O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Arcades com nomes diferentes no Brasil

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Nomes de arcades no Brasil

Outro dia estava relembrando com um camarada meu aqueles jogos de fliperama cujo nome aqui no Brasil era bem diferente do nome original. O mais engraçado é que essa diferença só veio a tona com o advento do MAME. A galera começou a procurar aquele jogo que estava acostumada a gastar as fichas no fliper da esquina e nada de encontrar no MAME porque o nome era diferente.

Aí tive a ideia de fazer este tópico para relembrar esses jogos e puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia esse hábito de mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos e Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim mesmo.

Segue abaixo alguns jogos com o nome trocado que eu me lembro:

==> Columbia (Xevious)

CcXGpy.jpg


Esse é clássico ! Se bobear ainda é mais conhecido hoje como Columbia do que Xevious.
No MSX ainda tinha o "Columbia dos pobres", que era o Sky Jaguar, que realmente lembrava um pouco o clássico da Namco.

==> Fantastic (Galaga)

EiLCni.jpg


Esse divide opiniões. Há quem diga que existiam fliperamas com máquinas de Galaga mesmo, mas todos os que me lembro de ter frequentado chamavam o Galaga de Fantastic.

==> Commander (Scramble)

scramblemz8.png


Eu tive a oportunidade de jogar nas duas máquinas. Tanto na de Commander como a com o nome original: Scramble. Commander era mais comum. Também me lembro que apesar do jogo ser o mesmo a nave tinha um formato diferente. A do Scramble era mais arredondada do que a do Commander. Provavelmente o Commander era algum clone do Scramble.

==> Combate (Super Cobra)

supercobragi2.png


Eu só fui descobrir que o nome deste jogo era Super Cobra quando na época eu vi que no Atari e no MSX o "Commander de helicóptero" se chamava Super Cobra. Eu até tive a fita de MSX com este jogo. Nos fliperamas que eu frequentava o nome era Combate.

==> Jump (Frogger)

jumpd.gif


O jogo da rãzinha (ou do sapinho) como era mais conhecido se chamava Jump nos fliperamas.

==> Condor (Phoenix)

phoenixyq7.jpg


Esse eu não tenho certeza. Eu me lembro bem de ter jogado um arcade com o nome de Condor, que lembrava muito o Phoenix. Como também havia máquinas com o nome Phoenix acredito eu que era mais um caso de nome tupiniquim.

==> POP alguma coisa (Flyboy)

flyboyzz0.png


Ah, o jogo da asa delta ! Custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o Flyboy.

==> Bump 'n' Jump (Burning Rubber)

UXkzmk.jpg


Este é um caso curioso aonde confirmei que o nome não foi trocado não. Na verdade existe mesmo os dois fora do Brasil e um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor ideia do que era clone.

==> Attack (Galaxian)

galaxianmg6.gif


Assim como o Galaga, o seu irmão mais velho também teve o nome trocado.

==> Star Crest (Moon Cresta)

mooncrestayc9.gif


Outro que eu apanhei pra achar no MAME.

==> Olimpíadas (Track and Field)

trackandfieldtb0.jpg


Esse também é clássico ! O jogo era febre nos fliperamas em 1984 (ano das Olimpíadas de Los Angeles). O nome em português caiu como uma luva.

==> Golden Castle (Gladiator)

gladiator1p.jpg


Eu não cheguei a jogar Gladiator nos fliperamas, mas um colega de outro fórum conhecia o jogo como Golden Castle. Através de outras fontes pude confirmar que a Taito realmente colocou esse nome no jogo por aqui. E faz sentido, já que Golden Castle é a tradução literal do título original em japonês: Ougon no Shiro.

==> Super Fantastic (Gaplus)

gaplus1.png


Se o Galaga no Brasil ficou conhecido como Fantastic, nada mais natural que chamassem o Gaplus - que é um sucessor do Galaga - de Super Fantastic !

==> Kong (Donkey Kong)

nzbAUB.jpg


A Taito do Brasil batizou o Donkey Kong por aqui de Kong. Ainda não tenho certeza se o Kong que joguei era um clone do Donkey Kong ou um clone do clone de Donkey Kong: Crazy Kong. Reparem que o jogo está em português (recorde, ao invés de high score)

==> Munch Man (Pac-Man)

muncha.jpg


Esse eu só fui lembrar depois que vi esta foto numa revista. O Pac-Man, além de Pac-Man, teve outros nomes no Brasil. Um deles é esse Munch Man. Assim como o Kong, não tenho certeza se é o próprio Pac-Man com o nome trocado ou algum outro clone deste. O que posso dizer é que não achei nenhum arcade com o nome de Munch Man, exceto esse da foto acima.

==> Motorcycle (Traverse USA)

DvtBjv.jpg


Faz tempo que eu me lembrava de ter jogado Traverse USA nos fliperamas com o título Motorcycle, mas como não tinha certeza absoluta deixei quieto. Até que um colega de outro fórum se lembrou do nome e confirmou que aparecia escrito mesmo Motorcycle nos gabinetes do Traverse USA original aqui no Brasil. Traverse USA também é conhecido lá fora como Zippy Race e possui um clone chamado MotoRace USA.

Existem outros que eu ainda não pude confirmar a existência, como:
  • Stop Car (New Rally X)
  • Trovão Azul (Choplifter)
Vocês se lembram de mais algum ? Se lembram desses nomes ?
 
Ultima Edição:

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.960
Reações
14.516
Pontos
1.389
No caso de alguns games (como "Olimpiadas") até dá pra entender a mudança de nome. Mas nos outros jogos, mudavam um nome estrangeiro para... outro estrangeiro?!
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.325
Reações
20.940
Pontos
1.489
Tópico interessante, não sabia de nada disso.
Minha época de fliper era Street e Pinball :D
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.982
Reações
41.675
Pontos
1.689
Grandpa;2763534 disse:
Nomes de arcades no Brasil

:arrow: Olimpíadas (Track and Field)

trackandfieldtb0.jpg


Esse também é clássico ! O jogo era febre nos fliperamas em 1984 (ano das Olimpíadas de Los Angeles). O nome em portugês caiu como uma luva.

Vocês se lembram de mais algum ? Se lembram desses nomes ?
Lembro q esse jogo foi um dos mais smash button de arcade lançados, junto com outro da Konami onde vc era um cadete do exercito em treinamento.


So lembro q Renegade nos chamavamos de Renegado... ou o jogo das putinhas (3o. estágio) heheheheheh
 

cidoferragut

Ser evoluído
Mensagens
232
Reações
0
Pontos
26
será que a mudança era devido ao nome americano e o japonês, que não necessariamente era a tradução... tava pensando nisso!
 


J-TALL

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
842
Reações
3
Pontos
744

Eu tenho o jogo Equinox para super nintendo, e tem um código que a gente faz na tela de abertura.
Com esse código o jogo fica com o nome de Solstice, que é o nome japones. (Ou é o contrário, hehehe)

Sei que é meio OFF, mas foi a única troca de nomes que consegui me lembrar no momento.
 

.::DuFF::.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.414
Reações
1.529
Pontos
999
Wein;2763782 disse:
Tópico interessante, não sabia de nada disso.
Minha época de fliper era Street e Pinball :D

A minha tb :D
Era loko ir no fliper com meu pai... o veio ownava todo mundo no pinball [:king]
 

hellraditz

Veterano
Mensagens
987
Reações
5
Pontos
119
Cara, Track & Field acho que é um dos jogos que eu mais joguei na vida se contar desde quando baixei o Mame pela primeira vez! :-)

Adoro esse jogo!
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
O Frogger do Mega Drive é praticamente idêntico a essa versão arcade, até nas musiquinhas que são bem legais. Jogo sensacional.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.067
Reações
3.143
Pontos
979
Eu comecei a frequentar fliperama em 1990, não cheguei as jogar esses. Me fez lembrar os jogos para consoles que foram traduzidos, como California Games, que virou Jogos de Verão (ótima troca, alías).
Você chegou a jogar todos esses Grandpa?
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Crude Dude;2766839 disse:
Você chegou a jogar todos esses Grandpa?

Sim. Joguei todos esses nos fliperamas da vida. Por isso que eu me lembro bem desses nomes exóticos.
 

Johnny

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
3
Pontos
59
Isso acontecia bastante com os Pinballs da época também.

Por incrível que pareça a TAITO teve representante oficial no Brasil para máquinas de Pinball. Inclusive fabricaram máquinas aqui, algumas criações totalmente nacionais.

Mas esse lance do nome não tem nada a ver com mercado americano ou japonês. Eles simplesmente mudavam o nome porque queriam.

Até a Tectoy fez isso com alguns jogos de Master. Lançaram "My Hero" como "Gang's Fighter" e por aí vai.
 

emersux

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
unforastero;2770504 disse:
Interessante. Porém prefiro os nomes originais.

t+

Não apenas os nomes eram modificados, muitas vezes o próprio gameplay.
Foi inclusive o caso da galaga/fantastic (Que até hoje não descobri se era um bootleg ou clone do original).

Na versão "Taito do Brasil" existiam mudanças interessantes.
1 - Não existia o cheat para interromper os tiros dos aliens na 1a fase.
2 - A partir do estágio 20 os tiros dos aliens eram demasiadamente acelerados enquanto eles estavam entrando em formação, porém eram interrompidos após completarem isto.
3 - Nem todos os bonus stages que existiam num existe no outro.
4 - Na fase 40 vc recebe 1 vida por cada acerto no bonus stage.
5 - As cores do jogo, nomes e algumas telas eram diferentes.

