O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ANO DOS BR] Jogo Brasileiro (Odallus) nota 9 no Destructoid [+FAMITSU pag.3] [+Castlevania]

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Acho que um jogo não deve ter seu preço baseado em outros. Foram mais de 2 anos de desenvolvimento no Brasil, sem incentivo nenhum. R$25 me parece um preço justo de lançamento, ainda mais se pensar que daqui 2 semanas vai custar R$5-10 em Sale do Steam.

É claro que é direito seu achar o preço injusto, mas mercenário pode ter certeza que ele não foi (não estou dizendo que você o chamou de mercenário, just saying).

Edit--
O que quero dizer com "incentivo nenhum" é em relação ao governo ou instituições privadas/publishers, pq ele teve campanha no IndieGoGo.
produto bom nao precisa de incentivo de governo, vende!

R$25 é um preço bem legal, concordo... mas 15 dolares são mais de 50 reais com os impostos de cartão de crédito!

Em qualquer setor o preço de um produto é baseado no que o mercado pratica, existem os custos de produção + retorno esperado. Esta soma tem o denominador comum que é o mercado. Ou seja, jogo indie acima de $15 é considerado Premium. Se você quer que seu jogo custe ATÉ $15 pra ficar nessa categoria, tem que cortar gastos que fariam sua marge de retorno diminuir.

Quando digo que $15 parece muito, sendo o jogo Brasileiro, é pensando apenas no contexto local. Ele claramente está se colocando no mercado mundial, afinal o review no Destructoid é uma put* vitrine. Só acho que a $15 o consumidor é muito receoso com o que compra em se tratando de indie, e os graficos são muito simples (escolha estetica). Cobrando menos ACHO que teria mais vendas (e lucro) no lançamento.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
O Luz da Escuridão ainda não tem data de lançamento, apesar de estar caminhando para os finalmentes. Infelizmente como estou desenvolvendo praticamente sozinho agora o processo não está super rápido. De programação falta muito pouco, o grosso agora é o level design. São umas 30 áreas e só "montei" umas 8. Leva uns 3 dias para montar cada área. Então ainda falta uns 2 meses só de montagem de levels.

Esse projeto aí está muito bacana. Espero que o casal seja bem sucedido com o projeto. Eu gostaria muito que minha esposa trabalhasse com games. Por um lado é triste ela não poder me ajudar, por outro é bom por que é ela quem dá a estabilidade financeira para nossa pequena família com o trabalho fixo dela como professora.

Enfim, como eu estou abrindo uma empresa agora, o Luz da Escuridão vai acabar atrasando ainda mais um pouquinho.
Cara se precisar de arte promocional ou força nos assets manda MP, eu faço freelance.
 

Cobblepot

Bam-bam-bam
Mensagens
529
Reações
942
Pontos
293
produto bom nao precisa de incentivo de governo, vende!
Discordo. A indústria está cheia de exemplos, tanto indies quanto triple A, de jogos que são considerados excelentes, com ótimas avaliações da mídia e que foram pífios em vendas. A franquia da sua assinatura é um bom exemplo de jogos fodas que não venderam nada. Outro exemplo está voltando via Kickstarter depois de muitos anos.

E o inverso, claro, acontece também.

O jogo custa 25 reais no Brasil. Não sei pq alguém iria preferir pagar 15 dólares aqui. Se você estiver usando o mercado internacional como referência, aí tem que lembrar que 15 doláres pra eles não valem o mesmo que pra nós.

Um ponto que concordo é que se fosse mais barato venderia mais… mas por esse lado, qualquer produto se fosse mais barato em tese venderia mais.

Não vou alongar. Entendi seu ponto. Acho que o jogo vale o valor. Estou achando bem interessante até o momento.

Se alguém não acha que vale esse valor, espere uma promoção, mas não deixe de pegar.


