O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Sobre usar DE com dois monitores, tem gente que elogia o Gnome dizendo que é "o melhor", mas... pelo que sempre ouço dizer o escalonamento para diferentes resoluções é mais robusto no KDE, e você também sempre pode escolher e personalizar os atalhos de teclado para alternar telas e tarefas do jeito que você quiser para ficar do jeito que você gosta como em qualquer DE.
E sem precisar instalar programa de configuração separado...
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu uso KDE com dois monitores com resoluções diferentes e não tenho problema nenhum

Na verdade duvido que tenha algum que seja possível fazer a cópia total da interface no outro monitor como é no KDE

Acho que só o Windows faz isso automático no KDE tenho que fazer manualmente mas fica da forma que eu quiser o que é impensável no Gnome

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Única coisa que falta no KDE e que me incomoda sobre isso é lembrar qual é o monitor padrão.
Queria que ele sempre deixasse o externo como padrão quando uma segunda tela é conectada ao notebook.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.788
Pontos
2.009
Eu uso KDE com dois monitores com resoluções diferentes e não tenho problema nenhum

Na verdade duvido que tenha algum que seja possível fazer a cópia total da interface no outro monitor como é no KDE

Acho que só o Windows faz isso automático no KDE tenho que fazer manualmente mas fica da forma que eu quiser o que é impensável no Gnome

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Eu usava no trabalho dois monitores com resoluções diferentes sem problema. E é debian com gnome.

Só agora consegui outro monitor exatamente igual ao que eu tinha.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu usava no trabalho dois monitores com resoluções diferentes sem problema. E é debian com gnome.

Só agora consegui outro monitor exatamente igual ao que eu tinha.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Mas e os menus vc tem no outro monitor?

Pra mim isso é um diferencial do KDE

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Não. A segunda tela funciona exatamente como no windows.. só a tela mesmo.
Windows 10 não fica só na tela, tem menus também

No KDE é só tela no padrão, mas é possível adicionar painéis em outras telas e na próxima vez que você conectar outro monitor os painéis já estarão no lugar

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.788
Pontos
2.009
Windows 10 não fica só na tela, tem menus também

No KDE é só tela no padrão, mas é possível adicionar painéis em outras telas e na próxima vez que você conectar outro monitor os painéis já estarão no lugar

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Ah sim, eu falei windows mas esqueci de dizer que era o 7 lá no trabalho também.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Eu só tô usando o Gnome pois não consigo a "suavidade" e responsividade dele no KDE.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu só tô usando o Gnome pois não consigo a "suavidade" e responsividade dele no KDE.
Esse aspecto tem muito mais haver com a placa de video e o driver

Com Intel funciona 100%

Queria ter uma AMD para testar

Com NVIDIA é meio bugado mesmo

Estão prometendo um grande avanço no próximo update do Plasma 5.16, esse feito por um dev da própria NVIDIA

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Esse aspecto tem muito mais haver com a placa de video e o driver

Com Intel funciona 100%

Queria ter uma AMD para testar

Com NVIDIA é meio bugado mesmo

Estão prometendo um grande avanço no próximo update do Plasma 5.16, esse feito por um dev da própria NVIDIA

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Essa joça só funciona direito com GPU da Intel pelo visto. Com AMD e Nvidia é uma b*sta.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.228
Reações
2.035
Pontos
964
Essa joça só funciona direito com GPU da Intel pelo visto. Com AMD e Nvidia é uma b*sta.

Cara, imagina quando sairem GPU's dedicadas da Intel com drivers competentes para Linux, vai melhorar MUITO jogar na plataforma, não só em compatibilidades e experiência dos usuários, como vai forçar a mão de Nvidia, AMD e desenvolvedores de jogos a se dedicarem melhor a comunidade Linux.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Cara, imagina quando sairem GPU's dedicadas da Intel com drivers competentes para Linux, vai melhorar MUITO jogar na plataforma, não só em compatibilidades e experiência dos usuários, como vai forçar a mão de Nvidia, AMD e desenvolvedores de jogos a se dedicarem melhor a comunidade Linux.

Mas eu não falo de jogos. Falo de compositores e ambientes de desktop, nesse caso mais precisamente Gnome, KDE e companhia.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Mas eu não falo de jogos. Falo de compositores e ambientes de desktop, nesse caso mais precisamente Gnome, KDE e companhia.
Mas com a Intel na briga tudo vai melhorar porque ela não fecha seus drivers

Na verdade ela é uma das empresas que mais ajuda com código mesmo, não só dinheiro como a maioria

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Tinha rumor de que a AMD ia fazer dos drivers para as GPU Navi, open source
Foda que o driver AMD já é praticamente open source

Tanto que no Linux só é recomendado o driver fechado da AMD se você for fazer algo muito específico e jogar não está nessa lista

A NVIDIA dá um banho quando o assunto é driver

Por isso que eu espero que a Intel bagunce tudo

Porque ninguém que é usuário avançado Linux vai querer NVIDIA se a Intel entregar desempenho igual ou superior e driver aberto permitindo otimização e correção de bugs