Inclusive tenho procurado alguém com as ROMs desta versão para disponibilizá-lo para MAME, pois este jogo faz parte dos NÃO EMULADOS e está sendo perdido na história do Video-Game.
Obviamente que é possível se fazer uma tentativa de injeção de código direta, mas não ficaria igual e nem as borboletinhas ficariam amarelas, hehehe ...
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Revendo este tópico, lembre que conheço 2s arcades da Konami que acho que nem foram lançados no Brasil, mas que foram bem sucedidos nos EUA e Japão, embora tivesse nomes completamente diferentes em ambos os países.

- Gradius II. No Japão o nome era Gradius II: Gofer no Yabou e nos EUA o nome era completamente diferente: Vulcan Venture e a versão-port do game para MSX era chamada de Nemesis.

- Salamander. No Japão era Salamander. Nos EUA chamavam-no Life Force e assim se manteve também na versão para NES.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.276
Reações
28.433
Pontos
1.649
Lembro-me deste...nunca sabia qual era o correto:

1181242138173.png

Moon Ranger?
ou seria

Moon_Patrol-1.gif

Moon Patrol....



Bem....com o tempo acabei descobrindo que Moon Ranger era apenas um hack de Moon Patrol...
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
emersux;4292962 disse:
Não apenas os nomes eram modificados, muitas vezes o próprio gameplay.
Foi inclusive o caso da galaga/fantastic (Que até hoje não descobri se era um bootleg ou clone do original).

Na versão "Taito do Brasil" existiam mudanças interessantes.
1 - Não existia o cheat para interromper os tiros dos aliens na 1a fase.
2 - A partir do estágio 20 os tiros dos aliens eram demasiadamente acelerados enquanto eles estavam entrando em formação, porém eram interrompidos após completarem isto.
3 - Nem todos os bonus stages que existiam num existe no outro.
4 - Na fase 40 vc recebe 1 vida por cada acerto no bonus stage.
5 - As cores do jogo, nomes e algumas telas eram diferentes.

Não duvido nada que existam outros jogos nessas condições, ou seja, jogos que eram diferentes mesmo aqui no Brasil, além do nome. Valeu pelas informações sobre o Fantastic :kongpositivo:

Como esses jogos têm mais de 20 anos de idade e eu nunca ía muito longe neles, fica difícil de lembrar se apenas o nome era diferente ou se haviam outras diferenças. No caso do Commander (Scramble) eu me lembro perfeitamente que a nave era diferente da foto que postei, mas eu não baixei todos os clones do Scramble para verificar se por acaso o que joguei era um clone conhecido ou uma versão tupiniquim ainda não emulada.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Ressuscitei o tópico porque atualizei ele com 2 novos jogos (Golden Castle e Super Fantastic) e repostei duas imagens que o Imageshack mandou para o limbo.

Voltei ao assunto porque recentemente li uma crônica da Fernanda Torres onde ela relata que fugia do teatro para jogar Columbia no fliperama do Shopping da Gávea. Pô, até ela lembra do Columbia ! E realmente quem frequentava os fliperamas na década de 80 não conhecia este jogo como Xevious.

Pra completar, como o rogermaximal citou o hack de Moon Patrol chamado Moon Ranger, através de um colega de outro forum pude conhecer um hack de Zaxxon de nome bastante peculiar. Vejam as imagens abaixo:

zaxxonb1.png
zaxxonb2.png
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Lembro-me deste...nunca sabia qual era o correto:

1181242138173.png

Moon Ranger?
ou seria

Moon_Patrol-1.gif

Moon Patrol....



Bem....com o tempo acabei descobrindo que Moon Ranger era apenas um hack de Moon Patrol...

Unica coisa que muda é apenas o nome mesmo, c trata do mesmo jogo, aqui onde moro tinha as duas, e o mame chegou a emular os dois jogos como moon ranger e moon patrol, mas misteriosamente o moon ranger sumiu da lista dos mames atuais.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Mais uma atualização:

- Kong (Donkey Kong)
- Munch Man (Pac-Man)
 

Flutotal

Supra-sumo
Mensagens
1.148
Reações
865
Pontos
184
Eu tb so conhecia xevious como columbia.

Pelo jeito onde moro era a capital dos arcades piratas pq so joguei star crest, condor e attack, so descobri os nomes verdadeiros quando comecei a jogar no MAME.

Alem disso alguns arcades vc descobria que eram piratas por alguns motivos:

mortal kombat - os lutadores nao tinham sombra, musica esquisita e nao gravava os recordes
king of dragons - nao tinham alguns fundos de tela, como o corpo da hydra e o do ultimo dragao.
aero fighters - nao tinha o barulho do vento que existe em alguns chefes de fase
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.235
Reações
23.337
Pontos
1.619
Grandpa;6258250 disse:
Ressuscitei o tópico porque atualizei ele com 2 novos jogos (Golden Castle e Super Fantastic) e repostei duas imagens que o Imageshack mandou para o limbo.

