O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Bebidas destiladas [+sem preconceitos, vale Whisky, Rum, Cachaça, Gin, Vodka, Cognac, Tequila, Absinto, Soju e tudo mais]

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Onde vc encontrou port charlotte por 370??
contato pessoal que tem conhecido q trás de fora! era antigo dono do site topsul bebidas mas ta seguindo só pelo whats. O problema é que é roleta russa. Todo mês ele tem algo diferente q pode ser ruim se vc ta querendo comprar as mesmas coisas mas como uma garrafa dura... da pra esperar e experimentar as novidades
Acho que ja tinha comentado aqui...fiz um grupo aqui com a turma...assim da pra pegar um whisky mais brutos
ah bacana :) não lembrava
um dos meus favoritos tb, sempre bom qdo ta em promoção no pais vizinho
é um dos melhores turfados de entrada. Esse e Ledaig 10 tão bem pop entre os entusiastas

to de olho no recém lançamento aí do Port Charlotte 18! Finalmente a Bruichladdich começou a ter idade mais avançada
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.252
Pontos
1.084
Alguém comprou o First Ember da Lamas que lançou hoje?
Na live do Tierri vendeu tudo em pouco mais de uma hora, não comprei, mas estou afim de comprar meu primeiro Ardbeg.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Alguém comprou o First Ember da Lamas que lançou hoje?
Na live do Tierri vendeu tudo em pouco mais de uma hora, não comprei, mas estou afim de comprar meu primeiro Ardbeg.
Cheguei a ver. Ate cogitando pegar. Essss tempos tenho gostado menos do perfil base da lamas. Mas ainda tenhp curiosidade em como isso ficaria miaturado com turfa. So acho q tao pedindo mto por 290

Eu investiria em ardbeg mesmo hahaha. Apesar dele nao see tao turfado quanto o laphroaig em termos medicinais e iodo. Ardbeg puxa pra lareira, cinzas e limão pra mim. Acho q os 46% podem reforçar entao so tomando mesmo!

Comprei esses dias outro eagle rare 10, angostura bitters laranja e xarope de gengibre. Semanas atras peguei licor 43 barista (cafe)

Gosto do old fashiones com bourbon, penicilin com scotch turfado e expresso marrini com rum

Tem o whiskey sour com bourbon q é mto bom mas lidar com ovo da preguiça so de pensar kkk
 

m4kin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
877
Reações
538
Pontos
559
O que sei é que as novas garrafas da Lamas são brochantes...pqp.

As garrafas antigas eram massa demais, agora vieram com esse trem horrível...
Ja comprei 2 Lamas, são bons, mas só valem o preço em promoção e pela curiosidade, na mesma faixa encontra-se melhores. E sim a garrafa nova é mto feia.
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.209
Pontos
1.204
Ja comprei 2 Lamas, são bons, mas só valem o preço em promoção e pela curiosidade, na mesma faixa encontra-se melhores. E sim a garrafa nova é mto feia.
Estou com dois Lamas também, o Rarus e o Nimbus. Na promoção vale com certeza. O Nimbus eu achei bem legal, é enfumaçado com queima de madeira de eucalipto.

A garrafa nova é sem comentários...feia pra cacete, não da pra entender como deixaram...
 


guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.252
Pontos
1.084
Eu investiria em ardbeg mesmo hahaha. Apesar dele nao see tao turfado quanto o laphroaig em termos medicinais e iodo. Ardbeg puxa pra lareira, cinzas e limão pra mim. Acho q os 46% podem reforçar entao so tomando mesmo!
Estava querendo o Wee Beastie 5 deles, já tomou? Em teoria é mais pungente que o 10 anos justamente por ficar menos tempo maturando em barril, por outro lado falam que nem tanta diferença assim, que a turfa começa a ficar mais fraca mesmo, depois de 11 anos de barril, e que o preço é praticamente igual ao Ardbeg 10, não compensando por conta do defumado ser praticamente igual mas sem a complexidade do barril.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Estou com dois Lamas também, o Rarus e o Nimbus. Na promoção vale com certeza. O Nimbus eu achei bem legal, é enfumaçado com queima de madeira de eucalipto.

