O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Antigamente era feito pra durar

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Quem aí tem algum produto antigo que até hoje cumpre muito bem seu papel?
Na "mudança" que tivemos aqui em casa, (construção do segundo andar), muita coisa antiga foi jogada fora ou vendida, só restou uma bicicleta Tropical parecida com essa, até hoje está muito inteira, só não tirei uma foto porque está no meio de umas tranqueiras.
218527
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Esses dias tava vendo uma matéria sobre "obsolescência programada" que me fez mudar um pouco de ideia sobre isso.

Qual incentivo uma empresa tem de fazer algo bem feito, se uma outra empresa lançar outro produto igual mas com um detalhe diferente "mais moderno" e todo mundo imediatamente jogar seu produto fora pra comprar outro de novo (iphone é o mesmo a 5 anos) ? É muito mais prático fazer um produto porco, de baixa qualidade pra ter uma produção mais rápida do que investir em algo durável.

O mercado se adapta ao consumidor, não o contrário. Tudo é uma porcaria hoje pq as pessoas gostam de consumir porcaria.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Só mesmo um óculos (que está bem acabadinho e preciso trocar) e um HD externo.
De resto não sobrou nada.
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
654
Pontos
784
Eu creio que processadores da família intel de primeira e segunda geração são bastante duráveis e muito usáveis até hoje.

Motorzinho fire da fiat e carros mais simples como palio e siena também são verdadeiros guerreiros.

Produtos que não tenha muitas features e dependência de atualizações de software proprietários duram muito.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.784
Reações
14.091
Pontos
703
Esses dias tava vendo uma matéria sobre "obsolescência programada" que me fez mudar um pouco de ideia sobre isso.

Qual incentivo uma empresa tem de fazer algo bem feito, se uma outra empresa lançar outro produto igual mas com um detalhe diferente "mais moderno" e todo mundo imediatamente jogar seu produto fora pra comprar outro de novo (iphone é o mesmo a 5 anos) ? É muito mais prático fazer um produto porco, de baixa qualidade pra ter uma produção mais rápida do que investir em algo durável.

O mercado se adapta ao consumidor, não o contrário. Tudo é uma porcaria hoje pq as pessoas gostam de consumir porcaria.

Foi esse vídeo aqui do Veritasium?



Porque assim, de certa forma é isso aí mesmo, porém é uma via de mão dupla. Papel do vendedor/marketeiro é fazer você querer alguma m**** que você não precisa. Tipo "roupas da moda". Agora, se forem produtos com baixíssimo apelo (tipo lâmpadas), daí esquema é empurrar a obsolecencia programada raíz via cartelização do mercado.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
E a tendência é piorar.
Só que agora eles querem é tornar o homem descartável.
 


Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Foi esse vídeo aqui do Veritasium?



Porque assim, de certa forma é isso aí mesmo, porém é uma via de mão dupla. Papel do vendedor/marketeiro é fazer você querer alguma m**** que você não precisa. Tipo "roupas da moda". Agora, se forem produtos com baixíssimo apelo (tipo lâmpadas), daí esquema é empurrar a obsolecencia programada raíz via cartelização do mercado.


entrei com esse vídeo na mão pra postar

eu já conhecia a questão das lampadas, mas não sabia que havia se formado um verdadeiro cartel entre as grandes empresas

muitas coisas hj em dia não é nem que não se pode consertar, mas as vezes o conserto sai um preço que não vale a pena ou vc não encontra mão de obra pra fazer os reparos

esses tempos meu vizinho tava com uma geladeira com um problema, ela tava entupindo aquela passagem de ar do freezer pra parte de baixo, dai o freezer ficava gelado e a parte da geladeira mesmo não esfriava mais... ele ligou em um monte de lugar pra tentar arrumar e não conseguia ng interessado no serviço, que acho que era só trocar uma resistencia que fica na passagem pra ela não congelar, por fim ele acabou jogando fora e comprando outra
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.794
Pontos
503
Ah, as televisões modernas...