Voltei ao assunto porque recentemente li uma crônica da Fernanda Torres onde ela relata que fugia do teatro para jogar Columbia no fliperama do Shopping da Gávea. Pô, até ela lembra do Columbia ! E realmente quem frequentava os fliperamas na década de 80 não conhecia este jogo como Xevious.

Pra completar, como o rogermaximal citou o hack de Moon Patrol chamado Moon Ranger, através de um colega de outro forum pude conhecer um hack de Zaxxon de nome bastante peculiar. Vejam as imagens abaixo:

zaxxonb1.png
zaxxonb2.png

Esse jogo que vc tá mostrando (O Zaxxon) tinha uma máquina com outro nome aqui em Goiânia. Infelizmente, não estou me lembrando bem, mas parece que tem a ver com Silva.... Ou começava com S! Lembro que parecia Silva, alguma coisa...

Tbm houve máquinas Pac Man que, na tela, aparecia como 'Come Come'. Como eu ia nos 'Taitos' com o meu pai, não me lembro de muita coisa...

Ah sim! Tem um jogo, não tão antigo, que era chamado de 007. Ele tem no mame, mas irei pesquisar e depois de tomar banho, postarei aqui (Rough Ranger tbm tinha um nome diferente...)
 

gustavolk

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Caro administrador, em relação ao jogo FANTASTIC OU GALLAGA, gostaria de informá-lo que realmente havia dois jogos, bastante parecidos por sinal, porém a grande diferença entre eles era a velocidade, sendo o FANTASTIC muito mais rápido. Faço essa afirmação devido ao fato de ter conhecido muito bem ambas as versões, tendo o FANTASTIC como minha preferida, e o GALLAGA como preferida do meu irmão. Ótimos tempos aqueles...

Grande abraço!!!
 

V1PM4N

Habitué da casa
Mensagens
464
Reações
224
Pontos
94
Legal a mudança de nomes... mais legal ainda é como chamavam certos jogos, 'no popular':
Pole Position da Namco virou MIL MILHAS.
Pac-Man era(e ainda é rs) COME-COME(sem maldade).
E outras aberrações... bons tempos!
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
gustavolk;7682791 disse:
Caro administrador, em relação ao jogo FANTASTIC OU GALLAGA, gostaria de informá-lo que realmente havia dois jogos, bastante parecidos por sinal, porém a grande diferença entre eles era a velocidade, sendo o FANTASTIC muito mais rápido. Faço essa afirmação devido ao fato de ter conhecido muito bem ambas as versões, tendo o FANTASTIC como minha preferida, e o GALLAGA como preferida do meu irmão. Ótimos tempos aqueles...

Grande abraço!!!

Gustavo, você citou que a grande diferença entre eles era a velocidade. Será que o Fantastic nada mais era do que um Galaga com a dificuldade alterada através dos dip switches da placa ?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.235
Reações
23.337
Pontos
1.619
Como notei que reviveram o tópico...

Me lembrei de um jogo que eu conheci com o nome diferente:

Gryzor:

gryzor.jpg

gryzor-title.jpg
contra_01.png


Não por um acaso, o nome original do jogo CONTRA.

A máquina Gryzor chegou aqui em Goiânia em um 'Taito' (casa de arcades, loja de máquinas arcade, 'Taitorama' e outras formas de chamar o local), que ficava bem no centro da cidade.

Pra ser sincero, era a mesma Contra, com a diferença que as cores pareciam mais vivas em relação a outra versão. Tbm tinha menos vidas: Contra (a máquina estava em um fliperama que ficava em um shopping center (Flamboyant) no 3º andar), contava com 3 vidas reserva (no caso, 1 vida - a inicial e 3 de reserva). A versão Gryzor, apenas 1 reserva (1 vida inicial e uma de reserva), mas era mais fácil de se ganhar vidas.

http://www.larwe.com/coinop/gryzor.html

Nesse site, tem alguns detalhes técnicos (não irei encher o saco de vcs com isso, portanto, quem quiser saber de mais detalhes, vá lá) para vcs.

Eh... Como eu conheci a máquina? Fácil: Matando aula! Mas não era bem aí que eu estava falando.

As versões do jogo para os computadores pessoais da época (no meu caso, Sinclair Spectrum e o MSX) era o Gryzor.

GryzorErbe.jpg


A versão Contra havia aparecido em cartuchos da linha CCE para sua versão do NES (Top Games versão VG 8000 e 9000).