A garrafa nova é sem comentários...feia pra cacete, não da pra entender como deixaram...
isso lembra a repaginação super recente da glenallachie. Era feia e ficou pior

antiga tirada por mim
osOMU3z.jpg


a nova
glenallachie-12-year-old-p14473-25411_image.jpg
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Estava querendo o Wee Beastie 5 deles, já tomou? Em teoria é mais pungente que o 10 anos justamente por ficar menos tempo maturando em barril, por outro lado falam que nem tanta diferença assim, que a turfa começa a ficar mais fraca mesmo, depois de 11 anos de barril, e que o preço é praticamente igual ao Ardbeg 10, não compensando por conta do defumado ser praticamente igual mas sem a complexidade do barril.
Putz nunca tomei o Wee Beastie... e gostaria de saber tbm se precede o q falam de ser menos complexo porém mais potente na turfa. Em teoria era pra ser isso... Ainda to pra abrir meu corry mas abri um dos uigeadail que peguei e achei demais. 54% de ABV, sherry cask no meio... o negócio é top! Mas pra vc recomendaria logo um ardbeg corryvreckan se quer uma turfa pesadíssima. Problema é o preço

Acho que o Laphroaig 10 e Quarter Cask são bastante competentes pra quem procura peat bomb a preço mais moderado (na faixa dos 400). Tem mtos outros turfados q podem se rmelhores no conjunto mas sendo específico potência de peat acho q por enquanto só Laphoroaig. Os mais turfados já ficam mais caros (como o ardbeg corryvreckan, bruichladdich octomore, long row, próprio Laphroaig 10 Cask Strength, etc)
Ai que tá, é ok mas nao é um turfado
esse q lançaram agorinha é turfado (peated) q deram nome de first ember. O robustus e nimbus são da queima do eucalipto (se não me engano robustus é nimbus cask strength)
 

m4kin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
877
Reações
538
Pontos
559
Putz nunca tomei o Wee Beastie... e gostaria de saber tbm se precede o q falam de ser menos complexo porém mais potente na turfa. Em teoria era pra ser isso... Ainda to pra abrir meu corry mas abri um dos uigeadail que peguei e achei demais. 54% de ABV, sherry cask no meio... o negócio é top! Mas pra vc recomendaria logo um ardbeg corryvreckan se quer uma turfa pesadíssima. Problema é o preço

Acho que o Laphroaig 10 e Quarter Cask são bastante competentes pra quem procura peat bomb a preço mais moderado (na faixa dos 400). Tem mtos outros turfados q podem se rmelhores no conjunto mas sendo específico potência de peat acho q por enquanto só Laphoroaig. Os mais turfados já ficam mais caros (como o ardbeg corryvreckan, bruichladdich octomore, long row, próprio Laphroaig 10 Cask Strength, etc)

esse q lançaram agorinha é turfado (peated) q deram nome de first ember. O robustus e nimbus são da queima do eucalipto (se não me engano robustus é nimbus cask strength)
exatamente.
Esse ember fiquei curioso, alguém ja?
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
exatamente.
Esse ember fiquei curioso, alguém ja?
acho o tierri muito picareta haha

acabei de ver o video dele falando sobre (que participou do processo) e ta falando pra comunidade dele alimentando FOMO jogando bait sobre valorização e colecionismo. Aí fico com um pé atrás de comprar

o cara acredita q todos os Magnus q ele tem valem 2500 cada kkkk. Não teria nem de grátis aqui em casa (Brinco.. pagaria uns 150-200 para experimentar antes de falar algo vai)

ta fazendo essa manobra já pela quinta ou sexta vez. Fala por 5 minutos sobre o whisky e 20 minutos sobre raridade, escassez, valorização, mina de ouro em casa pq vai esgotar.... Putz. Whisky não precisa disso. Até entenderia se fosse realmente algo muito exclusivo de uma destilaria super aclamada (há exageros meio pilantras como a ardbeg e os comitee releases mas tem outros q são mto mais contidos nisso)

esses meses tem sido difícil gastar por enquanto então vou deixar passar (nem deveria ta comprando nada e meti um port charlotte e eagle rare lol). A lamas dizer q só vai fazer uma vez não tem juízo. Peat é mto mais popular e bem recebido entre os entusiastas q o eucalipto. A depender do sucesso eles vão fazer até core release pra queimar a língua do tierri.