Primeira smart TV que tivemos aqui em casa, de marca boa, durou não mais que uns 3 anos. O primeiro defeito que deu custava praticamente o valor de uma TV nova pra arrumar.

Quanto mais tecnológico, mais frágil e caro pra consertar. Sem falar na obsolescência programada.
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
9.577
Pontos
948
entrei com esse vídeo na mão pra postar

eu já conhecia a questão das lampadas, mas não sabia que havia se formado um verdadeiro cartel entre as grandes empresas

muitas coisas hj em dia não é nem que não se pode consertar, mas as vezes o conserto sai um preço que não vale a pena ou vc não encontra mão de obra pra fazer os reparos

esses tempos meu vizinho tava com uma geladeira com um problema, ela tava entupindo aquela passagem de ar do freezer pra parte de baixo, dai o freezer ficava gelado e a parte da geladeira mesmo não esfriava mais... ele ligou em um monte de lugar pra tentar arrumar e não conseguia ng interessado no serviço, que acho que era só trocar uma resistencia que fica na passagem pra ela não congelar, por fim ele acabou jogando fora e comprando outra
Tive uma experiência parecida esse tempos.
Quando mudei precisei chamar um tecninco para arrancar a porta da geladeira para poder transportar (a geladeira era muido gorda e não passava na porta de casa). E aproveitei pra verificar a possibilidade de trocar a porta do freezer que já esta enferrujando.. Ele me responde que não consigo fazer isso pois o modelo da minha (deve ter uns 5 anos de vida) não é mais fabricada e as peças de reposição são quase impossíveis de achar.

Ou seja, vou esperar ela desintegrar aqui na minha cozinha pra comprar uma nova. :kjoinha
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.992
Pontos
1.044
Recentemente postei lá no iOs & Android que saiu uma reportagem informando que o Iphone 13 tem o custo de produção de U$ 23,00.
E o mesmo não deve suportar 4 anos de atualização, além de já ter sido confirmado que ele é a mesma coisa do 12.
No Brasil o preço do 13 varia de R$ 6.500 a R$ 16.700.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.471
Pontos
1.053
se não houvesse a obsolescência programada, como faríamos para manter os níveis de emprego atuais que já são baixos?

o problema da vida útil baixa é que o preço nem sempre acompanha a vida curta, além do descarte de materiais.

esse exemplo do iPhone é bem isso ... um produto descartável mas que o preço não tem relação com o custo de fabricação.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
657
Reações
956
Pontos
193
Recentemente postei lá no iOs & Android que saiu uma reportagem informando que o Iphone 13 tem o custo de produção de U$ 23,00.
E o mesmo não deve suportar 4 anos de atualização, além de já ter sido confirmado que ele é a mesma coisa do 12.
No Brasil o preço do 13 varia de R$ 6.500 a R$ 16.700.
Deve ser $230, não? E ainda acho esse valor baixo, acho que o custo real deva ser mais.
E o iPhone 6S já tem seus 6 anos e recebeu o iOS 15 esse ano. Androids que só agora tem aparecido telefones com garantia de 3 anos de atualizações do SO...

Não achei o custo do iPhone 13 normal, mas o iPhone 13 Pro tem o custo de produção de $570.

Eu achei o seu post, e é um erro de interpretação. O iPhone 13 custa 22 dólares a mais que o iPhone 12 para produzir.
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
É só largar mão de ser tão mão de vaca e comprar coisa de qualidade.

Meu pai tem um óculos da Giorgio Armani comprado em 1997. Dura até hoje e não tem quase um único arranhão.

Tenho uma TV Mitsubishi comprada em 1995 que está guardada (nem dá mais pra usar com o desligamento do sinal analógico) mas ainda funciona bem.

Uma carteira que meu pai pagou 200 reais em 2003 ele usa até hoje.