Enviado de um zzZzZ
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.243
Pontos
1.629
Cara se precisar de arte promocional ou força nos assets manda MP, eu faço freelance.
Atualmente só se fosse trabalho colaborativo. O que fazemos é uma contra-partida com workshops em áreas relacionadas com as atividades do projeto, assim como share nas vendas do jogo caso a participação ultrapasse uma certa quantidade de horas.
 


sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Discordo. A indústria está cheia de exemplos, tanto indies quanto triple A, de jogos que são considerados excelentes, com ótimas avaliações da mídia e que foram pífios em vendas. A franquia da sua assinatura é um bom exemplo de jogos fodas que não venderam nada. Outro exemplo está voltando via Kickstarter depois de muitos anos.
E o inverso, claro, acontece também.
O jogo custa 25 reais no Brasil. Não sei pq alguém iria preferir pagar 15 dólares aqui. Se você estiver usando o mercado internacional como referência, aí tem que lembrar que 15 doláres pra eles não valem o mesmo que pra nós.
Um ponto que concordo é que se fosse mais barato venderia mais… mas por esse lado, qualquer produto se fosse mais barato em tese venderia mais.
Não vou alongar. Entendi seu ponto. Acho que o jogo vale o valor. Estou achando bem interessante até o momento.
Se alguém não acha que vale esse valor, espere uma promoção, mas não deixe de pegar.
Enviado de um zzZzZ
eu não sabia que o jogo custava 25 pra gente, e 15 dólares pra fora
sendo assim, não tenho ressalvas... meio que equilibra a diferença de custos de uma produção no Brasil e nos Eua
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Atualmente só se fosse trabalho colaborativo. O que fazemos é uma contra-partida com workshops em áreas relacionadas com as atividades do projeto, assim como share nas vendas do jogo caso a participação ultrapasse uma certa quantidade de horas.
Massa. Mas enfim, se alguma hora tiver algo mesmo colaborativo, não custa nada mandar uma ideia. Só mandar MP que dou uma olhada.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Acho o jogo interessante, mas ao meu ver é um tanto quanto estranho uma cópia descarada do castlevania se destacar tanto assim, demonstra como estamos órfão desse estilo.

Não quero desmerecer o trabalho dessa softhouse, acredito que deve ser um parto fazer um jogo no Brasil,porem poderia ter elementos mais próprios, como foi o Shovel Knigth.

Mesmo achando que poderia ser um pouco mais criativo,se lançar no Wii-u ou no PS4( que ainda devo comprar), eu vou incentivar os trabalhos deles comprando o jogo, porque acredito que merece.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.895
Reações
230.238
Pontos
2.529
15 doletas é muito caro mesmo para um jogo indie.

Brasileiro vive pagando caro pelas coisas e aí, quando faz algo, cobra caro também.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.585
Pontos
854
Isso aí, Joymasher fazendo um belo jogaço igual o pessoal da Behold Studios (Chroma Squad) sem precisar pegar uma montanha de dinheiro da Lei Ruanet pra isso **coff*coff**Toren**coff***

No mais, esse eu vou ter a moral de pagar o preço cheio, igual fiz com o Oniken - que por sinal, um outro put* jogo massa feito por eles também.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Acho o jogo interessante, mas ao meu ver é um tanto quanto estranho uma cópia descarada do castlevania se destacar tanto assim, demonstra como estamos órfão desse estilo.

Não quero desmerecer o trabalho dessa softhouse, acredito que deve ser um parto fazer um jogo no Brasil,porem poderia ter elementos mais próprios, como foi o Shovel Knigth.

Mesmo achando que poderia ser um pouco mais criativo,se lançar no Wii-u ou no PS4( que ainda devo comprar), eu vou incentivar os trabalhos deles comprando o jogo, porque acredito que merece.

Mas estamos órfãos mesmo.

Jogando aqui e tá muito bem polido e divertido, poderia ter sido perfeitamente um clássico do passado.

E pode ser um clássico hoje, pois não é só mais um indie no meio de tantos, aproveitando a onda do momento, é um trabalho bem feito mesmo.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Mas estamos órfãos mesmo.

Jogando aqui e tá muito bem polido e divertido, poderia ter sido perfeitamente um clássico do passado.

E pode ser um clássico hoje, pois não é só mais um indie no meio de tantos, aproveitando a onda do momento, é um trabalho bem feito mesmo.
O problema disso ao meu ver é que não se cria nenhuma identidade, no fim será conhecido apenas como um clone de Castlevania, isso fica nítido nas análises e ainda mais nos vídeos em si.

O trabalho deles parece estar muito bom pelo pouco que vi, mas acho que seria mais positivo se conseguissem se destacar por si, sem a necessidade de apelar para uma nostalgia, copiando outro título de nome.
 
Ultima Edição:

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Ah com certeza, nem o BR que fez o visual do Rogue Legacy acha o estilo SNES fácil, sem contar que tem um aumento no número de frames.
Lógico que da pra fazer umas coisas bem foda com umas 2 pessoas trabalhando, mas ai entramos no assunto daqueles jogos que levam uns 5~6 anos pra ficar pronto.

