O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém aqui desenvolve para WEB e Mobile?

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.801
Reações
14.132
Pontos
703
Outra coisa que hoje em dia é bem diferente da época que programava em php puro são as rotas. No React por exemplo definimos um arquivo que trata somente de rotas.

Antes, ao invés disso, simplesmente se colocava uma condição antes de renderizar a página, verificando se o acesso era permitido, se o usuário estava logado, etc.

Mas agora vejo como era trabalhoso, o esquema de rotas de agora é bem mais fácil.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não só isso como a questão de estruturação também. Fazer um sisteminha MVC, com separação de responsabilidades e adequada modularização é muito melhor para manutenção.

Essas páginas de PHP "estruturado" são um verdadeiro inferno.

Mas o PHP hoje em dia também tem bons frameworks, como Laravel, que te auxiliam a trabalhar dessa forma (rotas, MVC, etc)
 


Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Atualizações do meu projeto.
  • Agora já estou conseguindo obter os dados e a imagem de cada Pokémon.
  • A tela principal foi formatada.
Próximas etapas:
  • Criar sistema de paginação, de forma a percorrer todos os Pokémon.
  • Fazer um botão de detalhe para cada Pokémon, de forma a exibir informações adicionais como habilidades, etc.
  • Fazer um sistema de busca para achar um Pokémon específico.
106161
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Alguém sabe a forma mais fácil de fazer uma janela Modal no React?

Eu queria colocar um botão na parte de baixo de cada Pokemon, de forma que se for clicado, uma janela sobreponha o fundo, com informações adicionais do Pokemon.

Eu vi que tem o material-ui para isso, mas não estou conseguindo criar a janela mesmo seguindo a documentação.

Existe uma maneira mais fácil para isso. Não preciso de nada muito estilizado, somente uma caixa com as informações dentro.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Alguém sabe a forma mais fácil de fazer uma janela Modal no React?

Eu queria colocar um botão na parte de baixo de cada Pokemon, de forma que se for clicado, uma janela sobreponha o fundo, com informações adicionais do Pokemon.

Eu vi que tem o material-ui para isso, mas não estou conseguindo criar a janela mesmo seguindo a documentação.

Existe uma maneira mais fácil para isso. Não preciso de nada muito estilizado, somente uma caixa com as informações dentro.
Usa do AntD
https://ant.design/docs/react/introduce

Material UI é bem ruinzinho...
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.916
Reações
28.698
Pontos
1.179
Daí meu querido tá conseguindo se virar no mundo mobile?

Te dou uma dica se estiver usando React Native, a biblioteca Expo, é fenomenal para testar, coisa mais linda do mundo.

Nunca programei nativo para mobile, sempre usei react native, acho muito mais prático.

Apesar de sempre ter usado Java no backend, kotlin não seria difícil.

É foda mas não desiste.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Daí meu querido tá conseguindo se virar no mundo mobile?

Te dou uma dica se estiver usando React Native, a biblioteca Expo, é fenomenal para testar, coisa mais linda do mundo.

Nunca programei nativo para mobile, sempre usei react native, acho muito mais prático.

Apesar de sempre ter usado Java no backend, kotlin não seria difícil.

É foda mas não desiste.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Ainda estou engatinhando.

Pouca coisa estou conseguindo fazer sem me basear em outros projetos.

Estou desde ontem tentando fazer uma janela modal.

O React realmente facilita muita coisa, mas complica em outras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

kakuiba

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Legal o projeto :ksorriso . Ia comentar algumas coisas mas o pessoal ja postou bastante coisa legal kkk. Links que são bacanas para dar uma olhada como está o front end hoje em dia


Sobre o Javascript hoje em dia. já mexi alguns bons anos com Angular e um pouco de React e comecei a ver Vuejs esses meses. Para mim Vuejs é bem lightweight para criar algo simples e rapido sem ter que ficar fazendo muita firula. O React agora com o React Hooks parece estar um pouco mais limpo o código, mas acho que fica confuso no inicio por conta de poder desenvolver usando ES5 , ES6 com babel ou Typescript ou Flow, então meio que se você procura na internet você vai ver mil modos de fazer a mesma coisa.
Já o Angular 2+ achei bacana como ele impoem algumas coisas tipo ja usar Typescript por padrão e meio que ja ter o ecosistema das coisas tudo na lib do angular facilita um pouco , mas acho que tem muita firula tendo que escrever varios arquivos etc. Na minha opinião hoje meio que tanto faz usar Angular, Vue ou React com tanto que quem está mexendo saiba usar corretamente. No mais acho que mais importante mesmo é se atualizar com a sintaxe e nova funções do ES6
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Legal o projeto :ksorriso . Ia comentar algumas coisas mas o pessoal ja postou bastante coisa legal kkk. Links que são bacanas para dar uma olhada como está o front end hoje em dia


Sobre o Javascript hoje em dia. já mexi alguns bons anos com Angular e um pouco de React e comecei a ver Vuejs esses meses. Para mim Vuejs é bem lightweight para criar algo simples e rapido sem ter que ficar fazendo muita firula. O React agora com o React Hooks parece estar um pouco mais limpo o código, mas acho que fica confuso no inicio por conta de poder desenvolver usando ES5 , ES6 com babel ou Typescript ou Flow, então meio que se você procura na internet você vai ver mil modos de fazer a mesma coisa.
Já o Angular 2+ achei bacana como ele impoem algumas coisas tipo ja usar Typescript por padrão e meio que ja ter o ecosistema das coisas tudo na lib do angular facilita um pouco , mas acho que tem muita firula tendo que escrever varios arquivos etc. Na minha opinião hoje meio que tanto faz usar Angular, Vue ou React com tanto que quem está mexendo saiba usar corretamente. No mais acho que mais importante mesmo é se atualizar com a sintaxe e nova funções do ES6

Concordo. Sem saber ES6 é muito difícil usar React.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.139
Pontos
453
Para front-end basta aprender um framework básico de CSS como bootstrap ou Bulma.io para as páginas não ficarem muito toscas.
Meu foco não é front-end, mas estou de saco cheio dos meus projetos estilizados em css puro que ficam parecendo sites dos anos 90. Das duas opções qual é a mais rápida pra aprender e qual tem um design mais bonito?
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Alguém está participando da semana omnistack?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.139
Pontos
453
Qual a vantagem de usar frameworks javascript no front-end?
Não dá pra montar toda a parte visual usando apenas html, css e bootstrap se quiser facilitar as coisas?
Onde entraria o framework js aí?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.139
Pontos
453
O bootstrap também é um framework.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sim, mas é um framework css. Qual é a necessidade de um framework javascript no front end, sendo que o front end não costuma ter muito javascript? (não é uma crítica aos milhares de frameworks javascript, é só uma dúvida de quem nunca usou nenhum deles)
 

kakuiba

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Sim, mas é um framework css. Qual é a necessidade de um framework javascript no front end, sendo que o front end não costuma ter muito javascript? (não é uma crítica aos milhares de frameworks javascript, é só uma dúvida de quem nunca usou nenhum deles)
Meio que cada caso é um caso, mas essas frameworks começaram a aparecer quando saiu o nodejs e são focadas em criar aplicações Single page application, fazendo com que o backend não cuidasse mais da renderização da pagina em si. Se você estiver criando uma aplicação que não seja de fato um SPA e a renderização das paginas sejam feitas no backend ou seja uma pagina estatica simples talvez não faça sentido mesmo usa-las mesmo pois só iria adicionar complexidade.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Eu não consigo olhar pra esses esquemas cheios de framework e pensar o quão ridículo isso é. Uma página que provavelmente precisaria de 20 MB pra rodar acaba precisando de 4 GB por causa de tanta camada e framework.
Acho que estou velho mesmo.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Eu não consigo olhar pra esses esquemas cheios de framework e pensar o quão ridículo isso é. Uma página que provavelmente precisaria de 20 MB pra rodar acaba precisando de 4 GB por causa de tanta camada e framework.
Acho que estou velho mesmo.

Eu também achava estranho, mas SPA é o futuro. Agora que já tenho um pouco mais de experiência em React (bem pouca experiência) estou conseguindo perceber sua utilidade. Mas concordo com você, odeio projetos com muitos frameworks.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Sinceramente, parece que é meio que impossível desenvolver qualquer coisa sem ficar olhando a documentação toda hora, sem contar a sintaxe horrível do JavaScript e os inúmeros arquivos de configuração e funções obsoletas que mudam direto.
Normal isso pra mim.

TUDO que eu faço, eu pesquiso antes.

Ou tem pronto, ou tem uma maneira melhor que fazer que a antiga.

Mesmo com 10 anos de carreira em desenvolvimento web, é muito raro eu fazer algo sem pesquisar antes.
Tem gente que critica quem faz muita pesquisa, eu acho uma tremenda bobagem, além de ineficiente.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.296
Reações
12.071
Pontos
503
JavaScript tem esse porém, não se começa nem um projeto mais simples sem milhões de dependências. Agora um framework que eu curti muito é o Svelte, traz toda aquela pegada de simplicidade tirando essa quantidade de layers que um React da vida traz, sendo muito mais performático.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Viram o Blazor?

Coisa linda, SENSACIONAL. Ainda tá em preview mas tá legal demais.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
JavaScript tem esse porém, não se começa nem um projeto mais simples sem milhões de dependências. Agora um framework que eu curti muito é o Svelt, traz toda aquela pegada de simplicidade tirando essa quantidade de layers que um React da vida traz, sendo muito mais performático.

Configurar um projeto React da maneira correta é buxa mesmo. Eu meio que fiz um passo a passo que sigo toda vez que vou começar um projeto novo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.296
Reações
12.071
Pontos
503
Configurar um projeto React da maneira correta é buxa mesmo. Eu meio que fiz um passo a passo que sigo toda vez que vou começar um projeto novo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sticky notes na tela do computador :klol, entendo bem.

Eu acho que nem o desenvolvedor mais experiente não olha documentação e projetos de terceiros, principalmente no mundo JS.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.319
Reações
13.229
Pontos
364
Eu pensei em um projetinho secreto aqui e queria desenvolver em web mas não manjo muito dessa área.

Como sou trabalho com python eu tenho estudado bastante aqui o Django, montei um servidor com Apache2 e subi uma página por conta própria com um DNS free mesmo.

Mas o que tá me fazendo quebrar a cabeça aqui é usar o Apache superset (uma espécie de tableau open source) que serve pra montar uma mapa amigavel com informações de tabelas em bancos de dados mais complexos.

Basicamente meu "projeto secreto" é alguma coisa na área de ciência de dados, quero usar dados abertos do próprio governo e alimentar gráficos/tabelas pra tornar o mais fácil as pessoas verem e entenderem como funciona a péssima administração do nosso dinheiro roubado.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.139
Pontos
453
Qual a vantagem de usar frameworks javascript no front-end?
Não dá pra montar toda a parte visual usando apenas html, css e bootstrap se quiser facilitar as coisas?
Onde entraria o framework js aí?
Volto pra dizer que os frameworks js são uma mão na roda. Estava brincando com Laravel ontem, e o Vue.js foi bem útil pra alterar o texto de um botão dinamicamente, isso pq eu só arranhei a superficie do Vue pra resolver um pequeno problema.
 
Topo Fundo