Coisa boa custa caro. Quer pagar barato? Vai ficar com a raspa do tacho mesmo.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Bom tópico!:kmaroto
Uma coisa que antes era feita para durar muito e hoje é praticamente descartável são os guarda chuvas. Lembro que antigamente até se vendia capa de guarda chuva pq as armações eram indestrutíveis.
Hoje bate um vento mais forte na saida do metrô e já destrói o guarda chuva.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
12.352
Pontos
753
Tem uma TV Semp de 32 polegadas aqui que funciona desde 2010.

Até o controle dela parece novo.

Funciona perfeitamente.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
Esses dias tava vendo uma matéria sobre "obsolescência programada" que me fez mudar um pouco de ideia sobre isso.

Qual incentivo uma empresa tem de fazer algo bem feito, se uma outra empresa lançar outro produto igual mas com um detalhe diferente "mais moderno" e todo mundo imediatamente jogar seu produto fora pra comprar outro de novo (iphone é o mesmo a 5 anos) ? É muito mais prático fazer um produto porco, de baixa qualidade pra ter uma produção mais rápida do que investir em algo durável.

O mercado se adapta ao consumidor, não o contrário. Tudo é uma porcaria hoje pq as pessoas gostam de consumir porcaria.

É que nem quando mulher reclama que roupa de mulher não tem bolsos ou tem bolsos falsos, sendo que roupa de mulher com bolso existe mas elas não compram.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Produto bom é produto que tambem pode ser usado com um arma de impacto confiavel
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
se não houvesse a obsolescência programada, como faríamos para manter os níveis de emprego atuais que já são baixos?

o problema da vida útil baixa é que o preço nem sempre acompanha a vida curta, além do descarte de materiais.

esse exemplo do iPhone é bem isso ... um produto descartável mas que o preço não tem relação com o custo de fabricação.

Nesse ponto, eu acho que poderia AUMENTAR um pouco o nível de empregos já que, muitos que fizeram cursos de eletrônica, ficaram de mãos atadas justamente porque muitos aparelhos SUPOSTAMENTE são descartáveis!

Caso de TVs de LED/OLED/LCD e essas bagunças, principalmente por causa das telas não terem substituição.

Eu também vi um video desses falando justamente sobre isso no YT, e em PT-BR:



Não que eu defenda a 'cultura nacional' dos videos, mas o assunto é deveras interessante (principalmente depois que eu acidentalmente quebrei a tela do meu J7 Pro) e com isso, surgiu muita coisa em apenas um assunto.

esses tempos meu vizinho tava com uma geladeira com um problema, ela tava entupindo aquela passagem de ar do freezer pra parte de baixo, dai o freezer ficava gelado e a parte da geladeira mesmo não esfriava mais... ele ligou em um monte de lugar pra tentar arrumar e não conseguia ng interessado no serviço, que acho que era só trocar uma resistencia que fica na passagem pra ela não congelar, por fim ele acabou jogando fora e comprando outra

A nossa geladeira passou pelo mesmo problema!

Hoje, ela tá funcionando porque achamos um 'cirurgião-mecânico' que fez o seguinte: teve a troca de motor e peças da geladeira, incluso um sistema que fica DENTRO dela (e ainda fizeram um serviço assustador nela)

IMG-20211013-153757354.jpg


.... Hoje a gente fala que a nossa geladeira sofreu uma "lobotomia" pra funcionar, e essa é a cicatriz que sobrou na coitada.
 
Ultima Edição:

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Foi esse vídeo aqui do Veritasium?



Porque assim, de certa forma é isso aí mesmo, porém é uma via de mão dupla. Papel do vendedor/marketeiro é fazer você querer alguma m**** que você não precisa. Tipo "roupas da moda". Agora, se forem produtos com baixíssimo apelo (tipo lâmpadas), daí esquema é empurrar a obsolecencia programada raíz via cartelização do mercado.

