O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Tenta baixar a iso novamente. Ela pode ter de alguma forma corrompido.
É não deu não, baixei de novo a ISO tentei em outra porta USB e nada para no mesmo lugar de sempre.
To achando que é alguma incompatibilidade de hardware e trava a instalação.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Alguem sabe o pq depois de eu usar o algum pendrive no Linux pr exemplo pra copiar alguma foto,imagem ... pra dentro dele e na hora que eu coloco em um notebook com Windows aparece aquele aviso se que "ha um problema com essa unidade e ela precisa ser verificada ..." ?? No caso acontece com qualquer pendrive meu ou cartao de memoria
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Alguem sabe o pq depois de eu usar o algum pendrive no Linux pr exemplo pra copiar alguma foto,imagem ... pra dentro dele e na hora que eu coloco em um notebook com Windows aparece aquele aviso se que "ha um problema com essa unidade e ela precisa ser verificada ..." ?? No caso acontece com qualquer pendrive meu ou cartao de memoria
Já aconteceu isso comigo também... Coisas do Windows né...talvez ele detecte algum arquivo do Linux e não leia (tipo aqueles índices que fazem nos pendrives)...e dai mostra essa mensagem.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Já aconteceu isso comigo também... Coisas do Windows né...talvez ele detecte algum arquivo do Linux e não leia (tipo aqueles índices que fazem nos pendrives)...e dai mostra essa mensagem.

Notei tambem que o Linux cria uma pasta "System Volume Information" ou coisa do tipo cada vez que coloco o pendrive, tem como desativar isso ou é nrmal do sistema mesmo ?
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.476
Reações
42.334
Pontos
1.074
galera, tem como rodar jogos do linux usando o sistema dando boot pelo pen drive? queria fazer uns comparativos de desempenho de jogos.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Notei tambem que o Linux cria uma pasta "System Volume Information" ou coisa do tipo cada vez que coloco o pendrive, tem como desativar isso ou é nrmal do sistema mesmo ?
Não sei se da pra desabilitar, mas até a TV da sala aqui cria isso quando espeto o pendrive nela... É um arquivo de índice do conteúdo do pendrive.

galera, tem como rodar jogos do linux usando o sistema dando boot pelo pen drive? queria fazer uns comparativos de desempenho de jogos.
Ter tem, mas o você quer rodar o sistema pelo live USB e os jogos também.
Eu acho que o desempenho seria horrível... muitos drivers adicionais não são instalados ou utilizados no live-usb
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Alguem sabe o pq depois de eu usar o algum pendrive no Linux pr exemplo pra copiar alguma foto,imagem ... pra dentro dele e na hora que eu coloco em um notebook com Windows aparece aquele aviso se que "ha um problema com essa unidade e ela precisa ser verificada ..." ?? No caso acontece com qualquer pendrive meu ou cartao de memoria
Sempre acontece aqui mas nunca dou bola para o windows e mando ignorar.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.476
Reações
42.334
Pontos
1.074
Não sei se da pra desabilitar, mas até a TV da sala aqui cria isso quando espeto o pendrive nela... É um arquivo de índice do conteúdo do pendrive.


Ter tem, mas o você quer rodar o sistema pelo live USB e os jogos também.
Eu acho que o desempenho seria horrível... muitos drivers adicionais não são instalados ou utilizados no live-usb
não tem como instalar o sistema no Pendrive ao invés de usar a Live USB (que pelo que parece, é a versão em pendrive do LiveCD)?
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
O problema é que ele acaba zoando o fps quando se tenta fazer animação em frames por ele.
O melhor aplicativo de desenho em mão livre e animação em Linux é disparado o Krita --> [https://krita.org]
Mas disparado mesmo, de longe, sem nada chegando nem perto. E tem tutoriais dele aos baldes feito por profissionais no YouTube.