A Lamas só se queima trabalhando dessa forma e com esse cara ao lado :p Já gostei mais mas depois de beber tantas coisas to até estranhando ultimamente o perfil "DNA" da Lamas. Vou ficar na cola da destilaria Union mesmo!
 

m4kin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
877
Reações
538
Pontos
559
acho o tierri muito picareta haha

acabei de ver o video dele falando sobre (que participou do processo) e ta falando pra comunidade dele alimentando FOMO jogando bait sobre valorização e colecionismo. Aí fico com um pé atrás de comprar

o cara acredita q todos os Magnus q ele tem valem 2500 cada kkkk. Não teria nem de grátis aqui em casa (Brinco.. pagaria uns 150-200 para experimentar antes de falar algo vai)

ta fazendo essa manobra já pela quinta ou sexta vez. Fala por 5 minutos sobre o whisky e 20 minutos sobre raridade, escassez, valorização, mina de ouro em casa pq vai esgotar.... Putz. Whisky não precisa disso. Até entenderia se fosse realmente algo muito exclusivo de uma destilaria super aclamada (há exageros meio pilantras como a ardbeg e os comitee releases mas tem outros q são mto mais contidos nisso)

esses meses tem sido difícil gastar por enquanto então vou deixar passar (nem deveria ta comprando nada e meti um port charlotte e eagle rare lol). A lamas dizer q só vai fazer uma vez não tem juízo. Peat é mto mais popular e bem recebido entre os entusiastas q o eucalipto. A depender do sucesso eles vão fazer até core release pra queimar a língua do tierri.

A Lamas só se queima trabalhando dessa forma e com esse cara ao lado :p Já gostei mais mas depois de beber tantas coisas to até estranhando ultimamente o perfil "DNA" da Lamas. Vou ficar na cola da destilaria Union mesmo!
Isso explica pq sempre os produtos dos caras estão em falta, devem fazer uma falsa falta de produto no mercado.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Isso explica pq sempre os produtos dos caras estão em falta, devem fazer uma falsa falta de produto no mercado.
sempre aparece um abestado no facebook em grupos de whisky anunciando essas "raridades" como o q eu vi com caburé, vendendo a 600 reais uma vez. Piada

bom q nos grupos de whats q to o pessoal já é high level pra essas coisas. Inclusive virou piada junto com o jornada do whisky e whisky brasil (que a gente chama de kiko)
 

m4kin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
877
Reações
538
Pontos
559
sempre aparece um abestado no facebook em grupos de whisky anunciando essas "raridades" como o q eu vi com caburé, vendendo a 600 reais uma vez. Piada

bom q nos grupos de whats q to o pessoal já é high level pra essas coisas. Inclusive virou piada junto com o jornada do whisky e whisky brasil (que a gente chama de kiko)
E tem idiota q cai nisso? É simples, alguem me fala de um whisky, eu vou atras , leio , vejo videos e talz, até ver valores e ver se vale a pena... agora comprar pq é raro? Se vai guardar ele? Ou beber, nao tem que ser raro, tem q ser bom.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
E tem idiota q cai nisso? É simples, alguem me fala de um whisky, eu vou atras , leio , vejo videos e talz, até ver valores e ver se vale a pena... agora comprar pq é raro? Se vai guardar ele? Ou beber, nao tem que ser raro, tem q ser bom.
pois é deve ter.. ou ta encalhado sonhando q vai vender caro e comer poeira!

duvido o tierri pegar os magnus e anunciar por 2500 no ML e vender todos os 17 q ele fala q tem guardado :klol
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.209
Pontos
1.204
pois é deve ter.. ou ta encalhado sonhando q vai vender caro e comer poeira!

duvido o tierri pegar os magnus e anunciar por 2500 no ML e vender todos os 17 q ele fala q tem guardado :klol
Eu gostava do Tierri, mas comecei a achar ele meio toscão, e o grupo de whats de promoção dele, direto aparece umas coisas tipo skol beats e coisas do tipo kkkk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Eu gostava do Tierri, mas comecei a achar ele meio toscão, e o grupo de whats de promoção dele, direto aparece umas coisas tipo skol beats e coisas do tipo kkkk
ele é muito caricato. Do jeito de falar, palavras q usa e a picaretagem foi a gota d'água. Se fosse menos enfadonho e parar de ser pomposo quando claramente ta forçando a barra

ao menos o jornada lá é mais autêntico porém mto básico. Como o público médio dele, como a maioria dos canais de whiysky foca em amadores, eles ficam nos destilados manjados. Fora q eles fazem trampo extra para o q é oficialmente comercializado aqui para ganharem comissão das vendas pra quem compra no link dos caras. Então nem gastam tempo indicando e falando de coisas mais inusitadas.

modéstia a parte minha "adega" é mais diversa e interessante q o do jornada (em termos de nerdice, whisky geek). Se eu perco feio pra alguém é da adega fodástica do cão engarrafado e barman de apartamento. Tiro o chapé pros dois
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.317
Reações
8.256
Pontos
453
acho o tierri muito picareta haha

Eu parei de assistir os vídeos dele. Começou a ficar parcial demais e promover os grupos de whatsapp pra fazer o jabá (pior que diz ali que o preço é top, mas quem acompanha sabe que não é). Não acho que ele está errado, mas pra mim perdeu a graça.

