O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até quando vale a pena manter os consoles antigos?

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.700
Reações
15.339
Pontos
1.659
Ontem fez uma tarde fria aqui no sul, após o almoço me bateu uma vontade de jogar snes, e lá fui eu montar o game para jogar. Depois de desencaixotar tudo e deixar tudo pronto, eis que ligo e nada. Pensei ser o cartucho, tirei e coloquei novamente, e nada. Fiz tudo que estava possível, troquei de tv, testei outro cabo, e nada.

Simplesmente do nada o bicho parou de dar imagem, eu costumava liga-lo sempre no minimo uma vez por mês, para manter o bom funcionamento.

Resumindo, em tudo isso, perdi em torno de 40min a uma hora, entre desencaixotar o aparelho, ligar, religar, testar em outras TVs, etc até guardá-lo novamente. Aí em nem um minuto, peguei o meu Retroid e zerei Alladin de Snes de maneira rápida, e ainda habilitei o retroachievements do game que da uma boa sensação de desafio a mais.

Acho que provavelmente vou mandar consertar meu Snes e continuar com ele, mas cada vez mais tenho provas que os consoles antigos estão cada vez ficando mais inviáveis de se manter perante a comodidade da emulação.

Fico pensando, até quando vale a pena manter os consoles antigos? Hoje eu particularmente tenho por apenas apreço fisico do item, porém para jogar realmente, acho os emuladores muito mais convenientes e trazem menos problemas e consequentemente menos gastos.

Ultimamente tenho visto uma galera se desfazendo de coleções e indo para emuladores, acho que isso vai acabar sendo um caminho sem volta para muitos..
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.991
Reações
57.163
Pontos
2.164
Lógica nenhuma no mundo se aplica quando o assunto é colecionismo.

Se você não quer mais, vende. Simples assim.

Eu faço os dois, jogo no console original e também no emulador. Snes e mega principalmente no console e a geração 128bits principalmente no emulador, rodar os jogos em alta resolução e filtros muda demais a experiência, caso sua intenção seja uma imagem melhor.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.254
Reações
23.379
Pontos
1.619
Primeiro: ter videogames antigos é bom quando você quer ter conhecimento de eletrônica (mas isso não se resume a apenas esse equipamento eletroeletrônico).

Segundo: ter videogames antigos é legal porque você pode jogar com eles em sua TV, na folga da sua sala (crianças e namoradas (dependendo, namorados também) vão achar legal)

Terceiro: Será uma fonte de renda emergencial (já me ajudaram bastante em épocas de necessidade extrema: na morte de meu sogro, tive que vender dois videogames pra custear a passagem de ônibus pra minha esposa ir no enterro dele. O PS3, 3DO, Neo Geo CD foram pro pagamento de prestações do apê(rtamento) e por aí vai)

Terceiro e meio: não quer mais? Aceito doassãums....
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.078
Reações
6.952
Pontos
453
Do ponto de vista custo benefício e praticidade é simplesmente a pior opção, como o Vaynard falou colecionismo e lógica não andam juntos.

Hoje em dia eu tenho um ''cantinho retro'' no meu quarto com um ps2 e um Wii (consoles relativamente novos) numa CRT e tenho gostado bastante da experiência. Também jogo em emuladores no PC quando quero ver o jogo com gráficos melhores que o original e também acho bem legal a experiência. Não sou de colecionar jogos e no futuro quero pegar um mister fpga que vai cobrir basicamente qualquer coisa que eu queira jogar na TV de Tubo.

Mas sobre a questão do tópico eu tenho plena consciência de que se quebrar quebrou. Não tenho conhecimento pra consertar e aqui na cidade quase ninguém mexe mais com esses consoles antigos, mas como disse eu nunca olho o custo benefício, vejo apenas como gasto para aproveitar um dos meus únicos hobbys
 


*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.939
Reações
2.627
Pontos
994
Quando eu comprei meu Wii, estava disposto a viver de originais... Até descobri a praticidade do HD. Hoje só tenho o Mario Kart devido ao CTGP. :ksafado

Ainda mantenho alguns jogos na estante, afinal meu colecionismo não se limita a jogos. Mas a melhor coisa que fiz nos últimos tempos foi comprar um Game Stick. :kpaixao

Acho que vale a pena manter o que temos, principalmente se estiver funcionando. Mas investir, aí tem que ser em "novas tecnologias". :kjoinha
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.700
Reações
15.339
Pontos
1.659
Lógica nenhuma no mundo se aplica quando o assunto é colecionismo.

