Amazon anuncia compra de estúdio de cinema MGM por US$ 8,45 bilhões
A
Amazon está indo para
Hollywood. O gigante das compras online fez um acordo de US$ 8,45 bilhões para comprar o
MGM, o estúdio de cinema e TV por trás de James Bond,
Legalmente Loira e Shark Tank, com a esperança de preencher seu serviço de streaming de vídeo com mais coisas para assistir. O negócio é a segunda maior aquisição da empresa, depois de comprar da rede de mercados Whole Foods, por quase US$ 14 bilhões, em 2017.
O negócio é o mais recente na indústria de mídia que visa a impulsionar os serviços de streaming para competir com Netflix e Disney+.
AT&T e Discovery anunciaram no último dia 17 de maio que uniriam empresas de mídia, criando uma potência que inclui HGTV, CNN, Food Network e HBO.
A Amazon, fundada por
Jeff Bezos, não diz quantas pessoas assistem a seu serviço
Prime Video. Mas mais de 200 milhões têm acesso a ele porque se inscreveram como membros Prime, o que lhes dá remessa mais rápida e outras vantagens em compras online. Além do Prime Video, a Amazon também tem um serviço de streaming gratuito chamado IMDb TV, onde ganha dinheiro exibindo anúncios durante filmes e programas.
A compra dá à Amazon acesso a mais filmes, shows e personagens famosos, incluindo Rocky e RoboCop. A empresa também terá o canal a cabo Epix, da MGM.
"O valor financeiro real por trás desse negócio é o tesouro no catálogo profundo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipe da MGM. É muito emocionante e oferece muitas oportunidades para contar histórias de alta qualidade", disse o vice-presidente sênio da Prime Video e Amazon Studios, Mike Hopkins.
Após a notícia, a ação da Amazon subia 0,61% no pré-mercado da Bolsa americana Nasdaq, por volta das 9h50 (horário de Brasília).
Conhecido pelo logotipo do leão que ruge, MGM é um dos mais antigos estúdios de Hollywood, fundado em 1924, quando os filmes eram mudos. Tem uma longa lista de clássicos em sua biblioteca, incluindo o musical
Cantando na Chuva.
Produções mais recentes incluem reality shows
Shark Tank e
The Real Housewives of Beverly Hills, bem como o próximo filme de James Bond,
No Time to Die, e uma cinebiografia de Aretha Franklin chamada
Respect.
Amazon já tem seu próprio estúdio, mas teve resultados mistos. Duas de suas séries,
The Marvelous Mrs. Maisel e
Fleabag, ganharam o Emmy de melhor série de comédia. Mas muitos de seus filmes não conseguiram atrair o público nas bilheterias.
O negócio, que está sujeito às aprovações habituais, tornará a Amazon, já uma das empresas mais poderosas e valiosas do mundo, ainda maior. Reguladores em todo o mundo estão examinando as práticas de negócios da Amazon, especificamente a maneira como ela analisa as informações de empresas que vendem produtos em seu site e as usa para criar seus próprios produtos com a marca.
A Amazon, fundada em 1995 como uma livraria online, tornou-se um gigante de US$ 1,6 trilhão que faz um pouco de tudo. Tem uma rede de entrega de negócios que recebe os pedidos às pessoas em dois dias ou antes; vende inaladores e insulina; tem um negócio de computação em nuvem que alimenta os aplicativos da Netflix e do McDonald's; e tem planos de enviar mais de 3.200 satélites ao espaço para transmitir serviços de internet para a Terra./ COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS