O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Preciso de um help galera!
Uso o navegador palemoon, funciona bem pois está instalado numa maquina bem modesta.
Como só uso pra videos no yt ,após formatação não esta rodando vídeos em html5.
Como atualizou ou instalo algum plugin pra rodar?
Uso lubuntu 14.04 lts.

Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
Ué, pensava que ele fosse já compatível com todos os padrões do Youtube.
A extensão H264ify está instalada?
Além dele há o Falkon como alternativa.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Ué, pensava que ele fosse já compatível com todos os padrões do Youtube.
A extensão H264ify está instalada?
Além dele há o Falkon como alternativa.
A noite vou verificar, estou indo pro trampo agora.
Obrigado pela dica!

Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Plasma 15.4 foi lançado hoje, e nele há um patch que dizem finalmente resolve o problema de desempenho das GPUs Nvidia e Wayland. Havia um conflito entre o Kwin e o driver, um engenheiro da Nvidia quem fez o patch.
Ele deve ser portado para o Plasma 12 estável.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Plasma 15.4 foi lançado hoje, e nele há um patch que dizem finalmente resolve o problema de desempenho das GPUs Nvidia e Wayland. Havia um conflito entre o Kwin e o driver, um engenheiro da Nvidia quem fez o patch.
Ele deve ser portado para o Plasma 12 estável.
Tem coisa pra caramba para arrumar no Plasma com Wayland
Ainda vai demorar um bocado para ficar usável
Enquanto isso o Gnome esta quase que 100%
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.882
Reações
7.640
Pontos
453
Pessoal preciso de ajuda para descompactar arquivos com senha dentro de uma pasta usando o unrar via CLI, eu consigo descompactar mas um arquivo de cada vez, gostaria de usar um comando para automatizar o processo para pastas com dezenas de arquivos .rar com senha única.

O comando que eu uso, preciso estar adicionando a senha para cada arquivo dentro da pasta.

for file in *.rar; do unrar e $file; done
 


Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Pessoal preciso de ajuda para descompactar arquivos com senha dentro de uma pasta usando o unrar via CLI, eu consigo descompactar mas um arquivo de cada vez, gostaria de usar um comando para automatizar o processo para pastas com dezenas de arquivos .rar com senha única.

O comando que eu uso, preciso estar adicionando a senha para cada arquivo dentro da pasta.

for file in *.rar; do unrar e $file; done
Não é só adicionar no comando do unrar?

for file in *.rar; do unrar e $file -pSenha123; done

Não sei dizer se é -p a opção, estou no celular agora.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.882
Reações
7.640
Pontos
453
Não é só adicionar no comando do unrar?

for file in *.rar; do unrar e $file -pSenha123; done

Não sei dizer se é -p a opção, estou no celular agora.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Muito obrigado pela ajuda, deu certo aqui adicionando -p ao comando, tem algum parâmetro que eu posso adicionar ao comando para reconhecer arquivos com nomes grandes e espaços entre as letras no unrar 5.50?

Precisei renomear 45 arquivos de uma pasta para descompactar via CLI porque estavam com espaços (4 espaços) entre as palavras do nome nos arquivos, ao iniciar o comando acima o unrar não reconheceu os arquivos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Muito obrigado pela ajuda, deu certo aqui adicionando -p ao comando, tem algum parâmetro que eu posso adicionar ao comando para reconhecer arquivos com nomes grandes e espaços entre as letras no unrar 5.50?

Precisei renomear 45 arquivos de uma pasta para descompactar via CLI porque estavam com espaços (4 espaços) entre as palavras do nome nos arquivos, ao iniciar o comando acima o unrar não reconheceu os arquivos.
Tenta colocar entre aspas a variável $file.

