar, eu não vejo extrema necessidade nesse apego ao método. Vejo como muito mais válido o conteúdo e o fim. Se o meio serve para um fim nobre ( ensinamentos de amor, caridade, conforto, respeito, moral..etc....) acho válido, seja lá o nome que os homens queiram dar a isso.


Não existe espíritos Espiritas, Umbandistas, Evangélicos....Existem espíritos e os ensinamentos Cristãos baseados na lei Divina seguindo isso o homem vai evoluir intelectualmente e moralmente como Kardec nos informou.

Traga mais sobre o Espiritismo, sempre é bom.

Abraços.
 


Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Não, em nenhum momento me referi a mensagens de conforto como comunicações de parentes desencarnados e sim mensagens de caridade, amor, deixadas pelos espíritos evoluídos, qualquer que seja ele. O próprio Kardec fala no LDE que para uma mensagem ser aceita como verdadeira, pura, vindo de um espirito superior há de se analisar seu conteúdo passando pelo crivo do bom senso e da lógica. Assim sendo feito não vejo mal nenhum.

Entendo seu ponto de vista mas ouso discordar, eu não vejo extrema necessidade nesse apego ao método. Vejo como muito mais válido o conteúdo e o fim. Se o meio serve para um fim nobre ( ensinamentos de amor, caridade, conforto, respeito, moral..etc....) acho válido, seja lá o nome que os homens queiram dar a isso.


Não existe espíritos Espiritas, Umbandistas, Evangélicos....Existem espíritos e os ensinamentos Cristãos baseados na lei Divina seguindo isso o homem vai evoluir intelectualmente e moralmente como Kardec nos informou.

Traga mais sobre o Espiritismo, sempre é bom.

Abraços.

Omaba

Quanto às mensagens de conforto, caridade, amor, etc. Não tenho nada absolutamente contra, mas as acho desnecessárias, frequentemente enfáticas e repetitivas. Não é sensato utilizar-se do tempo de um médium, que poderia ser melhor aproveitado, para obter esse tipo de mensagem. Muitas sao relacionadas a moral, e moral não se prega, se ensina através do exemplo e de esclarecimento. Alem disso, como já mencionei, o ESE faz o papel do conforto com mestria, a partir do momento em que ele não só explica as causas das vicissitudes da vida, mas orienta como encará-las. Agora, se uma pessoa da Umbanda diz que é sensato para eles, quem sou eu para discordar. É a visão deles, deve ser respeitada e eu estaria sendo um tolo questionando isso.

Quanto ao fato de discordar da necessidade de aplicação do CUEE, você tem pleno direito. Só não pode fazê-lo e se intitular Espírita, pois dessa forma estaria indo de encontro a um dos princípios fundamentais dessa doutrina.

Quanto ao seu último parágrafo, não entendi bem o seu objetivo. Mas é a sua visão e aceito plenamente o seu direito de manifesta la.

Você deve ter entendido que:
Respeito as crenças de todos, inclusive as suas, você mesmo teve a honestidade de dizer que se intitula espiritualista. Inclusive aqui mesmo no tópico algumas pessoas falaram coisas opostas do que nos informa o Espiritismo, mas eu respeitei porque é a crença deles.

No entanto, quando informações aqui são passadas erroneamente em nome do Espiritismo, é o meu dever moral intervir e esclarecer. O esclarecimento inclusive é um ato de gratidão à doutrina e uma caridade com o próximo, independente de sua reação.

Meu objetivo aqui não é falar que espiritismo > tudo, mas dizer o que é e o que não é Espiritismo. Para isso utilizo as obras espíritas, bem como as orientações de Kardec e outros estudiosos como fonte de conhecimento.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Participando do tópico.....digo que não acredito em nada disso. Respeito as crenças alheias então não tecerei críticas ou comentários maldosos sobre o tema.
Única coisa que quero salientar, é o drama: Conta para a irmã e deixa ela assustada podendo até ficar paranóica ou então não conta nada e corre o risco de acontecer alguma coisa ruim com ela... ???

E agora, José ?
 

Pl4y3r

Lenda da internet
Mensagens
13.053
Reações
61.578
Pontos
1.564
Essas imagens são pra zoar né? Não é possivel que acredite nessas imagens.

Sua vó pode até ter visto esse negocio, mas essas imagens ae sao muita falta de sacanagem.
Hehehe
Claro que as imagens são uma representação do suposto fenômeno.
Aquilo é algodão pô!
 

