O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.587
Reações
15.871
Pontos
403
- Microsoft Plans Windows 12 for 2024
Eu ainda nem coloquei os dedos no 11...
Bem, acho que a Microsoft quer me empurrar para o Linux :obrigue
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.359
Pontos
753
- Microsoft Plans Windows 12 for 2024
Eu ainda nem coloquei os dedos no 11...
Bem, acho que a Microsoft quer me empurrar para o Linux :obrigue
Eu ainda acho bem esquisito voltar a ter Windows a cada 3 anos.

Sem contar que daqui a pouco já é 2023 e a base de usuários do 11 acho que nem chegou perto de bater a do 10 ainda.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
- Microsoft Plans Windows 12 for 2024
Eu ainda nem coloquei os dedos no 11...
Bem, acho que a Microsoft quer me empurrar para o Linux :obrigue
Vai virar SaaS. Já obrigam a logar com uma conta da MS no Win 11, o próximo passo é vender o SO como assinatura.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.587
Reações
15.871
Pontos
403
Dias atrás foi lançado Wine 7.13.

What's new in this release:
- Gecko engine updated to version 2.47.3.
- USB driver converted to PE.
- Some theming improvements.
- Various bug fixes.

Bugs fixed in 7.13 (total 16):

43167 Witcher 3 will not start
47375 Multiple applications crash on unimplemented function msvcr120.dll.?_Schedule@_StructuredTaskCollection@details@Concurrency@@QEAAXPEAV_UnrealizedChore@23@@Z (Photoshop C 2018, CLIP Studio Paint)
51129 Function name conflict (ldap_connect) with OpenLDAP 2.5
51462 SnowRunner crashes when changing settings
51842 include/winnt.h:403:50: error: size of unnamed array is negative
52391 Multiple games are missing sound effects since FAudio import (Hyperdimension Neptunia Re;Birth 1, Skyrim Legendary Edition)
53104 Wireshark can't start capturing packets
53133 uiautomationcore:uiautomation - test_uia_prov_from_acc_properties() crashes on Windows 8
53157 --without-mingw builds on Mac can't unwind exceptions
53231 d2d1:d2d1 - test_shared_bitmap() crashes on the TestBot VMs
53298 Check boxes don't scale properly in Qt application with light theme
53309 Wizard101 launcher window takes over a minute to appear
53335 Crash when converting an rich text editor already containing text into a password input
53341 uxtheme:system depends on GetDpiForSystem() which is missing on Windows 10 1507 and earlier
53343 The 64-bit itss:protocol fails in Wine
53344 HPLOCONS (legacy TLS applications): GnuTLS priority string overrides are ignored in schan_create_session() (patch included)

Foi citado 3 jogos que tenho.

Pelo que pesquisei, no geral os jogos que tenho no Steam rodam com pouco ou nenhum problema no Linux. Embora no caso de Final Fantasy XIV, algumas pessoas dizem que é preciso usar XIVLauncher para contornar o launcher oficial, enquanto outras dizem que Proton 7 dá conta de abrir o jogo sem medidas adicionais.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
Dias atrás foi lançado Wine 7.13.

What's new in this release:
- Gecko engine updated to version 2.47.3.
- USB driver converted to PE.
- Some theming improvements.
- Various bug fixes.

Bugs fixed in 7.13 (total 16):

43167 Witcher 3 will not start
47375 Multiple applications crash on unimplemented function msvcr120.dll.?_Schedule@_StructuredTaskCollection@details@Concurrency@@QEAAXPEAV_UnrealizedChore@23@@Z (Photoshop C 2018, CLIP Studio Paint)
51129 Function name conflict (ldap_connect) with OpenLDAP 2.5
51462 SnowRunner crashes when changing settings
51842 include/winnt.h:403:50: error: size of unnamed array is negative
52391 Multiple games are missing sound effects since FAudio import (Hyperdimension Neptunia Re;Birth 1, Skyrim Legendary Edition)
53104 Wireshark can't start capturing packets
53133 uiautomationcore:uiautomation - test_uia_prov_from_acc_properties() crashes on Windows 8
53157 --without-mingw builds on Mac can't unwind exceptions
53231 d2d1:d2d1 - test_shared_bitmap() crashes on the TestBot VMs
53298 Check boxes don't scale properly in Qt application with light theme
53309 Wizard101 launcher window takes over a minute to appear
53335 Crash when converting an rich text editor already containing text into a password input
53341 uxtheme:system depends on GetDpiForSystem() which is missing on Windows 10 1507 and earlier
53343 The 64-bit itss:protocol fails in Wine
53344 HPLOCONS (legacy TLS applications): GnuTLS priority string overrides are ignored in schan_create_session() (patch included)

Foi citado 3 jogos que tenho.