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Uma dúvida: os drivers da AMD não eram embutidos diretamente no kernel, a partir da versão 4.15 dele? Eu cheguei a testar as distros Deepin e Kubuntu com uma placa AMD (RX 470), mas a fonte do PC deu pau e até hoje não consertei. Até onde testei, o desempenho da máquina estava bom, mas não cheguei a testar os limites do equipamento, até porque eu não jogava nenhum jogo pesadão.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Uma dúvida: os drivers da AMD não eram embutidos diretamente no kernel, a partir da versão 4.15 dele? Eu cheguei a testar as distros Deepin e Kubuntu com uma placa AMD (RX 470), mas a fonte do PC deu pau e até hoje não consertei. Até onde testei, o desempenho da máquina estava bom, mas não cheguei a testar os limites do equipamento, até porque eu não jogava nenhum jogo pesadão.
Sim. São embutidos no kernel.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.308
Reações
778
Pontos
824
Finalmente chegou meu PC novo....adeus notebook com hibrida para ficar torrando em cima da mesa.

Comprei um Dell Optiplex 3060....fiz um upgrade de memória e de SSD nele...agora é um I3 - 12Gb - SSD Nvme 500Gb + HD 500Gb.

Agora to aqui na dúvida do que instalar nele....essa é a minha maquina de casa....para navegar...fazer trabalhos...uso virtualbox para emular windows 7 por causa de um sistema da empresa que trabalho, que as vezes fora de horário preciso ver algo.

Ontem fiz uma experiencia de colocar o Ubuntu 19.04.....está muito bonito....mas não consegui de forma alguma instalar o MySql Workbench, e o virtualbox não ta legal também....acho que por não ser uma versão LTS.

Quero instalar algo para não ficar mudando toda hora de distro...queria muito que a máquina funcionasse bem....sem precisar formatar.

Mais para frente devo adquiri uma vga para poder brincar com algumas coisas.....mas agora não é a prioridade.

Daqui uns dias 40 anos....e estou pensando em fazer alguns cursos...e também ter um pouco mais de conhecimento em software livre...pois sempre foi algo que me agradou muito.


Aguardo a sugestão dos amigos.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Finalmente chegou meu PC novo....adeus notebook com hibrida para ficar torrando em cima da mesa.

Comprei um Dell Optiplex 3060....fiz um upgrade de memória e de SSD nele...agora é um I3 - 12Gb - SSD Nvme 500Gb + HD 500Gb.

Agora to aqui na dúvida do que instalar nele....essa é a minha maquina de casa....para navegar...fazer trabalhos...uso virtualbox para emular windows 7 por causa de um sistema da empresa que trabalho, que as vezes fora de horário preciso ver algo.

Ontem fiz uma experiencia de colocar o Ubuntu 19.04.....está muito bonito....mas não consegui de forma alguma instalar o MySql Workbench, e o virtualbox não ta legal também....acho que por não ser uma versão LTS.

Quero instalar algo para não ficar mudando toda hora de distro...queria muito que a máquina funcionasse bem....sem precisar formatar.

Mais para frente devo adquiri uma vga para poder brincar com algumas coisas.....mas agora não é a prioridade.

Daqui uns dias 40 anos....e estou pensando em fazer alguns cursos...e também ter um pouco mais de conhecimento em software livre...pois sempre foi algo que me agradou muito.


Aguardo a sugestão dos amigos.
Eu estou dando preferência a máquinas virtuais livres agora principalmente por causa do Wayland acho que vale uma tentativa, no Gnome tem o Box

Quando for comprar uma GPU compre AMD

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Eu comprei um Thinkpad T430 no ML, instalei o Arch e estou brincando com WM ultimamente, especificamente i3 gaps.

Estou gostando muito, depois de memorizar os atalhos de teclado a usabilidade fica muito boa, fora a customização.

Para transformar o i3 numa interface completa você precisa instalar vários programas separados, mas mesmo assim o uso de memória é ridículo de pequeno, coloquei 16gb de RAM nesse laptop e mesmo com várias abas do firefox abertas o sistema mal chega a utilizar 1gb de ram.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.308
Reações
778
Pontos
824
Eu estou dando preferência a máquinas virtuais livres agora principalmente por causa do Wayland acho que vale uma tentativa, no Gnome tem o Box

Quando for comprar uma GPU compre AMD

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Como funciona essa máquina virtual ?

Desde que migrei para o Linux ....venho usando o Virtualbox.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Como funciona essa máquina virtual ?

Desde que migrei para o Linux ....venho usando o Virtualbox.

Ele deve estar falando do QEMU + KVM. É o que eu uso aqui.

Ontem fiz uma experiencia de colocar o Ubuntu 19.04.....está muito bonito....mas não consegui de forma alguma instalar o MySql Workbench, e o virtualbox não ta legal também....acho que por não ser uma versão LTS.

Talvez não tenha conseguido instalar por não estar disponível para o Ubuntu 19.04.

(mysql-workbench-community_8.0.16-1ubuntu18.04_amd64.deb)
 

Anexos

  • Captura de tela de 2019-05-08 15-37-54.png
    Captura de tela de 2019-05-08 15-37-54.png
    1,5 MB · Visualizações: 25
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Me esqueci de comentar.
O Gnome também planeja atualizar as notificações em um futuro próximo:

notifications-menu-concept.png


O que?
Cópia?
Talvez, mas desde que fique bem feito é algo bom.
Agora que sobrou pouco para remover o caminho é voltar a adicionar e deixar mais funcional.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
bom estava com uma preguiça master de mudar de sistema, mas to com um ssd no laptop agora e penso que chegou a hora.

tava até bom o w10 + ssd mas de uns 15 dias pra cá ficou consumindo 97% da ram após ligar o laptop. já verifiquei e não tem nada de anormal carregando junto com o sistema, apenas o w10.

deve ter sido alguma atualização que ferrou pq antes ficava com cerca de 30% da ram consumida apos ligar.

digam ai a melhor do momento que faça um laptop com i3 + 4gb + ssd voar (futuramente terei 6gb de ram).
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
digam ai a melhor do momento que faça um laptop com i3 + 4gb + ssd voar (futuramente terei 6gb de ram).

Qualquer um.
Sobre desempenho tanto faz, qualquer distro irá funcionar muito bem e rápido, você só tem que escolher o que tiver a cara que mais te agrada.
Tenta Manjaro KDE ou Solus (Budgie).
Se quiser aloprar pega o Deepin pela buniteza.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
bom estava com uma preguiça master de mudar de sistema, mas to com um ssd no laptop agora e penso que chegou a hora.

tava até bom o w10 + ssd mas de uns 15 dias pra cá ficou consumindo 97% da ram após ligar o laptop. já verifiquei e não tem nada de anormal carregando junto com o sistema, apenas o w10.

deve ter sido alguma atualização que ferrou pq antes ficava com cerca de 30% da ram consumida apos ligar.

digam ai a melhor do momento que faça um laptop com i3 + 4gb + ssd voar (futuramente terei 6gb de ram).
Se a placa de video for Intel, qualquer uma vai te atender praticamente, só vai depender dos seus gostos e do seu conhecimento

Agora se seu notebook tem duas placa de video só remendo Ubuntu e seus derivados ou ficar no Windows mesmo

Nenhum outro sistema consegue dar suporte decente a essas malditas placas hibridas
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Se a placa de video for Intel, qualquer uma vai te atender praticamente, só vai depender dos seus gostos e do seu conhecimento

Agora se seu notebook tem duas placa de video só remendo Ubuntu e seus derivados ou ficar no Windows mesmo

Nenhum outro sistema consegue dar suporte decente a essas malditas placas hibridas
Então, tenho uma AMD híbrido aqui, e só consegui fazer funcionar decentemente no manjaro...

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Então, tenho uma AMD híbrido aqui, e só consegui fazer funcionar decentemente no manjaro...

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Esqueci de dizer isso...
A grande maioria das hibridas no mercado são Nvidia
Com AMD não sei dizer como é o suporte das Distros, já que o driver é open source
 
D

Deleted member 120622

Me esqueci de comentar.
O Gnome também planeja atualizar as notificações em um futuro próximo:

notifications-menu-concept.png


O que?
Cópia?
Talvez, mas desde que fique bem feito é algo bom.
Agora que sobrou pouco para remover o caminho é voltar a adicionar e deixar mais funcional.
Cópia? Aqui é Linux irmão, tem isso não, comunismo do software ehaehuihaeuiaeuhae

No mais, postaram um canal muito bom do youtube ai de notícias do mundo do software livre, não conhecia
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Tive um problema sério ontem com placas híbridas no meu notebook. Utilizava o Solus 4 Budgie com os drivers nvidia instalados, daí como ele não consegue administrar duas placas ao mesmo tempo eu deixava automaticamente na placa discreta, a nvidia 870m, porém em um belo momento a placa queimou! Pifou! Morreu! Partiu! Foi-se! e eu não conseguia mais bootar meu PC pq ele travava antes do lightdm! Tive de reinstalar e aproveitei e deixei o MXLinux que está super popular. Fica a dica então: se instalar o driver da nvidia, pelo prime, utilize sempre que puder a placa integrada, menos chances dela lhe abandonar.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Tive um problema sério ontem com placas híbridas no meu notebook. Utilizava o Solus 4 Budgie com os drivers nvidia instalados, daí como ele não consegue administrar duas placas ao mesmo tempo eu deixava automaticamente na placa discreta, a nvidia 870m, porém em um belo momento a placa queimou! Pifou! Morreu! Partiu! Foi-se! e eu não conseguia mais bootar meu PC pq ele travava antes do lightdm! Tive de reinstalar e aproveitei e deixei o MXLinux que está super popular. Fica a dica então: se instalar o driver da nvidia, pelo prime, utilize sempre que puder a placa integrada, menos chances dela lhe abandonar.
Eu ACHO que dá pra configurar o boot pra fazer blacklist do dispositivo, mas tem que saber os IDs...

No desespero eu faria um chroot e torceria pra conseguir desabilitar o driver da nvidia...
 
Topo Fundo