Pixel art é muito "artesanal", por isso as vezes um jogo 3D é até mais fácil de se fazer se tiver uma boa equipe, por isso tem tanto jogo "estilo 2D" mas com cenário e personagem 3D.
Se pudesse todo mundo faria um visual estilo SNK, que humilhava qualquer produção da época:

tumblr_n71gwfrjfI1sb6iwko1_400.gif


O que a SNK fazia era uma obra de arte, ainda mais nos anos 90.
Os jogos da SNK pra mim são o suprassumo do pixel Art! Imagine desenhar essas animações tão detalhadas quadro a quadro. É coisa de maluco!

Com o passar do tempo os jogos 2D desenhados à mão foram dando espaço à animação feita em flash ou algo similar aí apareceram jogos como Dragon's Crown e Muramasa, ou Rayman Origins e Legends, mas esses jogos apesar de serem bonitos ainda passam uma sensação muito artificial nas animações.

As animações em pixel Art, sendo tudo redesenhado para cada quadro da animação passa uma sensação muito mais orgânica e nada artificial.
 

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Estou jogando e é do c***lho.

E não estou falando porque é brasileiro. Não sou de achar que eu tenho que incentivar quando o jogo é mal feito só porque é br. O caso é que Odallus é ótimo.

A jogabilidade é afiada, o level design é bem pensado, os encontros com inimigos são fodas e se você não tiver problemas com gráficos 8 bits, a arte é muito bem feita e tem um clima bem único, principalmente pela paleta de cores e sons. Ela deixa o jogo com um clima entre a ação e o terror...tipo Aliens ou Berserk.

E apesar do jogo ter semelhanças com os Castlevanias clássicos e Demon's Crest, ele tem sua própria identidade.
 

superwesker

Bam-bam-bam
Mensagens
5.170
Reações
6.891
Pontos
344
Só não compro agora porque REALMENTE não tenho nem 25 reais, e não tenho controle pro PC, e jogar no teclado esse tipo de jogo eu não curto. Mas comprarei certamente, no futuro.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
O problema disso ao meu ver é que não se cria nenhuma identidade, no fim será conhecido apenas como um clone de Castlevania, isso fica nítido nas análises e ainda mais nos vídeos em si.

O trabalho deles parece estar muito bom pelo pouco que vi, mas acho que seria mais positivo se conseguissem se destacar por si, sem a necessidade de apelar para uma nostalgia, copiando outro título de nome.
Pois é. Nao consigo conceber clones tirando nota 9 em site grande tipo Destructoid. Mostra que originalidade tá muito em baixa mesmo. Isso vale tanto pra esse jogo quanto pro Mighty n9
#TeamKamiya
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Pois é. Nao consigo conceber clones tirando nota 9 em site grande tipo Destructoid. Mostra que originalidade tá muito em baixa mesmo. Isso vale tanto pra esse jogo quanto pro Mighty n9
#TeamKamiya

Essa discussão de legado, clones e cópias de mecânica é besteira das brabas. Sem querer ser antipático, nem nada.

Quando li mais de dois posts sobre isso, me vieram a cabeça Cadash, Legendary Axe e qualquer outro jogo de plataforma medieval do final dos anos 80 até o meio dos 90. Em suma eram Castlevania's com algum elemento de outro gênero ou franquia jogada no meio. Não pra dizer que 80/90 eram o ápice da originalidade.

Originalidade é um ponto nevrálgico nesse lance "Gamer" porquê apesar de dizerem que gostam de abordagens inovadoras, o consumidor continua comprando a mesma fórmula por décadas na prática e fica muito puto quando apontam esse comportamento óbvio.

Isso daí se estende pra qualquer coisa que envolva consumo e marcas porquê nosso cérebro/consciência são uma m****, em suma. Não estou nem um pouco afim de quotar estudos de mercado e psicologia pra amparar o que estou dizendo, então, ficamos por aqui.

Quanto ao jogo em si, comprem apenas porquê parece bom. Ou não comprem. Sei lá.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Essa discussão de legado, clones e cópias de mecânica é besteira das brabas. Sem querer ser antipático, nem nada.

