O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Galera tô com um note aqui bem simplesinho, tem 2gibas de rambo e um celeron... Atualizei pro Windows 10 porque o Windows 8 que veio nele é original, mas fica bem pesado, visto que é o 64 bits...


Queria saber um distro Linux leve pra usar, que seja fácil, sem ficar usando terminal... O mint é uma boa?

O uso seria Para ver Netflix e filmes em geral, navegar e fazer streaming do PC do quarto pra sala... Instalaria a steam ou parsec nele e só!

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk

Mint xfce ou Lubuntu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
D

Deleted member 120622

Galera tô com um note aqui bem simplesinho, tem 2gibas de rambo e um celeron... Atualizei pro Windows 10 porque o Windows 8 que veio nele é original, mas fica bem pesado, visto que é o 64 bits...


Queria saber um distro Linux leve pra usar, que seja fácil, sem ficar usando terminal... O mint é uma boa?

O uso seria Para ver Netflix e filmes em geral, navegar e fazer streaming do PC do quarto pra sala... Instalaria a steam ou parsec nele e só!

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Com essas configs eu iria de Mint XFCE
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Estava testando o novo Ubuntu no meu PC, o Gnome rodando no Xorg está quase inutilizável, um dica para quem usa Ubuntu é rodar no Wayland.
 
D

Deleted member 120622

Estava testando o novo Ubuntu no meu PC, o Gnome rodando no Xorg está quase inutilizável, um dica para quem usa Ubuntu é rodar no Wayland.
instalei o 19.10 no meu note de trabalho e achei decente. Instalei usando aquele ZFS e a performance tá bem satisfatória. Agora, não sei se tá usando wayland ou Xorg, qual vem por padrão?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Estava testando o novo Ubuntu no meu PC, o Gnome rodando no Xorg está quase inutilizável, um dica para quem usa Ubuntu é rodar no Wayland.
Depende muito da placa de video e qual a função base do PC

Se estiver pensando em jogar usando Nvidia, sem chances, vai ser obrigado a usar o Xorg

instalei o 19.10 no meu note de trabalho e achei decente. Instalei usando aquele ZFS e a performance tá bem satisfatória. Agora, não sei se tá usando wayland ou Xorg, qual vem por padrão?

Xorg

E todos os testes que vi o ZFS foi mais lento que o Ext4

A Canonical vai ter que criar funções que se aproveite as vantagens do ZFS, as primeiras que imagino são backups automáticos de sistema e de arquivos pessoais
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
instalei o 19.10 no meu note de trabalho e achei decente. Instalei usando aquele ZFS e a performance tá bem satisfatória. Agora, não sei se tá usando wayland ou Xorg, qual vem por padrão?
Ele vem com os dois instalados e com o xorg por padrão, para usar Wayland é só escolher Gnome on Wayland no login.

Pelo menos na minha experiência no Xorg o sistema fica dando uns stutters, principalmente quando aumenta o volume, o sistema dá uma travada de uns 3 segundos por conta daquele popup do volume.

No Wayland o Gnome Shell roda lisinho.
Depende muito da placa de video e qual a função base do PC

Se estiver pensando em jogar usando Nvidia, sem chances, vai ser obrigado a usar o Xorg



Xorg

E todos os testes que vi o ZFS foi mais lento que o Ext4

A Canonical vai ter que criar funções que se aproveite as vantagens do ZFS, as primeiras que imagino são backups automáticos de sistema e de arquivos pessoais
Sim, eu uso em um notebook com placa integrada da Intel, para quem tem Nvidia não funciona.


Agora eu estou testando o fedora também com o Gnome. Bem liso e estável. Acho legal no Fedora como o sistema é mais coeso porque é mais ou menos a distro oficial do Gnome (a maior parte do desenvolvimento do Gnome é feito pela Red Hat). Até a loja de aplicativos é oficial do Gnome.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 


D

Deleted member 120622

Ele vem com os dois instalados e com o xorg por padrão, para usar Wayland é só escolher Gnome on Wayland no login.

Pelo menos na minha experiência no Xorg o sistema fica dando uns stutters, principalmente quando aumenta o volume, o sistema dá uma travada de uns 3 segundos por conta daquele popup do volume.

No Wayland o Gnome Shell roda lisinho.Sim, eu uso em um notebook com placa integrada da Intel, para quem tem Nvidia não funciona.