Não tinha visto esse vídeo, mas achei interessante, masquei aqui pra ver mais tarde.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.931
Reações
40.993
Pontos
1.444
Sei lá, acho meio relativo isso. Se vc comprar porcaria, é uma porcaria ué. O preço de algo bom custa mais e eles existem.
Porcaria sempre foi porcaria, mesmo antigamente.

Ex: Carros de boa procedência duram décadas, mesmo carros de hoje em dia. Igual vale pra celulares, peças de computador etc... Agora, se vc vai e economiza sem nem conhecer a procedência da marca e seu histórico, o tiro no escuro foi seu e o barato costuma sair caro.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Sei lá, acho meio relativo isso. Se vc comprar porcaria, é uma porcaria ué. O preço de algo bom custa mais e eles existem.
Porcaria sempre foi porcaria, mesmo antigamente.

Ex: Carros de boa procedência duram décadas, mesmo carros de hoje em dia. Igual vale pra celulares, peças de computador etc... Agora, se vc vai e economiza sem nem conhecer a procedência da marca e seu histórico, o tiro no escuro foi seu e o barato costuma sair caro.
Não sei não cara, eu por exemplo tenho um controle de xbox360 que usei praticamente diariamente por uns 10 anos (aquele branco, primeiro modelo), e hoje em dia uso eventualmente, mas funciona lindamente.
Já tive um controle de XONE que não durou nada, já tive um controle da Razer que durou menos ainda.
Então sei lá, são produtos equivalentes, um até da mesma fabricante, porém os lançados mais recentemente pararam e os antigos estão funcionando normal.

Acho que não é a famosa "obsolescência programada" não, mas não há como negar que as empresas estão lançando produtos mais descartáveis ultimamente, em comparação a antigamente
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
uma coisa que quebrava muito rapido aqui em casa era cama, depois que troquei para cama box até que durou mais, mas a ultima eu comprei a um ano já tem madeiras quebradas e ta um pouco torta
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.272
Pontos
1.503
Depende do que estamos falando...
Praticamente tudo hoje é melhor e mais barato (relativamente). Muitas das coisas duram bastante, mas são as pessoas que mudaram, que não esperam algo se inutilizar para trocar por um novo.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.003
Reações
13.907
Pontos
954
uma coisa que quebrava muito rapido aqui em casa era cama, depois que troquei para cama box até que durou mais, mas a ultima eu comprei a um ano já tem madeiras quebradas e ta um pouco torta

Vai com calma com a fodelancia.
Transar com mais duas pessoas em cima da cama já está bom demais, não precisa de mais gente.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.530
Reações
180.294
Pontos
1.003
Aqui em casa nenhuma TV queimou. Olha que tenho TV até na cozinha. A minha primeira LCD é uma Samsung de 2009 de 32' que funciona até hoje. Até as minhas tubos funcionam.

É preciso atentar para a instalação elétrica da casa. Colocam qualquer Zé Ruela pra fazer o serviço porque ele é primo do amigo que engravidou uma vagabunda e está precisando de dinheiro, depois nenhum eletrônico dura dentro de casa porque o moleque fez merd@.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.799
Reações
93.036
Pontos
1.353
Tem muita coisa que tá mais relacionado a crescente complexidade do bem do que por ter sido feito pra quebrar rápido.

E outras que o custo até mesmo pro cliente não compensa fazer algo durável.
Celulares que aguentam até trator passando por cima existem a anos. Quase ninguém quer bancar o preço que essa resistência trás. Só quem precisa mesmo.

Bicicleta durável ainda existem, mas são bem mais caras que as comuns. E por aí vai. Simplismente é mais barato e comodo pra quase tudo mundo comprar o negócio com tendências a quebrar, mas mais em conta, do que arcar com resistência. Eu mesmo direto me pego escolhendo o treco mais barato completamente ciente de que não vai durar, pois "se quebrar... Quando eu precisar usar denovo eu compro outro". Principalmente bens de cozinha.
Essa da foto aí mesmo, tem as comuns que são feitas com material vagabundo e quebram rápido. E tem as que parece um minitrator em resistência, mas custam o dobro, triplo.