Se você não quer mais, vende. Simples assim.

Eu faço os dois, jogo no console original e também no emulador. Snes e mega principalmente no console e a geração 128bits principalmente no emulador, rodar os jogos em alta resolução e filtros muda demais a experiência, caso sua intenção seja uma imagem melhor.

Atualmente também estou nessa do console original com everdrive + emulador.

Mas atualmente estou cogitando em manter somente SNES e N64 no console original e o resto via emulação.

Um console que gostaria muito de colecionar é o Cube, mas é foda os casos de discos estragando sozinhos que tem no Cube, você comprar um disco e em meses ele ruir.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.296
Reações
2.473
Pontos
453
Cara, ultimamente eu ando pensando nisso, ter consoles antigos é aquele negócio, ficar montando tudo pra só depois ir jogar, no meu caso tenho as fitas guardadas em mini caixas e plásticos, ai tem mais isso pra tirar cada uma, meu snes de 93 não sei se é ele ou a fonte, mas tem ficado piscando ou totalmente em preto e branco por esses tempos na tv, incrivelmente na tv 4k ele ficou colorido, mas dependendo do momento do jogo, ele piscava em preto e branco, estou com bastante coisas aqui e por vários momentos, acabo pensando se é melhor desfazer, já que a grande maioria das vezes, acabo jogando por emuladores no Nintendo Wii
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.434
Reações
2.178
Pontos
703
Não confio na precisão da emulação da sexta geração... Por mais q pareça mto bom, ainda prefiro os consoles... Especialmente falando do PS2 q nunca foi um sistema fácil de emular.

Mas das gerações de 240p, estou avaliando jogar só em emuladores. A barreira do input lag já morreu com o recurso "Run Ahead" (acho q só no n64 q n da pra usar), mas eu ainda preciso ver, lado a lado, uma ótima CRT (tipo a Wega, q ainda n consegui) e o RetroArch com uma boa configuração de shader crt em TV 4k (esses shaders hj estão bem avançados, como o Royale). Preciso ver com meus próprios olhos se a TV de tubo ainda faz tanta diferença assim.

Caso eu entenda q não, vou recomprar alguns consoles (pq já tinha vendido) só pra ter o prazer visual e tátil, e ligar de vez em quando.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Sou emuleiro nato, coleciono vários packs de ROMs, ISOs e emuladores standalones, você perde tempo desencaixotando o console e jogando, eu perco tempo configurando e testando layouts de shaders e controles diferentes pra jogar game retrô, sempre tem uma parte que a gente perde tempo. Na maior parte dos casos, emulação funciona, pode ser que não, isso vale pra console velho também, é uma faca de dois legumes. Console parado pra mim é tralha, é igual ter Opala na garagem e não usar. Já emulador eu uso quase todo dia.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.700
Reações
15.339
Pontos
1.659
Cara, ultimamente eu ando pensando nisso, ter consoles antigos é aquele negócio, ficar montando tudo pra só depois ir jogar, no meu caso tenho as fitas guardadas em mini caixas e plásticos, ai tem mais isso pra tirar cada uma, meu snes de 93 não sei se é ele ou a fonte, mas tem ficado piscando ou totalmente em preto e branco por esses tempos na tv, incrivelmente na tv 4k ele ficou colorido, mas dependendo do momento do jogo, ele piscava em preto e branco, estou com bastante coisas aqui e por vários momentos, acabo pensando se é melhor desfazer, já que a grande maioria das vezes, acabo jogando por emuladores no Nintendo Wii

Eu ando pensando em ter apenas o Snes e o N64, e talvez um Wii para rodar GC e emuladores, mas ainda preciso de espaço em casa para ter um local dedicado a deixá-los sempre instalados pra só ligar e jogar.

Não confio na precisão da emulação da sexta geração... Por mais q pareça mto bom, ainda prefiro os consoles... Especialmente falando do PS2 q nunca foi um sistema fácil de emular.

