O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.588
Reações
15.871
Pontos
403
O problema do Vivaldi dentro da máquina virtual com Linux parece que era somente o fato dele vir ativado com aceleração por hardware. Parece funcionar normal ao desativar isso.

Percebi que o Fedora 36 KDE vem com a plataforma gráfica Wayland, enquanto o Kubuntu 22.04 LTS vinha com X11. Questionei o Google a respeito desses Wayland e X11, e a principio, acho que o Wayland não se dá bem com máquina virtual por causa do modo dele interagir com o sistema. Em maquina fisica, imagino que o Wayland vá de vento em popa.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Ai, ai... um user de um chat do Telegram falou que daqui a 10 anos só existirá Gnome no Linux e que o resto das DEs sumirá. O cara tá falando groselha.

Nem de Gnome eu gosto.

O Linux Mint usa Cinnamon, Mate e XFCE. Gosto do Mate e do XFCE.

O Linux é livre. Já me ofereci pra apostar com ele e ele não falou mais nada. Tá com medo.
Não faz sentido nenhum essas merdas que essa galera fala.

A filosofia FOSS permite justamente que o software receba continuamente atualizações. Se o criador não quiser mais continuar o desenvolvimento qualquer um que tenha o conhecimento técnico pode fazer um fork e continuar o desenvolvimento. O MATE foi um fork do GNOME 2 quando a comunidade não gostou das mudanças do GNOME 3, Lomiri é um fork do Unity 8 depois que a Canonical abandonou o desenvolvimento.

Enfim, são vários exemplos de software no mundo open source/foss que indicam que isso é furada. Na verdade é o oposto, acredito que cada vez mais irão surgir novos DEs.

Raramente existem padrões no mundo Linux:

standards.png
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Não faz sentido nenhum essas merdas que essa galera fala.

A filosofia FOSS permite justamente que o software receba continuamente atualizações. Se o criador não quiser mais continuar o desenvolvimento qualquer um que tenha o conhecimento técnico pode fazer um fork e continuar o desenvolvimento. O MATE foi um fork do GNOME 2 quando a comunidade não gostou das mudanças do GNOME 3, Lomiri é um fork do Unity 8 depois que a Canonical abandonou o desenvolvimento.

Enfim, são vários exemplos de software no mundo open source/foss que indicam que isso é furada. Na verdade é o oposto, acredito que cada vez mais irão surgir novos DEs.

Raramente existem padrões no mundo Linux:

standards.png
Nem sabia do fork no Unity 8. Obrigado por compartilhar isso.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.588
Reações
15.871
Pontos
403
Só no wine puro, nem sempre consigo fazer funcionar os jogos hentai (visual novel), pois às vezes aparece erros que estão além da minha capacidade para solucionar. Mas ao usar o Lutris como intermediário na instalação, tive sucesso de 100% até onde testei esse tipo de jogo.

Presumo que essa combinação Linux+Lutris seja interessante para jogos antigos do Windows, que não funcionam em versões recentes ou 64bits. O mesmo deve valer para o Steam, pois lá tem jogos que não rodam no Windows 10.

Alguns jogos da EA e Ubisoft comprados no Steam precisam estar com o serviço deles logados junto. Vi que dá para instalar Ubisoft Connect e Origin pelo Lutris, mas meio na dúvida se seriam enxergados pelos jogos abertos no Steam. Em máquina virtual é dificil testar isso.

-------------

Não sei se é limitação por usar máquina virtual, mas o Linux não me parece muito responsivo com o scroll do mouse...
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Esse fork sobrevive por aparelhos com uma comunidade bem pequena que se foca mais na versão mobile
Então não espere instalar no seu PC
Ah tá, mas eles disseram que ainda não está estável pra usar no PC. Ou seja quem sabe no futuro esteja pronto.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Se as distros não vão pro AUR, o AUR vai pra elas.

Descobri um programa sensacional hoje, chamado Junest:


Basicamente o que faz é transformar o Pacman/AUR num Flatpak, dá pra instalar quase tudo para Arch Linux em qualquer distro, e talvez seja ainda mais seguro que o próprio AUR, já que tudo roda fora do ambiente de root.