Gimp é para dar tapa em foto e aplicar filtros, não necessariamente para desenho e animação.
Para usara a versão live eu só preciso fazer o burn da iso num pendrive ou dvd, certo?
Isso, não é difícil de fazer com um pendrive.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
É não deu não, baixei de novo a ISO tentei em outra porta USB e nada para no mesmo lugar de sempre.
To achando que é alguma incompatibilidade de hardware e trava a instalação.
Pode ser problema com o pendrive, já tive um da Kingston que funcionava em poucas distros, hoje uso um sandisk e é tranquilo.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Pode ser problema com o pendrive, já tive um da Kingston que funcionava em poucas distros, hoje uso um sandisk e é tranquilo.
Pior que esse que usei é Sandisk... parece que o problema é na montagem da Iso...que ele não monta apesar de dar o boot.

Enviado de meu S8
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
não tem como instalar o sistema no Pendrive ao invés de usar a Live USB (que pelo que parece, é a versão em pendrive do LiveCD)?

Cara ano passado fiquei varios meses usando o Lubuntu instalado em um pendrive bem porco e o sistema rodava liso, lembro que cheguei brincar um pouco com o Retroarch nesse esquema e foi tranquilo, agora rodando jogos eu acho que nao vai ficar legal mesmo usando talvez um pendrive 3.0
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Note religado e parece estar funcionando muitíssimo bem. Esse DE pode ter seus bugs, mas todos tem e os aceito sem reclamar pelo que ele oferece em troca.

8XVWHA5.jpg


Live CD executa em memória.

Agora, vc pode instalar no pendrive sim, afinal, ele é um disco a mais no sistema. Tendo espaço suficiente, até o windows vc instala.
Agora, a limitação talvez seja a de velocidade de transferência de dados, visto que fica limitado a velocidade do usb. Então há chance do desempenho ser pior, dependendo da aplicação. Depende muito do hardware do pendrive tbm.

Não tinha um esquema, que você coloca a ISO em modo Live mas na hora o programa também criava uma espécie de "disco virtual" junto para você usar e gravar as alterações que fazia no sistema? Antigamente esses programas de passar ISO para Pendrive tinham essa opção, ele não poderia fazer isso?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Caraca! Consegui resolver o problema de tearing nos vídeos!
Pelo menos no SMplayer que uso. Pesquisando descobri e confirmei que o MPV executa os vídeos sem tearing então deveria ter uma solução. Pois então, como li que o MPV executa os vídeos usando OpenGL por padrão fui nas configurações de sistema e mudei o compositor de xRender (senti que o sistema fica mais leve com ele) para OpenGL 2.0 (3.1 é um pouco novo demais para esse sistema). Abaixo onde tem uma opção sobre vsync mudei para "tela inteira".
No SMplayer deixei todas as opções de aceleração no automático (tanto faz desde que funcione) e adicionei essa opção avançada nele, "--video-sync=display-resample".
Testei e deu certo.
Parece que ainda há aqui e ali mas é praticamente imperceptível, nem enxergo (e antes disso estava um tearing bizarro e insuportável).

Estou amando esse Neon!
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Caraca! Consegui resolver o problema de tearing nos vídeos!
Pelo menos no SMplayer que uso. Pesquisando descobri e confirmei que o MPV executa os vídeos sem tearing então deveria ter uma solução. Pois então, como li que o MPV executa os vídeos usando OpenGL por padrão fui nas configurações de sistema e mudei o compositor de xRender (senti que o sistema fica mais leve com ele) para OpenGL 2.0 (3.1 é um pouco novo demais para esse sistema). Abaixo onde tem uma opção sobre vsync mudei para "tela inteira".
No MPV deixei todas as opções de aceleração no automático (tanto faz desde que funcione) e adicionei essa opção avançada nele, "--video-sync=display-resample".
Testei e deu certo.
Parece que ainda há aqui e ali mas é praticamente imperceptível, nem enxergo (e antes disso estava um tearing bizarro e insuportável).