18212501.jpg


Uma curiosidade era que o cartucho Contra, lançado pela Gradiente, tinha em letras pequenas, abaixo do nome, o nome Gryzor entre parentesis, mas isso apenas em sua primeira tiragem. Isso tbm aconteceu com o cartucho Gradius - Vulcan Venture.
 
Mensagens
1
Reações
4
Pontos
0
Bom... os motivos pelos quais a Taito trocava de nome não eram tão inocentes assim... Primeiro as placas não eram as mesmas usadas no Japão e EUA (se é que me entendem). Como naquela época o Brasil vivia na pré-história da evolução da eletrônica e informática - praticamente numa casca de nós - os técnicos usavam um único conjunto de placas com várias adaptações para rodas diferentes jogos. Para vocês terem uma idéia a Kong, Fantastic, Indian Batle entre várias outras rodavam no mesmo conjunto, era só trocar as ROMs e a paca de som. Tenho centenas de placas dessas... um dia vou baixar as ROMs para colocar no MAME.
 

educardoso

Supra-sumo
Mensagens
2.514
Reações
715
Pontos
174
Bom... os motivos pelos quais a Taito trocava de nome não eram tão inocentes assim... Primeiro as placas não eram as mesmas usadas no Japão e EUA (se é que me entendem). Como naquela época o Brasil vivia na pré-história da evolução da eletrônica e informática - praticamente numa casca de nós - os técnicos usavam um único conjunto de placas com várias adaptações para rodas diferentes jogos. Para vocês terem uma idéia a Kong, Fantastic, Indian Batle entre várias outras rodavam no mesmo conjunto, era só trocar as ROMs e a paca de som. Tenho centenas de placas dessas... um dia vou baixar as ROMs para colocar no MAME.

Bela coveirada :kjoinha

jocker+aplausos.gif.gif
 

Rotesil

Supra-sumo
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
163
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

2especiaisretroindex.gif


Nomes de arcades no Brasil

Outro dia estava relembrando com um camarada meu aqueles jogos de fliperama cujo nome aqui no Brasil era bem diferente do nome original. O mais engraçado é que essa diferença só veio a tona com o advento do MAME. A galera começou a procurar aquele jogo que estava acostumada a gastar as fichas no fliper da esquina e nada de encontrar no MAME porque o nome era diferente.

Aí tive a idéia de fazer este tópico para relembrar esses jogos e puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia esse hábito de mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos e Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim mesmo.

Segue abaixo alguns jogos com o nome trocado que eu me lembro:

==> Columbia (Xevious)

xevious.jpg


Esse é clássico ! Se bobear ainda é mais conhecido hoje como Columbia do que Xevious.
No MSX ainda tinha o "Columbia dos pobres", que era o Sky Jaguar, que realmente lembrava um pouco o clássico da Namco.

==> Fantastic (Galaga)

galagaez4.jpg


Esse divide opiniões. Há quem diga que existiam fliperamas com máquinas de Galaga mesmo, mas todos os que me lembro de ter frequentado chamavam o Galaga de Fantastic.

==> Commander (Scramble)

scramblemz8.png


Eu tive a oportunidade de jogar nas duas máquinas. Tanto na de Commander como a com o nome original: Scramble. Commander era mais comum. Também me lembro que apesar do jogo ser o mesmo a nave tinha um formato diferente. A do Scramble era mais arredondada do que a do Commander. Provavelmente o Commander era algum clone do Scramble.

==> Combate (Super Cobra)

supercobragi2.png


Eu só fui descobrir que o nome deste jogo era Super Cobra quando na época eu vi que no Atari e no MSX o "Commander de helicóptero" se chamava Super Cobra. Eu até tive a fita de MSX com este jogo. Nos fliperamas que eu frequentava o nome era Combate.

==> Jump (Frogger)

jumpd.gif


O jogo da rãzinha (ou do sapinho) como era mais conhecido se chamava Jump nos fliperamas.

==> Condor (Phoenix)

phoenixyq7.jpg


Esse eu não tenho certeza. Eu me lembro bem de ter jogado um arcade com o nome de Condor, que lembrava muito o Phoenix. Como também havia máquinas com o nome Phoenix acredito eu que era mais um caso de nome tupiniquim.

==> POP alguma coisa (Flyboy)

flyboyzz0.png


Ah, o jogo da asa delta ! Custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o Flyboy.

==> Bump 'n' Jump (Burning Rubber)

burninrubberzn6.gif


Este é um caso curioso aonde confirmei que o nome não foi trocado não. Na verdade existe mesmo os dois fora do Brasil e um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor idéia do que era clone.

==> Attack (Galaxian)

galaxianmg6.gif


Assim como o Galaga, o seu irmão mais velho também teve o nome trocado.

==> Star Crest (Moon Cresta)

mooncrestayc9.gif


Outro que eu apanhei pra achar no MAME.

==> Olimpíadas (Track and Field)

trackandfieldtb0.jpg


Esse também é clássico ! O jogo era febre nos fliperamas em 1984 (ano das Olimpíadas de Los Angeles). O nome em portugês caiu como uma luva.

==> Golden Castle (Gladiator)

gladiator1p.jpg


Eu não cheguei a jogar Gladiator nos fliperamas, mas um colega de outro forum conhecia o jogo como Golden Castle. Através de outras fontes pude confirmar que a Taito realmente colocou esse nome no jogo por aqui. E faz sentido, já que Golden Castle é a tradução literal do título original em japonês: Ougon no Shiro.

==> Super Fantastic (Gaplus)

gaplus1.png


Se o Galaga no Brasil ficou conhecido como Fantastic, nada mais natural que chamassem o Gaplus - que é um sucessor do Galaga - de Super Fantastic !

==> Kong (Donkey Kong)

kong.jpg


A Taito do Brasil batizou o Donkey Kong por aqui de Kong. Ainda não tenho certeza se o Kong que joguei era um clone do Donkey Kong ou um clone do clone de Donkey Kong: Crazy Kong. Reparem que o jogo está em português (recorde, ao invés de high score)

==> Munch Man (Pac-Man)

muncha.jpg


Esse eu só fui lembrar depois que vi esta foto numa revista. O Pac-Man, além de Pac-Man, teve outros nomes no Brasil. Um deles é esse Munch Man. Assim como o Kong, não tenho certeza se é o próprio Pac-Man com o nome trocado ou algum outro clone deste. O que posso dizer é que não achei nenhum arcade com o nome de Munch Man, exceto esse da foto acima.

==> Motorcycle (Traverse USA)

traverse.png


Faz tempo que eu me lembrava de ter jogado Traverse USA nos fliperamas com o título Motorcycle, mas como não tinha certeza absoluta deixei quieto. Até que um colega de outro forum se lembrou do nome e confirmou que aparecia escrito mesmo Motorcycle nos gabinetes do Traverse USA original aqui no Brasil. Traverse USA também é conhecido lá fora como Zippy Race e possui um clone chamado MotoRace USA.

Existem outros que eu ainda não pude confirmar a existência, como:

- Stop Car (New Rally X)
- Trovão Azul (Choplifter)

Vocês se lembram de mais algum ? Se lembram desses nomes ?


O New Rally-X era aqui no Brasil o Stock Car... também teve o jogo Ghost`n Goblins que era chamado por muitos de "Cemitério" ou "Fantasminha"; Jungle Hunt era "Tarzan", e aki em Brasília, o jogo Get Star era chamado de.... He-Man!
 

Marcos Mc

Novato
Mensagens
27
Reações
17
Pontos
13
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

2especiaisretroindex.gif


Nomes de arcades no Brasil

Outro dia estava relembrando com um camarada meu aqueles jogos de fliperama cujo nome aqui no Brasil era bem diferente do nome original. O mais engraçado é que essa diferença só veio a tona com o advento do MAME. A galera começou a procurar aquele jogo que estava acostumada a gastar as fichas no fliper da esquina e nada de encontrar no MAME porque o nome era diferente.

Aí tive a idéia de fazer este tópico para relembrar esses jogos e puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia esse hábito de mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos e Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim mesmo.

Segue abaixo alguns jogos com o nome trocado que eu me lembro:

==> Columbia (Xevious)

xevious.jpg


Esse é clássico ! Se bobear ainda é mais conhecido hoje como Columbia do que Xevious.
No MSX ainda tinha o "Columbia dos pobres", que era o Sky Jaguar, que realmente lembrava um pouco o clássico da Namco.

==> Fantastic (Galaga)

galagaez4.jpg


Esse divide opiniões. Há quem diga que existiam fliperamas com máquinas de Galaga mesmo, mas todos os que me lembro de ter frequentado chamavam o Galaga de Fantastic.

==> Commander (Scramble)

scramblemz8.png


Eu tive a oportunidade de jogar nas duas máquinas. Tanto na de Commander como a com o nome original: Scramble. Commander era mais comum. Também me lembro que apesar do jogo ser o mesmo a nave tinha um formato diferente. A do Scramble era mais arredondada do que a do Commander. Provavelmente o Commander era algum clone do Scramble.

==> Combate (Super Cobra)

supercobragi2.png


Eu só fui descobrir que o nome deste jogo era Super Cobra quando na época eu vi que no Atari e no MSX o "Commander de helicóptero" se chamava Super Cobra. Eu até tive a fita de MSX com este jogo. Nos fliperamas que eu frequentava o nome era Combate.

==> Jump (Frogger)

jumpd.gif


O jogo da rãzinha (ou do sapinho) como era mais conhecido se chamava Jump nos fliperamas.

==> Condor (Phoenix)

phoenixyq7.jpg


Esse eu não tenho certeza. Eu me lembro bem de ter jogado um arcade com o nome de Condor, que lembrava muito o Phoenix. Como também havia máquinas com o nome Phoenix acredito eu que era mais um caso de nome tupiniquim.

==> POP alguma coisa (Flyboy)

flyboyzz0.png


Ah, o jogo da asa delta ! Custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o Flyboy.

==> Bump 'n' Jump (Burning Rubber)

burninrubberzn6.gif


Este é um caso curioso aonde confirmei que o nome não foi trocado não. Na verdade existe mesmo os dois fora do Brasil e um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor idéia do que era clone.

==> Attack (Galaxian)

galaxianmg6.gif


Assim como o Galaga, o seu irmão mais velho também teve o nome trocado.

==> Star Crest (Moon Cresta)

mooncrestayc9.gif


Outro que eu apanhei pra achar no MAME.

==> Olimpíadas (Track and Field)

trackandfieldtb0.jpg


Esse também é clássico ! O jogo era febre nos fliperamas em 1984 (ano das Olimpíadas de Los Angeles). O nome em portugês caiu como uma luva.

==> Golden Castle (Gladiator)

gladiator1p.jpg


Eu não cheguei a jogar Gladiator nos fliperamas, mas um colega de outro forum conhecia o jogo como Golden Castle. Através de outras fontes pude confirmar que a Taito realmente colocou esse nome no jogo por aqui. E faz sentido, já que Golden Castle é a tradução literal do título original em japonês: Ougon no Shiro.

==> Super Fantastic (Gaplus)

gaplus1.png


Se o Galaga no Brasil ficou conhecido como Fantastic, nada mais natural que chamassem o Gaplus - que é um sucessor do Galaga - de Super Fantastic !

==> Kong (Donkey Kong)

kong.jpg


A Taito do Brasil batizou o Donkey Kong por aqui de Kong. Ainda não tenho certeza se o Kong que joguei era um clone do Donkey Kong ou um clone do clone de Donkey Kong: Crazy Kong. Reparem que o jogo está em português (recorde, ao invés de high score)

==> Munch Man (Pac-Man)

muncha.jpg


Esse eu só fui lembrar depois que vi esta foto numa revista. O Pac-Man, além de Pac-Man, teve outros nomes no Brasil. Um deles é esse Munch Man. Assim como o Kong, não tenho certeza se é o próprio Pac-Man com o nome trocado ou algum outro clone deste. O que posso dizer é que não achei nenhum arcade com o nome de Munch Man, exceto esse da foto acima.

==> Motorcycle (Traverse USA)

traverse.png


Faz tempo que eu me lembrava de ter jogado Traverse USA nos fliperamas com o título Motorcycle, mas como não tinha certeza absoluta deixei quieto. Até que um colega de outro forum se lembrou do nome e confirmou que aparecia escrito mesmo Motorcycle nos gabinetes do Traverse USA original aqui no Brasil. Traverse USA também é conhecido lá fora como Zippy Race e possui um clone chamado MotoRace USA.

Existem outros que eu ainda não pude confirmar a existência, como:

  • Stop Car (New Rally X)
  • Trovão Azul (Choplifter)

Vocês se lembram de mais algum ? Se lembram desses nomes ?
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

2especiaisretroindex.gif


Nomes de arcades no Brasil

Outro dia estava relembrando com um camarada meu aqueles jogos de fliperama cujo nome aqui no Brasil era bem diferente do nome original. O mais engraçado é que essa diferença só veio a tona com o advento do MAME. A galera começou a procurar aquele jogo que estava acostumada a gastar as fichas no fliper da esquina e nada de encontrar no MAME porque o nome era diferente.

Aí tive a idéia de fazer este tópico para relembrar esses jogos e puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia esse hábito de mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos e Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim mesmo.

Segue abaixo alguns jogos com o nome trocado que eu me lembro:

==> Columbia (Xevious)

xevious.jpg


Esse é clássico ! Se bobear ainda é mais conhecido hoje como Columbia do que Xevious.
No MSX ainda tinha o "Columbia dos pobres", que era o Sky Jaguar, que realmente lembrava um pouco o clássico da Namco.

==> Fantastic (Galaga)

galagaez4.jpg


Esse divide opiniões. Há quem diga que existiam fliperamas com máquinas de Galaga mesmo, mas todos os que me lembro de ter frequentado chamavam o Galaga de Fantastic.

==> Commander (Scramble)

scramblemz8.png


Eu tive a oportunidade de jogar nas duas máquinas. Tanto na de Commander como a com o nome original: Scramble. Commander era mais comum. Também me lembro que apesar do jogo ser o mesmo a nave tinha um formato diferente. A do Scramble era mais arredondada do que a do Commander. Provavelmente o Commander era algum clone do Scramble.

==> Combate (Super Cobra)

supercobragi2.png


Eu só fui descobrir que o nome deste jogo era Super Cobra quando na época eu vi que no Atari e no MSX o "Commander de helicóptero" se chamava Super Cobra. Eu até tive a fita de MSX com este jogo. Nos fliperamas que eu frequentava o nome era Combate.

==> Jump (Frogger)

jumpd.gif


O jogo da rãzinha (ou do sapinho) como era mais conhecido se chamava Jump nos fliperamas.

==> Condor (Phoenix)

phoenixyq7.jpg


Esse eu não tenho certeza. Eu me lembro bem de ter jogado um arcade com o nome de Condor, que lembrava muito o Phoenix. Como também havia máquinas com o nome Phoenix acredito eu que era mais um caso de nome tupiniquim.

==> POP alguma coisa (Flyboy)

flyboyzz0.png


Ah, o jogo da asa delta ! Custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o Flyboy.

==> Bump 'n' Jump (Burning Rubber)

burninrubberzn6.gif


Este é um caso curioso aonde confirmei que o nome não foi trocado não. Na verdade existe mesmo os dois fora do Brasil e um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor idéia do que era clone.

==> Attack (Galaxian)

galaxianmg6.gif


Assim como o Galaga, o seu irmão mais velho também teve o nome trocado.

==> Star Crest (Moon Cresta)

mooncrestayc9.gif


Outro que eu apanhei pra achar no MAME.

==> Olimpíadas (Track and Field)

trackandfieldtb0.jpg


Esse também é clássico ! O jogo era febre nos fliperamas em 1984 (ano das Olimpíadas de Los Angeles). O nome em portugês caiu como uma luva.

==> Golden Castle (Gladiator)

gladiator1p.jpg


Eu não cheguei a jogar Gladiator nos fliperamas, mas um colega de outro forum conhecia o jogo como Golden Castle. Através de outras fontes pude confirmar que a Taito realmente colocou esse nome no jogo por aqui. E faz sentido, já que Golden Castle é a tradução literal do título original em japonês: Ougon no Shiro.

==> Super Fantastic (Gaplus)

gaplus1.png


Se o Galaga no Brasil ficou conhecido como Fantastic, nada mais natural que chamassem o Gaplus - que é um sucessor do Galaga - de Super Fantastic !

==> Kong (Donkey Kong)

kong.jpg


A Taito do Brasil batizou o Donkey Kong por aqui de Kong. Ainda não tenho certeza se o Kong que joguei era um clone do Donkey Kong ou um clone do clone de Donkey Kong: Crazy Kong. Reparem que o jogo está em português (recorde, ao invés de high score)

==> Munch Man (Pac-Man)

muncha.jpg


Esse eu só fui lembrar depois que vi esta foto numa revista. O Pac-Man, além de Pac-Man, teve outros nomes no Brasil. Um deles é esse Munch Man. Assim como o Kong, não tenho certeza se é o próprio Pac-Man com o nome trocado ou algum outro clone deste. O que posso dizer é que não achei nenhum arcade com o nome de Munch Man, exceto esse da foto acima.

==> Motorcycle (Traverse USA)

traverse.png


Faz tempo que eu me lembrava de ter jogado Traverse USA nos fliperamas com o título Motorcycle, mas como não tinha certeza absoluta deixei quieto. Até que um colega de outro forum se lembrou do nome e confirmou que aparecia escrito mesmo Motorcycle nos gabinetes do Traverse USA original aqui no Brasil. Traverse USA também é conhecido lá fora como Zippy Race e possui um clone chamado MotoRace USA.

Existem outros que eu ainda não pude confirmar a existência, como:

  • Stop Car (New Rally X)
  • Trovão Azul (Choplifter)

Vocês se lembram de mais algum ? Se lembram desses nomes ?


Bom dia. Gostaria de saber se alguém ainda tem essa revista ou fotos dela, pois o site da veja só deixa assinantes terem acesso ao acervo.
 

Marcos Mc

Novato
Mensagens
27
Reações
17
Pontos
13
Bom... os motivos pelos quais a Taito trocava de nome não eram tão inocentes assim... Primeiro as placas não eram as mesmas usadas no Japão e EUA (se é que me entendem). Como naquela época o Brasil vivia na pré-história da evolução da eletrônica e informática - praticamente numa casca de nós - os técnicos usavam um único conjunto de placas com várias adaptações para rodas diferentes jogos. Para vocês terem uma idéia a Kong, Fantastic, Indian Batle entre várias outras rodavam no mesmo conjunto, era só trocar as ROMs e a paca de som. Tenho centenas de placas dessas... um dia vou baixar as ROMs para colocar no MAME.
Bom dia José.
Você tem a placa do Munch Man (pacman) da taito?
Estou a muito tempo procurando esta placa.
 
Topo Fundo