Pelo que pesquisei, no geral os jogos que tenho no Steam rodam com pouco ou nenhum problema no Linux. Embora no caso de Final Fantasy XIV, algumas pessoas dizem que é preciso usar XIVLauncher para contornar o launcher oficial, enquanto outras dizem que Proton 7 dá conta de abrir o jogo sem medidas adicionais.
Tenho tido boa surpresa rodando os jogos pelo Minigalaxy em jogos do GOG.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Incrível como os anos se passam e o bluetooth continua uma porcaria de uma dor de cabeça. Desisti de usar meu Anker Q30 e me obriguei a voltar pro P2 do Arcano SPH300.
Recomendo trocar do pulseaudio para o pipewire. Tenho um soundcore q35 e consigo usar perfeitamente, com codec ldac pra música e msbc pra chamadas. Pra derivados de debian tem um repositório chamado pipewire-debian com todos os pacotes atualizados.
 


SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Tô com problemas pra usar o goverlay, instalei o mangohud e o outro troço lá pelo flatpack, mas o goverlay tive que usar o Aur. Ele instalou, mas eu tento abrir e ele não abre....

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.359
Pontos
753
Tô com problemas pra usar o goverlay, instalei o mangohud e o outro troço lá pelo flatpack, mas o goverlay tive que usar o Aur. Ele instalou, mas eu tento abrir e ele não abre....

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Não faço idéia que programa é esse mas tente executar por um terminal.

No terminal ele provavelmente também não irá abrir mas aparecerá o que está impedindo ele de executar.

Pode ser uma dependência faltando ou conflito com algo ou até mesmo a falta de algum arquivo de configuração.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Não faço idéia que programa é esse mas tente executar por um terminal.

No terminal ele provavelmente também não irá abrir mas aparecerá o que está impedindo ele de executar.

Pode ser uma dependência faltando ou conflito com algo ou até mesmo a falta de algum arquivo de configuração.
desculpa, mas eu não manjo de terminal, tem como me passsar o comando?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.587
Reações
15.871
Pontos
403
- GOverlay, uma maneira diferente de manusear uma overlay Vulkan e OpenGL

Pelo que diz aí, isso é disponibilizado por AppImage. Então, até onde sei, seria preciso dar permissão de execução.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
estou tentando fazer dualboot com o windows 10, e quando clico em instalar ao lado, e seleciono o disco, ele dá erro e diz que a partição não existe, alguém pode me ajudar?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
estou tentando fazer dualboot com o windows 10, e quando clico em instalar ao lado, e seleciono o disco, ele dá erro e diz que a partição não existe, alguém pode me ajudar?
Qual distro esta tentando instalar?
Esse tipo de instalação ao lado já não deve ter suporte, recomendo usar uma partição separada
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Qual distro esta tentando instalar?
Esse tipo de instalação ao lado já não deve ter suporte, recomendo usar uma partição separada
O problema que o steamOS não tem como instalar na partição, só no disco, pois ele formata o disco todo ao instalar...

o erro que tô tendo é esse aqui:
Failed to Start File system
dependency failed to /home
dependency failed for local file system
WhatsApp Image 2022-07-19 at 19.41.25.jpeg
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.359
Pontos
753
O problema que o steamOS não tem como instalar na partição, só no disco, pois ele formata o disco todo ao instalar...

o erro que tô tendo é esse aqui:
Failed to Start File system
dependency failed to /home
dependency failed for local file system
Visualizar anexo 268998
Seguiu os passos daqui?

Se ele faz a instalação automática, não deveria dar problema. Checou se o HD/SSD está como primário e se as opções de UEFI estão corretas?

Tem o modo de instalação avançada também que permite modificar as partições. Nesse link aí de cima tem como fazer.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Esse steamos é o 2.0, não é mais usado... A steamos 3.0 é chamada de holoiso e é feita por um cara que fez em cima da imagem de recuperação do steamdeck

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
O problema que o steamOS não tem como instalar na partição, só no disco, pois ele formata o disco todo ao instalar...

o erro que tô tendo é esse aqui:
Failed to Start File system
dependency failed to /home
dependency failed for local file system
Visualizar anexo 268998
Instalei esse SteamOS 3 aqui já que tenho backup da minha instalação e não vi esse erro
Na verdade tive problema com minha GPU NVIDIA, mas isso é fácil de resolver

E já voltei para o fedora ja que não vi vantagem alguma em usar esse sistema com o Plasma desatualizado

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
O flatpack é disponível somente no archlinux?

Enviado de meu M2004J19C usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.359
Pontos
753
Ninguém sabe resolver essa parada aqui não?
Eu até ia tentar instalar ele numa VM aqui mas não sei se vai.

Tenta isso daqui:


Talvez você tenha definido o disco errado para o sistema?

Mais tarde vou criar uma VM e ver se ele instala na VM pelo menos.

Na VM tá instalando.

Bem fácil inclusive.

Vamos ver se consigo dar boot. Criou usuário, instalou no disco....

Tá terminando.

Edit:
Instalou mas não dá boot aparentemente. Ele carrega normal mas para, provavelmente porque a placa de vídeo da VM não tem suporte.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.307
Reações
777
Pontos
824
To usando o Windows 11 no meu note novo: Idepad 3 Ryzen 7 5700U - 20Gb - SSD......e parece que a cada atualização fica pior....parece que não consigo usufruir de todo poder do notebook.

Vejo que migrar para o Linux é a única solução, já que não utilizo o PC para jogos.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
O problema é a quantidade de distros...kkk

Não tenho tempo de ficar testando uma...a uma....
Dica de quem ficou numa situação parecida:

Vai de Linux Mint Cinnanon. Visual Windows like que torna a transição mais fácil.

Base Ubuntu que tem muitos usuários e fácil documentação pra resolver algum problema que você tenha, fica fácil achar solução na internet.

Estou usando por 2 anos e ne atende muito bem.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.307
Reações
777
Pontos
824
Dica de quem ficou numa situação parecida:

Vai de Linux Mint Cinnanon. Visual Windows like que torna a transição mais fácil.

Base Ubuntu que tem muitos usuários e fácil documentação pra resolver algum problema que você tenha, fica fácil achar solução na internet.

Estou usando por 2 anos e ne atende muito bem.

Esta usando a versão 20.3 ou já está usando a Beta do 21 ?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
O problema é a quantidade de distros...kkk

Não tenho tempo de ficar testando uma...a uma....
Não fique pensando muito nas distros, vá na base ubuntu/debian que tem mais documentação na internet. Com o tempo você vai ver que dá pra fazer as mesmas coisas em qualquer distro, são só software pré configurado.

Como @FeDeBe falou, Linux Mint é excelente pra quem está começando no Linux, já vem com um bocado de software instalado, é bem estável e seguro. Vai de Cinnamon se tiver um computador mais potente e MATE ou XFCE se tiver um PC mais antigo.
 
D

Deleted member 120622

vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
Acho que desde 2006 ou 2007, exclusivamente acho que usei de 2011 até mais ou menos 2017, depois montei um PC gamer e deixei win10 no desktop pra jogar e continuei deixando o notebook pra trampo e estudo só com Linux. Agora tô no mesmo esquema, PC da sala com Win10 e note de trampo/estudo com Linux.

Até acho Windows 10 bom pra trabalhar, mas meu workflow é muito mais rápido no Gnome. Mantenho o Win10 pq curto tocar guitarra e cantar e os softwares pra emulação de pedal e amps no Win são 1000x melhores, e integram com o software de edição de audio. Pra fazer os corres de data, python etc o Linux é muito superior. Antes eu trampava como professor então não fazia muita diferença, só usava mais pra edição de texto e leitura, mas mesmo assim preferia trabalhar no XFCE ou Gnome do que Windows.

O problema é a quantidade de distros...kkk

Não tenho tempo de ficar testando uma...a uma....

Mete um Ubuntão LTS aí e pronto, não precisa pensar muito. Eu acho o Ubuntu bastante decente, estou nesse último LTS desde quando saiu, ficou bem estável no meu notebook antigão. Eu sempre preferi o Mint mas eu trabalho bem mais rápido usando o Gnome e essas últimas versões com Wayland pra mim estão imbatíveis. O Fedora é uma boa também, se não desse encrenca toda vez com minha placa wireless usaria ele de daily driver. Na minha máquina de trabalho antiga eu usava só o Fedora, mas explodiu a fonte e tô só com meu note antigo fuleiro agora. Quando sobrar uma grana e arrumar ele vou voltar pro meu Fedora foderoso.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Ubuntu é o melhor pra quem quer começar e não quer quebrar a cara com UI quebrada e sistema bipolar. Não é perfeito e nem de longe estável feito Debian, mas só de conectar meu fone bluetooth sem maiores dramas já ganhou meu coração.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
Ubuntu é o melhor pra quem quer começar e não quer quebrar a cara com UI quebrada e sistema bipolar. Não é perfeito e nem de longe estável feito Debian, mas só de conectar meu fone bluetooth sem maiores dramas já ganhou meu coração.
Até o memento com o MInt, não tive problema com nenhum dispositivo BT.

Até a central multimídia do meu carro conectou de boa.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Até o memento com o MInt, não tive problema com nenhum dispositivo BT.

Até a central multimídia do meu carro conectou de boa.
O mint não carrega no Ventoy no meu Pc por nada. Testei com a ISO do Mate, XFCE, Cinnamon...outros sistemas dão boot de boa
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
O mint não carrega no Ventoy no meu Pc por nada. Testei com a ISO do Mate, XFCE, Cinnamon...outros sistemas dão boot de boa
Aqui funciona o Ventoy com o a ISO do Mint nele. Já experimentou atualizar a versão do teu Ventoy no pendrive pra ver se funciona?
Desenvolvedor do Latte Dock dropou o projeto.


Quero ver o que o povo do Big Linux Manjaro vai fazer agora, pois ele usa o KDE em conjunto com ele.

Quem quiser os wallpapers da distro...
 
Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
Testando o super sistema gamer NOBARA, vamos ver se é bom mesmo!
 
Topo Fundo