Mas das gerações de 240p, estou avaliando jogar só em emuladores. A barreira do input lag já morreu com o recurso "Run Ahead" (acho q só no n64 q n da pra usar), mas eu ainda preciso ver, lado a lado, uma ótima CRT (tipo a Wega, q ainda n consegui) e o RetroArch com uma boa configuração de shader crt em TV 4k (esses shaders hj estão bem avançados, como o Royale). Preciso ver com meus próprios olhos se a TV de tubo ainda faz tanta diferença assim.

Caso eu entenda q não, vou recomprar alguns consoles (pq já tinha vendido) só pra ter o prazer visual e tátil, e ligar de vez em quando.

Realmente até o PS1 é ótimo a emulação, acima disso, não é 100% ainda.

E também tenho essa necessidade de ter o prazer tátil e visual.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.896
Reações
2.127
Pontos
653
Ter coleções é legal e muitos games antigos são muito melhores que os atuais, mas infelizmente o custo pra se manter esses aparelhos ta cada vez mais inviável.
Vai ter que chegar um momento onde as empresas vão criar algum tipo de solução moderna e viável pra isso.

Quanto mais o tempo passa, mais fica raro o aparelho não quebrar, achar peça, etc.

Com avanços tecnológicos, fica muito fácil e barato construir versões modernas, com litografia menor nos chips, mais durabilidade, menor consumo de energia...etc.

Se a NIntendo quisesse ela poderia muito facilmente fazer um super mini SNES com "cartuchos" do tamanho de cartão SD ou uma biblioteca toda baseada em loja digital que venderia horrores só por ter a fidelidade e originalidade do controle, que seria o mesmo, por exemplo.

Já consoles baseados em disco, seria super fácil fazer modelos ultra slim de baixo custo que teriam o tamanho pouco maior que um dvd player moderno:
1685413913472.png

Com referência, um DVD player de 1997:
1685413943270.png

O console que mais prova esse conceito de evolução tecnológica na mesma plataforma é o PS2, olha só:

Mobo do primeiro FAT:

1685414030313.png

1685414041976.png
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.896
Reações
2.127
Pontos
653
Não confio na precisão da emulação da sexta geração... Por mais q pareça mto bom, ainda prefiro os consoles... Especialmente falando do PS2 q nunca foi um sistema fácil de emular.

Mas das gerações de 240p, estou avaliando jogar só em emuladores. A barreira do input lag já morreu com o recurso "Run Ahead" (acho q só no n64 q n da pra usar), mas eu ainda preciso ver, lado a lado, uma ótima CRT (tipo a Wega, q ainda n consegui) e o RetroArch com uma boa configuração de shader crt em TV 4k (esses shaders hj estão bem avançados, como o Royale). Preciso ver com meus próprios olhos se a TV de tubo ainda faz tanta diferença assim.

Caso eu entenda q não, vou recomprar alguns consoles (pq já tinha vendido) só pra ter o prazer visual e tátil, e ligar de vez em quando.
Você conhece o projeto Mister FPGA?

Ele basicamente suporta todo tipo de plataforma até o PSX, acho que o N64 não dá conta de rodar. É um sistema de emulação todo open source criado por fans baseado no DE10 Nano, um PCB com um processador Cyclone V da Intel.

Eu não sei todos os detalhes, mas o Cyclone V é um chip FPGA que praticamente permite que cores digitais dos CPUs e chips dos consoles antigos sejam virtualizados..."emulados" seria uma maneira simplista de dizer, mas não conheço todas tecnicalidades da coisa. O fato é que os cores mais maduros apresentam compatibilidade e fidelidade 1:1 com os consoles originais, em termos de gráficos, som (!!!), input lag, etc.

 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.700
Reações
15.339
Pontos
1.659
Vai ter que chegar um momento onde as empresas vão criar algum tipo de solução moderna e viável pra isso.

Já existe, o FPGA como você mesmo recomendou.

O problema que só temos a Analogue que produz consoles FPGA que são caros e saem de linha rapidamente e do outro lado o Mister que é opensource. Falta realmente um investimento maior de alguma grande empresa de games no projeto.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.434
Reações
2.178
Pontos
703
Você conhece o projeto Mister FPGA?