Terry_Bogard

Supra-sumo
Mensagens
1.657
Reações
153
Pontos
154
Osmin

Cara, sem puxação de saco mas to adorando teus posts. To aprendendo muito. Tenho um livro verde pequeno com umas 500 paginas entitulado "O livro dos espiritos" de Allan Kardec. Tem uma parte do livro com varias perguntas e depois de cada pergunta existe um comentario pequeno. Vou voltar a ler quando estiver descansado. Me motivaste a ler mais sobre o assunto.

Obrigado e fica com Deus, abraços
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Osmin

Cara, sem puxação de saco mas to adorando teus posts. To aprendendo muito. Tenho um livro verde pequeno com umas 500 paginas entitulado "O livro dos espiritos" de Allan Kardec. Tem uma parte do livro com varias perguntas e depois de cada pergunta existe um comentario pequeno. Vou voltar a ler quando estiver descansado. Me motivaste a ler mais sobre o assunto.

Obrigado e fica com Deus, abraços


Disponha.

Quanto ao livro, qual é o tradutor? Existem algumas traduções com partes traduzidas de forma errada (às vezes intencionais), Se alguma coisa soar ilógico para você, o original em francês está disponível na internet, usando o google tradutor dá para sanar a dúvida na maioria das vezes.

As perguntas são formuladas por Kardec aos espíritos.
O que vem logo abaixo é a resposta dos espíritos (vários).
Em alguns pontos existem comentários feitos pelo próprio Allan Kardec.
 

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
E acontece COM MUITA FREQUÊNCIA. É estranho pra caramba. Lembro do primeiro episódio: eu com meus 11 anos gostava de uma garota chamada Thalita. Um belo dia, ela não apareceu: o pai dela teve um episódio de crise de vesícula e teve que operar às pressas. Passaram-se dias e nada de Thalita. Uma noite, sonhei que estava descendo do ônibus escolar e encontrava Thalita no portão, justamente como aconteceu. Fiquei pasmo.


Oi. Há um ramo na psicanálise que estuda isso, é um assunto seríssimo que vem sendo estudado por alguns especialistas. A sincronicidade é um fenômeno que acontece com bastante frequência na minha vida, aproveite estes momentos em que a graça cósmica parece jogar um pouco ao nosso favor e tente sempre extrair significados dele..

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não a relacionado com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa". O termo foi utilizado pela primeira vez em publicações científicas em 1929, porém Jung demorou ainda mais 21 anos para concluir a obra "Sincronicidade: um princípio de conexões acausais", onde o expõe e propõe o início da discussão sobre o assunto. Uma de suas últimas obras foi, segundo o próprio, a de elaboração mais demorada devido à complexidade do tema e da impossibilidade de reprodução dos eventos em ambiente controlado. Em termos simples, sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente, uma sincronia1 . A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi este princípio, que Jung sentiu abrangido por seus conceitos de Arquétipo e Inconsciente coletivo, justamente o que uniu o médico psiquiatra Jung ao físico Wolfgang Pauli, dando início às pesquisas interdisciplinares em Física e Psicologia. Ocorre que a sincronicidade se manifesta às vezes atemporalmente e/ou em eventos energéticos acausais, e em ambos os casos são violados princípios associados ao paradigma científico vigente. Segundo Rocha Filho (2007)[vago], inclusive o insight pode ser um fenômeno sincronístico, assim como muitas descobertas científicas que, de acordo com dados históricos, ocorreram quase simultaneamente em diferentes lugares do mundo, sem que os cientistas tivessem qualquer contato. Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=3425

http://www.bibliotecapleyades.net/ciencia/ciencia_synchronicity03.htm
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Vamos la tetudos, ja aviso de antemão que o texto deve ficar longo, pois terei que detalhar bem o acontecido para melhor compreensão de vocês. Vou deixar em spoiler para ficar melhor.