Quando li mais de dois posts sobre isso, me vieram a cabeça Cadash, Legendary Axe e qualquer outro jogo de plataforma medieval do final dos anos 80 até o meio dos 90. Em suma eram Castlevania's com algum elemento de outro gênero ou franquia jogada no meio. Não pra dizer que 80/90 eram o ápice da originalidade.
Mas hoje nos anos 2010 continuamos falando e usando Castlevania como referência. Por que foi um jogo original.
Cadash e Legendary Axe ninguem lembra.
Um jogo pode ser otimo mesmo que não seja original. Mas quando fizer um review, dar uma nota, originalidade é um fator tanto quanto gameplay graficos e som. Por isso acho bizarro quando um jogo com originalidade zero leva notas quase perfeitas. Quando chega ao ponto de copiar assets, cenarios, world map.... como no caso deste e do axion verge. A nota pra originalidade deveria ser negativa e rebaixar a nota geral do game.
Minha opiniao.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.585
Pontos
854
Jogar um jogo com mecânica bem feita mas batida, ou jogar um jogo com mecânica toda zoada e também batida... Eis a questão... ?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
3.115
Pontos
974
Postando para comprar depois e postar o que importa: A análise da diversão do jogo!:kcool
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.610
Pontos
1.399
O povo reclamando que a originalidade está em baixa citando Mighty N9, que foi financiado no Kickstarter para ser, pasmen, o sucessor do Megaman !!! Eu que ajudei ficaria é puto se viessem com inovações que eu não pedi !
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
O povo reclamando que a originalidade está em baixa citando Mighty N9, que foi financiado no Kickstarter para ser, pasmen, o sucessor do Megaman !!! Eu que ajudei ficaria é puto se viessem com inovações que eu não pedi !
O financiamento massivo do Mighty n.9 é a melhor prova que originalidade esta em baixa. O cosumidor é responsavel por isso tbm.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
Comprado!

Essa equipe merece todo o apoio da comunidade
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.080
Pontos
1.839
Desejo sucesso a empresa brasileira e vou compra pelo preço cheio só pelo apoio. Mas eu acho que já esta na hora de deixarem de emular o NES e partir logo pro SNES. Meu sonho é um jogo do tipo Actraiser e só me mandam cópias de Metroid/Castlevania.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nota 9 na IGN Brasil:
http://br.ign.com/odallus-pc/5813/review/review-odallus-the-dark-call

Se você tem mais de 20 anos de idade, provavelmente vai olhar para Odallus: The Dark Call, novo game do estúdio brasileiro JoyMasher, e seu cerebro vai gritar coisas como "Castlevania! Metroid! Nintendinho!" Mas basta dar algumas horas de atenção para o game e a ilusão de que essa é uma experiência sustentada apenas por nostalgia se desmancha.

Ao invés de tentar meramente copiar o apelo de jogos que nos deixam saudosos, Odallus galga nas costas dos gigantes que o inspiraram para observar velhas ideias através de um novo ângulo. É uma mistura bem sucedida de referências e mecânicas que -- apesar de bastante antigas quando observadas separadamente -- formam algo único e especial.

edrt-2013-10-23-17-08-59-191_fpa6.png


É um botão para sua espada, um para pulo e um para usar suas armas secundárias -- machado, tocha e lança, cada uma com efeitos e usos distintos. Em um mundo medieval macabro que parece uma mistura de Lovecraft com H.R. Giger (artista responsável por criar o conceito do filme Alien: O Oitavo Passageiro), você explora diversas fases em busca de segredos, equipamentos e melhorias para suas armas e armaduras. A tese de Odallus é simples, direta e segura. Muitos jogos excelentes fizeram já fizeram isso antes, mas Odallus vai além em suas entrelinhas, acertando em cheio na hora de pontuar o ritmo de sua aventura para jogadores modernos, menos pacientes e com menos tempo livre em mãos.

Odallus é dividido por imensas fases 2D oferecidas em um mapa-mundi que apresenta todas as informações necessárias para o jogador, como quantidade de segredos já descobertos. Inicialmente, essas fases são exploradas em uma ordem definida para nos ensinar e habituar às suas mecânicas, mas logo ficamos livres para explorar o mundo na ordem que quisermos. É um olhar diferente para a base do gênero que chamamos de "metroidvania": em vez de nos jogar em um mundo imenso e sem rumo definido na busca de melhorias para nosso personagem, o jogo entrega diversas fases relativamente grandes que oferecem, cada uma, sua pequena cota de segredos, mistérios e momentos inesquecíveis.