Fiz um teste aqui usando o Fedora e funcionou perfeitamente. Instalação super simples, basta clonar o repositório e adicionar o diretório onde foi salvo no $PATH no bash_rc ou zsh_rc. Depois roda o comando junest setup que ele faz a instalação automaticamente.

Se o programa precisar rodar sudo (tipo o pacman), é pra usar sudoj ao invés de sudo.
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.588
Reações
15.871
Pontos
403
Linux Mint 21 beta já está circulando. Ficou mais fácil e rápido para instalar aqui. Bem, normal já que é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, que teve bom comportamento nas minhas máquinas virtuais.

Mas já estou tão acostumado com o KDE Plasma no Kubuntu e Fedora. Se um dia for fazer dual bot no meu computador, deve ser com um desses dois. Triste que diferente do Xfce, o KDE não parece ter suporte nativo para wallpapers distintos em 2 ou mais monitores.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Linux Mint 21 beta já está circulando. Ficou mais fácil e rápido para instalar aqui. Bem, normal já que é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, que teve bom comportamento nas minhas máquinas virtuais.

Mas já estou tão acostumado com o KDE Plasma no Kubuntu e Fedora. Se um dia for fazer dual bot no meu computador, deve ser com um desses dois. Triste que diferente do Xfce, o KDE não parece ter suporte nativo para wallpapers distintos em 2 ou mais monitores.
O KDE tem sim suporte a wallpapers distintos
É só voce clicar com o direito em cada tela e configurar
Na verdade ele é o mais completo nesse quesito, talvez só deveria ser mais evidente que esta mexendo em outra tela kkkkk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.037
Pontos
1.453
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
Fiquei alternando entre Windows e Linux de 2017 até 2019, acho que no final de 2019 ou começo de 2020 eu adotei o pinguim oficialmente. Cheguei a tentar voltar pro Windows mas fiquei "mal acostumado".
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.715
Reações
27.069
Pontos
1.053
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
Usei em dual boot por uns 3 anos e agora estou pelo menos um ano só com Linux no meu PC.

Mantenho um notebook antigo (i3 terceira gen) com Windows pra alguma zica que seja necessário o Windows.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Também tive uns períodos de vai e vem, acho que em 2018~2020 foi o período que fiquei mais tempo (ou talvez 2012~13), mas eu cansei de alguns probleminhas e deixei de lado. O Windows melhorou muito e ficou bonitão.
Além do mais, o WLS2 ficou muito completo, então ele cobre uma necessidade de usar algo da linha de comando, desenvolvimento e tudo mais.
Aí outras distros para brincar eu instalo no VMWare. Tenho um Mint aqui que uso para acessar o Internet Banking do BB desde 2020.

Hoje em dia não tenho muita paciência com desktop Linux, acho que falta muito ainda, sempre tem alguma coisa que me irrita.

Semana passada ainda peguei uma RX 6650XT, para voltar a usar Linux, mas me arrependi, vou devolver a placa e pegar uma 3060Ti e sossegar.
Bluetooth e Wireless é uma coisa que me incomoda as vezes no Linux. Isso e drivers específicos para computadores antigos. Tinha um computador com uma GIGABYTE sei lá das contas que nunca funcionava com o vídeo onboard na resolução nativa, e pra ajudar minha offboard era uma 8400gs que era outro parto pra fazer funcionar na resolução nativa.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
Eu uso Linux a muito tempo
A primeira distro que instalei foi o Conectiva kkkk
Comparado com aquele tempo hoje é outro mundo, lembro de ficar me matando com modems 56k e seus drivers que tinham que ser compilados
Hoje uso Windows muito pouco, geralmente para jogar alguma coisa que no Wine não funciona, mas em uso básico não tenho mais paciência de ficar no Windows
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
desde 2009
dual boot
pois no trampo usam windows ainda
e sempre tem alguns problemas no linux que não existem no outro
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
vocês usam linux a quanto tempo?
O primeiro Linux que usei foi o Kurumin. Depois dele passei por várias distros até ficar no Mint.

O primeiro Linux que vi funcionando foi Conectiva em 2003 e só a partir dali fiquei sabendo que existe vida fora do Window$.