Estou amando esse Neon!
Funciona o plugin dos bancos nele (warsaw) ?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Esse plugin é meio de lua...no Ubuntu não consegui fazer funcionar.
No Linux Mint funcionou...

Acho que me lembro de uma vez ter instalado um Lubuntu em um PC meio antigo de uma pessoa aqui perto e ter instalado um troço desses. Precisei usar comandos de terminar para baixar e instalar, então se encontrar é possível, só pesquisar.
Mas não procurei isso pelo nome do plugin, procurei pelo "plugin do banco tal".


gqRaXNB.jpg


Acham que se eu redimensionar a partição raiz dará problemas?
Como podem ver 50GB foi demais para quem usa poucos programas.
Instalei o Gparted só que nem arrastar a barra nem colocar um número manualmente fez o tamanho da partição se mover, deve ser porque estou usando o sistema agora. Acho que tenho que entrar em um pendrive live para fazer isso, não é? Só que eu tive que instalar o Gparted agora, o sistema não veio com ele, será chato se tiver que colocar outro linux no pendrive para fazer isso.
Então, se eu usar o Gparted para diminuir a partição raiz para 30GB e depois pegar e arrastar a partição Home para esquerda para ocupar o espaço liberado, pode dar errado? Apesar de que estou querendo fazer isso que o sistema está fresco e os backups ainda estão na outra partição e outro notebook (só copiei algumas músicas).
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Então, se eu usar o Gparted para diminuir a partição raiz para 30GB e depois pegar e arrastar a partição Home para esquerda para ocupar o espaço liberado, pode dar errado?
Muita coisa pode dar errado.

Só de bater o olho, é certeza que mesmo se você conseguir reduzir o final de sua partição root, você não conseguirá mover o inicio da sua partição home para preencher o buraco que você criou sem quebrar tudo. E mais: ext4 não suporta online resizing, então você não conseguira alterar nada com as partições montadas, tem de fazer isso de um live cd. Se forçar, irá dar m****.

Ext4 é uma velharia, e como toda velharia não suporta certas modernidades como redimensionar partições (principalmente reduzir tamanho), principalmente partição montada. Todo redimensionamento de ext4 é gambiarra, usualmente envolve quebrar tudo e rezar para o fsck conseguir corrigir, deletar toda a partição e recriar com o inicio exatamente no mesmo cilindro, e quando move o ponto de inicio da partição tem de mover os dados bloco por bloco "para a esquerda" o que pode levar horas e mais de 50% das vezes dá errado, e coisas to tipo. O gparted "automatiza" a gambiarra até certo ponto, mas não faz milagre.

Formata tudo e instala com um sistema de arquivos moderno, como btrfs, é menos dor de cabeça (ele suporta redimensionar o sistema de arquivos quando você altera o tamanho da partição com segurança, mas ainda assim você teria o problema de mover o inicio da partição home para coincidir com o final da partição root).
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Muita coisa pode dar errado.

Só de bater o olho, é certeza que mesmo se você conseguir reduzir o final de sua partição root, você não conseguirá mover o inicio da sua partição home para preencher o buraco que você criou sem quebrar tudo. E mais: ext4 não suporta online resizing, então você não conseguira alterar nada com as partições montadas, tem de fazer isso de um live cd. Se forçar, irá dar m****.

Ext4 é uma velharia, e como toda velharia não suporta certas modernidades como redimensionar partições (principalmente reduzir tamanho), principalmente partição montada. Todo redimensionamento de ext4 é gambiarra, usualmente envolve quebrar tudo e rezar para o fsck conseguir corrigir, deletar toda a partição e recriar com o inicio exatamente no mesmo cilindro, e quando move o ponto de inicio da partição tem de mover os dados bloco por bloco "para a esquerda" o que pode levar horas e mais de 50% das vezes dá errado, e coisas to tipo. O gparted "automatiza" a gambiarra até certo ponto, mas não faz milagre.

