O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Galera, ainda na saga do PC.

Acabei levando num técnico porque eu já não tinha conhecimentos para diagnosticar o que de fato deu pau

O técnico disse que precisaria formatar o Windows 10 (uso a build LTSB que de fato tava meio antiguinha),

- disse que a mobo ta dando erro de CMOS porque está sem bateria (segundo ele, é uma bateria diferente, e que ele nem tem orçamento para ela). Vi no manual e achei isso: https://www.google.com/amp/s/www.tw...ar-x370gtn-gaming-motherboard-review/amp.html

108003

Parece que ele não viu a bateria na mobo. E o erro na cmos eu realmente vi, mas não soube detectar o que era.

- disse que meu H100i deu pau. Falei para ele se não é o erro no cmos que não tá deixando o cooler trabalhar em full, posso estar falando besteira, mas na minha cabeça faz algum sentido

Orçamento de tudo (incluindo a troca do H100i): R$1250 pila hahahahahahahah

Confesso que não sei o que faço. Tô quase vendendo o pc a preço de banana, aoesar de ter ctz que o defeito não deve ser grave, na pior das hipóteses o H100i tá zuado
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Galera, ainda na saga do PC.

Acabei levando num técnico porque eu já não tinha conhecimentos para diagnosticar o que de fato deu pau

O técnico disse que precisaria formatar o Windows 10 (uso a build LTSB que de fato tava meio antiguinha),

- disse que a mobo ta dando erro de CMOS porque está sem bateria (segundo ele, é uma bateria diferente, e que ele nem tem orçamento para ela). Vi no manual e achei isso: https://www.google.com/amp/s/www.tw...ar-x370gtn-gaming-motherboard-review/amp.html

Visualizar anexo 108003

Parece que ele não viu a bateria na mobo. E o erro na cmos eu realmente vi, mas não soube detectar o que era.

- disse que meu H100i deu pau. Falei para ele se não é o erro no cmos que não tá deixando o cooler trabalhar em full, posso estar falando besteira, mas na minha cabeça faz algum sentido

Orçamento de tudo (incluindo a troca do H100i): R$1250 pila hahahahahahahah

Confesso que não sei o que faço. Tô quase vendendo o pc a preço de banana, aoesar de ter ctz que o defeito não deve ser grave, na pior das hipóteses o H100i tá zuado
Ah, ele disse que o cooler a ar tá refrigerando melhor que o WC, mas não entrou em detalhes sobre as temps
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Ah, ele disse que o cooler a ar tá refrigerando melhor que o WC, mas não entrou em detalhes sobre as temps
Não vi teus outros posts,mas o que tá rolando?
Windows 10 bom para ryzen é a partir da build 1903.
Drivers do chipset atualizados.
Bios atualizada.
Já verificou se o soft da corsair não dá pau?(se utiliza)
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Não vi teus outros posts,mas o que tá rolando?
Windows 10 bom para ryzen é a partir da build 1903.
Drivers do chipset atualizados.
Bios atualizada.
Já verificou se o soft da corsair não dá pau?(se utiliza)
Drivers e bios atualizados. Não sei se o soft da Corsair da pau, mas acho que não. Logo na UEFI consigo ver a temperatura da cpu, que chega a mais de 60 graus logo na inicialização lol

Meu problema é esse: superaquecimento mesmo em idle. O mínimo que consegui chegar foi 44 graus, com TODOS os fan em 100%,ficando inutilizável durante a noite. Mesmo assim, batia pra cima dos 85 graus em jogos. Meu H100i funcionava perfeitamente no i5, que fazia uns 65 graus em overclock e full load

Fiz um up de um i5 6600k para o Ryzen 3600. Comprei uma mobo X370 mini itx, e o vendedor já atualizou a BIOS pra mim.


Falta só realmente a formatação. Não sei se o técnico falou besteira porque sou leigo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.979
Pontos
753
Galera, ainda na saga do PC.

Acabei levando num técnico porque eu já não tinha conhecimentos para diagnosticar o que de fato deu pau

O técnico disse que precisaria formatar o Windows 10 (uso a build LTSB que de fato tava meio antiguinha),

- disse que a mobo ta dando erro de CMOS porque está sem bateria (segundo ele, é uma bateria diferente, e que ele nem tem orçamento para ela). Vi no manual e achei isso: https://www.google.com/amp/s/www.tw...ar-x370gtn-gaming-motherboard-review/amp.html

Visualizar anexo 108003

Parece que ele não viu a bateria na mobo. E o erro na cmos eu realmente vi, mas não soube detectar o que era.

- disse que meu H100i deu pau. Falei para ele se não é o erro no cmos que não tá deixando o cooler trabalhar em full, posso estar falando besteira, mas na minha cabeça faz algum sentido

Orçamento de tudo (incluindo a troca do H100i): R$1250 pila hahahahahahahah

Confesso que não sei o que faço. Tô quase vendendo o pc a preço de banana, aoesar de ter ctz que o defeito não deve ser grave, na pior das hipóteses o H100i tá zuado

velho, compra um gammax 400 baratinho e usa o windows 10 original atualizado.
se fosse placa mãe com defeito tava é desligando/dando tela azul, creio eu
chegou a atualizar a bios?
 


Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
velho, compra um gammax 400 baratinho e usa o windows 10 original atualizado.
se fosse placa mãe com defeito tava é desligando/dando tela azul, creio eu
chegou a atualizar a bios?
Sim, bios atualizada

Meu case é pequeno, não tenho ctz se cabe um air cooler,a não ser o que vem com o processador
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Drivers e bios atualizados. Não sei se o soft da Corsair da pau, mas acho que não. Logo na UEFI consigo ver a temperatura da cpu, que chega a mais de 60 graus logo na inicialização lol

Meu problema é esse: superaquecimento mesmo em idle. O mínimo que consegui chegar foi 44 graus, com TODOS os fan em 100%,ficando inutilizável durante a noite. Mesmo assim, batia pra cima dos 85 graus em jogos. Meu H100i funcionava perfeitamente no i5, que fazia uns 65 graus em overclock e full load

Fiz um up de um i5 6600k para o Ryzen 3600. Comprei uma mobo X370 mini itx, e o vendedor já atualizou a BIOS pra mim.


Falta só realmente a formatação. Não sei se o técnico falou besteira porque sou leigo.
Tenho certeza quase absoluta que teve uma época que o soft da corsair tava dando a louca nos ryzen.Não sei se foi arrumado isso,deixava o WC bem louco.
Sobre coolers pequenos,o @LucianoBraga tem um bem pequeno no pc dele.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Well, ainda estou com o PC parado por diversos BSOD que não achei solução ou explicação.

Sugeriram aqui trocar de fonte... Comprei essa na Kabum:

Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V

Deve chegar essa semana. Vou testar e ver se é a fonte mesmo a causa de todos os BSOD....
:kaperto

Tenha fé que vai dar certo! Poste novidades!
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.558
Pontos
1.549
Well, ainda estou com o PC parado por diversos BSOD que não achei solução ou explicação.

Sugeriram aqui trocar de fonte... Comprei essa na Kabum:

Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V

Deve chegar essa semana. Vou testar e ver se é a fonte mesmo a causa de todos os BSOD....
:kaperto
cara, a bios das placas x570 ainda estão madurando...dão problema com vga e ram aleatorios
minha x570 m-itx da gigabyte as vezes ainda da BSOD...
a cada atualização, cada vez menos...
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Essa build não tem as otimizações para a arquitetura Zen 2, tem que usar a partir da 1903. A LTSB mais recente ainda é a 1809.

Em relação a bateria, a única coisa diferente é que ela usa um cabo para se conectar com a placa-mãe, continua sendo a mesma CR2032 de sempre. Normalmente esse tipo de arranjo de bateria + cabo é encontrado em notebooks, mas é sim comum em placas ITX. Basta boa vontade para ele abrir o isolamento e substituir a bateria dentro da case, e depois fechá-la novamente com termo retrátil. Uma bateria dessas original Sony custa R$1.

Visualizar anexo 108013

Acho melhor você fazer o diagnóstico do H100i só depois de resolver o problema da bateria, pode ser que esse reset do BIOS esteja mexendo na velocidade da bomba e das fans. Outra recomendação minha é que você pegue um adaptador para ligar a bomba no molex da fonte, pode ser o caso do header da placa-mãe não ter capacidade de corrente para alimentar a bomba corretamente.
Ele testou o h100i em outra mobo

Continua batendo 94 graus

Acabei de comprar um h115i e um gabinete maior (um Corsair Air 540)
Vamos ver se melhora
 
D

Deleted member 120622

Indica algum tutorial?
Manjo nada de Linux.
Cara, é realmente plug and play. Baixa a ISO da distro que tu quer (Ubuntu, por exemplo), baixa um programa chamado Balena Etcher (https://www.balena.io/etcher/), coloca um pen drive no PC, abre o programa, escolhe a iso e o pen drive (certifique-se que escolheu a unidade certa pq apaga tudo, cuidado. O programa avisa quando a unidade é disco rigido ou muito grande e só mostra dispositivos removíveis, mas fica atento.) e espera (vai formatar o pen drive e apagar tudo, salve as coisas antes)

Feito isso, desligue o PC, entre na BIOS, manda bootar pelo USB, entra no modo LIVE e pronto. Não precisa instalar nada, ele roda direto do pen drive.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.688
Pontos
1.344
Se tem uma coisa q não ligo é pro visual dentro da máquina. Minha máquina não foi feita pra exibição e sim pra eu me divertir.

Depois q fecho nem olho mais. Portanto um cooler a ar te deixa muito mais seguro. Faz menos barulho como no caso meu noctua nhd15. Nem da pra ouvir a 100% negócio top mesmo.

Fico tranquilo com meu cooler a ar lá. Deus me livre pensar em deixar ligado e sair com water cooler lá dentro q a qualquer problema pode vazar e dar uma m**** gigante. Tô fora.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.586
Reações
16.537
Pontos
553
Cara, é realmente plug and play. Baixa a ISO da distro que tu quer (Ubuntu, por exemplo), baixa um programa chamado Balena Etcher (https://www.balena.io/etcher/), coloca um pen drive no PC, abre o programa, escolhe a iso e o pen drive (certifique-se que escolheu a unidade certa pq apaga tudo, cuidado. O programa avisa quando a unidade é disco rigido ou muito grande e só mostra dispositivos removíveis, mas fica atento.) e espera (vai formatar o pen drive e apagar tudo, salve as coisas antes)

Feito isso, desligue o PC, entre na BIOS, manda bootar pelo USB, entra no modo LIVE e pronto. Não precisa instalar nada, ele roda direto do pen drive.
Segue que não tem erro, ficou bem didático.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Vendi um Antec Kuhler H2O 620 ainda funcionando perfeitamente depois de 3 anos castigando ele com um i7-3770K, agora tem também 3 anos que uso um Thermaltake Water 3.0 Extreme e também ainda está de boa.

O negócio é que tem umas OEM que notoriamente davam muito problema no passado. Esses dois que eu citei são projetos da Asetek, o Corsair H100i do Shinobi é da chinesa CoolIt que eu não sei como está hoje em dia, mas na época era famosa por falhar muito prematuramente.

Antigamente há uns 5 ou 3 anos eram só essas duas que fabricavam, agora a CoolerMaster, DeepCool e outras tem o seus próprios projetos, e outras OEM também apareceram para vender o conjunto bloco e bomba.
Aproveitando, o H115i presta? Pelo que pesquisei, é um bom cooler. Acho que é OEM tb
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.795
Reações
26.515
Pontos
1.003
Tirei meu Water Cooler hoje. Primeira vez que estou usando Air Cooler na vida no processador.

O meu gabinete é pequeno, e por isso ele atrapalhava bastante o fluxo de ar dentro dele. Estou testando aqui, aumenta consideravelmente a temperatura do processador, mas nada assustador por enquanto.
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Galera, sei que o melhor cxb é o R5 3600, mas qual seria o processador acima dele que valeria a diferença de preço X desempenho?

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Galera, sei que o melhor cxb é o R5 3600, mas qual seria o processador acima dele que valeria a diferença de preço X desempenho?

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Pra jogos? A não ser que você queria rodar a 144hz, fique com ele, se não, acho que o 3700x em promo dá, ou o 3900x

Pra render/multithread? Qualquer processador acima dele em cores é mais forte em diferença significante.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Seguindo a saga do PC.... Instalando...

108186

"Engraçado" que na tela de fazer as partições de disco travou!!!!

:kkk

Reiniciei o PC e agora está instalando....

Ah, e estou instalando no SSD Sata primeiro....
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
108187

Well, instalando e rodando....

Alguma sugestão de benchmark pra "forçar" o bicho?

Ativo algum "log manager" para eventuais crashes?!
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Mais bonito e ocupa menos espaço. Para htpc então, ninguém vai querer um full tower horroroso no hack da sala

Não diria horroroso, pois tem uns bem legais. O que não gosto é daqueles que parecem uma discoteca anos 80 com tanta luz. Prefiro um pouco maior mas com liberdade para instalar, fazer manutenção e garantir uma boa ventilação.
 
Topo Fundo