Só queria que o Linux tivesse mais jogos nativos e que o Wine e o Proton rodasse tudo que tem para Window$ no Linux.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses

Testa o FEDORA 36.. Bonito, pratico, estavél e confiavel. Ja to uns 8 meses com meu e não pretendo voltar nunca mais pro WIN.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.588
Reações
15.871
Pontos
403
A propósito, a atualização de distros como Fedora e Ubuntu é fácil e indolor? Nas atualizações grandes que há mudança numérica, tipo Fedora 35>36.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
A propósito, a atualização de distros como Fedora e Ubuntu é fácil e indolor? Nas atualizações grandes que há mudança numérica, tipo Fedora 35>36.

No fedora é como mostraram ali. Mais facil e mttt mais rapido que no WIN.

Basta clicar em fazer download da atualização e quando terminar reiniciar o PC e pronto.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
A propósito, a atualização de distros como Fedora e Ubuntu é fácil e indolor? Nas atualizações grandes que há mudança numérica, tipo Fedora 35>36.

Fácil e indolor.

Mas você também tem a opção de utilizar distribuições rolling release. Elas não tem isso de versão, estão sempre atualizando todos os pacotes pra última versão.

Caso opte por usar uma distribuição rolling release eu recomendo fazer snapshots do sistema com o Timeshift.

 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Atualizei recentemente do Ubuntu 20.04 para 22.04 e ocorreu sem problemas. Como atualizei perto do lançamento tive que usar alguns comandos no terminal pra forçar, mas fora isso sem problemas. Depois de um tempo eles liberar via GUI.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
vocês usam linux a quanto tempo?
eu já instalei varias vezes aqui, mas por causa de uma zica ou outra eu sempre volto para o windows
acho que o maximo que fiquei com linux instalado deve ter sido algo em torno de 3 meses
Eu uso Linux como OS principal acho que desde 2018, quando a CPU do meu PC queimou (i5-4690k) e eu parei de jogar no PC.

Tava se grana pra comprar um CPU nova e como paliativo comprei um Raspberry Pi 3 b+ pra usar por enquanto, acho que custou uns 300 reais na época.

Depois que eu comprei um Thinkpad T430 usado por uns Mil reais, sem HD e sem RAM, coloquei o SSD que eu tinha no PC e comprei 16GB de DDR3, passei um tempo no Ubuntu e Manjaro. Foi qauando eu resolvi usar o Arch Linux, foi aí que meu cérebro virou a chave pra entender realmente como o Linux funciona.

Quando você começa a entender melhor o que cada parte do sistema faz fica fácil. Na verdade hoje em dia eu acho mais difícil usar Windows ou MacOS.
 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Incrível como os anos se passam e o bluetooth continua uma porcaria de uma dor de cabeça. Desisti de usar meu Anker Q30 e me obriguei a voltar pro P2 do Arcano SPH300.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Selecione a foto para cortar e girar
Incrível como os anos se passam e o bluetooth continua uma porcaria de uma dor de cabeça. Desisti de usar meu Anker Q30 e me obriguei a voltar pro P2 do Arcano SPH300.
depende...
o linux mint 21 beta trocou o blueetooth padrão por outro
talvez outra distro resolva o seu problema
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.340
Pontos
1.074
Tentei instalar o steamos 3 no meu Pc e, apesar da build beta ter uma pseudo Gui, foi a instalação de s.o mais fácil que eu já fiz na minha vida.

O problema é que ficou travado na tela de carregamento de ram lá, consegui passar dela desativando um comando no terminal no modo segurança, porém não funciona a interface steamdeck, e a plasma 11 fica enorme e não consigo diminuir, ou seja inutilizável.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Tentei instalar o steamos 3 no meu Pc e, apesar da build beta ter uma pseudo Gui, foi a instalação de s.o mais fácil que eu já fiz na minha vida.

O problema é que ficou travado na tela de carregamento de ram lá, consegui passar dela desativando um comando no terminal no modo segurança, porém não funciona a interface steamdeck, e a plasma 11 fica enorme e não consigo diminuir, ou seja inutilizável.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Da uma olhada nesse vídeo



Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.340
Pontos
1.074
Da uma olhada nesse vídeo



Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
Desculpa, mas pra mim o melhor sistema é o que atende o maior número de usuários e tem o melhor balanceamento. Steamos tem inúmeras facilidades que nenhuma outra distro tem, isso falando de usuários comuns, que não tem conhecimento de Linux. Ah, mas essa distro x tem kernel x mais otimizado que vai te dar 1 fps a mais... Bullshit! Pessoal tá usando o windows 7 aí até hoje mesmo o windows 10 sendo mais atual e tecnicamente melhor.