Acaba que se quiser conteúdo bacana tem que ser em inglês.

Edit: sem esquecer do blog do Cão Engarrafado que acho muito top!
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Eu parei de assistir os vídeos dele. Começou a ficar parcial demais e promover os grupos de whatsapp pra fazer o jabá (pior que diz ali que o preço é top, mas quem acompanha sabe que não é). Não acho que ele está errado, mas pra mim perdeu a graça.

Acaba que se quiser conteúdo bacana tem que ser em inglês.

Edit: sem esquecer do blog do Cão Engarrafado que acho muito top!
o cara vem falar de "promoção relâmpago", "imperdível" para johnnie walker double black, arthur, wild side, etc. ate apareceu um eagle rare no mesmo valor q paguei mas onde peguei o preço é normal... no tierri é "put* promoçaummm"

e quando é single malt fica empurrando Glenkinchie 12 e singleton 12 kkk. Prefiro os muambeiros do whatsapp q trazem do uruguai e paraguai (quando não é direto do reino unido)
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.209
Pontos
1.204
Eu parei de assistir os vídeos dele. Começou a ficar parcial demais e promover os grupos de whatsapp pra fazer o jabá (pior que diz ali que o preço é top, mas quem acompanha sabe que não é). Não acho que ele está errado, mas pra mim perdeu a graça.

Acaba que se quiser conteúdo bacana tem que ser em inglês.

Edit: sem esquecer do blog do Cão Engarrafado que acho muito top!
Raramente vejo alguma promoção real ali...só tranqueira.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.317
Reações
8.256
Pontos
453
o cara vem falar de "promoção relâmpago", "imperdível" para johnnie walker double black, arthur, wild side, etc. ate apareceu um eagle rare no mesmo valor q paguei mas onde peguei o preço é normal... no tierri é "put* promoçaummm"

e quando é single malt fica empurrando Glenkinchie 12 e singleton 12 kkk. Prefiro os muambeiros do whatsapp q trazem do uruguai e paraguai (quando não é direto do reino unido)

E esse Glenkinchie 12? "avisaram que vai sair de linha". Tem uma cara já kkk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Raramente vejo alguma promoção real ali...só tranqueira.
o q costumo ver mesmo é da engage eletro vendendo talisker as vezes por um preço bem bom! Costuma aparecer do nada e uns 50 reais a menos. No grupo até acharam q era trollagem mas alguns pegaram inclusive eu e valeu a pena! Originalzão

aparece em market place da amazon, etc. mas eles tem site proprio


as vezes cai pra 250. Ai vale mto. Mas 300 acho relativamente honesto! é aquele whisky de custo benefício mto bom q sempre vale a pena ter no Bar
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
E esse Glenkinchie 12? "avisaram que vai sair de linha". Tem uma cara já kkk
pior q nao to sabendo da história mas se tem single malt mais sem sal q esse... só o singleton. Acho q vale pra quem tem ta na situação combo low budget+iniciante. Só que depois tem q desmamar rápido deles e partir pra cima

single malt na faixa dos 200-300 reais EXCELENTE é Deanston. Foda bragarai e tao com preço mto baixo pelo q vale

bordeaux finish, virgin oak e o deanston 12 anos pessoal não pode deixar passar
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.209
Pontos
1.204
pior q nao to sabendo da história mas se tem single malt mais sem sal q esse... só o singleton. Acho q vale pra quem tem ta na situação combo low budget+iniciante. Só que depois tem q desmamar rápido deles e partir pra cima

single malt na faixa dos 200-300 reais EXCELENTE é Deanston. Foda bragarai e tao com preço mto baixo pelo q vale

bordeaux finish, virgin oak e o deanston 12 anos pessoal não pode deixar passar
Po não fala assim do meu Singleton não...
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Acabou meu Mcallan 12, preciso de um novo single malt mas não quero gastar muito, quais são os bons custo beneficio da vez

Vi logo acima a dica do Deanston, mas alguma coisa boa com um preço bom?
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Acabou meu Mcallan 12, preciso de um novo single malt mas não quero gastar muito, quais são os bons custo beneficio da vez

Vi logo acima a dica do Deanston, mas alguma coisa boa com um preço bom?
Nao turfados como é no caso da macallan
bunnahabhain 12, tamdhu 12 e glenallachie 12

Deanston 12 é diferente. Tem pouco ou nenhum barril sherry ao contrário da macallan se vc ta buscando algo relativamente parecido. Porém é mto bom e preço bacana

Glenfarclas 15 tem um preço bem bom quase custando os de 12 anos

Balvenie 12 doublewood é concorrente direto da macallan 12. Igual em corante, filtragem a frio e míseros 40% de ABV o q é o mais triste. (Outro nessa linha é aberlour 14 mas esse mistura ex barril bourbon e barril sherry se nao me engano.
 
Ultima Edição:

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Nao turfados como é no caso da macallan
bunnahabhain 12 e tamdhu 12

Deanston 12 é diferente. Tem pouco ou nenhum barril sherry ao contrário da macallan se vc ta buscando algo relativamente parecido. Porém é mto bom e preço bacana

Glenfarclas 15 tem um preço bem bom quase custando os de 12 anos

Balvenie 12 doublewood é concorrente direto da macallan 12. Igual em corante, filtragem a frio e míseros 40% de ABV o q é o mais triste. (Outro nessa linha é aberlour 14 mas esse mistura ex barril bourbon e barril sherry se nao me engano.
Valeu!, ajudou bastante

E alguma dica de turfados?
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
1.804
Pontos
253
Nunca experimentei Cognac, só Conhaque mesmo.

Esse Soju é fácil de encontrar na Liberdade?

Dificilmente eu entro em lojas coreanas.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Valeu!, ajudou bastante

E alguma dica de turfados?
acabei editando la adicionando glenallachie 12 tbm!

turfado fugindo do mainstream (laphoraig, lagavulin, ardbeg e ardbeg) eu recomendaria ledaig 10 pelo ótimo custo benefício perto dos q citei aí e um dos melhores q vc pode encontrar hoje sem torrar muito sendo de entrada é o port charlotte 10 da Bruichlladich
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Nunca experimentei Cognac, só Conhaque mesmo.

Esse Soju é fácil de encontrar na Liberdade?

Dificilmente eu entro em lojas coreanas.
não é a mesma coisa? Achei que conhaque era a escrita abrasileirada do Cognac tipo Whisky e úisque.

Na liberdade vc acha fácil mas acho q vc encontra online facilmente eu acho. Mercado livre deve ter até.. nunca pesquisei lol. Apesar de ser coreano não sou fã de sojus. É quase uma vodka bem mais fraca e mais doce (esses mais comerciais dia-a-dia tem uns 17-19%ABV +- apesar de ter uns importados com bem mais).
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
1.804
Pontos
253
não é a mesma coisa? Achei que conhaque era a escrita abrasileirada do Cognac tipo Whisky e úisque.

Na liberdade vc acha fácil mas acho q vc encontra online facilmente eu acho. Mercado livre deve ter até.. nunca pesquisei lol. Apesar de ser coreano não sou fã de sojus. É quase uma vodka bem mais fraca e mais doce (esses mais comerciais dia-a-dia tem uns 17-19%ABV +- apesar de ter uns importados com bem mais).

Acho que é igual a Champagne, não é? É questão regional.

Já desanimei com o Soju kkkkk

Obrigado por me fazer economizar.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.267
Reações
46.804
Pontos
1.934
Acho que é igual a Champagne, não é? É questão regional.

Já desanimei com o Soju kkkkk

Obrigado por me fazer economizar.
tem questão regional e tem questão de tradução mesmo!

champagne ou champanhe ambos significam que é espumante feio na região que dá o nome a garrafa

O conhaque (ou cognac) é uma denominação de origem controlada (no caso francês) assim como scotch whisky é exclusiva para escócia. As produções em outros países acabam chamando de Brandy mas ambos Brandy e Cognac são destilados da uva

só acho q legislação encima do cognac muito branda que dá margem de marketing meio zoados q é difícil entender o q vc ta recebendo em troca. Questão de maturação, idade, etc não são tão claros como é nos whiskies, que as vezes é meio complicado se é um novato lendo o rótulo
 
Ultima Edição:

m4kin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
877
Reações
538
Pontos
559
65$ No país vizinho
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-03-07 at 11.26.28.jpeg
    WhatsApp Image 2024-03-07 at 11.26.28.jpeg
    171,6 KB · Visualizações: 1
Topo Fundo