Domingo passado foi dia dos pais, como de costume eu e minha irmã fomos a casa do meu pai para almoçar com ele. Meu pai mora ao lado da casa da minha avó, no passado a casa que eles moram era uma só, mas muitos anos atras meu avô dividiu a casa em duas pois a casa era muito grande e não tinha necessidade de tudo aquilo, eles alugavam a casa para conseguir um $$ extra. Meu avô morreu e para não deixar minha avó sozinha meu pai acabou indo morar na casa ao lado.
Nós acabamos indo almoçar na casa da minha avó para depois ficar um pouco la com ela. O almoço foi normal e como bom teta que sou, depois de encher a barriga fui sentar no sofa pra ver TV, meu pai, minha irmã e avó tambem foram. Eu fiquei um pouco la conversando com eles, dei uma cochilada e depois disse ao meu pai que ja ia embora porque ainda ia ir na casa da minha namorada, me despedi e fui embora. O restante do dia correu tudo normal, no fim do dia vim para minha casa e estava tudo certo. Na segunda-feira minha avó me ligou falando que precisava falar comigo e que era urgente, eu ja fiquei preocupado, pois como ela esta com um tumor na bexiga, achei que se tratava disso, perguntei e ela disse que não, que era sobre minha irmã, que tinha acontecido uma coisa muito estranha com ela no domingo e que ela não sabia se era algo que poderia ajudar ou prejudicar ela, mas não quis me dar mais detalhes pelo telefone, então no fim da tarde fui na casa dela.
Cheguei la e ela começou a me explicar que no domingo depois que eu fui embora, eles continuaram sentados la no sofa, minha irmã estava deitada em um sofa que fica perto da parede e ela e meu pai no que fica de frente para a TV, meu pai como sempre estava entretido com a TV e não prestando atenção em nada, então minha avó disse que sentiu uma sensação estranha e quando olhou pra minha irmã viu uma "fumaça" branca e bem densa saindo do centro da cabeça dela, ela disse que ficou olhando e a fumaça tomou a forma da cabeça de uma mulher, ela descreveu como uma senhora idosa com os cabelos bem brancos e meio ondulados, mas a expressão no rosto dela era de medo, de alguem que estava assustada. Quando ela chamou a atenção do meu pai pra que ele olhasse e visse aquilo, a "fumaça" logo sumiu, minha avó disse que ficou apavorada...[Só um adendo pra vocês entenderem melhor, minha avó foi espirita a vida inteira, participou de mesa branca durante 25 anos, porque quando ela era jovem tinha a mediunidade muito apurada mas não sabia controlar aquilo, então procurou o espiritismo para aprender lidar com isso, continuando]...porque nunca tinha visto aquilo, e olha que eu ja vi minha avó fazer umas coisas que eu particularmente quase me caguei de medo quando vi e ela sempre levou como se fosse algo totalmente normal. Ela como conhece do assunto foi pesquisar em alguns livros que ela tem em casa e descobriu que o nome disso é "Materialização Eterea" ou Ectoplasmia, é quando um espirito que ainda não tem luz fica vagando pela Terra e se "aloja" em alguem, eu sinceramente fiquei com um pé atras com aquilo, então fui pesquisar no google. A descrição que ela deu do que ela viu bate exatamente com alguma fotos que encontrei, vou colocar em spoiler pra quem quiser ver.

uQpTdrg.jpg


XhVcX0w.jpg


QuB8Isa.jpg

Não vou me alongar muito mais. Minha avó me disse que isso tem que ser tratado, que minha irmã tinha que aprender a se defender desse tipo de coisa, pois poderia prejudicar ela roubando a energia que ela tem. Mas que isso não é algo tão simples assim, pois como é muito raro de acontecer, nós não vamos conseguir ajuda em qualquer centro espirita.

E aqui chego no meu pedido de ajuda tetudos, minha irmã tem muito medo dessas coisas, se contarmos pra ela o que aconteceu eu tenho mais do que certeza que ela não vai querer ir atras de ajuda, então eu pergunto, como isso é tratado? Eu moro em Sp-Capital, se alguem souber de algum centro que tenha alguem saiba lidar com esse tipo de coisa eu agradeceria se me passase endereço ou telefone.

Eu sei que muitos podem não acreditar, e se fosse um estranho me contando eu tenho certeza que tambem não botaria fé na historia, mas como se trata da minha avó e como eu ja vi ela fazer algumas coisas bem inacreditaveis, decidi acreditar e ir atras.

Então é isso, fica aqui meu pedido de ajuda.

Obrigado.
E o caso com a sua irma o que aconteceu? Tomou alguma decisão a respeito?
De qq forma desejo que de tudo certo com vcs. E evite ficar muito bitolado com isso. Pois serenidade e racionalíssimo serão importantes caso seja algo realmente sério. Pois se for você o instrumento que irá auxiliar na resolução de algum possível problema vc não pode deixar se levar pelas emoções ou pelas circunstâncias do caso.
 

ScuzzBR

Supra-sumo
Mensagens
1.410
Reações
1.626
Pontos
193
E o caso com a sua irma o que aconteceu? Tomou alguma decisão a respeito?
De qq forma desejo que de tudo certo com vcs. E evite ficar muito bitolado com isso. Pois serenidade e racionalíssimo serão importantes caso seja algo realmente sério. Pois se for você o instrumento que irá auxiliar na resolução de algum possível problema vc não pode deixar se levar pelas emoções ou pelas circunstâncias do caso.


Então cara, conseguimos o telefone de uma moça que foi super bem indicada, vamos ver se semana que vem vamos ao encontro dela pra ver o que ela diz sobre toda a situação.

Qualquer coisa depois que falarmos com ela atualizo o tópico aqui.

E valeu ai pelas palavras de ajuda.

É nozes.
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Então cara, conseguimos o telefone de uma moça que foi super bem indicada, vamos ver se semana que vem vamos ao encontro dela pra ver o que ela diz sobre toda a situação.

Qualquer coisa depois que falarmos com ela atualizo o tópico aqui.

E valeu ai pelas palavras de ajuda.

É nozes.
Que bom! Deus abençoe vcs e que de tudo certo,
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.753
Pontos
1.053
Qualquer coisa depois que falarmos com ela atualizo o tópico aqui.

Enquanto isso seria legal vc pesquisar sobre "trabalhar as energias". Tem umas técnicas simples que ajudam a sutilizar as energias de uma pessoa, fazendo com que espíritos indesejáveis tenham menos acesso a ela.

É claro que cuidar um pouco os pensamentos, a sintonia, tudo ajuda.

Enfim, se aprofundar na espiritualidade, isso vai melhorar a relação de vcs com as coisas do assunto. Vocês passarão a tratar tudo com mais naturalidade, sem medo nem nóia.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Tb sou espírita, frequento casas andré luis aqui em sp e faço curso de mediunidade, não tenho mediunidade apurada mas tenho desprendimento em sonhos.

Recomendo o que todos estão falando, ler as obras básicas, Alan kardec, depois os livros de Chico, nosso lar, os mensageiros, obreiros da vida eterna, você vai ver que o andré luis colo em prática muita coisas e o alan kardec cita em seus livros do ponto de vista espiritual.

Peço que seja muito crítico e tenha bom senso, pois inventam muitas coisas no espiritismo, esse waldo viera fez isso pra ganhar audiência., tem outro cara no youtube que tem vários videos falando de Alan Kardec e Chico, porém tudo teorias sem fundamentos
ou quando tem são estudos antigos e tem novas conclusões que explicam.

Não quero convencer ninguém de religião mas depois que conheci o espiritismo, encontrei mais paz, pro dia a dia certo que vc tem seus momentos de rage, mas sem dúvida ajuda muito.

Depois compartilho experiências de desprendimento.^^ abraços!!

Compartilhar estudos estava assistindo esta palestra. Fala muito de materialização.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Tb sou espírita, frequento casas andré luis aqui em sp e faço curso de mediunidade, não tenho mediunidade apurada mas tenho desprendimento em sonhos.

Recomendo o que todos estão falando, ler as obras básicas, Alan kardec, depois os livros de Chico, nosso lar, os mensageiros, obreiros da vida eterna, você vai ver que o andré luis colo em prática muita coisas e o alan kardec cita em seus livros do ponto de vista espiritual.

Peço que seja muito crítico e tenha bom senso, pois inventam muitas coisas no espiritismo, esse waldo viera fez isso pra ganhar audiência., tem outro cara no youtube que tem vários videos falando de Alan Kardec e Chico, porém tudo teorias sem fundamentos
ou quando tem são estudos antigos e tem novas conclusões que explicam.

Não quero convencer ninguém de religião mas depois que conheci o espiritismo, encontrei mais paz, pro dia a dia certo que vc tem seus momentos de rage, mas sem dúvida ajuda muito.

Depois compartilho experiências de desprendimento.^^ abraços!!

Compartilhar estudos estava assistindo esta palestra. Fala muito de materialização.


Leia os posts desse tópico
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Já assisti esses videos do Paulo Cesar, na minha opinião é o tipico caso que faz o espiritismo não ser levado a sério por muitas pessoas. Pelo Amor de Deus........Essas materializações são tão absurdas, tão absurdas, que ainda que fossem verdade ( apenas supondo), não deveriam ser expostas, pois, você coloca em descrédito todo uma doutrina séria. Lamentável.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
sim as materializações são forçadas, porém as teorias de frequência/sintonia vibratória são válidas, se fala muito em todo centro espírita, CE.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
sim as materializações são forçadas, porém as teorias de frequência/sintonia vibratória são válidas, se fala muito em todo centro espírita, CE.