"$file"

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.307
Reações
777
Pontos
824
Estou querendo montar um PC simples para deixar em casa, pois usar notebook em casa direto e muito ruim....só estou imaginando o que montar pois não quero nada exagerado...e quero usar somente Linux nele. Cheguei a pensar em comprar um NUC da Intel ou um desktop da Dell daqueles pequeno....não queria nada exagerado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.358
Pontos
753
Estou querendo montar um PC simples para deixar em casa, pois usar notebook em casa direto e muito ruim....só estou imaginando o que montar pois não quero nada exagerado...e quero usar somente Linux nele. Cheguei a pensar em comprar um NUC da Intel ou um desktop da Dell daqueles pequeno....não queria nada exagerado.
Cara na OLX se acha bons PCs com um custo baixo até, ainda mais se for comprar só o gabinete montado.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Eu não sei o que os devs do KDE andam fazendo ultimamente, mais precisamente acerca do Kwin. Eu lembro que quando eu tinha uma 1080 era um inferno usar o Plasma, devido a screen tearing, stutter, framedrop e ao ativar aquelas opções no painel de controle da Nvidia, fazia com vários problemas sumissem mas se criassem outros como o input lag.

Agora que eu tô com uma AMD (RX570) e usando os drivers opensource, fui testar o plasma e continua horrível. Não tenho screen tearing, mas o stutter rola solto. Você sente a falta de suavidade e responsividade no ambiente gráfico, mesmo alterando as opções lá no compositor.

Eu particulamente detesto muita coisa no Gnome, mas anteontem testei o Clear Linux e fiquei me perguntando: sério que isso aqui usa o Gnome? A responsividade do ambiente gráfico e suavidade é ABSURDAMENTE superior ao KDE Plasma, principalmente por não ter stutter ou coisa do tipo. Outra coisa também é que rolagem nos browsers usando o Plasma é horrível, mas no Gnome funciona que é uma beleza principalmente ativando as opções de aceleração gráfica.

Terminei instalando o Solus e continuo muito satisfeito, principalmente pelo fundador ter sido trabalho também no Clear Linux e ter levado muita coisa de lá para o Solus. Bem, pelo visto terei que ficar no Gnome e ir me adaptando a esses bocado de frescura dos devs do Gnome, apesar o que a interface Budgie já resolve vários desses problemas.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Deve ser alguma configuração errada aí, porque recentemente até problema antigo com GPU da Nvidia resolveram.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
69247

Gosto muito do global menu e esses dias lembrei que no Unity se ganhava espaço na tela ocultando as bordas quando maximizado a janela
Não precisei procurar muito pra descobrir como fazer o mesmo no KDE
E enquanto isso o Gnome só perde função :klol:klol:klol
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.510
Pontos
1.069
Eu não sei o que os devs do KDE andam fazendo ultimamente, mais precisamente acerca do Kwin. Eu lembro que quando eu tinha uma 1080 era um inferno usar o Plasma, devido a screen tearing, stutter, framedrop e ao ativar aquelas opções no painel de controle da Nvidia, fazia com vários problemas sumissem mas se criassem outros como o input lag.

Agora que eu tô com uma AMD (RX570) e usando os drivers opensource, fui testar o plasma e continua horrível. Não tenho screen tearing, mas o stutter rola solto. Você sente a falta de suavidade e responsividade no ambiente gráfico, mesmo alterando as opções lá no compositor.

Eu particulamente detesto muita coisa no Gnome, mas anteontem testei o Clear Linux e fiquei me perguntando: sério que isso aqui usa o Gnome? A responsividade do ambiente gráfico e suavidade é ABSURDAMENTE superior ao KDE Plasma, principalmente por não ter stutter ou coisa do tipo. Outra coisa também é que rolagem nos browsers usando o Plasma é horrível, mas no Gnome funciona que é uma beleza principalmente ativando as opções de aceleração gráfica.

Terminei instalando o Solus e continuo muito satisfeito, principalmente pelo fundador ter sido trabalho também no Clear Linux e ter levado muita coisa de lá para o Solus. Bem, pelo visto terei que ficar no Gnome e ir me adaptando a esses bocado de frescura dos devs do Gnome, apesar o que a interface Budgie já resolve vários desses problemas.
O KDE é mais completo, porém o Gnome é mais polido.

Boa parte do desenvolvimento do Gnome é feito pela Red Hat, que tem interesse em manter um DE estável para o ambiente corporativo.