O design das fases de Odallus é brilhante. Com dezenas de atalhos totalmente interligados, ela permite uma exploração sem medo de se perder enquanto fortalece a sensação de que estamos fazendo progresso constantemente. Mesmo as maiores fases do game se tornam bastante intuitivas uma vez que você abre todos os atalhos que te levam rapidamente do começo ao fim do mapa. Como o jogo não é terrivelmente difícil -- algo que pode frustrar um pouco quem esperava uma experiência tão retrô quanto os gráficos 8-bit de Odallus --, a exploração é mais pautada pela curiosidade e diversão do que pela obrigação de ficar mais forte para vencer os desafios.

02_41076_64gv.gif


Esse modelo de fases com exploração livre (que remete um pouco à pegada de Demon’s Crest ou Demon’s Souls) também nos salva de uma das maiores maldições dos metrodivanias habituais: o backtracking, ou aquela obrigação de retraçar seus passos em busca de segredos. Se você costuma caçar cada pequeno colecionável em busca da satisfação quase irracional de completar 100% do jogo, Odallus se prova um grande amigo. Ele não vai consumir muito de seu tempo com longas caminhadas irrelevantes por cenários que você já viu.

A única reclamação que tenho em relação à Odallus é que eu queria mais. Mais fases, mais colecionáveis, mais tempo nessa brincadeira de explorar por explorar. Você pode terminar Odallus com 100% em cerca de cinco ou seis horas. Não é um jogo curto, considerando que foi desenvolvido por um estúdio independente brasileiro e que custa apenas R$ 25, mas a experiência é tão divertida que não dá para evitar aquele gostinho de quero mais.

Odallus é o legado de jogos que são muitas vezes replicados, mas raramente de maneira tão competente. É injusto simplesmente classificá-lo como mais um metroidvania. É um game diferente, criado à partir de um verdadeiro respeito por experiências do passado. É humilde na reprodução de suas principais mecânicas, mas inovador e inteligente na relação que faz entre elas. E na sua coletânea de referências tão diversas, Odallus encontra coesão e qualidade que são únicas e exclusivas de sua experiência. A nostalgia, aqui, é só um belo de um bônus.

Quem deve jogar esse jogo
Qualquer cria dos anos 1980, que chegava da escola e corria para soprar as fitas do Super Nintendo, deve prestar atenção em Odallus. Quem gosta de exploração sem enrolação também vai se sentir em casa. O deslumbre de descobrir e conquistar é constante. O prazer de fatiar monstros bizarros com o mero toque de um botão, sem se preocupar com mecânicas complicadas e exigentes, também.

O Veredicto
No fim das contas, é a primorosa relação entre fases de exploração muito inteligentes e mecânicas comprovadamente divertidas que faz Odallus: The Dark Call ir além de sua tese e se tornar um dos melhores games brasileiros dos últimos tantos anos. Não é bem um Metroid, não é exatamente um Castlevania. Mas é bom para caramba mesmo assim.

nXY4mHj.png
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.719
Pontos
969
Mas eu acho que já esta na hora de deixarem de emular o NES e partir logo pro SNES.
Acho que você quis dizer simular. Emular é outra história.

Meu sonho é um jogo do tipo Actraiser e só me mandam cópias de Metroid/Castlevania.
Ué, por que você não faz um então? Sem brincadeira, as ferramentas são fáceis de usar e muitas são gratuitas.
A maioria dos indies começa seus projetos justamente desse pensamento "Queria um jogo X", do jeito Y".
Botar a mão na massa me soa melhor (e mais justo) que ficar reclamando do que os outros fazem ou deixam de fazer.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
O problema disso ao meu ver é que não se cria nenhuma identidade, no fim será conhecido apenas como um clone de Castlevania, isso fica nítido nas análises e ainda mais nos vídeos em si.

O trabalho deles parece estar muito bom pelo pouco que vi, mas acho que seria mais positivo se conseguissem se destacar por si, sem a necessidade de apelar para uma nostalgia, copiando outro título de nome.
É exatamente isso que me incomoda na maioria dos indies.

O cara tem talento, disposição e muitas vezes talento pra programar um jogo e construir todo seu conteúdo (oque até hoje me impediu de sequer tentar fazer um jogo é não ter o mínimo talento pra desenhar sprites/background e nem animo pra aprender) e assim mesmo se limita a fazer cópias descaradas (que dão o nome de Homenagem, Tributo ou Continuação Espiritual) de algum jogo de sucesso ao invés de tentar criar algo novo ou diferente.

O pior é que esse jogo ai mesmo tendo cara de cópia ainda é dos que mais tem "personalidade"... ou parece ter.
 
Topo Fundo