O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Carnaval 2024 - Liberdade e alegria, porém POLÍTICAMENTE CORRETO!

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
'Do cabelo duro': expressões racistas para não usar mais no Carnaval

1707154273855.png

Eu era criança no final da década de 90 quando a música "Fricote", de Luiz Caldas, lançada uma década antes, ainda causava polêmica na Bahia. "Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear", era o início da música. A canção que quase inaugura uma era de ouro da Axé Music na Bahia traz no centro uma expressão racista, "nega do cabelo duro".

Luiz Caldas, é lógico, não estava só. Ele levava à canção uma expressão popular que, entre tantas, foi carnavalizada em sua obra.

Esse assunto não é desimportante. O Carnaval é uma das maiores indústrias deste país. Nele várias disputas simbólicas são realizadas em nome do consumo. Fazer chacota de uma identidade é uma forma de desvalorizar as pessoas que levam aquela identidade como parte indexicalizada de sua vida.

Sou de uma época em que sentidos de "aba reta", por exemplo, eram colados no estilo do "marginal". Chamamos isso de indexicalização. Isto é, alguns sentidos são colados ou identificados como "naturais" de alguns sujeitos que portam aquelas características.

Quando alguém diz "velha carola", imediatamente pensamos numa senhora católica de certa idade frequentando assiduamente uma igreja católica. Assim, expressões racistas no Carnaval são uma forma de indexicalizar sujeitos, de "colar" neles sentidos pejorativos ou negativos.

Músicas como as já citadas e outras ("olha a cabeleira do Zezé", por exemplo) revelam o apreço da indústria do Carnaval em mimetizar negativamente ou atacar e desvalorizar identidades que não são consideradas um padrão.

Tiririca cantava, por exemplo, "veja os cabelo dela", e dizia "essa nega fede, fede de lascar". Luiz Caldas, como já referido, começa sua carreira com a "nega do cabelo duro". Bell Marques e o Chiclete com Banana, por sua vez, sempre falaram de cabelo em suas músicas ("Meu cabelo duro é assim, de pixaim").

Todos esses movimentos revelam o racismo recreativo no Carnaval de rua. Esse racismo linguístico pode ser tipificado como racismo recreativo e agora pode levar a uma pena de 2 a 5 anos, segundo a Lei 14.532/2023, sancionada pelo presidente Lula.

Uma coisa importante a saber sobre expressões racistas no Carnaval é que negros não são uma piada e nem um órgão sexual. As pessoas negras curtem, trabalham e sustentam o Carnaval de rua do país. Sendo uma festa de origem europeia, aqui ela ganhou a cor local da resistência afrodiaspórica e se perpetuou enquanto tal.

Pra que a gente repense algumas posturas neste Carnaval de 2024, separei aqui algumas expressões que sempre chamam a nossa atenção nestas épocas festivas :

NEGA MALUCA

FOVEIRO

TRIBUFU

MAVAMBO


PS : e como se não bastasse, há cidades que PROIBIRAM o uso de pistolas de água, mesmo as com estética infantil pois foi considerada humilhação, principalmente quando usadas em mulheres.

Porrada, entorpecentes e estupro de forma velada está liberado.
 

Centaur0

Ser evoluído
Mensagens
40
Reações
38
Pontos
18
Visualizar anexo 374029
Visualizar anexo 374030
Visualizar anexo 374039

Só sei q a única coisa boa q o carnaval oferece é isso e claro o feriado.
Concordo, e a expressão Cabelo duro não se aplica a mim com essas fotos, mas sim outra coisa dura... Via a TV, Cerveja gelada e ver o povo igual bicho se roçando, suando, bêbados, muita asa, urinando na rua ou em banheiro químico. AHHH Eu amo me divertir na TV bebendo minha cerveja alemã enquanto 1.000.000 de criaturas me divertem KKKKKKKKK
 


Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.179
Pontos
1.103
Um dos poucos benefícios que a pandemia trouxe foi o cancelamento desse evento e todas as vantagens que vieram com isso, como taxa de natalidade reduzida e incidência quase zero na propagação do virus da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.

E claro, o desafogamento do Judiciário no que diz respeito ao trâmite de ações de Alimentos.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.793
Reações
80.190
Pontos
1.839
Carnaval é época de esfolar o manolinho com as perversas.

Coloca uma bombeta daquele grupo lá que diz que luta pela reforma agrária, só para enganar as pra frentex…e venha marreta.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Tribufu é racista?

Sempre pensei que era para relacionar a uma pessoa muito feia e não a cor da pele.
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Eu sou feio, autista, não consigo ser sociável aleatoriamente como exige o carnal, portanto essa m**** pode acabar com tranquilidade. Porém se eu fosse solteiro, bonito, e shape do CR7 eu iria pros bloquinhos pegar geral.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
Nada mais prazeroso do que beijar uma boca que já gorfou minutos atrás e ainda tem resíduos ácidos nos lábios.
Dar aquele amasso contra o muro enquanto o pipi (o seu) fica duro roçando na cremosa.
Soluçar ao cair do sereno da madrugada e aquele refluxo de álcool e hamburguer de kombi voltar junto.
A maravilhosa sensação de dar aquele peidinho gostoso e só quando for deitar reparar que ele veio molhado.
Agir de forma escusa e falar coisas e de forma que nunca se imaginou falar sem álcool.
Ficar com o dedo anelar com cheiro de cheetos queijo.
 

DingDong

Bam-bam-bam
Mensagens
1.372
Reações
2.446
Pontos
303
Bons tempos que eu fazia bundalelê para as velhas do bloquinho da maioridade.
 
Topo Fundo