Esse negócio de DE é uma das únicas coisas que eu ainda fico em dúvida no Linux, a distro definitiva já tenho (Arch), mas em questão de DE eu gosto da estabilidade, design e fluxo de trabalho do Gnome e dos programas e da customização do KDE.
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
O KDE é mais completo, porém o Gnome é mais polido.

Boa parte do desenvolvimento do Gnome é feito pela Red Hat, que tem interesse em manter um DE estável para o ambiente corporativo.

Esse negócio de DE é uma das únicas coisas que eu ainda fico em dúvida no Linux, a distro definitiva já tenho (Arch), mas em questão de DE eu gosto da estabilidade, design e fluxo de trabalho do Gnome e dos programas e da customização do KDE.

É "polido" porque tem pouca coisa para polir.
Mas no final afastou um bocado de usuário o que não suportava mais atualizar e perceber que uma opçãozinha que ele tanto usava sumiu.
Sim, Gnome é minimalista e coerente, mas isso tem um put* custo na usabilidade que faz ele não ser a melhor opção para a maioria como ele pretende ser.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Eu não gosto do Gnome. Estou usando o Ubuntu normal já faz um tempo e só não formatei para instalar o Ubuntu Mate novamente porque estou com preguiça.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.510
Pontos
1.069
Python 2 vai ser descontinuado no final do ano, o próximo Fedora 31 já não virá com ele nos repositórios, preparem-se para a quebradeira de programas, um bocado ainda usa Py2.

É "polido" porque tem pouca coisa para polir.
Mas no final afastou um bocado de usuário o que não suportava mais atualizar e perceber que uma opçãozinha que ele tanto usava sumiu.
Sim, Gnome é minimalista e coerente, mas isso tem um put* custo na usabilidade que faz ele não ser a melhor opção para a maioria como ele pretende ser.
Eu concordo com você, foi uma escolha que os desenvolvedores fizeram, mas apesar de diminuir nas opções ao usuário o Gnome melhorou muito a sua performance, o consumo de ram caiu e os leaks de memória foram consertados.

Para quem gosta de fuçar e modificar ao máximo o sistema é uma DE frustante, odeio aquele negócio de ter que instalar extensões. O KDE é tão modificável que pode emular o gnome facilmente.

Mas em questão de afastar usuário eu não sei se foi tanto, porque só de ter sido escolhido pela Canonical para ser a DE do Ubuntu já aumentou muito a userbase do Gnome. Nos últimos anos o saldo deve ter sido positivo.
 
Ultima Edição:

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Eu gosto do Gnome, uso em casa no Fedora e no trabalho com o Ubuntu. Já tentei usar o KDE Neon em casa e não curti, principalmente porque tive problemas na tela de login que ficava crashando.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Eu concordo com você, foi uma escolha que os desenvolvedores fizeram, mas apesar de diminuir nas opções ao usuário o Gnome melhorou muito a sua performance, o consumo de ram caiu e os leaks de memória foram consertados.

Para quem gosta de fuçar e modificar ao máximo o sistema é uma DE frustante, odeio aquele negócio de ter que instalar extensões. O KDE é tão modificável que pode emular o gnome facilmente.

Mas em questão de afastar usuário eu não sei se foi tanto, porque só de ter sido escolhido pela Canonical para ser a DE do Ubuntu já aumentou muito a userbase do Gnome. Nos últimos anos o saldo deve ter sido positivo.

Depois de deixar os usuários desesperados por dois anos...
Só melhorou agora porque estava muito ruim antes. Agora está decente, mas o estrago já foi feito.

Canonical pegou para usar no Ubuntu mas fazendo as melhorias deles, no desempenho e usabilidade, não é para usar igual ao Gnome idealiza.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Eu gosto do GNOME. Pra mim é o melhor DE para usar com dois monitores.

Em casa eu uso o MATE. Tentei usar o KDE mas o Dolphin não ajudou porque ele fazia copiava qualquer arquivo acessado pelo smb pra uma pasta local para fazer cache. Pior que quando eu instalava outros gerenciadores de arquivos ele bloqueava o smb neles, simplesmente inexplicável.