Formata tudo e instala com um sistema de arquivos moderno, como btrfs, é menos dor de cabeça (ele suporta redimensionar o sistema de arquivos quando você altera o tamanho da partição com segurança, mas ainda assim você teria o problema de mover o inicio da partição home para coincidir com o final da partição root).
Só agora que vi o cadeado na imagem.
Mas enfim, coloquei o Gparted Live no pendrive e já fiz tudo, já estou aqui de volta com as partições alteradas e o sistema funcionando.
Ao final da partição Home havia 5mb sobrando antes da Swap, tomei o cuidado de manter esse espaço e deixei 5mb entre ela e a Raiz, porque não queria que as duas alteradas ficassem se tocando. Fiz isso agora porque como disse a instalação está fresca, além dos poucos programas que instalei para ver se funcionavam direito só baixei uns vídeos para assistir, nada mais, todo o backup ainda está esperando.

Agora estou satisfeito em dobro.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.053
Pontos
1.774
Dá para ser Designer e usar apenas Linux/Software livre?
Sim...
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
É o dia 4 usando o KDE Neon e parece que encontrei mesmo minha "alma gêmea" no software livre.
Quando instalei olhando o Dolphin notei a falta de uma pequenas opções, pelo menos não que eu tenha encontrado caso estivessem lá.
Atualizei hoje e por acaso fui ver no site notas de lançamento e:

76w3rSS.png

E515jkc.png

Era exatamente o que eu tinha dado falta.
Fiz a escolha certa em optar pelo Neon ao invés de outra Distro com KDE, além de ser mais leve esses refinamentos vem mais rápido.
Acho que agora vocês não me verão mais reclamando e lamentando por aqui, pelo menos não com a mesma frequência.
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
É o dia 4 usando o KDE Neon e parece que encontrei mesmo minha "alma gêmea" no software livre.
Quando instalei olhando o Dolphin notei a falta de uma pequenas opções, pelo menos não que eu tenha encontrado caso estivessem lá.
Atualizei hoje e por acaso fui ver no site notas de lançamento e:

76w3rSS.png

E515jkc.png

Era exatamente o que eu tinha dado falta.
Fiz a escolha certa em optar pelo Neon ao invés de outra Distro com KDE, além de ser mais leve esses refinamentos vem mais rápido.
Acho que agora vocês não me verão mais reclamando e lamentando por aqui, pelo menos não com a mesma frequência.

Legal que você continua lutando com o Linux.

Já faz um bom tempo que não tento usar no meu notebook por problemas de drivers.

Achei o seu relato em relação ao KDE Neon bem interessante. A versão que você está usando já é baseada no Ubuntu 18.04? To pensando em testar. Qual a versão do kernel que veio instalada como padrão?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Uma das coisas interessantes do Linux é a quantidade de programas diferentes do "normal", um exemplo é esse que conheci hoje, o Qutebrowser, que é um navegador que funciona somente via atalhos de teclado:

 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
É o dia 4 usando o KDE Neon e parece que encontrei mesmo minha "alma gêmea" no software livre.
Quando instalei olhando o Dolphin notei a falta de uma pequenas opções, pelo menos não que eu tenha encontrado caso estivessem lá.
Atualizei hoje e por acaso fui ver no site notas de lançamento e:

76w3rSS.png

E515jkc.png

Era exatamente o que eu tinha dado falta.
Fiz a escolha certa em optar pelo Neon ao invés de outra Distro com KDE, além de ser mais leve esses refinamentos vem mais rápido.
Acho que agora vocês não me verão mais reclamando e lamentando por aqui, pelo menos não com a mesma frequência.
Já vinha cantando a bola faz tempo, o KDE hoje é o DE mais avançado e com o melhor desenvolvimento não só do Linux mas de qualquer sistema operacional no mercado.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Legal que você continua lutando com o Linux.