O cara vem com uma distro que ninguém nunca ouviu falar, que você não tem garantia nenhuma que vai continuar a ter suporte...

Eu queria o steamos por causa da experiência de usar uma interface amigável em um sistema em pleno desenvolvimento.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Desculpa, mas pra mim o melhor sistema é o que atende o maior número de usuários e tem o melhor balanceamento. Steamos tem inúmeras facilidades que nenhuma outra distro tem, isso falando de usuários comuns, que não tem conhecimento de Linux. Ah, mas essa distro x tem kernel x mais otimizado que vai te dar 1 fps a mais... Bullshit! Pessoal tá usando o windows 7 aí até hoje mesmo o windows 10 sendo mais atual e tecnicamente melhor.

O cara vem com uma distro que ninguém nunca ouviu falar, que você não tem garantia nenhuma que vai continuar a ter suporte...

Eu queria o steamos por causa da experiência de usar uma interface amigável em um sistema em pleno desenvolvimento.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk

Infelizmente não é assim que funciona o mundo Unix.

Se você quer que tudo funcione do jeito que você quer e com todas as facilidades é melhor ficar no windows. Isso não vai acontecer logo de cara no Linux.

Eu concordo com o Chris colocou no vídeo. Não tem porque usar uma distro que funciona os jogos mas o resto não tem o mesmo esmero a ponto de manterem tantos pacotes antigos.


E sim, as distros possuem otimizações Sim. Eu sempre usei distros baseadas em Debian/Ubuntu e agora fui pro EndeavourOS, que é baseada em Archlinux. A diferença na performance dos drivers gráficos saltaram aos olhos logo de cara.

Desculpa, mas se você não tem paciência pra testar distros até encontrar algo que funcione do jeito que você quer então Linux não é pra você.

Eu ia indicar até outros vídeos em que ensinam a tunar instalação para jogar mas vi que você não tem paciência pra isso.

E outra, se você viu o vídeo vai ver que a distro não é de um Zé Ninguém....

Enfim, só minha opinião.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.340
Pontos
1.074
Infelizmente não é assim que funciona o mundo Unix.

Se você quer que tudo funcione do jeito que você quer e com todas as facilidades é melhor ficar no windows. Isso não vai acontecer logo de cara no Linux.

Eu concordo com o Chris colocou no vídeo. Não tem porque usar uma distro que funciona os jogos mas o resto não tem o mesmo esmero a ponto de manterem tantos pacotes antigos.


E sim, as distros possuem otimizações Sim. Eu sempre usei distros baseadas em Debian/Ubuntu e agora fui pro EndeavourOS, que é baseada em Archlinux. A diferença na performance dos drivers gráficos saltaram aos olhos logo de cara.

Desculpa, mas se você não tem paciência pra testar distros até encontrar algo que funcione do jeito que você quer então Linux não é pra você.

Eu ia indicar até outros vídeos em que ensinam a tunar instalação para jogar mas vi que você não tem paciência pra isso.

E outra, se você viu o vídeo vai ver que a distro não é de um Zé Ninguém....

Enfim, só minha opinião.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
Bom, steamos é uma distro para jogos, então ela tem que rodar bem jogos. Se o cara quer uma distro pra uso diário e jogar, então realmente ele tem que procurar outra coisa.

O ponto do steamOS é a interface gaming que facilita o uso de controles e jogar no sofá!

Testei o Devil may cry V e rodou muito liso, mas não funcionou nem cyberbug 2077 nem F1 2022 até o momento

Obs, não precisei rodar os jogos em ext4, consegui rodar em ntfs mesmo!

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.340
Pontos
1.074
Ah, esqueci de falar, a holoiso beta tem uma pseudo Gui, e de longe foi o sistema mais fácil de instalar até hoje, mais até que o windows!

Infelizmente não funciona a interface gaming do steam ainda no meu Pc...

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo