O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
estranho isso de snaps serem bons pra devs
eu li aqui no fórum mesmo que gente importante da canonical caiu fora devido a insistência nos snaps
e concordo em partes que as vezes a própria comunidade do Linux é xiita demais
quando participava mais dos fóruns, eu respondia muitas coisas com alguma interface gráfica e os outros via linha de comando no terminal
nunca entendi o porquê,
deve ser pra afastar os novatos :klolwtf
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Galera, tem como instalar uma distro linux no estilo portable? usaria um HD externo pra rodar o sistema. Queria fazer testes com jogos no proton, mas não quero usar um HD só pra isso e nem foder o boot do windows. sei que essas buidls com batocera e outros tem como...
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
Galera, tem como instalar uma distro linux no estilo portable? usaria um HD externo pra rodar o sistema. Queria fazer testes com jogos no proton, mas não quero usar um HD só pra isso e nem foder o boot do windows. sei que essas buidls com batocera e outros tem como...
Tem sim.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Galera, tem como instalar uma distro linux no estilo portable? usaria um HD externo pra rodar o sistema. Queria fazer testes com jogos no proton, mas não quero usar um HD só pra isso e nem foder o boot do windows. sei que essas buidls com batocera e outros tem como...

Desativa os discos do computador na BIOS, pluga o pendrive e o HD externo, seleciona o pendrive como boot prioritário e instala no outro disco.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Desativa os discos do computador na BIOS, pluga o pendrive e o HD externo, seleciona o pendrive como boot prioritário e instala no outro disco.
tem um jeito mais simples, faz a instalação via maquina virtual. Só habilitar o HD externo pela maquina virtual e instalar.

Outra coisa, com relação aos jogos que estão no HD NTFS do windows, tem como usar o proton mesmo nessa partição, ou tem que estar no HD com Ext4?
 


costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Galera, tem como instalar uma distro linux no estilo portable? usaria um HD externo pra rodar o sistema. Queria fazer testes com jogos no proton, mas não quero usar um HD só pra isso e nem foder o boot do windows. sei que essas buidls com batocera e outros tem como...
Acredito que perderia muita performance
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
e concordo em partes que as vezes a própria comunidade do Linux é xiita demais
Considero que hoje esse tópico é um lugar mais saudável que conheço para falar de Linux.
Vejo que mesmo com discordâncias, as conversas seguem. E vejo que alguns usuários até dão like no comentário do outro usuário, entendendo o seu ponto de vista, mesmo que seja uma discordância do seu comentário.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
tem um jeito mais simples, faz a instalação via maquina virtual. Só habilitar o HD externo pela maquina virtual e instalar.

Outra coisa, com relação aos jogos que estão no HD NTFS do windows, tem como usar o proton mesmo nessa partição, ou tem que estar no HD com Ext4?
Dizem que a performance do ntfs no Linux não é boa. Eu tenho uma partição em btrfs, existem um driver para Windows (win btrfs) que funciona de forma nativa no Windows.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Dizem que a performance do ntfs no Linux não é boa. Eu tenho uma partição em btrfs, existem um driver para Windows (win btrfs) que funciona de forma nativa no Windows.


O cara mostrou no Steam Deck, mas vale pra qualquer instalação Linux.

Tem uma vantagem de usar BTRFS além da performance: os arquivos são comprimidos automaticamente.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269


O cara mostrou no Steam Deck, mas vale pra qualquer instalação Linux.

Tem uma vantagem de usar BTRFS além da performance: os arquivos são comprimidos automaticamente.
Não diria automaticamente, precisa colocar compress como mount option. No caso do driver de Windows precisa editar umas chaves no regedit, mas funciona.

Infelizmente o driver do Windows ainda tem algumas instabilidades. Comigo acontece principalmente quando mando instalar jogo via steam. Nas issues do github tem vários relatos sobre isso.

No Linux funciona perfeitamente.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Não diria automaticamente, precisa colocar compress como mount option. No caso do driver de Windows precisa editar umas chaves no regedit, mas funciona.

Infelizmente o driver do Windows ainda tem algumas instabilidades. Comigo acontece principalmente quando mando instalar jogo via steam. Nas issues do github tem vários relatos sobre isso.

No Linux funciona perfeitamente.
Falo automaticamento no sentido que quando habilitado todo o disco é comprimido.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Estou usando Gnome esses dias e esse compartilhamento de arquivos era pra ser fácil? LOL

E o acesso remoto só funciona depois do logon, se for automático já não funciona caramba, pelo menos na última versão passaram a usar RDP no lugar do VNC

Como vou usar essa máquina como server acho que vou deixar assim mesmo, uma pena queria não usar outros apps de terceiros quando possível

Enviado de meu M2102J20SI usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Galera, to precisando de uma ajuda. O firefox em snap está me dando uma dor de cabeça danada.

Uso o Kubuntu e atualizei pro 22.04 em casa. Costumo remover todos os snaps e instalar tudo dos repositórios. Até aí tudo bem porque em casa funcionou perfeitamente.

Agora fui atualizar a máquina do trabalho e estou tendo problemas. Nem todos os repositórios são acessíveis pela internet ( o proxy bloqueia alguns ). O proxy também bloqueia a snap store.

Eu removi todos os snaps e adicionei o repositório do firefox (mozillateam), mas ele também é bloqueado no proxy.

Até aí tudo bem, fiz o roteamento da conexão do meu celular pro PC e baixei o repo com a última versão do firefox..


Só que não vou usar meus dados móveis pra ficar atualizando a máquina. Eu pretendo fixar a versão do firefox na 100 e usar o Chrome (que por enquanto não está funcionando por outra treta de proxy rs).

Segui alguns tutoriais pra aplicar o pin no pacote do firefox mas sempre que rodo o apt update o sistema sugere a instalação do snapd e do firefox em snap.

Alguém pode me ajudar?

No arquivo /etc/apt/preferences.d/mozillat-firefox foi sugerido inserir isso:

Package: firefox*
Pin: release o=LP-PPA-mozillateam
Pin-Priority: 501



E mesmo assim continua sugerindo o snapd e firefox.. o outro que vi alterava o arquivo /etc/apt/preferences.d/official-package-repositories.pref


Package: firefox
Pin: release 100*
Pin-Priority: <less than 0>

mas não entendi bem o que er pra fazer e qualquer valor que eu colocasse no priority também continuava chamando os pacotes em snap.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Cara, eu anotei aqui um tutorial sobre como remover os snaps:

Permanently remove snaps:

Update your repositories
sudo apt update

Remove snapd and all installed snaps (Don't forget to save any data related to the snaps you use, such as your Firefox bookmarks)
sudo apt autoremove --purge snapd gnome-software-plugin-snap

Delete snap folder in $HOME
sudo rm -fr ~/snap/

Delete snap cache
sudo rm -rf /var/cache/snapd/

Remove snap from path
sudo gedit /etc/environment
Delete the following string
:/snap/bin/d

Create APT preference to prevent reinstallation of snapd
cat <<EOF | sudo tee /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
Bash:
# To prevent repository packages from triggering the installation of Snap,
# this file forbids snapd from being installed by APT.

Package: snapd
Pin: release a=*
Pin-Priority: -10
EOF

Software Center was removed with snapd, but you may install Gnome Software Center, or Synaptic, if you'd like to retain a GUI installer on your system-- or simply use APT in the terminal
sudo apt install gnome-software
sudo apt install synaptic

You may also install Flatpak
sudo apt install flatpak
Add Flathub repositories
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

If you chose to install Gnome Software Center, install the Flatpak plugin
sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

Install Firefox ESR from the Ubuntu repos
sudo apt install firefox-esr

Install Firefox as a deb
Bash:
echo "deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list.d/ubuntuzilla.list > /dev/null
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 2667CA5C
sudo apt update
Choose Firefox, or Firefox ESR
sudo apt install firefox-mozilla-build
sudo apt install firefox-esr-mozilla-build

Uninstall Firefox
Bash:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/ubuntuzilla.list
sudo apt autoremove --purge '*firefox*'
sudo apt update


Install Chromium as a Flatpak:
flatpak install chromium

Install Firefox as a Flatpak:
flatpak install firefox


Install LibreWolf
Bash:
echo "deb [arch=amd64] http://deb.librewolf.net $(lsb_release -sc) main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/librewolf.list
sudo wget https://deb.librewolf.net/keyring.gpg -O /etc/apt/trusted.gpg.d/librewolf.gpg
sudo apt update
sudo apt install librewolf

Install Chrome
Bash:
wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_amd64.deb && sudo apt -f install
sudo rm google-chrome-stable_current_amd64.deb

Install Brave
Bash:
sudo apt install apt-transport-https curl
sudo curl -fsSLo /usr/share/keyrings/brave-browser-archive-keyring.gpg https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/brave-browser-archive-keyring.gpg
echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/brave-browser-archive-keyring.gpg arch=amd64] https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/ stable main"|sudo tee /etc/apt/sources.list.d/brave-browser-release.list
sudo apt update
sudo apt install brave-browser

Show!! Valeu demais!

A parte de remover os snaps eu já tinha feito.

Fiz o resto e resultado foi esse:

1652189518476.png

Está correto né ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Está apontando que o arquivo está corrompido. Tenta criar um novo e passar os dados para ele, pode ser que tenha corrompido ao salvar.

Ao invés de tentar usar o comando lá acima, tenta abrir o arquivo no Vi, no Nano ou no Gedit (com sudo).
Opa, acabei fazendo de outro jeito. Tô já rua agora mas amanhã vejo certinho e coloco aqui.

Mas tá tudo certo agora.

Acho que a única treta que não vou conseguir resolver é fazer o cntlm autenticar em um proxy com Kerberos. Ou será que rola ?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Alguém já atualizou o seu Fedorão?
Aqui tá tão rápido que nem parece atualização de versão.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Essa eu vou ficar lhe devendo, nunca usei o Kerberos.

Tranquilo! Mas deve ser bem treta, pq tem muita gente com máquina linux lá que é muito fera e não conseguiu colocar.

Eu acho que precisa da senha de admin do AD pra colocar. Tenho essa impressão..
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Rustdesk finalmente achei algo opensource para substituir o nomachine
E ainda vou poder usar no trampo com máquinas Windows
Só está precisando agora deixar mais fácil de instalar. Um pacote flatpak resolveria, ficar compilando código é foda kkkk

Enviado de meu M2102J20SI usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Alguém já atualizou o seu Fedorão?
Aqui tá tão rápido que nem parece atualização de versão.
Atualizou tão rápido que eu até achei esquisito, mas meu sistema já estava no Beta que eu tinha instalado e atualizado na semana passada.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
BOMBA, a Nvidia abriu o código dos drivers para Linux pra as GPU Turing em diante:

NVIDIA is now publishing Linux GPU kernel modules as open source with dual GPL/MIT license, starting with the R515 driver release. You can find the source code for these kernel modules in the NVIDIA Open GPU Kernel Modules repo on GitHub.

Agora não vai ser mais preciso instalar por fora os drivers, basta as distros habilitarem os módulos no kernel que eles compilam. Canonical e SUSE já anunciaram o suporte nas próximas atualizações.




 
Ultima Edição:

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
BOMBA, a Nvidia abriu o código dos drivers para Linux pra as GPU Turing em diante:

NVIDIA is now publishing Linux GPU kernel modules as open source with dual GPL/MIT license, starting with the R515 driver release. You can find the source code for these kernel modules in the NVIDIA Open GPU Kernel Modules repo on GitHub.

Agora não vai ser mais preciso instalar por fora os drivers, basta as distros habilitarem os módulos no kernel que eles compilam. Canonical e SUSE já anunciaram o suporte nas próximas atualizações.




Cara, isso me surpreendeu.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Abriu até certo ponto
O código no espaço do usuário ainda será fechado
E isso é resultado dos novos super computadores usarem GPU AMD e Intel somente, imagine a grana perdida nessa brincadeira kkkk

Enviado de meu M2102J20SI usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Abriu até certo ponto
O código no espaço do usuário ainda será fechado
E isso é resultado dos novos super computadores usarem GPU AMD e Intel somente, imagine a grana perdida nessa brincadeira kkkk

Enviado de meu M2102J20SI usando o Tapatalk
Sim, o foco deles é o mercado corporativo, tanto que esse módulo já está estável pra esse mercado e em alpha pras Geforce.

Pelo o que eu li esse driver aberto só é possível nas Turing em diante por conta do novo controlador GSP (que é um RISC-V, bem interessante), que permite a GPU assumir várias funções que antes as placas da Nvidia tinham que entregar pra CPU, como a própria inicialização da GPU:

The GPU System Processor and this driver architecture that's come about in recent times is for offloading some GPU initialization/management tasks to the GPU rather than executing on the CPU. The GSP is binary-only firmware loaded at run-time. The open-source kernel driver explicitly depends upon the GSP-supported graphics processors. The GSP is a RISC-V based block that succeeded their earlier Falcon micro-controller on earlier NVIDIA GPUs.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Já tinha visto um movimento assim um tempo atrás, num código que acharam pro Raspberry.

Caramba, é o hoje que os fanboys da AMD vão ter um ataque. :klolwtf
há anos tinha um desenvolvedor de driver da AMD para linux
mandaram o cara para a fila do desemprego pra cortar custos
pqp
nao da pra entender tamanha burrice nesta decisão
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Pessoal da Red Hat comentou que isso é um passo enorme, a maioria dos problemas com a Nvidia era justamente na parte do Kernel. Disseram que com esses módulos abertos, todas as distribuições terão suporte a Nvidia direto, instalou o SO, funcionou.

O Nouveu e o driver proprietário vão se conversar. Aliás, o Nouveu vai ser o maior beneficiado.

Atualizar o kernel não vai mais dessincronizar o driver, então o dkms não vai ser mais necessário.

Na verdade a distro vai ter que vir com o módulo, no dia o módulo estiver no kernel mainline aí vai estar em 100% das distros.

Na prática uns 90% das distros deve vir com esse módulo, já que ele é software não proprietário.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Que ele mude para um wallpaper diferente a cada dia.
Eu acho que você pode instalar um script no cron que troque o wallpaper sempre que bootar

 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Eu acho que você pode instalar um script no cron que troque o wallpaper sempre que bootar


Parece uma boa alternativa, mas não costumo botar diariamente. Deixo o notebook apenas em standby.
 

Homerzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
348
Reações
532
Pontos
784
Parece uma boa alternativa, mas não costumo botar diariamente. Deixo o notebook apenas em standby.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Topo Fundo