O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+ Até terça] E esse apagão em SP?

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
Eu só fui ficar sabendo agora que São Paulo está sem energia, e alguns lugares também sem água, segundo a Enel, só terça vai ser totalmente normalizado.



Quem tá sem energia não vai conseguir responder ou comentar né, mas quem está em SP e ainda tem energia e internet, consegue comentar?
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.487
Reações
7.896
Pontos
453
sim, aqui acabou umas 16 e pouco
só foi voltar umas 4 da manhã
como eu trampo home de madruga perdi o dia de trabalho
nem sinal de celular tava funcionando
um caos...
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
sim, aqui acabou umas 16 e pouco
só foi voltar umas 4 da manhã
como eu trampo home de madruga perdi o dia de trabalho
nem sinal de celular tava funcionando
um caos...
Quando nem sinal de celular funciona é que bate o pânico. Dificulta muito coordenar as equipes, e as pessoas a procurarem ajuda.

Nessas horas entendo o pessoal que tem rádio de manivela.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.755
Reações
20.082
Pontos
1.279
Falaram em 870 árvores caídas no temporal na grande São Paulo toda.
Foi tipo uma amostra do apagão bíblico, sem energia, no breo e nem mesmo sinal de celular.
Tipo incomunicável mesmo.
Quem tava na rua falaram que foi foda.
Meia hora de temporal fez esse estrago, mas precisavam ver a força que tava aquele vento.
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.555
Reações
91.710
Pontos
1.503
Ficamos cerca de 10h sem luz.
Um breu total no bairro. Estava com medo de marginais aproveitarem pra assaltar, mas aparentemente até bandido tem medo do breu, já que não dá pra ver o que o aguarda.

Como acho que nesse verão ocorrerá mais vezes isso, já compramos 2 lâmpadas de emergência e uma lanterna boa. O que segurou bem aqui foi um power bank para o celular e velas.

Teve lugar em Santo André que ficou mais de 24h sem luz.

Detalhe: hoje tem ENEM.

Tão dizendo que foi um ciclone. Se vier um 10% mais forte o caos poderá fugir de controle.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.555
Reações
91.710
Pontos
1.503
Pessoal na internet tá puto com a Enel e já aproveitam para se posicionarem politicamente contra privatização. Só que isso que aconteceu foi completamente atípico, não tem infra que aguente uma ventania dessas. Considerando o tamanho da RMSP é normal que não tenha equipe suficiente para resolver tudo rapidamente. Só acho que faltou transparência da empresa quanto ao critério de prioridade.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.684
Reações
23.787
Pontos
1.474
Aqui na minha rua em Cotia 2 árvores cairam na fiação, estourou tudo, troncos pendurados nos cabos de telefonia.

Vieram 4 caminhões da Enel, 3 só especializados em poda. Trampo das 13:00 até as 19:00hrs, e considerado por eles "leve", apenas trabalhoso. Acompanhei de perto, não é fácil!

Os ventos superiores a 100 km/h durante o temporal de sexta-feira, 3, foram os maiores já registrados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo desde 1995, quando esses dados começaram a ser computados na capital. Às 16h15, foram registradas no aeroporto de Congonhas, na zona sul, rajadas de vento de 103,7 km/h.

A força dos ventos derrubou centenas de árvores, afetando a rede elétrica. Ainda neste sábado, cerca de 1 milhão de endereços estão sem luz na cidade de São Paulo de um total de 1,4 milhão de atingidos na capital.


Cidades vizinhas como Embu, Sorocaba e São Roque foram BEM castigadas.

Mas deixaram BEM claro que a prioridade eram os hospitais e áreas de grande circulação de veículos.

Totalmente atípico!
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.669
Reações
30.565
Pontos
1.253
Sei lá.
Não acabou nem luz, nem água e a internet ficou funcionando bem durante toda a chuva.

Pessoal não tem noção do tamanho de SP, é impossível generalizar qualquer coisa aqui.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.297
Reações
35.607
Pontos
1.053
Sei lá.
Não acabou nem luz, nem água e a internet ficou funcionando bem durante toda a chuva.

Pessoal não tem noção do tamanho de SP, é impossível generalizar qualquer coisa aqui.

aqui na rua acaba luz muito fácil (um dos motivos que troquei desktop por note), mas dessa vez nem energia faltou.
saí perto das 18 para dar uma volta e tb não vi nada de estrago.
o que percebi foi internet no celular estava ruim.

isso de não ter água, tem bairros (ou melhor, pedaços de bairro) que já ficam 2-3 dias sem água na semana.
 

Chevy

Habitué da casa
Mensagens
63
Reações
126
Pontos
53
Esse apagão está todo fragmentado . Tem rua que está sem e outra do lado que tá normal . Aqui na minha área graças a Deus não caiu . Aqui ao redor tem vários condominios sem energia há mais de 24 horas e a maioria não tem gerador de enregia . Fico imaginando como estão fazendo para subir lances de escadas de 20 andares !! :ksnif.
A "sorte" da Enel é que mesmo que sofra vários processos , vai estar na amparada numa cláusula que diz que em casos de catástrofes de fenomenos naturais não pode fazer nada .
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.672
Reações
9.529
Pontos
653
Aqui na zona sul onde eu moro não caiu a energia. Estava voltando do trabalho quando começou o temporal na sexta, ventou forte pra c***lh0 e tinha pontos de alagamento. Vi uma árvore caída na frente de um carro, por sorte não acertou em cheio.

Abçs
 

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.364
Reações
2.068
Pontos
749
Aqui no ABC tá tranquilo até... não rolou nenhum apagão (onde moro em São Bernardo pelo menos). Minha namorada mora no Tucuruvi e aparentemente tá OK também.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
Pessoal na internet tá puto com a Enel e já aproveitam para se posicionarem politicamente contra privatização. Só que isso que aconteceu foi completamente atípico, não tem infra que aguente uma ventania dessas. Considerando o tamanho da RMSP é normal que não tenha equipe suficiente para resolver tudo rapidamente. Só acho que faltou transparência da empresa quanto ao critério de prioridade.
Tem uma infraestrutura que aguenta essa ventania: fios enterrados.

Foda que a Enel foi contra.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.958
Reações
230.365
Pontos
2.529
Pessoal na internet tá puto com a Enel e já aproveitam para se posicionarem politicamente contra privatização. Só que isso que aconteceu foi completamente atípico, não tem infra que aguente uma ventania dessas. Considerando o tamanho da RMSP é normal que não tenha equipe suficiente para resolver tudo rapidamente. Só acho que faltou transparência da empresa quanto ao critério de prioridade.


Mas é meio complicado também , se os caras acharem que não vai ter lucro eles podem dar o f**a-se. Ou arrumar e mandar aquele belo boleto depois.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.497
Reações
10.089
Pontos
1.364
Pessoal na internet tá puto com a Enel e já aproveitam para se posicionarem politicamente contra privatização. Só que isso que aconteceu foi completamente atípico, não tem infra que aguente uma ventania dessas. Considerando o tamanho da RMSP é normal que não tenha equipe suficiente para resolver tudo rapidamente. Só acho que faltou transparência da empresa quanto ao critério de prioridade.
Nah, tem uma razão pra muito condominio ter um gerador... A enel é uma b*sta e sempre foi.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.297
Reações
35.607
Pontos
1.053
Tem uma infraestrutura que aguenta essa ventania: fios enterrados.

Foda que a Enel foi contra.

SP tem 17 mil km de fiação elétrica.
sabe quando isso vai ser enterrado ? nunca.

o problema é falta de planejamento e fragmentação da infraestrutura, onde cada setor (água, luz, gás, telefonia) só pensa no seu pedaço.
 

Paerish

Bam-bam-bam
Mensagens
4.021
Reações
6.775
Pontos
453
Aqui no meu bairro a luz não caiu, mas algumas árvores caíram.


Pessoal na internet tá puto com a Enel e já aproveitam para se posicionarem politicamente contra privatização. Só que isso que aconteceu foi completamente atípico, não tem infra que aguente uma ventania dessas. Considerando o tamanho da RMSP é normal que não tenha equipe suficiente para resolver tudo rapidamente. Só acho que faltou transparência da empresa quanto ao critério de prioridade.

Concordo que algumas pessoas se aproveitaram da situação pra fazer críticas a privatização e que isso é ridículo, mas a Enel é muito incompetente. Mesmo em dias normais, quando cai a energia é quase impossível você conseguir uma informação deles sobre quando ela vai voltar porque o suporte deles é péssimo.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
SP tem 17 mil km de fiação elétrica.
sabe quando isso vai ser enterrado ? nunca.

o problema é falta de planejamento e fragmentação da infraestrutura, onde cada setor (água, luz, gás, telefonia) só pensa no seu pedaço.
Se não começar, não vai enterrar nunca mesmo.