Ele basicamente suporta todo tipo de plataforma até o PSX, acho que o N64 não dá conta de rodar. É um sistema de emulação todo open source criado por fans baseado no DE10 Nano, um PCB com um processador Cyclone V da Intel.

Eu não sei todos os detalhes, mas o Cyclone V é um chip FPGA que praticamente permite que cores digitais dos CPUs e chips dos consoles antigos sejam virtualizados..."emulados" seria uma maneira simplista de dizer, mas não conheço todas tecnicalidades da coisa. O fato é que os cores mais maduros apresentam compatibilidade e fidelidade 1:1 com os consoles originais, em termos de gráficos, som (!!!), input lag, etc.


Conheço sim, esqueci até de citar no meu post. Adquirir o Mister, hoje, só faria sentido se fosse pra usar a saída analógica com TV CRT... Pq os emuladores de PC funcionam tão bem quanto na maior parte... Input Lag já foi um problema, hj tem modo KMS, tem esse recurso "Run Ahead", etc.

O grande X da questão q quero "desvendar" é: "TVs de tubo ainda fazem toda essa diferença com as opções de shaders que temos hj em dia?". Por mais que eu busque y busque referências pela internet, acredito que só vendo pessoalmente, lado a lado, uma TV 4k com um shader bem configurado X uma TV de tubo boa. É aí que vou conseguir concluir isso... Só com vídeos e fotos n consigo ter a real noção do quão próximo podemos chegar com esses shaders.

Tem um bom tempo q n vejo jogos de 240p na tubosa... Consegui comprar uma recentemente de 29" mas ela n tá fazendo 240p, recebe o sinal e converte pra 480i... Preciso de outra, e uma das boas.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.934
Reações
14.628
Pontos
1.013
Só preciso me preocupar com os cartuchos de SNES aqui porque eu vendi meu SNES com o cartucho de Super Mario World e comprei um clone compatível com todos os meus cartuchos graças a Deus.

Tenho que aprender eletrônica para caso eu precise arrumar alguma coisa aqui.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.995
Reações
41.702
Pontos
1.689
Ele basicamente suporta todo tipo de plataforma até o PSX, acho que o N64 não dá conta de rodar.
Tenho boas notícias. Tem um cara trabalhando num Core de N64. Ainda não é 100% garantido, mas o desenvolvimento em cima já começou algum tempo.
Se não tivermos problemas, de repente daqui 1 ano teremos tb N64 para jogar.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.106
Pontos
1.539
Eu só jogo emulação, mas eu não tenho esse "perfeccionismo" que alguns tem com pixel e som, nunca tive, na epoca jogavamos snes e mega com entrada pra TV, nunca liguei, então nao me importo nada com isso, até uso filtros de emulação.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.630
Reações
17.698
Pontos
1.659
Eu só jogo emulação, mas eu não tenho esse "perfeccionismo" que alguns tem com pixel e som, nunca tive, na epoca jogavamos snes e mega com entrada pra TV, nunca liguei, então nao me importo nada com isso, até uso filtros de emulação.
Exatamente como eu penso Cielo acredita? Pessoal sempre fala "Bom mesmo, é no hardware original" mas se pensar bem, se levar uma TV smart ou TV box para aquela época, todo mundo iria endoidar. O que importa, é apertar o botão, pulou e tirou, já pode se divertir.

A gente jogava em TV de 14 com chiado danado da RF e achava bom demais. Isso quando não era de seletor com defeito e coisa assim.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.915
Pontos
1.264
Se é pra deixar guardado é melhor nem ter, aparelho antigo sem ligar é pedir pra dar defeito, tenho alguns aqui e todos estão energizados, sempre jogo alguma coisa neles e mesmo assim acontece de dar defeito.