Um exemplo é caneta.
Existem canetas que dá até pra emprestar pro Jão Pavio, e ainda usar ela depois. Mas as pessoas simplismente preferem comprar as de plástico porque são mais baratas, se quebrar, compra outra.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.254
Pontos
2.009
Não sei se dá pra chamar de velha, mas tenho uma Samsung Plasma 42" que comprei em 2010, a bi***nha já passou por 3 mudanças e tá lá firme e forte.
Tenho também uma coleção de VG antigos, mas nem sei se funcionam.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.406
Pontos
2.044
No que se refere a roupas, sim, nota-se que a qualidade e durabilidade só pioram. No caso do exemplo da bicicleta, discordo. Hoje, há bicicletas muito mais duráveis e melhores do que essa em questão. É claro que o preço nem se compara. É um caso em que a qualidade custa caro. Aí o cidadão decide se opta pela qualidade ou pelo preço, que estão diretamente ligados.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Esses dias tava vendo uma matéria sobre "obsolescência programada" que me fez mudar um pouco de ideia sobre isso.

Qual incentivo uma empresa tem de fazer algo bem feito, se uma outra empresa lançar outro produto igual mas com um detalhe diferente "mais moderno" e todo mundo imediatamente jogar seu produto fora pra comprar outro de novo (iphone é o mesmo a 5 anos) ? É muito mais prático fazer um produto porco, de baixa qualidade pra ter uma produção mais rápida do que investir em algo durável.

O mercado se adapta ao consumidor, não o contrário. Tudo é uma porcaria hoje pq as pessoas gostam de consumir porcaria.

Tem um documentário deste mesmo assunto. Muito bom por sinal.





Depois de assisti-lo, me fez rever as prioridades e a importância de cada produto ou serviço que consumimos, que aliás, há muitas alternativas coerentes do que simplesmente ficar pagando.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
No que se refere a roupas, sim, nota-se que a qualidade e durabilidade só pioram. No caso do exemplo da bicicleta, discordo. Hoje, há bicicletas muito mais duráveis e melhores do que essa em questão. É claro que o preço nem se compara. É um caso em que a qualidade custa caro. Aí o cidadão decide se opta pela qualidade ou pelo preço, que estão diretamente ligados.

Falando do mercado vestuário e considerando a inflação verificada há 20 anos, por exemplo, não temos só do preço mais em conta igual nos Riachuelo da Vida que também fornecem qualidade em comparação há mais de vinte anos atrás. O tênis, embora tenha focado em várias opções e escolhas ao consumidor, mesmo um da Nike mais em conta por 200 a 300 reais (com ou sem tecido anti transpirante) tem melhor CxB em relação aos de duas décadas, quando decidimos comparar a única ou duas opções da mesma fabricante.


Os tempos são outros. Da para encontrar muita coisa boa com preço em conta, mas a analise tem de ser a seguinte: se e pra durar mais e obviamente, sair pros encontros sociais em que o propósito é o estilo apropriado para ocasião, compensa apostar na linha intermediária e exclusividades quando desprendido maior esforço do recurso ($$$). Do contrário é pegar um da Polo basicão pagando num pack de camisas com preço bom.




Porém, a obsolescência programada parece afetar mais em tudo que é tecnologia, inclusive carros. Este último há controvérsias, pois os chassis e carroceria tiveram de readaptar por novas estruturas por causa dos acidentes, de modo que o veículo não choque tanto em acidentes que incline força centrífuga. E por outro lado, a redução do peso do veículo em si poderia utilizar um motor eficiente sem perder a força, pois veículo leve com 70cv e 1.0 já conseguem subir num morrão sem necessidade de usar freio de mão.


