O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Animação Americana Vs Animação Japonesa.

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
E nas animações americanas dos anos 80? Thundercats, Galaxy Rangers e outros tinham personagens com olhos brilhantes e talz. Será que era a mesma técnica? Aliás, algo que acho bacana é ver gente que entende do assunto explicando os efeitos especiais na era analógica. Eu acho sensacional (mas a explicação não pode ser técnica demais, senão não vou entender).

São todos feitos da mesma forma. É o mesmo recurso cinemático que era usado pra fazer efeitos especiais de cinema (explosões, animações) e vinhetas. Aqui tem um vídeo da execução de uma vinheta onde você percebe como eram feitos os efeitos de explosão de luz (glint) numa animação pré-computadores:



Falando nisso, há uns dois dias atrás eu criei um canal no Youtube recriando esse tipo de animação em truca, só que usando o After Effects, logicamente! Se quiserem dar uma olhada, já postei três vídeos:

 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Um anime que comecei a assistir e percebi que há um exagero no glow é o Sakura Clear Cards.



Foi tudo muito bem produzido, mas acho que exageraram no glow. Parece que o anime tá o tempo todo num fog. O anime antigo, nesse aspecto, tem uma fotografia muito mais interessante, ao meu ver.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
1Ny9LsW.jpg

U2cPIN2.jpg


Hatq7Yt.jpg


Indústria gagá.
 

Daniel77br

Bam-bam-bam
Mensagens
226
Reações
501
Pontos
278
São todos feitos da mesma forma. É o mesmo recurso cinemático que era usado pra fazer efeitos especiais de cinema (explosões, animações) e vinhetas. Aqui tem um vídeo da execução de uma vinheta onde você percebe como eram feitos os efeitos de explosão de luz (glint) numa animação pré-computadores:



Falando nisso, há uns dois dias atrás eu criei um canal no Youtube recriando esse tipo de animação em truca, só que usando o After Effects, logicamente! Se quiserem dar uma olhada, já postei três vídeos:


Vlw pelo feedback.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Isso é uma questao mais de interesse do que de capacidade tecnica.
Desenho americano do circuito comercial é planejado desde a concepcao pra vender brinquedo, desenho japones surge de uma fonte mais artistica, mais autoral, que é o manga. O merchandising se adapta depois.

O manga e o anime estao muito mais entrelacados com a sociedade japonesa que a animacao com a sociedade americana. O cinema live action americano supre a necessidade expressiva que no japao acontece quase que exclusivamente atraves de desenhos animados.

Mas isso ta mudando rapido. a internet quebrou esses bolsoes. Criou pontes.

Olha o Castlevania da netflix. Feito nos estados unidos. O diretor dessa serie é um animador excelente. A equipe ta fazendo um trabalho foda.

tumblr_oxhetalj9Q1r843z4o4_1280.gif



Olha o material que a sede americana da empresa que eu trabalho produz:


E fora do circuito mainstream o ocidente faz umas coisas muito fodas, uns curtas e filmes sensacionais.

quem produziu esse video? Ghibli?

Nao, Sun creature, um estudio dinamarques.

Tem muita coisa boa sendo produzida nos estados unidos, canada, frança, europa em geral
As linguagens e estilos estao bem entrelacadas. Todo mundo influenciando todo mundo.

Japao continua sensacional, mas ja nao vejo mais a disparidade que tinha no anos 90.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Isso é uma questao mais de interesse do que de capacidade tecnica.
Desenho americano do circuito comercial é planejado desde a concepcao pra vender brinquedo, desenho japones surge de uma fonte mais artistica, mais autoral, que é o manga. O merchandising se adapta depois.

Tá doido?
Quase tudo em anime também é feito para vender, nem que seja o mangá ou mesmo os discos.
Muita coisa ruim nos roteiros vem disso, de "agradar o público com dinheiro para comprar os discos e produtos superfaturados".

Além disso, já deve ter sido discutido, maioria dos animadores do Japão é escravo mal pago.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Tá doido?
Quase tudo em anime também é feito para vender, nem que seja o mangá ou mesmo os discos.
Muita coisa ruim nos roteiros vem disso, de "agradar o público com dinheiro para comprar os discos e produtos superfaturados".

Além disso, já deve ter sido discutido, maioria dos animadores do Japão é escravo mal pago.

To doido nada.
Eu nao disse que manga nao eh feito pra vender.

Eu estou falando sobre o quao autorais sao as historias. Voce nao precisa fazer um pitch absurdo pra uma grande empresa de brinquedos pra fazer um manga. Existe uma industria de mangas que absorve essas historias e testa elas com o publico antes de se aventurar em transformar a parada em um desenho animado e ja partir pro merchan. É um sistema de filtragem muito mais interessante , organico e aberto a novidades do que acontecia nos estados unidos.

A grande maioria dos mangakas nao comecam fazendo a historia pensando em qual boneco ele vai vender. O cara so quer contar uma historia 'massa véi'. Nos estados unidos por muito tempo era tiro no escuro, os caras investiam milhoes numa parada ja pensando no contrato com a hasbro, como acontecia com he-man, my little pony, ben 10. O negocio era descarado na producao de series.