Mas cada caso é diferente, nem sempre a pessoa tem como ligar todos e ai complica.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Eu acho que existem 2 tipos de colecionadores, os que não jogam e os que jogam, se vc é dos que jogam vale muito a pena aprender o basico da eletronica para fazer manuntenção em seus consoles, é possivel aprender sozinho de forma auto ditadica hoje em dia, falo por experiência própria pois tudo que sei aprendi sozinho, dito isso se for para colecionar e jogar vc precisa ter um canto dedicado a isso, praticidade precisa andar junto ou desanima, eu nunca entendi esse negócio de quem coleciona e joga manter consoles guardados em caixa e ficar montando sempre que vai jogar, isso é algo que desanima qualquer um, principalmente nós que estamos ficando velhos a praticidade é necessária, se não tem como manter um canto pronto pra isso, com certeza vale a pena focar na emulação

Estamos vivendo a época de ouro de ofertas de produtos para quem gosta de jogar em hardware real sem necessáriamente precisar querer colecionar e ficar comprando games (cartuchos / cds e etc) , temos inumeras soluções de flashcards, emuladores de drives, produtos que melhoram a performance de video e audio dos consoles, opções de destrave e etc, nunca foi tão grande a oferta de produtos nesse meio
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.070
Reações
5.680
Pontos
1.164
Não vale a pena manter, a verdade é essa, e esse seu Snes que pifou, deixa ele guardado do jeito que está, nem perca tempo arrumando, quando bater saudosismo da uma abraço nele, abre o emulador no PC, põem o snes do lado e pronto.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.106
Pontos
1.539
Exatamente como eu penso Cielo acredita? Pessoal sempre fala "Bom mesmo, é no hardware original" mas se pensar bem, se levar uma TV smart ou TV box para aquela época, todo mundo iria endoidar. O que importa, é apertar o botão, pulou e tirou, já pode se divertir.

A gente jogava em TV de 14 com chiado danado da RF e achava bom demais. Isso quando não era de seletor com defeito e coisa assim.
Eu tinha uma TV dessas:
1685473051113.png

Nisso ai que rodavamos, acho que até o Snes, eu lembro que o chefe do meu pai tinha uma TV 29 polegadas que parou de funcionar pra canal, ai ele deu pro meu pai, pq o videogame funcionava, foi uma loucura, isso ali por 94-95, pense uma TV de 29 pra jogar, e nao funcionavam os canais então ninguem enchia o saco...


Ai os caras vem "Ai mas a imagem não é fiel e nem o som", meu amigo, isso ai o som era o que saia, eu tinha um phantom system primeiro, nem o nes original eu tinha, faziamos gambiarra pra colocar a antena junto com a entrada do console, jogavamos do jeito que dava, tinha TV que nem som saia, a imagem saia em preto e branco, nós não estavamos nem ai.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.434
Reações
2.178
Pontos
703
Eu acho que existem 2 tipos de colecionadores, os que não jogam e os que jogam, se vc é dos que jogam vale muito a pena aprender o basico da eletronica para fazer manuntenção em seus consoles, é possivel aprender sozinho de forma auto ditadica hoje em dia, falo por experiência própria pois tudo que sei aprendi sozinho, dito isso se for para colecionar e jogar vc precisa ter um canto dedicado a isso, praticidade precisa andar junto ou desanima, eu nunca entendi esse negócio de quem coleciona e joga manter consoles guardados em caixa e ficar montando sempre que vai jogar, isso é algo que desanima qualquer um, principalmente nós que estamos ficando velhos a praticidade é necessária, se não tem como manter um canto pronto pra isso, com certeza vale a pena focar na emulação

Estamos vivendo a época de ouro de ofertas de produtos para quem gosta de jogar em hardware real sem necessáriamente precisar querer colecionar e ficar comprando games (cartuchos / cds e etc) , temos inumeras soluções de flashcards, emuladores de drives, produtos que melhoram a performance de video e audio dos consoles, opções de destrave e etc, nunca foi tão grande a oferta de produtos nesse meio
Você que é um cara com muita experiência com CRT e os monitores profissionais, já chegou a avaliar o quão próximos esses shaders do RetroArch são hj em dia? Ou nem usa?

Tenho mta curiosidade de ver uma comparação completa, tipo aquelas que o canal "My Life In Gaming" faz com assuntos relacionados.

Ainda quero arrumar uma Sony Wega e deixar uma TV 4k do lado com um bom shader desses, bem configurado, e comparar...
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.434
Reações
2.178
Pontos
703
Era mto bom não preocupar com detalhes de nada, na época a preocupação era só jogar, cabo RF... Composto era quase luxo. Porém acho mto válido e bacana tbm procurar entender e buscar a melhor imagem possível dentro das possibilidades de cada um, e não necessariamente to falando de hardware original. Como venho dizendo, esses shaders crt estão mto bons.

Não é pq na época não nos importávamos com nada q agora temos q cagar tbm... Vai de cada um, a parada é n ficar neurótico. Pq o importante mesmo é a diversão e a nostalgia.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Ainda quero arrumar uma Sony Wega e deixar uma TV 4k do lado com um bom shader desses, bem configurado, e comparar...
Só usar o gl-mattias do Retroarch e ser feliz.

55d348d9a7b8e7db01d0a1f03c94297a47200b22.jpg


princesscrown-200108-5ij9r.png


Sprite com zoom usando o shader mattias
FYIFjK9XgAIAmr0.jpg
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.896
Reações
2.127
Pontos
653
Exatamente como eu penso Cielo acredita? Pessoal sempre fala "Bom mesmo, é no hardware original" mas se pensar bem, se levar uma TV smart ou TV box para aquela época, todo mundo iria endoidar. O que importa, é apertar o botão, pulou e tirou, já pode se divertir.

A gente jogava em TV de 14 com chiado danado da RF e achava bom demais. Isso quando não era de seletor com defeito e coisa assim.
Eu acho legal vc curtir jogar por jogar e tal

Mas pra mim tem um aspecto de atingir o inatingível na época

Eu não tinha como ter um PS2 ligado numa Sony wega trinitron com cabo componente pra máxima qualidade…então o gostinho fica de jogar o que te da nostalgia, mas com aquela pitada de excesso do inatingível da época
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.630
Reações
17.698
Pontos
1.659
Eu tinha uma TV dessas:
Visualizar anexo 326022

Nisso ai que rodavamos, acho que até o Snes, eu lembro que o chefe do meu pai tinha uma TV 29 polegadas que parou de funcionar pra canal, ai ele deu pro meu pai, pq o videogame funcionava, foi uma loucura, isso ali por 94-95, pense uma TV de 29 pra jogar, e nao funcionavam os canais então ninguem enchia o saco...


Ai os caras vem "Ai mas a imagem não é fiel e nem o som", meu amigo, isso ai o som era o que saia, eu tinha um phantom system primeiro, nem o nes original eu tinha, faziamos gambiarra pra colocar a antena junto com a entrada do console, jogavamos do jeito que dava, tinha TV que nem som saia, a imagem saia em preto e branco, nós não estavamos nem ai.
Exatamente, era o que tinha para jogar e como a gente jogava viu hahahahahaha
Fora que hoje em dia você tem várias marcas de controles de SNES, Mega Drive e outros, se o negócio é ter a sensação tátil, esse problema já tem solução a anos.
Isso mesmo, lembro que o videogame ficava por baixo da estante, e minha nostalgia era o controle por exemplo, mais próximo que tinha de contato, então quando tenho um controle do Snes, Nes, Master e Mega USB, isso que me da nostalgia. Tanto que tenho tatuados são os controles. :-)
Eu acho legal vc curtir jogar por jogar e tal

Mas pra mim tem um aspecto de atingir o inatingível na época

Eu não tinha como ter um PS2 ligado numa Sony wega trinitron com cabo componente pra máxima qualidade…então o gostinho fica de jogar o que te da nostalgia, mas com aquela pitada de excesso do inatingível da época
Isso é legal, tentar adquirir o máximo de tecnologia possivel da época para se ter o gostinho, isso eu acho muito bom. :-)
 

Senhor Fantástico

Bam-bam-bam
Mensagens
700
Reações
1.529
Pontos
233
Eu acho que existem 2 tipos de colecionadores, os que não jogam e os que jogam, se vc é dos que jogam vale muito a pena aprender o basico da eletronica para fazer manuntenção em seus consoles, é possivel aprender sozinho de forma auto ditadica hoje em dia, falo por experiência própria pois tudo que sei aprendi sozinho, dito isso se for para colecionar e jogar vc precisa ter um canto dedicado a isso, praticidade precisa andar junto ou desanima, eu nunca entendi esse negócio de quem coleciona e joga manter consoles guardados em caixa e ficar montando sempre que vai jogar, isso é algo que desanima qualquer um, principalmente nós que estamos ficando velhos a praticidade é necessária, se não tem como manter um canto pronto pra isso, com certeza vale a pena focar na emulação

Estamos vivendo a época de ouro de ofertas de produtos para quem gosta de jogar em hardware real sem necessáriamente precisar querer colecionar e ficar comprando games (cartuchos / cds e etc) , temos inumeras soluções de flashcards, emuladores de drives, produtos que melhoram a performance de video e audio dos consoles, opções de destrave e etc, nunca foi tão grande a oferta de produtos nesse meio

Silver, como li aí em cima, vi que tu manja dos CRT da vida.

Mano, vê se tu consegue me ajudar: recentemente minha esposa pegou a TV de tubo que tinha la na casa da mae dela, e pediu pra um cara que aluga gabinete de fliperama pra montar um pra mim e me deu de aniversário. Fiquei felizão, porém, toda vez que ligo o fliper (com um raspberry ligado na tv), a TV aparece umas linhas horizontais brancas, vai ficando tudo muito claro até ficar totalmente branca e desligar.

Aí tenho que tirar da tomada, e colocar de novo a TV pra funcionar. E tenho que ficar com uma chave de fenda mexendo naqueles botoezinhos na parte de tras da placa que giram, acho que é focus e o outro q nao lembro o nome. Aí dá pra usar, mas é só ficar mt tempo numa tela mt clara que o problema volta.

O que posso fazer pra tentar resolver? Não tem um infeliz de um tecnico la nos arredores que tope ir la em casa pra consertar.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.959
Pontos
844
Primeiro: ter videogames antigos é bom quando você quer ter conhecimento de eletrônica (mas isso não se resume a apenas esse equipamento eletroeletrônico).

Segundo: ter videogames antigos é legal porque você pode jogar com eles em sua TV, na folga da sua sala (crianças e namoradas (dependendo, namorados também) vão achar legal)

Terceiro: Será uma fonte de renda emergencial (já me ajudaram bastante em épocas de necessidade extrema: na morte de meu sogro, tive que vender dois videogames pra custear a passagem de ônibus pra minha esposa ir no enterro dele. O PS3, 3DO, Neo Geo CD foram pro pagamento de prestações do apê(rtamento) e por aí vai)

Terceiro e meio: não quer mais? Aceito doassãums....
Assim na cara de pau? Chama nem pra sair?
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.959
Pontos
844
Vamos por partes:

Primeiro, que Snes com tela preta, muita das vezes o culpado é o RESET. As vezes é sujeira nele. Ligue o jogo e comece a colocar pra cima várias vezes o reset. Se a tela piscar em algum momento, ele é o culpado e precisa abrir e limpar. Taca álcool isopropílico dentro do botãozinho e fique apertando direto.

Segundo: Ter videogame antigo, é quase que obrigação ter conhecimento em eletrônica, caso contrário, vai chorar. Pode ser o básico, mas tem que saber sobre eletrônica analógica, ter as ferramentas, um bom ferro de solda, saber soldar e um cantinho só de reparo e preventivas. Videogame antigo é igual carro velho, tem que passar por revisão de tempos em tempos. Tenho um Mega Drive 2 aqui, parece que acabou da sair da loja, e ele está com a placa na bancada, passando por recap preventivo, já que o dito cujo resolvia ter ondulações na tela após meia hora ligado. Meu conhecimento ajudou a saber onde estava o defeito e já sair eliminando outros que iriam vir.

Terceiro: Se só tem videogame velho pelo fato de jogar e não por sentimentalismo, vende isso e use emuladores, bem mais prático e zero dor de cabeça.

Quarto: Isso de ligar as vezes não previne nada. Se tiver que pifar, pifará. Se usa direto, irá degradar mais rápido os componentes, se usa raramente, os capacitores poderão secar ou vazar. Independente de qualquer coisa, irá estragar tudo, visto que a matéria-prima dos componentes tende a sofrer alterações com o tempo, ainda mais itens derivados de petróleo.
 
Topo Fundo