Tá doido?
Quase tudo em anime também é feito para vender, nem que seja o mangá ou mesmo os discos.
Muita coisa ruim nos roteiros vem disso, de "agradar o público com dinheiro para comprar os discos e produtos superfaturados".
Além disso, já deve ter sido discutido, maioria dos animadores do Japão é escravo mal pago.
To doido nada.
Eu nao disse que manga nao eh feito pra vender.
Eu estou falando sobre o quao autorais sao as historias. Voce nao precisa fazer um pitch absurdo pra uma grande empresa de brinquedos pra fazer um manga. Existe uma industria de mangas que absorve essas historias e testa elas com o publico antes de se aventurar em transformar a parada em um desenho animado e ja partir pro merchan. É um sistema de filtragem muito mais interessante , organico e aberto a novidades do que acontecia nos estados unidos.
A grande maioria dos mangakas nao comecam fazendo a historia pensando em qual boneco ele vai vender. O cara so quer contar uma historia 'massa véi'. Nos estados unidos por muito tempo era tiro no escuro, os caras investiam milhoes numa parada ja pensando no contrato com a hasbro, como acontecia com he-man, my little pony, ben 10. O negocio era descarado na producao de series.
A pessoa que queria contar uma historia com arte sequencial nos estados unidos e nao tivesse "contatos", com raras exceçoes, ficava restrita ao circuito underground, porque nao tinha uma publicacao de grande circulacao que fosse apostar num iniciante e divulgar esse material com uma tiragem alta, mesmo que fosse na pagina 265.
Esse mecanismo trampolim do japao nao tinha paralelo ate o surgimento da internet.
Claro que tem um monte de manga e anime b*sta cheio de filler que eh so pra vender bonequinho sim, mas isso eh uma coisa que acontece depois. No japao o merchandising nao eh responsavel por fazer a triagem da criatividade na geracao de conteudo. Primeiro o cara produz, depois a industria testa a recepcao atraves do manga e somente depois as empresas exploram do jeito que for mais rentavel. Um sistema de pitch muito mais inteligente na minha opiniao.
Pode ocorrer é do produtor japones continuar infinitamente a historia por nao conseguir largar o osso e a grana, mas isso nao quer dizer que a historia surgiu com esse proposito. Esse problema acontece tambem com series americanas.
Outra, o peao da animacao no japao nao ganha bem, trabalha pra c***lho so se fode, mas os bons animadores, mais experientes, sao disputados sim e ganham bons salarios sim. Os criadores das IPs nem se fala. Nao tem como questionar a tradicao do japao em animacao e a estrutura que eles tem. O lance da escravidao tem muita ligacao com o mindset do japones e com o jeito que ele trata o trabalho em geral. Nao sei o que ponto voce quer provar trazendo esse argumento dos salarios no mercado de animacao japones.
Salario por salario o animador medio nos Estados Unidos tambem nao ganha super bem, ganha razoavel pra viver, mas nao eh uma put* grana. Qualquer advogado, engenheiro medico, tecnico de laboratorio, mestre de obras, profissoes mais serias ja batem o salario medio das pessoas das artes.