Acabei voltando pra MATE e tenho zero problemas. O engraçado foi que o sistema "herdou" os programas do kde, e aí volta e meia eu testo um ou outro e acabo curtindo.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
e ai, o Steamplay/Wine já está simples o suficiente para só dar alguns clicks e jogar? como tá o andamento dele, teve alguma melhora?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
e ai, o Steamplay/Wine já está simples o suficiente para só dar alguns clicks e jogar? como tá o andamento dele, teve alguma melhora?
Ele vem evoluindo direto, várias novas versões

Mas lembro que o seu problema era com o driver NVIDIA esse continua e vai continuar na mesma

Eu acredito que só vai mudar quando a Intel lançar sua placa dedicada

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 120622

Não sei do que o XFCE é rei, mas okay
Simplicidade e funcionalidade é tudo, ele faz tudo que os outros fazem e consome bem menos recursos. Meu note i3 terceira geração fica quase tão rápido quanto meu desktop ryzen de 2017
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Deve ser alguma configuração errada aí, porque recentemente até problema antigo com GPU da Nvidia resolveram.
Pois então as distros que eu testei em particular estão vindo com configurações erradas, seja kernel, userland etc. Testei o Opensuse, Solus com KDE, Fedora com KDE, KDE Neon e foi a mesma experiência decepcionante.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
No meu Acer i5 480m, com 4 gb de ram, o que melhor se comportou foi o Ubuntu Mate 18.04... Foi o que consegui colocar pra rodar Netflix, Youtube e um servidor de Factorio....

Testei uma pancada, mas nenhum ficou legal.
Uma pena eu não conseguir aumentar a escala dos itens do Ubuntu Mate pra ficarem maiores, na minha TV que é FullHD fica muito pequeno os menus, janelas, etc... (só consigo aumentar a letra, mas fica desproporcional, feio)...
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Não uso Ubuntu desde 2011, instalei o 18.10 no notebook da minha namorada que não é completo lixo, core i3 6200u/ 8gb de ram, e me assustei com o desempenho horrível, o que aconteceu com essa distro? Tá rodando muito ruim, agarrando e pesado,tive que trocar pelo lubuntu que rodou como uma pluma.

Porém fui instalar o kubuntu 18.10 em uma vm pra testar, pois sempre gostei do KDE mas sempre achei pesado demais na época, e pra minha surpresa o sistema rodou muito liso, até me assustei visto que fiz uma vm modesta, 2gb de ram e processador dual core, ou seja, hoje as coisas se inverteram? Ubuntu mais pesado que o Windows 10 e kubuntu liso como uma garrafinha? Vou até experimentar um dual boot pra testar uns jogos no Linux, se rodar liso e sem bugs no steamplay, a chance de migrar de vez será alta.


Enviado de meu ASUS_Z017DC usando o Tapatalk
 

-HULK-

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.377
Pontos
333
estou com o note da cce em casa, um i5, porem com 3gb d ram e gostaria de testar um linux nele, atualmente está com o win10.
me recomendaram 2 linux..
deepin
mint

vocês que entendem do assunto, um cara q nao sabe nada d linux, se daria bem em algum desses, ou me indicariam algum outro?


desde já, obrigado pela ajuda.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Eu gosto muito do Ubuntu Mate, mas com 3GB de ram, talvez o Mint seja uma melhor alternativa.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
N
estou com o note da cce em casa, um i5, porem com 3gb d ram e gostaria de testar um linux nele, atualmente está com o win10.
me recomendaram 2 linux..
deepin
mint

vocês que entendem do assunto, um cara q nao sabe nada d linux, se daria bem em algum desses, ou me indicariam algum outro?


desde já, obrigado pela ajuda.
Não testei o Mint no meu notebook, mas o Mate foi o que melhor rodou dos que testei... Ps, meu note tem 4gb de RAM.
 

-HULK-

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.377
Pontos
333
N

Não testei o Mint no meu notebook, mas o Mate foi o que melhor rodou dos que testei... Ps, meu note tem 4gb de RAM.

isso q eu estava pesquisando..
o mint mate, eh mais leve, e rodaria melhor no note q tem 3gb.

depois q eu conseguir terminar o eterno bkp, irei com esse mint mate mesmo.
 
Topo Fundo