Se começarem pelas partes mais críticas, e ir gradualmente fazendo toda infraestrutura, um dia enterram tudo.
 

Chevy

Habitué da casa
Mensagens
63
Reações
126
Pontos
53
Se não começar, não vai enterrar nunca mesmo.

Se começarem pelas partes mais críticas, e ir gradualmente fazendo toda infraestrutura, um dia enterram tudo.
Curiosamente essa matéria da Folha sobre cabeamento de fios na cidade de SP foi publicada 1 dia antes do apagão ! Sp já tem bairros com cabeamento enterrado em alguns bairros como Vila Olimpia e algumas ruas do centro velho . Basicamente o maior problema é o custo ( 11 vezes mais que fiação normal ) .

Matéria completa abaixo :

Ações para enterramento de fios em SP não avançam, e prefeitura estuda novo programa
Excesso de cabos nos postes traz instabilidade a serviços públicos e risco à segurança; custo alto é barreira para enterramento


Leonardo Zvarick
São Paulo

Há mais de quatro décadas a dona de casa Elisabete Narciso, 61, observa de sua janela as mudanças na paisagem de São Paulo. "Antigamente dava até para ver as antenas na avenida Paulista", conta a moradora do Jardim Peri, bairro da zona norte.

De dez anos para cá, no entanto, a vista vem perdendo encanto. "Bem na frente da minha casa tem um poste que atrapalha muito, pois está sempre lotado com fios", diz Elisabete, que vê pouca ação para solucionar o problema.

Os emaranhados de fios suspensos em vias públicas há anos são elementos que se destacam na paisagem da cidade. Reconhecido como indesejável por autoridades e urbanistas, o caos aéreo –sobretudo em áreas mais adensadas– traz instabilidade a serviços públicos e risco à segurança.

O uso de postes de luz para serviços de telecomunicações é regulamentado por resolução conjunta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Pelas normas vigentes, cada poste deveria comportar, no máximo, cinco instalações ao mesmo tempo, mas, na prática, a infraestrutura é ocupada também por fiações irregulares.

"Hoje nós temos 399 contratos [de locação de postes] de empresas de telecom conosco, mas tem muitas que operam clandestinamente. E esse número nós não temos nem ideia qual seja", afirma Márcio Jardim, diretor de planejamento da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

De acordo com a empresa, cerca de dez toneladas de cabos irregulares foram retirados de postes em sua área de operação de janeiro a agosto desse ano, volume similar ao do ano passado. Além das instalações clandestinas, fiações abandonadas por operadoras regulares, que muitas vezes instalam equipamento novo sem recolher o antigo, se misturam aos emaranhados.

A cidade de São Paulo tem aproximadamente 750 mil postes. Desde 2020, uma lei municipal estabelece normas para a organização da rede aérea da cidade, mas ela nunca foi regulamentada pela prefeitura.

Até o mês de setembro, a autoridade municipal emitiu 118 notificações e 22 multas a empresas de telecomunicações por irregularidades nas instalações, no valor total de R$ 16 mil. Ao longo de todo o ano passado, foram 92 multas (R$ 94 mil).

Procurada, a gestão Ricardo Nunes (MDB) disse que "estudos técnicos vão definir o parâmetro para a regulamentação" da lei.


Para Luiz Henrique Barbosa da Silva, presidente da TelComp, entidade que reúne mais de 70 operadoras de telecomunicações, a falta de uma fiscalização eficiente cria dificuldade na organização da rede. "Infelizmente é uma tarefa muito difícil. A gente brinca que você vai e reordena, mas de madrugada aparece uma Kombi branca lançando uma rede clandestina que a gente não conhece", disse.
Enterramento é alternativa, mas custo alto impõe barreira

Alternativa adotada por outras grandes cidades, como Barcelona, Paris e Nova York, a fiação subterrânea foi aplicada em pouquíssimas áreas de São Paulo, como a avenida Paulista e, mais recentemente, o entorno do Museu do Ipiranga. De acordo com a Enel, apenas 6% dos 43 mil quilômetros de rede elétrica em sua área de concessão são enterrados.

Os custos elevados são o principal obstáculo para que os projetos avancem –a rede enterrada é 11 vezes mais cara que a aérea, de acordo com a distribuidora.