Agora eu estou testando o fedora também com o Gnome. Bem liso e estável. Acho legal no Fedora como o sistema é mais coeso porque é mais ou menos a distro oficial do Gnome (a maior parte do desenvolvimento do Gnome é feito pela Red Hat). Até a loja de aplicativos é oficial do Gnome.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Esses lags aí usando xorg é por conta daquela opção de scroll lock em teclado ABNT, acho que postei aqui uns meses atrás. Bug bizarro do Gnome que tem ANOS e não arrumam.

Copied below the relevant part of the answer: "After some digging i found out the culprit is the ScrollLock key and that can be fixed by editing the layout file, which in my case is found at /usr/share/X11/xkb/symbols/br. The only modification i did was to remove or comment the line: modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }; After that, set the language and layout back to Portugues (Brasil) and the problem was gone!"

Depende muito da placa de video e qual a função base do PC

Se estiver pensando em jogar usando Nvidia, sem chances, vai ser obrigado a usar o Xorg



Xorg

E todos os testes que vi o ZFS foi mais lento que o Ext4

A Canonical vai ter que criar funções que se aproveite as vantagens do ZFS, as primeiras que imagino são backups automáticos de sistema e de arquivos pessoais

Eu coloquei só pra ver qual era, agora que já instalei vou deixar ahahha
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Tô pensando seriamente em ir de vez para o Crux. Por enquanto tô testando direitinho aqui numa VM, pra poder decidir se migro de vez ou não. Vejam, estou fazendo tudo isso sem sequer gastar 1GB de RAM.

Tô começando também a pegar o jeito com o dwm. Até que é fácil de usar depois que você aprende os atalhos do teclado. 92863

Com o sistema sem rodar nenhum programa do usuário, o consumo de RAM nem chega a 80MB.

92864
 
Ultima Edição:

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Já testaram essa Regolith DE? Fiquei interessado pois já usei o i3 no passado, mas não tive saco pra customizar ele muito.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Instalei o TLP aqui no Arch e o consumo piorou um monte tanto com as conf de fabrica quanto elas modificadas, existe outra alternativa ?
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Atualizei, é bem simples. Tinha opção pelo Gnome Software mas eu fiz via terminal. Demorou uns 15 minutos todo o processo.

Só que depois de logar, a extensão Dash to Dock parou de funcionar. Aparentemente é só no Fedora, pois a extensão funciona no Ubuntu e o github da extensão diz que já tinham feito o upgrade para o Gnome 3.34.

Instalei o Plank para substituir, mas o Plank só funciona em Xorg e eu uso Wayland.

A dock é mais questão estética mesmo porque eu uso também o Arc Menu lá no painel superior, então dá pra acessar os apps por lá.
A dash to dock tá funcionando de boas aqui. Aqui tá configurado assim:

Screenshot-from-2019-10-29-16-22-06.png
[/url]
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 120622

Instalei o TLP aqui no Arch e o consumo piorou um monte tanto com as conf de fabrica quanto elas modificadas, existe outra alternativa ?
Tu editou as configs do TLP lá no arquivo? Tem um monte de parâmetro pra arrumar
 
D

Deleted member 120622

Sim mas quanto mais eu mexo pior fica, se quiser posso colar aqiu os parametros
Putz, foda que isso depende muito de distro pra distro. Tem umas que já vem com gerenciamento decente. Por tu tá no Arch achei que tivesse alguma melhora, curioso.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.478
Reações
42.334
Pontos
1.074
Bom, vamos lá.

Instalei o mint xcfe 32 Bits. É leve e talz mas começa a brincadeira logo de cara. Meu monitor do Note tá estourado, só funciona menos da metade da tela e mesmo assim, tá manchada, qual a minha surpresa quando deu boot? sim, o monitor que está via HDMI não é reconhecido como monitor base, ou seja, fica um papel de parede nele de um rato ou sei lá o que e só. aí pergunto: se eu tivesse com o monitor totalmente estourado, como ia mudar de monitor pra fazer funcionar a TV? sim, uma coisa extremamente simples e que o linux não conseguiu entender. No windows, ele logo duplica a imagem do monitor, ou joga o monitor direto na TV, porque ele entende que se eu conectei outro monitor, é porque quero utiliza-lo já!!!!

Ok, estou passeando pela bagunça que é o iniciar do Xcfe, com tudo amontoado em menuzinhos, com trilhões de ícones coloridos, e com o texto das coisas não aparecendo por completo, e não dando pra redimensionar o menu, procuro pelo app de gerenciamento de aplicativos/loja/whatever. depois de procurar um tanto, achei e procurei o chrome e o WPS, nenhum dos dois estão lá, só a steam.

resolvo ir no firefox e buscar o download do chrome, baixo o arquivo deb e pra minha surpresa? não consigo instalar! Na verdade, nunca consegui em nenhum sistema linux que eu tenha usado, ou é pelo gerenciador de app, ou terminal...

pelo menos o sistema tá rapido...
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Putz, foda que isso depende muito de distro pra distro. Tem umas que já vem com gerenciamento decente. Por tu tá no Arch achei que tivesse alguma melhora, curioso.

O curioso é quem sem o TLP o consumo melhora uns 30% :kkk

No Windows por exemplo consigo 4h de bateria só navegando e no Arch mal chega a 2h, ainda assim parece que o sistema esta sempre rodando em modo de alto desempenho, cooler dispara em qualquer site que eu entro
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Bom, vamos lá.

Instalei o mint xcfe 32 Bits. É leve e talz mas começa a brincadeira logo de cara. Meu monitor do Note tá estourado, só funciona menos da metade da tela e mesmo assim, tá manchada, qual a minha surpresa quando deu boot? sim, o monitor que está via HDMI não é reconhecido como monitor base, ou seja, fica um papel de parede nele de um rato ou sei lá o que e só. aí pergunto: se eu tivesse com o monitor totalmente estourado, como ia mudar de monitor pra fazer funcionar a TV? sim, uma coisa extremamente simples e que o linux não conseguiu entender. No windows, ele logo duplica a imagem do monitor, ou joga o monitor direto na TV, porque ele entende que se eu conectei outro monitor, é porque quero utiliza-lo já!!!!

Ok, estou passeando pela bagunça que é o iniciar do Xcfe, com tudo amontoado em menuzinhos, com trilhões de ícones coloridos, e com o texto das coisas não aparecendo por completo, e não dando pra redimensionar o menu, procuro pelo app de gerenciamento de aplicativos/loja/whatever. depois de procurar um tanto, achei e procurei o chrome e o WPS, nenhum dos dois estão lá, só a steam.

resolvo ir no firefox e buscar o download do chrome, baixo o arquivo deb e pra minha surpresa? não consigo instalar! Na verdade, nunca consegui em nenhum sistema linux que eu tenha usado, ou é pelo gerenciador de app, ou terminal...

pelo menos o sistema tá rapido...

Acho que ele ta com o desktop em modo extendido, no seu teclado do note provavelmente tem o atalho pra trocar entre o monitor e a tela do aparelho
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.054
Pontos
1.774
resolvo ir no firefox e buscar o download do chrome, baixo o arquivo deb e pra minha surpresa? não consigo instalar! Na verdade, nunca consegui em nenhum sistema linux que eu tenha usado, ou é pelo gerenciador de app, ou terminal...
pelo menos o sistema tá rapido...

Como isso cara?
É só baixa ro DEB e executar, o Mint tem o instalador do pacote DEB de fábrica, o GDEB
Após instalar é necessário se possível reiniciar ou recarregar a interface pra ele aparecer no menu
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
O curioso é quem sem o TLP o consumo melhora uns 30% :kkk

No Windows por exemplo consigo 4h de bateria só navegando e no Arch mal chega a 2h, ainda assim parece que o sistema esta sempre rodando em modo de alto desempenho, cooler dispara em qualquer site que eu entro
Esse é o problema de instalar esse tipo de distro em notebooks. É melhor partir pra algo que já funcione out-of-box, como o Fedora, Ubuntu, OpenSuse e companhia.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.478
Reações
42.334
Pontos
1.074
Como isso cara?
É só baixa ro DEB e executar, o Mint tem o instalador do pacote DEB de fábrica, o GDEB
Após instalar é necessário se possível reiniciar ou recarregar a interface pra ele aparecer no menu
fala isso pro mint...
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
resolvo ir no firefox e buscar o download do chrome, baixo o arquivo deb e pra minha surpresa? não consigo instalar! Na verdade, nunca consegui em nenhum sistema linux que eu tenha usado, ou é pelo gerenciador de app, ou terminal...

:kduvida que com certeza só podem ter sido distribuições baseadas em SUSE ou Red Hat


Nunca tive problema com .deb. Diz aí qual foi o erro, as vezes é alguma solução besta.

para ter sido várias vezes e em todos sistema linux usados por ele, só pode ter sido em distribuições não compatíveis
 
D

Deleted member 120622

O curioso é quem sem o TLP o consumo melhora uns 30% :kkk

No Windows por exemplo consigo 4h de bateria só navegando e no Arch mal chega a 2h, ainda assim parece que o sistema esta sempre rodando em modo de alto desempenho, cooler dispara em qualquer site que eu entro

Tu tentou diminuir o boost do processador lá nos parâmetros?
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Bom, vamos lá.

Instalei o mint xcfe 32 Bits. É leve e talz mas começa a brincadeira logo de cara. Meu monitor do Note tá estourado, só funciona menos da metade da tela e mesmo assim, tá manchada, qual a minha surpresa quando deu boot? sim, o monitor que está via HDMI não é reconhecido como monitor base, ou seja, fica um papel de parede nele de um rato ou sei lá o que e só. aí pergunto: se eu tivesse com o monitor totalmente estourado, como ia mudar de monitor pra fazer funcionar a TV? sim, uma coisa extremamente simples e que o linux não conseguiu entender. No windows, ele logo duplica a imagem do monitor, ou joga o monitor direto na TV, porque ele entende que se eu conectei outro monitor, é porque quero utiliza-lo já!!!!

Ok, estou passeando pela bagunça que é o iniciar do Xcfe, com tudo amontoado em menuzinhos, com trilhões de ícones coloridos, e com o texto das coisas não aparecendo por completo, e não dando pra redimensionar o menu, procuro pelo app de gerenciamento de aplicativos/loja/whatever. depois de procurar um tanto, achei e procurei o chrome e o WPS, nenhum dos dois estão lá, só a steam.

resolvo ir no firefox e buscar o download do chrome, baixo o arquivo deb e pra minha surpresa? não consigo instalar! Na verdade, nunca consegui em nenhum sistema linux que eu tenha usado, ou é pelo gerenciador de app, ou terminal...

pelo menos o sistema tá rapido...
Ele também disexa pronto para uso, apenas inicia no modo extendido e não muda o monitor principal para o novo. Como o colega falou, no teclado do note deve ter um atalho para isso.

Quanto ao .deb, a versão que você baixou do chrome eh compatível com 32 bits?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Só agora vi que o @sagaopc fez a burrada de instalar um 32 bits :klolwtf

A google descontinuou o suporte a 32 bits faz tempo, segue o artigo:

Instale o 64 bits e repita o processo, ou então use uma alternativa tipo o Chromium web browser
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.478
Reações
42.334
Pontos
1.074
Primeiramente, porque você instalou uma distribuição de 32 bits? Isso é para computadores bem antigos, tipo 2008 pra trás.
EXATO! Apenas 2GB de RAM, dá pra usar o linux 64 Bits com só isso de ram com 2GB? Windows eu sei que não rola!
Instale uma versão 64 bits.

O chrome de 32 bits foi descontinuado em 2016, só tem 64 bits.

Quanto ao monitor, por padrão ele começa estendido mas o atalho é o mesmo do Windows: o botão windows + P. No próprio Windows ele também começa estendido, você precisa configurar para ele duplicar.
Ele não começou extendido! simplesmente a tela da TV era enfeite!
Quanto ao menu, você pode customizar ele mas como você tem preguiça de usar o google, talvez seja melhor usar a versão MATE. Ela é tão leve quanto a XFCE, mas é mais bonitinha.
Preguiça? Cara, basicamente tudo que eu faço no linux tenho que ir no google pra saber... Botei o Xcfe justamente por ser bem leve, mas não imaginei que seria algo pior do que o iniciar do windows 95 KKKKKK
Se continuar com má vontade desde o começo, ao sinal do primeiro problema você virá reclamar.
Má vontade? Já é a 6ª ou 7ª distro que eu testo e todas tem esses problemas básicos.... é irritante! Se fosse má vontade, era só instalar o windows 7 e pronto!
mate.png
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
No Linux nunca percebi diferença entre 32 e 64, agora no Windows a versão 64 é muito mais pesada que a 32

Fizeram muito bem em "matar" o suporte a 32 na maioria das distribuições



Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo