O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Algum espirita aqui pelo forum?

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
:viraolho

Divida conosco sua pesquisa aprofundada sobre o trabalho de Kardec, sempre bom ouvir pessoas que estudaram a fundo o Espiritismo.


O espirita aqui é voce,conheço o trabalho de Kardec somente pela leitura do Livro dos Espiritos.O que eu questionei foi o uso deturpado que voce fez do termo "metodo cientifico".Mas vamos lá...Divida conosco o que voce entende por metodo cientifico e sua aplicação no espirismo
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
O espirita aqui é voce,conheço o trabalho de Kardec somente pela leitura do Livro dos Espiritos.O que eu questionei foi o uso deturpado que voce fez do termo "metodo cientifico".Mas vamos lá...Divida conosco o que voce entende por metodo cientifico e sua aplicação no espirismo


Em nenhum momento falei que sou Espirita, isso só prova que nem ler o tópico você leu.

Você que afirmou que existem falhas nos métodos, que é pseudo ciência.... etc.. Se você afirmou categoricamente supus que você havia estudado. Mas ok, já vi que me enganei. Deixa para lá.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Osmin

Primeiro quero elogiar por suas postagens, bem esclarecedoras e confesso que assim como muitos, sempre tive a visão chico xavierana (a qual acredito ser falsa) do espiritismo

Estou tentando encontrar uma versão do livro dos espiritos para poder ir lendo com calma, mas existem tantas versões na net, que gostaria de saber qual você pode indicar, editora e a pessoa que traduziu etc.

grato.
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Quer saber o que eu acho?
Acho que provavelmente este espirito estava na casa da sua avó e pegou energia da sua irmã porque sua avó foi quem ficou assustada. Acho que sua avó devia voltar a frequentar um centro.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Não sou eu quem estou decidindo colega, é Allan Kardec e a própria lógica.

Os conceitos dos quais se utilizou não são conceitos espíritas. Bem como se referir à essa doutrina como religião. Na obra ''O que é Espiritismo'', de Kardec, ele nega isso categoricamente.

Nosso Lar e obras do tipo não são obras Espíritas. Kardec, fundador da doutrina, colocou como obrigatória a necessidade de, para qualquer conhecimento ser tratado como espírita, obrigatoriamente deve ter sido submetido ao CUEE, por motivos muito claros. Isso coloca as obras de Chico, Divaldo e companhia como romances espiritualistas, que absolutamente nada tem a acrescentar para o Espiritismo. Sem contar o fato de que em inúmeros pontos as obras desses autores se defrontam com axiomas da doutrina.

Além disso, como já expliquei anteriormente, Bezerra de Menezes, Chico e todos os seus semelhantes e a FEB são Roustainguistas.

Ora, você não pode se auto denominar x e agir conforme y. Isso é algo óbvio.

Osmin vamos lá caro amigo, não vou me envaidecer disso,

Espírita :" Crê que em um corpo material reside ser imaterial e individual em nós e sobrevive ao corpo material;
isto é citado do livro dos espíritos introdução, não vou me prolongar pois sei que você sabe bem do assunto,
Crê na reencarnação crê, que o espírito retorná a matéria, crê também que estamos em constate evolução, que não existe estado retrogrado no máximo estacionário, e que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas".

Espiritualismo:
Crê que existe espírito no imaterial.

Livro dos Espíritos, introdução, e Pergunta 1.

Vamos lá, pode se dizer que você tem um guia moral o ESE evangélico segundo espiritismo,
onde encontra muita solução pro dia a dia.
Mas para ser espírita não tem manual de instruções como você esta sugerindo ou comportamento, não tenho que me comportar como x ou y pois sei das minhas responsabilidades.
Como já falei temos que filtrar muita coisa pois infelizmente colocam muito misticismo sobre
o espiritismo , as obras de Chico, e Divaldo
podem não ter aprovação no CUEE, mas nem todas são romances espíritas como o amigo diz, as obras
da coleção de André Luis: A vida no mundo espiritual ajudam a desenvolver a moralidade assim como o ESE, são bons livros, e aborda temas tratados por Alan Kardec, como perispírito, faixas vibratórias, magnetismo.


Você dizer que Chico é roustainguista é absurdo, você sabe que a principal teoria de roustainguistas é
que eles esperam um novo messiah, um novo Jesus e que Chico não falava de um novo Jesus à caminho, comentava de um mundo de regeneração.

Quanto a FEB concordo que eles vendem muitos livros de romances espíritas e infelizmente que não
presta atenção lê um livro desse pensando que faz parte da doutrina.

Outro ponto, você pra ser espírita não precisa ir ao centro espírita ou fazer dezenas de pesquisas, basta ler as obras básicas de Kardec, buscar a melhora moral, a espiritualidade.

Tudo bem, se ainda entender e insistir falo a verdade esta aí, e aceito do jeito que você for amigo.

Um forte abraço, um beijo no seu coração e fique em paz!
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Conseguiu repetir isso com consciência ? Tem controle de realizar quando quer?
Então em outras agora velho já , porém só conseguia me ver 1 vez mas dessa vez não conseguia me movimentar.​
Porém encontro, com algumas coisas sem forma sem cabeça coisas horrendas, não tenho medo não acordo assustado​
eles pedem por ajuda, porém não consigo fazer nada, apenas desejo que melhorem e que saim dali onde estão, toda vez que sonho com isso acordo quebrado, como tivesse levado uma surra.​
Cara não recomendo tentar fazer desprendimento sem ter conhecimento não,​
vc pode ficar muito assustado e até traumatizado, no começo é difícil saber você está desprendido ou acordado,​
o que marcou pra mim foi a sensação de não ter o corpo e a capacidade​
de pensar normalmente de agir como, o encontro que digo você também​
desprende porém não lembra do momento mas reconhece a sensação.​
Nesses encontros não acordo como se fosse pesadelo, que você acorda assustado, eu durmo normal, durmo das 23:00 ou 12:00 até as 7:00, nessas 7 horas estou dormindo.​
Pra informação apenas não tomo remédios pra dormir e também não tenho sono pesado só de abrir uma porta de acordo,​
e ate tentei saber se por acordar com o pequenos barulhos não poderia ser que eu estava dormindo tipo semi-inconsciente,​
fui orientado de que isso não existe e de que realmente pelo que relava era desprendimento.​
 


adamiva

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
2.502
Pontos
1.129
Então em outras agora velho já , porém só conseguia me ver 1 vez mas dessa vez não conseguia me movimentar.​
Porém encontro, com algumas coisas sem forma sem cabeça coisas horrendas, não tenho medo não acordo assustado​
eles pedem por ajuda, porém não consigo fazer nada, apenas desejo que melhorem e que saim dali onde estão, toda vez que sonho com isso acordo quebrado, como tivesse levado uma surra.​
Cara não recomendo tentar fazer desprendimento sem ter conhecimento não,​
vc pode ficar muito assustado e até traumatizado, no começo é difícil saber você está desprendido ou acordado,​
o que marcou pra mim foi a sensação de não ter o corpo e a capacidade​
de pensar normalmente de agir como, o encontro que digo você também​
desprende porém não lembra do momento mas reconhece a sensação.​
Nesses encontros não acordo como se fosse pesadelo, que você acorda assustado, eu durmo normal, durmo das 23:00 ou 12:00 até as 7:00, nessas 7 horas estou dormindo.​
Pra informação apenas não tomo remédios pra dormir e também não tenho sono pesado só de abrir uma porta de acordo,​
e ate tentei saber se por acordar com o pequenos barulhos não poderia ser que eu estava dormindo tipo semi-inconsciente,​
fui orientado de que isso não existe e de que realmente pelo que relava era desprendimento.​

Não vou editar o post, pq estou no celular mas agradeço a postagem de sua experiencia e faço duas perguntas:

1- Quanto aos errantes que você visualiza (sem cabeça e tal) poderia descreve-los melhor? Tenho tamanha curiosidade nessa dobra, porem sou inapto para isso.

2- Geralmente ao sairmos do corpo, eh dito que possuímos uma espécie de cordão (comumente chamado de cordão de prata) que ligaria seu corpo material ao espiritual. Você notou algo assim contigo?

Quanto ao cansaço, acredito que seria pela densidade dessa outra dimensão que você conseguiu alcançar... Que seria muito mais pesada do que a nossa....
 

380_380

Bam-bam-bam
Mensagens
1.358
Reações
1.278
Pontos
224
Seguinte, pesquisa sobre Banimento por Fogo e/ou Ritual do Menor Pentagrama. Vai ajudar a expulsar esses espíritos.
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Não vou editar o post, pq estou no celular mas agradeço a postagem de sua experiencia e faço duas perguntas:

1- Quanto aos errantes que você visualiza (sem cabeça e tal) poderia descreve-los melhor? Tenho tamanha curiosidade nessa dobra, porem sou inapto para isso.

2- Geralmente ao sairmos do corpo, eh dito que possuímos uma espécie de cordão (comumente chamado de cordão de prata) que ligaria seu corpo material ao espiritual. Você notou algo assim contigo?

Quanto ao cansaço, acredito que seria pela densidade dessa outra dimensão que você conseguiu alcançar... Que seria muito mais pesada do que a nossa....


1 Quanto errantes, são corpos até de forma humana,as vezes com um olho só, mas sem boca sem nariz, porém com vozes humanas, o ambiente é sempre muito escuro e parece que é lodoso.
Orientações que eu tive,para não se ter medo
pois se for um obsessor ele pode usar par tirar algum proveito e ao acordar de uma experiência dessa, não desejar mal de maneira nenhuma e sim orar
para esse espírito para que ele possa sair desse estado, para que os espíritos mais evoluídos possam intervir
por ele e ajuda-lo a evoluir, e que ele possa aceitar essa ajuda também, que ele abra o coração e aceite
a ajuda e conforto.

São raras as vezes que sonho com o mesmo mas sonho também, são sempre longos os sonhos e parece que as vezes
duram mais que essas 7 horas, que eu durmo consigo me lembrar apenas de pontos.

2- Quanto ao fio de prata, realmente não me lembro de ver um fio em si, porém meu corpo espiritual está envolto matéria acinzentado/prateada, ele lembra fumaça mas não dispersa.

Quanto ao cansaço me falaram a mesma coisa, pela baixa faixa vibratória alcançada, e quando tenho um sonho bom com um parente, vivo ou desencarnado você pode dormir até pouco mas você acorda super bem.

Pra ser sincero no começo não acreditava, mas a medida que você vai estudando ampliando o entendimento, as coisas
vão aparecendo de acordo com o aprendido, por isso que eu falo a verdade está ai depende de cada um aceitar ou não.