Já faz um bom tempo que não tento usar no meu notebook por problemas de drivers.

Achei o seu relato em relação ao KDE Neon bem interessante. A versão que você está usando já é baseada no Ubuntu 18.04? To pensando em testar. Qual a versão do kernel que veio instalada como padrão?
Baixei a ISO do dia 14 de Abril, ainda LTS baseada no 16.04.
Nova versão baseada no 18.04 deve vir depois dos sabores do Ubuntu, não tive paciência de esperar e pra mim não faria diferença. É LTS, está com kernel atualizado, ainda receberá atualização de segurança por um bom tempo enquanto o pacote todo do KDE é constantemente atualizado. Algo que me incomodava no Ubuntu Gnome era ouvir as notícias de novas versões do DE e não recebê-las.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Note religado e parece estar funcionando muitíssimo bem. Esse DE pode ter seus bugs, mas todos tem e os aceito sem reclamar pelo que ele oferece em troca.

8XVWHA5.jpg




Não tinha um esquema, que você coloca a ISO em modo Live mas na hora o programa também criava uma espécie de "disco virtual" junto para você usar e gravar as alterações que fazia no sistema? Antigamente esses programas de passar ISO para Pendrive tinham essa opção, ele não poderia fazer isso?
Você pode fazer isso com o Unetbootin e com a ferramenta de criação de disco bootavel que vem no Ubuntu.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Um dia desses alguém perguntou como renomear vários arquivos de uma vez só de maneira rápida no Linux, ontem eu passei por esse vídeo que mostra uma maneira foda de fazer isso, só é necessário saber usar Vim:

 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
que é um navegador que funciona somente via atalhos de teclado
Deus me livre!
O mundo inteiro esperando que façam interfaces melhores e mais funcionais e mais bem acabadas para os programas do Linux e ficam inventando essas porcarias l33t.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Deus me livre!
O mundo inteiro esperando que façam interfaces melhores e mais funcionais e mais bem acabadas para os programas do Linux e ficam inventando essas porcarias l33t.

É o Vi dos navegadores :klol

Só os true vão usar :ksafado
Bando de normies :klingua
Vou instalar no meu thinkpad T60 totalmente libre.

iu


Nem fodendo saio do firefox, mas eu acho interessante como algumas pessoas preferem trabalhar com atalhos de teclado. É algo que eu nunca conseguiria, eu acho.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Bando de normies :klingua
Vou instalar no meu thinkpad T60 totalmente libre.

iu


Nem fodendo saio do firefox, mas eu acho interessante como algumas pessoas preferem trabalhar com atalhos de teclado. É algo que eu nunca conseguiria, eu acho.

:lolwtf


Eu to zuando mas pior que eu uso o vi. Mas é porque no BSD ele é necessário.

Você pode instalar o nano mas quando o sistema chama alguma edição ele chama o vi. Tipo em upgrade de versão, se precisar editar algo (e eu já precisei editar o ssh) só rolou o vi.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Bando de normies :klingua
Vou instalar no meu thinkpad T60 totalmente libre.

iu


Nem fodendo saio do firefox, mas eu acho interessante como algumas pessoas preferem trabalhar com atalhos de teclado. É algo que eu nunca conseguiria, eu acho.
Atalho de teclado é uma coisa, é útil.
Insistir em usar computadores como se ainda estivéssemos na década de 1970 é idiotice.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
:lolwtf


Eu to zuando mas pior que eu uso o vi. Mas é porque no BSD ele é necessário.

Você pode instalar o nano mas quando o sistema chama alguma edição ele chama o vi. Tipo em upgrade de versão, se precisar editar algo (e eu já precisei editar o ssh) só rolou o vi.
Vim parece ser foda mesmo, mas os únicos comandos que eu sei é para entra e sair do modo insert e o de sair do Vim (que todo usuário de Vim deve ter sido forçado a aprender :klol)
 
Topo Fundo