Entendi.

Conta sobre os desdobramentos, tenho muito interesse no assunto. Andei vendo alguns videos de um cara chamado Saulo no YT, mas não tive paciência ainda de assistir tudo.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Leia o Livro dos Espíritos.

O método cientifico utilizado por Kardec afasta por completo essa possibilidade.

O Espiritismo nos ensina que espíritos com esse apego material ( se apresentar como escravos, fumar, beber cachaça...etc...) não são espíritos evoluídos, por tanto, devemos ter muito cuidado com suas orientações, sempre filtrando pela lógica e pela pureza da mensagem.

Na minha opinião pessoal acho que não necessariamente esses Espíritos sejam pouco evoluídos, entendo que muitas vezes eles se utilizam dessa " roupagem" para atingir certo grupo de pessoas em certo grau de evolução. Vejo mensagens de entidades chamadas de " Preto Velho " por exemplo com um grau de pureza e elevação moral muito grande, mensagens essas mais elevadas do que muitas com linguagem rebuscada ditadas por espíritos tidos como mais evoluídos. Repito, essa é uma opinião pessoal minha.

Metodo cientifico?Me desculpe amigo mas esse é o maior problema do espiritismo,se cobrir de um manto de pseudociência afim de tornar essa religião mais palatavel.Tal metodo cientifico que voce alega que Kardec usou possui diversas falhas metodologicas.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Metodo cientifico?Me desculpe amigo mas esse é o maior problema do espiritismo,se cobrir de um manto de pseudociência afim de tornar essa religião mais palatavel.Tal metodo cientifico que voce alega que Kardec usou possui diversas falhas metodologicas.
Não é um método científico.

Não tome por base toda uma doutrina, que você desconhece, por comentários na Internet. O Espiritismo não se utilizou, em nenhum momento, do método científico em sua elaboração.

O Espiritismo não é uma pseudociência. É uma ciência de observação, e não uma ciência de falar com espíritos. No entanto entende que o fomento às pesquisas científicas com o intuito de comprovar, utilizando-se do método científico onde couber, a existência do plano espiritual é fundamental.

O Espiritismo também não é uma religião, por inúmeros aspectos não se enquadra como religião. É uma ciência de observação e filosofia, de consequências morais.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Tb sou espírita, frequento casas andré luis aqui em sp e faço curso de mediunidade, não tenho mediunidade apurada mas tenho desprendimento em sonhos.

Recomendo o que todos estão falando, ler as obras básicas, Alan kardec, depois os livros de Chico, nosso lar, os mensageiros, obreiros da vida eterna, você vai ver que o andré luis colo em prática muita coisas e o alan kardec cita em seus livros do ponto de vista espiritual.

Peço que seja muito crítico e tenha bom senso, pois inventam muitas coisas no espiritismo, esse waldo viera fez isso pra ganhar audiência., tem outro cara no youtube que tem vários videos falando de Alan Kardec e Chico, porém tudo teorias sem fundamentos
ou quando tem são estudos antigos e tem novas conclusões que explicam.

Não quero convencer ninguém de religião mas depois que conheci o espiritismo, encontrei mais paz, pro dia a dia certo que vc tem seus momentos de rage, mas sem dúvida ajuda muito.

Depois compartilho experiências de desprendimento.^^ abraços!!

Compartilhar estudos estava assistindo esta palestra. Fala muito de materialização.



Respondendo ao seu post.

Não, você não é espírita, mas sim espiritualista. Não utilize o nome do espiritismo para nos expor ao ridículo propagando o Roustainguismo e Chiquismo. Critiquei um usuário da mesma forma e tive um debate com ele, tem todos os pontos pelos quais estou afirmando isso. Se quiser debater, leia os meus posts e quote-os se quiser.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Cara a principio, eu tinha uns 11 ou 12 anos hoje tenho 26, lembro que era o 1º dia de catequese, e estudava na parte da manhã, tinha vindo tirar uma soneca e minha mãe viria me chamar, deitei na cama com os pés no chão os braços abertos, cochilei , então me vi deitado de braços abertos os móveis do quarto, conscientemente pensava e agia, porém não tinha muito controle é como se estive acordado mas sem o peso do corpo, o piso, tudo realmente como era, então vi vinha mãe vindo me acordar, e no momento foi como uma queda quando ela me acordou mas não teve aquele baque físico que parece que vc tropeça.

Agora assim, pode falar que é apenas sonho, mas a sincronia a sensação e o controle de quem já teve isso sabe como é.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Metodo cientifico?Me desculpe amigo mas esse é o maior problema do espiritismo,se cobrir de um manto de pseudociência afim de tornar essa religião mais palatavel.Tal metodo cientifico que voce alega que Kardec usou possui diversas falhas metodologicas.


:viraolho

Divida conosco sua pesquisa aprofundada sobre o trabalho de Kardec, sempre bom ouvir pessoas que estudaram a fundo o Espiritismo.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Respondendo ao seu post.

Não, você não é espírita, mas sim espiritualista. Não utilize o nome do espiritismo para nos expor ao ridículo propagando o Roustainguismo e Chiquismo. Critiquei um usuário da mesma forma e tive um debate com ele, tem todos os pontos pelos quais estou afirmando isso. Se quiser debater, leia os meus posts e quote-os se quiser.


Se em momento te ofendi me desculpe, porém sou espírita sim avalio os meus estudos e não saio crendo em tudo não.
Te recomendo bom senso e atenção à leitura pois em momento algum recomendei o vídeo como material de estudo como os livros de kardec isso era pesquisa minha sobre espíritos monstruoso/obsessores/ignorantes, por isso falo para ler as obras básicas de Kardec, do vídeo achei interessante apenas a parte da faixa vibratória pois isso é muito falado, me expressei mal em postar o vídeo pois sei que apresenta muito misticismo/fantasia com fotos e montagens.

Agora não se sinta ofendido, a verdade está aí o que podemos fazer pra ajudar é propagar e ajudar a todos a filtrar o "mistico" que infelizmente ainda existe e não é você que decide se sou espírita.

Tenha calma e bom senso amigo
Forte abraço e fique em paz, e peço que me desculpe novamente.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Cara a principio, eu tinha uns 11 ou 12 anos hoje tenho 26, lembro que era o 1º dia de catequese, e estudava na parte da manhã, tinha vindo tirar uma soneca e minha mãe viria me chamar, deitei na cama com os pés no chão os braços abertos, cochilei , então me vi deitado de braços abertos os móveis do quarto, conscientemente pensava e agia, porém não tinha muito controle é como se estive acordado mas sem o peso do corpo, o piso, tudo realmente como era, então vi vinha mãe vindo me acordar, e no momento foi como uma queda quando ela me acordou mas não teve aquele baque físico que parece que vc tropeça.

Agora assim, pode falar que é apenas sonho, mas a sincronia a sensação e o controle de quem já teve isso sabe como é.


Conseguiu repetir isso com consciência ? Tem controle de realizar quando quer?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Se em momento te ofendi me desculpe, porém sou espírita sim avalio os meus estudos e não saio crendo em tudo não.
Te recomendo bom senso e atenção à leitura pois em momento algum recomendei o vídeo como material de estudo, isso falo pra ler as obras básicas de Kardec, do vídeo achei interessante apenas a parte da faixa vibratória pois isso é muito falado, me expressei mal em postar o vídeo pois sei que apresenta muito misticismo/fantasia com fotos e montagens.

Agora não se sinta ofendido, a verdade está aí o que podemos fazer pra ajudar é propagar e ajudar a todos a filtrar o "mistico" que infelizmente ainda existe e não é você que decide se sou espírita.

Tenha calma e bom senso amigo
Forte abraço e fique em paz, e peço que me desculpe novamente.

Não sou eu quem estou decidindo colega, é Allan Kardec e a própria lógica.

Os conceitos dos quais se utilizou não são conceitos espíritas. Bem como se referir à essa doutrina como religião. Na obra ''O que é Espiritismo'', de Kardec, ele nega isso categoricamente.

Nosso Lar e obras do tipo não são obras Espíritas. Kardec, fundador da doutrina, colocou como obrigatória a necessidade de, para qualquer conhecimento ser tratado como espírita, obrigatoriamente deve ter sido submetido ao CUEE, por motivos muito claros. Isso coloca as obras de Chico, Divaldo e companhia como romances espiritualistas, que absolutamente nada tem a acrescentar para o Espiritismo. Sem contar o fato de que em inúmeros pontos as obras desses autores se defrontam com axiomas da doutrina.

Além disso, como já expliquei anteriormente, Bezerra de Menezes, Chico e todos os seus semelhantes e a FEB são Roustainguistas.

Ora, você não pode se auto denominar x e agir conforme y. Isso é algo óbvio.
 
Topo Fundo