Forte abraço amigo, fique em paz!
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.175
Reações
10.663
Pontos
1.094
Porém encontro, com algumas coisas sem forma sem cabeça coisas horrendas, não tenho medo não acordo assustado​
eles pedem por ajuda, porém não consigo fazer nada, apenas desejo que melhorem e que saim dali onde estão.​

Você viu algo assim?

daily_gifdump_694_20.gif
 

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.440
Reações
1.857
Pontos
664
Acho graça é do tanto de gente que acha que vive em um video game.

Opa, você de novo em um tópico sobre a doutrina espírita tirando sarro , mas que bacana!!!sqn

Conte-nos então sua crença, sobre a vida ser única e vazia. Sobre seus valores.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Osmin vamos lá caro amigo, não vou me envaidecer disso,

Espírita :" Crê que em um corpo material reside ser imaterial e individual em nós e sobrevive ao corpo material;
isto é citado do livro dos espíritos introdução, não vou me prolongar pois sei que você sabe bem do assunto,
Crê na reencarnação crê, que o espírito retorná a matéria, crê também que estamos em constate evolução, que não existe estado retrogrado no máximo estacionário, e que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas".

Espiritualismo:
Crê que existe espírito no imaterial.

Livro dos Espíritos, introdução, e Pergunta 1.

Vamos lá, pode se dizer que você tem um guia moral o ESE evangélico segundo espiritismo,
onde encontra muita solução pro dia a dia.
Mas para ser espírita não tem manual de instruções como você esta sugerindo ou comportamento, não tenho que me comportar como x ou y pois sei das minhas responsabilidades.
Como já falei temos que filtrar muita coisa pois infelizmente colocam muito misticismo sobre
o espiritismo , as obras de Chico, e Divaldo
podem não ter aprovação no CUEE, mas nem todas são romances espíritas como o amigo diz, as obras
da coleção de André Luis: A vida no mundo espiritual ajudam a desenvolver a moralidade assim como o ESE, são bons livros, e aborda temas tratados por Alan Kardec, como perispírito, faixas vibratórias, magnetismo.


Você dizer que Chico é roustainguista é absurdo, você sabe que a principal teoria de roustainguistas é
que eles esperam um novo messiah, um novo Jesus e que Chico não falava de um novo Jesus à caminho, comentava de um mundo de regeneração.

Quanto a FEB concordo que eles vendem muitos livros de romances espíritas e infelizmente que não
presta atenção lê um livro desse pensando que faz parte da doutrina.

Outro ponto, você pra ser espírita não precisa ir ao centro espírita ou fazer dezenas de pesquisas, basta ler as obras básicas de Kardec, buscar a melhora moral, a espiritualidade.

Tudo bem, se ainda entender e insistir falo a verdade esta aí, e aceito do jeito que você for amigo.

Um forte abraço, um beijo no seu coração e fique em paz!


Em primeiro lugar, não respondeu a vários dos meus questionamentos no post em que citou, mas relevarei.

Você manipulou convenientemente as coisas. Não se utilize de sofismas. Caso sua afirmação fosse a correta definição de "espírita", os umbandistas também seriam espíritas, bem como os Roustainguistas. E se houvesse uma crença que crê em Diabo, Anjos, máquinas no plano espiritual etc, mas que tomasse por base a sua definição, também seriam Espíritas. O Espírita é o indivíduo adepto da Doutrina Espírita, isto é, estuda essa doutrina e segue as suas regulamentações.

Além disso, trarei a citação do local que você citou, com clareza.

"Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas.
Como especialidade o Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita;" O Livro dos Espíritos, Introdução.

Enfim... essa é uma definição tão óbvia que nem me darei ao trabalho de prolongá-la.

Quanto às obras de Chico, como as supostamente ditadas pelo espírito André Luiz, você está batendo na mesma tecla novamente. Já argumentei os motivos pelos quais essas obras não possuem NENHUM significado para o Espiritismo e não darei ao trabalho de repeti-las. Além do mais, você mesmo já se deu um tiro no pé: "faixas vibratórias" não é um conceito espírita.

E pelo visto, não conhece NADA sobre Chico. Ele é sim Roustainguista, grande parte de suas obras possuem enormes semelhanças com os ditados do tal "Anjo Ismael" de Roustaing, principalmente as ditadas pelo tal "Emmanuel".

Eu iria elaborar um texto próprio para deixar isso em clara evidência, utilizando informações da obra "Conscientização Espírita", do Gélio Lacerda, mas encontrei um texto já pronto. Me utilizarei dele para poupar esforços.

É lamentável que em um debate como esse você mesmo não conhece os autores que defende. Pior, caracteriza a minha afirmação como "absurda".

“FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER (Chico Xavier)
Soneto intitulado "O Cristo de Deus", assinado pelo próprio Chico Xavier, no "Reformador" de 16.5.1930. Esses versos foram feitos depois que ele havia lido o livro de Manuel Quintão, do mesmo nome, onde o corpo fluídico de Jesus é brilhantemente defendido. Muitos anos após, o médium confessou, humildemente, que esse soneto era, na verdade, mediúnico, de autoria de Antero de Quental; mas, ao colocar na publicação original o próprio nome, é claro que Chico Xavier endossou o seu mote. As razões por que assinara o soneto estão expostas no "Reformador" de julho de 1967, págs. 145 a 147, e de setembro de 1967, págs. 193 a 196, bem como no livro de Elias Barbosa, "No Mundo de Chico Xavier", 1ª edição da Edição Calvário, São Paulo, 1968, capítulo 1, págs. 11 a 19.
Diálogo ocorrido em São Paulo, em 1965, e registrado no "Reformador" de janeiro de 1970, pág. 10 (artigo "Um gosto e 4 vinténs", de Luciano dos Anjos, págs. 9 a 11, extraído do livro "A Posição Zero"). Ao ouvir contestação minha posição em favor de Roustaing, Chico Xavier ponderou: "- Ah ... isso não. Luciano está com a razão ... "
Afirmativa peremptória estampada no "Reformador" de maio de 1970, pág. 107 (artigo "Dos alfarrábios", de Luciano dos Anjos, págs. 107 a 109):
Roustaing colocou Jesus no seu verdadeiro lugar ..."
Vide a obra "Testemunhos de Chico Xavier", organizada e comentada por Suely Caldas Schubert, edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1986. Há, nesse livro, várias citações referentes a J.-B. Roustaing. A pág. 239, por exemplo, Chico Xavier escreve ao presidente da FEB, Wantuil de Freitas, falando do Apêndice feito por Zêus Wantuil para o livro "Elos Doutrinários", de Ismael Gomes Braga, A carta é datada de 18.11.1948:
"Já li o trabalho dele, referente ao Docetismo, que comparecerá em "Elos Doutrinários". Estou encantado. São páginas de profundo valor educativo. Nelas vemos não só a beleza fulgurante do Cristo Divino, mas também tomamos conhecimento dos conflitos multisseculares da treva com a luz ... O trabalho de Zêus é profundo e luminoso."
A pág. 307, outra carta para Wantuil de Freitas, com data de 23.10.1952:
"Minhas felicitações pelo teu belo trabalho com a obra de Roustaing. Estás realizando um serviço de grande importância para o nosso ideal."
E quando de São Paulo espalharam a notícia mentirosa de que a FEB é que fizera, na obra "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Humberto de Campos, a interpolação relativa a J.-B. Roustaing, o médium Chico Xavier enviou a Wantuil de Freitas, em 25.3.1947, carta em que dizia (pág.132):
"Não te incomodes com a declaração havida de que o trecho alusivo a Roustaing, em "Brasil", foi colocado pela Federação. Quando descobrirem que a Casa de Ismael seria incapaz disso, dirão que fui eu. De qualquer modo, eles falarão. O adversário tem sempre um bom trabalho - o de estimular e melhorar tudo, quando estamos voltados para o bem." (Vide fac-símile da carta no "Reformador" nº 1847, de fevereiro de 1983, pág. 18.)
Há, nesse livro, outras citações de aplauso a Roustaing, conforme já disse e pode ser conferido por quem duvide. Mais recentemente, Chico Xavier concedeu rápida entrevista, sobre Jesus, a Carlos A. Baccelli, que a publicou em "A Flama Espírita", de Uberaba, MG, edição de 23.9.1989, pág. 1:
"Questionando o Chico, com referência ao desaparecimento do corpo de Jesus, ele afirmou, categórico:
- O corpo de Jesus foi desintegrado por vontade Dele...
"Participando do nosso encontro naquela noite, alguns amigos deram-se pressa em levantar-se da mesa, sendo que um alegou a necessidade de tomar um copo d'água na cozinha.. . Foi, então, que o Chico, sorrindo, rematou, baixinho:
“- Há pessoas cuja cabeça não suporta ouvir estes assuntos ... Logo, um se levanta para beber água, outro vai lá fora para respirar .."
Como se todos esses depoimentos não bastassem, devo assinalar que possuo, em minha biblioteca particular, o 1º tomo de "Os Quatro Evangelhos" devidamente autografado para mim:
"Ao nosso caro amigo Luciano dos Anjos, admiração e apreço do seu irmão e servidor, Chico Xavier. Rio, dez. 72."
Como médium, Francisco Cândido Xavier foi o intérprete de vários trabalhos alusivos à revelação coordenada por J.-B. Roustaing:
Prefácio de Emmanuel para o livro "Vida de Jesus baseada no Espiritismo", de Antônio Lima, edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1951, págs. 7 a 11.
Prefácio de Emmanuel para o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", do Espírito Humberto de Campos, 1ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1938. Também, o próprio texto de Humberto de Campos foi psicografado por Chico Xavier, ressaltando-se, no capítulo XXII, a expressa referência a J.-B. Roustaing.
Introdução e capítulo XII ("A Vinda de Jesus") do livro de Emmanuel, "A Caminho da Luz", edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1972, págs. 13 a 16, e 105 e 106.
"O Consolador", de Emmanuel, 6ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1976, perguntas 243, 248, 249, 277, 283, 285, 287 e, também, a de nº 79.
"Há 2000 Anos", de Emmanuel, 22ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1987, págs. 349 e 350.
"Caminho, Verdade e Vida", de Emmanuel, 5ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1970, comentário nº 8 ("Jesus veio"), a págs. 26 e 27; comentário nº 13 ("Que é a carne"), a págs. 34 e 35; comentário nº 67 ("Os vivos do Além"), a pág. 122; comentário nº 105 ("Nem todos"), a págs. 188 e 189; e comentário nº 133 ("Hegemonia de Jesus"), a págs. 233 e 234. Sobre os comentários nº 67 e 105, o leitor deve ver as explicações inseridas no verbete Emmanuel
"Antologia Mediúnica do Natal", 1ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1967, nº 76 ("Jesus e os Homens"), a págs. 208 a 210, mensagem do Irmão X.
"Roteiro", de Emmanuel, 3ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1972, págs. 99 a 101, n!? 23, título "Na extensão do serviço".
"Alvorada Cristã", de Neio Lúcio, 4ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1971, mensagem nº 1 ("Sigamos com Jesus") a págs. 15 a 17; e mensagem nº 49 ("O Divino Servidor"), a págs. 205 a 207. Esta última está transcrita em "Antologia Mediúnica do Natal", de Espíritos Diversos, Iª edição da FEB, Rio de Janeiro, 1967, nº 23, págs. 68 a 70.
"Volta Bocage", de Bocage, 3ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1977, "Soneto I", datado de 25.11.1946, pág. 31.
Mas, para completa e definitiva explicação sobre a posição de Francisco Cândido Xavier em face da obra de Roustaing, o leitor deve reportar-se ao capítulo III, "Desfazendo Dúvidas Imaginárias", subtítulo "Um gosto e quatro vinténs", deste livro "A Posição Zero". Os trechos das outras obras citadas neste verbete estão, respectivamente, em Emmanuel, Humberto de Campos, Irmão X e Néio Lúcio, nomes que devem ser consultados."
Fonte: ‘Os adeptos de Roustaing’
1ª Ed. AEEV - 1993
de Luciano dos Anjos


E não... não é preciso ir a centro espírita para ser espírita, eu mesmo não vou e a própria doutrina não nos obriga.

Bela conclusão. "se ainda entender e insistir falo a verdade está aí". Ou seja, quer que eu lhe acredite sob palavra, além da postura pela qual se toma como detentor de um conhecimento inquestionável, isso confirma o "não vou me envaidecer disso", colocado por você logo no início.

Quanto ao "forte abraço, beijo no coração e fique em paz", eu lhe agradeço, só lamento não lhe escrever essas palavras já que não significam nada em relação a esse tipo de sentimento, apenas formalidades, inúteis se comparadas à real motivação.

Se lhe desejo paz e felicitações, elas lhe serão desejadas em pensamento, não há necessidade de manifestá-las por escrito nesse post.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Osmin, quantos anos você tem ?

22. Por quê?


Osmin

Primeiro quero elogiar por suas postagens, bem esclarecedoras e confesso que assim como muitos, sempre tive a visão chico xavierana (a qual acredito ser falsa) do espiritismo

Estou tentando encontrar uma versão do livro dos espiritos para poder ir lendo com calma, mas existem tantas versões na net, que gostaria de saber qual você pode indicar, editora e a pessoa que traduziu etc.

grato.

Sabe ler em francês? rsrs

Não posso lhe recomendar nenhuma tradução, haja visto que todas possuem erros grosseiros que prejudicam o correto aprendizado.

Mas EU utilizo a tradução do Herculano Pires, que embora existam comentários infelizes do próprio tradutor na obra, como considerar o espiritismo religião, além de alguns erros, é uma das mais fiéis. Nesses casos é sempre bom utilizar-se da crítica e, ao perceber qualquer coisa esquisita, procurar o original em francês e consultar.


Opa, você de novo em um tópico sobre a doutrina espírita tirando sarro , mas que bacana!!!sqn

Conte-nos então sua crença, sobre a vida ser única e vazia. Sobre seus valores.



O tópico não é sobre doutrina espírita, por favor! É sobre todo tipo de coisa. E a crítica dele tem fundamento, algumas coisas ditas aqui parecem video-game. Nas obras de Chico Xavier, por exemplo, é falado em raios-laser no plano espiritual. Isso pra mim é video-game.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Não consigo entender a importância disso tudo.

Como eu disse, não entendo como a defesa do meio pode ser mais importante que o fim.

O Espiritismo prega o amor, a caridade, a paz, o respeito..........

No entanto em defesa dele nesse tópico só vejo: sacarmos, ironias, desequilíbrio, animosidades.....

As pessoas se preocupam tanto com bobagens que acabam deixando de praticar o fim proposto. Não tem sentido isso.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Não consigo entender a importância disso tudo.

Como eu disse, não entendo como a defesa do meio pode ser mais importante que o fim.

O Espiritismo prega o amor, a caridade, a paz, o respeito..........

No entanto em defesa dele nesse tópico só vejo: sacarmos, ironias, desequilíbrio, animosidades.....

As pessoas se preocupam tanto com bobagens que acabam deixando de praticar o fim proposto. Não tem sentido isso.


Entenderei que foi para mim. Não existe outra pessoa defendendo o Espiritismo aqui.

Gostaria de lhe perguntar como tem conhecimento das minhas diretrizes morais, bem como meu comportamento no dia a dia, a ponto de eu "me preocupar tanto com bobagens e que acabo deixando de praticar o fim (prática do bem) proposto".

Sem melindres. Nesse tópico debato idéias e as utilizo para escandalizar as ideias daqueles que propagam o Espiritismo de forma incoerente. Não critico crenças alheias, critico aqueles se utilizam do nome Espiritismo para propagarem ideias absurdas para o espiritismo. Não faço isso somente para demonstrar ao meu interlocutor suas incongruências, o objetivo principal é deixar o debate disponível para outros leitores se informarem.

Além disso, quanto ao desequilíbrio e desrespeito, gostaria também de lhe perguntar em quais posts eles foram manifestados e como o senhor sabe do meu estado de espírito ao escrever cada um deles. Esse debate é sério e portanto escrevo de maneira formal. Me surpreende alguém notar questões dessa natureza em um debate formal em que não existe ataque contra os meus interlocutores.

Se existem ataques pessoais e desrespeito, estão vindo de você. Me acusou de esquecer o lado da moral (e não praticá-lo), em detrimento da pureza doutrinária. Ainda se utilizou de termos ofensivos como "desequilíbrio". Concluindo, fez um julgamento moral utilizando-se exclusivamente de textos formais como guia.

E é sempre assim, caros leitores. Não só no meio espiritualista, aqueles que mais pregam a moral frequentemente cometem as mesmas falhas que acabaram de pregar.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
caros leitores. .

:lolwtf

Osmin, você gosta de um holofote né?

Foi para todos, incluindo obviamente você.

Não tenho a minima intenção de entrar nesse mimi todo que você tem desenvolvido, com todo respeito.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
:lolwtf

Osmin, você gosta de um holofote né?

Foi para todos, incluindo obviamente você.

Não tenho a minima intenção de entrar nesse mimi todo que você tem desenvolvido, com todo respeito.


Holofotes para os meus argumentos. Sim, os quero. Quero que eles cheguem ao máximo de pessoas possível. Todos os meus posts aqui possuem o intuito não só de debater com o interlocutor, mas também (e principalmente) deixar o debate à mostra para que outros leitores aprendam.

Holofotes em relação à minha pessoa? Bom... ninguém da OS me conhece na vida real. Meu nome não é Osmin e essa não é a minha foto rsrs.

E esse ''mimi' que desenvolvi é extremamente desgastante. Fazer o que estou fazendo é um fardo muito pesado. Como eu já disse antes, essa é uma atitude de gratidão que tenho pela doutrina, bem como o dever moral de esclarecer quem incorre em erro, independente da reação. No entanto, se você acha irrelevante, é sua opinião pessoal e como toda opinião, deve ser respeitada.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Opa, você de novo em um tópico sobre a doutrina espírita tirando sarro , mas que bacana!!!sqn

Conte-nos então sua crença, sobre a vida ser única e vazia. Sobre seus valores.

O osmin já respondeu por mim.

Só critiquei os absurdos que muitos levam a sério.

Valeu Falou
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
[user]fbr[/user]

Quando chegar na parte da formação dos seres vivos, pode pular. As teorias atuais são mais precisas nesse ponto, e portanto, não faz sentido estudar pela codificação.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
[user]fbr[/user]

Quando chegar na parte da formação dos seres vivos, pode pular. As teorias atuais são mais precisas nesse ponto, e portanto, não faz sentido estudar pela codificação.
Obrigado osmin, eu vou lendo aos poucos, na verdade já encontrei a edição mais fiel possível na hora do almoço, e sim, vou ler sempre prestando atenção nos absurdos. Achei bem interessante tua colocação do ponto de vista do espiritismo, e de fato, todo mundo que conheci até hoje, que alega praticar a doutrina, se perde no meio da fantasia e sempre envolvendo o tal chico xavier.
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
Mas e aí?
no final das contas o que aconteceu depois [user]ScuzzBR[/user]?
Sua irmã foi a algum centro? ou procurou ajuda?

abs
 

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.440
Reações
1.857
Pontos
664
Cara Osmim vc se acha o dono da verdade né! veja que não foi uma pergunta, e sim bem arrogante e intolerante demais da conta!!

Maaaaas eu acho que vc é flamer então não faz diferença.

E se o tópico não era pra ser sobre a doutrina no fim acabou sendo!!
 

the.miranda

Novato
Mensagens
21
Reações
24
Pontos
14
Em primeiro lugar, não respondeu a vários dos meus questionamentos no post em que citou, mas relevarei.

Você manipulou convenientemente as coisas. Não se utilize de sofismas. Caso sua afirmação fosse a correta definição de "espírita", os umbandistas também seriam espíritas, bem como os Roustainguistas. E se houvesse uma crença que crê em Diabo, Anjos, máquinas no plano espiritual etc, mas que tomasse por base a sua definição, também seriam Espíritas. O Espírita é o indivíduo adepto da Doutrina Espírita, isto é, estuda essa doutrina e segue as suas regulamentações.

Além disso, trarei a citação do local que você citou, com clareza.

"Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas.
Como especialidade o Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita;" O Livro dos Espíritos, Introdução.

Enfim... essa é uma definição tão óbvia que nem me darei ao trabalho de prolongá-la.

Quanto às obras de Chico, como as supostamente ditadas pelo espírito André Luiz, você está batendo na mesma tecla novamente. Já argumentei os motivos pelos quais essas obras não possuem NENHUM significado para o Espiritismo e não darei ao trabalho de repeti-las. Além do mais, você mesmo já se deu um tiro no pé: "faixas vibratórias" não é um conceito espírita.

E pelo visto, não conhece NADA sobre Chico. Ele é sim Roustainguista, grande parte de suas obras possuem enormes semelhanças com os ditados do tal "Anjo Ismael" de Roustaing, principalmente as ditadas pelo tal "Emmanuel".

Eu iria elaborar um texto próprio para deixar isso em clara evidência, utilizando informações da obra "Conscientização Espírita", do Gélio Lacerda, mas encontrei um texto já pronto. Me utilizarei dele para poupar esforços.

É lamentável que em um debate como esse você mesmo não conhece os autores que defende. Pior, caracteriza a minha afirmação como "absurda".

“FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER (Chico Xavier)
Soneto intitulado "O Cristo de Deus", assinado pelo próprio Chico Xavier, no "Reformador" de 16.5.1930. Esses versos foram feitos depois que ele havia lido o livro de Manuel Quintão, do mesmo nome, onde o corpo fluídico de Jesus é brilhantemente defendido. Muitos anos após, o médium confessou, humildemente, que esse soneto era, na verdade, mediúnico, de autoria de Antero de Quental; mas, ao colocar na publicação original o próprio nome, é claro que Chico Xavier endossou o seu mote. As razões por que assinara o soneto estão expostas no "Reformador" de julho de 1967, págs. 145 a 147, e de setembro de 1967, págs. 193 a 196, bem como no livro de Elias Barbosa, "No Mundo de Chico Xavier", 1ª edição da Edição Calvário, São Paulo, 1968, capítulo 1, págs. 11 a 19.
Diálogo ocorrido em São Paulo, em 1965, e registrado no "Reformador" de janeiro de 1970, pág. 10 (artigo "Um gosto e 4 vinténs", de Luciano dos Anjos, págs. 9 a 11, extraído do livro "A Posição Zero"). Ao ouvir contestação minha posição em favor de Roustaing, Chico Xavier ponderou: "- Ah ... isso não. Luciano está com a razão ... "
Afirmativa peremptória estampada no "Reformador" de maio de 1970, pág. 107 (artigo "Dos alfarrábios", de Luciano dos Anjos, págs. 107 a 109):
Roustaing colocou Jesus no seu verdadeiro lugar ..."
Vide a obra "Testemunhos de Chico Xavier", organizada e comentada por Suely Caldas Schubert, edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1986. Há, nesse livro, várias citações referentes a J.-B. Roustaing. A pág. 239, por exemplo, Chico Xavier escreve ao presidente da FEB, Wantuil de Freitas, falando do Apêndice feito por Zêus Wantuil para o livro "Elos Doutrinários", de Ismael Gomes Braga, A carta é datada de 18.11.1948:
"Já li o trabalho dele, referente ao Docetismo, que comparecerá em "Elos Doutrinários". Estou encantado. São páginas de profundo valor educativo. Nelas vemos não só a beleza fulgurante do Cristo Divino, mas também tomamos conhecimento dos conflitos multisseculares da treva com a luz ... O trabalho de Zêus é profundo e luminoso."
A pág. 307, outra carta para Wantuil de Freitas, com data de 23.10.1952:
"Minhas felicitações pelo teu belo trabalho com a obra de Roustaing. Estás realizando um serviço de grande importância para o nosso ideal."
E quando de São Paulo espalharam a notícia mentirosa de que a FEB é que fizera, na obra "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Humberto de Campos, a interpolação relativa a J.-B. Roustaing, o médium Chico Xavier enviou a Wantuil de Freitas, em 25.3.1947, carta em que dizia (pág.132):
"Não te incomodes com a declaração havida de que o trecho alusivo a Roustaing, em "Brasil", foi colocado pela Federação. Quando descobrirem que a Casa de Ismael seria incapaz disso, dirão que fui eu. De qualquer modo, eles falarão. O adversário tem sempre um bom trabalho - o de estimular e melhorar tudo, quando estamos voltados para o bem." (Vide fac-símile da carta no "Reformador" nº 1847, de fevereiro de 1983, pág. 18.)
Há, nesse livro, outras citações de aplauso a Roustaing, conforme já disse e pode ser conferido por quem duvide. Mais recentemente, Chico Xavier concedeu rápida entrevista, sobre Jesus, a Carlos A. Baccelli, que a publicou em "A Flama Espírita", de Uberaba, MG, edição de 23.9.1989, pág. 1:
"Questionando o Chico, com referência ao desaparecimento do corpo de Jesus, ele afirmou, categórico:
- O corpo de Jesus foi desintegrado por vontade Dele...
"Participando do nosso encontro naquela noite, alguns amigos deram-se pressa em levantar-se da mesa, sendo que um alegou a necessidade de tomar um copo d'água na cozinha.. . Foi, então, que o Chico, sorrindo, rematou, baixinho:
“- Há pessoas cuja cabeça não suporta ouvir estes assuntos ... Logo, um se levanta para beber água, outro vai lá fora para respirar .."
Como se todos esses depoimentos não bastassem, devo assinalar que possuo, em minha biblioteca particular, o 1º tomo de "Os Quatro Evangelhos" devidamente autografado para mim:
"Ao nosso caro amigo Luciano dos Anjos, admiração e apreço do seu irmão e servidor, Chico Xavier. Rio, dez. 72."
Como médium, Francisco Cândido Xavier foi o intérprete de vários trabalhos alusivos à revelação coordenada por J.-B. Roustaing:
Prefácio de Emmanuel para o livro "Vida de Jesus baseada no Espiritismo", de Antônio Lima, edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1951, págs. 7 a 11.
Prefácio de Emmanuel para o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", do Espírito Humberto de Campos, 1ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1938. Também, o próprio texto de Humberto de Campos foi psicografado por Chico Xavier, ressaltando-se, no capítulo XXII, a expressa referência a J.-B. Roustaing.
Introdução e capítulo XII ("A Vinda de Jesus") do livro de Emmanuel, "A Caminho da Luz", edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1972, págs. 13 a 16, e 105 e 106.
"O Consolador", de Emmanuel, 6ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1976, perguntas 243, 248, 249, 277, 283, 285, 287 e, também, a de nº 79.
"Há 2000 Anos", de Emmanuel, 22ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1987, págs. 349 e 350.
"Caminho, Verdade e Vida", de Emmanuel, 5ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1970, comentário nº 8 ("Jesus veio"), a págs. 26 e 27; comentário nº 13 ("Que é a carne"), a págs. 34 e 35; comentário nº 67 ("Os vivos do Além"), a pág. 122; comentário nº 105 ("Nem todos"), a págs. 188 e 189; e comentário nº 133 ("Hegemonia de Jesus"), a págs. 233 e 234. Sobre os comentários nº 67 e 105, o leitor deve ver as explicações inseridas no verbete Emmanuel
"Antologia Mediúnica do Natal", 1ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1967, nº 76 ("Jesus e os Homens"), a págs. 208 a 210, mensagem do Irmão X.
"Roteiro", de Emmanuel, 3ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1972, págs. 99 a 101, n!? 23, título "Na extensão do serviço".
"Alvorada Cristã", de Neio Lúcio, 4ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1971, mensagem nº 1 ("Sigamos com Jesus") a págs. 15 a 17; e mensagem nº 49 ("O Divino Servidor"), a págs. 205 a 207. Esta última está transcrita em "Antologia Mediúnica do Natal", de Espíritos Diversos, Iª edição da FEB, Rio de Janeiro, 1967, nº 23, págs. 68 a 70.
"Volta Bocage", de Bocage, 3ª edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de janeiro, 1977, "Soneto I", datado de 25.11.1946, pág. 31.
Mas, para completa e definitiva explicação sobre a posição de Francisco Cândido Xavier em face da obra de Roustaing, o leitor deve reportar-se ao capítulo III, "Desfazendo Dúvidas Imaginárias", subtítulo "Um gosto e quatro vinténs", deste livro "A Posição Zero". Os trechos das outras obras citadas neste verbete estão, respectivamente, em Emmanuel, Humberto de Campos, Irmão X e Néio Lúcio, nomes que devem ser consultados."
Fonte: ‘Os adeptos de Roustaing’
1ª Ed. AEEV - 1993
de Luciano dos Anjos


E não... não é preciso ir a centro espírita para ser espírita, eu mesmo não vou e a própria doutrina não nos obriga.

Bela conclusão. "se ainda entender e insistir falo a verdade está aí". Ou seja, quer que eu lhe acredite sob palavra, além da postura pela qual se toma como detentor de um conhecimento inquestionável, isso confirma o "não vou me envaidecer disso", colocado por você logo no início.

Quanto ao "forte abraço, beijo no coração e fique em paz", eu lhe agradeço, só lamento não lhe escrever essas palavras já que não significam nada em relação a esse tipo de sentimento, apenas formalidades, inúteis se comparadas à real motivação.

Se lhe desejo paz e felicitações, elas lhe serão desejadas em pensamento, não há necessidade de manifestá-las por escrito nesse post.



Não me prolongarei mais, mas postar artigos editados com trocentas citações, não faz desmerecimento
das obras de Chico, não acho Chico um deus ou ídolo e principalmente creio que errou
quando tirou as fotos do lado de suposto espíritos.

Eu leio os livros e tiro os ensinamentos comparo com o que li em ESE e decido se é viável aplicar no
cotidiano ou não, pode não estar no ESE mas desde que tenha conceitos de, caridade, bondade
e fraternidade considero utilizável.

Vai continuar crendo nas teorias conspiracionistas roustainguista?
Não desperdiça tempo com isso, postar artigos editados e incompletos.


Não fiz de sofisma não quis ficar me detalhando e você sabe muito bem disso!

Bem sabe também que não quis dizer que umbandistas são adeptos do espiritismo, isso é você que está dizendo
pois há diferenças e principalmente que umbandas e ramificações fazem uso de ritus e ceitas.

Bela conclusão: Você se refere a mim como seu eu falasse a verdade, mas não quis me referir a minha pessoa e sim
a kardec que a verdade em suas obras, que não precisam ser lidos em francês e você também não precisa
achar uma cópia dos primeiros volumes.

Não me envaideço de ser espírita apenas isso, porém logo nos primeiros posts, postei um vídeo que estava
vendo e veio falar que exponho os espiritas ao ridículos, não deveria ter tomado por ofensa
mas sinceramente nem me conhece e nem sabe de meus estudos e experiências.


Sabes que usei o termo faixa vibratória no lugar de magnetismo, onde ambos são transferência de energia.

Orgulho demasiado de minha parte, falta de humildade também, porém falta moralidade em ambos para melhor
aceitação de opiniões.

O Chiquismo que você tanto fala, trouxe mais de 400 obras muitas falando de moralidade e ética, plágios
de ESE ou aplicações de alguns ensinamentos vistos em ESE creio que não, porém desde que ajude na evolução da moralidade e ética é válido, são estudos espíritas válidos.

Isso que não estou comentando de feitos materiais, como casas André Luis que atendem muitas crianças
portadoras necessidades especiais, coisa que eu pelo menos nem me imagino a fazer nessa vida.

Sinceramente estou admirado com o seu conhecimento aos 22 anos, eu queria poder ter estudado mais
cedo, mas hoje em dia meus estudos se misturam a meios de livros de faculdade, planilhas de trabalho e contas, não
tenho total dedicação total para o estudo do espiritismo, e ainda assim tenho que peneirar muita coisa que leio.

Quanto aos cumprimentos, forte abraços um beijo no coração caro amigo são palavras de afeto e de bons desejos,
claro que sim que posso fazer por pensamento por que não demonstrar?

Necessitamos de afeto e bondade faz bem ao espírito independente do estado em que se encontra.

Bom um forte, abraço e fique em paz!
 
Topo Fundo