A pessoa que queria contar uma historia com arte sequencial nos estados unidos e nao tivesse "contatos", com raras exceçoes, ficava restrita ao circuito underground, porque nao tinha uma publicacao de grande circulacao que fosse apostar num iniciante e divulgar esse material com uma tiragem alta, mesmo que fosse na pagina 265.

Esse mecanismo trampolim do japao nao tinha paralelo ate o surgimento da internet.

Claro que tem um monte de manga e anime b*sta cheio de filler que eh so pra vender bonequinho sim, mas isso eh uma coisa que acontece depois. No japao o merchandising nao eh responsavel por fazer a triagem da criatividade na geracao de conteudo. Primeiro o cara produz, depois a industria testa a recepcao atraves do manga e somente depois as empresas exploram do jeito que for mais rentavel. Um sistema de pitch muito mais inteligente na minha opiniao.

Pode ocorrer é do produtor japones continuar infinitamente a historia por nao conseguir largar o osso e a grana, mas isso nao quer dizer que a historia surgiu com esse proposito. Esse problema acontece tambem com series americanas.

Outra, o peao da animacao no japao nao ganha bem, trabalha pra c***lho so se fode, mas os bons animadores, mais experientes, sao disputados sim e ganham bons salarios sim. Os criadores das IPs nem se fala. Nao tem como questionar a tradicao do japao em animacao e a estrutura que eles tem. O lance da escravidao tem muita ligacao com o mindset do japones e com o jeito que ele trata o trabalho em geral. Nao sei o que ponto voce quer provar trazendo esse argumento dos salarios no mercado de animacao japones.

Salario por salario o animador medio nos Estados Unidos tambem nao ganha super bem, ganha razoavel pra viver, mas nao eh uma put* grana. Qualquer advogado, engenheiro medico, tecnico de laboratorio, mestre de obras, profissoes mais serias ja batem o salario medio das pessoas das artes.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
To doido nada.
Eu nao disse que manga nao eh feito pra vender.

Eu estou falando sobre o quao autorais sao as historias. Voce nao precisa fazer um pitch absurdo pra uma grande empresa de brinquedos pra fazer um manga. Existe uma industria de mangas que absorve essas historias e testa elas com o publico antes de se aventurar em transformar a parada em um desenho animado e ja partir pro merchan. É um sistema de filtragem muito mais interessante , organico e aberto a novidades do que acontecia nos estados unidos.
Isso dai já mudou tem bastante tempo nos USA.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Isso dai já mudou tem bastante tempo nos USA.

O post fala isso , da exemplos, mostra como o mercado ta mudando. Nao eh possivel que vc nao tenha visto o resto do que eu escrevi.

Isso é uma questao mais de interesse do que de capacidade tecnica.
Desenho americano do circuito comercial é planejado desde a concepcao pra vender brinquedo, desenho japones surge de uma fonte mais artistica, mais autoral, que é o manga. O merchandising se adapta depois.

O manga e o anime estao muito mais entrelacados com a sociedade japonesa que a animacao com a sociedade americana. O cinema live action americano supre a necessidade expressiva que no japao acontece quase que exclusivamente atraves de desenhos animados.

Mas isso ta mudando rapido. a internet quebrou esses bolsoes. Criou pontes.

Olha o Castlevania da netflix. Feito nos estados unidos. O diretor dessa serie é um animador excelente. A equipe ta fazendo um trabalho foda.

leia essa parte no meu post do qual vc tirou o quote :
a internet quebrou esses bolsoes. Criou pontes.

e no post seguinte:
" Nao tinha paralelo ate o surgimento da internet."







 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
O post fala isso , da exemplos, mostra como o mercado ta mudando. Nao eh possivel que vc nao tenha visto o resto do que eu escrevi.
To falando no sentido negativo mesmo.
No caso do japão eles já fazerem varias series com foco bem agressivo no merchandising desde de sempre.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Galaxy Rangers passava no Xou da Xuxa em 1987.
Sou grande fã de ficção científica, especialmente a mais militarista.

O episódio Armada, em que a vila Rainha da Coroa envia toda a sua tropa para atacar a Terra possui uma das - senão a - melhores batalhas espaciais fora dos livros em qualquer outra midia.

Há porta-naves enviando caças para atacar as naves inimigas, que tbm lançam seus caças para interceptar os invasores até quase todos os caças serem detonados de lado a lado. Há naves de ataque direto, que precisam ser defendidas por caças. Parece haver naves auxiliares (bom, do lado da Armada da Coroa parece haver só os porta-naves e uma unidade diferente, mas é bom ver naves diferentes) com funções diferentes, você percebe que não é só naves e mais naves, tem uma lógica, tipo, alguém que leu um livro de estratégia escreveu a batalha.

Isso num desenho animado dos anos 80 é muita coisa.

Basta ver o último Star Wars e você percebe como o básico do básico não conseguiram fazer.
 
Topo Fundo