Então, mais de 20 anos de profissão aqui, e já trabalhei muito como designer também, estudei pra kct, psicodinâmica das cores e o escambau.
Esse lance de cores complementares não é exatamente um negócio pra te fazer sentir atraído.
É mais como você considerar natural, harmônico, e especialmente em caso de produtos novos, não causar rejeição à primeira vista.
É como ver o céu ficar azul e laranja, todo santo dia, desde que você nasceu. Claro, vai ter nuvens, vai ficar cinza, etc, mas na maior parte, o céu ideal é aquele azul phodelão e o laranja do por do sol do caribe.
Resumindo é tido como natural, familiar, uma transição harmônica, etc
Pega capas de filmes, as cores tentam te passar sentimentos que casem com a ideia que eles queiram vender.
Azul + laranja = familiar, estimulante, tem algum sinal de aventura, talvez a típica jornada épica do herói, algo que vá me agradar no final e deixar um gosto bom. Vai achar vários filmes de aventura e ação assim.
Preto + ocre/vermelho = opressão, tensão, urgência, medo, vários filmes de terror/aqueles meio doentios e tal.. se quiser puxar pro suspense, puxa pro verde, ou mete um azul, normalmente com tons escuros.
E a gente já vê isso muito em games também, naturalmente.
É um lance de psicologia pra te fazer sentir ou evitar alguns sentimentos. Claro, existem exceções à regra, como gostos pessoais, ou mesmo jogadas de percepção alterada na aplicação desses conceitos. Mas no geral é isso mesmo.