A engenheira elétrica Michele Rodrigues explica que além das despesas com obras, que envolvem a abertura de valas, construção de poços de inspeção e recomposição de calçadas, os materiais e equipamentos utilizados na rede subterrânea têm custo maior.

"O cabeamento é mais caro, pois é revestido e impermeável. É como se fosse um cabeamento marítimo, porque muitas dessas subestações alagam com o tempo. Além disso, a rede enterrada usa transformadores de maior potência, que são resinados e possuem blindagem, porque também ficam submersos", explica a professora da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Em 2005, uma lei municipal estabeleceu que as concessionárias de energia e outros serviços via cabo, como telefonia e internet, enterrassem por conta própria 250 quilômetros lineares de rede por ano. A Justiça, porém, entendeu que o município não tem competência para legislar sobre o assunto, já que a concessão do serviço de distribuição de energia é federal.

Um dos argumentos citados é que a exigência poderia desequilibrar financeiramente o contrato de concessão, com impacto na tarifa ao consumidor. Na época, a conta para o enterramento total da rede ficava em torno de R$ 100 bilhões.


A Enel reconhece que a rede aérea está sujeita a mais interrupções, já que é afetada por chuvas e ventanias, entre outras influências externas. As quedas de energia, em muitos casos, se prolongam além do limite de tempo estabelecido pela agência reguladora, mas o diretor de planejamento Márcio Jardim diz que a distribuidora cumpre os parâmetros estabelecidos na concessão.

Segundo a Enel, R$ 7 bilhões foram investidos nos últimos cinco anos, incluindo novas tecnologias para melhorar a qualidade da distribuição.

"[Enterramento de fios] é uma questão que ainda tem que ser amadurecida. Então, por isso que a gente precisa e conta muito com o poder público no sentido de avançar em projetos como esse", acrescenta Jardim, em referência ao programa SP Sem Fio, da prefeitura.

Lançada em 2017 pelo então prefeito João Doria (à época no PSDB), a iniciativa previa o enterramento de 65 km de rede aérea em 210 ruas da região central e da Vila Olímpia, na zona sul.

O projeto, segundo a prefeitura, não tem ônus aos cofres da cidade. "A administração municipal atua na coordenação das mais de 100 empresas de telecomunicação, Enel, Ilumina SP e a SPtrans (por conta dos trólebus)", diz nota.

Segundo a TelComp, o custo total das intervenções de infraestrutura civil do projeto, incluindo recomposição de calçadas, é estimado em R$ 227 milhões, enquanto o custo da migração das redes é de quase R$ 90 milhões. A Enel não informou o valor investido.


Passados seis anos, a prefeitura diz que 57% do serviço foi concluído. Hoje, o principal entrave é o enterramento das redes de telecomunicações. A associação que representa o setor atribui atrasos no cronograma à pandemia e a limitações logísticas.

"Você depende de licenças da Companhia de Engenharia de Tráfego, licenças da própria prefeitura, e você tem pequenos espaços do dia para executá-la. Então, a obra é muito pouco produtiva em termos de eficiência", disse Silva, da TelComp.

A entidade diz que todas as obras já estão em andamento e prevê que o trabalho acabe em 2025. A prefeitura não disse se há planos de prorrogar o programa. Mas desde o início do ano, um grupo de trabalho formado por diversas secretarias municipais estuda maneiras de ampliar as políticas de enterramento de fios. As conclusões devem ser apresentadas até o fim do ano.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.297
Reações
35.607
Pontos
1.053
Se não começar, não vai enterrar nunca mesmo.

Se começarem pelas partes mais críticas, e ir gradualmente fazendo toda infraestrutura, um dia enterram tudo.

os bairros que não tem gás encanado ainda podem ser beneficiados se houver um esforço em conjunto, os demais bairros perderam a janela quando teve passagem de banda larga.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.555
Reações
91.710
Pontos
1.503
Tem uma infraestrutura que aguenta essa ventania: fios enterrados.

Foda que a Enel foi contra.

Repassariam os custos para os consumidores. Imagina o valor da conta. :kcaro

@tortinhas10 o @tonyr2d2 já matou a charada quanto a prioridade dos caras. 1,4 milhão de residência não é brincadeira, leva tempo mesmo pra consertar tudo.

Edit: Não tô passando pano pra Enel, é uma bosta mesmo. Muita reclamação e na pandemia teve um rolo do caramba com conta alta vindo pra muita gente, nem sei se foi resolvido. Só estou dizendo que esse evento foi atípico. Fudeu com meio mundo de fiação.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.211
Reações
48.295
Pontos
803
Manda os relatos aí
O que rolou com você?
Estava no interior, fui fazer umas compras no período da tarde e choveu pra caramba quando estava lá faltou luz e quebrou algumas lâmpadas no lado de fora do supermercado.
Na volta, várias árvores haviam caído na estrada e da entrada aonde estava tinha caído se tivesse saído antes poderia ter caído na minha cabeça
Ainda bem que uma boa alma falou o retorno
Fui nessa outra entrada, estava fechada bati palmas pra caramba não havia ninguém com a chave do portão andei pra caramba, fui no portão do condomínio saber dessa chave, falaram que já haviam aberto o portão, não estava subi de novo, peguei a chave e desci
Cheguei na casa, tava sem luz, voltei antes do previsto muitas árvores caídas um cenário preocupante
Estou na capital mas na minha região muitos lugares sem luz e árvores tombadas.
 

Web

Moderador Caveira
Membro STAFF
Mensagens
482
Reações
1.482
Pontos
1.058
Acho que tá mais relacionado à quantidade de árvores nas regiões afetadas.
Só no meu quarteirão caíram três árvores na sexta. A energia não voltou até agora, passadas quase 48h.
Mas o prédio tem gerador, então sem problema. O drama maior foi que uma árvore caiu na entrada da garagem.

Update: Voltou às 17h30 de domingo, aproximadamente 50h depois da tempestade.
 
Ultima Edição:

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
Repassariam os custos para os consumidores. Imagina o valor da conta. :kcaro

@tortinhas10 o @tonyr2d2 já matou a charada quanto a prioridade dos caras. 1,4 milhão de residência não é brincadeira, leva tempo mesmo pra consertar tudo.

Edit: Não tô passando pano pra Enel, é uma bosta mesmo. Muita reclamação e na pandemia teve um rolo do caramba com conta alta vindo pra muita gente, nem sei se foi resolvido. Só estou dizendo que esse evento foi atípico. Fudeu com meio mundo de fiação.
Concessão tem de ter contrapartida, eles tem de trazer melhorias para a infraestrutura, esse caso atual é uma clara situação que deveria mostrar que essa contrapartida não está acontecendo.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.068
Reações
5.676
Pontos
1.164
Tem região sofrendo aumento da desertificação e por aqui dizem que vai começar tempestades e possíveis furacões, em pensar que uma das previsões era que SP viraria um deserto, devido ao desmatamento velado da Amazônia. Pra quem tem pelo menos 35 a 40 anos, consegue facilmente ver como o clima mudou bruscamente em tão pouco tempo, quem sabe é transitório e daqui pra frente muda pra melhor, hehe...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.958
Reações
230.365
Pontos
2.529
Repassariam os custos para os consumidores. Imagina o valor da conta. :kcaro

@tortinhas10 o @tonyr2d2 já matou a charada quanto a prioridade dos caras. 1,4 milhão de residência não é brincadeira, leva tempo mesmo pra consertar tudo.

Edit: Não tô passando pano pra Enel, é uma bosta mesmo. Muita reclamação e na pandemia teve um rolo do caramba com conta alta vindo pra muita gente, nem sei se foi resolvido. Só estou dizendo que esse evento foi atípico. Fudeu com meio mundo de fiação.


Po, mas privatiza justamente para melhorar kk. Se for privatizar para deixar a mesma m****, então melhor continuar público. Desse jeito aí parece que foi só para deixar alguém rico. Esperar até terça sem luz é foda.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
Tem região sofrendo aumento da desertificação e por aqui dizem que vai começar tempestades e possíveis furacões, em pensar que uma das previsões era que SP viraria um deserto, devido ao desmatamento velado da Amazônia. Pra quem tem pelo menos 35 a 40 anos, consegue facilmente ver como o clima mudou bruscamente em tão pouco tempo, quem sabe é transitório e daqui pra frente muda pra melhor, hehe...
Tô pra fazer 30 anos, e já consigo ver essa diferença. Quando eu paro e vejo a cidade do interior que eu cresci hoje em dia e comparo com minha época de criança, é assustador ver como está tudo mais seco, mais empoeirado, mais "desértico. Coisa de que hoje em dia você limpa o batente da janela de manhã, e de tarde já tem poeira acumulada.
 
Topo Fundo