Ainda assim, é um ponto polêmico do parágrafo anterior. Até hoje discutimos do por que a geração de veículos avançar ou regredir em muitos dos pontos não apenas da tecnologia em si, como também preços, garantia, durabilidade, etc.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Tem muita coisa que tá mais relacionado a crescente complexidade do bem do que por ter sido feito pra quebrar rápido.

E outras que o custo até mesmo pro cliente não compensa fazer algo durável.
Celulares que aguentam até trator passando por cima existem a anos. Quase ninguém quer bancar o preço que essa resistência trás. Só quem precisa mesmo.

Bicicleta durável ainda existem, mas são bem mais caras que as comuns. E por aí vai. Simplismente é mais barato e comodo pra quase tudo mundo comprar o negócio com tendências a quebrar, mas mais em conta, do que arcar com resistência. Eu mesmo direto me pego escolhendo o treco mais barato completamente ciente de que não vai durar, pois "se quebrar... Quando eu precisar usar denovo eu compro outro". Principalmente bens de cozinha.
Essa da foto aí mesmo, tem as comuns que são feitas com material vagabundo e quebram rápido. E tem as que parece um minitrator em resistência, mas custam o dobro, triplo.

Um exemplo é caneta.
Existem canetas que dá até pra emprestar pro Jão Pavio, e ainda usar ela depois. Mas as pessoas simplismente preferem comprar as de plástico porque são mais baratas, se quebrar, compra outra.

Tem o Samsung M52 ou M53 (não lembro de cabeça) que tem superbateria, coisa de 7k mAh e CPU de 0,4TF da Qualcomm. Esse sim é um telefone pra durar, pois também tem muita resistência por ter traseira de plástico. E para minha necessidade ele poderia cumprir muito bem, mas principalmente da duração do seu uso. Não é com Samsung S9 que quase sempre me deixa na mão, se bem que já ativei uns trem e desativei também outras, até do Papel de Parede escuro e do brilho -10% com resolução HD+ tive de opta-los. Sinceramente, me daria melhor com outro dali, pois pelo menos poderia colocar FHD+ com brilho normal, daí sobraria uma carga pra outro dia e meio, ainda.





Sinceramente, não consigo entender por que a Fabricante aposta toda ficha técnica no S21 Ultra para ter uma bateria zoada, de 5k mAh no máximo. E o pior não acabou: o próximo modelo está cotado para redução ou corte da bateria em 0,5k mAh, com argumento de que a IA da Internet poderia complementar o seu consumo adequado (?????). Tudo bem que aquele papo da Apple colou mas é porque o núcleo não tem alto consumo TDP e com portfólio exclusivista, não igual Android que tem várias arquiteturas. Então esse papo da empresa coreana não cola, sério.



Eu duvido que a Samsung não vá capar o M52 só para alavancar vendas do S22. Pois o S9 aqui agora tá todo esquisito, inclusive pra rodar Dolphim que antigamente não passava por aquele sufoco, isso que deixei atualizando direto senão me impediria de usar certos apps bancários e muitos dos aplicativos. É com certeza a maior obsolescência que podemos observar nos segmentos gadgets.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Esses dias tava vendo uma matéria sobre "obsolescência programada" que me fez mudar um pouco de ideia sobre isso.

Qual incentivo uma empresa tem de fazer algo bem feito, se uma outra empresa lançar outro produto igual mas com um detalhe diferente "mais moderno" e todo mundo imediatamente jogar seu produto fora pra comprar outro de novo (iphone é o mesmo a 5 anos) ? É muito mais prático fazer um produto porco, de baixa qualidade pra ter uma produção mais rápida do que investir em algo durável.

O mercado se adapta ao consumidor, não o contrário. Tudo é uma porcaria hoje pq as pessoas gostam de consumir porcaria.

O mercado testa, se o consumidor absorver, vira regra. Vide o mercado de games que tem práticas cada vez piores, mais próximo de um caça-níquel do que jamais foi, mas ainda assim está bombando e conseguindo expandir essas práticas.
 
Topo Fundo